sábado, 18 de novembro de 2023

Cineasta pernambucano tem filme selecionado no Museu de Arte Moderna de Nova York

Galeria de negócios, na PE-22, em Paulista, vai gerar cerca de 70 postos de trabalho

 

A PE-22, localizada no município do Paulista, passa a contar com a Galeria Center Malibu. O empreendimento, que terá sete pontos comerciais, vai impactar diretamente na oferta de empregos. A expectativa é de que sejam geradas cerca de 70 oportunidades de trabalho. O investimento é de aproximadamente R$ 5 milhões.

Segundo o representante da galeria, Alex Silva, a estrutura, que tem 1600 metros quadrados, a escolhemos Paulista e especificamente a PE 22 por causa de sua expansão imobiliária. “Grandes empreendimentos desse setor estão se instalando ao longo da via e isso vai representar muitos clientes. Agradecemos a gestão municipal pelo apoio para concretizar o empreendimento”, afirmou Silva.

“Quando nos foi apresentada a proposta para implantar um negócio na PE-22, bem localizada, e com tanto potencial de clientes decidimos por abrir. O nosso investimento foi de R$ 50 mil para funcionar. Estamos felizes”, afirmaram os proprietários da Farmácia Pró Trabalhador, Ana Paula Lucena e Fábio Moura.

“Vou gerar 10 empregos diretos e quase 70 indiretos. O investimento foi de quase meio milhão de reais e não tenho dúvidas que a escolha por Paulista foi acertada”, disse o proprietário do Império dos Descartáveis Store, Marcos Paulo Santiago.

Por fim, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca da cidade, Raimundo Lopes, destacou a importância da nova operação comercial. “O município está sendo o objetivo principal do setor privado na Região Metropolitana do Recife. Novos postos de trabalho serão criados e mais famílias terão seu sustento. A gestão municipal está à disposição de todos os empreendedores que desejem investir em Paulista”, concluiu o secretário.

Imprensa Paulista PE

Jovem morre em show da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro

 

A estudante Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, morreu na noite desta sexta-feira (17) durante o show da cantora norte-americana Taylor Swift, no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro. As causas da morte ainda não foram esclarecidas. O show ocorreu em um período de forte calor em vários estados do país. Na manhã de ontem, a sensação térmica se aproximou dos 60° na cidade do Rio.

O governador do estado, Cláudio Castro, informou que a Polícia Civil abriu inquérito para apurar o caso. Ele ainda determinou a instalação de bebedouros, com fornecimento gratuito de água, dentro do estádio do Engenhão. O local receberá outros dois shows da cantora, neste sábado (18) e no domingo (19).

“Determinei ao Procon do Estado a imediata apuração, junto à organização do evento, sobre os motivos da restrição da entrada com água no estádio Nilton Santos. Para os próximos dois dias de shows, o órgão oficiou a empresa organizadora para instalar mais bebedouros dentro do Engenhão e, principalmente, a permitir o acesso de garrafas de plástico vazias, sem tampa, para servir de refil”, afirmou Castro, em nota.

O governador também anunciou a distribuição de água mineral no entorno do estádio, a presença de mais ambulâncias para atender o público e a utilização de caminhões dos bombeiros para jogar água no público, no intuito de diminuir o calor.

Na internet, circulam vídeos em que a cantora Taylor Swift pausou o show e pediu que algumas pessoas tenham acesso à água. “Eles precisam de água, bem ali. Estão segurando um telefone pra dizer isso. Desculpem, mas está muito calor, então se estão dizendo que precisam de água, eles realmente precisam. Temos que fazer chegar até eles”.

Neste sábado, o ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou que a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) adote medidas imediatas para exigir que os eventos garantam segurança à saúde dos consumidores, incluindo acesso à água. Na rede social X, antigo Twitter, Dino mencionou denúncias de “vedação ou ausência de disponibilidade de água”, e lembrou que o Brasil enfrenta uma “imensa onda de calor”.

Na mesma plataforma, a empresa organizadora do show, a Tickets For Fun, lamentou a morte da estudante e disse que ela foi atendida por brigadistas imediatamente após passar mal. Já o prefeito do Rio, Eduardo Paes, informou que a prefeitura determinou antecipação da entrada ao estádio em uma hora, além do aumento de pontos de distribuição de água, e também no número de brigadistas e ambulâncias.

Taylor Swift se manifestou sobre o ocorrido no Instagram. Ela se disse “devastada” com o ocorrido e afirmou que esta seria a última coisa que ela pensaria quando decidiu trazer a turnê ao Brasil.

Adiamento - A cantora norte-americana Taylor Swift decidiu adiar o show que faria no Estádio Olímpico Nilton Santos, popularmente conhecido como Engenhão, na noite deste sábado (18), no Rio de Janeiro. A justificativa da cantora foi a “temperatura extrema” registrada na cidade. A decisão foi comunicada pela artista em sua conta no Instagram.

Taylor afirmou ter escrito o comunicado já no camarim, dentro do estádio. "Escrevo isso do meu camarim no estádio. A decisão tomada foi por adiar o show de hoje devido às temperaturas extremas no Rio. A segurança e bem-estar dos meus fãs, artistas e equipe devem ser e sempre deverão vir em primeiro lugar".

A cantora norte-americana emenda a declaração afirmando que a segurança e o bem-estar dos fãs, artistas e da equipe de apoio sempre estarão em primeiro lugar.

A empresa Ticket For Fun, organizadora da turnê The Eras, de Taylor Swift, confirmou, em seu site oficial que o show deste sábado foi reagendado para a próxima segunda-feira (20). O comunicado diz ainda que todos os ingressos para a apresentação de hoje permanecerão válidos para a nova data. A empresa acrescentou que mais informações sobre os ingressos e políticas desse show serão divulgadas, em breve, no site da turnê: www.taylorswifttheerastour.com.br.

A decisão da artista de adiar o show desta noite ocorre após a morte da estudante universitária brasileira Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, que começou a passar mal durante o show da cantora, na noite desta sexta-feira (17), no mesmo estádio. A causa da morte ainda é desconhecida.

Desde então, a morte de Ana Clara, que morava em Rondonópolis, no Mato Grosso, tem gerado comoção nas redes sociais e posicionamentos de autoridades sobre o caso que seguirá em investigação pela Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Agência Brasil

Bruxismo atinge cerca de 30% da população mundial, segundo Organização Mundial da Saúde

 

O bruxismo – problema que atinge cerca de 30% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) – leva a pessoa a apertar ou ranger os dentes de forma involuntária, constante e excessiva. Isso causa carga de pressão sobre os dentes e de tensão nos músculos da mastigação. Há pacientes que não apresentam qualquer sintoma, como explica o ortodontista Pedro Miranda – especialista em DTM (Disfunção Temporomandibular) e Dor Orofacial e integrante da Comissão de Odontologia do Sono do CRO-PE (Conselho Regional de Odontologia-PE). Porém, os que sentem, se queixam de dor de cabeça ao acordar, cansaço matinal, dores nas articulações da mandíbula, além de desgaste ou fraturas nos dentes.

Causas – O bruxismo pode ocorrer em qualquer hora do dia, mas é mais comum à noite (durante o sono), sendo conhecido como bruxismo noturno ou do sono. Geralmente, é causado por fatores como estresse ou ansiedade. Pode, ainda, estar relacionado a fatores genéticos ou respiratórios, como à apneia do sono. “O bruxismo do sono é mais acentuado em crianças, causando o desgaste dos dentes. Já os casos que o paciente tem dor são predominantes em adultos, com prevalência maior entre as mulheres”, explica o ortodontista Pedro Miranda.

O especialista em DTM esclarece que o bruxismo tem origem no Sistema Nervoso Central, com algumas alterações que acontecem durante o sono e que excitam o indivíduo a realizar alguns hábitos. “Quando exercidos de uma maneira mais frequente, com uma força maior, caracteriza o que é chamado bruxismo do sono. Isso desfaz antigas teorias que diziam que o bruxismo tinha a ver com problemas de oclusão dentária ou presenca de verminoses, em crianças”, desmistifica o profissional.

Diagnóstico e Tratamento – O bruxismo do sono não tem cura. Já o bruxismo de vigília – por ser um hábito – tem tratamento. O diagnóstico é feito por um médico ou dentista, que identifica a causa da condição e indica o paliativo (no caso do bruxismo do sono) ou tratamento (no caso do bruxismo de vigília). Para o bruxismo do sono, se costuma envolver a utilização de placa de bruxismo na hora de dormir. Essas servem para proteger os dentes dos danos provocados. Já o bruxismo de vigília pode ser removido por meio do tratamento liva, terapias de feedback e App como o “desencoste seus dentes”.

Os sintomas do bruxismo do sono também podem ser controlados, melhorando a qualidade de vida do paciente, com o auxílio de outras medidas. “Exercícios físicos, que melhoram a qualidade do sono (mais aprofundado, sem micro-despertares) podem auxiliar na atenuação dos sintomas. E, apesar de não haver uma relação direta, a terapia pode ajudar por atenuar o estresse que pode estar induzindo algum distúrbio do sono ou preocupação”, acrescenta o ortodontista.

Em contrapartida, o consumo em excesso de cafeína, álcool antes de dormir ou cigarro pode aumentar a frequência da condição. O refluxo – por diminuir o pH do esôfago e aumentar a atividade do músculo da mastigação – pode favorecer o hábito. Podem-se ser realizados treinamentos para se evitar esse tipo de hábito involuntário, durante o dia. “Essa é uma estratégia que usamos e obtém muito sucesso. Existem, inclusive, aplicativos que lembram o paciente, de tempos em tempos, para que ele não aperte os dentes. Quando não identificado e tratado, problemas que envolvam o funcionamento da articulação temporomandibular (ATM), que liga a mandíbula ao crânio, podem ser desenvolvidos, assim como dores de cabeça ao amanhecer, decorrentes do bruxismo do sono, e dores de cabeça durante o dia, principalmente no final da tarde, associada ao bruxismo de vigília”, finaliza o especialista.

Pedro Miranda é formado, há 27 anos, em Odontologia. É especialista em DTM (Disfunção Temporomandibular) e Dor Orofacial; Ortodontia (aparelho fixo, aparelho estético - porcelana e alinhadores - Invisalign); Professor de Ortodontia, DTM e Dor Orofacial, com experiência em Odontologia do Sono (Ronco e Apneia), além de Bruxismo. Faz parte da Comissão de Odontologia do Sono do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO - PE), junto com as profissionais Sandra Jordão, Ana Regina da Matta, Eleonora Burgos, Renata Grinfeld e Vânia Cristina.

Mostra casaART recebe FeiraPiri neste domingo (19.11)

 

Já providenciou os presentinhos de fim de ano? Uma ótima oportunidade é conferir as opções da FeiraPiri Por Aí, uma feira colaborativa, que neste domingo (19.11) estará na casaART, a primeira Mostra de Arte e Arquitetura do Agreste. Serão cerca de 15 artistas/artesãos que estarão presentes com velas, artigos de decoração, moda autoral e beleza, bijus e adereços, entre outros produtos. A feira vai ficar na área externa da casa, onde o acesso é gratuito, a partir das 16h.

A proposta da casaART é provocar um olhar diferenciado para a arquitetura e também promover encontros, network e negócios. “É consolidar marcas e estimular o mercado local, gerando desenvolvimento e renda. Mas, acima de tudo, é um lugar para se relacionar, trocar experiências e viver arquitetura”, explicou George Casé, diretor da Mostra. Casamento perfeito com a FeiraPiri Por Aí, que começou na loja colaborativa PapaPiri e agora vai até alguns pontos de Caruaru. “Essa aproximação com o público fora do nosso espaço é muito interessante e estar na Mostra casaART facilita ainda mais essa conexão com os profissionais arquitetos porque alguns produtos da loja já estão expostos em ambientes da casa. Essa ligação é extremamente importante entre o profissional que vai fazer a curadoria dele para colocar nos seus projetos para conseguir atingir o objetivo da obra”, afirma Morgana Monteiro, curadora da PapaPiri.

A casaART é uma Mostra de Arquitetura e Arte e traz 19 ambientes decorados. Cada ambiente presta homenagem a um artista pernambucano. Tem sala, jardim, cozinha, escritório, entre outros. Além de trazer o olhar de arquitetos da região, a mostra também tem proporcionado momentos de troca de experiências, com a realização de rodas de conversa com profissionais da área e de lazer com happy hour com atrações musicais.

Atrações – Além da FeiraPiri que acontece das 16h às 21h, a programação do domingo (19) na casaART conta com um bate-papo com o arquiteto Lúcio Omena e o artista plástico Carlos Melo sobre Design Brasileiro. Logo depois, tem poesia com Toninho Mendes, que vai apresentar “Toda poesia Salva Vidas, inclusive a minha!”. Já no sábado (18), a partir das 19h, tem show com Renata Torres e Morgana Bernardo.

A FeiraPiri e as atrações musicais acontecem na área externa da casaART e o acesso é gratuito. Para conhecer os espaços decorados e assistir o bate-papo com arquitetos, é preciso acessar a casa e os valores do ingresso são R$30, com a opção de ingresso social por R$ 20 (mais um pacote de leite) e meia entrada por R$15. Estudante de Arquitetura e Design pagam R$10 se apresentar comprovante de matrícula.

Serviço
Mostra casaART
Até 03.12.2023
Quarta a Sexta – 16h às 21h
Sábados – 14h às 22h
Domingos e Feriados – 15h às 21h
Ingrssos: R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia),
R$10 (estudantes de Arquitetura e Design em dias de Bate-papo)
Ingresso Social: R$ 20 mais um pacote de leite

Faculdade Integrada CETE (FIC) recebe o Selo Instituição Socialmente Responsável – da ABMES

 

A Faculdade Integrada CETE – FIC recebeu o Selo Instituição Socialmente Responsável, que certifica a participação da Instituição de Ensino Superior na 19ª Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular. O selo foi concedido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES. A certificação é válida até outubro de 2024, quando acontece um novo ciclo da campanha, realizada anualmente. A FIC tem sede em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco.

De acordo com a professora doutora Andreza Raquel, coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão da FIC, esta é uma das bandeiras da Faculdade. ”Esse selo é de extrema importância pois prova que a instituição está cumprindo seu papel social e só reforça nossa preocupação e empenho em levar nosso trabalho para além dos muros da instituição, garantindo que nossos estudantes tenham além de uma formação humanizada e de qualidade”.

A Faculdade Integrada CETE – FIC oferece os cursos de graduação em Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia, Psicologia e Direito. A Unidade de Ensino Superior funciona na BR-423, Bairro São José. Mais informações podem ser obtidas pelo número 87 9 9600-7779 (WhatsApp).

Sob o tema “Inovar e Evoluir”, Festival Arte na Usina – Safra 2023 anuncia programação de sua 9ª edição

 

Ponto de celebração e culminância das ações desenvolvidas pelo projeto Usina de Arte, com foco no desenvolvimento socioeconômico do distrito de Santa Terezinha, em Água Preta, o Festival Arte na Usina – Safra 2023 já tem data para movimentar a Mata Sul do Estado. Trazendo como tema central “Inovar e Evoluir”, a 9ª edição do evento acontece entre 7 e 10 de dezembro, com programação totalmente gratuita, shows, além de lançamento de livro, roda de leitura e performance.

Com apoio do Fórum de Desenvolvimento da Mata Sul, o evento tem o objetivo de impulsionar os negócios da região do segmento de serviços, como gastronomia, turismo e hotelaria. Na programação musical deste ano, sobem ao palco Marina Lima (com o show Nas Ondas da Marina), Almério e Martins, Céu (com o show Fênix do Amor), Filipe Catto (com o show Belezas são Coisas Acesas Por Dentro, com repertório de Gal Costa), DJ Pepe Jordão, Banda Fim de Feira (lançando o CD Forró da Liberdade), Marcelo Jeneci (com o show Caravana Sairé), O Conde do Brega, Dany Myler, Otto (com o show As Quatro Estações – Otto canta Reginaldo Rossi), Geraldinho Lins, Patricia Firmino, Wilson Monteiro e Forró do Loirão.

Além da visitação gratuita do Parque Artístico-Botânico da Usina de Arte ao longo do dia, à tarde, o festival oferece também uma programação diversificada. O Festival Arte na Usina tem patrocínio da Empetur, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, via Governo do Estado; e também conta com parceria do Sebrae. Além dos shows, a programação contempla atividades na biblioteca do equipamento e performance de Lívia Nestrovski e Fred Ferreira no Teatro Aberto Camilo Simões, que compõe a estrutura da Usina.

Hospedagens - Para hospedagens, o público conta com o modelo de hospedagem comunitária em que o visitante pode alugar a casa (ou quarto) de moradores da vila de Santa Terezinha. Atuam fazendo esse link a Hospedagem da Vila (81 98153.3763), Jeude Moraes (81 9122.9746) e Ritinha (81 98156.9990). Há ainda a Pousada do Eucalipto (81 99122.9746), Pousada Mandacaru Abacate (82 99341.5254) e também um amplo espaço para camping do Restaurante Jardim Botânico (81 99119.3259), que fica ao lado do Parque Artístico-Botânico da Usina de Arte.

Sobre a Usina de Arte - Instalado onde funcionou a Usina Santa Terezinha (maior produtora de álcool e açúcar do Brasil nos anos 1950), na cidade de Água Preta, Mata Sul de Pernambuco, o projeto Usina de Arte conecta arte, cultura e meio ambiente, a partir de um museu de arte contemporânea ao ar livre, dentro de um Parque Artístico Botânico. Nele, estão instaladas mais de 40 obras e instalações de nomes como Regina Silveira, Alfredo Jaar, Geórgia Kyriakakis, Saint Clair Cemin, José Spaniol, Claudia Jaguaribe, Matheus Rocha Pitta, Juliana Notari, José Rufino, Flávio Cerqueira, Bené Fonteles, Hugo França, Paulo Bruscky, Denise Milan, Marcelo Silveira, Liliane Dardot, Marcio Almeida, Frida Baranek, Artur Lescher, Carlos Vergara, Júlio Villani, Iole de Freitas e Vanderley Lopes.

Em meio a um trabalho de reflorestamento com plantas de mais de 1.000 espécies, em uma área de 40 hectares, o Parque Artístico Botânico é eixo central da iniciativa que irriga outras ações de desenvolvimento para a criação de estruturas para geração de renda e valor para a comunidade de 6 mil moradores no entono do projeto. São exemplos a recém-inaugurada Fab Lab Mata Sul - Usina de Arte, Escola de Música, Biblioteca e Centro de Conhecimento público com mais de 5 mil títulos com terminais de computadores conectados à internet, impressoras em 3D e cortadora a laser para projetos da comunidade, além de parceria com as unidades escolares no apoio de novas práticas pedagógicas.

O objetivo é estimular o turismo, e a consequente atividade econômica na região da Mata Sul de Pernambuco por meio do estímulo ao empreendedorismo na localidade, que viu nascer em seu entorno um total de dez restaurantes, pousada, pesque-e-pague, centro de artesanato, guias para passeios ecoturísticos, camping e a cultura de hospedagens domiciliares. “Essa guinada não seria possível sem o intenso envolvimento da comunidade, parte efetiva de todo o processo, e que, ao se sensibilizar com o potencial transformador da arte, tem contribuído sistematicamente com o projeto, desde a sua gestação até a atual condição de pilar de sustentação dele”, explica Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da Associação Socioambiental e Cultural Jacuípe, que gere a Usina de Arte.

O grupo reúne de 40 membros de segmentos plurais da comunidade da Usina Santa Terezinha, sendo viabilizado a partir do apoio de pessoas físicas e jurídicas.

Visitação - A cerca de 150km do Marco Zero do Recife, o Parque Artístico-Botânico da Usina de Arte é aberto à visitação do público, das 5h30 às 18h, e tem acesso gratuito. Saindo do Recife, os visitantes devem seguir pela BR 101 Sul, sentido Alagoas, até o centro da cidade de Xexéu. De lá, o público segue pela rodovia PE99, que começa em frente à Paróquia de São Sebastião, e leva até a Usina, situada no Km 10. Entre as opções de alimentação, estão os restaurantes Jardim Botânico, a Pizzaria Estação dos Sabores, Bodega de Alemão, Recanto Nordestino, Mandacaru Abacate, Ró Lanches, Pesque e Pague do Tio, Oxe Burguer e Restaurante Capim de Cheiro.

Programação:

7/12
16h Missa de Ação de Graças
19h Dj Pepe Jordão
20h Marcelo Jeneci
22h Almério e Martins
0h Céu – Fênix do Amor

8/12
16h30 Eco histórias da Amazônia
19h Dj Pepe Jordão
20h Patricia Firmino
22h Dany Myler
0h Conde Só Brega

9/12
17h Lívia Nestrovski e Fred Ferreira
19h30 Fim de Feira – Forró da Liberdade
21h30 Filipe Catto - Belezas são Coisas Acesas Por Dentro
23h30 Marina Lima – Nas Ondas da Marina
1h Otto – As Quatro Estações (Otto Canta Reginaldo Rossi)

10/12
16h30 Lançamento do livro “Desenrolada? Não. Competente!”
18h Dj Pepe Jordão
19h Wilson Monteiro
21h Forró do Loirão
23h Geraldinho Lins

Abertas as inscrições para II Simpósio de Psicanálise e Saúde Mental

 

A Associação Saber Psicanalítico (ASP) promove no dia 02 de dezembro de 2023, das 8h30 às 16h, no Teatro Difusora, em Caruaru, o “II Simpósio de Psicanálise e Saúde Mental: Clínica e Educação na contemporaneidade”. O evento é voltado para profissionais da Psicologia e da Psicanálise, estudantes destes dois campos, terapeutas e pessoas interessadas no tema.

Entre os palestrantes, a renomada Maria Homem (foto), psicóloga, psicanalista, escritora, doutora e mestra pela Universidade de Paris, na França. Amplamente reconhecida como uma das autoridades mais respeitadas no campo da Saúde Mental e em relação à temas importantes da atualidade. Ela possui mais de 290 mil seguidores no Youtube, com mais de 12 milhões de visualizações e no Instagram acumula mais de 413 mil seguidores. No simpósio, ela vai abordar sobre “Psicanálise na Contemporaneidade”.

Também haverá uma mesa redonda com os psicólogos Getúlio Amaral Jr; Rosália Andrade e João Neto, responsáveis pela formação de inúmeros profissionais do campo da Saúde Mental.

"Este será um dos maiores eventos de psicanálise de Pernambuco dos últimos anos. A presença da renomada palestrante, Maria Homem, será um marco na história da saúde mental no estado", disse o organizador do evento e presidente da Associação Saber Psicanálitico (ASP), Edson Almeida. As inscrições para o “II Simpósio de Psicanálise e Saúde Mental: Clínica e Educação na contemporaneidade” podem ser feitas através do link www.doity.com.br/simposioasp e custam R$ 280.

ASP - A Associação Saber Psicanalítico (ASP) é uma associação de psicanalistas e psicólogos, sem fins lucrativos, com sede na cidade de Caruaru e que busca ser um espaço de transmissão/formação e produção de uma Psicanálise ética, consistente, democrática e social. Para eles, a Psicanálise se faz no fortalecimento da teoria, da prática, das relações humanas e no diálogo amplo com os diversos campos do saber, especialmente da Saúde Mental, bem como das diversas instituições que se preocupam com o bem-estar social.

Ortopedia Regenerativa: saiba como os tratamentos não invasivos estão revolucionando a maneira de tratar lesões ortopédicas

 

A medicina regenerativa é uma área inovadora e promissora que visa transformar a evolução habitual das doenças e lesões, permitindo que o corpo humano se cure e regenere por si mesmo. Com foco na reparação e regeneração de tecidos danificados é uma abordagem que tem o potencial de melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes.

As células-tronco vêm sendo estudadas desde o fim do século passado devido à sua capacidade de recompor tecidos danificados, elas podem formar mais de 200 células diferentes do nosso corpo, habilidade que pode ser definitiva para o tratamento de uma série de doenças, dentre elas as ortopédicas, devido ao seu poder de regenerar a cartilagem articular degenerada, lesões em ligamentos e cicatrização. As doenças ortopédicas e lesões musculoesqueléticas – que englobam lesões em ossos, menisco, cartilagens, ligamentos e tendões – são bastante dolorosas aos pacientes, algumas delas possuem poucos tratamentos realmente eficazes, todavia, os estudos envolvendo as células-tronco têm se mostrado promissores nesses casos.

O principal foco da Medicina Regenerativa é regenerar articulações. “Nós realizamos o procedimento utilizando estímulos do próprio corpo, como os enxertos de medula óssea e de gordura do próprio paciente”, explica o médico ortopedista Daniel Soares (foto), que é coordenador da Medicina Regenerativa do Intensiva Day Hospital e membro titular da Sociedade Brasileira de Regeneração Tecidual (SBRET). O hospital localizado em Caruaru é o primeiro do interior de Pernambuco a dispor do serviço e executar diversos procedimentos nesta área, principalmente, em pacientes ortopédicos.

A Medicina Regenerativa oferece uma série de vantagens no tratamento tanto de atletas de alta performance quanto em qualquer indivíduo com problema articular, independente do grau da lesão. A técnica aumenta a cicatrização na região aplicada, diminuindo o tempo de recuperação e melhorando a qualidade tecidual da articulação lesionada. É importante ressaltar que, em alguns casos, a cirurgia ortopédica tradicional já não encontra recursos para resolver o problema do paciente, o que, em casos de atletas de alta performance, pode significar a aposentadoria precoce.

“Contamos com tecnologia avançada e protocolos de segurança rigorosos. Aqui todos os procedimentos são realizados por especialistas e, dependendo do caso, sob sedação supervisionada pela equipe de anestesistas”, disse o diretor-médico do Intensiva Day, Luciano Ferreira. O Intensiva Day Hospital funciona na avenida Adjar da Silva Casé, 800, no bairro Indianópolis, no primeiro andar do Caruaru Shopping, ao lado do Realiza Coworking. Outras informações: (81) 2011.4150.