quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Mais Fliporto: Anota aí quais as atividades do Olinda das Artes

 

Entre 14 e 17 de novembro, a cidade de Olinda será palco de uma intensa programação cultural e gastronômica com o evento Olinda das Artes. Mais de 50 ateliês e restaurantes abrirão suas portas em um circuito vibrante que une arte e gastronomia, homenageando o artista plástico Di Farias. Tudo promete movimentar a cena cultural e atrair público ao histórico centro da cidade.

O evento será marcado pelo lançamento do site Fliporto em Movimento, uma plataforma online permanente para divulgação de notícias culturais e informações sobre a Fliporto (Festa Literária Internacional de Pernambuco). A ideia é que o site funcione como um centro de atualizações sobre a produção cultural da região e sobre eventos futuros da Fliporto, consolidando o acesso a notícias e conteúdos culturais.

O evento contará com a entrega do Prêmio Caminhos/Fliporto/Casa Nala, que celebra personalidades e projetos relevantes à cultura literária e artística. A cerimônia terá a presença do idealizador do prêmio e do vencedor da sua primeira edição, que é um colaborador de longa data da Fliporto, destacando o compromisso do prêmio com a valorização de parcerias culturais.

A Livraria do Jardim é a livraria oficial da Fliporto durante o evento, com uma programação especial que inclui lançamentos de livros e sessões de autógrafos, tornando um ponto de encontro aos amantes da literatura, oferecendo uma gama de publicações de interesse ao público local e visitantes.

Outro destaque é o EcoFliporto, que apresentará a exposição "Pernambuco, Jardim dos Baobás" no Olinda das Artes. Esta programação incluirá mostra, palestras, lançamento de livro sobre o tema e a participação do Instituto Baobá VII, enriquecendo o debate sobre meio ambiente e cultura. No espaço Eufrásio Barbosa, a Occa marcará presença com uma atividade especial dedicada aos games, um atrativo pensado para integrar a tecnologia ao universo literário.

Complementando a Fliporto 2024, será lançada uma edição especial da Revista Pernambuco, publicada pela CEPE, que trará uma cobertura detalhada sobre a Fliporto, suas atividades e impacto na cultura pernambucana. A revista promete oferecer ao público uma reflexão profunda sobre o festival e seu papel na valorização da literatura e da arte.

O evento contará ainda com a participação de alunos da Uninassau, que receberão certificado de participação, fomentando o engajamento de novos talentos e incentivando a formação de profissionais comprometidos com o setor cultural.

ESPAÇOS DO OLINDA DAS ARTES:

- Ateliê Di Farias: Exposição permanente do artista Homenageado;

- Estação da Luz: Mostras permanente da obra e vida de Alceu Valença e Mostra de Gal Galdencio;

- Hostel Canto dos artistas (Praça de São Pedro): Exposição de artistas locais.

- Instituto Mestre Nado (Praça do Jacaré): Oficinas, Sarau e show de Orquestra Mestre Nado.

- Sociedade Beneficente de Artistas e Operários de Olinda: Exposição de Artesanato e Oficinas.

- Sertão Bar: Pintura Ao vivo com Milton Cosmos.

- Barril Café (Varadouro): Mostra fotográfica e artes visuais com Xirumba Amorim e Demétrio Albuquerque. Pintura ao vivo.

- Cafeteria Bonfim: Exposição de artistas de Olinda e Recife.

- Cafeliê: Exposição Coletiva de artistas locais

- MG artes: Exposição de arte de Marta Girão.

- Sorveteria Olinda: Exposição de fotografia de Paulo Cavalcante e artes visuais com Ritinha.

- Ateliê Luz e Cor: Mostra de Simone Simoneck, Milton Cosmos, Tarcísio Andrade e Suzana Andrade.

- Ateliê Isa do Amparo: Exposição de Catarina de Jah , Isa do Amparo e Paulinho do Amparo.

- Recanto do Ingá: Exposição coletiva de artistas locais.

- Casa Balea: Exposições e oficinas. Raoni Assis

- Casa do Turista: Exposição de arte com Ayodê França.

- Barbearia do Vaca: Exposição Coletiva, pintura ao vivo.

- Imaginário Brasileiro: Exposição de Artesanato.

- Restaurante Tio João: Exposição de Geo Andrade e Ricardo Pessoa.

- Tasca iberica: Exposição coletiva de artistas locais

- Ateliê Pedro Índio: Exposição permanente do artista.

- Amp213: Exposição Coletiva e Pintura Ao vivo.

- Ateliê Diogum: Visitação aberto durante o evento

- Ateliê Luciano Pinheiro.


SERVIÇO:
Fliporto 2024 - XIII Festa Literária Internacional de Pernambuco
Homenageados: Raimundo Carrero e os 30 anos de "Da Lama ao Caos", de Chico Science
Quando: Dias 14 a 17 de novembro de 2024
Onde: Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda
Acesso: Gratuito
Mais informações: http://fliporto.com.br/ (site) e @fliporto (Instagram)



Fliporto 2024 celebra literatura e cultura com homenagens e intercâmbio multicultural

Após um hiato, a XIII Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) retorna a Olinda para mais uma edição repleta de homenagens e encontros culturais, que ocorrerá entre os dias 14 e 17 de novembro de 2024, no histórico Mercado Eufrásio Barbosa. Sob curadoria de Antônio Campos, o evento tem como destaques o escritor Raimundo Carrero e o músico Chico Science, ícone do movimento Manguebeat, homenageado pelos 30 anos do disco “Da Lama ao Caos”, da Nação Zumbi.

Para Antônio Campos, a Fliporto, que ressurge como “patrimônio cultural de Pernambuco”, representa uma oportunidade de dialogar com outras artes, afirmando-se novamente como um dos grandes eventos literários do Brasil e um “marco no calendário das festas literárias, contribuindo para o diálogo entre a literatura e outras artes”. A edição 2024 oferece uma programação planejada com mesas-redondas, conferências, exposições e saraus, criando uma plataforma para o intercâmbio cultural e a celebração da diversidade artística.

A abertura oficial contará com uma palestra da escritora Rosiska Darcy de Oliveira, que abordará a contemporaneidade e a aceleração do tempo em “Os tempos que correm”. Em uma mesa especial, o autor pernambucano Raimundo Carrero discutirá, ao lado da cineasta Luci Alcantara e com mediação do jornalista Mário Hélio, o impacto das festas literárias na formação de novos autores, no dia 14 de novembro, às 17h. O tributo a Chico Science será marcado pelo sarau inaugural, também no dia 14, em que o DJ Vibrará apresentar releituras das músicas do cantor. No dia 16, uma conferência com a jornalista Lorena Calábria e Goretti França, irmã de Chico Science, explorará a relevância e o impacto cultural do disco “Da Lama ao Caos”.

A programação também reflete sobre os 500 anos de Camões e temas contemporâneos, como o cangaço e a fome, envolvendo nas letras de Chico Science e com ressonâncias em sua visão de mundo. Campos destaca a atualidade da obra do artista: “A contemporaneidade da obra de Chico é grande. Vai do homem caranguejo e da Geografia da Fome de Josué de Castro, ainda muito presente, em um mundo marcado pela desigualdade e solidão, na era das redes sociais. É sobre esse mundo caótico e de homens famintos, que ele falou e deixou um legado que nos inspira, no seu genial disco Da Lama ao Caos com a Nação Zumbi”.

Além dos debates e homenagens, a Fliporto lançará o “Prêmio Caminhos”, coordenado por Henrique Rodrigues, ex-coordenador do prêmio SESC, em uma iniciativa para revelar novos talentos e incentivar a produção literária em Pernambuco. A programação inclui, ainda, uma edição especial da revista Continente, da Companhia Editorial de Pernambuco (CEPE), com artigos e entrevistas que aprofundam os temas discutidos no evento. O CEPE também promoverá a doação de livros para bibliotecas escolares de Olinda, reforçando o papel da literatura como instrumento de educação e transformação social.

Um dos atrativos será o evento paralelo Olinda das Artes/Fliporto, que envolverá artistas locais em mais de 50 ateliês abertos ao público, além de performances culturais e opções gastronômicas que integram a culinária local. O evento homenageará o pintor Di Farias e terá curadoria da artista plástica Sil Karla. Exposições de fotografia e textos apresentam presentes na mostra “Pernambuco, Jardim dos Baobás”, sob a curaria de Antônio Campos, proporcionando uma viagem visual pelo imaginário pernambucano.

Com entrada gratuita, a Fliporto é realizada com o incentivo da Lei Rouanet e apoio do Governo de Pernambuco, além de parcerias nacionais e internacionais. Para facilitar o acesso, a organização oferecerá transporte gratuito a partir do estacionamento do Shopping Tacaruna. O evento também lançará um novo site, o “Fliporto em Movimento”, que divulgará novidades e atualizações sobre a programação.

Olinda e Aveiro (Portugal) se preparam, ainda, para acolher a Fliporto 2025 com uma edição simultânea e programação virtual interativa, intensificando a internacionalização do festival e reforçando a conexão cultural entre países de língua portuguesa. Campos conclui: “A Fliporto pretende também fazer uma edição Fliporto Portugal simultânea à Fliporto Brasil em 2025, com interação virtual entre programações, provocando uma internacionalização maior ainda das suas atividades”.

Apoiadores e patrocinadores:

Governo Federal, Governo do Estado, Porto Digital, Copergás, Porto Digital, Sandrin Planejados, Suape, Adepe, CEPE, Academia Brasileira de Letras, Academia Pernambucana de Letras, UBE - PE, Instituto Camões, Fundarpe, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Universidade de Coimbra, Livraria do Jardim, Uninassau e Gabinete Português de Leitura.

SERVIÇO:
Fliporto 2024 - XIII Festa Literária Internacional de Pernambuco
Quando: Dias 14 a 17 de novembro de 2024
Onde: Mercado Eufrásio Barbosa, em Olinda
Acesso: Gratuito
Mais informações: http://fliporto.com.br/ (site) e @fliporto (Instagram)

Ronnie e Élcio são condenados por assassinar Marielle e Anderson

 

Assassinos confessos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, os ex-policiais militares Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz foram condenados nesta quinta-feira (31), pelo 4º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro. Ronnie Lessa foi condenado a 78 anos, 9 meses e 30 dias. Élcio, a 59 anos, 8 meses e 10 dias.

O júri entendeu que eles são culpados de três crimes: duplo homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emboscada e recurso que dificultou a defesa da vítima), tentativa de homicídio contra Fernanda Chaves (assessora de Marielle) e receptação do veículo usado no crime. Marielle e Anderson foram assassinados em 14 de março de 2018.

Ronnie e Élcio estão presos desde 12 de março de 2019. Eles fecharam acordo de delação premiada. Os acusados de serem mandantes dos crimes são os irmãos Chiquinho e Domingos Brazão, respectivamente, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) e deputado federal. O delegado Rivaldo Barbosa, chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro na época do crime, é acusado de ter prejudicado as investigações. Os três estão presos desde 24 de março deste ano.

Por causa do foro, há um processo paralelo no Supremo Tribunal Federal (STF) que julga os irmãos Brazão e o delegado Rivaldo Barbosa. Também são réus no processo o ex-policial militar Robson Calixto, ex-assessor de Domingos Brazão, que teria ajudado a se livrar da arma do crime, e o major Ronald Paulo Alves Pereira, que teria monitorado a rotina de Marielle.

A motivação do assassinato de Marielle Franco, segundo os investigadores, envolve questões fundiárias e grupos de milícia. Havia divergência entre Marielle e o grupo político do então vereador Chiquinho Brazão sobre o Projeto de Lei (PL) 174/2016, que buscava formalizar um condomínio na Zona Oeste da capital fluminense.
Segundo dia de julgamento

Antes da decisão, os promotores de Justiça e os advogados dos réus fizeram a sustentacão oral perante o júri.

Os promotores defenderam que Ronnie e Élcio mataram Marielle por dinheiro e que quiseram assassinar também Anderson e Fernanda Chaves para não deixar testemunhas. Eles sustentaram que Élcio, motorista do carro usado no crime, teve a mesma culpa nos homicídios que Ronnie, que efetuou os disparos. De acordo com os promotores, ambos sabiam que a morte de Marielle tinha sido encomendada por ela ser vereadora e em razão de suas causas políticas.

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) disse que eles não se arrependeram e só fecharam acordo de delação premiada porque sabiam que seriam condenados. E que a condenação dos dois não foi pedida apenas por causa da delação, mas porque há provas contundentes contra eles.

Na apresentação, o MPRJ mostrou que Ronnie Lessa começou a se preparar desde o ano anterior, ao fazer buscas sobre a arma usada no crime, sobre como não ter sua movimentação rastreada e sobre a vida de Marielle. Segundo as investigações, Élcio também teria feito buscas sobre políticos aliados da vereadora.

Os promotores afirmaram que, apesar do acordo de delação, eles passarão bastante tempo na cadeia. A defensora pública Daniele Silva, que atuou como assistente de acusação, destacou o lado racial do crime, uma vez que Marielle era uma mulher negra que incomodou e "mexeu com as estruturas". Já o MPRJ salientou que, apesar de o júri ser formado por sete homens brancos, e não ter nenhuma mulher negra, bastava o jurado ser uma "pessoa com valores dentro de si".
Defesas

A defesa de Ronnie Lessa disse que, sem a confissão e a colaboração de seu cliente, seria difícil condená-lo apenas com as outras provas. Segundo o advogado Saulo Carvalho, ele colaborou porque quis e não por se sentir "encurralado". Ele pediu a condenação de seu cliente, "mas que fosse justa, no limite da culpabilidade dele", negando a qualificação de motivo torpe e por motivos políticos. Tampouco que o crime tenha sido um assassinato que dificultou a defesa das vítimas, apesar de reconhecer que foi uma emboscada. Além disso, disse que a intenção de Lessa era apenas matar a vereadora e não outros passageiros do carro dela.

A defesa de Élcio Queiroz também pediu uma condenação dentro dos limites da culpabilidade e disse que ele participou do crime, mas não conhecia Marielle nem tinha motivos para matá-la. A advogada Ana Paula Cordeiro afirmou que Élcio participou de uma emboscada, mas que a defesa da vítima não foi dificultada. Além disso, Élcio não sabia que Lessa mataria Anderson nem que acertaria Fernanda, porque acreditava que seu parceiro era um "exímio atirador".

No período da tarde, o Ministério Público fez uso do direito à réplica e reforçou os argumentos para a condenação dos réus por cerca de duas horas. A defesa de Ronnie e de Élcio teve direito à tréplica e usou cerca de 10 minutos das duas horas a que tinha direito.

Marielle Franco - A vereadora Marielle Franco, 38 anos (completaria 39 no final de julho), foi assassinada quando voltava de uma roda de conversa com outras mulheres negras. Uma assessora a acompanhava. Um outro automóvel chegou junto do carro e atirou várias vezes, matando na hora Marielle e o motorista. A assessora escapou da morte. Estava selado o destino de uma mulher, negra, pobre e favelada. Mas que ousou ser a voz de uma comunidade inteira.

Mas essa matéria, até como uma homenagem pra ela, não vai ser para contar e recontar a sua morte, mas para evidenciar a sua vida e como ela foi construída para ser uma representação de outras Marielles que nascem e morrem todos os dias, em meio à violência, que não atinge apenas o Rio de Janeiro, mas o Brasil inteiro, seja pela violência urbana ou por feminicídio.

Marielle era socióloga com mestrado em Administração Pública. Se formou em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e fez seu mestrado na Universidade Federal Fluminense, ao defender a dissertação UPP A redução da Favela a tres letras. Uma análise da Política de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro.

Antes de trilhar ela mesma na política, Marielle foi assessora parlamentar do deputado estadual Marcelo Freixo (PSol-RJ). Seu trabalho na Alerj tinha como objetivo acompanhar e desenvolver Políticas Publicas para Favelas. Assessora Parlamentar para acompanhar e desenvolver Políticas Públicas junto à Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da ALERJ. Ela também trabalhou em ONGs como a Viva Rio e o Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré, comunidade onde nasceu e ainda vivia.

Marielle Francisco da Silva nasceu no Rio de Janeiro no dia 27 de julho de 1979 e se criou no Complexo da Maré. Ela se elegeu vereadora nas eleições de 2016, obtendo 46 mil votos, sendo a quinta mais votada no Rio de Janeiro. Ela deixa uma filha de 20 anos.

Com informações da Agência Brasil 

Fliporto 2024: Entrevista coletiva anuncia a volta do maior festival de literatura de Pernambuco

Bora de Anos 1980 no Recife Antigo?


 

Top 25 Network em imagens


Vídeo: Agência Ron