quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Oportunidade única!!



Ontem foi o início do curso Gênero, Raça e Etnia para Jornalistas, promovido pela ONU Mulheres e pela Federação Nacional dos Jornalistas. O local foi a ONG SOS Corpo e tivemos como instrutora a jornalista baiana Cleidiane Ramos. Vale o registro pela aprendizagem e por receber novas ferramentas para fazer um Jornalismo mais cidadão. O curso termina hoje, com atividades práticas e tem como convidada, a coordenadora do escritório do Unicef no Recife, Jane Santos, que conversa com os alunos sobre o impacto do racismo para a infância.

Todos os detalhes vocês podem conferir no Blog do Curso






Apoio Cultural:



Jovem negro poderá ser prioridade do ProJovem, diz assessora do MEC

A assessora da Secretaria de Educação Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC) Misiara Cristina Oliveira afirmou nesta manhã que o ProJovem Urbano poderá priorizar o jovem negro.O programa, destinado aos jovens de 18 a 29 anos, combina a formação no ensino fundamental com iniciação profissional.

Atualmente, os critérios do ProJovem estão sendo revistos pelo MEC. A assessora participou de audiência pública na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, que acaba de ser encerrada.

De acordo com a assessora, a qualificação profissional, prevista no programa, também deverá ser aperfeiçoada. Misiara Oliveira considera essa uma das grandes fragilidades atuais do ProJovem. Além disso, segundo ela, está sendo discutida a ampliação do programa para municípios com 100 mil habitantes. Atualmente, o ProJovem prevê parcerias com prefeituras de municípios com mais de 200 mil habitantes.

Misiara Oliveira respondeu aos questionamentos do deputado Eudes Xavier (PT-CE), que solicitou a audiência. O parlamentar afirmou preocupar-se com a formação continuada dos educadores e educadoras; com o controle da frequência dos alunos e das tarefas feitas por eles; com a orientação profissional dada a elas no programa; e com a articulação do programa com estados e municípios.

“A formação dos educadores é estratégica e será garantida”, disse a assessora da Secadi. “Esse investimento em educadores é uma política do ministério”, completou. Misiara também garantiu que o controle da frequência será mantido.

Conforme os critérios atuais do programa, o aluno inserido no ProJovem Urbano recebe um auxílio mensal de R$ 100,00, que é pago mediante a entrega dos trabalhos escolares e frequência de 75% às aulas. Ela ressaltou ainda que principal desafio do ProJovem Urbano é garantir a elevação da escolaridade de jovens excluídos do processo educacional.

Lara Haje & Juliano Pires – Agência Câmara



Apoio Cultural:


Projeto sobre clonagem de animais será votado por três comissões

As comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA); de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ); e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) vão analisar e votar conjuntamente o projeto de lei que regulamenta as atividades de pesquisa, produção, importação, liberação no ambiente e comercialização de clones de mamíferos, exceto humanos, anfíbios, répteis e aves.

A decisão foi tomada nesta quinta-feira (18), com a aprovação de um requerimento do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), na reunião do colegiado.

Durante da discussão da proposta, Acir lembrou que o projeto de lei (PLS 23/2007) de autoria da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) já está tramitando há quatro anos no Senado e a definição sobre o assunto "está fazendo muita falta para a pecuária brasileira".

- A intenção é liberarmos este projeto o mais rápido possível para que possa ser votado também na Câmara e, assim, permitir à Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária] prosseguir nestes estudos - explicou Gurgacz.

Favorável ao requerimento, Ana Amélia (PP-RS) observou não ser possível que este projeto, de tamanha importância para a Embrapa e a pecuária brasileira, esteja tramitando há tanto tempo.- Temos que fazer todo esforço possível para atender esta demanda. É justo e necessário - afirmou a parlamentar pelo Rio Grande do Sul.

Aquisição de Alimentos - Na reunião dessa quinta, a CRA também aprovou a realização de uma audiência pública para discutir o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), bem como para esclarecer a recente decisão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de retirar a laranja da lista de prioridades da cadeia alimentar e produtiva.

Para debater o assunto, serão convidados o secretário de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Laudemir Muller; a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Maya Takagi; o diretor da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) Silvio Isopo Porto; os prefeitos de dois municípios de Sergipe: Anderson Fontes Farias, de Umbaúba, e José Valmir Monteiro, de Lagarto, além de um representante da Associação Sergipana de Produtores Rurais e outro da Associação dos Citricultores de Sergipe.

Valéria Castanho / Agência Senado


Apoio Cultural:



Estudantes fazem marcha para Brasília

Entre os dias 17 e 26 de agosto, a ANEL promove uma série de articulações pelo País que vai culminar na marcha do dia 24, na Capital Federal. A principal reivindicação dos Estudantes (contrários ao Plano Nacional de Educação do Governo Federal) é a defesa da aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a Educação. Para os estudantes, apenas com essa aplicação dos 10% do PIB pode acabar com analfabetismo, a evasão escolar, expandir as vagas das universidades públicas para a juventude ter acesso, com garantia de assistência estudantil, boas condições de trabalho para professores e funcionários. E pra isso, só com a ampliação imediata do investimento para 10% do PIB pra educação.

Estudantes interessados em participar da marcha podem mandar e-mail para anelonline@gmail.com




Apoio Cultural: