quinta-feira, 7 de março de 2013

Cantor Emílio Santiago é internado em hospital da Zona Sul do Rio


De acordo com a assessoria do hospital, por volta de 9h, o artista passava por exames, mas ainda não havia informações sobre seu estado de saúde.
  •  O sambista, vencedor de diversos festivais de música, iniciou a carreira na década de 70, e gravou grandes sucessos como Saygon, Lembra de Mim e Verdade Chinesa.

Portal G1
O último disco de Emílio Santiago foi "Só Danço Samba (Ao Vivo)", lançado em 2012, junto com um DVD. 

Comissão de Direitos Humanos elege pastor polêmico como presidente


Os deputados da CDH (Comissão de Direitos Humanos e Minorias) da Câmara dos Deputados, elegeram, nesta quinta-feira (7), o pastor Marco Feliciano (PSC-SP) como presidente. Ele teve 11 votos dos colegas (houve 12 votos no total, sendo um em branco) e já havia sido indicado por seu partido para presidi-la. Feliciano é acusado de homofobia e racismo, mas nega.
Após ser eleito hoje, Feliciano chegou a dizer que sua mãe é de "matriz africana", apesar de não ter o "matiz de pele" negro.
A eleição do presidente é feita pelos membros da comissão, que, em geral, seguem a indicação partidária. A bancada do PSC, composta por 17 parlamentares, confirmou na terça-feira o nome do pastor para ocupar o cargo. Como vice, a indicação foi para a deputada Antonia Lúcia. 
Até então, o PT comandava a CDH, sob a direção do deputado Domingos Dutra (MA), mas a legenda preferiu assumir as comissões de Constituição e Justiça e Cidadania; de Seguridade Social e Família e de Relações Exteriores e Defesa Nacional.
A sessão de hoje foi marcada, mais uma vez, por polêmicas e protestos -- o presidente Domingos Dutra chegou a se retirar da sessão, seguido por outros parlamentares, como Jean Wyllys (PSOL-RJ). A deputada Luiza Erundina chegou a dizer que "esta não é mais uma comissão de direitos humanos".
Dutra se recusou a comandar a eleição sem a participação dos movimentos sociais, que foram impedidos de entrar na sala da comissão.
Nesta quarta, a comissão deveria ter realizado a eleição, mas, devido a bate-boca e tumulto, a sessão foi cancelada e convocada novamente para esta quinta, desta vez, sem a presença de manifestantes e "torcida".
Aos 40 anos e pastor da Igreja Assembleia de Deus há 14, Feliciano é formado em Teologia.

Polêmicas

Desde a semana passada, antes mesmo de ser indicado pelo PSC para o posto, a possibilidade de Feliciano como presidente da CDH gerou protestos de ativistas de direitos humanos, porque o deputado tem um discurso que pode ser considerado polêmico.
Em 2011, ele usou o Twitter para dizer que os descendentes de africanos seriam amaldiçoados. "A maldição que Noé lança sobre seu neto, Canaã, respinga sobre o continente africano, daí a fome, pestes, doenças, guerras étnicas!", escreveu.
Em outra ocasião, o pastor postou na rede social que "a podridão dos sentimentos dos homoafetivos levam ao ódio, ao crime e à rejeição". No ano passado, o pastor defendeu em debate no plenário os tratamentos de "cura gay".
Ele nega as acusações de racismo e homofobia. Ontem, ele negou ser homofóbico. "Não sou contra os gays, sou contra o ato e o casamento homossexual. Quero o lugar para poder justamente discutir isso. Vai ser debate. Vou ouvir e vou falar", afirmou.

Disputa na web

Quando foi anunciado que o PSC ficaria com a presidência da comissão, vários abaixo-assinados começaram a se espalhar pela internet, contra e a favor da indicação de Feliciano para o cargo.
Na semana passada, uma petição no site Avaaz pedia que ele fosse deposto da comissão. Em seguida, o próprio deputado criou uma petição em seu site defendendo sua indicação.
Agora, uma petição no site Change.org assinada por um grupo de religioso diz que nem todos os evangélicos apoiam Feliciano. 

PSOL e PT cogitam comissão paralela

Deputados do PT e do PSOL que se retiraram da reunião que elegeu Feliciano presidente afirmaram que pretendem realizar uma reunião na próxima terça-feira(12), às 11 horas, para decidir que medidas tomarão. Eles cogitam, inclusive, formar uma comissão paralela de Direitos Humanos em protesto à eleição do pastor.
Portal UOL

Mortes por arma de fogo no Brasil aumentaram 346%, em 30 anos


Entre os anos de 1980 e 2010, as mortes causadas por armas de fogo aumentaram 346%, segundo o Mapa da Violência 2013: Mortes Matadas por Armas de Fogo, divulgado com exclusividade pelaAgência Brasil. Nesse período, as vítimas passam de 8.710, no ano de 1980, para 38.892, em 2010. No mesmo intervalo de tempo, a população do país cresceu 60,3%.
“O que presenciamos foi um crescimento íngreme dos níveis de violência por arma de fogo, muito maior do que situações de conflito armado como as guerras do Golfo e do Afeganistão,” disse à Agência Brasilo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, responsável pelo publicação.
O levantamento, feito pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos e pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, traça um amplo panorama da evolução da violência letal no período. A publicação analisou as mortes por armas de fogo decorrentes de agressão intencional de terceiros (homicídios), autoprovocadas intencionalmente (suicídios) ou de intencionalidade desconhecida cuja característica comum foi a morte causada por uma arma de fogo.
A publicação mostra que o “alto crescimento das mortes por armas de fogo foi puxado, quase exclusivamente, pelos homicídios, que cresceram 502,8%, enquanto os suicídios com armas de fogo cresceram 46,8% e as mortes por acidentes com armas caíram 8,8%.”
De acordo com o levantamento, o crescimento da mortalidade por armas de fogo foi maior entre as pessoas com idade entre 15 e 29 anos  (414%), se comparado com o conjunto da população (346,5%). “Também os homicídios jovens cresceram de forma mais acelerada: na população como um todo foi 502,8%, mas entre os jovens o aumento foi 591,5%,” diz a publicação.
Waiselfisz diz que uma das causas do aumento da violência entre os jovens se deve à exclusão da educação. “São pessoas que encontram pouca inserção: não estudam, não conseguem trabalho e sem perspectiva de futuro”. A publicação mostra que, entre 1982 e 2003, o percentual de mortes e jovens por armas de fogo teve crescimento médio de 6,5% ao ano, contra 5,5% do conjunto da população.
Em relação aos estados, a partir da análise dos dados de 2000 a 2010, Alagoas aparece em primeiro lugar no ranking das mortes por armas de fogo com 55,3 mortes a cada 100 mil habitantes. Em seguida vem Espírito Santo com 39,4, Pará (34,6), Bahia (34,4) e Paraíba (32,8). O estado de Pernambuco, que antes ocupava o segundo lugar, aparece agora na sexta posição com 30,3 mortes por arma de fogo a cada 100 mil habitantes. A publicação destaca o Maranhão, atualmente em 20º, mas cujo número de vítimas cresceu 344,6% na década.
O Rio de Janeiro aparece em oitavo lugar no ranking, com 26,4 mortes por arma de fogo a cada 100 mil habitantes e São Paulo caiu 18 posições, saindo da sexta posição para 24ª, uma queda no índice de mortes por arma de fogo de 67,5%.  A publicação não traz informações sobre as mortes por armas de fogo ocorridas nos último três anos.
Na opinião de Waiselfisz, os dados mostram o que ele denomina de “desconcentração da violência.”  “A violência migrou para outros estados do país acompanhando novos polos de desenvolvimento local, a exemplo de Suape, em Pernambuco, e Camaçari, na Bahia, que além de mão de obra também atraem violência,” disse.
Waiselfisz  credita a diminuição da violência no Rio de Janeiro e em São Paulo aos investimentos em segurança pública. “Houve investimentos maciços nos aparelhos de segurança pública nesses estados. Em contrapartida, houve estados em que os aparelhos de segurança não estavam preparados para dar conta dos novos padrões de violência,” explica.
Agência Brasil

Em busca de pena alta, promotor colocará Bruno na cena da morte de Eliza


Para convencer os jurados de que o goleiro Bruno Fernandes foi o mandante da morte de Eliza Samudio, o promotor Henry Wagner de Castro irá colocar o jogador na cena do crime, isto é, ele tentará convencer os presentes de que o atleta não somente ordenou o assassinato da modelo, como também presenciou a sua morte na casa de Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, em Vespasiano (MG).
Ontem, o promotor afirmou que o Ministério Público espera uma pena em torno de 30 anos para o réu. Wagner de Castro abrirá a sessão de hoje, que será destinada aos debates entre acusação e defesa. Ele terá 2h30 para provar a culpa de Bruno. Em seguida, a defesa terá o mesmo tempo para contra-argumentar.
O promotor já afirmou que pretende usar o tempo de 2h para réplica, o que dará direito ao mesmo tempo de tréplica para os advogados dos réus.

Sentença sai hoje

O futuro do goleiro Bruno Fernandes e de sua ex-mulher Dayanne Souza, ambos réus no processo sobre a morte de Eliza Samudio, será decidido nesta quinta-feira (7) pelo Tribunal do Júri de Contagem (região metropolitana de Belo Horizonte).
O jogador é acusado por sequestro e cárcere privado de Eliza Samudio e do bebê Bruninho, seu próprio filho, pela morte da modelo e ocultação do cadáver dela. Pelos crimes, pode pegar até 41 anos de prisão, caso seja condenado.
A acusação contra Bruno pela morte da modelo tem três qualificadoras: motivo torpe, emprego de recurso que impossibilitou a defesa da vítima e meio cruel. Já Dayanne responde por sequestro e cárcere privado do bebê e pode pegar até três anos de prisão.
A expectativa do promotor Henry Wagner de Castro é de que a pena imposta a Bruno "tangencie os 30 anos". A promotoria não viu confissão no depoimento do goleiro, queadmitiu a morte de Eliza, disse que a poderia ter evitado, mas responsabilizou Luiz Henrique Romão, o Macarrão, pelo crime. "Não há sequer um traço de confissão."
No caso de Macarrão, a pena dele foi reduzida, no júri de novembro passado, em oito anos --de 23 para 15 anos-- por ele ter confessado participação na morte da modelo. "A situação dele [Bruno] é sensivelmente diversa da de Macarrão, o qual confessou o crime, ainda que de maneira tímida."
Portal UOL

Justiça libera reeducando para participar de evento de luta


eandro Henrique dos Santos (24), que cumpre pena por homicídio na Penitenciária Desembargador Augusto Duque, em Pesqueira,  foi liberado pela justiça para participar do Belo Jardim Fighting Championship.
 O evento de lutas acontecerá no próximo final de semana (8/9) em Belo Jardim, no Agreste, e contará com a participação de lutadores de Pernambuco e do Rio Grande do Norte. O duelo entre os dois estados será realizado no Ginásio Diocesano, a partir das 19h30.
A direção da unidade realizará escolta especial para que o atleta participe do Belo Jardim Fighting Championship. A luta marcará a estreia de Leandro, que é especialista na modalidade do boxe. Ele disputará a categoria 89Kg.
Secretaria de Ressocialização de Pernambuco

Berlusconi é condenado a um ano de prisão


Um tribunal italiano condenou nesta quinta-feira (7) o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi a um ano de prisão por tornar público o conteúdo gravado de um telefonema confidencial em um caso relacionado a um escândalo bancário de 2005.  
A condenação, que foi lida no tribunal pelo juiz, acontece no momento em que Berlusconi enfrenta dois outros julgamentos por acusações de fraude fiscal e de ter pago por sexo com uma prostituta menor de idade.  
Os promotores no caso do grampo telefônico tinham pedido uma pena de prisão de um ano para o magnata da mídia.  Berlusconi, que nega qualquer irregularidade, pode recorrer da decisão a um tribunal especial de apelações.  
Segundo a lei italiana, ele não deve cumprir qualquer pena de prisão até que todos os recursos possíveis sejam julgados.  
Portal R7

Força Sindical promove evento em homenagem às mulheres


Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Força Sindical de Pernambuco vai homenagear as sindicalistas com o evento “Meu nome é mulher”, que será realizado nesta sexta-feira (08/03), a partir das 9h, no auditório da central. Em seu segundo ano, a programação promoverá palestras e homenagens.  
“Não poderíamos deixar uma data que marca a luta feminina e as conquistas das mulheres passar em branco.  Por isso é importante comemorar e lembrar as trabalhadoras que fizeram primeira greve”, disse Aldo Amaral, presidente da Força Sindical, ao lembrar a morte das 129 tecelãs de Nova Iorque, dentro da fábrica onde trabalhavam por organizarem uma greve por melhores condições de trabalho. 
 “A mulher negra na sociedade” será o tema da exposição da presidente do Coletivo de Mulheres Negras de Pernambuco, Lindacy Assis. Já Isalia Damasceno, presidente do Sindicato da Agricultura Familiar do Vale do São Francisco, vai abordar o tema “A mulher sindicalista”. 
Além das palestras, o evento terá um momento especial de homenagens a duas personalidades da cultura do estado: a dama do teatro pernambucano, Geninha da Rosa Borges e a cantora Nádia Maia. Ao final do encontro, serão distribuídas lembranças para as participantes. 
SERVIÇO
Evento: Comemoração Dia Internacional da Mulher
Dia: Sexta-feira (08/03)
Horário: A partir das 9h
Local: Força Sindical – Rua da Concórdia, 773 – Bairro de São José

Oficina de Culinária Ferreira Costa


Dentro da programação do Festival Toda Mulher Merece, as lojas da Ferreira Costa de Recife estarão oferecendo oficinas gratuitas de culinária. Além da programação, alguns setores das lojas estão com ofertas especiais.  
Na próxima sexta-feira (08), na loja da Imbiribeira, das 10h às 12h, a Tramontina realizará uma oficina com o Chef Thiago Rangel, que ensinará duas receitas: Batata rústica com alecrim e Risoto de limão siciliano com tomate seco. A partir das 14h haverá degustação no Espaço Black & Deck, e em paralelo, as marcas Brinox e Coza também estarão fazendo degustação.  
Ainda no mesmo dia, das 17h às 19h, a outra loja da Ferreira Costa na Tamarineira, o Chef Thiago Rangel da Tramontina realizará a oficina chamada Surpreenda com Praticidade utilizando Panelas Inox Tramontina para preparar Batata rosti com queijo e presunto e Penne ao molho de mostarda.  
As oficinas são gratuitas, e para participar basta comparecer a uma das lojas e realizar o cadastro com o setor do Clube do Profissional.   
Serviço:
Oficinas de culinária na Ferreira Costa - Recife
Local: Home Center Ferreira Costa, em Recife na Imbiribeira, Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, 2967, Fone: (81) 3338-8333. Em Recife na Tamarineira, Rua Cônego Barata, 275, Fone (81) 3231-9500.
Data: Sexta-feira – 08/03.

Gilliard canta no Manhattan


Pela primeira vez no Manhattan Café Theatro, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o cantor Gilliard apresenta seu novo trabalho, o CD intitulado “Um Convite à Minha Voz”, nos dias 8 e 9 (sexta e sábado), a partir das 21h. A abertura da casa fica a cargo do tradicional show dos Garçons Cantores. Está será a primeira apresentação de Gilliard no Manhattan.  
            O CD celebra os 30 anos de carreira do artista, com um rico repertório de músicas de grandes compositores, como Vinicius de Moraes, Adoniran Barbosa, Geraldo Azevedo, Cartola, dentre outros. O cantor afirmou que preparou um repertório caprichado para os dois dias. Além das músicas do novo trabalho como “Você se Lembra”, “Hino ao Amor”, “Porque você não vem morar Comigo”, dentre outras, o cantor afirmou que hits como “Não diga nada”, “Pouco a Pouco”, “Quem me Dera”, “Segredos”, “Lembranças” e “Nosso Juramento” são alguns dos sucessos que não podem deixar de faltar.  
            “A expectativa para o show é das melhores possíveis, pois tenho uma ligação muito forte com Recife. Afinal, o primeiro disco da minha carreira foi lançado na capital, daí fizemos o lançamento nos outros estados do Brasil”, diz Gilliard. O cantor está com um projeto de lançar seu primeiro DVD, contando sua própria história, ainda sem data prevista.
 O ingresso individual custa, para cada dia R$ 110 (sexta, dia 8 e sábado, dia 9). As mesas são comercializadas para, no mínimo, quatro pessoas. O Manhattan fica na Rua Francisco da Cunha, 881 - Boa Viagem, Recife - PE, 51020-041. Mais Informações pelo fone 3325 - 3372.


Governador avalia como extremamente positivo encontro para apresentar novas ações do PAC


O governador Eduardo Campos avaliou como “extremamente positivo” o encontro promovido pelo Governo Federal para apresentação das novas ações do do PAC – Saneamento, Mobilidade e Pavimentação, no final da manhã desta quarta-feira (06/3). “Foram destinados recursos para projetos indicados por Estados e municípios em áreas nas quais o País precisa cada vez mais de investimentos", disse o governador.

Segundo ele, a aprovação dos projetos vai possibilitar a realização de obras que irão gerar emprego e renda. "Essa iniciativa vai ajudar o País a enfrentar a crise e a ganhar o desafiador ano de 2013”, complementou ele, ao final do encontro, ocorrido no Palácio do Planalto, em Brasília.

Eduardo também comemorou os valores que o Estado receberá. Ao todo, Pernambuco será contemplado com R$ 1,785 bilhões. Deste valor, R$ 1,008 bilhão será destinado a obras de saneamento, com dotações do Orçamento Geral da União. Outros R$ 458,5 milhões serão investidos em mobilidade e R$ 319,2 milhões em pavimentação. Estas duas últimas cifras serão financiadas através de bancos federais.

Entre os projetos aprovados para o Estado, estão a implantação do corredor de transporte público de passageiros da avenida Norte, no Recife (R$ 192,5 milhões); a implantação da infraestrutura viária da via Metropolitana Sul, em Jaboatão dos Guararapes (R$ 150 milhões); a ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Paulista, (R$ 446,1 milhões); e a implantação do sistema da adutora do Engenho Maranhão, em Ipojuca (R$ 192,3 milhões).

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Avantti seleciona profissionais para vagas de emprego técnico fixo e temporário

A Avantti Terceirização e Serviços está selecionando profissionais para vagas de caldeireiro, técnico de manutenção predial e mecânico industrial. Nas três seleções é exigida experiência na função. Os contratados vão receber salário compatível como mercado, terão direito a receber vale transporte e alimentação no local de trabalho. Para se candidatar o interessado deve enviar o currículo para a Avantti colocando o nome da vaga no assunto. A Avantti tem 11 anos no mercado de seleção e terceirização. Mais informações pelo telefone: 3466.1550.

PwC organiza movimento global no Dia da Mulher


PwC, por meio do Conselho Global de Diversidade e Inclusão, criado em 2006, está organizando um movimento global de celebração do Dia Internacional da Mulher, envolvendo todas as suas firmas-membro no mundo. O tema que direciona e permeia todas as ações é:  "Gênero, geração e liderança: apoiando a mulher do milênio no desenvolvimento de sua carreira". 
A definição deste tema está baseada na premissa de que grande parte das iniciativas e discussões sobre gênero  tem foco na inclusão/participação da mulher nos Conselhos e em cargos de liderança, já que embora as mulheres tenham conquistado seu espaço no mundo corporativo - na PwC já são metade dos profissionais - ainda são minoria em posições de liderança.  
Uma série de ações estão programadas para esta semana, interna e externamente. No site da PwC tem uma página dedicada ao tema (http://www.pwc.com/iwd), com entrevistas, artigos e vídeos.