quarta-feira, 27 de maio de 2015

FIFA dá cartão vermelho a 11

A Fifa divulgou comunicado informando que baniu provisoriamente onze pessoas de atividades relacionadas ao futebol. Entre elas estão José Maria Marin e Nicolás Leoz. A entidade declarou que tomou a ação baseada nas investigações realizadas pelo seu Comitê de Ética e também nas denúncias recentes do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

A ação tomada chega depois que a polícia suíça prendeu sete dirigentes ligados à Fifa nesta quarta-feira a pedido da da Justiça dos EUA sob a acusação de corrupção e diversos outros crimes. Os suspeitos foram detidos num hotel em Zurique e poderão ser extraditados para os EUA. O ex-presidente da CBF, José Maria Marin, está entre eles.  


A investigação do FBI que culminou na prisão de sete dirigentes da Fifa em Zurique, nesta quarta-feira, e o processo movido pela Justiça dos Estados Unidos envolve 18 pessoas. São quatro réus já condenados, que assumiram a culpa por diversos crimes, e outros 14 acusados (incluindo os dirigentes).
Confira a íntegra do comunicado:

"Com base nas investigações realizadas pela câmara de investigação do Comitê de Ética e os fatos mais recentes apresentados pelo Gabinete do Procurador os EUA para o Distrito Leste de Nova York, o presidente da câmara decisória do Comitê de Ética, Hans-Joachim Eckert, hoje proibiu provisoriamente 11 indivíduos de realizar quaisquer atividades relacionadas com o futebol a nível nacional e internacional. A decisão foi tomada a pedido do presidente da câmara de investigação, o Dr. Cornel Borbély, com base no art. 83 Par.1 do Código de Ética da FIFA.

"As acusações estão claramente relacionadas com o futebol e são de natureza tão grave que era imperativo tomar uma ação rápida e imediata. O processo seguirá o seu curso em linha com o Código de Ética da FIFA ", disse o presidente Eckert.

Os indivíduos proibidos são: Jeffrey Webb, Eduardo Li, Julio Rocha, Costas Takkas, Jack Warner, Eugenio Figueredo, Rafael Esquivel, José Maria Marin, Nicolás Leoz, Chuck Blazer e Daryll Warner".
As 11 pessoas banidas provisoriamente:

Jeffrey Webb - caimanês, 50 anos - vice-presidente da Fifa e membro do Comitê Executivo, presidente da Concacaf e da federação de Ilhas Cayman

Eduardo Li, costarriquenho, 56 anos - presidente da federação de Costa Rica, membro do Comitê Executivo da Fifa e do Comitê Executivo da Concacaf

Julio Rocha, nicaraguense, 64 anos - presidente da federação da Nicarágua e membro do comitê de desenvolvimento da Fifa

Costas Takkas, inglês, 58 anos - braço-direito do presidente da Concacaf

Jack Warner, trindadense, 72 anos - presidente da União de Futebol do Caribe, conselheiro especial da federação de Trinidad e Tobago, ex-vice-presidente do Comitê Executivo da Fifa e ex-presidente da Concacaf

Eugenio Figueredo, uruguaio, 83 anos - vice-presidente da Fifa e membro do comitê executivo, ex-presidente da Conmebol e da federação uruguaia

Rafael Esquivel
, venezuelano, 68 anos - presidente da federação da Venezuela e membro do comitê-executivo da Conmebol

José Maria Marín, brasileiro, 83 anos - ex-presidente e atual vice-presidente da CBF

Nicolás Leoz, paraguaio, 86 anos - ex-presidente da Conmebol e ex-membro do comitê executivo da Fifa

Charles "Chuck" Blazer, americano, 70 anos - ex-secretário-geral da Concacaf e ex-membro do Comitê Executivo da Fifa

Daryll Warner, americano, 40 anos - filho do também acusado Jack Warner, ex-membro do comitê de desenvolvimento da Fifa
Globo Esporte