quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Paulista inicia aplicação da terceira dose da Covid para crianças de 5 a 11 anos

No município do Paulista, crianças de 5 a 11 anos de idade poderão tomar a terceira dose contra a Covid-19, a partir desta sexta-feira (06/12), nas unidades de saúde e no polo infantil localizado no Paulista North Way Shopping, no Centro. A medida se dá após a divulgação da Nota Técnica do Ministério da Saúde Nº 406/2022-CGPNI/DEIDT/SVS/MS. 

Conforme a nota, a vacinação para crianças de 5 a 11 anos de idade deve acontecer dentro do intervalo especificado para imunizantes da Pfizer e Coronavac. Para a vacina Pfizer, é preciso um intervalo de oito semanas entre a primeira (D1) e a segunda (D2) dose. Já para a segunda dose da Coronavac, só é possível após quatro semanas depois da D1. Em relação à dose de reforço D3, o Ministério da Saúde autoriza a aplicação a partir de 4 meses após a D2 dos dois tipos de imunizantes para essa faixa etária. 

Para esta sexta, a vacinação obedece o cronograma estabelecido pela Secretaria de Saúde do Paulista, e deverá acontecer nos seguintes postos de saúde: USF Jardim Paulista Baixo III, Na Rua 101, nº 25 , em Jardim Paulista Baixo; USF Fragoso I, na 4ª Travessa Agamenon Magalhães, em Sítio Fragoso; USF Prazeres I e II, na Avenida A, n° 138 A, em Maranguape II; USF Marcelo Dias, na Avenida Procurador Pedro Jorge, SN, no Janga; e USF Nossa Senhora Aparecida, Na Rua Altinho, nº 60, no Janga.

Documentação:

Para poder se vacinar no polo fixo do Paulista North Way Shopping ou em um dos postos de Saúde da cidade do Paulista, é preciso apresentar a documentação exigida, como: Certidão de Nascimento ou RG da criança, RG do responsável, comprovante de residência e o cartão de vacinação da Covid-19 com doses anteriores registradas. 

Para saber dia e local onde a vacina está sendo aplicada, confira a lista no link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/1SFzNizaLSQzG39tgt6ZCOsOmQgWCd9p2/view

Pio Guerra participa de posse do secretário Aloisio Ferraz

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra, esteve presente nesta quarta (4), na cerimônia de posse do secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Aloisio Ferraz.

Na ocasião, Pio Guerra fez um pronunciamento enaltecendo a experiência do novo secretário "Aloisio sempre atuou, com competência, nas funções públicas que exerceu. Terá, mais uma vez, a oportunidade de trabalhar com um setor que tanto conhece”, afirmou.

O presidente da Faepe também falou sobre a importância da agricultura para a economia. "Crescemos 6% em 2022, acima da inflação que foi de 5%, tivemos a segunda cesta básica mais barata do país", ressaltou.  

Imprensa FAEPE

Queima da Lapinha encerra festejos natalinos nesta sexta-feira

O Recife encerra a programação do Natal dos Encontros, nesta sexta-feira (6), celebrando a tradicional Queima da Lapinha, liturgia da cultura popular que abre alas para os preparativos e festejos de Momo na cidade. O evento vai reunir, a partir das 17h30, 12 pastoris, além de três orquestras, bloco lírico, grupos de dança e passistas para consagrar ao fogo os desejos e expectativas para o novo ano, que chega devolvendo o Carnaval ao Recife, após dois anos de saudade.

A concentração será a partir das 17h30, no Pátio do Livramento. De lá, pastoras, Dianas, borboletas, brincantes e orquestras saem em cortejo pela Duque de Caxias, Praça do Diário e Dantas Barreto, até alcançar o Pátio de São Pedro, onde a Lapinha será queimada.

Trazida pelos jesuítas nos idos do século XIX, a tradição tem seu simbolismo relacionado à manjedoura onde nasceu o Menino Jesus e ao dia em que ele foi visitado pelos três reis magos. Feita de folhagens secas e incensos, a Lapinha é queimada para consagrar ao fogo as esperanças, desejos e auspícios para o ano que se inicia. Antes da queima, o público é convidado a escrever seus votos e pedidos em pequenos pedacinhos de papel, que são colocados na Lapinha para serem espalhados pelo fogo no vento dos novos tempos que todo janeiro inaugura.

Participarão da celebração os pastoris Lindas Ciganas, Luz do Amanhecer, Angel, Tia Marisa, Estrela Brilhante, Vovó Alzira, Viver a Vida 3ª Idade, Estrela do Mar, Estrela Dourada, Campinas Alegres, Estrelas do Recife e Menino Jesus Vovó Bibia, além das orquestras Mendes e sua Orquestra, 19 de Fevereiro e Orquestra Brasileira do Recife e do grupo Inclusão Cia de Dança. Abrindo alas para o Carnaval, dois patrimônios vivos do Recife, o Bloco Pierrot de São José e Zenaide Bezerra, com suas passistas, também irão participar da festa, no Pátio de São Pedro, convidando o Recife a se preparar para a próxima e mais aguardada celebração do calendário cultural da cidade.

Natal dos Encontros - Com atividades de 15 de dezembro a 6 de janeiro, a programação do ciclo natalino, preparada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, foi descentralizada, distribuindo tradições como pastoril, boi de Natal, reisado e guerreiro, cavalo marinho e ciranda por toda a cidade: no Pátio de São Pedro, Avenida Rio Branco, parques Dona Lindu e Macaxeira e no Segundo Jardim.

Por meio do projeto Jornadas para Celebrar, o ciclo também levou a festa e a força ancestral da cultura popular para as seis RPAs da cidade, com atividades no Sítio Trindade, Cordeiro, San Martin, UR-3, Ibura, Santo Amaro e Beberibe. Foram, ao todo, mais de 80 atrações, que tomaram conta de praças, parques e ruas, num variado desfile de agremiações e folguedos natalinos, que encontraram e encantaram públicos de todas as idades.

A decoração foi um espetáculo à parte. O projeto executado pela Prefeitura do Recife espalhou luzes e cores por vários pontos da cidade: na Agamenon Magalhães, na Avenida Boa Viagem (Primeiro, Segundo e Terceiro jardins), na Rua do Bom Jesus e na Avenida Rio Branco, no Pátio de São Pedro e nos parques da Jaqueira, Dona Lindu e Macaxeira, além da Praça do Entroncamento. Ao todo, foram instaladas seis árvores de Natal, com cerca de 17 metros, além da árvore principal, na Agamenon, com 35 metros de altura, 9,9 mil metros de cordão luminoso e 80 refletores na parte interna. Em relação à decoração de 2021, o projeto mais que triplicou o volume total de elementos decorativos, contando com 1,8 milhões de luzes em 181 mil metros de cordões e mangueiras de luz, 2,3 mil refletores e 711 elementos decorativos espalhados pela cidade, como sinos, velas, estrelas e anjos. A decoração começa a ser desmontada neste sábado (7).

 

Programação Natal dos Encontros

Dia 6

Queima da Lapinha

A partir das 17h - Concentração no Pátio do Livramento, de onde pastoras e orquestras partem em cortejo pela Duque de Caxias, Praça do Diário e Dantas Barreto, até alcançar o Pátio de São Pedro, onde a Lapinha será queimada. Participarão da liturgia os pastoris Lindas Ciganas, Luz do Amanhecer, Angel, Tia Marisa, Estrela Brilhante, Vovó Alzira, Viver a Vida 3ª Idade, Estrela do Mar, Estrela Dourada, Campinas Alegres, Estrelas do Recife e Menino Jesus Vovó Bibia, além das orquestras Mendes e sua Orquestra, 19 de Fevereiro e Orquestra Brasileira do Recife e do grupo Inclusão Cia de Dança. Abrindo alas para o Carnaval, os patrimônios vivos do Recife Bloco Pierrot de São José e Zenaide Bezerra se apresentam no Pátio de São Pedro.

Imprensa Recife 

Artesãos do Prodarte na 20ª Fenahall

O visitante que passar pelo estande 166 da Fenahall, a partir desta sexta-feira (6), vai se encantar com bonecas de pano, camisas pintadas com imagens de elementos da fauna e flora nordestina, bijuterias em vários tipos de materiais, louças pintadas e muitas outras opções. O estande contará com 10 artesãos e marca a presença da Prefeitura do Recife no evento por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Artesanato do Recife (Prodarte).

Esta é a 20ª edição do evento, que reúne expositores de diversas partes do Brasil e do mundo no Classic Hall, em Olinda.
Este ano, os organizadores preveem um público de mais de 120 mil pessoas que poderão conferir as exposições, muito artesanato, ala gastronômica e oficinas. A expectativa é de que nos nove dias a Fenahall movimente mais de R$ 3 milhões em vendas.

“O Prodarte existe há mais de 30 anos, fomentando a produção artística e artesanal na cidade. Faz parte das nossas ações incentivar os artesãos a ocuparem espaços de fomento, como a Fenahall”, explica a secretária de Trabalho e Qualificação Profissional da Prefeitura, Adynara Gonçalves.

Filipe Arruda, artesão do Prodarte, realiza pintura a mão em camisas e tem grande expectativa. “Essa é minha primeira vez num evento desse tipo, estou muito ansioso para expor o meu trabalho, que é inspirado na cultura e cotidiano recifense, na fauna e flora do Nordeste e do Brasil, sempre com um foco na preservação da natureza”, explica o artista.

Também participam do estande do Prodarte as artesãs Inês Barbosa, que produz bonecas de panos inspiradas em personagens do folclore e cultura brasileira, e Raquel Barros, que retorna à feira com seus trabalhos em bijuterias e acessórios inspirados na cultura afro-brasileira.

Prodarte - O Programa tem como objetivo fomentar o artesanato no Recife, reforçando a importância da atividade enquanto um traço da identidade cultural da cidade. Os artesãos associados encontram no programa orientação e apoio à produção artesanal, facilitação no acesso a cursos de capacitação e qualificação e auxílio para a participação em feiras e eventos como: Fenearte, Fenahall, Feira Recife Antigo na Rua, entre outras. Além disso, os artesãos participam de feiras permanentes em vários pontos da cidade, como a Feira Capibaribe, que acontece de segunda a sexta no hall da Prefeitura do Recife.

Imprensa Recife 

SESI Truck leva educação e diversão para todo o Estado

Com o objetivo de proporcionar uma experiência imersiva, lúdica e divertida em um mundo de informação e conhecimento, o SESI Truck, ação do Serviço Social da Indústria de Pernambuco, irá circular, até o dia 1º de fevereiro, por todas as cidades de Pernambuco onde tem unidades escolares, mostrando as principais atividades oferecidas pela instituição. Durante a ação, será possível ter uma amostra de como as escolas transformam informações e conhecimento por meio de atividades que acontecem na área interna do truck, como jogos, experiências no laboratório de ciências e atrações em diversas áreas do conhecimento, como a Robótica.

 

Confira abaixo o itinerário do SESI Truck:

 

06/01 – Cabo de Santo Agostinho – Shopping Costa Dourada – 10h às 17h

 

10 e 11/01 – Belo Jardim (em frente à unidade SESI – Rua Coronel Antônio Marinho, 120) – 13h às 19h

 

14/01 – Araripina – Em frente à Igreja Matriz, Centro – 8h às 14h

 

16/01 – Araripina – Praça Dr. Pedro – 10h às 18h

 

19/01 – Petrolina – Parque Josepha Coelho – 16h às 21h

 

20/01 – Petrolina – Praça Porta do Rio (orla) –16h às 21h

 

23/01 – Caruaru – 14h às 18h

 

24/01 – Camaragibe – Praça Maria Amazonas – 14h às 18h

 

25 e 26/01 – Moreno – Avenida Dr. Sofronio Portela (Centro) – 9h às 15h

 

27 e 28/01 – Paulista – Paulista North Way – 10h às 20h

 

29/01 – Paulista – Paulista North Way – 12h às 20h

 

31/01 e 01/02 – Goiana – Praça da Bandeira – 9h às 18h

 Imprensa FIEPE


Sicredi Recife: 30 anos promovendo o cooperativismo de crédito para os pernambucanos


No ano de 2023, a Cooperativa Sicredi Recife completará 30 anos, fomentando o crescimento da economia local, oferecendo soluções financeiras com credibilidade no mercado econômico, atendimento humanizado e transparência para seus associados e comunidade onde atua. Como parte ativa do Sistema Sicredi, que hoje se faz presente em todos os estados brasileiros e conta com 120 anos de comprometimento com o crescimento de seus associados, a Sicredi Recife chega a marca de 30 anos de história, com um total de 8 agências distribuídas na Região Metropolitana do Recife e Zonas da Mata Norte e Sul, nos municípios de Recife, Olinda, Paulista, Vitória de Santo Antão e Goiana. “Atingimos a marca de 18 mil associados que contam com mais de 300 soluções financeiras. Com a solidez de uma empresa comprometida e parceira da sociedade, atuamos em diferentes áreas de Pernambuco, oferecendo saúde financeira e promovendo sustentabilidade para nossa população, associados, parceiros e colaboradores.”- afirma Floriano Quintas, presidente da Sicredi Recife. 

Nos últimos anos, frente a momentos desafiadores para a economia mundial, a Sicredi Recife conseguiu atingir suas metas institucionais e crescer em capital financeiro. “Em 2021, nossas operações de crédito alcançaram um crescimento de 48,7% em comparação a 2020 e, com a confiança cada vez mais firme dos nossos associados, obtivemos um aumento expressivo na procura de soluções como o Financiamento de Energia Solar, destaque que atingiu um progresso de mais de 200% entre 2020 e 2021.” - comenta Floriano Quintas.  

O comprometimento com o Meio Ambiente também se tornou alvo de destaque para o associado. No último ano, a Sicredi Recife implementou o Comitê de Sustentabilidade, cujo objetivo é estimular ações voltadas para o gerenciamento do negócio com o foco no impacto positivo, econômico, social e ambiental - gerando valores para os associados, colaboradores e comunidades. Entre essas ações, destaca-se a neutralização de 100% dos Gases do Efeito Estufa (GEE) em todas as agências por meio do Projeto Buenos Aires, que substituiu a lenha nativa como combustível por biomassa renovável em uma fábrica de cerâmicas localizada na cidade de mesmo nome na Zona da Mata pernambucana.

Credibilidade - A Sicredi Recife vai além das ações ambientais e de cunho social. Ano após ano, a cooperativa se reafirma no mercado financeiro como expoente de solidez. Em recente publicação, a Moody’s Local, agência de classificação de risco que presta pela integridade, transparência e consistência na atribuição de ratings de crédito, elevou a nota do Sistema Sicredi de AA+ para AAA, classificando o sistema como um dos perfis de crédito mais seguros e menos arriscados avaliados pela agência, refletindo assim o crescimento e aumento da diversificação das suas operações nos últimos anos e apresentando baixo risco. 

Em 2022, o Sistema Sicredi também foi destaque entre as melhores instituições financeiras do Brasil e do Mundo em diversos rankings importantes do mercado financeiro, tais como o 100 Open Startups, onde figurou pelo quarto ano consecutivo como líder de mercado em Open Innovation, se classificando para o TOP Open Corps 2022. Recebeu também a nota 15,9 em avaliação da Morningstar Sustainalytics, sendo considerada uma empresa de “Risco Baixo” de sofrer impactos financeiros oriundos de fatores ESG. “Com essa chancela, o Sistema Sicredi figura agora entre os 20 melhores “Bancos Diversificados” – dos 400 avaliados globalmente pela classificadora de risco ESG. No Anuário Valor 1000, organizado pelo Valor Econômico, a instituição conquistou a 8ª posição na categoria “100 Maiores Bancos”. - comenta o presidente. 

No mesmo anuário, o Sicredi também figurou em 4º lugar como o Mais Rentável sobre o Patrimônio entre os 20 maiores bancos, em 6º como Maior em Depósitos Totais e na 7ª posição como Maior em Operações de Crédito. Também ocupou o 8º lugar nas categorias de Maior em Patrimônio Líquido, Maior em Receita de Intermediação, Maior com Melhores Resultados Operacionais sem Equivalência Patrimonial e Maior em Lucro Líquido. “O sistema Sicredi e a Sicredi Recife, ano após ano, veem se firmando cada vez mais no mercado financeiro como uma empresa justa, de confiança, e segura para se investir. Chegamos aos 30 anos de história com a credibilidade e segurança de uma instituição financeira séria e comprometida com os nossos associados, colaboradores, com a comunidade pernambucana e o nosso meio ambiente.” - finaliza Floriano Quintas.

Sobre a Sicredi Recife

A Sicredi Recife está chegando aos 30 anos de fundação em Pernambuco com mais de 18 mil associados e mais de 90 colaboradores. A instituição tem área de atuação na Região Metropolitana do Recife e Zonas da Mata Norte e Sul, com uma rede de atendimento de 8 agências nas cidades de Recife, Olinda, Paulista, Vitória de Santo Antão e Goiana. A instituição financeira cooperativa atua com credibilidade e solidez, integrando o Sistema Sicredi. 

 

Sobre o Sicredi

O Sistema Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com presença nacional que possui mais de 120 anos de comprometimento com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 6 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.400 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.

Bloco Alafia volta às ladeiras de Olinda com baque centenário do Estrela Brilhante de Igarassu

Após o longo hiato imposto pela pandemia do novo coronavírus, o bloco de percussão Alafia já está pronto para encher as ladeiras do Sítio Histórico de Olinda com o tradicional baque virado vindo de outro Sìtio Histórico, o de Igarassu. O grupo desfila pelas ladeiras o batuque centenário da Nação Estrela Brilhante de Igarassu, Patrimônio Vivo de Pernambuco e a mais antiga em atividade do Estado com 198 anos de história. A brincadeira é aberta a todos os foliões interessados em participar, com ensaios todas as quartas, a partir das 19h30, no Mercado da Ribeira (Olinda). Já o desfile oficial do bloco acontecerá no último domingo de prévias, 12/02, com saída da Travessa de São Francisco, no Carmo.  


O Alafia nasceu em 2016 após inúmeros pedidos de amigos e apreciadores da nação Estrela Brilhante de Igarassu que desejavam ver criado um "bloco do Estrela" no qual pudessem brincar durante a folia de Momo junto a seus integrantes. Sobretudo as batuqueiras mulheres que, por tradição, não tocam na bateria da nação. "Muitas pessoas de fora - São Paulo, Rio, Minas, Porto Alegre, Paraíba, Fortaleza, de todo canto do mundo - vêm para brincar o Carnaval e eles queriam ter a oportunidade de tocar o baque de Igarassu com a gente aqui em Pernambuco", explica Gilmar Santana, mestre e presidente do Estrela Brilhante. A estreia do bloco aconteceu no Carnaval de 2017, arrastando inúmeros foliões e batuqueiros pelas ladeiras históricas de Olinda, ao som das tradicionais toadas do maracatu de Igarassu. 


Em 2023, após uma parada de dois anos, em virtude da pandemia, o Alafia celebra seu sétimo ano retornando às ruas com muito prazer e alegria. Sendo assim, o bloco convida os amantes do maracatu de baque virado para seus ensaios que acontecem no Mercado da Ribeira, todas as quartas-feiras, a partir das 19h30. O objetivo das oficinas é ensinar aos visitantes o tradicional e centenário baque da nação Estrela Brilhante de Igarassu, o chamado 'treme terra', e todos podem participar, basta ‘chegar junto’. Aqueles que já possuem instrumento de maracatu podem levá-lo consigo.


A atividade é gratuita mas, para sair no cortejo de Carnaval será preciso adquirir uma camisa com valor simbólico de R$ 40. As vendas ocorrerão nos próprios ensaios. Esta é uma ação que visa propagar a cultura do maracatu de baque virado através da vivência de brincantes de uma nação centenária, Patrimônio Cultural do Estado, além de promover uma grande integração entre foliões dos mais diversos lugares do país e do mundo. 


Nação Estrela Brilhante de Igarassu


Com 198 anos de história, a Nação Estrela Brilhante de Igarassu - Patrimônio Vivo de Pernambuco - é uma das mais importantes nações de maracatu do Estado e a mais antiga em atividade. Comandado pelo Mestre Gilmar Santana, filho da rainha e matriarca do grupo D. Olga Santana (falecida em 2013), o Estrela mantém um sólido trabalho de preservação, manutenção e continuidade de uma tradição secular. Além de participar ativamente do Carnaval pernambucano, com apresentações em Igarassu, Olinda e no Recife, a nação também costuma circular por festivais do Brasil e Europa, durante todo o ano, realizando apresentações e oficinas que espalham o baque 'treme terra' ao redor do mundo. Hoje, é possível encontrar grupos que se inspiram no Estrela de Igarassu em lugares como Manaus, Curitiba, São Paulo, Inglaterra e até no Japão. 


SERVIÇO


Ensaios do Bloco Alafia


Todas as quartas até a semana pré-Carnaval - a partir das 19h30


Mercado da Ribeira - Sítio Histórico de Olinda


Gratuito


Desfile oficial


Domingo - 12/02


Saída da Travessa de São Francisco, Carmo - Horário a definir


R$ 40 (para quem quiser adquirir a camisa oficial do bloco)


Domingo é dia da celebração religiosa das Águas de Oxalá

Domingo (8), em Olinda, é dia da tradicional cerimônia das Águas de Oxalá, que completa 40 anos de celebração religiosa. O evento, que tem como tema “O caminho para paz começa dentro de nós”, reverencia os ancestrais e pede proteção para o período carnavalesco. A concentração será às 14h, no largo da Igreja do Bonfim, na Rua do Bonfim, onde acontece a lavagem simbólica da escadaria da igreja. Reúne adeptos de crenças de Matriz Africana, foliões e turistas que vêm até ao Sítio Histórico da cidade para assistir aos ensaios carnavalescos e apresentações culturais. 


A celebração conta com o apoio da Prefeitura de Olinda, que montou um esquema de controle de acesso de veículos em cinco pontos do Sítio Histórico: Igreja da Sé, Ladeira da Misericórdia, Rua 27 de Janeiro, Avenida Liberdade com Rua do Bonfim e outro na Praça Dantas Barreto. Além disso, batedores da Secretaria de Mobilidade Urbana da cidade vão acompanhar o tradicional cortejo que sairá às 16h30, da Rua do Bonfim. De lá, segue pela Rua da Misericórdia, Quatro Cantos, Rua do Amparo, Largo do Guadalupe, Rua Severino José Ramalho, Avenida Joaquim Nabuco, Avenida Pan Nordestina, Rua Carmela Dutra, Maria Candido Correia, Rua São Paulo, chegando até o Terreiro Roça de Oxum Opará, na Vila Popular. 


A Secretaria Executiva de Controle Urbano de Olinda, com apoio da Guarda Municipal, vai ordenar os ambulantes nas áreas de maior concentração de pessoas. Os eventos dos fins de semana na área histórica são coordenados pela Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo do município.  


As Águas de Oxalá foram idealizadas pelo babalorixá Raminho de Oxossi, que é Patrimônio Vivo de Pernambuco. A festa religiosa tem como enfoque o louvor ao orixá Oxalá, criador da terra e dos homens, na tradição de matriz africana. A expectativa é que participem sacerdotes de vários terreiros e outras casas de candomblés de Pernambuco e também de estados vizinhos.

Imprensa Olinda 

Odilon Wagner e Claudio Fontana em: A Última Sessão de Freud

Quem perdeu o espetáculo A Última Sessão de Freud, tem nova chance de assistir à bem-sucedida montagem dirigida por Elias Andreato para o texto do premiado autor americano Mark St. Germain. Isso porque a peça, que já foi vista por mais de 35 mil pessoas, volta em cartaz no Teatro Bravos entre os dias 20 de janeiro e 30 de abril de 2023, com apresentações às sextas e aos sábados, às 20h, e aos domingos, às 19h.

Sucesso de público e crítica, o espetáculo já fez turnê pelas cidades de Curitiba, Belo Horizonte, Recife, João Pessoa, Ribeirão Preto, São José dos Campos e Campos do Jordão, sempre com casa cheia. 

*

A trama apresenta um encontro fictício entre Sigmund Freud (Odilon Wagner - indicado ao Prêmio APCA 2022 por este papel) o pai da psicanálise, e o escritor, poeta e crítico literário C.S.Lewis (Claudio Fontana), dois intelectuais que influenciaram o pensamento científico filosófico da sociedade do século 20.

Durante esse diálogo, Sigmund Freud, crítico implacável da crença religiosa, e C.S. Lewis, renomado professor de Oxford, crítico literário, ex-ateu e influente defensor da fé baseada na razão, debatem, de forma apaixonada, o dilema entre ateísmo e crença em Deus. O texto de Mark St. Germain é baseado no livro Deus em Questão, escrito pelo Dr. Armand M.Nicholi Jr. - professor clínico de psiquiatria da Harvard Medical School. Freud quer entender por que um ex-ateu, um brilhante intelectual como C.S. Lewis, pode, segundo suas palavras, abandonar a verdade por uma mentira insidiosa” - tornando-se um cristão convicto.

No gabinete de Freud, na Inglaterra, eles conversam sobre a existência de Deus, mas o embate verbal se expande por assuntos como o sentido da vida, natureza humana, sexo, morte e as relações humanas, resultando em um espetáculo que se conecta profundamente com o espectador através de ferramentas como o humor, a sagacidade e o resgate da escuta como ponto de partida para uma boa conversa. O sarcasmo e ironia rondam toda essa discussão. As ideias contundentes ali propostas nos confundem, por mais ateus ou crentes que sejamos.

O cenário assinado por Fábio Namatame reproduz o consultório onde Freud desenvolvia sua psicanálise e seus estudos. Ele estava exilado na Inglaterra depois de ter fugido da perseguição nazista na Áustria, em plena segunda guerra mundial, no ano de 1939. 

Em uma entrevista sobre o espetáculo, o autor comenta: “A peça mostra um embate de ideias. Isso é uma armadilha, e eu não queria que o espetáculo se transformasse em um debate. Por isso, pelo bem da ação dramática, situei o encontro entre Freud e Lewis no dia em que a Inglaterra ingressou na Segunda Guerra Mundial. Então, são dois homens no limite, sabendo que Hitler poderia bombardear Londres a qualquer minuto”. 

O diretor Elias Andreato optou por uma encenação que valorize a palavra, construindo as cenas de modo que o texto seja o protagonista e as ideias estejam à frente de qualquer linguagem.

“O Teatro é uma forma de arte onde os atores apresentam uma determinada história que desperta na plateia sentimentos variados. É isso o que me interessa: despertar sentimentos e acreditar na força de se contar uma história. É muito prazeroso brincar de ser outro e viver a vida dessa pessoa em um cenário realista, com figurino de época, jogando com ficção e realidade. Isso é a realização para qualquer artista de teatro. E é assim que defino essa experiência de me debruçar sobre a obra teatral de Mark St. Germain: A Última Sessão de Freud. Depois de 25 anos de sessões de psicanálise, talvez seja necessário me deixar conduzir, cada vez mais, pela paixão que tenho por meu ofício: o Teatro. A minha profissão de fé. E crer: a arte sempre nos salva de todos os perigos”, comenta o diretor.

Para Odilon Wagner a experiência de interpretar Freud é fascinante: “Para um ator ter a oportunidade de representar um personagem tão intenso e profundo, que fez parte de nossa história recente, é um privilégio. A construção desse personagem me fez vibrar desde a primeira leitura, foram meses estudando sua vida e personalidade, para tentar trazer um recorte mais fiel possível do último ano de vida desse grande gênio do século 20”, revela.

Sinopse

No gabinete de Freud, na Inglaterra, o pai da psicanálise e o escritor C.S. Lewis conversam sobre a existência de Deus, mas o embate verbal se expande por assuntos como o sentido da vida, natureza humana, sexo e as relações humanas, resultando em um espetáculo que se conecta profundamente com o espectador através de ferramentas como o humor, a sagacidade e o resgate da escuta como ponto de partida para uma boa conversa. O sarcasmo e ironia rondam toda essa discussão. As ideias contundentes ali propostas nos confundem, por mais ateus ou crentes que sejamos.

Ficha Técnica

Texto: Mark St. Germain

Tradução: Clarisse Abujamra

Direção: Elias Andreato

Assistente de Direção: Raphael Gama

Idealização: Ronaldo Diaféria

Elenco: Odilon Wagner e Claudio Fontana

Cenário e figurino: Fábio Namatame

Assistente de cenografia: Fernando Passetti

Desenho de Luz: Gabriel Paiva e André Prado

Iluminação: Nadia Hinz

Trilha Sonora: Raphael Gama

Arte Gráfica: Rodolfo Juliani

Fotografia: João Caldas

Iluminador: Nádia Hinz

Designer de som: André Omote

Coordenador Geral de Produção: Ronaldo Diaféria

Produtora Executiva: Jade Minarelli

Direção de palco / Contra-regragem: Tadeu Tosta, Vinicius Henrique, Mauro Feles

Assessoria de imprensa: Pombo Correio

Produtores Associados:  Diaféria Produções e Itaporã Comunicação

Serviço

A Última Sessão de Freud, de Mark St. Germain

Temporada: 20 de janeiro a 30 de abril, às sextas e aos sábados, às 20h; e aos domingos, às 19h

Teatro Bravos - Rua Coropé, 88, Pinheiros, São Paulo, SP

Ingressos: 

Plateia Premium: R$120 (inteira) e R$60 (meia-entrada)

Plateia inferior: R$120 (inteira) e R$60 (meia-entrada)

Balcão: R$100 (inteira) e R$50 (meia-entrada)

Vendas online: https://bileto.sympla.com.br/event/78780/d/170197

BILHETERIA: De terça a domingo, das 13h às 19h ou até o início do último espetáculo. 

Formas de Pagamentos aceitas na bilheteria: Todos os cartões de crédito e débito e dinheiro. Não aceita cheques.

Classificação:12 anos

Duração: 90 minutos

Capacidade: 611 lugares

Acessibilidade: Elevadores e escadas rolantes de acesso à sala de espetáculos em todos os andares, além de seis posições para cadeirantes e seis poltronas para obesos.

Eletrobras Chesf aumenta vazão em Xingó

A partir do dia 5 de janeiro até o próximo sábado (7), a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) vai aumentar a vazão da Usina Hidrelétrica de Xingó para garantir a navegabilidade da procissão fluvial em homenagem a Bom Jesus dos Navegantes, celebração religiosa que acontece no domingo (8), em Penedo (AL), e completa 139 anos, em 2023. 

O procedimento foi solicitado pela Prefeitura de Penedo e foi encaminhado por meio do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF). Com isso, a vazão da Usina de Xingó será, hoje, de 1.500 metros cúbicos por segundo (m³/s); na sexta, o volume será de 1.800 m³/s; e no sábado, o patamar será de 1.500 m³/s.

A Companhia reforça que a programação informada está sujeita a alterações, caso necessárias.


SP: Barca dos Corações Partidos volta a São Paulo com nova temporada do premiado musical Jacksons do Pandeiro no Teatro Porto em 2023

Reconhecida por criar a mistura perfeita entre teatro e música em seus trabalhos, a Barca dos Corações Partidos retorna a São Paulo para uma nova temporada do musical Jacksons do Pandeiro, que venceu o prêmio APTR (Associação dos Produtores de Teatro) e foi indicado como melhor espetáculo virtual pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes). 

O espetáculo fica em cartaz no Teatro Porto, de 3 de fevereiro a 26 de março de 2023 (exceto nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro), com apresentações às sextas-feiras e sábados às 20h e aos domingos, às 17h. A idealização e produção do projeto é de Andréa Alves, da Sarau Cultura Brasileira, responsável por espetáculos como ‘Elza’, ‘Suassuna – O Auto do Reino do Sol’, ‘Sísifo’, ‘Macunaíma’ e ‘A Hora da Estrela ou o Canto de Macabéa’. 

*

O espetáculo tem direção de Duda Maia, texto de Braulio Tavares e Eduardo Rios e direção musical de Alfredo Del-Penho e Beto Lemos. O grupo escolheu homenagear o cantor, compositor e multi-instrumentista paraibano Jackson do Pandeiro (1919-1982), que recebeu a alcunha de ‘Rei do Ritmo’ por suas mais de 400 canções recheadas de gêneros brasileiríssimos, como samba, forró, coco, baião e frevo.

O espetáculo não é uma biografia, mas aborda episódios e músicas de Jackson que se relacionam com a vida dos atores em cena. “Optamos por distribuir a ação em brincantes que contam pedaços de suas histórias pessoais, as quais em muitos pontos coincidem com a história de Jackson. Falando de Jackson, falamos desses nordestinos anônimos. Falando deles, falamos do cantor e compositor que levou a vida deles para as rádios e as TVs, em forma de cocos e baiões”, analisa o autor paraibano Braulio Tavares, que assim como seu colega de trabalho pernambucano Eduardo Rios, tem profunda relação com a cultura nordestina e sua poesia popular.

Ainda sobre a dramaturgia, Tavares explica: “Às vezes, o texto do espetáculo aparece em forma de música, às vezes como uma poesia ou um poema musicado. Cada vez que ele aparece, ele propõe uma nova brincadeira rítmica - mesmo não tendo uma métrica de poesia - por meio de um jogo de palavras ou outro mecanismo. A nossa ideia é fazer isso para dialogar com as músicas do Jackson, que tinham poesia, brincadeira e alegria”.

O universo rítmico do homenageado norteou toda a concepção do musical. A diretora Duda Maia aprofundou sua pesquisa sobre a ideia de ‘corpo-rítmico’ dos atores, ao abordar um compositor cuja obra é marcada pelo suingue, ginga e síncope, aquele tempo musical presente no samba e em outros gêneros, quando o ritmo sai do tempo esperado.

Os integrantes da Barca (Adrén Alves, Alfredo Del-Penho, Beto Lemos, Eduardo Rios e Ricca Barros) dividem a cena com artistas convidados: Jef Lyrio, Everton Coroné, Lucas dos Prazeres e Luiza Loroza. Juntos, passaram meses envolvidos em oficinas, pesquisas e em um longo processo de ensaios, quando o texto foi desenvolvido a partir de exercícios e histórias pessoais.

Já a construção da trilha sonora da montagem partiu de uma minuciosa investigação sobre o vasto repertório de Jackson do Pandeiro. O musical reúne sucessos como ‘Sebastiana’, ‘O Canto da Ema’, ‘Chiclete com Banana’, ‘Cantiga do Sapo’ e outras composições menos conhecidas, que revelam mais da alma brasileira e sincopada do artista. 

Além dessas canções, o musical traz músicas novas, que transformam a obra do homenageado, ao dar novos arranjos, acrescentar letras e introduzir canções criadas no processo. “É um ‘pedir licença’ à obra dele, mas sem deixar de homenageá-lo com todo respeito, carinho e admiração”, conta Eduardo Rios. 

Assim como nas montagens anteriores da Barca, em Jacksons do Pandeiro todos os instrumentos são tocados pelos atores em cena. “Trazemos a forma sincopada do canto para o jogo de cena o tempo todo. Em nosso título, Jacksons aparece no plural porque são várias histórias que se cruzam e se confundem com a de Jackson”, conta Duda Maia.

A diretora revela ainda que dividiu o palco em dois espaços cenográficos, nos quais os atores brincam com seus diferentes níveis e alturas. Como Jackson era fã de filmes de faroeste, ela concebeu a encenação de algumas canções como pequenos curtas-metragens ou clipes animados, apresentados em um local que remete a uma tela de cinema.

Sobre Jackson do Pandeiro

Natural de Alagoa Grande (PB), José Gomes Filho (1919-1982) iniciou a sua trajetória artística ao acompanhar a mãe em rodas de coco, nos arredores de um engenho. Alfabetizado aos 35 anos, ele migra para o Rio de Janeiro e estreia em disco (1953) com um compacto que trazia dois sucessos que marcariam a sua carreira: ‘Sebastiana’ e ‘Forró em Limoeiro’. Nos anos que seguiram, participou de filmes, festivais e apresentou composições – a maioria com um toque característico de humor – que entrariam para a história da música popular brasileira. Deixou como legado mais de 140 discos recheados dos mais diversos gêneros, como samba, forró, baião, entre outros.

Cia Barca dos Corações Partidos

A Barca dos Corações Partidos – nasceu em 2012, no espetáculo Gonzagão – A lenda. Ao longo desses anos, levou mais de 700 mil espectadores a teatros de todo o Brasil, praças públicas e ao palco digital. Ao lado da produtora artística e idealizadora Andréa Alves, atualmente com um repertório de sete espetáculos, selando cada vez mais uma digital de originalidade na dramaturgia do texto e nas músicas. Em 2014, o espetáculo Gonzagão – A lenda foi convidado especial da abertura do Festival Ibero-americano de Teatro de Bogotá́ (Colômbia). Composta por cinco atores-bailarinos e multi-instrumentistas, a formação híbrida de seus integrantes dá o tom do grupo. Seus espetáculos são prestigiados por críticos como Mauro Ferreira e Zuza Homem de Mello e já contaram com a participação de criadores como João Falcão, Duda Maia, Luiz Carlos Vasconcellos, Bia Lessa, Chico César e Bráulio Tavares.


Ficha Técnica:

Direção: Duda Maia

Texto: Braulio Tavares e Eduardo Rios

Direção musical e arranjos: Alfredo Del-Penho e Beto Lemos

Idealização e direção de produção: Andréa Alves


Com a Cia. Barca dos Corações Partidos

Adrén Alves, Alfredo Del-Penho, Beto Lemos, Eduardo Rios e Ricca Barros

E os artistas convidados

Jef Lyrio, Everton Coroné, Lucas dos Prazeres e Luiza Loroza


Figurinos: Kika Lopes e Rocio Moure

Cenário: André Cortez

Iluminação: Renato Machado

Design de som: Gabriel D’Angelo

Visagismo: Uirandê Holanda

Assistência de direção: Carol Futuro

Assistente de figurino: Masta Ariane

Assistente de cenografia e produção de arte: Tuca Mariana

Cenotécnico: André Salles

Costureiras: Carmelita, Deyside Rios e Fátima Félix

Coordenação de produção: Rafael Lydio

Produção local e executiva: Flávia Primo

Produtor assistente: Matheus Castro

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio  


Este projeto conta com o incentivo fiscal da Lei de Incentivo à Cultura Patrocínio Master: Porto Seguro e Rede.

Realização: Sarau Cultura Brasileira, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.


Jacksons do Pandeiro

Musical com a Barca dos Corações Partidos

De 3 de fevereiro a 26 de março (exceto nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro) Sextas e sábados às 20h; domingos às 17h.

 

R$ 100,00/ R$ 50,00 (plateia)

R$ 70,00/ R$ 35,00 (balcão)

 

Classificação: 10 anos.

Duração: 120 minutos.

 

TEATRO PORTO 

Al. Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elíseos – São Paulo.

Telefone (11) 3366.8700

 

Bilheteria: 

Aberta somente nos dias de espetáculo, duas horas antes da atração. 

Clientes Cartão Porto têm 50% de desconto.

Clientes Porto têm 30% de desconto.

Vendaswww.sympla.com.br/teatroportoseguro

 

Capacidade: 508 lugares.

Formas de pagamento: Cartão de crédito e débito (Visa, Mastercard, Elo e Diners).

Acessibilidade: 10 lugares para cadeirantes e 5 cadeiras para obesos.

Estacionamento no local: Gratuito para clientes do Teatro Porto.

 

Siga o Teatro Porto nas redes sociais:

Facebook: facebook.com/teatroporto

Instagram: @teatroporto

Recife reforça a importância dos cuidados com a saúde mental no Janeiro Branco

O calendário da Saúde tem o mês de janeiro marcado pela cor branca. Isso porque o movimento dedicado à saúde mental neste período, conhecido como Janeiro Branco, acontece no início do ano por ser um período em que as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano novo. Na capital pernambucana, a Prefeitura do Recife oferece assistência à saúde mental em 17 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) para pessoas que precisam de apoio psicossocial e/ou de tratamento para transtornos decorrentes de sofrimento psíquico ou do consumo abusivo de álcool e outras drogas. (A lista das unidades pode ser conferida aqui: https://bit.ly/2Rz6fzo


“O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade, com o objetivo de despertar na população e nas instituições o interesse por questões relacionadas ao bem-estar da mente. Aproveita-se o primeiro mês do ano, como uma oportunidade de reflexão sobre novos ciclos, para provocar nas pessoas a tarefa de olhar para suas vidas, suas relações, suas atividades laborais, seu lazer, enxergando todas as possibilidades de manutenção do psicológico e identificando as possíveis situações que possam levar ao adoecimento”, reforça o técnico da Política de Saúde Mental do Recife, Luiz Carlos Almeida. 


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. Pontos também destacados pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS), como detalha Luiz. 


“De acordo com a OPAS, os determinantes da saúde mental e transtornos mentais incluem não apenas atributos individuais, que podem ser caracterizados como a capacidade de administrar os pensamentos, as emoções, os comportamentos e as interações com os outros, mas também os fatores sociais, culturais, econômicos, políticos e ambientais. Além disso, estresse, genética, nutrição, infecções perinatais e exposição a perigos ambientais também são fatores que contribuem para o adoecimento mental", reforça. 


Para procurar atendimento nos Caps, a população pode ir de forma espontânea nas unidades ou por encaminhamento de uma unidade de saúde da Atenção Básica. Os profissionais que trabalham nos Centros formam uma equipe multidisciplinar composta por médicos psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais. Dos 17 Caps oferecidos à população, quatro são Caps infantojuvenil, cinco são para transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas e oito para transtornos mentais gerais. Deste total, sete deles oferecem acolhimento 24 horas. 


Nessas unidades, há atendimento individual, atividades em grupo, trabalho com a família, visitas domiciliares e distribuição de medicamentos. Os usuários são atendidos de acordo com suas necessidades de saúde e vulnerabilidades, em diversas etapas.

Imprensa Recife 

Educação do Paulista abre período de matrículas na Escola Nelson Bandeira


A Rede Municipal de Ensino do Paulista iniciou, nesta quinta-feira (05), as matrículas na escola Nelson A. Bandeira de Andrade Lima para os estudantes do 1º ao 9º do Ensino Fundamental. A unidade fica localizada no Loteamento Nossa Prata, no bairro de Maranguape II , e foi inaugurada no dia 21 de dezembro. As matrículas continuam nesta sexta feira (06), das 8h às 12h, e das 13h às 17h. Na segunda-feira (09), começam as matrículas para o Ensino de Jovens e Adultos - EJA.

Terão preferência os candidatos residentes no município do Paulista. A matrícula do estudante com idade igual ou superior a 18 anos será realizada pelo próprio. Caso tenha idade inferior a 18 anos, o procedimento deverá ser feito pelos pais ou responsável legal.

“Em fevereiro, quando as aulas iniciarem, com 25 a 30 alunos por turma, a comunidade vai estar com uma escola nova, moderna e equipada”, destacou George Vieira, Gerente de Normalização em Inspeção Escolar.

"A comunidade estava precisando muito dessa escola. Nossa dificuldade era grande, porque muitas mães não têm condições de pagar transporte, e tinham que caminhar muito para levar os filhos para outras escolas. E também foi muito rápida a matrícula dos meu filhos, ainda bem”, disse Cristiane Reis, mãe de dois estudantes matriculados na unidade de ensino.

Documentos necessários

Para efetivação do trâmite deverão ser apresentados ou preenchidos os seguintes documentos: requerimento de matrícula, completamente preenchido e assinado pelo pai ou pela mãe ou por responsável legal, ou pelo (a) estudante com maioridade; declaração de transferência provisória ou certificado/histórico da escola de origem, (não devendo conter emendas e/ou rasuras); cópia da certidão de nascimento ou da certidão de casamento (exigido apenas para maiores de dezoito anos).

Também é necessário levar comprovante de residência do último mês, com o Código de Endereçamento Postal (CEP); cópia da carteira de vacinação atualizada, conforme dispõe a Lei Estadual nº 13.770/2009; comprovante do tipo sanguíneo e do fator RH do estudante, conforme dispõe a Lei Estadual nº 15.058/2013; 1 (uma) foto 3x4 recente; comprovante com o número de identificação social (NIS), se o estudante for beneficiário do Auxílio Brasil ou equivalente; cópia de documento de identificação oficial e CPF dos pais e/ou responsáveis.

Imprensa Paulista PE 

Aena e a fundação Saving the Amazon plantarão mais de dez mil árvores na floresta amazônica

A Aena se associou com a Fundação Saving the mazon para plantar mais de dez mil árvores de espécies nativas na região de Porto Extrema, na floresta amazônica brasileira, com o objetivo de contribuir para a restauração e a proteção da Amazônia e com a luta contra as mudanças climáticas.

Por meio do projeto ‘Bosque Aena’, a companhia se comprometeu a plantar uma árvore para cada um dos seus funcionários, incluindo colaboradores da Aena na Espanha, no Brasil e no Reino Unido (Londres-Luton). As comunidades indígenas locais ficarão encarregadas de plantar e cuidar das árvores, o que contribuirá para o seu desenvolvimento econômico e social.

A Aena segue alinhada aos objetivos socioambientais de sua Estratégia de Sustentabilidade, entre os quais o combate à crise climática, a proteção da biodiversidade, o cuidado com a comunidade local e o respeito e promoção dos direitos humanos 

Recife inicia aplicação dose de reforço da vacina contra covid-19 em crianças de 5 a 11 anos nesta sexta (6)

A partir desta sexta-feira (6), a Prefeitura do Recife inicia a aplicação da dose de reforço (3ª dose) da vacina contra covid-19 em crianças de 5 a 11 anos, que tenham recebido a segunda dose há, pelo menos, quatro meses. A imunização deste grupo será feita exclusivamente por agendamento no site (https://conecta.recife.pe.gov.br/) ou aplicativo do Conecta Recife. A marcação estará disponível a partir das 18h, de hoje (5). A capital pernambucana tem 73.038 meninos e meninas nesta faixa etária aptos a receber o imunizante. 


As vacinas estarão disponíveis apenas nos cinco Centros de Vacinação Infantil (CVI), instalados no Centro Médico Senador Ermírio de Moraes, em Casa Forte; e em quatro shoppings da capital: Recife, em Boa Viagem; RioMar, no Pina; Boa Vista, na área central da cidade; e Tacaruna, em Santo Amaro. Estes locais funcionam de domingo a domingo e os horários de atendimento de cada podem ser conferidos no serviço ao final do release. A imunização acontecerá exclusivamente mediante agendamento.


No dia escolhido para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação, além de um comprovante de que já completou o ciclo vacinal, para agilizar o atendimento. Serão aceitos tanto o cartão de vacinação como o Certificado Digital de Vacinação, disponível no Conecta Recife. Também é necessário levar o Cartão de Vacina de rotina da criança. 


É importante frisar que a vacina contra covid-19 pode ser aplicada sem necessidade de intervalo entre os demais imunobiológicos do Calendário de Vacinação de Rotina. Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e munidos de documento de identificação do adulto e da criança, além do comprovante de residência do Recife.


Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito, cujo modelo oficial da Secretaria também está disponível no Conecta Recife. Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como o documento da criança e o comprovante de residência.


A decisão de imunizar as crianças entre 5 e 11 anos foi uma recomendação do Ministério da Saúde, como forma de aumentar a proteção do grupo. Isso é devido à redução da resposta imune às vacinas e a circulação de novas variantes em um cenário onde ainda não se atingiu as coberturas vacinais ideais para o público infantil. O imunizante utilizado para este público, nesta etapa da vacinação, será o da Pfizer Pediátrica.


SERVIÇO:

Centro Médico Sen. José Ermírio de Moraes

Av. Dezessete de Agosto, 2388 - Casa Forte - segunda a domingo, exceto feriados - 8h às 18h

Shopping Recife - Segunda a Sábado - 09h00min às 19h00min e Domingo - 12h às 19h

Shopping Rio Mar - Segunda a Sábado - 09h às 19h e Domingo - 12h às 19h

Shopping Boa Vista - Segunda a Sábado - 09h às 19h e Domingo - 11h às 19h

Shopping Tacaruna - Segunda a Sábado - 09h às 19h e Domingo - 12h às 19h

Segunda a Sexta, exceto feriados - 08h às 16h - Vacinação infantil, adolescente e adulta - com agendamento

Imprensa Recife 

Prefeito de Araçoiaba participa de encontro de gestores municipais com o governo do estado

O prefeito de Araçoiaba Jogli Uchôa e a primeira-dama e secretária de Articulação Política Ylka Uchôa estiveram presentes no primeiro grande encontro que reuniu gestores e gestoras municipais de Pernambuco. A iniciativa foi promovida pela governadora eleita Raquel Lyra e a vice Priscila Krause, no Espaço Renato Machado, em Caruaru.

Jogli Uchôa está otimista com a novo momento político no estado e reforçou a importância do diálogo. O momento foi de direcionamento de metas , ideias e objetivos com a nova gestão de Raquel e Priscila , que por sinal , trará importantes conquistas para Pernambuco. Uchôa ficou satisfeito com o compromisso da governadora eleita que ratificou a urgência em resolver os problemas do povo e que isso deve estar acima dos interesses pessoais. " A gestão em Araçoiaba apoia o novo governo e sempre vai trabalhar pelo bem do nosso povo " reforçou o prefeito.

Imprensa Araçoiaba PE

Brechó de Atriz


Em janeiro o Brechó de Atriz, que fica no bairro da Boa Vista, entra em liquidação de todo o seu estoque. São peças lindas, em ótimo estado, outras nunca usadas, roupas com artes pintadas à mão, roupas de grandes marcas, roupas vintage, sapatos, bolsas maravilhosas, assessórios, peças e objetos de arte,.além de peças de antiquário. A curadoria é feita pela atriz e jornalista Daniela Câmara. Imperdível !!! 
Você pode agendar no WhatsApp 997419653 ou no direct do @brechodeatriz . 🎬

Novos comandantes da segurança pública em Pernambuco

A governadora Raquel Lyra esteve, na tarde desta quinta-feira (5), à frente das solenidades de troca de comando da Polícia Militar de Pernambuco e da chefia da Polícia Civil de Pernambuco. Na PMPE, o coronel Tibério César dos Santos assume a corporação, no lugar do coronel Roberto Santana. Já na PCPE, a delegada Simone Aguiar estará chefiando a força de segurança, substituindo o delegado Nehemias Falcão.
 
“Nosso compromisso é fazer Pernambuco voltar a ser um estado seguro e que as pessoas tenham o direito de ir e vir. Também vamos cuidar dos servidores que compõem as forças operacionais de polícia; da saúde mental e do sistema médico, para permitir melhores condições de trabalho. Só a partir daí vamos poder cobrar os resultados necessários e fazer com que Pernambuco reduza a criminalidade, especialmente os homicídios”, destacou Raquel Lyra, enfatizando que também haverá investimentos no interior de Pernambuco através do programa Juntos pela Segurança. “Iniciativa que vai somar às ações do governo com o apoio de entes da sociedade, e de instituições como o Tribunal de Justiça, Ministério Público, entre outros órgãos”, finalizou.
 
De acordo com a secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha, o principal objetivo das chefias das forças de segurança é proporcionar mais segurança pública e melhores condições de trabalho para os valorosos policiais e bombeiros militares. “O cuidado com quem está por trás da farda e do distintivo jamais pode ser colocado em segundo plano”, enfatizou.
 
O coronel Tibério César dos Santos possui 30 anos de carreira militar, atuando na Diretoria Geral de Administração da PMPE, no subcomando da Diretoria Integrada do Interior 2, na Diretoria de Apoio Administrativo ao Sistema de Saúde, entre outros cargos. “Posso afirmar que o nosso comando será pautado por uma política de humanização e de busca constante do aperfeiçoamento da nossa tropa”, reforçou o novo comandante-geral.
 
A nova chefe da PCPE, delegada Simone Aguiar, é especialista no setor de inteligência da corporação, com atuação na Corregedoria, no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e na Diretoria de Inteligência (Dintel). Simone é graduada em Administração e Direito, com especialização em Ciências Criminais. “A Polícia Civil vai chegar a todos de forma humanizada, igualitária, preparada e isonômica. Vai atender de forma diferenciada as mulheres vítimas de violência, a comunidade LGBTQIA+ e qualquer outra pessoa que precisar entrar em uma delegacia. Vamos intensificar as ações de apoio psicológico dos nossos servidores e trabalhar pela sua valorização e melhores condições para que sintam orgulho de fazer parte desta instituição."
 
Também participaram das solenidades os secretários estaduais coronel Mamede (Casa Militar), delegada Carla Patrícia Cunha (Defesa Social), Lucinha Mota (Justiça e Direitos Humanos), Zilda do Rego Cavalcante (Saúde), Regina Célia (Mulher), bem como o gerente-geral da Polícia Científica, Fernando Benevides; o chefe do Estado-Maior, general de Brigada Alessandro, representando o comandante militar do Nordeste, general Richard; o desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Paulo Augusto; o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Eriberto Medeiros, e a deputada estadual Gleide Angelo.
 
CORPO DE BOMBEIROS – Na manhã desta quinta-feira (5) também foi realizada a passagem do comando-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. O coronel Luciano Alves Bezerra da Fonseca assumiu o comando no lugar do coronel Rogério Coutinho, que esteve à frente da corporação nos últimos três anos.

Imprensa PE

CONQUISTA: Amupe consegue liminar que suspende perda de R$ 374,3 milhões para os municípios


Uma ação coletiva promovida pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) em nome de 64 municípios suspendeu, por meio de liminar, a perda estimada de mais de R$ 374 milhões anuais para cidades que teriam queda no coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 2023, devido a dados preliminares divulgados pelo Censo do IBGE. A decisão assinada pelo juiz federal Frederico Botelho de Barros Viana da 6ª vara de Brasília nesta quarta-feira (04/01) ordena a manutenção dos coeficientes aplicados em 2022 e tem validade jurídica até a publicação final Censo.
 
A medida se deu após o Tribunal de Contas da União (TCU) publicar a Decisão Normativa n°201 de 28/12/2022 e considerar dados populacionais preliminares do Censo, publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para a distribuição do FPM. No entanto, os municípios são protegidos juridicamente pela Lei Complementar N° 165/2019 que impede a redução dos coeficientes até que seja finalizado um novo censo demográfico.

O presidente da Amupe, José Patriota, comemorou a decisão. “Fomos a primeira Associação de Municípios no Brasil a conseguir essa conquista. É a primeira batalha vencida. Os municípios sempre defenderam a realização do Censo pois é essencial para o planejamento adequado das políticas públicas. Por isso precisamos assegurar uma contagem que alcance a totalidade dos domicílios. Vamos continuar na defesa dos municípios”, concluiu.

O FPM é dividido entre os municípios por critério populacional. Estes 64, teriam queda de população e, consequentemente, queda de receita.

Imprensa Amupe

Vigilância Sanitária do Recife realizará inspeção de alimentos nas praias da cidade, neste fim de semana


O alto movimento nas praias com a chegada do verão gera também um alerta sobre os cuidados com os alimentos comercializados para os banhistas. Por isso, a Prefeitura do Recife inicia, nestes sábado (7) e domingo (8), das 8h30 às 12h, as inspeções realizadas pela Vigilância Sanitária (Visa) nas praias de Brasília Teimosa, Pina e Boa Viagem. A ação tem caráter educativo, com o objetivo de evitar a ocorrência de doenças transmitidas por alimentos vendidos pelos ambulantes, barraqueiros e comerciantes dos quiosques da orla. Além dos profissionais da Secretaria de Saúde (Sesau), o trabalho contará com a parceria de fiscais da Diretoria Executiva de Controle Urbano (Dircon) e da Polícia Militar de Pernambuco. 

As equipes atuarão, durante os fins de semana, nos meses de janeiro e fevereiro, percorrendo a faixa de areia e os quiosques instalados ao longo da orla. “Durante os sábados e domingos, iremos inspecionar cerca de 476 barracas, 60 quiosques e 900 ambulantes cadastrados pela Dircon. Vamos levar orientações educativas para os comerciantes sobre acondicionamento dos alimentos, além de verificar as questões de higiene e a procedência dos produtos, como o prazo de validade ou se o gelo utilizado para refrigeração possui selo de inspeção sanitária”, detalha a gerente da Visa Recife, Daniele Feitosa. 

Além dos comerciantes, a Vigilância também abordará os banhistas, passando orientações sobre o consumo dos alimentos vendidos nas praias. “Nosso trabalho engloba também as pessoas que estão nas areias ou quiosques, pois buscamos conscientizar não só os profissionais sobre o fornecimento seguro para a população, como também os banhistas para ficarem atentos aos aspectos do produto, seja o odor, a aparência ou a consistência dos alimentos”, complementa Daniele. 

*ORIENTAÇÕES* – Uma das principais orientações da Vigilância Sanitária diz respeito à temperatura dos alimentos e a forma correta de acondicionamento dos mesmos, para protegê-los de poeira, saliva e insetos, por exemplo; outra recomendação é de que os comerciantes utilizem roupas limpas, de preferência de cor clara, e de que prendam o cabelo com touca, lenço ou boné.
Além disso, o gelo deve conter selo sanitário de autorização; molhos devem ser oferecidos obrigatoriamente em sachês; embutidos e carnes precisam ser mantidos refrigerados; espetinhos, inclusive de queijo coalho, têm de ser industrializados, e ter o registro dos órgãos competentes; frutas e verduras devem ser levadas já cortadas e guardadas em recipientes com tampas. Materiais de vidro também não devem ser utilizados. 

Muito procurados nas praias, os caldinhos devem ser levados para a venda em garrafas térmicas, para ficar aquecidos, e os ingredientes (ovo de codorna, milho, ervilha etc) devem ficar em potes fechados e refrigerados. A mesma orientação vale para os sanduíches, sendo o ideal que estejam bem acondicionados para preservar os ingredientes. Os camarões devem ser vendidos em caixas térmicas, evitando exposição ao sol. Quem for comprar ostras, por se tratar de um produto altamente perecível e que absorve tudo que tem na água para se alimentar, é importante que o consumidor saiba a origem do molusco e observe se estão bem acondicionadas, em caixas térmicas fechadas e com gelo.

*OUVIDORIA* - A população também pode colaborar com o trabalho da Vigilância Sanitária, em caso de denúncia de possíveis práticas irregulares, através da Ouvidoria do SUS pelo telefone 0800 281 1520, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, ou no site da Prefeitura do Recife, em qualquer horário.

Imprensa Recife 

Porto de Galinhas ganha 1º restaurante suspenso do Nordeste


Já imaginou fazer uma refeição a uma altura de 20 metros tendo como vista o mar de Porto de Galinhas? Esta experiência gastronômica e multissensorial chamada Nave01 é primeira a ser implantada no Nordeste e será lançada ao grande público nesta quinta-feira (05). O menu supresa (composto por entrada, prato principal e sobremesa) é assinado pelo pernambucano Chef Erivan Santos e os tickets que dão acesso a 1h na Nave01 são comprados através na plataforma Eventbrite ou pelo instagram @nave01oficial.

Em formato de nave, com 24 cadeiras, o restaurante é suspenso por um guindaste que leva o grupo as alturas de forma tão suave, sem que a subida ou descida sejam sentidas pelos participantes. “A segurança e a estabilidade foram os princípios básicos para que a gente pudesse proporcionar uma experiencia que alia a gastronomia e as belezas naturais de Porto de Galinhas com o ineditismo de se fazer uma refeição a 20 metros do chão”, comentou um dos sócios do projeto Daniel de Oliveira.

Para o piloto de avião, Pedro Oliveira, que participou na quarta-feira (04) de uma sessão para convidados, as taças na mesa durante todo o trajeto chamaram atenção. “Quando vi que a mesa foi montada para nos servir e que as taças sequer balançavam, percebi que o equipamento tinha total estabilidade e isso dá muita segurança e impressiona também. Foi uma experiência sensacional”, comentou. Acompanhando dos pais, a mãe dele, Fatima Oliveira, confessou que tem muito medo de altura, mas se sentiu confortável para ir desde quando foram colocados os cintos de segurança da cadeira até quando se viu contemplando do alto o mar verde-esmeralda de Porto de Galinhas.

Para a digital influencer Dra. Dayanne Bezerra, que escolheu o horário sunset, a Nave01 será um dos grandes atrativos de Porto de Galinhas. De acordo com ela, que já havia ido ao restaurante suspenso de São Paulo, o de Pernambuco traz um diferencial muito particular: a vista. “Aqui é totalmente diferente, a visão do mar traz paz, alívio e pureza. Durante todo meu tempo lá em cima, fiz a live e o que mais as pessoas pediam pra ver era a paisagem que o restaurante proporciona. Outra coisa que amei foi a comida, simplesmente deliciosa. Super recomendo essa experiência”, opinou.

*Informações*
- Ingressos: instagram @nave01oficial através da plataforma  Eventbrite https://www.eventbrite.com/e/nave01-tickets-498806723337
- Duração: 1h
- Sessões: 9h, 11h, 13h, 15h, 16h40
- Valor: R$350
- Menu supresa do Chef Erivan Santos com openbar 
- Local: terreno do bar da praia do Cupe

Recife é pra ficar nas férias: programação de lazer promete diversão para o mês de janeiro


Neste mês de janeiro, as férias escolares são uma oportunidade perfeita para as crianças e adolescentes curtirem a cidade. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, elaborou uma programação especial e dedicada para o público infanto-juvenil, mas que também promete ser diversão garantida para toda a família. Intitulado de “Recife é pra ficar nas férias”, o evento ocorrerá aos domingos nos dias 8, 15, 22 e 29 de janeiro, nos parques das Graças, Santana, Macaxeira e Segundo Jardim de Boa Viagem.

No primeiro domingo de evento, o Segundo Jardim de Boa Viagem vai ter contação de histórias com Mariane Bigio e Cordel Encantado, além de apresentação de teatro e feirinha de economia criativa (Feira Bora Bora). O Parque Santana será palco para oficinas de pintura infantil, teatro e intervenção circense. No Parque da Macaxeira vai ter a apresentação da Orquestra dos Bichos e o Teatro Folclore Popular Lenda, Contos e Magia. No Parque das Graças vai ter apresentação também da Orquestra dos Bichos e apresentações circenses.

Todos os dias de programação vão ter, nos quatro pontos de evento, brinquedos infláveis, recreação e apresentações artísticas. O “Recife é pra ficar nas férias” ocorrerá sempre das 15h às 20h. Segue a programação detalhada deste domingo (8):

PROGRAMAÇÃO – RECIFE É PRA FICAR NAS FÉRIAS - 08/01/2023
PARQUE SANTANA – 15h às 20h
Recreação - 15h às 20h 
Brinquedos Infláveis - 15h às 20h 
Oficinas de Pintura Infantil e Balão - 15h às 20h
Espetáculo e Intervenção Circense - 17h às 19h 
Teatro Infantil - 16h às 17h 

PARQUE MACAXEIRA – 15h às 20h
Recreação - 15h às 20h
Brinquedos Infláveis - 15h às 20h
Oficinas de Pintura Infantil e Balão - 15h às 20h
Orquestra dos Bichos - 17h às 18h 
Teatro Folclore Popular Lenda Contos e Magia - 18h às 19h

SEGUNDO JARDIM – 15h às 20h
Recreação - 15h às 20h
Brinquedos Infláveis - 15h às 20h 
Oficinas de Pintura Infantil e Balão- 15h às 20h
Contação de Histórias com Mariane Bigio e Cordel Encantado - 17h às 18h 
Teatro Infantil - 18h às 19h 
Economia Criativa (Feira Bora Bora) - 15h às 20h

PARQUE DAS GRAÇAS – 15h às 20h
Recreação - 15h às 20h 
Brinquedos Infláveis - 15h às 20h 
Oficinas de Pintura Infantil e Balão - 15h às 20h 
Orquestra dos Bichos - 15h às 16h
Malabares e Perna de Pau - 16h às 18h

Imprensa Recife 

#VcNoBlog Áureo Cisneiros

O policial e sindicalista Áureo Cisneiros foi DEMITIDO HÁ DOIS ANOS devido à sua luta sindical e detalhe que liderança sindical não pode ser demitida de acordo com a Constituição. No texto a seguir, Cisneiros fala de sua batalha para ser reintegrado à corporação:

*2 ANOS DE INJUSTIÇA, 2 ANOS DE ABUSO, 2 ANOS DE DEMISSÃO POLÍTICA*

*Há exatos 02 anos (05/01/2021) fui demitido da Polícia Civil do Estado de Pernambuco*. Um processo cheio de manobras, injusto, parcial, ilegal e doloroso *(é bom sempre frisar o abuso de autoridade cometido por Paulo Câmara)* para quem sempre se colocou à disposição da luta pelos direitos e melhorias dos Policiais Civis e toda a classe trabalhadora.
Todos sabem o quanto sou intenso quando o assunto é a luta por direitos. Muitas noites sem dormir, muitas vezes sem me alimentar,  mas com a convicção e a força de quem sabe o quanto é cara a luta sindical no nosso país e no nosso Estado.

‌Tive muitos momentos de alegria, quem é sindicalista sabe o quanto é importante ver a categoria à qual se faz parte se somando a um só coro, e assim impondo as conquistas adquiridas nas ruas e nas lutas.

 Ocupávamos as últimas fileiras como um dos Estados que mais não reconheciam os esforços da categoria da polícia civil, tendo um dos salários mais baixos do Brasil (agora novamente). A partir das nossas lutas e intensas mobilizações, conseguimos as melhorias salariais tão almejadas naquele momento, fazendo disso combustível para lutarmos e denunciarmos as péssimas condições de trabalho, sejam nas delegacias de polícia, IML, IC, ITTB, nos equipamentos que utilizamos em operação, e, se hoje tivemos qualquer tipo de melhoria, foi fruto de um processo intenso de lutas que travamos ali.

Dirijo-me, neste momento, não apenas aos meus amigos e amigas Policiais Civis, mas a toda sociedade Pernambucana: *Estou firme! Tenho esperança de que conseguiremos reverter esse abuso. Sou daqueles que acreditam que a justiça tarda mas não falha. Esse é um caso claro de perseguição política, e por isso estamos plenamente confiantes que vamos reverter.* Para isso, eu contei e conto com essa imensidão de solidariedade, seja através de uma mensagem, de um esforço em somar nas ruas pela minha readmissão ou até mesmo uma ligação, me dando forças para não tropeçar e desanimar.

 Embora saiba que nem todos estejam empenhados nisso, alguns se aproveitam da situação calamitosa para tentar me fazer esmorecer, desanimar e diminuir, tentando assim apagar a minha história. Mal sabem esses que não é apenas a história de Áureo Cisneiros, é a história de uma categoria que, unida, consegue reverter qualquer impasse.          

*Obs:*para que todos saibam,  meu processo judicial está concluso para sentença faz 1 ano e quatro meses e por incrível que pareça, o juiz ainda não sentenciou. Aguardamos com toda paciência a decisão.*

*ÁUREO CISNEIROS*



Sindicato dos Médicos orienta categoria sobre decreto do Governo de Pernambuco

O Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), após diálogo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) sobre as medidas recomendadas pelo decreto publicado pelo Governo de Pernambuco, vem a público orientar os servidores médicos vinculados à saúde pública do estado.

1. *Médicos em Licença Prêmio* - Os colegas em gozo de licença prêmio deverão solicitar análise e nova autorização da licença à chefia atual do serviço. 

2.  *Médicos Cedidos*- Os colegas cedidos deverão apresentar-se aos órgãos de origem e solicitar a instituição atual que renovem a solicitação da cessão, caso seja necessário. 

O Simepe segue reafirmando seu compromisso com a categoria, orientando a manutenção dos postos de trabalho e a assistência à população pernambucana.

Imprensa Simepe