terça-feira, 13 de junho de 2023

Hoje à tarde tem Mesa de Negociação entre Categoria de Técnicos Administrativos da UPE e SAD


Contexto:
Acontecerá na próxima quarta-feira, dia 14, a mesa específica da categoria de Técnicos Administrativos da UPE (Universidade de Pernambuco) junto à SAD (Secretaria de Administração do Estado de Pernambuco). A categoria reivindica a reposição salarial dos últimos 10 anos e chama a atenção para a disparidade salarial existente dentro da categoria.

Demandas:
- A categoria de Técnicos Administrativos da UPE pede a reposição salarial dos últimos 10 anos.
- Os assistentes administrativos, profissionais do nível médio, têm valor nominal em seus holerites menor que o salário-mínimo.

Ações realizadas:
- A categoria vem realizando diversas ações para chamar a atenção da população e, em especial, da governadora Raquel Lyra para o assunto.
- Já foram realizadas duas paralisações dos servidores em #lutopelopccv, com manifestações nas redes sociais, vídeos, cartazes e palavras de ordem entoadas nas unidades da Universidade.
- No dia 08, ocorreu a ação "Dou o Sangue pela UPE", que consistiu na doação de sangue pelos servidores no Hemope, utilizando ações inéditas para reivindicar a reparação da injustiça salarial enfrentada pela categoria.

Impactos da situação:
- A perda salarial afeta não apenas os servidores, mas também a própria UPE, que tem enfrentado a saída de profissionais que migram para outras empresas com salários mais condizentes com suas qualificações.
- O Estado de Pernambuco também sofre com essa perda, uma vez que a gestão da universidade precisa dedicar tempo e recursos para treinar novos servidores que, eventualmente, podem também deixar a instituição.

Informações adicionais:
- A UPE conta atualmente com mais de 3.800 servidores técnicos e é ligada à Secretaria de Ciência e Tecnologia.
- Tanto a UPE quanto a SECTI têm como missão o desenvolvimento do Estado, fornecendo profissionais e estudos, atuando como um elo entre o mercado, a população e o governo.
- No dia 13, na ALEPE (Assembleia Legislativa de Pernambuco), o Deputado Joel da Harpa irá expor a situação, provocado pelo Sindicato dos Servidores da UPE (Sindupe) e pela comissão de Luta pelo PCCV, composta por servidores do litoral ao sertão.
- No dia 14, às 15h, ocorrerá o primeiro encontro entre a categoria e a representação governamental para iniciar as negociações.