sábado, 30 de julho de 2011

Hospital Barão de Lucena na Semana da Amamentação









O hospital, localizado na Av. Caxangá, Zona Oeste do Recife, promove a Semana da Amamentação, entre os dias 01 e 05 de agosto, das 9h às 12h. Iniciativa louvável, porque o aleitamento materno traz benefícios para a mãe e o bebê. Dentre os benefícios, encontram-se a prevenção de hemorragia e consequente anemia materna, pois a sucção do bebê auxilia na contração uterina, o que também ajuda na diminuição do tamanho do abdômen da mãe. Por isso, pode-se estimular a amamentação mesmo logo após o nascimento do bebê, ainda na sala de parto.

Sem falar que dar de mamar é é extremamente prático e econômico, uma vez que o leite é produzido pelo próprio organismo, na temperatura correta, o que facilita a vida da mãe que não precisará esquentar mamadeiras, lavar utensílios de cozinha, entre outros. E o mais importante: o vínculo afetivo entre a mãe e o filho é muito estimulado e ainda fortalece o sistema imunológico do bebê, protegendo-o contra infecções respiratórias e intestinais, levando-o a ganhar peso, fato que o ajudará a crescer forte.

Serviço:

Semana da Amamentação
Data: 01 a 05 de Agosto de 2011
Hora: 9h às 12h
Local: Hospital Barão de Lucena,
Av. Caxangá, 3860, Iputinga



Apoio Cultural:




Twitter: Não contaram com a astúcia de um boato!

















Os fãs do Seriado Chaves tomaram um susto hoje (30). Espalhou-se pelo Twitter que a atriz Maria Antonieta de Las Nieves, a Chiquinha, teria morrido na Cidade do México aos 61 anos de idade. “La Chilindrina” como é conhecida na América Latina, está viva e se apresentando com seu circo na cidade de Lima, no Peru, até o próximo dia 15 de agosto. Podem até visitar o site dela. Me deparei com fãs no Twitter se lamentando com a “morte” da atriz até que fiz algo óbvio: fui ver a suposta notícia no Google e achei esta notícia. Vamos prestar mais atenção, gente!

Twitcam – Enquanto boatos mataram Chiquinha, o ator Chespirito, “Eterno Chaves” pela primeira vez participou de uma Twitcam na noite dessa sexta (29) onde foi assistido por milhares de seguidores . Eles mandaram mensagens do tipo “obrigado por alegrar minha infância”, “obrigado por seu talento”, etc. O ator está há menos de dois meses no Twitter (perfil: @ChespiritoRGB) e já alcançou mais de um milhão de seguidores.


Apoio Cultural:

Pernambuco sedia Festival do Folclore Mundial











De 12 a 19 de novembro de 2011, acontece no Centro de Convenções, o 32º Festival Internacional do Folclore 2011. Apresentações de grupos de danças folclóricas nacionais e internacionais, exposição de artesanato, oficinas, seminários, debates e cursos com entrada franca, todos os dias, das 9h as 23h. E eles estão abrindo espaço para grupos culturais que queiram participar através do e-mail cioffbrasil@maciel.med.br pedindo fotos, links de vídeo, release e contato do grupo. E nas conferências, haverá tradução simultânea para inglês, português e espanhol.

Até agora já foram confirmadas as presenças dos seguintes grupos folclóricos:

ÁFRICA DO SUL: GRUPO CULTURAL SINOMUSA DE TSOLO NO CABO ORIENTAL
MÉXICO: BALLET FOLKLORICO DE LA UNIVERSIDAD DE GUANAJUATO
PARAGUAY: GRUPO PARAGUAY ETE
POLÔNIA: SONG AND DANCE ENSEMBLE OF WARSAW UNIVERSITY OF TECHNOLOGY DE VARSOVIA.
SLOVENIA : DESETI BRAT DE LJUBLJANA


Apoio Cultural:

Alunos da Unicap têm programas exibidos na Rádio Folha FM














O Programa Folha Acadêmica, exibido aos domingos pela Rádio Folha FM aos domingos, 8h da manhã, está com uma programação de produções radiofônicas de alunos, professores e colaboradores da Universidade Católica de Pernambuco. Se você curte cultura e informação no rádio, fique atento às programações:

Agosto:

07/08 - Programa do Estudante
Convidado: Geraldinho Lins

14/08 - Programa do Estudante
Convidado: Almir Rouche

21/08 - Programa do Estudante
Convidado: Gudeco

28/08 - Vozes da África
Perfil das Mulheres Negras - 1ª Parte


Setembro:

04/09 - Vozes da África
Perfil das Mulheres Negras - 2ª Parte

11/09 - Vozes da África
Políticas Públicas - 1ª Parte

18/09 - Vozes da África
Políticas Públicas - 2ª Parte

25/09 - Vozes da África
Domésticas - 1ª e 2ª Partes

Outubro:

02/10 - Vozes da África
Domésticas - 3ª Parte

09/10 - Vozes da África
Quilombolas - 1ª Parte

16/10 - Vozes da África
Quilombolas - 2ª Parte

23/10 - Vozes da África
Terreiros - 1ª e 2ª Partes

30/10 - Vozes da África
Terreiros - 3ª Parte

Novembro:

06/11 - Vozes da África
Mulheres Negras nas Lutas - 1ª Parte

13/11 - Vozes da África
Mulheres Negras nas lutas - 2ª Parte






Apoio Cultural:

Patinete ecológica poderá ser usada como meio de transporte

















Rio de Janeiro - O iPat é um produto que anda em qualquer superfície, capaz de vencer pequenos obstáculos e ainda é dobrável. A combinação é resultado do empenho de Jarbas Braga Neto, administrador de empresas por profissão e inventor por curiosidade.

A ideia surgiu quando o carro foi para o conserto e ele teve que enfrentar uma ladeira íngreme de paralelepípedo para sair de casa em Petrópolis, região serrana fluminense, e pensou que “seria divertido” fazer o percurso de skate ou patinete.


Como nenhum deles funciona em terreno irregular, começou a desenvolver a ideia se valendo do conhecimento de mecânica, que aprendeu na prática de tanto montar e desmontar motores na adolescência, período em que foi piloto de kart.

Na avaliação do inventor, o produto reúne as melhores características desses modelos de transporte. Para circular em qualquer terreno, o projeto prevê o uso de rodas de bicicleta, sendo que a traseira será recoberta de um material leve como fibra de vidro ou de carbono.

E o detalhe é que, além de garantir maior estabilidade por oferecer apoio para os joelhos e coxas do usuário, prevê espaço para ser usado como um porta-luvas e também serve como para-lama. Puxando uma pequena alça, ele se dobra e pode ser transportado facilmente. O peso está calculado entre 6 kg e 8,5 kg.

“Trabalhar de bicicleta, por exemplo, é quase impossível porque é difícil guardá-la. O que proponho é um meio de transporte prático e que pode ser guardado embaixo de uma mesa de escritório”, reforça.

O projeto conta com apoio dos programas Bônus Design e Bônus Propriedade Intelectual (Bônus PI) do Sebrae no Rio de Janeiro, em parceria com o Centro Design Rio e Rede de Tecnologia e Inovação fluminense (Redetec). O pedido de registro do iPat já está em andamento e o primeiro protótipo deve ficar pronto até o final de 2011.


“A combinação de todas estas peças em um mesmo produto é inédita. Fiz uma pesquisa por minha conta na internet e, para confirmar, contratei o serviço de profissional especializado em patentes. O resultado foi o mesmo: não existe nada parecido no mundo.

Acho que o iPat pode agradar ao público jovem e infantil e ainda tem um forte apelo ecológico porque não é poluente. Já temos o projeto em desenvolvimento do modelo com motor elétrico, o que vai ampliar a gama de usuários”, afirma Braga.

Agência Sebrae



Apoio Cultural:

Peles descartadas por frigoríficos viram artigos de moda
















O que poderia ir para o lixo (ou até mesmo jogada nos rios) acaba virando artigos fashions, como bolsas, sapatos e cintos. Couros de coelhos, peixes e gados abatidos para o consumo alimentício são aproveitados pela fábrica gaúcha Péltica. A indústria não usa o couro de animais silvestres como cobras e jacarés. Atualmente, são produzidas 3 mil peças por mês e o objetivo é produzir até 20 mil peças mensalmente.


Apoio Cultural:

Apelo do Grupo Viva Rachid para os Gestores Públicos


Solicito resposta a respeito do edital do Plano de Ação e Meta que tem como objetivo apoiar Projetos Sociais e beneficiar a clientela assistida pelo Movimento Social,através das ONG´S que atuam nas áreas de prevenção e assistência as pessoas vivendo e convivendo com HIV/AIDS. Depois de uma longa espera e de já ter gasto todo valor da contra-partida financeira desta Instituição,espero ainda resposta positiva para evitar o risco do fechamento de mais uma ONG,entre tantas outras que passam pela mesma dificuldade .Espero a compreensão da importância da nossa capacidade de atuação por ser reconhecida pelo Ministério da Saúde como referência Nacional no trabalho que desenvolvido desde 1997. Esperamos continuar dando a nossa valiosa contribuição a está sociedade que entre uma mudança e outra de Gestão,vem sofrendo a morosidade da adaptação na continuidade das ações já previstas pelos direitos adquiridos através das conquistas realizada pela luta de tantas pessoas que continuam fazendo parte deste movimento e de outras que hoje estão inseridas nas Gestões dos Governos,Municipais,Estaduais e Federais,além das que embora tenham contribuído bastante , porém, não está mais entre nós. Em respeito a democracia e as pessoas que ainda precisam dos nossos serviços,me coloco caso seja necessário a disposição para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,

Alaíde Elias.
Fundadora do Grupo Viva Rachid