sábado, 25 de abril de 2015

Domingo pode não ter busão

O Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco prometem parar os ônibus durante o jogo Sport x Salgueiro neste domingo (26), caso torcedores ameacem depredar os coletivos. A categoria reclama da falta de segurança diante de atitudes violentas que ocorreram nos jogos passados. A partida acontece na Arena Pernambuco, às 16h, pela semifinal do Campeonato Pernambucano.
Os rodoviários colocarão equipes distribuídas em locais estratégicos, a partir de 12h, para monitorar os torcedores. "A insegurança está passando dos limites", afirmou o assessor de Comunicação do sindicato.
Portal NE10

Dia das Mães no Vitória Park

Em homenagem ao Dia das Mães, o Vitória Park Shopping, em Vitória de Santo Antão, monta uma programação especial no centro de compras - Estação Beleza estará disponível a partir do próximo domingo (3). Estúdio fotográfico profissional, espaço para maquiagem, e show ao vivo fazem parte da ação. A programação permanece no centro de compras até o dia 10.
Na Praça de Eventos I, a Yes Cosmetics e o SENAC serão os responsáveis pela produção das mamães que passarem por lá, em seguida fica por conta do Duo Studio a produção de uma belíssima foto para eternizar esse momento. A ação será integralmente gratuita e terá o limite de uma foto impressa por mãe.
O espaço está disponível de segunda a sexta-feira das 19h às 21hs, no sábado das 18h às 21h e no domingo das 16h às 19h.
Para fechar com chave de ouro, no dia 10, data em que é comemorado o Dia das Mães, o centro de compras realiza shows ao vivo na Praça de Alimentação, são dois horários, das 12 às 14hs e das 18 às 20h. O espaço estará decorado em comemoração a data.
Serviço:
Dia das Mães no Vitória Park Shopping
Estação Beleza:
Quando: Entre 3 e 10 de maio.
Onde: Praça de Eventos I – Vitória Park Shopping
Horários: Segunda a sexta-feira: Das 19h às 21h, Sábado: Das 18h às 21hs e Domingo: 16h às 19h.
Show Ao Vivo:
Quando: 10 de maio
Horário: Das 12 às 14hs e das 18 às 20h

Abastecimento de água no Agreste


Protesto de terceirizados

Na manhã desta sexta-feira (24) terceirizados das delegacias de Pernambuco se reuniram em frente à Sede da Polícia Civil de Pernambuco, localizada na Rua da Aurora, no bairro da Boa Vista. A categoria reivindica o pagamento dos salários e vale-transporte que há dois meses estão atrasados, além do repasse do tíquete alimentação que está atrasado há um mês.
A empresa terceirizada CNCRED informou aos trabalhadores que não recebeu os valores do Governo do Estado para efetuar os pagamentos. "Além dos atrasos frequentes, o valor do tíquete é muito pouco, R$ 48 reais por mês não dá pra nada, a gente não encontra um almoço por menos de R$ 10, "explicou a funcionária Karina Michelle.
Os trabalhadores junto com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Asseio e Conservação de Pernambuco - STEALMOIAC vão aguardar o pagamento dos salários e vale-transporte até hoje. Caso não seja liberado, os trabalhadores vão realizar uma paralisação de advertência e só retornam aos seus postos de trabalho quando o pagamento for efetuado.

Formalização de trabalhadores domésticos

A analise da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), contendo dados sobre Emprego Doméstico na Região Metropolitana do Recife, divulgada ontem, 23, mostra que em 2014, o emprego doméstico nos 14 municípios da RMR teve uma maior formalização das relações de trabalho das empregadas mensalistas com o crescimento de 5,6 % em 2014, na comparação com o ano anterior, passando de 35,9% para 41,5%, consequentemente, com maior concentração de mensalistas com carteira de trabalho assinada (41,5%) do que sem carteira (26,6%). 
A PED do Emprego Doméstico é realizada numa parceria entre a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem), a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação de Pernambuco, a Fundação Seade/SP e o Dieese. A pesquisa analisa os dados referentes ao trabalho doméstico no mercado de trabalho na RMR com a maior parte dos indicadores em 2013/ 2014, revelando as formas de contratação, região de moradia e trabalho, jornada média de trabalho, rendimento médio real por hora e contribuição para a Previdência Social. 
O levantamento mostra ainda que houve uma elevação no rendimento médio real por hora das mensalistas com e sem carteira de trabalho assinada e diaristas. No entanto, persiste a precarização da atividade com mais de 90% das mensalistas sem carteira assinada e das diaristas que não contribuem para a Previdência Social. 
NÚMEROS - Em 2014, os serviços domésticos representavam 6,9% do total dos ocupados na RMR, sendo um trabalho tipicamente feminino , com 94,5% dos ocupados inseridos neste segmento, ou seja cerca de 106 mil trabalhadoras. A maioria deste público está inserido em atividades de serviços gerais. 
Ainda compondo pequena parcela nesse segmento, ocupações como babá e cuidadora de idosos demandam maior especialização e, portanto, são as que apresentam maior nível de escolaridade e de remuneração entre as trabalhadoras domésticas. No ano passado, as mulheres empregadas em serviços domésticos na RMR correspondia a (14,6%) do total de profissionais femininas; índice inferior ao visto em 2013, de 15,5%. Essa proporção representa o menor valor da série da pesquisa até hoje, e vem caindo desde 2012. 
IDADE - A maior parcela de trabalhadoras domésticas constituiu-se por mulheres com idade entre 25 a 49 anos, correspondendo a 68,5% das mulheres ocupadas nessa categoria. A participação das jovens de 16 a 24 anos tem sido pouco expressiva no trabalho doméstico, o que pode ser explicado por diversos fatores, entre eles, as novas oportunidades de trabalho geradas pelo crescimento da economia nos últimos anos, ocupações menos precárias em termos de direitos trabalhistas e previdenciários, e mais valorizadas pela sociedade, assim como o aumento da escolarização das mais jovens permitindo buscar alternativas de ocupação de melhor perspectiva profissional. "São melhorias importantes, mas a ainda reduzida efetividade da proteção trabalhista contribui para manter a desvalorização do trabalho doméstico, por permanecer condições bem diferenciadas nas ocupações", destaca Maurílio Lima, Diretor Executivo de Estudos, Pesquisas e Estatística da Agência CONDEPE/FIDEM.  
OUTROS DESTAQUES - Referente a correlação entre trabalho doméstico e raça/cor, o estudo observou a prevalência das trabalhadoras negras nessa ocupação (85,4%) próxima à verificada em 2013 (85,3%). Já a escolaridade da maioria das trabalhadoras domésticas, no ano de 2014, está concentrada no ensino fundamental incompleto (52,2%), o que significa menos de oito anos de estudo. A PED ressalta que há expressivo percentual de mulheres com ensino médio completo e superior incompleto (20,2%), o que demonstra, nos anos recentes, crescimento da escolaridade da população e o aumento da participação dessas pessoas nas ocupações tais como babás e acompanhantes de idosos, por exemplo, tipificada como emprego doméstico. 
Outro aspecto apontado pela pesquisa é que morar no local de trabalho não é relevante, dado a proporção de mulheres empregadas domésticas que não moravam no emprego na RMR era de 98,2%.
Imprensa Condepe/FIDEM

Procon Petrolina volta a funcionar

Na próxima segunda-feira (27) voltará a funcionar o Prodecon de Petrolina. A unidade do Procon municipal estava fechada há 1 ano e três meses para reforma. O atendimento continuará a ser feito na Av. Trinta e Um de Março, s/nº – 1º andar – Sala 02 – Centro de Convenções, das 13h às 19h. Os números de contato são: (87) 3861-2288 e (87) 3862-9155.

Imprensa Procon/PE

Hoje tem mutirão da SDS

Promover a qualidade de vida, o acesso a serviços públicos e gratuitos, e aproximar cada vez mais a comunidade da polícia. Esse é o objetivo do Projeto Resgatando Cidadania, que promove neste sábado (25), das 8h às 12h, ações de cidadania, nas cidades de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Petrolina.
Serão oferecidos serviços como a emissão de carteiras de identidade, palestra sobre prevenção de incêndio no lar e primeiros socorros, serviços básicos de saúde e além de serviços como: investigação de paternidade, na área criminal, na defesa do consumidor (contas de água, de luz, cartão de crédito), informações sobre divórcio, pensão alimentícia, casamento e retificação de registro de nascimento.
As ações serão realizadas pela Secretaria de Defesa Social, por meio da Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária – GPAC/SDS, em parceria com o Instituto de Identificação Tavares Buril – IITB, Defensória Pública do Estado, Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco - CBMPE, Governo Presente, Prefeitura de Olinda, Grupo Calebe e Rádio Clube FM.

Serviço:

Recife

Data: 25/04
Hora: 8h às 12h
Local:  Escola Municipal Santiago da Silva
Endereço: Avenida Concris, s/n, Passarinho – Recife, PE
Ponto de Ref.: Próximo ao terminal de ônibus de Passarinho
Serviços Oferecidos: Emissão de 100 carteiras de identidade

Olinda

Data: 25/04
Hora: 8h às 12h
Local: Escola Estadual Guedes Alcoforado
Endereço: Avenida Joaquim Nabuco, 838, Varadouro – Olinda – PE
Ponto de Ref.: Entre o Mercado do Varadouro e a PE - 15
Serviços Oferecidos: Emissão de 200 carteiras de identidade
Jaboatão dos Guararapes

Data: 25/04
Hora: 8h às 12h
Local: Igreja Universal do Reino de Deus
Endereço: Praça do Rosário, Jaboatão Velho – Jaboatão dos Guararapes – PE
Ponto de Ref.: Ao lado do Banco do Brasil
Serviços: Emissão de 200 carteiras de identidade

Petrolina

Data: 25/04
Hora: 8h às 12h
Local: Escola Estadual Jesuíno Antonio D’avila
Endereço: Rua 12, s/n, João de Deus, Petrolina – PE
Ponto de Ref.: Próxima a feira
Serviços: Emissão de 100 carteiras de identidade

Secretaria de Defesa Social de Pernambuco

Selma do Coco se recupera bem

A paciente Selma Ferreira da Silva, de 85 anos, a “Selma do Coco”, continua internada na UTI do Hospital Miguel Arraes, em Paulista, após cirurgia de fêmur realizada nessa quinta-feira, 23. A paciente não apresentou intercorrências durante a noite, realizou exames de rotina e seu estado de saúde é considerado estável, continuando em observação pelas próximas 48h. Novo boletim somente com alteração do quadro da paciente.

Com informações da jornalista Iana Gouveia

Forte de Tamandaré será reformado

Palco da luta contra os invasores holandeses no passado, considerado um dos cenários mais importantes da história de Pernambuco, o Forte de Santo Inácio de Loyola, também conhecido como Forte de Tamandaré, será totalmente requalificado pelo Governo do Estado. O governador Paulo Câmara foi ao município, nesta sexta-feira (24), autorizar o início das obras. Mais cedo, o chefe do Executivo estadual fez a abertura do Todos por Pernambuco da Mata Sul, em Palmares.  

Com investimentos de R$ 6,8 milhões - recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Estado -, o equipamento receberá serviços de revestimento de paredes e teto, hipermeabilização, esquadrias, pintura, monitoramento arqueológico, instalações hidrossanitárias e elétricas; além de climatização e tratamento paisagístico, entre outras intervenções. A previsão é de que as obras sejam concluídas dentro de seis meses.

Erguido no século XVII, o Forte de Tamandaré é um importante equipamento turístico, cuja visitação deve ser incentivada, como defendeu o governador Paulo Câmara. “Não podemos nunca esquecer que temos aqui um belo cartão postal de Pernambuco. Ampliaremos os atrativos dessa cidade com essa requalificação. Com certeza, muita gente tem a curiosidade de conhecer esse Forte”, ressaltou Paulo Câmara.

O governador destacou ainda a importância de se manter vivo o passado de lutas libertárias, travadas em terras pernambucanas. “Esse Forte vai relembrar a história desse município e da região; a história de Pernambuco. E Pernambuco tem muito a contar para o Brasil porque sempre fomos pioneiros nas tradições libertárias. Em pensar na democracia, na República e na melhoria da qualidade de vida do nosso povo. Em combater os que não estavam fazendo bem à nossa terra, como foi feito em tantas invasões que aqui ocorreram. É essa história que temos que contar para as novas gerações”, cravou Paulo.

SAÚDE - Ainda em Tamandaré, o governador inaugurou as novas instalações do Hospital José Múcio Monteiro, que foi reformado e ampliado. A intervenção recebeu recursos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM) e da Prefeitura do município, que apresentou o projeto na edição de 2013. O aporte foi de R$ 1,2 milhão.

Com a reforma e ampliação, o hospital, que contava com 16 leitos, distribuídos em clínicas médica, cirúrgica, pediátrica e obstetrícia, praticamente dobrou sua capacidade, passando a contar com 30 leitos. Além disso, a emergência da unidade de saúde, agora, conta com sala vermelha adequada, dentro dos padrões para atendimento de urgência e emergência; e boxes para observação dos pacientes, garantindo, assim, um atendimento eficaz e completo.

A nova estrutura tem um centro de diagnóstico com Raio X e laboratório próprios, para evitar transferências desnecessárias. O setor de triagem, agora com classificação de risco, garante atendimento prioritário para pacientes graves. O centro cirúrgico também foi ampliado, aumentando o número de cirurgias eletivas semanais, evitando a transferência para outros hospitais, o que vai gerar mais conforto e praticidade para a população. No município, o governador também visitou a Escola Almirante Tamandaré, reformada pela prefeitura. 


Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Nota sobre processo do MPF

Sobre a informação relativa ao processo movido pelo MPF em desfavor de dirigentes e ex-dirigentes da Compesa e de empresas contratadas, a companhia esclarece que ainda não foi intimada da decisão, a qual, por se tratar de decisão proferida em caráter liminar, está sujeita a recurso pelos interessados. A Compesa esclarece, ainda, que a ação do MPF se baseia em questionamentos feitos pelo Tribunal de Contas da União relativos a convênios firmados anteriormente ao ano de 2007, que deram origem aos contratos de Interligação dos Sistemas Pirapama e Gurjaú. É importante esclarecer que os processos no TCU não foram concluídos, não havendo nenhuma decisão de caráter conclusivo. Assim, o próprio TCU ainda irá realizar a instrução dos processos, com a ouvida de todos os interessados e a análise dos argumentos técnicos, ocasião em que serão prestados os esclarecimentos e será demonstrada a ausência de qualquer espécie de irregularidade nos contratos em questão.

Imprensa Compesa

Liminar suspende concurso pra delegado

O Governo de Pernambuco informou, nesta sexta (24), que as provas para o concurso de delegado da Polícia Civil, marcadas para o próximo domingo (26), foram suspensas. Nota enviada à imprensa pela Secretaria de Defesa Social (SDS) diz que a decisão foi tomada em função de uma liminar concedida pela 2ª Vara da Fazenda Pública. O comunicado ainda ressalta que os exames “serão realizados em data a ser definida, após desfecho à referida demanda judicial”. O Executivo Estadual não informou se já recorreu da decisão.

A Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (Adeppe) havia protocolado uma denúncia, em 10 de abril, no Ministério Público de Pernambuco, informando sobre irregularidade na realização da seleção. A entidade alega que a SDS utilizou indevidamente o sistema de dispensa de licitação para contratação de empresa responsável pelo certame. O documento foi entregue ao promotor Maviael de Souza Silva, coordenador das Promotorias de Defesa do Patrimônio Público. Nesta sexta (24), a 2ª Vara da Fazenda Pública concedeu liminar suspendendo as provas.

O concurso foi lançado em março para preencher 100 vagas de delegado. O salário base é de R$ 9.969,81, para 40 horas semanais, de acordo com o edital.

Portal G1

Obra de ponte está parada

Uma obra inacabada está causando ainda mais transtornos para os moradores do Recife. A construção da ponte Monteiro - Iputinga está parada há seis meses e deixou rastros de desperdício e falta de planejamento. Tubos de concreto foram deixados em uma área que virou curral de animais, o asfalto ficou pela metade – onde o calçamento terminou, o poste ficou no meio da Rua Maria de Fátima Soares. Além disso, desabrigou moradores e causou rachaduras nas casas.

A construção passaria sobre o Rio Capibaribe e poderia encurtar de 10 quilômetros para apenas 170 metros a distância entre os bairros de Casa Forte, da Zona Norte, e Iputinga, na Zona Oeste. A ponte e o asfaltamento das ruas fazem parte de um projeto chamado Capibaribe Melhor, um conjunto de obras que contemplaria 26 bairros do Recife com sistema para drenar a água da chuva, asfalto e construção de habitacionais. De acordo com a prefeitura, as obras estão paradas desde o fim do ano passado. Essa etapa do projeto foi lançada em 2012, quando a estimativa da prefeitura era de que seriam gastos quase R$ 43 milhões. As obras da ponte e de calçamento das ruas deveriam ter ficado prontas em 2013, de acordo com o cronograma oficial. Três anos depois, a sensação de quem vive por lá é de abandono.

“A gente se sente desrespeitado, né?", disse o comerciante Roberto Gomes de Araújo. A ponte começou a ser construída, mas a obra parou – o canteiro de obras está fechado, virou plantação de feijão e milho. Vergalhões de ferro e placas de concreto foram deixados para trás. A ponte fica entre as comunidades Ayrton Senna e Vila Esperança. Foram retiradas das margens do rio 24 famílias, porque estavam em áreas de risco por onde a construção passaria. Hoje elas recebem R$ 200 por mês como auxílio para pagar aluguel. Os moradores que ficaram reclamam que o movimento da obra abalou a estrutura das casas. As máquinas já não estão mais no canteiro, mas as rachaduras ficaram.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos da Prefeitura do Recife , a obra foi interrompida para que fossem feitas mudanças no projeto que prevê a circulação de carros na área. A expectativa é retomar as obras no segundo semestre. Sobre o poste que fica no meio da rua, a Prefeitura disse que ele vai retirado no final e que, até a próxima semana, técnicos devem visitar as casas que estão com rachaduras para fazer uma vistoria.
Portal G1

Em defesa da juventude negra

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 8° promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania do Recife com atuação em Direitos Humanos, juntamente com o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais e o Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo (GT Racismo), convoca audiência pública para discutir o tema As barreiras de acesso à Justiça aos jovens negros em situação de violência, no dia 6 de maio. 

A iniciativa conta com a parceria dos GTs Racismo das Polícias Civil e Militar de Pernambuco. Todos estão convidados a participar.
A audiência ocorrerá no auditório do Ministério Público Federal, localizado na avenida Governador Agamenon Magalhães, 1800, Espinheiro. A coordenação da audiência será do promotor de Justiça Maxwell Vignoli (8ª Promotoria), que tem procedimentos em trâmites sobre o tema de ocorrências em duas comunidades. Para Maxwell Vignoli, as informações sobre a morte da juventude negra são transformadas em estatísticas para fundamentar muito mais uma avaliação de ocorrência da violência do que utilizadas na idealização de políticas públicas que visem garantir o direito dos jovens negros.

Na ocasião, serão discutidos o fortalecimento de mecanismos de controle externo da atividade policial, com foco na subnotificação de homicídios, especialmente nos casos de confronto com a força policial, a assistência jurídica para jovens negros em situação de violência, em cumprimento de medidas socioeducativas ou em regime prisional e a adoção de medidas, programas e políticas de enfrentamento e de superação das desigualdades decorrentes do preconceito e da discriminação étnico-racial.

A discussão que será promovida em Pernambuco é resultado da assinatura do Protocolo de Intenções para a Redução das Barreiras de Acesso à Justiça aos Jovens Negros em Situação de Violência pelo Conselho Nacional do Ministério Público, Conselho Nacional de Justiça, Ministério de Justiça, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Secretaria Nacional da Juventude, ambas da Secretaria Geral da Presidência da República, Conselho Federal da OAB e o Colégio Nacional de Defensores Públicos-Gerais, e publicada no Diário Oficial da União, em 24 de março de 2014. O Protocolo estabelece a organização de atividades conjuntas entre as instituições signatárias.

Consoante a isso, o Estado Brasileiro tem o compromisso de adotar políticas visando à eliminação da discriminação racial em todas as suas formas, e empreender medidas concretas para garantir o pleno exercício dos direitos humanos e das liberdades fundamentais, em condições de ampla igualdade, como signatário da Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial da Organização das Nações Unidas, e da Declaração de Durban, formulada na III Conferência Mundial de Combate ao Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, realizada em 2001.

Para a audiência do dia 6 de maio, o MPPE convidou a Secretaria de Política de Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal, Tribunal de Justiça de Pernambuco, Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco, Defensoria Pública de Pernambuco e Procuradoria da República dos Direitos do Cidadão. Ainda, as Secretarias da Juventude, Defesa Social, Direitos Humanos do Estado e da Prefeitura do Recife, além da Comissão Estadual de Promoção da Igualdade Racial.

Também foram convidados pelo MPPE as lideranças do Movimento Social Negro, coordenadores dos NEABS - Núcleos de Estudos Afro-brasileiros das Universidades Federal, Rural e particulares, conselheiros de Direitos Humanos do Estado de Pernambuco e do Município do Recife.

Ministério Público de Pernambuco