A derrota do Brasil começa a se refletir nas ruas de Curitiba. Mais do que o sentimento de luto, a fúria pode ser vista nas ruas. Já foram registrados diversos casos de ônibus atacados e/ou incendiados em vários locais, como o Centro de Curitiba e Fazenda Rio Grande.
Uma das primeiras confusões foi registrada no bairro Sítio Cercado, onde um ônibus foi alvo de uma tentativa de assalto. O criminoso levou R$ 40 e ainda tentou incendiar o veículo. Para conter o fogo, populares utilizaram extintores de incêndio.
Na Praça da Espanha e na Praça Rui Barbosa houve princípio de tumulto. Na primeira, 20 pessoas foram abordadas, mas ninguém foi preso. Já na Rui Barbosa houve briga envolvendo sete pessoas, mas os envolvidos fugiram.
No terminal do Cabral, suspeitos teriam arrancado o alçapão de um ônibus. Outras duas linhas foram alvo de apedrejamentos: o Nossa Senhora de Luz e o Gramados, que liga os terminais Capão Raso e Sítio Cercado.
Na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), um rapaz tentou atear fogo em um ônibus, mas acabou se queimando. Já em Colombo, um torcedor ameaçou se matar em um parque após a derrota, mas foi contido pela Polícia Militar.
Pelo Facebook, a Prefeitura de Curitiba informou que a situação na Capital foi controlada,
sem necessidade de uso da força. Ela ainda ressaltou que os atos registrados após a derrota do Brasil para a Alemanha não se tratam de algum tipo de manifestação contra a Copa, mas sim de atos de puro vandalismo.
Portal Bem Paraná
terça-feira, 8 de julho de 2014
Alemão comemora gol, leva soco e fica surdo
Um torcedor alemão sentiu na pele a agressividade que tomou conta do estádio Mineirão com a goleada da Alemanha sobre o Brasil nesta terça-feira, pela semifinal da Copa do Mundo. Durante um dos gols europeus na goleada por 7 a 1, Eugen Weber levou um soco no ouvido.
A lesão foi grave e ele acabou no centro médico do estádio. Ele perdeu a audição do lado direito imediatamente. Os médicos que fizeram o atendimento não informaram a gravidade da lesão e nem se a perda de audição é permanente.
"Não estou bravo. Mas estou muito triste por não poder ver minha seleção", disse o alemão. Após os primeiros socorros, o torcedor foi aconselhado a ir até o hospital João XXIII para fazer mais exames.
O caso de Weber ilustra o clima que tomou conta do Mineirão durante a partida. Muitos torcedores foram expulsos do estádio por brigas que eclodiram nas arquibancadas. A reportagem do UOL Esporte presenciou inúmeras discussões, tentativas de agressão e torcedores atirando cerveja uns nos outros. Um torcedor também foi preso pela PM ao destruir uma lixeira, após o quarto gol alemão.
Portal UOL
Brigas e arrastões no Rio após derrota da seleção
Pelo menos sete pessoas foram detidas por roubos na Praia de Copacabana na noite desta terça-feira (8), segundo a Polícia Militar. O clima ficou tenso na região após a derrota do Brasil para a Alemanha pela Copa do Mundo, por 7 a 1. Torcedores e até policiais militares que não se identificaram relataram que houve casos de arrastão no bairro, mas a corporação nega os roubos em série.
Em nota, a PM informou que uma briga entre torcedores provocou correria e a briga foi dispersa. No documento, também desmentiu eventuais quebra-quebras. A quantidade de detidos nas areias da praia estava sendo contabilizada pela corporação às 19h15.
As confusões se estenderam desde as proximidades do Fifa Fan Fest, do lado de fora da arena, ao Copacabana Palace. Com a derrota anunciada, os brasileiros que assistiam ao jogo no telão deixaram o local mais cedo.
Com o placar registrando 3 a 0, a movimentação já ficou intensa e a tristeza tomou conta dos brasileiros. Exaltados, alguns torcedores partiram para a briga e houve correria na rua.
O suspeito de cometer o crime em Copacabana foi levado para a delegacia com uma mochila contendo dinheiro, tênis e carteira.
Portal G1
Morre ex-presidenciável Plínio de Arruda Sampaio
O ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio, de 83 anos, morreu na tarde desta terça-feira em São Paulo. Ele estava internado desde maio no hospital Sírio-Libanês para o tratamento de um câncer ósseo.
Segundo o filho mais velho do deputado, Francisco de Azevedo Arruda Sampaio, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos, em decorrência de uma pneumonia, às 15h25. Hospitalizado há mais de um mês, o jurista e ex-deputado havia dado sinais de melhora há cerca de dez dias, deixando a UTI do Hospital Sírio Libanês e sendo transferido para a unidade de tratamento semi-intensivo. Plínio fazia tratamento contra um câncer ósseo recém-descoberto.
Até seus últimos dias, o socialista Plínio de Arruda Sampaio brigou com o cansaço e com os prognósticos. Aos 83 anos, depois de um mês no hospital devido a um câncer ósseo e já bastante debilitado, Plínio cobrou do filho Francisco: queria o livro “A people’s History of the World”, do qual fazia a tradução para o português. Queria trabalhar. Quando decidiu disputar a Presidência pelo PSOL em 2010, sabia que ficaria na lanterna, mas concorreu. Disse que o importante era defender os princípios, entre eles a “reforma agrária radical”.
Vida - Formado em Direito pela USP (Universidade de São Paulo), Plínio foi promotor público no início da carreira profissional e professor na Fundação Getúlio Vargas. Desde 2012, atuou como presidente de honra da Associação Brasileira de Reforma Agrária (ABRA), ONG fundada na década de 1960 dedicada à causa no País.
Sua entrada na política se deu antes de completar 30 anos, em 1959, quando trabalhou como coordenador do Plano de Ação do governo de São Paulo antes de ser eleito pela primeira vez deputado federal, em 1962, pelo Partido Democrata Cristão (PDC). Dois anos depois, foi um dos primeiros a ter seus direitos políticos cassados pelo Ato Institucional Nº 1 do então recém-instaurado Regime Militar no Brasil.
Exilou-se no Chile e nos EUA - onde fez mestrado em Economia Agrícola na Universidade Cornell - antes de retornar ao País em 1976, quando passou a protagonizar a luta contra a ditadura e em prol da anistia aos condenados políticos pelo regime.
Na mesma época, ingressou no MDB (Movimento Democrático Brasileiro), formado por opositores do regime militar, no qual permaneceu por dois anos antes de se juntar a Luís Inácio Lula da Silva para fundar o PT (Partido dos Trabalhadores). Foi ativo durante o movimento Diretas Já, pelo fim da ditadura, e, em 1986, voltou a ser eleito deputado federal por São Paulo. Em abril deste ano, recebeu homenagem simbólica na Câmara dos Deputados pela cassação de seu mandato 50 anos atrás.
Insatisfeito com os rumos do partido, em 2005, Plínio deixou o PT para se juntar ao PSOL, pelo qual foi candidato a governador no ano seguinte e à presidência da República nas eleições de 2010.
Nos últimos anos, Plínio escreveu livros como Desafios da Luta pelo Socialismo, lançado em 2002, e "Capitalismo em Crise", de 2009. É também dele o prefácio do livro "Por que Ocupamos?", escrito por Guilherme Boulos, coordenador e principal figura do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MTST).
Plínio deixa a mulher, Marieta, e seis filhos.
Jornal O Globo & Portal IG
Vandalismo no Recife após derrota do Brasil
A derrota histórica sofrida pelo Brasil na partida contra a Alemanha, pela semifinal da Copa do Mundo 2014, na tarde desta terça-feira (08), gerou uma onda de revolta no Recife. Insatisfeitos com o placar, 7x1, pequenos grupos de torcedores deram início a atos de vandalismo e arrastões de pequena proporção pela capital.
Houve registro de confusão entre torcedores no Parque Dona Lindu e na Avenida Rio Branco, na proximidade da Fifa Fan Fest, onde um policial militar se feriu ao cair do cavalo e ser pisoteado por outro equino.
Segundo a Polícia Militar de Pernambuco, a maior parte das ocorrências é relacionada a furtos, quebra-quebra e fogo em lixos na via pública. A Avenida Caxangá foi uma das atingidas. A ocorrência foi confirmada nas proximidades do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE).
Diario de Pernambuco
Houve registro de confusão entre torcedores no Parque Dona Lindu e na Avenida Rio Branco, na proximidade da Fifa Fan Fest, onde um policial militar se feriu ao cair do cavalo e ser pisoteado por outro equino.
Segundo a Polícia Militar de Pernambuco, a maior parte das ocorrências é relacionada a furtos, quebra-quebra e fogo em lixos na via pública. A Avenida Caxangá foi uma das atingidas. A ocorrência foi confirmada nas proximidades do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE).
Diario de Pernambuco
Assinar:
Postagens (Atom)