terça-feira, 3 de setembro de 2013

Carolline convocada para Seleção Brasileira de Natação

Uma semana para ficar marcada na vida da jovem atleta Carolline Gomes. A atleta foi convocada  pela CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) para a Seleção Brasileira de Natação a fim de participar do Sul-Americano, de 10 a 14 de outubro, na cidade de Lima-Peru. Para completar, no último fim de semana, Caroll  conquistou cinco medalhas de Prata (200m costas, 200m medley, 400m medley, Rev. 4 x 50m livre e 4 x 200m livre) e quatro medalhas de Bronze (200m peito, 200m borboleta, Rev. 4 x 100m medley e 4 x 100m livre), no Campeonato Pernambucano de Natação Absoluto.
Fortalecida com suas  medalhas conquistadas e feliz por nadar ao lado de ídolos, a garota está pronta para competir no XXV Torneio Norte-Nordeste de Clubes Infantil, Juvenil e Júnior II / Sênior de Natação, que será realizado nos dias 27 e 28 de setembro, em Aracaju - SE. ”Nadei ao lado de grandes atletas da natação como Joanna Maranhão, Mariana Arnoud, Clarissa Rodrigues e das pentatletas Yane Marques e Priscila Oliveira. Foi um sonho realizado. Agora estou mais confiante para participar do Norte Nordeste. Agradeço a todos que me ajudaram. Graças ao benefício do Bolsa Atleta estadual, tenho conseguido vencer várias competições”, agradece.
Os destaques da piscina do Colégio Salesiano foram as também bolsistas do Programa da Secretaria dos Esportes do Estado “Bolsa Atleta”, Joanna Maranhão, do Clube Português / Nikita, e Clarissa Rodrigues, do Sport. Clarissa conquistou uma medalha de ouro, nos 50m costas, e três de prata, nos 50m e 100m borboleta e nos 50m peito. Joanna venceu as duas provas de borboleta. Diogo Hala, também beneficiado do Bolsa Atleta estadual, conquistou quatro medalhas de ouro, nos 100m e nos 200m livres e nos 200m e 400m medley, uma de prata, nos 400m livres, e uma de bronze, nos 50m livres.
Secretaria de Esportes de Pernambuco

Artistas promovem 2ª Pintata Solidária no Paço Alfândega

Nesta quinta-feira (5), às 18h30, acontece no Paço Alfândega a cerimônia de abertura da exposição de quadros do projeto Pintata Solidária. Até 15 de setembro, obras doadas por renomados artistas plásticos pernambucanos vão ficar expostas e à venda no centro de compras. Todo o recurso obtido com as obras vai ser revertido em equipamentos para o tratamento de câncer de colo de útero do Hospital e Câncer de Pernambuco (HCP).  
Entre os 17 trabalhos que vão estar expostos, há pinturas, por exemplo, em óleo sobre papel e gravura em pedra, esta última produzida por Castanha, artista plástico de Olinda. Já a artista plástica Dayse Pontes contribuiu com as telas Dizimação e O Índio, ambas acrílicas sobre tela. 
O evento é uma idealização do artista plástico Feliciano dos Prazeres (Felic). “Podemos transformar a arte numa ferramenta a favor do bem social”, defende ele. Além do Paço, o projeto conta com o apoio da Livraria Modelo, que doou todo o material que utilizado pelos artistas, como tintas acrílicas, pincéis, telas e lápis especiais. 
Entre os artistas que já confirmaram presença estão: Armando Garrido, Vânia Coutinho, Hercílio Santos, Iramaraí, Mané Tatu, Adriano Cabral, Betho Lago, JCarlos, Felipe Freitas e Daniel Dobbin. 
O projeto Pintata Solidária foi iniciado em abril, quando dezenas de artistas plásticos, chargistas e caricaturistas produziram, ao vivo no Paço, várias obras em prol do HCP. O público presente pôde acompanhar o processo de criação e interagir com os artistas. 
Hélio Azevedo, superintendente do centro de compras, diz está entusiasmado com pintata acontecendo pela segunda vez no Paço. “São trabalhos belíssimos doados pelos artistas e que, com certeza, vão trazer retorno para esse projeto tão especial. Não há lugar melhor para realização da exposição e venda destes trabalhos do que aqui”, afirma ele. 
O Paço Alfândega funciona de segunda a sábado, das 10 às 22h, e domingos e feriados, das 12h às 21h.

Para saber mais sobre as atividades e a programação, acesse o site www.pacoalfandega.com.br

SERVIÇO:
Pintata Solidária de Pernambuco
Térreo do Paço Alfândega (acesso pela Rua Madre de Deus)
De 5 a 15 de setembro
Entrada franca

Itep abre seleção para turma 2014.1 do Mestrado em Tecnologia Ambiental

Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) lançou o Edital n. 04/2013 com as normas de seleção e admissão para a turma 2014, que vai oferecer 30 vagas para o curso de Mestrado em Tecnologia Ambiental, sendo 15 vagas para a linha de pesquisa de Gestão Ambiental e 15 vagas para a linha de pesquisa de Contaminação e Degradação Ambiental. As inscrições já estão abertas e poderão ser feitas até o dia 28 de novembro, na Secretaria do programa, na sede do Itep (Bloco C). O edital está disponível no site do Itep (http://migre.me/fVtN1) . 
Os candidatos devem ter concluído graduação plena em cursos reconhecidos ou revalidados em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação. O Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental é dirigido a profissionais que atuem diretamente e/ou indiretamente na área de Tecnologia Ambiental e/ou àqueles que queiram nela ingressar.  
O curso oferece as linhas de pesquisa de Gestão Ambiental e de Contaminação e Degradação Ambiental. A linha de Gestão Ambiental está dividida em cinco focos: Gestão de Resíduos Sólidos; Geoprocessamento, Sensoriamento e Sistema de Informação Ambiental; Aspectos Sociais Aplicados a Estudos ambientais; Energia e Meio Ambiente; Mudanças Climáticas; e Instrumentos de Gestão Ambiental.  
A linha Contaminação e Degradação Ambiental também divide-se em cinco focos: Caracterização e Tratamento de Efluentes; Aspectos Ambientais, Toxicológicos e Métodos Analíticos (metais pesados, agrotóxicos e hidrocarbonetos); Contaminação Ambiental; Qualidade Ambiental do ar, solo e água; e Abordagem do Meio Físico Aplicada às Questões Ambientais.  
O processo seletivo consta de três etapas: a primeira, de prova de conhecimentos e suficiência em língua inglesa, a ser realizada no dia 30 de novembro; a segunda, avaliação de currículo Lattes, avaliação do histórico da graduação e de pré-projeto de dissertação, de 16 a 20 de dezembro; e a terceira, entrevistas, de 16 a 20 de dezembro. O resultado será divulgado no dia 23 de dezembro. A matrícula ocorrerá de 7 a 10 de janeiro de 2014, com a aula inaugural no dia 10 de fevereiro. 
O curso tem a duração prevista de 24 meses e custa 24 parcelas de R$ 848,00. A carga horária total é de 480 horas compreendida por, no mínimo, 32 créditos. Cada crédito em disciplina corresponde a 15 horas aulas. O curso funcionará com aulas presenciais na sede do Itep, distribuídas durante duas semanas consecutivas de cada mês (2ª e 3ª), durante 12 meses, no período noturno (19h às 22h), e aos sábados (8h às 12h).  
COLABORADORES – Em cumprimento à Instrução Normativa (IN) nº 08 (revisão 03) de 30/09/2011, o Itep disponibiliza até 10% do número de vagas para colaboradores da instituição, que deverão se submeter ao processo seletivo.
Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Semana da Pátria em Ipojuca

Dando continuidade à Semana da Pátria, a Prefeitura Municipal do Ipojuca, através da Secretaria de Educação, promove, nesta quinta-feira (05), o primeiro dos três desfiles cívicos em comemoração aos 191 anos da Independência do Brasil. A abertura será no Palácio Tricolor, no distrito de Camela, a partir das 15h. Devem participar escolas municipais do próprio distrito e de Serrambi, além de entidades e guardas municipais.

Já no sábado, Dia da Independência (07), o desfile acontece a partir das 8h, na Praça Dantas Barreto, no Centro do Ipojuca, com a participação de escolas localizadas no Ipojuca-sede e engenhos. Às 15h, o desfile cívico toma as ruas de Nossa Senhora do Ó, com a participação de escolas do distrito e das praias de Porto de Galinhas e Maracaípe. Após o desfile haverá uma queima de fogos para encerrar a Semana da Pátria, que foi aberta no último domingo, com o Fogo Simbólico e a Corrida dos Archotes.
Secretaria de Imprensa de Ipojuca

Editorial: Abaixo a censura!

Na minha infância, especialmente entre os anos de 81 a 85, eu não tinha medo do bicho-papão. Eu tinha medo dessas imagens como a da foto sempre com uma locução tenebrosa que dizia: ATENÇÃO SENHORES PAIS, ESTE PROGRAMA É PROIBIDO PARA MENORES DE 18 ANOS. Eu queria assistir Balão Mágico ou Sítio do Pica Pau Amarelo e sempre vinham essas imagens grotescas. E quando terminava o Jornal Nacional e começava a novela, vinha o barulho cavernoso dos teletipos, a vinheta da emissora e de novo essa placa da Censura Federal.

Felizmente, o Ministério da Justiça acabou com isso e com muito orgulho posso dizer que foi um pernambucano que estava à frente do ministério, Dr. Fernando Lyra, que nos deixou este ano. Mas por causa de outro pernambucano, estamos praticamente revivendo esses tempos de censura aqui no Estado. Nada pode ser feito que não seja revelado, ainda que muito tempo depois. Está aí a Comissão da Verdade pra provar isso. E aos que dizem que estamos vivendo o Apocalipse, é um fato. Não de que o mundo vai acabar, mas de que todos saberão de toda a verdade, uma vez que "Apocalipse" significa "Revelação". E a própria Bíblia afirma "A verdade vos libertará".

Este blog de teor jornalístico está solidário aos veículos de Comunicação que sofreram censura e principalmente aos profissionais, que sempre estão na ponta do iceberg. Força, pessoal!


Taís Paranhos
Jornalista - Recife/PE
03 de Setembro de 2013