terça-feira, 13 de junho de 2023

Artigo produzido por colaboradoras do Senac é aceito em congresso internacional


Um artigo científico produzido por duas colaboradoras do Senac foi aceito no Congresso Internacional de Educação a Distância (CIEAD-2023). Intitulado "Desafios Geográficos na EAD: Formação Técnica em Guia de Turismo no Arquipélago de Fernando de Noronha", o trabalho foi elaborado por Mônica Galindo, coordenadora dos cursos da Rede EAD do Senac Pernambuco, e por Mariana Hoff, coordenadora do curso técnico em Guia de Turismo EAD do Senac Rio Grande do Sul.

A aceitação do artigo é motivo de grande satisfação para as colaboradoras, que se sentem honradas em compartilhar suas experiências e resultados em um evento de relevância internacional. "Muito feliz com o resultado, principalmente porque vamos levar a experiência que o Senac teve nesse projeto para o Congresso", afirma Mônica.

O objetivo do trabalho foi relatar as estratégias que foram implementadas do curso técnico em Guia de Turismo, na modalidade a distância, realizado no arquipélago de Fernando de Noronha, isolado geograficamente do continente brasileiro. "Tal experiência exigiu a adaptação de metodologias e estratégias para garantir a formação técnica dos estudantes, construindo um modelo que poderá ser aplicado para outras ofertas de educação com situações similares, buscando contornar as barreiras durante o processo educacional", complementa Mariana.

O Congresso Internacional de Educação a Distância (CIEAD-2023) será realizado de 15 a 18 de outubro no Rio de Janeiro. O tema desse ano é "Educação Híbrida e Hibridização da Educação". O evento reunirá especialistas, pesquisadores e profissionais do mundo todo para compartilhar conhecimentos e discutir tendências e inovações no campo da educação a distância.

Alcides Cardoso cobra entrega da UPAE da Mustardinha e construção da unidade de Casa Amarela no Recife

 

Líder da oposição na Câmara do Recife, o vereador Alcides Cardoso (PSDB) fiscalizou, nesta terça-feira (13), a obra da Unidade de Pronto Atendimento Especialidades do bairro da Mustardinha, na Zona Oeste da cidade, e cobrou a entrega do equipamento, uma das principais promessas de campanha do prefeito João Campos (PSB) e que deveria ter sido entregue no final de 2021. Com o atraso na sua conclusão, a obra acabou se tornando alvo do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO).

“A obra da UPAE da Mustadinha não saiu do zero porque aproveita a estrutura do prédio do antigo Sesi, que deveria ser reformado, transformado na unidade de saúde e entregue para atender os moradores daqui da Mustardinha e dos bairros vizinhos. Apesar disso, a obra vem se arrastando e entrou na metade do terceiro ano de mandato do prefeito João Campos sem previsão de conclusão após duas promessas de entrega não cumpridas pelo prefeito, sendo a última a de que seria entregue em 2022. O que chamou a atenção do MPCO, que solicitou informações à Prefeitura do Recife”, disse Alcides Cardoso.

No dia 22 de julho de 2021, João Campos garantiu que a UPAE da Mustardinha seria entregue até o final daquele ano. A segunda e última promessa do prefeito foi feita no lançamento do novo modelo de gestão da rede municipal de saúde, o Recife Cuida, no dia 9 de agosto de 2022, e jogou a data da entrega do equipamento para aquele mesmo ano.

No pedido de informação do MPCO à prefeitura sobre a UPAE da Mustardinha, realizado por meio da 2ª Procuradoria de Contas, que tem como titular a procuradora Maria Nilda Silva, foram solicitadas “justificativas concretas que impeçam o seu funcionamento”, conforme informou o órgão fiscalizador no site do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). Na última sexta-feira (9), Alcides Cardoso se reuniu com a procuradora Maria Nilda Silva e o procurador-geral do MPCO, Gustavo Massa para informá-los sobre o trabalho de acompanhamento dessa obra que vem sendo realizado pelo Fiscaliza Recife, plataforma do mandato do parlamentar e que tem o objetivo de monitorar as principais promessas de campanha de João Campos.

“O que nos causa ainda mais estranheza de não ter a UPAE da Mustardinha inaugurada e atendendo os recifenses é que a seleção para a gestão da unidade foi realizada e finalizada no meio de 2021, tendo como vencedora a OS Imip Hospitalar. Portanto, irei protocolar um pedido de informação na Câmara para buscar respostas da gestão municipal”, disse o vereador.

UPAE de Casa Amarela

Em outra frente, o líder da oposição cobrou a construção da UPAE de Casa Amarela, promessa de campanha que foi feita por João Campos junto com a da Mustardinha no dia 26 de novembro de 2020. No lançamento do Recife Cuida, em agosto do ano passado, o prefeito prometeu que a obra da UPAE da Casa Amarela seria iniciada ainda em 2023. Antes, em outubro de 2021, o socialista assinou a execução de uma operação de crédito com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 100 milhões, que tem como uma das obras contempladas a unidade de saúde de Casa Amarela. O tucano também irá protocolar um pedido de informação sobre essa obra.

“Até agora não sabemos nem se já há um terreno onde será construída a UPAE de Casa Amarela apesar da garantia do dinheiro para fazer a obra, que ainda nem começou. Vamos seguir fiscalizando e cobrando a entrega das UPAs Especialidades da Mustardinha e de Casa Amarela para melhorar o atendimento dos recifenses”, finalizou Alcides Cardoso.

Sileno Guedes recebe medalha pelo trabalho em defesa dos direitos humanos

 

O deputado Sileno Guedes (PSB) recebeu, nesta terça (13), a Medalha de Direitos Humanos Desembargador Nildo Nery dos Santos, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). A outorga, que é referente a 2021 e havia sido adiada em razão da pandemia, é destinada a personalidades que militam na defesa da dignidade da pessoa humana. Sileno foi agraciado pelo trabalho como secretário estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, cargo que ocupou entre 2019 e 2022.

A medalha foi entregue pelo desembargador Bartolomeu Bueno, que preside a Comissão de Direitos Humanos do TJPE, em cerimônia conduzida pelo presidente do tribunal, desembargador Luiz Carlos Figueirêdo. Também foram agraciados nomes como o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas do município, Ana Rita Suassuna. No evento, nove iniciativas em direitos humanos criadas nos governos do PSB no Estado e três da Prefeitura do Recife também receberam o Prêmio de Justiça Social Alcides do Nascimento Lins.

À tarde, na tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Sileno agradeceu pela honraria. “Recebi essa medalha não como reconhecimento pessoal, mas a toda uma equipe dedicada que trabalhou de domingo a domingo, sob a liderança do governador Paulo Câmara, para salvar vidas em dias tão difíceis como os da pandemia”, afirmou o parlamentar, lembrando que os efeitos do período de emergência tiveram rebatimento não só na saúde e na economia, mas também na área social.

O deputado ainda manifestou preocupação com a continuidade dos programas, projetos e iniciativas do Governo do Estado premiados na cerimônia: Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciappi), Centro Estadual de Apoio às Vítimas de Violência (Ceav), Balcão de Direitos, Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH), Programa de Mediação de Conflitos, Núcleo de Acolhimento Provisório (NAP), Programa de Assistência a Vítimas, Testemunhas Ameaçadas e Familiares de Vítimas de Crimes do Estado de Pernambuco (Provita), Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM) e Programa Estadual de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos (PEPDDH).

“Alguns desses programas estão paralisados, tiveram suas coordenações exoneradas em janeiro e não foram retomados. Essa é uma preocupação que não é de governo ou oposição, mas daqueles que saem às ruas de Pernambuco todos os dias e buscam um estado onde a consciência de paz esteja acima de tudo. Então, fica nosso apelo ao Governo do Estado para que, melhorados ou com os nomes mudados, esses programas não deixem de estar disponíveis à população”, solicitou Sileno.

Anderson Correia homenageia Polícia Militar na Câmara de Caruaru, pelos 198 anos da instituição


Com forte ligação com os órgãos de segurança pública, pela parceria no dia a dia com os resgates e atuações em situação de crimes contra os animais, o vereador Anderson Correia (PP) homenageou, na tarde desta terça-feira (13), na Câmara Municipal de Caruaru, a Polícia Militar de Pernambuco com uma Moção de Aplausos pelos 198 anos da instituição, completados no último domingo (11), ressaltando os relevantes serviços prestados à sociedade caruaruense no âmbito da segurança pública, além do brilhante trabalho no combate efetivo aos maus-tratos aos animais de Caruaru e região.

“A Polícia Militar de Pernambuco tem uma linda história, com quase 200 anos de existência, servindo a nossa sociedade todos os dias, com muito afinco e brilhantismo, por isso são merecedores de todas as homenagens. Parabéns a todos os policiais, que são grandes parceiros no dia a dia, combatendo os maus-tratos aos animais e nos ajudando a defender quem não tem vez e voz. Minha gratidão a todos e vida longa a esta honrosa corporação”, destacou Anderson.

O trabalho de Anderson Correia com a parceria da Polícia Militar é constante ao longo do mandato do vereador com a pauta animal. Referência no combate aos maus-tratos aos animais de Caruaru e região, o edil sempre contou com a PM para solucionar os casos, garantindo o cumprimento das leis, na condução de infratores que maltratam os animais e em outras demandas relacionadas à pauta animalista que requer a participação da polícia, seja da cavalaria, 4º BPM, Dinter I ou outras corporações da PMPE.

Em Paulista, serviços do Centro de Reabilitação de Terapias do Nobre ocorrerão em Pau Amarelo e Vila Torres Galvão


Para garantir os atendimentos do Centro de Reabilitação de Terapias do Nobre, que passará por uma obra de revitalização a partir desta quarta-feira (14.06), os serviços da unidade serão realizados nos bairros de Pau Amarelo e da Vila Torres Galvão, a partir da próxima quinta-feira (15.06), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.  A oferta dos trabalhos, nestes locais, irá contemplar apenas os agendamentos realizados para os meses de junho e julho. 

De acordo com a Secretaria de Saúde do Paulista, as especialidades de fisioterapia motora, fisioterapia respiratória, fonoaudiologia e terapia ocupacional serão realizadas no Casarão da Rua Tchecoslováquia, 155, em Pau Amarelo e no Centro de Reabilitação Criança Feliz, localizado na Avenida Manoel Gonçalves da Silva, 76, na Vila Torres Galvão.

Durante o período, a estrutura do Centro de Reabilitação de Terapias do Nobre vai receber novo telhado e serviços de pintura. A reforma tem previsão de ser concluída em até 50 dias, de acordo com o cronograma do órgão.  

Imprensa Paulista PE 


"Num Momento Como Este?!" se apresenta nos dias 23 e 24 de junho, na Oficina Cultural Oswald de Andrade.

 

Inspirado no conto “Colóquio com Personagens I”, do italiano Luigi Pirandello (1867-1936), o solo NUM MOMENTO COMO ESTE?!, dirigido por Cris Lozano e estrelado por Flávia Bertinelli faz duas apresentações gratuitas na Oficina Cultural Oswald de Andrade.

O espetáculo foi contemplado pelo Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria da Cultura e Economia Criativa com o Programa de Ação Cultural – ProAC 02/ 2022 – Circulação.

O monólogo trata da angústia da autora diante de um cenário de guerra que culmina com o envolvimento do seu filho com uma facção, impossibilitando-a de organizar seu universo criador. A presença e teimosia de algumas personagens, impedem-na de fugir à própria verdade e a escritura pirandelliana, longe de ser um tipo de fuga, torna-se uma reflexão sobre seu próprio processo criativo.

Com mais de 150 anos de seu nascimento, a obra de Pirandello continua a nos colocar em xeque sobre um tema cada vez menos abordado: a humanística. As teorias humanistas centram o seu estudo na particularidade de cada ser humano, na complexidade e singularidade de cada pessoa, nos seus motivos e interesses. O foco desta abordagem não está no ensino em si mesmo, mas na aprendizagem numa perspectiva de desenvolvimento da pessoa humana.

NUM MOMENTO COMO ESTE?! propõe uma abordagem expandida do espetáculo “Colóquio com os Personagens I”, que foi encenado pelo grupo em versão digital durante a pandemia de Covid-19. A peça trata da autocensura na criação, mais particularmente da voz da autora em relação às suas criaturas-personagens, por respeito a um momento particular da sua vida pessoal, que envolve a reflexão sobre diversas guerras externas que circundam o momento atual e a sua interna, referente ao envolvimento de seu filho com uma organização criminosa.

Nesta obra, Pirandello nos permite fazer uma divisão entre o eu da autora e os seus outros eus que ganham vida como interlocutoras de si mesma. Há a intenção de calar suas vozes criativas devido um momento trágico onde não é possível colocar a arte em primeiro plano. As personagens usam de sua autonomia e criam discursos metafóricos desmontando a ideia de separação da autora e faz uma ode à liberdade de criação artística.

Este monólogo ganha múltiplas representatividades, na medida em que a atriz Flávia Bertinelli, utiliza mascaramentos como dispositivos para travar diálogos entre a autora e personagens, multiplicando as várias possibilidades de vozes propostas pela dramaturgia.

A construção da encenação enquanto experimento digital, se deu a partir do espaço utilizado na casa da atriz que possibilitou ressignificar um cômodo do ambiente doméstico. Agora, é redimensionada para o presencial, e circula por espaços alternativos, na Bacia do Juquery e em São Paulo-Capital, além de receber adaptações e adequações que projetam e ampliam temas e assuntos urgentes.

Sinopse

Espetáculo inspirado no conto: “Colóquio com os Personagens I” de Luigi Pirandello, trata da angústia da autora diante da vida imersa num cenário de guerra que se configura com a partida de seu filho, integrando-se à uma facção, impossibilitando-a de organizar seu universo criador. A presença e teimosia de algumas personagens, impedem-na de fugir à própria verdade e a escritura pirandelliana, longe de ser um tipo de fuga, torna-se uma reflexão sobre seu próprio processo criativo.

Serviço
Num Momento Como Este?!
Dias 23 e 24/06, na Oficina Cultural Oswald de Andrade São Paulo.
Dia 23/06 às 20h, com tradução de libras.
Dia 24/06 às 18h. Haverá bate-papo com o elenco, após o espetáculo.
Workshop: 22 de junho, das 15h às 17h
Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo.
Duração: 50 minutos
Teatro: adulto
Classificação etária: Indicado para maiores de 14 anos.

Ficha Técnica

Texto: inspirado no conto “Colóquio com os Personagens I” de Luigi Pirandello

Direção: Cris Lozano

Elenco: Flávia Bertinelli

Adaptação: Cris Lozano e Flávia Bertinelli

Preparação corporal e vocal: Norma Gabriel

Construção de corpo-máscara: Flávia Bertinelli

Trilha sonora: Mau Machado

Workshop: Flávia Bertinelli

Cenário e adereços: Adbailson Cuba

Iluminação: Fernanda Guedella

Figurino: Adbailson Cuba

Ilustrações: Mau Machado

Tradutora e intérprete: Silvia Sato

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Operação de som: Mau Machado

Operação de luz: Fernanda Guedella e PH Paulo Henrique

Fotos: Cacá Diniz

Filmagem: Isa Baptista

Contra-regra: Carol Cheretti

Produção e Execução: Gil Almeida




Agradecimentos:

Ao CRD (Centro de Referência da Dança); à Oficina Cultural Oswald de Andrade; Ailton Guedes; Felisberto S. da Costa.

Workshop “Para além das máscaras”

Além do espetáculo, a atriz Flávia Bertinelli ministra o workshop “Para Além das Máscaras”, um diálogo entre a tradição e a atualidade, voltado à construção de um corpo(a)-máscara, a partir da prática do jogo cênico, inspirado em elementos e critérios constitutivos da linguagem teatral da commedia dell’arte e mascaramentos. Fruto de pesquisa da atriz, há mais de 20 anos sobre a linguagem, que também é objeto de seu mestrado.




O foco será o corpo-máscara como um potente instrumento em processos criativos, seja no treinamento do ator, da atriz, assim como, na concepção da linguagem estética. O conteúdo abordado passará pela:




Utilização da máscara como instrumento pedagógico: neutra-inteira; meia máscara-neutra e meia máscara expressiva/arquetípica;


Conceito de corpo-máscara, tendo como um dos elementos disparadores, elementos constitutivos da commedia dell’arte;


Utilização de mascaramentos na cena teatral atual, diante dos deslocamentos, traços possíveis e combinações oriundas do uso expandido da máscara.

Vivências trans na arte, saúde e empregabilidade em pauta no Sesc Santo Amaro


No próximo dia 14, o Sesc Santo Amaro coloca em pauta os pioneirismos da luta transgênera no Brasil com a realização do Vivências Transcestrais, uma tarde de conversas, performances e serviços para a população LGBTQIAP+, realizada pelo Sesc Jovem. O evento acontece partir das 14h, e se encerra  com o Baile Corpo Sem Juízo, trazendo batalhas de dança e desfile.

"Sempre falo que só o fato do nosso corpo estar vivo já é um ato político, nosso corpo fala, mesmo estando caladas no meio de uma multidão. E se a arte fosse travesti!? Ainda estamos lutando pela 'deselitização' desses espaços de arte, e fazer com que pessoas trans, negras e LGBTQIAP+ se sintam pertencentes é um movimento importante", destaca Indianara Letícia, membro do projeto Sesc Jovem e idealizadora do Vivências Transcestrais.

Além das ações culturais, o público contará com serviços de utilidade pública, são eles: vacinação, orientações de saúde bucal, aferição de pressão e glicose, distribuição de preservativos e orientações sobre serviços de saúde especializados para a população  LGBTQIAP+.

As rodas de conversa serão mediadas pela assistente social convidada, Iandra Freire, e trazem nomes de destaque da causa trans em diversas frentes para debater empreendedorismo feminino, oportunidades para pessoas trans no mercado de trabalho e no ensino superior, afetividades, a presença de corpos periféricos em espaços normativos, vivências de corpos não-binários, qualidade de vida e a importância da arte como ferramenta de resistência.

Logo após as rodas de conversa, o Teatro Marco Camarotti abre suas portas às 16h para o espetáculo "Cartas para Rosa", apresentado pelo Coletivo Agridoce. A narrativa traz os sonhos perdidos de pessoas trans e travestis, cujo próprio direito ao afeto é negado pelas violências do cotidiano.

A tarde se encerra com o Baile Corpo Sem Juízo, dividido em categorias de desfile, estética e dança voguing. A música fica por conta das DJs Mama Ayanami Kunoichi e Mama Thalligeira Baixíssima, o painel de jurades será composto pelo Pioneiro Edson Vogue Guerreiras, junto a Lady Desejo Mandacaru e Ayanami Kunoichi. Chanting e comentários das batalhas com Jade China e Statement Mother Mei Jinlian China, além de performances nos intervalos com Cosmus Mandacaru, Thalligeira e Ariel Baixíssima. 

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://digital.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.


Serviço: Vivências Transcestrais
Data: quarta-feira (14), a partir das 14h
Local: Praça do Campo Santo, s/nº – Santo Amaro / Recife – PE
Entrada: gratuita
Informações: (81) 3216-1713

Previsão de chuva forte na Zona da Mata e no Grande Recife

Os nove anos do Hospital Mestre Vitalino


O Hospital Mestre Vitalino (HMV), localizado no município de Caruaru, Agreste do Estado, comemora nesta quarta (14), nove anos de funcionamento. A unidade tem hoje uma grande representatividade para a região, sendo referência para atender 53 municípios, o que totaliza uma população de quase 2 milhões de pessoas. Neste tempo já enfrentou dois períodos críticos para a saúde pública – a endemia do Zika vírus em 2018 e a recente pandemia da Covid-19.

Em 9 anos de funcionamento há muito o que se celebrar, sobretudo, a prestação de uma assistência em saúde de qualidade. Há 7 anos a unidade está sob a gestão da Organização Social de Saúde Hospital do Tricentenário. Atualmente o HMV atende urgências e emergências nas seguintes especialidades: clínica médica e cirúrgica, cardiologia, neurologia e pediatria, além de dispor de uma Unidade de Oncologia - que funciona com atendimentos ambulatoriais e quimioterapia para os pacientes da região; hemodinâmica em funcionamento 24 horas por dia; e uma recém-inaugurada unidade de hemodiálise.

Desde a sua abertura, a emergência do HMV realizou cerca de 140 mil atendimentos. Já o ambulatório - em funcionamento desde setembro de 2014 - realizou 300.220 atendimentos de especialidades. Os números não param por aí, o setor de hemodinâmica, em operação desde dezembro de 2016, soma até maio deste ano 12.571 procedimentos cardiológicos e vasculares.

Desde 2020 quando eclodiram os casos de infecção pelo coronavírus, o HMV foi referenciado para o atendimento dos pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19, tendo sido também sede de um hospital de campanha para tratamento da doença. Até hoje atendeu 2.181 pacientes com casos confirmados de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ocasionada pelo vírus.

A unidade de Oncologia do HMV foi inaugurada em dezembro de 2018 e até o momento efetuou 104.069 atendimentos de pacientes e realiza em média 500 sessões de quimioterapia por mês. Em dezembro de 2022 o HMV ganhou uma unidade de hemodiálise que nos últimos meses ofertou aproximadamente 5 mil sessões. Outro setor muito relevante é o bloco cirúrgico que totaliza cerca de 25.000 procedimentos, destes mais de 1000 são cirurgias cardíacas que foram iniciadas em junho de 2017.

“O HMV é hoje uma grande referência em saúde pública no Agreste de Pernambuco. Nós ofertamos o atendimento em especialidades que são muito importantes para a população. Há poucos meses nosso serviço cresceu um pouco mais com a chegada da unidade de hemodiálise. Temos muitos motivos para comemorar e, sobretudo, agradecer aos nossos colaboradores que são os grandes responsáveis pelo sucesso desta unidade”, destacou Dr. Marcelo Cavalcanti, diretor geral do HMV.

A unidade visa a cada dia tornar a assistência em saúde mais eficaz e humanizada e está sempre em busca de novos processos que possam favorecer essas melhorias, como é o caso dos Projetos “Lean nas Emergências”, “Saúde em Nossas Mãos”, "Boas Práticas em Cardiologia" e as ações constantes de Segurança do Paciente que são prioridade no dia a dia do Hospital. Atualmente o HMV dispõe de mais de 2.200 colaboradores que de forma integrada tornam este grandioso trabalho possível.

Todos os serviços do Hospital são gratuitos e voltados, exclusivamente, para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O acesso a unidade se dá por encaminhamento da Central de Regulação de Pacientes de Pernambuco. O Hospital Mestre Vitalino conta com atendimentos das especialidades de cirurgia geral, neurologia, clínica médica, cardiologia, urologia, pediatria, nefrologia, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular, proctologia, neurologia pediátrica, oncologia, arritmologia e cirurgia torácica para pacientes regulados e egressos da unidade.

Porto de Galinhas é o destino mais procurado para as férias de julho


Porto de Galinhas é por mais uma vez a escolha dos turistas para as férias escolares de julho. O balneário figurou o primeiro lugar na lista de destinos mais procurados da Azul Viagens. O levantamento também aponta um crescimento exponencial nos destinos do Nordeste, tendo seis destinos no top 10.

“O mês de julho é um mês bem interessante para a nossa hotelaria. O período é procurado por famílias que buscam descanso e atividades diferenciadas para  as crianças que estão em férias escolares. Estamos bem contentes em Porto de Galinhas figurar o primeiro lugar”, comenta o presidente do Porto de Galinhas CVB, Otaviano Maroja.

Junho Verde alerta para a “Escoliose”


Junho Verde é o Mês de conscientização da Escoliose. A escoliose é uma alteração tridimensional do alinhamento da coluna vertebral que pode trazer disfunções estéticas, psicológicas, cardíacas e pulmonares.  O paciente acometido pelo problema tem como características os ombros desnivelados, cintura assimétrica e é comum um lado das costas ficar mais alto do que o outro quando se inclina o ombro para a frente.  O dia 27 de junho foi escolhido como o Dia Internacional da Conscientização sobre a Escoliose Idiopática.

O cirurgião ortopedista da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), Carlos Romeiro explica que existe uma maneira simples e fácil dos pais identificarem se o filho tem a deformidade. “Os pais podem realizar o que chamamos de Teste de Adams, que é baixar-se tentando tocar os pés e verificando (pelas costas do paciente) se há alguma curvatura acentuada. Caso exista essa curvatura, pode ser um caso de escoliose”, esclarece Romeiro.  

A escoliose pode ocorrer em consequência de algumas doenças, como a paralisia cerebral, mas também pode surgir de causa desconhecida que denominamos como idiopática. A idiopática é a mais comum de todas, representando cerca de 90% dos casos, acometendo 7 meninas para cada menino, o que sugere uma herança genética ligada ao sexo.

O problema, que aparece no período pré-puberal em torno dos 9 e 13 anos de idade, causa dores diárias, dificuldades respiratórias por conta da postura, inibição do desenvolvimento muscular. Impede também algumas atividades físicas e provoca traumas psicológicos. “Os pacientes de escoliose precisam de muita perseverança para recuperar a saúde e a autoestima. Além de um acompanhamento médico com o especialista no assunto”, alerta o ortopedista.  

“O Junho Verde é um alerta para o diagnóstico precoce da escoliose. Isso é extremamente importante para que o médico possa interferir e iniciar o tratamento o quanto antes, evitando deformidades mais acentuadas que, geralmente, só podem ser tratadas por meio de procedimento cirúrgico”, destaca Carlos Romeiro.  

*DADOS* - Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de 2 a 4% da população mundial sofre com o problema. Se o percentual for aplicado no Brasil, mais de 6 milhões de brasileiros podem sofrer de escoliose. Na maioria dos casos, não é necessária a cirurgia. O procedimento só é realizado nos casos mais graves, em cerca de 20% do total de pacientes.

*TRATAMENTO*– O tratamento da escoliose é baseado na análise do grau de curvatura, que é sempre feita através de radiografia. Curvatura até 20 graus (acompanhamento cirúrgico), para curvaturas entre 20 e 40 graus (se houver potencial de crescimento do paciente, se faz necessário utilizar coletes ortopédicos. E curvatura acima de 40 graus, são indicadas abordagens cirúrgicas.

Belo Jardim atinge metas na educação municipal do Selo UNICEF

_Olá, pessoal. Segue mais uma sugestão de pauta da *Prefeitura de Belo Jardim*, desta vez sobre o *Selo Unicef*_

*Camilla Gomes - ASCOM/Belo Jardim*

*Belo Jardim atinge metas na educação municipal do Selo UNICEF*

_Foram quatro metas que a Secretaria de Educação atingiu, a Indique com 114%, RS1 com 535%, RS2 com 181% e o Busca Ativa com 60%_

Em 2021, o município de Belo Jardim fez adesão ao Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), dentro das propostas foi formada uma comissão intersetorial municipal para organização do I Fórum Comunitário Selo UNICEF, que iniciou em 22 de fevereiro de 2022, edição 2021 – 2024, aberto a população para aprovação das metas prioritárias para as secretarias de: Assistência Social, de Educação, Esportes e Tecnologia (Seetec) e Saúde. A partir desse marco inicial, a Seetec seguiu trabalhando com foco na execução das metas cumprindo dentro dos prazos estabelecidos nas instituições de ensino que envolve as Creches, CEMEIs e Escolas, em que os gestores e suas equipes têm acesso às plataformas de cursos EAD e pesquisas onde são registradas as ações das instituições de ensino. 

Um dos pontos do Selo na educação é o “Busca Ativa Escolar” que tem a função de cadastrar os supervisores institucionais, técnicos de cada secretaria que compõe a comissão intersetorial, importar a planilha de estudantes não localizados no município e gerenciar o registro de localização das crianças e alunos evadidos, garantindo a permanência de matrícula e rematrícula dos mesmos dentro da escola, comprovando o compromisso do município com uma educação de qualidade para todos. Belo Jardim ultrapassou a meta estipulada pelo Selo UNICEF, matriculando mais de 60% a partir da Educação Infantil ao Ensino Fundamental.

Outra meta importante é dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (Indique) onde o município ultrapassou a meta estabelecida pelo Selo para 121%. O Indique é uma pesquisa sobre as vivências das experiências e o desenvolvimento da instituição que oferta a Educação Infantil desde o trabalho pedagógico à estrutura física, e serve como um instrumento adicional de apoio ao seu trabalho.

Compreende-se os pontos fortes e fracos, da instituição de educação infantil que pode intervir para melhorar a qualidade do ensino de acordo com suas condições, definindo suas prioridades e traçando um caminho a seguir na construção de um trabalho pedagógico e social significativo.

O sistema de registro do RS1 é desenvolvido para a Primeira Infância, no qual são realizados os registros das experiências pedagógicas, visando beneficiar com práticas de qualidade pelo menos 30% de crianças matriculadas nas Unidades de Educação Infantil do município. A meta era de 30% das escolas do município, no qual foi alcançado 535% do que foi solicitado pelo Selo.

O município ultrapassou a meta exigida do Enfrentamento da Cultura do Fracasso Escolar chegando a 220%. O objetivo é beneficiar pelo menos 30% dos estudantes matriculados no ensino fundamental com atividades de desenvolvimento de competências.

Segundo a representante da Seetec, Paula Catarina, “Além de todas essas metas que foram propostas e alcançadas, no último dia 29 foi o lançamento da elaboração do Plano Municipal Para Primeira Infância, que foi aberto à população, na Câmara Municipal de Vereadores. Temos muito o que nos orgulhar pelo trabalho que realizamos e ainda estamos construindo”, finalizou a representante.

Imprensa Belo Jardim PE 

Número de famílias endividadas se mantém estável em maio


Segundo o recorte local realizado pela Fecomércio Pernambuco, da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela CNC , no mês de maio, o número de endividados (consumidores que efetuaram compras a prazo e/ou adquirem empréstimo e/ou financiamentos) caiu 0,24% em Pernambuco, relativamente ao mês de abril. Com isso, 81,5% das famílias pernambucanas seguem endividadas, patamar próximo ao do Brasil (78,3%). Enquanto isso, os incapazes de pagar suas dívidas no próximo mês são 18,2% entre as famílias até 10 salários mínimos. 

Apesar da sequência de três meses consecutivos de queda no endividamento, ainda há 426.148 endividados no estado. Aqueles com dívidas em atraso já somam 32,6% dos entrevistados, o que representa um total de 170.561 inadimplentes. O número de endividados pode ser explicado pelo avanço do desemprego no estado, comprometendo o fluxo de rendimentos familiares; já o de inadimplentes reflete o fato de que os consumidores desempregados buscam evitar contrair mais dívidas. 

Segundo a PEIC/CNC, o principal tipo de endividamento é aquele contraído junto ao cartão de crédito (93,8% dos endividados). A ampla aceitabilidade dos cartões de crédito institui uma tendência de maior uso entre os consumidores, notadamente para gastos de maior valor. O carnê foi o segundo tipo de dívida mais escolhida entre as duas faixas de renda. Isso ocorre porque os varejistas oferecem a facilidade desta modalidade de pagamento, o que atrai os consumidores que não desejam utilizar o cartão de crédito. Em alguns casos, essa modalidade pode oferecer juros zero, o que incentiva mais os clientes a efetuarem suas compras dessa forma.

Além disso, o financiamento de carros é o terceiro tipo de endividamento adotada pelas famílias de renda mais elevada. Com as medidas implementadas pelo Governo Federal para subsidiar carros até R$120 mil com descontos entre R$ 2 mil a R$ 8 mil, espera-se um aumento dessa prática nos próximos meses.

Já o tempo médio de atraso nos pagamentos das dívidas em Pernambuco é de 59 dias, enquanto no Brasil é de 63 dias. Cerca de 33% dos entrevistados relataram ter o tempo de comprometimento das dívidas entre 3 e 6 meses. É sabido que o pagamento de juros, mora e multa é inevitável em caso de atrasos. Quanto mais cedo a dívida for quitada, melhor para o orçamento familiar, pois sobra mais renda disponível a ser destinada para consumo e/ou poupança. Por isso, é importante reduzir ao máximo o tempo de atraso das dívidas, garantindo uma melhor saúde financeira dos domicílios. 

Outro aspecto relevante, que dialoga com o problema da dívida, é o efeito da inflação. Os dados do Boletim Focus mostram que há uma expectativa de queda na inflação até o fim do ano, o que pode contribuir para o aumento do poder de compra dos consumidores. 

O economista da Fecomércio, Rafael Lima, destaca: “Os dados sobre inflação do boletim Focus do Banco Central do último mês trazem otimismo principalmente para as famílias de renda mais baixa, que é o grupo mais lesado com a inflação. A redução da taxa de inflação pode corresponder a um aumento de renda disponível, que ajuda no consumo e a quitar dívidas. Em contraponto, o alto desemprego em Pernambuco reflete principalmente nas famílias que não terão condições de pagar as dívidas contraídas, sendo enquadrados como inadimplentes”.

*Sobre a pesquisa:* 

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), foi publicada na quinta-feira (04/05). A pesquisa ganhou um recorte especial para o Estado de Pernambuco, feito pela Fecomércio-PE.

A PEIC considera que o endividamento das famílias se refere a contas ou despesas contraídas com cartão de crédito, cheques pré-datados, carnês de lojas, empréstimo pessoal, compra de imóveis, prestações de carros e seguros. Na pesquisa, as estimativas também diferenciam dois grupos de renda: famílias com renda de até 10 salários mínimos e famílias com renda superior a esse patamar. O objetivo da pesquisa é diagnosticar o nível de endividamento e inadimplência do consumidor. Também são apurados o percentual de inadimplentes, a intenção de pagar dívidas em atraso e o nível de comprometimento da renda.

A PEIC define, ainda, que a potencial inadimplência é a expectativa dos devedores de não pagarem suas dívidas no mês subsequente ao levantamento. Já o atraso no pagamento (inadimplência) é o ato de não cumprir efetivamente os compromissos assumidos com o endividamento.

A pesquisa permite o acompanhamento do nível de comprometimento do consumidor com dívidas e sua relação com a capacidade de pagamento, informações importantes para a tomada de decisão dos empresários do comércio. Quando a inadimplência ocorre, é comum observar uma desaceleração no consumo, o que afeta, principalmente, pequenas empresas do setor de comércio e serviços.

Deputado Abimael Santos fiscaliza poços da zona rural de Caruaru


Em mais um vídeo publicado nas suas redes sociais, o deputado estadual Abimael Santos cobrou respostas do governo de Pernambuco sobre os poços que foram perfurados na gestão de Paulo Câmara nos sítios de Caldeirão de Cima e Caldeirão de Baixo, ambos na zona rural do município de Caruaru.

De acordo com as informações que o deputado coletou, as obras contemplam também o encanamento para distribuir água nas terras produtivas e auxiliar na agricultura de subsistência. Infelizmente as obras estão paradas pela metade, restando apenas os poços cavados sem nenhuma conexão com as terras.

O parlamentar afirmou que é necessário juntar esforços para garantir uma boa distribuição de água às famílias do campo. Dentre as medidas para tentar solucionar o problema, Abimael afirmou que vai acionar as autoridades competentes para ver quais ações podem ser implementadas a fim de levar água para a população, além disso, garantiu que vai buscar recursos para resolver essa situação.

O problema se agrava pois Caruaru faz parte do clima semiárido, onde na maior parte do ano as chuvas são poucas deixando o solo mais seco, e consequentemente, inapropriado para o plantio.
Nas palavras do deputado isso aumenta a necessidade de urgência para os agricultores terem respostas rápidas diante do desperdício de dinheiro público.

Startups apoiadas pela Sudene apresentam o andamento de seus projetos


Os encontros foram realizados nos dias 27 (PE) e 30 de maio (RN), ocasiões em que Manoel Barreiros destacou que o incentivo à inovação é estratégico para impulsionar a competitividade regional e o desenvolvimento social. Ele reforçou a confiança no êxito dos projetos, enaltecendo “o forte apoio que tem recebido do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pela participação da Sudene no Programa Centelha 2”, que visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil.

Outro aspecto positivo do programa, segundo o coordenador, é que essa participação se intensifica no momento em que a Autarquia vem trabalhando para a integração de políticas públicas e o fortalecimento dos elos entre as universidades, centros de pesquisa, startups de inovação e empresas de diferentes tamanhos. Essa ação vem possibilitando a oferta de capacitações para a indústria 4.0, além de novos investimentos e estratégias impulsionadoras da competitividade. O objetivo é transformar ideias inovadoras em empreendimentos que incorporem novas tecnologias aos setores estratégicos.

Para impulsionar o desenvolvimento das startups, a Sudene está destinando, inicialmente, cerca de R$ 6 milhões, provenientes do retorno das operações do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) que destaca, anualmente, 1,5% para custeio de atividades em pesquisa, desenvolvimento e tecnologia de interesse do desenvolvimento regional. Os valores são repassados por meio de termo de outorga diretamente às empresas de pesquisa, desenvolvimento e inovação selecionadas pelas entidades de amparo à pesquisa, após assinatura de Acordo de Cooperação Técnica.

O Coordenador de Tecnologia e Inovação, da Coordenação-Geral de Estudos e Pesquisas, Avaliação, Tecnologia e Inovação da Sudene, destaca o sucesso das ações que vêm sendo desenvolvidas, reconhecendo o papel das entidades de amparo à pesquisa para isso, e diz que parceiros como Sebrae, Finep e as próprias entidades de amparo a P&D, têm destacado com frequência, a importância da participação da Sudene no programa. A expectativa dos parceiros é que “a Superintendência continue com a sua colaboração no Centelha 3 e apoie programas voltados para a inovação em fase de concepção pelas entidades de amparo à pesquisa”, informou o coordenador.

Vale lembrar que a inovação é uma das premissas do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), elaborado pela Sudene. A proposta reúne um conjunto de programas e ações articulados pela Autarquia em parceria com os governos estaduais e instituições de fomento ao desenvolvimento regional para estimular a atração de projetos, a diversidade das atividades produtivas e a melhoria dos indicadores sociais da área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste.

Imprensa Sudene

Geraldinho Lins canta no São João do Shopping Costa Dourada


O cantor e compositor Geraldinho Lins realiza show gratuito na Praça de Eventos do Shopping Costa Dourada. A apresentação ocorre nesta sexta-feira (16), a partir das 20h, e integra a programação de São João do centro de compras, que inclui apresentação de quadrilhas juninas, shows musicais e parque de diversões para adultos e crianças.

Natural de Serra Talhada, Sertão pernambucano, Geraldinho Lins já soma mais de 30 anos de dedicação à música popular brasileira. Em especial, ao forró. Essa paixão está presente em mais de 200 canções de autoria do artista, em ritmos como forrós, xotes, caboclinhos e frevos, entre outros.

Carla Rio lança show em homenagem a Jackson do Pandeiro para o São João


A pernambucana Carla Rio, que tem levado o samba pernambucano para todo o país, chega no mês de junho com um novo projeto. Intitulado de “Carla Rio Canta Jackson do Pandeiro”, será lançado na próxima sexta-feira (16), a partir das 20h30, no Frege, na Rua Rio Branco, Bairro do Recife.

Com a aproximação do período junino, a artista preparou esse projeto para circular o estado. “Carla Rio canta Jackson do Pandeiro” tem como objetivo resgatar sucessos interpretados pelo conhecido Rei do Ritmo, num verdadeiro samba forrozado. Entre os clássicos, Sebastiana, Chiclete com Banana, O Canto da Ema e A Ordem é Samba.

Dentro do show, Carla Rio receberá também vários convidados, proporcionando uma experiência multicultural e de integração com forró, coco, samba e tantos outros ritmos. Entre os nomes, André Rio, Márcio Oliveira, Marina Morais, Derico Alves e Nega do Babado.

“Pernambuco é rico e plural. Por isso, com a chegada do mês de junho pensamos numa proposta diferenciada para animar os festejos mostrando essa mistura de ritmos que carregamos. Cantar Jakcon, o Rei do Ritmo, já diz sobre isso e explica o sentido da coisa”, ressalta Carla Rio.

O show no Frege será dividido em blocos. No primeiro, Carla Rio faz um passeio por sucessos de Jackson do Pandeiro. Na sequência, será a vez do bloco de samba, aberto com o “Samba Sem Pretensão”, seu último single lançado e que acaba de completar um ano. Junto a isso, cantará também algumas de suas músicas autorais, como o “Samba Arretado” e “Uma Prova de Amor”, e músicas de nomes como Clara Nunes, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, João Nogueira e muito mais.

A artista
Nascida em Recife, Carla Rio é filha do compositor Alírio Moraes e irmã do cantor André Rio. Sua carreira musical começou aos 10 anos de idade e seu talento foi se manifestando quando brincava de cantar para sua família em troca de aplausos. A pequena Carla já subia ao palco, nos festivais de música realizados no Colégio Santa Maria, no Recife, onde estudou.

Entre 2014 e 2022 vários foram os trabalhos desenvolvidos, a exemplo de participações no Galo da Madrugada, no Festival de Inverno de Garanhuns e no “Projeto Viva Pernambuco/Tour Europa”. Também nesse período, álbuns e músicas marcaram a sua carreira, a exemplo do seu primeiro disco, “De Olho No Samba”, gravado em Recife/PE e os singles “Uma Prova de Amor”, “Samba Arretado”, com a participação especial de Dudu Nobre e agora o “Samba sem Pretensão”.

Serviço:
Carla Rio canta Jackson do Pandeiro
Onde: Frege – Av. Rio Branco, 155, Bairro do Recife.
Quando: Sexta-feira (16)
Horário: A partir das 20h30
Valor do couvert: Individual R$ 30,00 – Mesa P/4 R$ 150,00 (antecipado)

Agenda deste fim de semana na Sala de Reboco

*BOM DIA, NAÇÃO FORROZEIRA.*

*SEGUE A AGENDA DE SHOWS DESTA SEMANA, NA SALA DE REBOCO.*

As reservas de mesas (sem custos) e camarotes (R$70,00 o espaço físico) podem ser feitas, à partir da quarta-feira, pelo fones 3228-7052/99949-8687. Mas, atenção: as mesas só ficarão reservadas até às 22h (sextas-feiras e sábados) e até às 18h (nos domingos)! Após este horário, elas serão liberadas.

Nosso horário de funcionamento é:
*sextas e sábados: das 21h às 04h da madrugada *
*domingos: das 16h às 22h*.

Nos domingos, temos promoções para *mulheres e estudantes (apresentando a carteirinha) que chegarem até às 18h!*

Simbora forrozar…
👇

Rescisão de contrato escolar em junho não exime de pagamento de multas


O mês de junho traz uma realidade preocupante para as instituições de ensino particular. Nesse período cresce o número de casos onde os pais rescindem o contrato de matrícula para evitar o pagamento da mensalidade no mês de julho, conhecido por ser o mês de férias. Segundo o advogado especialista em direito educacional, Luiz Tôrres Neto, não há nada que impeça o responsável de rescindir o contrato, mas há ressalvas. “O responsável tem a liberdade de rescindir o contrato a qualquer época do ano, só que há algumas situações a serem observadas. Se no contrato de matrícula estiver prevista multa rescisória, sem justa causa, a partir do momento que ele opta pela retirada do estudante da instituição, ele fica sujeito ao pagamento de multa”, afirmou.

Vale ressaltar, que apesar de haver a possibilidade da multa ser cobrada, a instituição não pode cobrar a totalidade do valor que falta da anuidade escolar, segundo Luiz. Ainda de acordo com o especialista, deve-se observar também se o responsável agiu de má fé. “Aquele pai que retira o aluno propositalmente da escola, no mês de junho, visando não pagar o mês de julho, age de má fé e ele não pode ficar descoberto das consequências. Além da multa, a instituição não é obrigada a rematricular o estudante no mês de agosto”, concluiu.

Além disso, Luiz destaca que o aluno pode ter um dano no ensino, com essa troca de escola, já que está adaptado a uma instituição e terá que recomeçar no meio do ano em um novo ambiente.

Que tal viver o maior São João de todos os tempos?


Junho é, certamente, uma das épocas mais esperadas do ano. Além de ser próximo ao período das férias, o mês traz também as tradicionais festas juninas. Após dois anos sem festa, acabamos percebendo que cada detalhe e aconchego faz toda a diferença para viver o maior São João de todos os tempos. 

Levar toda a alegria e elementos típicos para dentro de casa, junto às pessoas que mais amamos e queremos estar perto, é imprescindível. E não podem faltar: uma linda decoração, uma mesa-posta para nenhum nordestino por defeito e aquelas gostosuras de milho, típicas para a ocasião. 

Com isso, a Ferreira Costa preparou uma lista de sugestões de decorações que podem te ajudar a criar um clima junino e fazer um arraial caseiro. Claro que promoções não podem faltar, tanto no www.ferreiracosta.com quanto nas lojas físicas. Mas, primeiro, que tal começar com a decoração do lar? Esses itens também levam as peculiaridades do São João para sua parede, aparador e cômodos. Do maior ao menor, os elementos das festas juninas podem proporcionar uma celebração divertida e acolhedora na residência. 

Para mesclar tradição com tendências contemporâneas, a dica da Ferreira Costa é espalhar pela sala peças em fibras naturais, tecidos coloridos e, claro, explorar a madeira dos móveis, deixando-as à vista para um visual rústico. Os modelos com palhinhas, por exemplo, são bastante característicos para o brasileiro e podem estar presentes na decoração e na festa, mesmo depois que ela passar. 

Quitutes de milho não podem faltar. Mas, como funciona na hora de servir? A Ferreira Costa indica que o melhor é aproveitar o momento e preparar uma linda mesa-posta para reunir amigos e familiares num clima agradável de aconchego e boa conversa. Cada receita elaborada e petisco servido fazem do São João um evento ainda mais especial com bem decorada. 

Para arrasar na mesa-posta junina, que tal usar uma molheira de cerâmica nas cores tijolo e branca, perfeita para dar um toque rústico? Nela, você pode colocar amendoins, paçocas, pé de moleque, etc. Você pode também fazer potinhos de pamonha ou canjica e enfeitar com muitas fitas coloridas e tecido xadrez. Outra boa opção são os doces de leite cremosos, que podem ser colocados em mini leiteiras coloridas, fazendo uma referência à vida na fazenda. As canecas com design rústico da Coliseu são ideais para servir um delicioso café. Você pode dispor de chaleira elétrica para facilitar o acesso às bebidas quentes. 

Tecido xadrez, baldes de alumínio, regadores e leiteiras são úteis para colocar os talheres, os guardanapos e até flores. O segredo é soltar a imaginação e criar uma festa divertida e cheia de delícias. A mesa, além de servir as delícias, também ajuda a decorar o espaço. 

E para finalizar, que tal brindar o retorno da época em grande estilo? No site www.ferreiracosta.com ou nas lojas físicas podem ser encontrados opções de taças e petisqueiras. Com todos esses produtos incríveis, você não vai deixar de aproveitar, né? Vamos garantir a decoração para esse São João? Afinal, você merece. 

Sobre a Ferreira Costa:   

Com 138 anos de história, a Ferreira Costa, maior Home Center do Nordeste, está presente nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, levando ao consumidor mais de 80 mil itens para casa, construção e decoração. Além de suas oito lojas, a Ferreira Costa também possui o e-commerce www.ferreiracosta.com, com entrega para todo Brasil.

Leia e compartilhe esse material das mulheres indígenas


Esse é um *álbum biográfico de AUTORAS INDÍGENAS brasileiras*. Baixem esse arquivo e façam ele circular, por favor. 

Foi um pedido das organizadoras. A tiragem impressa foi baixa, mas o e-book deve ser divulgado ao máximo, principalmente para professores nas universidades e nas escolas. 

Esse material tem uma super importância no contexto brasileiro de tantos apagamentos!🏹

FENAJ convoca categoria para novo Dia Nacional de Luta em Defesa do Diploma na sexta (16)


_A proposta é de que os jornalistas vistam-se de azul para trabalhar, façam vídeos e/ou fotos, publiquem em suas redes sociais, marcando a FENAJ e o seu Sindicato nas postagens. Às 15h da sexta-feira (16/06), haverá tuitaço e instagramaço, com as hastags #PECdoDiploma e #AprovaPECDoDiplomaJá._

Prefeitura de Belo Jardim oferece cursos de violão para iniciantes e escrita criativa em parceria com o Sesc Ler


A Secretaria de Juventude de Belo Jardim, em parceria com o Sesc Ler Belo Jardim, vai abrir nesta quarta-feira (14) vagas para os cursos de violão para iniciantes e escrita criativa, voltada para jovens de 15 a 29 anos residentes na cidade. A oportunidade é gratuita e serão oferecidas oito vagas para o curso de violão e 10 vagas para o curso de escrita criativa. Para participar, é necessário ter disponibilidade e compromisso para comparecer nos dias e horários de aula pré-estabelecidos.

O curso de violão será ministrado por Hugo Rocha, profissional formado em Música pela UFPE, com ampla experiência na área. As aulas deste curso serão realizadas nas terças e quintas, das 13h30 às 16h30, durante seis meses, contabilizando 110 horas-aula. Já o curso de escrita criativa será lecionado por Juvêncio Amâncio, que é formado em Letras e conta com um currículo vasto na área da literatura. Neste curso, as aulas ocorrerão nas sextas-feiras, das 13h30 às 16h30, também com seis meses de duração e 84 horas-aula.

Todos os cursos oferecidos pela secretaria têm emissão de certificado, um atestado de comprovação do conhecimento adquirido para oportunidades futuras. Para se inscrever, é necessário se dirigir à sede da Secretaria de Juventude portando RG, CPF e comprovante de residência. Os menores de idade devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis legais. 

A Secretaria de Juventude está localizada na Rua Cel Adjar Maciel, s/nº, Centro (ao lado da Biblioteca Municipal), e funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h. Em casos de dúvidas, os interessados podem acionar a secretaria através do telefone (81) 9 8992-8928.

Imprensa Belo Jardim PE 

Caruaru, a Capital do Forró... e do hip hop, brega-funk, grafite, da poesia...


Com a aprovação nesta segunda-feira (12) do plano de ação de Pernambuco para a Lei Paulo Gustavo, a Secretaria de Cultura se prepara para a execução dos R$ 100,1 milhões que foram destinados ao Estado. Um dos instrumentos é a escuta da sociedade civil. Nesta quarta-feira (14), o secretário de Cultura, Silvério Pessoa, reúne-se com artistas, agentes culturais e gestores/as culturais que desenvolvem linguagens artísticas inseridas nas culturas das periferias em todo o Estado. É o Encontro de Expressões Culturais das Periferias de Pernambuco, também conhecido como Fala Periferia, que realiza no Agreste sua segunda edição, no Teatro Rui Limeira Rosal do Sesc Caruaru, das 17h30 às 22h.

O evento congrega a galera do hip hop, skate, brega-funk, passinho; da tatuagem, poesia, batalha; que é DJ, b'boy, b'girl; que pinta, que faz grafite, roupa e está vinculado/vinculada ao movimento das expressões da periferia. Ao final, vai haver ônibus disponível para quem precisar voltar para casa, saindo do Sesc Caruaru, em direção a Santa Rosa (Ponte Velha), Duque de Caxias (ao lado da Catedral) e Via Parque (INSS).

Dois meses atrás, a Secult-PE fez a convocação e a galera chegou junto. O Fala Periferia: 1º Encontro de Expressões Culturais das Periferias de Pernambuco, ocorrido em 15 de abril, em Serra Talhada, a Capital do Xaxado, no Sertão do Pajeú, cumpriu sua missão primordial: levar informação e escutar a comunidade artística popular contemporânea do Estado. E foi pura emoção.

Na ocasião participaram artistas e agentes e gestores/as culturais de Serra Talhada e municípios da região. O secretário estadual de Cultura, Silvério Pessoa, lembrou da importância de cultura e educação andarem juntas e de mãos dadas e do que ele chama de pedagogia da cultura: “Vocês podem aprender a ter acesso aos recursos do MinC (Ministério da Cultura). É essa a nossa função aqui”.

Também foi dado o recado sobre a Lei Paulo Gustavo, sobre a utilização dos recursos da LPG – o Governo de Pernambuco, através da Secult-PE vai executar R$ 101 milhões, a importância das escutas da sociedade civil, prestação de contas, desconcentração territorial, propostas de instrumentos e editais específicos para culturas das periferias, povos tradicionais e originários, segmentos culturais e bens titulados como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Houve apresentações de DJ, b’boys e poetas, novos e experientes, que chegaram a se emocionar falando do quão importante é a abertura de um espaço como esse para quem faz arte na periferia. Na hora do microfone aberto, algumas demandas foram apresentadas e devidamente anotadas para que possam ser dados encaminhamentos sobre as necessidades de artistas da região. O encontro terminou em clima de festa, com show da rapper e coquista Jéssica Caitano, vocalista da banda Radiola Serra Alta.

A íntegra do primeiro Fala Periferia!, em Serra Talhada, pode ser conferida no canal da Secult-PE no YouTube, no link: youtube.com/watch?v=ndgAaHJlOMM.

Isso é Pernambuco. Isso é cultura. Solte o verbo que isso é Fala Periferia!

Colônia de Férias da Escola Integrar mistura arte com diversão para a criançada


Chega o mês de julho e com ele as férias escolares. Com pais e mães vivendo sua rotina de trabalho, a possibilidade da família aproveitar esse tempo de descanso juntos nem sempre é possível. Por isso, a colônia de férias surge como uma alternativa de lazer e entretenimento, além de proporcionar a socialização com outras crianças. A Escola Integrar, voltada para a educação infantil, abre as portas das suas duas unidades, nos bairros da Ilha do Retiro e Poço da Panela, e irá receber meninos e meninas para momentos de diversão, embalados pelo tema “Férias com arte”. 

Não restrito aos alunos da escola, a colônia acontece entre os dias 03 e 21 de julho, para crianças de idades entre 2 e 5 anos. Serão três semanas com atividades que envolvem arte como pintura, escultura, teatro e outras expressões artísticas. Além disso, as crianças também vão contar com brincadeiras, contação de histórias, aulas de culinária, cineminha e brinquedos. 

“Nosso principal objetivo é incentivar a criança a vivenciar a  potência que emerge da experiência coletiva, da convivência com os seus pares com respeito e colaboração.A colônia de férias Integrar é um especial convite para as crianças sentirem e compreenderem a vida através do corpo, do diálogo, das interações e das várias linguagens da arte”, explicou a diretora pedagógica da Integrar, Janaína Paixão. 

As inscrições podem ser feitas através do número: (81) 98606.2258. 

Serviço: 
Colônia de Férias Integrar
Aberta ao Público
Idade: voltada para crianças de 2 a 5 anos
Período: 03 a 21 de julho
Local: Unidades da Ilha do Retiro e Poço da Panela

Vereador Jorge Quintino solicita Concurso para cargos efetivos de Educação para que além de Provas, abranja Títulos


O vereador Jorge Quintino entrou com requerimento solicitando ao prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, que o IBAM, (Instituto Brasileiro de Administração Municipal), responsável pela organização do Concurso para os cargos efetivos de Auxiliar de Educação e Profissional de Apoio Escolar, faça uma retificação no Edital, nº 02/2023, tornando o concurso não apenas de PROVAS, mas de PROVAS e TÍTULOS, possibilitando a participação dos profissionais formados em Pedagogia, estes com as devidas credenciais para ocupar os tão importantes cargos desse concurso.

Quintino explica que o objetivo é continuar melhorando a educação em caruaru " O referido edital que rege esse concurso, afirma nos requisitos básicos para a investidura nos cargos de Auxiliar de Educação e profissional de Apoio Escolar, que os mesmos devem ter capacitação técnica para o exercício dos cargos. Hoje, infelizmente, não temos mais em nossa cidade e em grande parte do Brasil, o tão importante curso de nível médio denominado de Curso Normal (também chamado Magistério) para estudantes que se formaram no Ensino Fundamental e passam a ingressar no Ensino Médio."

O requerimento será apresentado na Sessão Ordinária de hoje à tarde, às 16 horas, na Câmara Municipal de Caruaru e o edil concluiu afirmando que "Fazer a defesa de quem já concluiu Pedagogia para ocupar esses cargos em nossa cidade é, sobretudo, valorizar a caminhada desses profissionais, acreditando que eles estão melhor preparados para ocupar essas funções".

Projeto da Semas-PE busca restaurar áreas degradadas da Caatinga


O projeto ‘Mulheres Restaurando o Bioma da Caatinga’, desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas-PE) e o Fundo Estadual de Meio Ambiente (Fema), busca recuperar locais que sofreram algum tipo de degradação em áreas da caatinga. O projeto está contemplado no edital nº 1 do FEMA e foi proposto pela Rede de Mulheres do Sertão do Pajeú.

A iniciativa tem o objetivo de restaurar serviços ambientais em áreas de nascentes e matas ciliares de rios e riachos intermitentes e aumentar a resiliência de agroecossistemas familiares, que contam com práticas de controle da erosão e implantação de reservas com plantas xerófilas para alimentação de animais durante secas severas. 

Para alcançá-lo, foram estabelecidas outras metas menores, como a implementação de reuso de águas cinzas (Rac´s), de áreas de reserva de forragem com plantas xerófilas e a melhora da toda a infraestrutura de produção de mudas nativas em viveiro para comercializá-las. O projeto contemplou mulheres de cinco municípios da região do Pajeú: Iguaraci, Itapetim, São José do Egito, Afogados da Ingazeira e Carnaíba.

Para a realização, a organização dividiu as mais de 170 mulheres que tiveram participação direta nas ações em 10 grupos. Elas têm participado de rodas de conversas para sensibilizá-las sobre a importância da recuperação de áreas degradadas e a conservação dos recursos naturais do bioma.

A caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, responsável pela cobertura de 70% do território do Nordeste e 11% do país. Se caracteriza principalmente pela estiagem na maior parte do ano e pela vegetação seca e sem folhas. A degradação de imensas áreas, que, inclusive, ajudam a aumentar os impactos da estiagem na fauna, flora e na vida dos habitantes, dão ainda mais abertura a projetos como o da Rede de Mulheres do Sertão do Pajeú, fundamentais para a contenção dessa degradação do bioma. 

“O nosso projeto trabalha o viés social, porque as mulheres se entrosam em grupo e se fortalecem em busca de políticas públicas; o viés ambiental, a partir do momento em que produzem mudas para o reflorestamento; e o viés econômico, quando gera renda para essas mulheres comercializem essas mudas”, explicou Febe de Oliveira, analista ambiental da Semas Pernambuco.

Imprensa Semas PE

Semana de Ciência e Tecnologia será promovida em Paulista

"Ciências Básicas Para o Desenvolvimento Sustentável" é o tema de 2023 para a comemoração da Semana de Ciência e Tecnologia de Paulista. O evento, que é promovido pela Prefeitura de Paulista, através da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia da cidade, será realizado no mês de outubro, no Paulista North Way Shopping, localizado no Centro. 

O evento terá a participação de escolas da Rede Municipal, estadual e particular, além da participação de institutos e universidades. A programação contará com oficinas, palestras, exibição de robótica, experimentos de física e demonstrações tecnológicas, além de iniciativas de desenvolvimento sustentável. 

Imprensa Paulista PE 

Bazar do NACC com opções para festas juninas


O Bazar do Núcleo de Apoio à Criança com Câncer – NACC está com várias opções de roupas juninas – vestidos, camisas e blusas xadrez – para adultos e crianças. As peças custam a partir de R$ 20. Além da venda, o Bazar também está recebendo doações de roupas e acessórios juninos para ampliar suas ofertas e alavancar as vendas. 

Quem quiser comprar ou tiver itens para doar, deve procurar o espaço que funciona de segunda a quinta, das 8h às 18h; e nas sextas, das 8h às 17h. O NACC fica na Rua do Futuro, 855, Aflitos.

Sobre o NACC - Fundado em outubro de 1985, o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC), com sede no bairro dos Aflitos, Zona Norte do Recife, oferece suporte aos serviços de oncologia pediátrica do Recife, através do apoio às crianças carentes em tratamento na cidade e seus familiares. Mantido exclusivamente através de doações e contando com a ajuda de profissionais e voluntários, a instituição disponibiliza todos os seus serviços gratuitamente para que possam dar continuidade ao tratamento com dignidade. 

Através do apoio da sociedade civil, o NACC oferece hospedagem; alimentação e fornecimento de cestas básicas, leite e suplementação alimentar; transporte e auxílio passagem; sala de aula, brinquedoteca e programas educativos; além de acompanhamento com profissionais de Nutrição, Fisioterapia e Odontologia para apoiar o tratamento das crianças atendidas.

Fenearte homenageia loiceiros de Pernambuco e lança circuito


Com o tema Loiceiros de Pernambuco – Arte da Terra, Poesia das Mãos, a Fenearte chega à sua 23ª edição com 12 dias de programação. A feira, a maior de artesanato da América Latina, vai se instalar no Centro de Convenções de Pernambuco, de 5 a 16 de julho, com investimento de R$ 8 milhões e expectativa de movimentação financeira superior a R$ 40 milhões. Mais de 5 mil expositores, entre artesãos de Pernambuco, de todo o Brasil e de diversos países, vão ocupar cerca de 25 mil metros quadrados do pavilhão do Cecon-PE. São esperadas 300 mil pessoas.

Já consolidada enquanto política pública do Estado, a Feira Nacional de Negócios do Artesanato é uma iniciativa de valorização dos artesãos enquanto fazedores de cultura e agentes produtivos da economia. Sua realização celebra saberes perpetuados por gerações e provoca um positivo impacto socioeconômico, representando um impulso na renda anual dos expositores. “A ideia, nesta nova gestão, é fortalecer os espaços e as ações já consolidadas, mas também ressignificar e trazer algumas inovações”, afirma Camila Bandeira, diretora-executiva da 23ª Fenearte.

Dentro da proposta de renovar-se e ampliar-se, a Fenearte, neste ano, empreenderá ações inéditas. A principal delas é o Circuito Fenearte, uma programação que transbordará o Centro de Convenções de Pernambuco, com atividades acontecendo paralelamente em cerca de 50 espaços culturais e restaurantes do Recife e de Olinda. Entre elas, a ART-PE, que adiantou a sua segunda edição e vai acontecer emparelhada à feira de artesanato.

Outra ação inédita é um estudo da cadeia produtiva do artesanato, pesquisa e mapeamento que será realizado durante a feira. “Vamos aproveitar a Fenearte e realizar um estudo aprofundado para compreender toda a cadeia produtiva do artesanato – desde a artesã e o artesão, passando pelo seu produto, o território em que vive e produz, e também o mercado. A partir disso, a gente vai ter informações relevantes para construir estratégias e ações estruturais para o artesanato nos próximos anos”, explica Camila, que está à frente da Diretoria Geral de Promoção da Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe).

Alguns setores já conhecidos pelos frequentadores da Fenearte trarão novidades, como a Cozinha Fenearte, que ganhará o restaurante Pernambuco à Mesa, onde serão servidos, entre outros, os pratos elaborados nas aulas de gastronomia que há edições fazem parte da programação. Já o Espaço Infantil será incrementado com atividades além da recreação, com vivências e oficinas vinculadas ao tema deste ano.

No mezanino do pavilhão, a exposição As Loiceiras de Tacaratu – A Arte Milenar das Mulheres do Meu Sertão, com fotografias de Ana Araujo, apresentará a tradição da loiça no município pernambucano; um saber difundido pelo povo Pankararu que lá habita. As loiças terão destaque também no Espaço Janete Costa, que, aliás, continua com o projeto Conversas Instigantes, de palestras com artesãos, artistas, designers e produtores.

A programação conta, ainda, com o Palco Cultura Popular e o Palco Alternativo, com shows diariamente; a Passarela Fenearte, com desfiles de moda, e as Oficinas Fenearte, com aulas de técnicas em cerâmica, como a fabricação de utilitários; técnicas têxteis, como macramê e renascença; e técnicas de reaproveitamento de materiais, como bordado com sacolas plásticas e produção de instrumentos percussivos a partir de sucata.

Assim como nas edições anteriores, a 23ª Fenearte contabiliza mais de 30 setores. No maior, dedicado a artesãos pernambucanos, são 305 estandes. Outros 68 expositores pernambucanos vão ocupar o estande do Sebrae-PE. Também participam os Sebraes do AM, CE, RN, MG e ES. A feira terá estandes de oito etnias indígenas, 73 municípios pernambucanos, 40 associações, todos os estados brasileiros e 27 países.

LOICEIROS DE PERNAMBUCO – O tema deste ano faz um resgate histórico da arte feita com barro. Todo o artesanato brasileiro em cerâmica tem sua origem nas peças utilitárias produzidas desde os povos originários, tendo como objeto principal as panelas. Ao homenagear os loiceiros, a Fenearte toca na ancestralidade de um ofício preservado por loiceiros em todo o território pernambucano.

Diretor de Conteúdo da Fenearte, Lúcio Omena observa que artesãos consagrados pela arte figurativa em barro foram formados pela arte utilitária, como Maria Amélia, de Tracunhaém, e Vitalino, de Caruaru, que tiveram pais loiceiros. Omena ressalta a importância de trazer a loiça para o centro das atenções pelo tanto que ela simboliza para além do objeto que é: “A loiça representa muito mais do que uma panela, é a mesa pernambucana, a nossa cozinha e a nossa afetividade em acolher”.

A arte utilitária, claro, inspira toda a cenografia, que novamente é assinada pelo arquiteto Carlos Augusto Lira. “Esse tema é de muita afetividade para mim, como acredito que seja para a maioria das pessoas do Nordeste”, fala da relevância. “Teremos muitas surpresas na edição deste ano. Tudo para deixar o público encantado com a arte dos loiceiros. Para provocar um impacto, logo na entrada teremos potes com mais de dois metros de altura.”

CIRCUITO FENEARTE – Com o objetivo de expandir a feira para além dos limites do Centro de Convenções, e de colocar o artesanato num diálogo ainda maior com as artes visuais, o design e a gastronomia, o Circuito Fenearte vai intensificar e ampliar a experiência dos pernambucanos e turistas. Esta edição inédita acontecerá em parceria com cerca de 50 galerias, museus e restaurantes do Recife e de Olinda.

Nas artes visuais, destaque para a Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco (ART-PE), iniciativa do arquiteto Diogo Viana, que se antecipa e realiza sua segunda edição de 11 a 

15 de julho, no Cais do Sertão. O evento contará com 30 galerias de arte e artistas urbanos, além de programação de palestras e rodadas de conversas com nomes como Cris Rosenbaum, Juliana Notari e Daniela Falcão.

No universo do design, o Museu Cais do Sertão acolherá a exposição "Sertão sobre Sertão", do designer de mobiliário Fábio Melo. O salão principal do Centro Cultural Mercado Eufrásio Barbosa estará com a mostra “Tapeçaria Timbi: Bordando as Obras do Mestre J. Borges”. Já a Design Week (DW), mais importante feira do segmento no Brasil, que acontece em São Paulo, vai estabelecer uma ponte com Pernambuco, ao realizar uma ativação no Edifício Pernambuco, no bairro de Santo Antônio.

Na gastronomia, em parceria com o Instituto César Santos, que assina a Cozinha Fenearte, 10 restaurantes farão parte do Circuito Fenearte, com cardápio especial. São eles: Altar Cozinha Ancestral; Bar do Cabo; Cá-Já; Cais Rooftop; Chica Pitanga; Oficina do Sabor; Moendo na Laje; Retetéu Comida Honesta; São Pedro; Vieira.

COZINHA FENEARTE – A gastronomia ganha maior espaço nesta edição, com curadoria e realização do Instituto Cesar Santos. Além dos restaurantes do Circuito Fenearte, a Cozinha Fenearte, no mezanino do pavilhão, seguirá com 16 aulas demonstrativas, que vão acontecer de quarta a domingo, com uma novidade: ao final de cada uma, dois espectadores serão sorteados para degustar o prato elaborado pelo chef convidado. Além disso, a receita estará disponível no cardápio do restaurante Pernambuco à Mesa, que estreia neste ano, de quinta a domingo. O menu é assinado pelo chef Cesar Santos, com sobremesas da associação Assucar e a participação do confeiteiro Negro Brownie, além de harmonização guiada pelo sommelier Angelo Miranda.

ESPAÇO JANETE COSTA – Localizado antes da entrada para a feira, este espaço expositivo cumpre o papel de inserir produções artesanais em projetos arquitetônicos. As peças escolhidas para compor seus ambientes estarão lá tanto em exibição quanto à venda. Nesta edição, vão se destacar mesas montadas com loiças, além de mobiliário inédito, de 
designers convidados, e produtos de projetos de design social desenvolvidos por instituições.  Bete Paes e Roberta Borsoi assinam a curadoria.

SALÕES DE ARTE POPULAR E RELIGIOSA + GALERIA DE RECICLADOS – O Salão de Arte Popular Ana Holanda (18º), o Salão de Arte Popular Religiosa (7º) e a Galeria de Reciclados (16ª) são mostras que reúnem obras selecionadas pelos seus respectivos curadores, Carlos Augusto Lira, Frei Rinaldo Silva e Ticiano Arraes, entre trabalhos inscritos de todo o País. As peças são avaliadas anteriormente por comissões julgadoras, que premiam as melhores (sendo R$ 8,6 mil para cada vencedor), e também pelo público da feira, em votação presencial durante a feira.

ALAMEDA DOS MESTRES – O setor dá boas-vindas aos visitantes e reúne 64 mestras e mestres. São nomes relevantes na arte popular, com visibilidade local e nacional, já premiados e que tem o artesanato como herança.

PASSARELA FENEARTE – Coordenado por Andrea Tom, o projeto leva à passarela parte da produção de moda autoral pernambucana. Entre os dias 8 e 15 de julho, coletivos e estudantes de moda vão apresentar suas criações em desfiles a partir das 18h. Na abertura, desfilam os criativos que compõem a Mape – Loja de Moda Autoral de Pernambuco, iniciativa do Governo de Pernambuco que integra o Armazém 11, onde estão os projetos da Diretoria-Geral de Promoção da Economia Criativa da Adepe.

PALCOS CULTURA POPULAR E ALTERNATIVO – Pelo Palco Cultura Popular, vão passar mais de 40 artistas e grupos. As apresentações vão começar sempre às 15h e serão quatro por dia. Já o Palco Alternativo receberá duas apresentações por dia, a partir das 18h. As grades de ambos os espaços são montadas pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

ESPAÇO INFANTIL – Coordenado pela Casa de Asas, este espaço vai oferecer, diariamente, atividades para estimular a criatividade e a interação das crianças, como oficinas de barro e aquarela. Serão 25 crianças por grupo e o valor é de R$ 25 para 30 minutos.
A Fenearte é uma realização do Governo do Estado de Pernambuco por meio da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe) / Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sdec); da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) / Secretaria Estadual de Turismo; e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) / Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

23ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte)
Quando: 5 a 16 de julho
Onde: Centro de Convenções de Pernambuco
Horário: 14h às 22h – de segunda sexta-feira; 10h às 22h – sábado e domingo
Valores dos ingressos: segunda a sexta-feira – R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia); sábado e domingo – R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia)
Pontos de venda dos ingressos: bilheteria da Fenearte; Centro de Artesanato de Pernambuco (Armazém 11, s/n, Bairro do Recife); shoppings Boa Vista, Plaza, Recife, RioMar e Tacaruna.
Expresso Fenearte:
Shopping Tacaruna – serviço de micro-ônibus gratuito a cada 15 min do shopping até o Cecon-PE
RioMar Shopping – serviço de micro-ônibus gratuito a cada 30 min do shopping até o Cecon-PE