ÚLTIMAS NOTÍCIAS
sábado, 23 de fevereiro de 2019
Belo Jardim tem primeiro ciclo de abastecimento com água do rio São Francisco
Os moradores do município de Belo Jardim, no Agreste pernambucano, comemoraram ontem (22) o primeiro ciclo de distribuição de água do Rio São Francisco, sem interrupção, por meio do sistema integrado de abastecimento da Adutora do Agreste-Moxotó. Desde o início dos testes, o governador Paulo Câmara tem acompanhado sistematicamente o andamento dos trabalhos dos técnicos da Companhia Pernambucana de Saneamento- Compesa entre as cidades de Pesqueira e Belo Jardim. "O governador solicitou o trabalho em tempo integral, nos últimos 30 dias, para agilizar a chegada da água em Belo Jardim", ressalta o presidente da Compesa, Roberto Tavares.
Desde o fim de semana, não houve qualquer registro de vazamentos na adutora, que são intercorrências normais durante os testes operacionais de um novo sistema de abastecimento, garantindo a distribuição de água para todos os bairros da cidade. Belo Jardim é a terceira cidade do Agreste a receber água da Transposição pela Adutora do Agreste. Arcoverde e Pesqueira já estão sendo abastecidas pelas águas do Velho Chico
Desde o início dos testes, foi intenso o trabalho para estabilizar o novo sistema. Durante esse período houve algumas paralisações necessárias para consertos de vazamentos, de grande porte, que ocorreram ao longo dos 80 quilômetros de adutora. “No último domingo, 17, começamos a abastecer ininterruptamente Belo Jardim. Estamos confiantes de que agora o sistema esteja estabilizado, o que permitirá divulgarmos, em breve, um calendário de abastecimento para a cidade”, afirmou Roberto Tavares.
O sistema está operando com sua capacidade máxima para Belo Jardim, que é de 175 litros, por segundo. A água da Transposição do Rio São Francisco era bastante esperada pelos 76 mil moradores da cidade, uma vez que a cidade sofre com escassez de água e está com Barragem do Bitury (que atendia o município) em colapso. O próximo passo será abastecer os municípios de Sanharó, Tacaimbó e São Bento do Una que também enfrentam uma severa falta d’água por causa da estiagem que castiga a região.
A iniciativa de antecipar a utilização da Adutora do Agreste com água do Rio São Francisco e oferecer segurança hídrica aos municípios da região partiu do governador Paulo Câmara, que determinou à Compesa a construção da Adutora do Moxotó, uma obra que teve investimento da ordem de R$ 85 milhões por meio da parceria entre o Governo do Estado e o Ministério da Integração Nacional.
A água é captada na Barragem do Moxotó, no Eixo Leste da Transposição, e segue por 70 quilômetros de adutora até a Estação de Tratamento de Água (ETA), de Arcoverde. Nesse ponto, há a interligação com a Adutora do Agreste. Cerca de 400 mil pessoas serão beneficiadas nos municípios de Arcoverde, Pedra, Venturosa, Pesqueira, Alagoinha, Belo Jardim, Sanharó, Tacaimbó, São Bento do Una e São Caetano.
Imprensa Compesa
Procon-PE participa da Ação Justiça Itinerante em Paulista
O Procon-PE, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, participará, na próxima segunda-feira (25.02), da 14ª Ação do Justiça Itinerante de Paulista. A ação será realizada, das 8h às 12h, no Paulista North Way Shopping, na Rodovia PE-15, Km 16,5, 242, no Centro de Paulista. O Procon estará com a unidade móvel para atender e orientar a população e abrir reclamações.
Além das ações do órgão, haverá serviços relacionados à conciliação com processos de família, orientação jurídica e esclarecimentos sobre o sistema de resolução de conflitos no Judiciário. Serão promovidas, ainda, ações de saúde, com aferição de pressão e testes rápidos de HIV, sífilis, hanseníase e hepatite A e de glicose. A Secretaria Executiva de Direitos Humanos também estará com uma equipe no local para emitir segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito.
O evento é promovido pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), através do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).
Serviço:
Evento: 14ª Ação do Justiça Itinerante em Paulista
Data: Segunda-feira (25/2)
Horário: Das 8h às 12h
Local: Estacionado no Paulista North Way Shopping – Rodovia PE-15, Km 16,5, 242 – Centro.
Imprensa PROCON PE
Reforma da Previdência: segunda tem audiência pública no Senado
Representantes de entidades nacionais de classes e especialistas de diversas áreas estarão reunidos segunda-feira (25), em Brasília, para discutir os reflexos de uma possível aprovação da proposta de Reforma da Previdência. O tema será pauta de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos, às 9h, no Senado.
Único representante de Pernambuco na audiência, o especialista em Direito Previdenciário e também sócio do escritório Reis & Pacheco Advogados, Almir Reis (foto ao lado) representará o Instituto de Advogados Previdenciários (Iape), na audiência. Também foram convidados ao encontro auditores fiscais, contadores, advogados tributaristas do país, que irão avaliar detalhes do texto e analisar possíveis consequências. O requerimento para a audiência foi feito pelo presidente da comissão, senador Paulo Paim (PT-RS).
CPI - Reis é presidente da Associação dos Advogados Previdenciaristas de Pernambuco e, em 2017, participou da CPI da Previdência, em Brasília, com intuito de apurar se o sistema previdenciário é ou não deficitário. Ele também é palestrante e professor.
Navegabilidade do Rio Capibaribe é avaliada por comissão da CMR
A Comissão de Planejamento Urbano e Obras da Câmara Municipal do Recife realiza hoje (23) uma visita técnica ao Capibaribe para avaliar a realidade das margens e trajetos possíveis. Tudo isso para viabilizar no que for possível o transporte fluvial.
A "avenida líquida" do Rio Capibaribe, que possui cerca de 280 km de extensão, sendo 16 km só no Recife, é posta como alternativa para mobilidade do Recife desde a década de 1980, quando os primeiros projetos de navegabilidade foram apresentados. A princípio, o rio era visto como potência apenas turística.
Hoje, a concepção sobre o uso do Capibaribe inclui essa e outras possibilidades, como a do transporte coletivo fluvial voltado para o deslocamento dos recifenses. A partir da navegabilidade seria possível se locomover entre alguns bairros de Recife sem encarar o trânsito das principais vias. O que significa, na prática, que há um potencial efetivo para aliviar problemas de mobilidade.
Atualmente, a capital pernambucana conta com um projeto de navegabilidade que aguarda conclusão. Projetado para ter extensão de 13,9 km, o projeto Rios da Gente, se concluído, teria capacidade para transportar 300 mil passageiros por mês a partir de ramais que atenderiam ao eixo norte e ao oeste da cidade. Em relações proporcionais, toda a extensão do Rio somente na capital não representa 10 vezes o tamanho da Avenida Conde da Boa Vista, duas avenidas e meia da Agamenon Magalhães e quase três vezes o tamanho da Caxangá.
Pontes - Outro ponto que esbarra com o desenvolvimento do transporte fluvial no Recife é a condição das pontes da cidade. Além da construção de estações, seria necessário realizar serviços de manutenção das infraestruturas. As bases das pontes do Derby, na área central do Recife e da Torre, na zona norte, estão entre as deterioradas. A visita técnica da Comissão de Planejamento Urbano e Obras também pretende avaliar essas questões. A comissão é presidida pelo vereador Rodrigo Coutinho (SD - PE)
Ministério Público determina volta das equipes de saúde em Camaragibe
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) ajuizou ação civil pública requerendo tutela antecipada de urgência no sentido de que o município de Camaragibe, através de sua Secretaria de Saúde, recomponha as equipes do Núcleo de Saúde da Família, Consultório de Rua e Academia da Cidade de forma a atender satisfatoriamente à população camaragibense. Em caso de decisão favorável ao pedido, o poder público terá 72 horas para recompor os referidos serviços de saúde, sob pena de pagamento de multa diária no valor de R$ 10 mil em caso de descumprimento.
A notícia da exoneração de 41 profissionais de saúde foi encaminhada ao MPPE por usuários do sistema de saúde e integrantes do Conselho Municipal de Saúde, em que foi noticiado a falta de oferta de serviços essenciais na área de saúde.
“É sabido que a estratégia de saúde da família visa reorganizar a atenção básica no país, algo que, se bem executado, evitaria que parcela considerável da população viesse a necessitar de cuidados especializados, usualmente mais caros e de difícil resolutividade. A paralisação desses serviços levará ao aumento das enfermidades na população e no incremento dos custos dos serviços de média e alta complexidade”, destacaram as representantes do MPPE no texto da referida ação civil pública.
De acordo com as Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde e do Patrimônio Público de Camaragibe, apesar das alegações dos gestores municipais, os programas Núcleo de Saúde da Família (NASF) e Consultório na Rua contam com financiamento mediante repasse de recursos federais, sendo R$ 100 mil mensais para o NASF e R$ 19.900,00 mensais para o Consultório na Rua.
A analista ministerial em Psicologia Luzinete Barbosa analisou as informações repassadas pela Secretaria de Saúde de Camaragibe e apontou, em ofício remetido à Promotoria de Justiça local, que a exoneração das cinco equipes do NASF representa um grave prejuízo para a população, uma vez que o serviço realizou, no ano de 2018, uma média de 1.005 atendimentos por mês.
“Existem muitos usuários que não estão sendo atendidos de forma adequada em suas necessidades, o que justifica a atuação do MPPE em tentar restabelecer, o quanto antes, o funcionamento desse serviço”, declarou a psicóloga.
O Consultório de Rua, por sua vez, é um serviço voltado para acompanhar a saúde das pessoas em situação de rua; já em relação à Academia da Cidade, o equipamento urbano localizado no bairro do Timbi encontra-se em um estado de preservação insatisfatório e, segundo informações dos moradores, as atividades de educação física e estímulo a práticas esportivas não estão ocorrendo de forma regular.
Imprensa MPPE
Agressor de mulher pode vir a usar tornozeleira eletrônica
Agressores de mulheres podem passar a ser monitorados por tornozeleiras eletrônicas, o que deve garantir a distância entre eles e suas vítimas. A ideia é de viabilizar o cumprimento de medidas protetivas, que mantêm distância mínima de dois quilômetros. O projeto é uma emenda aditiva à Lei Maria da Penha e se baseia no que já acontece em Pernambuco, quando um juiz observou, em 2013, que o uso da tornozeleira tornou-se eficaz sistema de alerta e desde então, mais de 700 homens passaram a usar o dispositivo eletrônico. O autor do PL é o deputado federal Augusto Coutinho (SD - PE).
Vai faltar água em Paulista
Uma paralisação parcial do Sistema Botafogo, por 48 horas, será realizada pela Companhia Pernambucana de Saneamento - Compesa na próxima segunda-feira (25). Os serviços serão executados na tubulação principal (adutora), responsável pelo abastecimento de parte do município de Paulista, Região Metropolitana do Recife. A paralisação programada será iniciada às 22h da segunda seguindo até às 22 horas da quarta-feira (27). A iniciativa será necessária para a instalação de duas válvulas reguladoras de vazão com vistas a melhoria das pressões da rede de abastecimento de bairros localizados nas áreas mais altas de Paulista, a exemplo das localidades de Alameda Paulista e Jaguarana.
Para instalar os equipamentos em unidades do Sistema Botafogo haverá falta de água em localidades da cidade do Paulista : Mutirão, Maranguape II, Engenho Maranguape, Artur Lundreen I, Artur Lundren II, Jaguarana, Centro de Paulista, Torres Galvão, Jaguaribe, Jardim Maranguape, Alameda Paulista e Janga. Segundo o gerente de Produção da Compesa, Euris Oliveira, os serviços são de natureza complexa e não poderão ser feitos com a adutora em funcionamento ( om água), sendo necessário a suspensão temporária do fornecimento de água. Uma equipe de 30 profissionais estará trabalhando na operação. A distribuição de água será retomada após a conclusão dos serviços e obedecerá o calendário de abastecimento de cada área. Informações sobre o retorno do abastecimento das localidades afetadas podem ser obtidas pelo 0800 081 0195.
Imprensa Compesa
Assinar:
Postagens (Atom)





