segunda-feira, 30 de abril de 2018

Milton Neves é processado por twittada "intolerante"


Nascido em Salvador, o advogado João Victor Bomfim Chaves ingressou com uma representação criminal em face do apresentador de televisão Milton Neves, pela mensagem de intolerância em sua rede social quando a caravana do ex-presidente foi alvo de disparos por arma de fogo no Paraná. Na ocasião, o comunicador afirmou que Lula deveria evitar “estados cultos e politizados” e, para o jurista, a mensagem teve cunho discriminatório. O pedido, protocolado em meados de abril, foi encaminhado ao Ministério Público de São Paulo, que terá agora que se pronunciar.

Na representação, o advogado destacou que o apresentador é “uma figura pública, com cerca de 2 milhões de seguidores na rede social, apresentador de programa de televisão e popular sobretudo entre aqueles que acompanham futebol”. Vale dizer que Milton Neves apresenta há décadas programas em televisão e em rádios de grande alcance no país.

Quanto ao conteúdo da mensagem, Chaves argumenta que “ao se referir a “estados cultos e politizados”, [Milton Neves] parece sugerir a existência de estados “incultos e despolitizados”, que seria, aparentemente, aqueles em que foram registradas votações expressivas em prol do ex-presidente ou de seus correligionários, notadamente os estados nordestinos”.

“Na condição de nordestino, este causídico manifesta sua repulsa e ojeriza às declarações em comento” – afirmou Chaves, o qual lembrou do caso da acadêmica de direito nas eleições de 2010 quando, insatisfeita com o resultado, pediu publicamente pelo afogamento de pessoas nordestinas. Anos depois, a universitária foi condenada a um ano e meio de prisão.

“A política e a ideologia não podem servir para escamotear o discurso de ódio ora propagado pelo representado e pelos mais diversos grupos políticos existentes no país. Há limites legais e constitucionais à liberdade de expressão, sobretudo quando os excessos são perpetrados por notória figura pública, com capacidade para influenciar opiniões” – concluiu.

No pedido, Chaves elenca a investigação da conduta do comunicador, abertura de procedimentos civis e criminais, como também pagamento de indenização de R$ 500 mil ao Fundo Estadual de Promoção à Igualdade Étnica. Caberá agora à promotoria de Direitos Humanos decidir se instaura procedimento investigatório.

Diário do Centro do Mundo

Estátua do Parque Dona Lindu é vandalizada no Recife

O advogado Fernando Coelho, do Recife, denunciou em seu Facebook que a obra Memorial ao Retirante, de Abelardo da Hora (1924-2014) foi vandalizada. O personagem que representa o ex-presidente Lula ainda criança, amanheceu gradeada em ferro retorcido. Veja o relato de Coelho: "A escultura "Memorial ao Retirante" do multiartista pernambucano falecido, Abelardo da Hora, que fica no Parque Dona Lindú, na praia de Boa Viagem-PE, e que retrata a migração da família de Lula como retirantes ( mãe e filhos, onde o ex-presidente é o menor), amanheceu recentemente agredida por vândalos fascistas. Observem que colocaram uma grade no menino Lula. O preconceito e o ódio de alguns é latente, e mostram o caráter de pessoas que não dignificam a existência". O ex-presidente Lula está preso na sede da Polícia Federal em Curitiba desde o início do mês.

João Montanaro e o cidadão de bem


Sabrina Sato está grávida

A apresentadora da Record, de 37 anos completados em fevereiro deste ano, ter sua gravidez indicada nesta segunda-feira (30). De acordo com Leo Dias, do "Fofocalizando", a noiva de Duda Nagle- com quem tem planos de subir ao altar ainda este ano - está com sete semanas de gestação e sua internação no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, foi por conta da vinda do herdeiro, definida pelo colunista como "de risco" e não somente por uma torção no joelho

Pure People

Confira o que abre e o que fecha no feriado do Dia do Trabalhador no Grande Recife

Devido ao feriado do Dia do Trabalhador, celebrado na terça-feira (1º), alguns órgãos e estabelecimentos do Grande Recife tiveram o funcionamento alterado. Em alguns shoppings, por exemplo, as lojas ficam fechadas, mas as praças de alimentação têm funcionamento facultativo. As lojas do Centro do Recife e dos bairros ficam fechadas.



Confira o que abre e o que fecha na Região Metropolitana:

Shoppings

Shopping Recife
As lojas ficam fechadas, mas a praça de alimentação e as áreas de lazer têm funcionamento facultativo das 12h às 21h. O cinema funciona conforme a programação. 

Shopping Tacaruna
As lojas ficam fechadas, mas as praças de alimentação funcionam das 12h às 21h, podendo funcionar de forma facultativa até as 22h. O cinema funciona de acordo com a programação. 

Plaza Shopping
As lojas do centro de compras ficam fechadas e as áreas de alimentação e lazer funcionam das 12h às 21h. 

Shopping Boa Vista
As lojas ficam fechadas, mas as áreas de alimentação têm funcionamento facultativo das 11h às 19h. As áreas de lazer funcionam das 11h às 21h. O cinema, por sua vez, funciona conforme a programação. 

Paço Alfândega
No centro de compras, as lojas ficam fechadas, mas a praça de alimentação funciona das 11h às 20h. 

Shopping Costa Dourada
As lojas do shopping ficam fechadas na terça (1º), mas as áreas de alimentação, os quiosques e as áreas de lazer funcionam das 11h às 21h. 

Patteo Olinda Shopping
Recém-inaugurado, o centro de compras fecha as lojas na terça (1º), mas a área de alimentação tem funcionamento facultativo das 11h às 19h. As áreas de lazer funcionam das 11h às 21h e o cinema funciona conforme a programação. 

Shopping Guararapes
As lojas ficam fechadas na terça (1º), mas os estabelecimentos do setor de alimentação funcionam de maneira facultativa das 12h às 21h. Já o Hiper Bompreço fica aberto das 9h às 20h e as áreas de lazer funcionam das 12h às 21h. O horário do cinema varia conforme a programação de filmes. 

Bancos
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos, as agências ficam fechadas na terça (1º). Os atendimentos são retomados na quarta (2).

Paço do Frevo
Na terça (1º), o museu não funciona, retomando as atividades na quarta-feira (2), das 9h às 17h.

Museu da Cidade do Recife
O museu funciona normalmente na terça (1°), das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

Jardim Botânico
Na terça (1º), o local oferece uma programação com oficinas e exposições. Nos dias em que fica aberto, o local recebe visitantes das 9h às 15h30, com entrada gratuita.

Ciclofaixa de Turismo e Lazer
A iniciativa acontece na terça (1º), das 7h às 16h.

Prefeitura do Recife
Os serviços oferecidos ao público no edifício-sede da administração municipal não funcionam na terça (1º). O funcionamento volta a acontecer normalmente, das 8h às 17h, a partir da quarta-feira (2).

Unidades de saúde

No Recife, as Upinhas Dia, Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas Tradicionais fecham na terça (1º), voltando a funcionar na quarta (2). Já as Upinhas 24h Governador Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério; Dr. Moacyr André Gomes, no Morro da Conceição; Prof. Dr. Hélio Mendonça, no Córrego do Jenipapo, e Profª Drª Fernanda Wanderley, na Linha do Tiro, ficam abertas para pequenas urgências das áreas cadastradas.

Em Olinda, as 56 unidades de Atenção Básica de Saúde e as nove Policlínicas não funcionam na terça (1º). Quem precisar de atendimento médico pode ir ao Serviço de Pronto Atendimento de Peixinhos, à Unidade de Pronto Atendimento da PE-15 e ao Hospital Tricentenário.

Hospital da Mulher

O atendimento na unidade acontece normalmente na terça (1º) para a realização de partos encaminhados pelo Sistema de Regulação do Recife. Localizado dentro do hospital, o Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos funciona 24 horas durante o feriado, com atendimento multidisciplinar.

Maternidades

As unidades Professor Barros Lima, em Casa Amarela; Professor Bandeira Filho, em Afogados; e Professor Arnaldo Marques, no Ibura, funcionam 24 horas durante a terça (1º) para a realização de partos, além de disponibilizar atendimento multidisciplinar a mulheres vítimas de violência.

Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses

Na terça (1º), o órgão funciona em regime de plantão, das 8h às 17h, para atender a chamados de animais soltos na rua e que possam causar riscos à saúde pública. O serviço pode ser acionado através dos telefones 3355-7704 e 3355-7705.

Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde

O órgão funciona 24h na terça (1º) para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de surto, como influenza, disfunções diarreicas e, sobretudo, meningite. O serviço pode ser acionado através dos números 99488-6375 e 0800 201 2120.

Hospital Veterinário do Recife

A unidade de saúde fica fechada na terça (1º), voltando a realizar atendimentos e marcações de consultas na quarta (2). Nesse mesmo dia, têm início os agendamentos para as castrações de caninos e felinos no mês de maio.

Tribunal de Justiça de Pernambuco

Na terça (1º), o atendimento acontece em regime de plantão, das 13h às 17h, no Recife e em 14 polos espalhados pelo estado. No feriado, apenas demandas urgentes, como habeas corpus, comunicação de flagrante, pedido de liberdade provisória, mandados de segurança e medidas cautelares serão atendidas. O atendimento volta ao horário de praxe na quarta (2).

Emprego

No Recife, as unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Soledade e Rio Branco fecham na terça (1º). Os atendimentos voltam a acontecer na quarta (2).

Mercados e feiras

Os mercados públicos e as Feiras Novas do Recife funcionam das 6h às 13h na terça (1º).

Portal G1

Pesquisadores criam dispositivo para eliminar tremores do Parkinson

Um grupo de pesquisadores chilenos, liderados pelo engenheiro Felipe Nagel, apresentou nesta semana seu último trabalho, "Grace", um dispositivo capaz de eliminar o tremor das mãos associado ao Mal de Parkinson e ao tremor essencial sem necessidade de operações nem fármacos.

O projeto, apresentado pela Fundação Imagem do Chile, está em fase final, na qual a equipe procura aperfeiçoar o funcionamento, reduzir o tamanho e aumentar sua autonomia antes de lançá-lo no mercado americano, onde já têm a patente registrada.

À Agência EFE, Nagel afirmou que a motivação para iniciar a pesquisa nasceu das conversas que teve com seu pai, um ex-cirurgião que teve que deixar as salas de cirurgia ao ser diagnosticado com tremor essencial.

A doença costuma ser mal diagnosticada como Parkinson, já que têm efeitos similares, apesar de ser oito vezes mais comum.

Os afetados sofrem de movimentos e tremores involuntários, que fazem com que ações diárias como comer, beber ou abotoar uma camisa se transformem em tarefas muito complicadas. No caso do Parkinson, esses sintomas se somam a uma forte sensação de rigidez muscular.

No Chile, não existem estudos atualizados e específicos sobre a extensão dessas doenças, indicou Nagel, embora segundo seus números 0,4% da população sofre da doença, o que representa cerca de 400 mil pessoas.

É o caso de Daniela Torrejón, que apesar de completar 25 anos convive há mais de dez anos com essa desconhecida patologia, algo que, segundo confessa, mudou totalmente sua forma de pensar e de se relacionar com o mundo.

"Aos 13 anos, tive que aprender a escrever e comer de novo. Tentei muitos tratamentos e fármacos, mas todos tinham graves efeitos colaterais e deixei de consumi-los. Foi então quando conheci Felipe e comecei a colaborar com a equipe", disse à EFE Daniela Torrejón.

"Grace", detalhou Nagel, consiste em um pequeno dispositivo parecido com um celular do qual saem vários eletrodos que são colocados sobre os músculos, principalmente do antebraço, que enviam sinais que ajudam o usuário a controlar os movimentos involuntários.

O primeiro período de testes obteve resultados "promissores", nas palavras dos pesquisadores, já que conseguiu reduzir entre 80% e 100% a amplitude dos tremores em um grupo de 30 pessoas que sofrem tanto de tremor essencial quanto de Parkinson, além de reduzir a rigidez muscular nesses últimos.

No entanto, o engenheiro admitiu que ainda é preciso continuar aperfeiçoando o modelo, razão pela qual iniciaram os trâmites para colaborar diretamente com o Centro de Transtorno do Movimento do Chile (Cetram).

Com o apoio clínico da instituição, a equipe poderá trabalhar diretamente com os pacientes do centro e obter mais dados que os ajudem a testar a efetividade do dispositivo e a melhorar tanto o seu desenho quanto a autonomia.

Nesse sentido, Daniela destacou a necessidade de "Grace" ser "cômodo e harmonioso", para que não seja visto como "algo estranho" que faça com que as pessoas olhem e pensem: "pobrezinha, está doente".

Nagel seguiu tais indicações de perto e o grupo de pesquisadores passou a se concentrar em desenvolver um dispositivo efetivo, mas também portátil, fácil de usar e não invasivo.

Uma meta que parece cada vez mais próxima, já que, segundo explicou Nagel, o primeiro protótipo comercializável estará disponível possivelmente em meados de 2019 e terá um custo aproximado de US$ 1.000, um preço muito inferior ao das cirurgias associadas a essas doenças.

"É muito emocionante ver como os pacientes encontram no "Grace" algo que não existe no mercado e que lhes permite recuperar sua vida diária. Muitos deles admitem que perderam a capacidade de aproveitar momentos tão singelos como sair para comer ou tomar algo", disse o jovem engenheiro.

Daniela afirmou, visivelmente emocionada, que utilizar o dispositivo foi "uma experiência única", que lhe permitiu controlar o tremor e escrever "uma linha reta", algo que não conseguia fazer havia mais de dez anos. 


Agência Brasil com informações da Agência EFE

Dupla explosão deixa ao menos 25 mortos no Afeganistão

Uma dupla explosão em Cabul, capital do Afeganistão, matou pelo menos 25 pessoas nesta segunda-feira, incluindo oito jornalistas que foram ao local para relatar sobre a primeira detonação e aparentemente foram atacados por um homem-bomba, disseram autoridades.

Várias horas depois, um suicida em um veículo atacou forças militares estrangeiras na província de Kandahar, no sul do país, matando 11 crianças que estudavam em uma escola religiosa próxima, disse a polícia.

O Comitê de Segurança dos Jornalistas Afegãos (AFJSC, na sigla em inglês) disse que oito jornalistas foram mortos em Cabul, o maior número de vítimas entre trabalhadores da mídia em um único ataque no país.

O Estado Islâmico reivindicou a responsabilidade pelas duas explosões na capital, que, segundo o oficial da polícia de Cabul Hashmat Stanakzai, matou 25 pessoas e deixou 49 gravemente feridas.

Os ataques ocorreram uma semana depois que 60 pessoas foram mortas enquanto esperavam em um centro de registro de eleitores no oeste de Cabul, reforçando a situação de insegurança na capital apesar das repetidas promessas oficiais de reforçar a proteção.


Os jornalistas, incluindo uma mulher, eram todos afegãos e foram mortos na segunda explosão em Cabul enquanto esperavam em um cordão de segurança a várias centenas de metros de distância do local do primeiro ataque.

A segunda explosão ocorreu cerca de meia hora depois da primeira.

Entre os jornalistas mortos, sete eram de veículos afegãos: dois repórteres da TV Mashal, um cinegrafista e um repórter que trabalhavam para a 1TV, dois repórteres da Rádio Azadi e um da Tolo News, segundo o AFJSC.

A agência de notícias francesa Agence France-Presse disse que seu principal fotógrafo no Afeganistão, Shah Marai, foi morto no ataque.


Pelo menos cinco jornalistas também ficaram feridos. Um fotógrafo da Reuters ficou levemente ferido por estilhaços.

Agência Reuters

Telefones fixos: 94,5 mil aparelhos a menos em março

A telefonia fixa apresentou uma redução de 94.503 linhas em março na comparação com fevereiro. O balanço, divugado hoje (27) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mostra que, com a redução, o país registra um total de 40.459.554 linhas fixas em operação. Nos últimos 12 meses, a redução foi de 1.208.833 linhas.

A queda em relação a fevereiro foi puxada pelo segmento das concessionárias do serviço, que apresentou uma queda de 0,50%, fechando março com 117.241 linhas a menos. As concessionárias são as empresas que operam as redes que já existiam no Brasil antes de 1998, quando ocorreu a privatização do setor. Entre as obrigações estão a de garantir a continuidade do serviço em toda a região na qual atuam e manter em funcionamento os orelhões. Tarifas e serviços são regulados pela Anatel.

Já no segmento das autorizadas, empresas que começaram a atuar após a privatização, a comparação de março com fevereiro apontou um crescimento de 0,13%, com o acréscimo de 22.738 linhas. Essas empresas não têm a obrigação de levar o serviço a toda área geográfica, nem de manter orelhões em funcionamento. Suas tarifas não são reguladas.

Entre as empresas concecionárias, os estados do Ceará, Alagoas e Paraíba foram os que apresentaram as maiores quedas, com 1,47%; 1,22% e 1,21% linhas a menos, respectivamente. Já o estado de Rondônia foi o único a apresentar crescimento na base, de 0,62%, com 947 linhas a mais do que no mês de fevereiro.

Já no segmento das autorizadas, o crescimento foi puxado pelos estados do Piauí, Rondônia e Distrito Federal. O Piauí apresentou crescimento de 3,64%, fechando março com 55.902 linhas; Rondônia com 3,28% e 19.441 linhas em março. Em terceiro lugar, o Distrito Federal apresentou crescimento de 2,67%, terminando março com 648.436 linhas.

Agência Brasil

Casarões desabam no Centro do Recife

Parte da estrutura de dois casarões antigos desabou nesta segunda-feira (30), no bairro da Boa Vista, na região central do Recife, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Ao menos quatro pessoas foram socorridas. Segundo a Defesa Civil do Recife, a informação inicial é de que parte do telhado de um imóvel desabou sobre outro casarão, que também acabou desabando parcialmente. As pessoas socorridas estavam neste segundo imóvel. O acidente aconteceu na Rua da Matriz, nas proximidades da Igreja Matriz. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) socorreu três vítimas: uma pessoa com com trauma abdominal fechado e fratura exposta em perna para o Hospital da Restauração, no bairro do Derby, e outra com fratura fechada na perna para o Hospital Getúlio Vargas. Outra vítima, uma mulher de 40 anos, apresentava quadro de hipertensão arterial e foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Caxangá.

A Defesa Civil do Recife fez o isolamento da área e iniciou a avaliação da estrutura dos imóveis. Segundo a Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife (Dircon), "após diversas tentativas administrativas exigindo do proprietário a recuperação do imóvel que desabou parcialmente, foi solicitada a judicialização do caso desde 2013".

Portal G1

Termina hoje prazo pra declarar ao IR

Os contribuintes que ainda não acertaram as contas com o Fisco devem correr. Acaba hoje (30), às 23h59min59s, o prazo para enviar a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Quem não entregar a declaração a tempo pagará multa.

Neste ano, a Receita Federal espera receber 28,8 milhões de documentos. Segundo os dados mais recentes do órgão, 24.895.403 contribuintes tinham enviado a declaração até as 16h de ontem (29), o que equivalia a 87% do total.

O prazo para a entrega da declaração começou em 1º de março. O programa de preenchimento da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2018, ano base 2017, está disponível no site da Receita Federal. A multa para quem apresentar a declaração depois da data limite corresponde a 1% por mês de atraso, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% sobre o imposto devido.

Quem deve declarar

Está obrigado a declarar quem recebeu rendimentos tributáveis, em 2017, em valores superiores a R$ 28.559,70. No caso da atividade rural, deve declarar quem teve receita bruta acima R$ 142.798,50.

A declaração poderá ser preenchida por meio do programa baixado no computador ou do aplicativo Meu Imposto de Renda para tablets e celulares. Por meio do aplicativo, é possível ainda fazer retificações depois do envio da declaração.

Outra opção é mediante acesso ao serviço Meu Imposto de Renda, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), no site da Receita, com uso de certificado digital.

Também estão obrigadas a declarar as pessoas físicas residentes no Brasil que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil; que obtiveram, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens e direitos, sujeito à incidência do imposto ou que realizaram operações em bolsas de valores; que pretendem compensar prejuízos com a atividade rural; que tiveram, em 31 de dezembro de 2017, a posse ou a propriedade de bens e direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil; que passaram à condição de residentes no Brasil em qualquer mês e assim se encontravam em 31 de dezembro; ou que optaram pela isenção do IR incidente sobre o ganho de capital com a venda de imóveis residenciais para a compra de outro imóvel no país, no prazo de 180 dias contados do contrato de venda.

Deduções

As deduções por dependente estão limitadas a R$ 2.275,08. As despesas com educação têm limite individual anual de R$ 3.561,50. A dedução de gastos com empregadas domésticas é de R$ 1.171,84.

Novidades deste ano

O painel inicial do sistema tem informações das fichas que podem ser mais relevantes para o contribuinte durante o preenchimento da declaração.

Neste ano, é obrigatória a apresentação do CPF para dependentes a partir de 8 anos, completados até o dia 31 de dezembro de 2017.

Na declaração de bens, foram incluídos campos para informações complementares, como números e registros, localização e número do Registro Nacional de Veículo (Renavam).

Também foi incluída a informação sobre a alíquota efetiva utilizada no cálculo da apuração do imposto.

Outra mudança foi a possibilidade de impressão do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) para pagamento de todas as cotas do imposto, inclusive as que estão em atraso.

Agência Brasil

Hoje tá chovendo! Saiba os números de emergência