quarta-feira, 27 de maio de 2015

Seminário Energia e Meio Ambiente

Os interessados em participar do Seminário Energia e Meio Ambiente - Opções de Energias Renováveis, que será promovido pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) no dia 5 de junho, devem enviar mensagem para o e-mailseminarioenergiaambiente2015@gmail.com, indicando nome, CPF, entidade ao qual estão ligados e e-mail.  Durante o evento, serãoabordado temas como Investimentos em Energias Renováveis no Estado, Energia Eólica, Energia Solar Voltaica e Energia de Biomassa. O evento está inserido na programação da Semana do Meio Ambiente 2015 e será realizado no Auditório Pelópidas Silveira, na sede do Itep, na Cidade Universitária. 
O seminário terá início às 8h30, logo após o credenciamento dos participantes. A abertura será feita pelo presidente do Itep, Frederico Montenegro. Às 9h, ocorrerá a palestra magna “Oportunidades de Investimentos em Energias Renováveis em Pernambuco”, com o superintendente de Energia da Chesf, engenheiro Murilo Pinto. A coordenadora da mesa será a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo. Haverá debates após a palestra. 
Às 10h45, será realizado o painel 1 “Energia Eólica – Desenvolvimento e Perspectivas no Nordeste”, com o professor Everaldo Feitosa, diretor da Eólica Energia, tendo como debatedores os engenheiros Paulo Ferreira, diretor da Aeroespacial, e Eduardo Jatobá, da Chesf. O coordenador da mesa será o diretor técnico-científico do Itep, Geraldo Eugênio. Após cada painel, haverá debates. 
Depois do intervalo para o almoço, o evento retorna às 14h, com o painel 2 “Energia Solar Fotovoltaica e Aquecimento Solar de Água: Dificuldades e Possibilidades”, com o deputado federal João Fernando Coutinho, membro titular da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, como palestrante. Os debatedores serão o professor Frederico Nunes, do Departamento de Eletrônica e Sistemas da UFPE, e o professor Heitor Scalambrini, do Núcleo de Engenharia do Centro Acadêmico do Agreste/UFPE. O coordenador da mesa será o presidente da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe), Abraham Sicsu. 
O painel 3 “Energia de Biomassa: Projetos de Biogás em Desenvolvimento e Viabilidade Técnica e Econômica” contará com o professorJosé Fernando Jucá, do  Departamento de Engenharia Civil da UFPE como palestrante e com os professores Rômulo Menezes, do Departamento de Energia Nuclear da UFPE, e Sérgio Peres, chefe do Laboratório de Combustível e Energia da UPE, como debatedores. O gerente do Programa de Resíduos Sólidos do Itep, Bertrand Sampaio de Alencar, vai coordenar a mesa. Após debates deste painel, haverá o encerramento do evento.
Instituto de Tecnologia de Pernambuco

I Enest em Pernambuco

O I Encontro Nacional de Estudantes (Enest) reunirá, em Pernambuco, alunos de cursos relacionados aos segmentos das indústrias mecânicas, metalúrgicas, químicas e de petróleo, que tenham interesse em aprofundar os conhecimentos nas áreas de Ensaios Não Destrutivos, Inspeção, Soldagem, Corrosão e Pintura. Além de seminários e palestras, faz parte da programação uma competição de perguntas e respostas, com distribuição de prêmios. O evento, que é aberto à participação de estudantes dos níveis médio, superior e de pós-graduação, será realizado durante a 13ª Conferência de Tecnologia de Equipamentos (Coteq), de 15 a 18 de junho de 2015, no hotel Sheraton Reserva do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas.
 O Encontro de Nacional de  Estudantes tem como objetivo despertar os alunos para uma nova profissão e criar oportunidades para a aquisição de novos conhecimentos. "Um dos gargalos mais complexos da competitividade do país é a falta de mão de obra qualificada. Nesse cenário, o Enest se propõe a ser um instrumento de estímulo à especialização profissional em áreas de grande importância para o avanço da excelência da indústria nacional", afirma João Conte, diretor executivo da Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (Abendi), entidade que realiza o Enest juntamente com a Associação Brasileira de Corrosão (Abraco) e a Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem (FBTS).
 No Enest, além de assistirem palestras sobre os temas principais do evento, os participantes também conhecerão as oportunidades e desafios para a formação dos jovens e os programas das empresas que apoiam a formação profissional no país. O programa prevê, ainda, a realização de oficinas, nas quais serão dadas dicas profissionais (elaboração de currículos, primeira entrevista, oportunidades de estágios).
 Ao final da programação do Enest, será realizada uma competição de perguntas e respostas, chamada de Quiz Interativo. Para isso, serão selecionadas doze instituições de ensino, as quais deverão indicar um aluno para representar o grupo durante a disputa.  O conteúdo das perguntas, que serão elaboradas pelos palestrantes do evento, será baseado nas apresentações realizadas ao longo da programação.  O competidor que conquistar o primeiro lugar ganhará um prêmio de R$ 1.000,00, mais um tablet e uma bolsa para um Curso de Nivelamento da Abendi EAD. O segundo lugar ganhará R$ 500,00, um tablet e bolsa de estudos da Abendi. O terceiro, um tablet e a bolsa de estudos. Mais informações: http://coteq.org.br/paralelos.php.

Imprensa no Forró com Rodrigo Raposo e outras atrações

A 12ª edição do “Imprensa no Forró 2015” acontece em novo local este ano, no clube AABB, no Recife. Com o tema “Forró e Solidariedade”, o evento será nesta sexta (29), a partir das 21h, e contará com a banda Capim com Mel (com o Forró das Antigas), Almir Rouche, Rodrigo Raposo, Nádia Maia e o trio pé de serra Raiz do Mandacaru, sob o comando do jornalista Felipe Salgado nos intervalos, além da participação especial dos jornalistas-cantores Maciel Jr. e Léo Medrado, e os forrozeiros Léo Lima e Jorge Neto. Os homenageados da festa são Arlindo dos 8 Baixos e o mestre Camarão. O Imprensa no Forró tem o cunho social, com arrecadação de alimentos para o Comitê Estadual de Ação da Cidadania. A parceria com o Comitê vem desde a primeira edição do evento. 
Como grande novidade este ano, o novo espaço, atendendo a pedidos da categoria para que a festa retornasse ao Recife, terá ambiente confortável com salão climatizado. Para completar o clima característico dos folguedos de São João, o local receberá decoração alusiva aos arraiais juninos, e terá barraquinhas com comidas típicas. 
Realizado com sucesso desde 2003, sob coordenação dos jornalistas Fernando Fagundez, Carlos Morais e Almani Galdino, a cada ano o Imprensa no Forró se consagra como um evento do calendário junino dos trabalhadores de comunicação em Pernambuco, reunindo jornalistas, radialistas, produtores e outros profissionais da área. O tom da festa prima pelo resgate, valorização e promoção dos tradicionais costumes das festas juninas.
O evento conta com o apoio dos Sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas de PE. Os jornalistas e radialistas adimplentes com o sindicato podem retirar um par de ingressos levando 2 kg de alimentos não perecíveis, com antecedência, na sede de sua entidade, até as 17h do dia 29, dia do evento. A sede do Sinjope fica na Praça Oswaldo Cruz, na Boa Vista, e do Sindicato dos Radialistas, na Rua do Lima, em Santo Amaro. Porém, para quem não estiver em dia com o sindicato e o público em geral terá que se cadastrar no site: www.imprensaqueentra.com.br e torcer! O resultado do sorteio dos convites será divulgado via e-mail. Serão 200 sorteados. Não haverá venda de ingressos este ano. Maiores informações pelo fone: (81) 3222.0426 ou (81) 8419-9730.

Convênio entre IPA e universidade peruana

Universidad Agraria Nacional La Molina (UNALM) busca apoio e a participação de instituições pernambucanas em convênio bilateral entre Brasil e Peru, nas áreas das Ciências Agrárias. Nesse sentido, foram realizadas duas ações junto ao Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA).
A primeira delas foi a apresentação das professoras e pesquisadoras do Departamento Academico de Acuicultura e Industria Pesquera da Universidad Agraria Nacional La Molina (UNALM), no Peru, Jessie Vargas Cárdenas e Patricia Gil Kodaka, sobre as linhas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico da UNALM.
Elas discorreram sobre várias áreas das ciências agrárias da universidade peruana, tais como: aquicultura, agronomia e zootecnia, na sede do IPA. O diretor de Pesquisa, Antônio Raimundo, participou da apresentação juntamente com diversos pesquisadores e extensionistas do Instituto. Também presentes, professores do Departamento de Pesca e Aquicultura-UFRPE, alunos de Pós-Graduação em Recursos Pesqueiras e representante do ITEP.
A segunda ação foi a visita técnica das pesquisadoras da UNALM à fazenda de camarão marinho para troca de experiências em sistema de cultivos trifásico e sem renovação de água. Elas foram acompanhadas pelos extensionistas do IPA, Luis Otavio e João Paulo.
A visita das pesquisadoras integra as ações do convênio firmado entre a UFRPE, UFSC (Santa Catarina) e a UNALM, para o desenvolvimento da Aquicultura, com troca de experiências e parcerias em pesquisa, com desenvolvimento de teses e dissertações, além de intercâmbio de pesquisadores, técnicos e alunos.
PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA - O extensionista Luis Otavio, que atua no IPA de Itamaracá, participa de publicação sobre nutrição de camarões marinhos com as pesquisadoras do Departamento Academico de Acuicultura e Industrias Pesquera, Universidad Agraria Nacional La Molina (UNALM), Jessie CárdenasElsa Galarza, David Pitta, Victor Vergara e com o professor, Alfredo Olivera, do Departamento de Pesca e Aquicultura-UFRPE. Os trabalhos de pesquisa, em parceria com os professores, estão sendo desenvolvidos sobre temas relacionados à nutrição e manejo de camarões marinhos e tilápias.
O artigo Assessment of different levels of green and Brown seaweed meal in experimental diets for whiteleg shrimp (Litopenaeus vannamei, Boone) in recirculating aquaculture system foi publicado no Aquaculture International, periódico da Sociedade Europeia de Aquicultura, quepublica trabalhos originais de pesquisa, comunicações breves, notas técnicas e artigos de revisão sobre todos os aspectos da aquicultura.
Instituto de Agronomia de Pernambuco

Itália: oito detidos por abuso infantil, incluindo um padre

Oito pessoas foram presas pela polícia italiana por suspeita de participarem de um esquema de prostituição infantil nos arredores da principal estação ferroviária de Roma, Termini.
    Entre os detidos está um padre de 68 anos, que foi pego com uma grande quantidade de material de pedofilia. Seu nome não foi divulgado pelas autoridades, mas ele seria um cliente habitual da quadrilha.
    Segundo os investigadores, o grupo aliciava menores ciganos na estação e depois os fazia se prostituírem. Os programas eram realizados em hotéis, parques, banheiros públicos, a bordo de trens de longa distância e nas casas dos suspeitos. Os valores variavam entre 10 e 50 euros.
    As prisões foram efetuadas na própria capital italiana, nas províncias vizinhas de Rieti e Viterbo e em Nápoles, já as vítimas eram garotos e garotas entre 13 e 17 anos.


Agência ANSA de Notícias

FIFA dá cartão vermelho a 11

A Fifa divulgou comunicado informando que baniu provisoriamente onze pessoas de atividades relacionadas ao futebol. Entre elas estão José Maria Marin e Nicolás Leoz. A entidade declarou que tomou a ação baseada nas investigações realizadas pelo seu Comitê de Ética e também nas denúncias recentes do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

A ação tomada chega depois que a polícia suíça prendeu sete dirigentes ligados à Fifa nesta quarta-feira a pedido da da Justiça dos EUA sob a acusação de corrupção e diversos outros crimes. Os suspeitos foram detidos num hotel em Zurique e poderão ser extraditados para os EUA. O ex-presidente da CBF, José Maria Marin, está entre eles.  


A investigação do FBI que culminou na prisão de sete dirigentes da Fifa em Zurique, nesta quarta-feira, e o processo movido pela Justiça dos Estados Unidos envolve 18 pessoas. São quatro réus já condenados, que assumiram a culpa por diversos crimes, e outros 14 acusados (incluindo os dirigentes).
Confira a íntegra do comunicado:

"Com base nas investigações realizadas pela câmara de investigação do Comitê de Ética e os fatos mais recentes apresentados pelo Gabinete do Procurador os EUA para o Distrito Leste de Nova York, o presidente da câmara decisória do Comitê de Ética, Hans-Joachim Eckert, hoje proibiu provisoriamente 11 indivíduos de realizar quaisquer atividades relacionadas com o futebol a nível nacional e internacional. A decisão foi tomada a pedido do presidente da câmara de investigação, o Dr. Cornel Borbély, com base no art. 83 Par.1 do Código de Ética da FIFA.

"As acusações estão claramente relacionadas com o futebol e são de natureza tão grave que era imperativo tomar uma ação rápida e imediata. O processo seguirá o seu curso em linha com o Código de Ética da FIFA ", disse o presidente Eckert.

Os indivíduos proibidos são: Jeffrey Webb, Eduardo Li, Julio Rocha, Costas Takkas, Jack Warner, Eugenio Figueredo, Rafael Esquivel, José Maria Marin, Nicolás Leoz, Chuck Blazer e Daryll Warner".
As 11 pessoas banidas provisoriamente:

Jeffrey Webb - caimanês, 50 anos - vice-presidente da Fifa e membro do Comitê Executivo, presidente da Concacaf e da federação de Ilhas Cayman

Eduardo Li, costarriquenho, 56 anos - presidente da federação de Costa Rica, membro do Comitê Executivo da Fifa e do Comitê Executivo da Concacaf

Julio Rocha, nicaraguense, 64 anos - presidente da federação da Nicarágua e membro do comitê de desenvolvimento da Fifa

Costas Takkas, inglês, 58 anos - braço-direito do presidente da Concacaf

Jack Warner, trindadense, 72 anos - presidente da União de Futebol do Caribe, conselheiro especial da federação de Trinidad e Tobago, ex-vice-presidente do Comitê Executivo da Fifa e ex-presidente da Concacaf

Eugenio Figueredo, uruguaio, 83 anos - vice-presidente da Fifa e membro do comitê executivo, ex-presidente da Conmebol e da federação uruguaia

Rafael Esquivel
, venezuelano, 68 anos - presidente da federação da Venezuela e membro do comitê-executivo da Conmebol

José Maria Marín, brasileiro, 83 anos - ex-presidente e atual vice-presidente da CBF

Nicolás Leoz, paraguaio, 86 anos - ex-presidente da Conmebol e ex-membro do comitê executivo da Fifa

Charles "Chuck" Blazer, americano, 70 anos - ex-secretário-geral da Concacaf e ex-membro do Comitê Executivo da Fifa

Daryll Warner, americano, 40 anos - filho do também acusado Jack Warner, ex-membro do comitê de desenvolvimento da Fifa
Globo Esporte

Câmara rejeita financiamento 100% público de campanha

A Câmara dos Deputados rejeitou nesta quarta-feira (27), por 343 votos contra e 56 a favor, uma emenda à proposta de reforma política que estabelecia o financiamento exclusivamente público de campanha. O fim das doações de empresas e pessoas físicas a partidos e candidatos era defendido pelo PT, mas o próprio partido abriu mão de fazer uma defesa enfática em plenário ao perceber que não havia clima para a aprovação da proposta.

Os deputados ainda analisarão nesta noite outras propostas de financiamento de campanha, entre as quais a que inclui na Constituição Federal autorização para que empresas façam doações a partidos políticos. Na madrugada desta quarta (27), o plenário rejeitou emenda de autoria do PMDB que previa doação de pessoas jurídicas tanto a partidos quanto a campanhas de candidatos.
A derrubada foi considerada uma derrota do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do vice-presidente da República,Michel Temer, que negociaram pessoalmente a votação da proposta. O PMDB agora se empenha para aprovar, pelo menos, a garantia de doação de empresas aos partidos políticos.
Mais cedo na sessão desta noite, a Câmara derrubou uma outra emenda que previa incluir na Constituição a doação de pessoas físicas a partidos e candidatos, excluindo o financiamento por empresas.
Atualmente, o financiamento de campanha no Brasil é público e privado. Políticos e partidos recebem dinheiro do Fundo Partidário (formado por recursos do Orçamento, multas, penalidades e doações) e de pessoas físicas (até o limite de 10% do rendimento) ou de empresas (limitadas a 2% do faturamento bruto do ano anterior ao da eleição).
Essas regras, porém, não estão previstas na Constituição Federal e foram questionadas por uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adi) que tramita no STF. Em abril de 2014, o Supremo interrompeu o julgamento da ação quando a maioria dos 11 ministros da Corte já havia votado a favor da proibição de doações de empresas a partidos políticos e campanhas eleitorais.
A interrupção foi provocada por um pedido de vista (mais tempo para analisar a matéria) do ministro Gilmar Mendes. Desde então, o magistrado ainda não levou o voto ao plenário, e o julgamento permanece suspenso. A intenção do PMDB em incluir a autorização de doação na Constituição era evitar que o STF pudesse vir a vetar esse tipo de financiamento quando prosseguir com o julgamento.
Bate-boca
A discussão sobre financiamento eleitoral causou polêmica no plenário e gerou bate-boca entre os deputados quando Cunha anunciou que colocaria em votação o modelo que permite doações por empresas para partidos.
Parlamentares do PT, PSOL e PCdoB protestaram contra a manobra argumentando que essa modalidade já havia sido rejeitada na noite de terça-feira quando foi votada uma emenda que previa doações de empresas tanto para partidos quanto para candidatos.
“Não é correto, não é democrático. É antiético”, criticou o líder do PSOL, deputado Chico Alencar (RJ). “Não se pode votar matéria vencida”, emendou a líder do PCdoB, Jandira Feghali (RJ).
O líder do PT, Sibá Machado (AC), tentou argumentar que Cunha tinha deixado claro na noite de quarta que a rejeição da emenda, por tabela, já derrubava o texto do relator.
O peemedebista rebateu afirmando que havia se equivocado e ressaltou que, pelo regimento, ainda seria preciso votar o texto do relator, que estabelece doações de pessoas jurídicas somente para partidos (excluindo candidatos). Partidos como PSDB e PSD o apoiaram.
Irredutível, Cunha disse que a sua decisão estava tomada, mas, quando, disse “vamos votar, votar”, parlamentares contrários revidaram: “Golpe, golpe, golpe”. Diante do impasse, o peemedebista precisou suspender a sessão e reunir os líderes partidários em seu gabinete para chegar a um acordo. Após cerca de 10 minutos de reunião, ele anunciou que prosseguiria com a análise em plenário das propostas de alteração do modelo de financiamento de campanhas.
Portal G1

Urgente: Rebelião na Funase de Caruaru

Internos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) de Caruaru iniciaram uma rebelião na noite desta quarta-feira (27). Policiais militares e o Corpo de Bombeiros estão no local para tentar conter o motim. Os adolescentes atearam fogo em colchões e em outros objetos. As causas da rebelião ainda são desconhecidas.

Rádio Liberdade - Caruaru