segunda-feira, 14 de abril de 2025
Orlando lidera crescimento populacional nos Estados Unidos
RM Comunicação apresenta nova identidade visual assinada pelo Studio Arcora
Abril Laranja, mês de prevenção contra a crueldade animal
Deputada Débora Almeida faz giro pelo Agreste de Pernambuco
Conexão UniFBV promove debates internacionais durante o Abril Pro Livro
"Jesus Sertanejo" encena a Paixão de Cristo em Serra Talhada
A cidade de Serra Talhada, localizada no Sertão do Pajeú, será palco de uma emocionante encenação da Paixão de Cristo nos dias 17 e 18 de abril. O espetáculo Jesus Sertanejo – A Paixão de Cristo, dirigido por Anildomá Willians, acontecerá no Sítio Passagem das Pedras, local onde nasceu Lampião, uma das figuras mais icônicas da história do cangaço.
A produção é assinada pelo Ponto de Cultura Cabras de Lampião, um grupo cultural que se dedica à preservação e valorização da identidade sertaneja por meio de diversas manifestações artísticas. O espetáculo traz uma releitura dos evangelhos de Marcos, Lucas, Mateus e João, incorporando elementos da cultura nordestina, como trilha sonora regional e um cenário natural que reforça a atmosfera do sertão.
O elenco conta com artistas locais, incluindo Karl Marx no papel de Jesus, Laisa Magalhães como Maria, Gorete Lima como Maria Madalena, João Diniz interpretando Satanás, Sebastião Costa como Caifás, Jean Magalhães como Anás, Sandino Lamarca como Pilatos e Edilson Leite como Judas Iscariotes, além de mais trinta atores e atrizes.
O evento, que tem entrada gratuita, acontece às 20h e conta com o patrocínio da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco. O projeto foi selecionado pelo concurso 16º Pernambuco de Todas as Paixões, reforçando seu valor artístico e cultural.
Serra Talhada está situada a aproximadamente 412 quilômetros de Recife, e a realização do espetáculo no município destaca a importância da descentralização das manifestações culturais, levando grandes produções para o interior do estado. A expectativa é que Jesus Sertanejo – A Paixão de Cristo emocione o público e fortaleça a identidade cultural do Pajeú.
Sertânia recebe a quarta edição da Paixão de Cristo do Lar Fraterno Vovó Cavendish
Sintepe quer mudar nomes de escolas estaduais que homenageiam ex-presidentes da ditadura militar de 1964
Comunidade artística e cultural de Paulista se mobiliza em defesa do Cineteatro Paulo Freire
Júlio Andrade vai ser homenageado pelo Cine PE
Raphael Ghanem faz oito sessões do espetáculo “Se é que você me entende” no Teatro RioMar Recife
Secretaria de Desenvolvimento Rural de Garanhuns destaca políticas para sementes crioulas em seminário da Rede Semeam
Diversidade de gênero na tecnologia é tema do Código M
Ação Social de Páscoa: Mosquiteiros São José doa mais de 3 toneladas de peixes à comunidade
Pesquisadora da USP conquista bolsa rara em uma das principais universidades da Inglaterra
Alice Valença De Lorenci, egressa do curso de Engenharia de Computação da Universidade de São Paulo (USP), foi agraciada com bolsa de universidade que está entre as dez melhores do mundo. Alice integrará o time de fellows do President’s PhD Scholarship da Imperial College, que seleciona os 50 melhores estudantes de universidades de todo o globo para desenvolver pesquisas de ponta. Na área de matemática, apenas três vagas são disponibilizadas. Alice é orientanda do professor Tiago Pereira, integrante do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) e docente do ICMC.
“Desde o Ensino Fundamental tive uma afinidade natural pela matemática e, com o apoio dos meus pais e o claro sonho de seguir a carreira acadêmica, ingressei no curso de Engenharia de Computação do ICMC, onde descobri minha vocação na pesquisa em matemática”, aponta Alice. Desde o ingresso na Universidade, ela participou de grupos de estudo e aprofundamento matemático. O professor Hildebrando Munhoz Rodrigues (In Memorian) reconheceu o talento de Alice, apresentando-a para uma orientação precoce com Tiago Pereira.
Talento matemático
Segundo Pereira, por seu desempenho acadêmico, Alice realizou uma dupla diplomação na França, estudando aplicações matemáticas para o aprendizado de máquina no Institut Polytechnique de Paris. A experiência internacional ampliou seus horizontes, mas também reforçou o desejo de explorar a matemática em sua essência. Ao retornar ao Brasil, Alice retomou a colaboração com o grupo de Tiago e decidiu seguir para o doutorado.
“Quando a Alice chegou no primeiro ano, o professor Hildebrando me avisou: ‘Tem uma menina aqui que é simplesmente fora da curva’. E ele não errou”, orgulha-se Tiago. Ele explica que a President’s PhD Scholarship possui um rigoroso processo seletivo, analisando domínio técnico, capacidade de inovação e potencial para liderar uma geração. “Essa bolsa é como um Nobel para jovens pesquisadores”, destaca Tiago Pereira.

No Imperial College, ela estudará sistemas complexos — estruturas com múltiplos componentes interconectados, como redes neurais ou sociais. “Essa área busca prever o comportamento desses sistemas e, a partir de dados, inferir seus modelos”, explica.
“Meninas, temos espaço!”
Alice finaliza com uma mensagem para jovens mulheres que desejam seguir carreira em exatas: “Somos minoria, mas cada uma de nós conta. Espero que nossa trajetória mostre que há espaço e que é possível. Para as meninas que sonham com a matemática: seu lugar é aqui, e ele começa quando você acredita que merece estar”