terça-feira, 27 de novembro de 2012

PwC abre vagas em São Paulo e no Rio de Janeiro


A PwC, líder global em auditoria e consultoria, recebe até o dia 03 de dezembro inscrições para o programa Nova Geração PwC em São Paulo e no Rio de Janeiro. O Programa recruta estudantes matriculados na faculdade a partir do 2º ano, ou que concluíram a formação universitária há, no máximo, dois anos nos cursos requeridos. Entre as áreas solicitadas pela firma estão Administração, Agronomia, Ciências Atuariais, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Engenharias, Ecologia, Estatística, Física, Gestão Ambiental, Matemática, Psicologia, Química, Zootecnia e cursos relacionados a Tecnologia da Informação. Quem participa do Programa tem grandes chances de se tornar sócio da PwC, mais de 90% dos atuais sócios ingressaram na firma como trainees. As inscrições para as demais regiões iniciarão em fevereiro de 2013.


Inscrições para São Paulo e Rio de Janeiro:

Polícia Civil apreende roupas falsas em Afogados

A Delegacia de Crimes Contra a Propriedade Imaterial realizou mais uma grande apreensão de produtos falsificados na manhã de hoje. Desta vez um depósito que funcionava sob a fachada da loja Raniery Modas foi fechado na Rua 11 de Junho, bairro de Afogados. 

No local foram apreendidas milhares de peças (em contabilização), dentre camisas e bermudas falsas que ostentavam marcas famosas. O responsável pela mercadoria é Raniery Carvalho, de 19 anos.  Ele foi conduzido para a unidade policial, no centro do Recife, onde será ouvido e liberado. 

Após a confecção do laudo pericial atestando serem as mercadorias contrafeitas  (falsas), o suspeito será indiciado por diversos crimes, tais como: Crime contra a Relação de Consumo, Fraude no Comércio, Crime contra a Propriedade Imaterial e Crime contra a Ordem Econômica, podendo ser condenado a até nove anos de prisão. Todas as mercadorias serão apreendidas e encaminhadas para o depósito judicial.

Polícia Civil de Pernambuco

Trabalho Ecológico: Lodo de tratamento de água é reciclado e transformado em tijolo


A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vai utilizar o lodo descartado das Estações de Tratamento de Água (ETAs) para fabricação de tijolos cerâmicos. A pesquisa que viabilizou o projeto teve início em 2010 e acaba de ser certificada pelo Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), após diversas avaliações técnicas. Os chamados ‘tijolos ecológicos’ terão sua massa produzida com até15% de lodo extraído das unidades de tratamento, o melhor resultado percentual em nível nacional na produção do material.

O estudo para reutilização dos resíduos das ETAs surgiu através da preocupação da companhia com a destinação final ambientalmente correta, conforme a Política Estadual de Resíduos Sólidos (Lei Nº 14. 236, de 13 de dezembro de 2010), o que proporciona a reciclagem dos resíduos provenientes do processo de tratamento de água. Com a iniciativa, a Compesa espera contribuir para a redução da extração de argila - para fabricação de tijolos - nas jazidas, aumentando sua vida útil e reduzindo os impactos ambientais decorrentes da atividade, além de evitar que o lodo seja enviado para aterros.

De acordo com o gerente de Meio Ambiente da Compesa, Eduardo Elvino, a companhia agora passa a trabalhar na produção de um inventário em que constará a quantidade de lodo produzido em cada estação, bem como traçar a logística de remoção e distribuição do sedimento, e ainda buscar olarias para firmar parcerias. “O lodo - um dos principais resíduos gerados nas ETAs – é um produto nobre para a produção de materiais cerâmicos e em nenhum outro Estado as pesquisas apontaram para sua utilização no percentual de 15%. Estamos muito satisfeitos com o resultado que alcançamos”, comemora o gerente.

A pesquisa foi iniciada com material coletado da ETA de Paudalho em parceria com a Cerâmica São José. O ITEP avaliou a resistência, permeabilidade, durabilidade entre outros requisitos técnicos e de qualidade para atestar a utilização do lodo nos tijolos. Após a certificação, todas as Estações de Tratamento de Água serão adequadas para viabilizar o resíduo para a produção dos tijolos, que terão fins comerciais para construção civil.

Imprensa Compesa

Turfe: Semana do GP Bento Magalhães


A Comissão de Corridas do Jockey Club de Pernambuco elaborou uma gigantesca programação para o festival do Grande Prêmio Bento Magalhães, que será realizado nos dias 1º e 2 de dezembro (sábado e domingo). No sábado, serão disputados oito páreos com destaques para a prova de velocidade o GP Romeu Medeiros, na distância de 1.000 metros; para o Clássico José Maria Sampaio, em 2.000 metros; e para a Prova Especial Jockey Club de Pernambuco, na distância de 600 metros, para animais da raça pônei. Este páreo já está sendo chamada de “Bentinho” em alusão à maior prova do turfe nordestino.
No domingo, mais sete páreos e os principais são: o Clássico Jornalista Claudio Santa Cruz, em 1.300 metros; Grande Prêmio Pedro Allain Teixeira, em 1.700 metros; e, encerrando a programação, o Grande Prêmio Bento Magalhães, em 2.400 metros.
Dez animais foram inscritos para disputar os 2.400 metros, metade representando o turfe cearense e os outros cinco do turfe pernambucano. São eles: Selo Voador (Stud Guarani & Pierre), Morcote (Stud Asa Branca), Outro Corredor (Stud Irmãos Pereira), Super Purse e Vulcano Danz ( Stud Sampaio & Parente), Tank Boy (Stud Remar), Tatamovitch (Stud 3 Irmãos), Charmant (Stud São Nicolau), Vuoli Soldi (Stud Savigor) e Idoneo (Stud Primos e Amigos).
Os compromissos de montaria deverão ser entregues até o próximo dia 26, até as 16 horas, na sala da Comissão de Corridas. A programação, ainda sujeita a modificações, é a seguinte:
É grande a movimentação nos bastidores do turfe pernambucano, nesta semana máxima do turfe nordestino, a do Grande Prêmio Bento Magalhães. Muitos turfistas estão acompanhando os treinos dos animais nos dois horários (manhã e tarde), atentos aos mínimos detalhes. Basta um animal - principalmente os inscritos em provas clássicas - se dirigir para a raia que um grande número de curiosos acompanha toda a movimentação, sempre com relógio em punho. Bento é assim, ninguém que perder nada.
- Depois da venda do cavalo John The Doctor para o Stud São Nicolau, o treinador F.A.Viana desmentiu alguns boatos que davam conta que o Stud Savigor estava liquidando todo o plantel por não ter conquistado bons resultados no festival do Edisio Pereira. Segundo o treinador, logo após o Edisio Pereira ele aproveitou a folga e foi até Fortaleza visitar a família, como fez também o jóquei F. H. Costa. Quanto à venda dos animais, ele confirmou que alguns proprietários pernambucanos estavam interessados na compra de Vuoli Soldi, mas o objetivo do stud é enviá-lo, logo após o “Bentão”, para Cidade Jardim, com vistas ao GP Piratininga. O contrato do treinador F. A. Viana com o Stud Savigor termina em dezembro, após a realização do GP Bento Magalhães.
- O veterinário Juscelino Ribeiro, que vem acompanhando os animais do Stud Silver - Blue Star, Onegin e December Rain - disse estar otimista com as inscrições para sábado e domingo. Sua preocupação era que a programação fosse realizada só no domingo, pois dessa forma uma dessas provas seria corrida no horário da manhã, quando o forte calor aumenta o desgaste dos animais.
- A empresa de produtos veterinários Vetnil, através do Dr. Juscelino Ribeiro, vai presentear os vencedores do Bentão e do Bentinho, com kits de produtos de sua linha de fabricação. O kit será entregue na hora da premiação, no parque da foto da vitória.
- Responsável pela foto que inaugurou, no ano passado, a galeria de honra dos vencedores do GP Bento Magalhães, a repórter fotográfica Karol Loureiro confirmou presença na festa do Bentão 2012. Também confirmaram presença o jornalista Marcos Rizzon, e o fotógrafo Luiz Melão. Entre os jóqueis, já estão confirmadas as presenças de J. Aparecido, Z. M. Rosa, Anderson Paiva e A. L. Silva. Ainda não confirmaram presença A. F. Matos e M. Platini.
- A. L. Silva vai montar os animais do Stud Savigor (Speed War e Vuoli Soldi). J. Aparecido será o jóquei de Outro Corredor. A. Paiva deverá montar Bob Sponge no GP Pedro Allain Teixeira e disputará pela primeira vez o Bento com o tordilho Morcote, do Stud Asa Branca. O jóquei Z. M. Rosa estará, mais uma vez, no dorso dos animais do Stud Sampaio e Parente.
- O presidente Luiz Roberto Medeiros, que vem trabalhando com afinco para realizar uma grande festa no próximo final de semana, disse que a foto que vai substituir a atual, no Espaço Galeria de Honra dos vencedores do GP Bento Magalhães não será, necessariamente, do mesmo fotógrafo. Segundo o presidente, varias fotos serão analisadas e só uma será escolhida. As perguntas são: quem vai vencer o Bentão e quem vai fazer a melhor foto?
- Dizem, nos bastidores da Madalena, que o Bentão deste ano vai ter mais um bicampeão. Pelos comentários, Tatamovitch, vencedor do ano passado, está na ponta dos cascos e realizou excelente trabalho na madrugada, quando nem a coruja tinha encerrado o expediente. Caso venha ganhar, Tatamovitch vai se igualar a Short Lance (81/83), Fury (85/86), Diable Au Corps (93/94) e Hi Society (2007/08).
- Em Recife, onde as corridas de pônei são levadas a sério, a primeira edição do Bentinho é um dos assuntos mais comentados. A organização da prova garantiu premiação para os jóqueis mirins, os treinadores e para os proprietários. Alguns proprietários de cavalos PSI estão colaborando com a iniciativa. Em caso de algum animal do Stud FM (Stylus ou Fome Zero) vencer, o prêmio será revertido na compra de material para o projeto Jóqueis do Futuro. Em caso de uma boa arrecadação, serão adquiridos brindes para todos os jóqueis participantes do primeiro Bentinho.
SÁBADO (01/12/2012)
1º páreo - 1.100 metros -13h30
1- Batuta do Depiguá
2- Então Ta
3- Yes Runner
4- Belíssima Lá Rubia
5- Caixa Preta estreante
2º páreo – 2.000 metros – 13h50
3ª Prova da Tríplice Coroa Pernambucana
1- Takará Monô
2- Best Prime 
3- Magistra
3º páreo - 1.700 metros – 14h30
1- Tem Virtude
2- Rara Gitana
3- Jo icasso
4- Vercinegetorix
5- Burilado
6- Kurkem
4º páreo - 1.400 metros – 15h10
1- By Brazil
2- Vivano
3- Bizão Negro
4- Caminho do Bem
5- Gory
6- Investiment Grade
7- El Herdeiro
5º páreo - 1.200 metros – 15h50
1- Tora Tora Tora
2- Ilmar
3- Next Flight
4-Capace estrente
5- Bladetop Di Job
6- Porto Castelo
7- Lieson
6º páreo – 1.000 metros – 16h30
GP Romeu Medeiros
1- Abmael
2- Onegin
3- Jobi
4- Trem Bão
5- Olympic Man
7º páreo – 2.000 metros - 17 horas
Clássico José Maria Sampaio
1- Vespertine estreante
2- Gambeteiro
3- Brentley
4- Just Alone estreante
5- Quickstep
8º páreo 600 metros 17:10 horas
Prova Especial Jockey Club de Pernambuco (BENTINHO)
1- Stylus
2- Juju do Rei David
3- Caribenha
4- Maçã
5- Chankar
6- Miucha
7- Fome Zero
DOMINGO (02/12/2012)
1º páreo - 1.100 metros – 13 horas
1-Hurricane John
2-Cannoball estreante
3- Laranda
4- Byting
5-Phyllipos
6-Magistral
2º páreo 1.300 metros – 13h40
1- Oreco
2- Quanto Mais
3- Obrero
4- Speed War
5- Eaglion Vision
6- Don Talk
7- December Rain
3º páreo - 1.800 metros – 14h20
1- Tettore
2- Galactic Hero
3- Ferruccio Mio
4- Gattopardo
5- River Tiete
6- Céu da Guanabara
7- Ferreiros
4º páreo - 1.200 metros - 15 horas
1- Olympic Tiger
2- Shark Boy estreante
3- Rey Army
4- Valdovino
5- Caro Bebeto
6- Satchmo estreante
7- Afilhado do Sissi
8- Senhor Kirov
5º páreo 1.300 metros – 15h40
Clássico Claudio Santa Cruz
1- Balfour
2- Vupt Vapt
3- Ed American
4- Freedon Forever
5- Bombardeiro estreante
6- Campus Drive
6º páreo - 1.700 metros – 16h20
GP PEDRO ALLAIN TEIXEIRA
1- Roberto Alberto
2- Urso Polar
3- John The Doctor
4- Bob Sponge
5- Zamulá
7º páreo – 2.400 metros – 17h10
44º GP BENTO MAGALHÃES
1- Selo Voador estreante
2- Morcote
3- Outro Corredor
4- Super Purse
5- Vulcano Danz
6- Tank Boy
7-Tatamovitch
8- Charmant
9- Vuoli Soldi
10 Idoneo
Com informações do radialista Francisco Mendonça

Nota de Esclarecimento da Secretaria de Esportes


A Secretaria dos Esportes de Pernambuco, através de sua Assessoria de Comunicação, esclarece que:
 Houve “overbooking” nos voos para Cuiabá, por conta da abertura das Olimpíadas Escolares. Foi preciso desmembrar a delegação pernambucana, causando esse transtorno para duas atletas de judô que acabaram por perder a pesagem que aconteceu no domingo (25) e na segunda (26). Todos os outros atletas agendados para a segunda conseguiram realizar o procedimento.A viagem aconteceu em três dias (23,24 e 25 de novembro), em cinco voos diferentes.
A Secretaria dos Esportes lamenta o ocorrido e diz ter agido de  forma rápida para tentar causar o mínimo de prejuízo aos atletas, inclusive pagando um preço mais alto para que a maioria pudesse participar das provas. O que aconteceu. A Secretaria informa ainda que os atletas do coletivo (futsal e vôlei) e do individual (ciclismo, natação e xadrez) embarcam no próximo dia 29 e as equipes de basquetebol e handebol seguem no dia 03 de dezembro. Tudo dentro do calendário. Todas as passagens já foram adquiridas.   
Secretaria de Esportes de Pernambuco

Alcione fecha semana de comemorações do Manhattan


Alcione será a grande atração que fechará a segunda semana de comemorações de aniversário de sete anos do Manhattan Café Theatro, nos dias 29 e 30 de novembro e 1 de dezembro, a partir das 21h.  A abertura da casa fica a cargo dos Garçons Cantores. A primeira semana de comemorações foi reservada ao romantismo do cantor Elymar Santos.
Alcione apresentará seu novo show, intitulado “Duas Faces”, fruto do projeto registrado pela Marrom em dois CDs/DVDs que a cantora gravou recentemente. O show será baseado no repertório dos DVDs “Duas faces – Jam Session” e “Duas faces – Ao vivo, na Mangueira”, além dos seus principais hits. Também estará incluso canções que a artista cantava em seus shows e que nunca foram gravados. Hits como “Nem Morta”, “Meu Ébano”, “Poder da Criação”, “Capim”, “Entidade” e “40 anos” são alguns dos sucessos que foram pinçados para o roteiro musical.
Alcione será acompanhada pela BANDA DO SOL e a direção geral do espetáculo é de Solange Nazareth, empresária da cantora. A direção musical é de Alexandre Menezes, pianista da Banda.
O couvert individual artístico custa, para cada dia R$ 200 (quinta, 29, sexta, 30 e sábado, 1). Para os interessados, é melhor correr. Isso porque quase todas as mesas já foram vendidas. As mesas são comercializadas para, no mínimo, quatro pessoas. Mais informações 3325.3372.

Compesa transfere posto de atendimento em Boa Viagem para o Shopping Rio Mar

A Loja do Cliente da Compesa na Avenida Domingos Ferreira, 1472, em Boa Viagem, será desativada a partir de hoje (27). O atendimento dessa unidade já foi transferido para o posto localizado no Expresso Cidadão do Shopping RioMar, na Avenida República do Líbano, Pina. “Mesmo assim, preferimos implantar um período para divulgação da mudança e de adaptação dos nossos clientes”, informa o gerente de Lojas de Atendimento, Roberto Mendonça.

O novo atendimento no Expresso Cidadão no Shopping Rio Mar oferece mais conforto e comodidade para os clientes e um acréscimo de três horas no horário de funcionamento. A unidade do centro de compras fica aberta das 7h30 às 19h30, enquanto a loja da Avenida Domingos Ferreira funcionava das 8h às 17h. A Compesa ainda conta com outro ponto de atendimento próximo ao local, na loja Largo da Paz, que fica na praça de mesmo nome, em Afogados.

Segundo o gerente da Compesa, os clientes que frequentavam a unidade da Domingos Ferreira já vinham sendo avisados da mudança há um mês. “Colocamos cartazes e avisos em toda a loja e, durante o atendimento, nossos funcionários informaram os clientes do novo endereço”, declarou.

Imprensa Compesa

Reinaugurado o Museu da Cidade do Recife


Durante solenidade de reinauguração do Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, no Bairro de São José, o governador Eduardo Campos entregou nesta segunda (26/11) um conjunto de obras estruturadoras para o turismo do estado. Ao total, foram investidos R$ 235 milhões, com recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur - Nordeste II), no Recife e em três municípios do litoral Sul: Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho e Tamandaré.

Na ocasião, Eduardo destacou a importância da presença do ministro do turismo, Gastão Dias, que representou a presidenta Dilma Rousseff. “Esse equipamento entregue hoje, o Museu da Cidade do Recife, vai agregar ao turismo o valor da nossa cultura”, completou o governador.

Gastão Dias reafirmou a disposição de continuar com a parceria com o Governo de Pernambuco e destacou o crescimento do estado em diversas áreas. “As obras aqui apresentadas são pequenas diante de todas as outras realizadas na gestão de Eduardo”, declarou o ministro.

“O Prodetur esteve perto de ser extinto, devido à sua burocracia. Mas em 2007, quando assumi o Governo, lutei, juntamente com outros gestores do Nordeste, para que ele não acabasse”, explicou o governador, dizendo que as mudanças foram essenciais para a continuidade do programa.

Investimentos – Ainda no Recife, o Prodetur também requalificou as calçadas e a iluminação de históricas vias do Recife Antigo, como a Avenida Rio Branco, Rua do Bom Jesus, Avenida Marquês de Olinda, Rua do Apolo, Rua Cais da Alfândega. Em Ipojuca e Tamandaré, foram realizadas obras que melhoraram o acesso às praias. Mais de R$ 40 milhões foram aplicados na implantação do complexo viário.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Catadores de lixo são capacitados em Afogados da Ingazeira‏


Na última sexta-feira (23/11), o prefeito de Afogados da Ingazeira, Totonho Valadares (PSB), entregou 80 kits as catadores de lixo para o projeto piloto de uma unidade de compostagem no município. Na ocasião, também foram entregues os certificados e cheques da bolsa auxílio no valor de R$ 50,00 aos beneficiários que participaram da qualificação. A solenidade aconteceu no auditório no Centro Tecnológico e Inclusão Digital.
Nesta primeira etapa, a ideia que os beneficiários iniciem o processo de qualificação em técnicas de compostagem, que vem acontecendo através do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) e a Escola de Habitação. A unidade piloto de compostagem terá o acompanhamento técnico dos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). A iniciativa é uma parceria da Prefeitura Municipal com a Associação de Desenvolvimento Sustentável do Sertão do Pajeú. 
Com informações do jornalista Daniel Ferreira

Trecho da Av. San Martin é interditado para instalação de válvula


Está interditado um trecho de três metros na Av. General San Martin, lado direito, logo após o supermercado Kennedy, no sentido da Av. Abdias de Carvalho. No local, a Compesa instalou uma válvula redutora de pressão (VRP) e agora aguarda o período da cura de concreto (secagem do cimento) da tampa de proteção do equipamento. A expectativa é que o trecho seja liberado em 15 dias.

A VRP é uma válvula que permite melhorar a distribuição da água destinada aos bairros a partir do efetivo controle das pressões e vazões dos distritos de abastecimento. A instalação desses equipamentos faz parte do projeto de setorização, que é o isolamento dos bairros em setores independentes de distribuição, para que a água seja distribuída de forma igual para todos os moradores de uma região.

Imprensa Compesa

Geisy Arruda confessa: “a pior parte das cirurgias é ficar sem sexo”


No Programa da Tarde desta segunda-feira (26), Ana Hickmann pediu e Geisy Arruda topou o desafio: a beldade colocou um biquíni bem pequenino para mostrar no palco, ao vivo, o resultado de suas mais recentes cirurgias plásticas.
Geisy passou nas últimas semanas por lipoescultura, rinoplastia, além de uma polêmica e muito comentada cirurgia íntima.
Nos bastidores do programa, a loira — que interpreta a Dona Geisy da Escolinha do Gugu — confessou para a gente que ficou com medo de cair no palco. Tensa, ela só pensava em não se enroscar no salto alto enquanto tirava o roupão vermelho.
— O programa, que é ao vivo, tem uma dinâmica muito diferente de um programa gravado. Se errar não dá para parar e voltar atrás. Dá sempre aquele friozinho na barriga. Fiquei um pouco tímida.
Mas Geisy sabe que o que está despertando mesmo a atenção do público não é a sua nova barriguinha reta. Todo mundo só está pensando... Bem, naquela cirurgia tão pessoal que ela fez.
— Parece que as pessoas esqueceram as outras plásticas que eu fiz. A cirurgia íntima acabou ganhando destaque e gerou curiosidade nas pessoas. As perguntas [do público para mim] são sempre as mesmas: dor, incômodo e quanto tempo preciso ficar sem relação sexual.
E Geisy está mesmo precisando ser muito cuidadosa nesse período pós-operatório — que exige tantos cuidados.
— A cirurgia íntima é muito complicada. É [feita em] uma área bastante delicada que requer um cuidado maior. Não posso usar uma calcinha apertada, nem calça jeans. Só posso usar vestido e saia. São dois meses de recuperação, mas o que está complicado mesmo é ficar sem sexo.
Jura, Geisy? Em meio a tanta dor, você está incomodada mesmo é por ter que deixar de namorar por uns tempos?
— É o mais difícil.

Portal R7

Miss mexicana de 22 anos morre em tiroteio entre soldados e traficantes


Uma modelo de 22 anos foi morta durante um tiroteio entre soldados e traficantes, no último sábado (24), no Estado mexicano de Sinaloa.
Segundo informações da AP, o corpo de Maria Susana Flores Gamez foi encontrado ao lado de um fuzil AK-47, em uma estrada rural em Mocorito. A polícia ainda não sabe se a jovem usou a arma.
Maria Susana, que em fevereiro deste ano venceu o concurso de beleza "Mujer Sinaloa", em maio ganhou o "Miss Turismo Oriental", e em junho competiu no concurso "Nuestra Belleza Sinaloa", que garante vaga no Miss México, estava andando com uma gangue de criminosos quando foi morta.
Segundo o promotor estadual Marco Antonio Higuera, a modelo viajava em um veículo que foi perseguido por soldados. Houve troca de tiros e, além de Maria Susana, dois criminosos também foram mortos. A polícia conseguiu prender outros quatro membros da gangue.
A ligação de misses com carteis de drogas está se tornando comum no México. Em 2010, a miss Sinaloa Laura Zuniga perdeu a coroa do concurso rainha Hispanoamericana 2008 depois de ter sido presa com drogas e armas.
Portal UOL

Valor mínimo gasto por aluno da rede pública em 2012 é de R$ 2.091,37

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) divulgou nesta terça-feira (27) os novos parâmetros de funcionamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A nova portaria, publicada na edição desta terça do "Diário Oficial da União", reajustou o valor mínimo nacional a ser gasto por aluno em 2012 de R$ 2.096,68 --estimado em dezembro de 2011-- para R$ 2.091,37.


O valor é calculado de acordo com as estimativas de receitas do fundo, que é composto de contribuições dos estados e do Distrito Federal, por meio da arrecadação de impostos, e complementado com recursos da União.
De acordo com o FNDE, tais estimativas continuam inalteradas, mas a portaria inclui, na divisão de repasses do fundo, as instituições conveniadas ao governo que atendem alunos na educação pré-escolar. Em julho deste ano, elas foram reintegradas à lista de receptoras de recursos até o fim de 2016.
Em 2011, o valor mínimo nacional foi de R$ 1.846,56 por aluno matriculado na educação básica, segundo o balanço final do FNDE. No ano anterior, o montante foi de R$ 1.529,97.
Arrecadação de R$ 114 bilhões
O FNDE estima que a arrecadação de recursos para o Fundeb chegue a R$ 114,3 bilhões. Desse total, R$ 104,8 são da previsão de contribuição dos estados, municípios e do DF. A complementação da União deve ser, no mínimo, de 10% desse valor, ou seja, R$ 10,4 bilhões, sendo que 90% é destinado ao fundo e o restante é destinado  programas direcionados para a melhoria da qualidade da educação básica.
Portal G1

Detento encontrado morto dentro de presídio de Ribeirão Preto (SP)


Um detento foi encontrado morto no final da tarde desta segunda-feira (26) em uma cela da enfermaria do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo).

De acordo com informações do boletim de ocorrência, o pedreiro Odirlei Aparecido da Silva, 33, teve saída temporária no Dia da Criança e, após se envolver em uma briga em Jardinópolis (329 km de São Paulo), foi agredido e encaminhado à unidade de emergência do Hospital das Clínicas de Ribeirão.

Silva havia ficado internado sob escolta na unidade desde o dia 11 de outubro. No começo deste mês, ele foi transferido para a cela oito do setor de enfermaria do CDP de Ribeirão, onde ontem foi encontrado nesta segunda.

Antes da agressão, Silva cumpria pena na penitenciária 2 de Balbinos, também no interior de São Paulo. O crime que ele cometeu antes de ser preso não foi divulgado.
Procurada, a SAP (Secretaria de Estado da Administração Penitenciária) não havia se pronunciado até as 10h45 desta terça (27). A reportagem não conseguiu ouvir parentes de Silva.

Folha de São Paulo