segunda-feira, 14 de abril de 2025

Orlando lidera crescimento populacional nos Estados Unidos


Orlando, na Flórida, desponta como a região de crescimento populacional mais acelerado dos Estados Unidos, de acordo com os dados mais recentes do U.S. Census Bureau. O levantamento aponta que aproximadamente 1,5 mil novos residentes chegam à cidade semanalmente, elevando sua população total para 2.940.513 habitantes.

O rápido crescimento garantiu a Orlando a 20ª posição entre as regiões mais populosas do país. Entre 1º de julho de 2023 e 1º de julho de 2024, a área estatística metropolitana de Orlando recebeu aproximadamente 76 mil novos moradores, representando um aumento de 2,7% no período — superior à taxa média da Flórida, que foi de 2%.

Grande parte desse aumento se deve à imigração internacional, que representa 65% do crescimento populacional da cidade. Outros 25% estão ligados à migração doméstica (de outros estados norte-americanos), enquanto apenas 10% são resultado de mudança natural (nascimentos menos mortes). “Esses dados reforçam Orlando como um importante polo de atração global. Para as famílias brasileiras, é também uma localidade muito almejada. Muitos já conhecem por terem visitado anteriormente os parques e atrativos turísticos e acabam visualizando no destino um bom local para viver, buscando mais qualidade de vida e segurança”, admite o advogado licenciado nos Estados Unidos, Vinicius Bicalho, que reside na Flórida e atua no processo de imigração legal para brasileiros qualificados.
 
Segundo a Orlando Economic Partnership, a cidade tem se destacado como destino para pessoas de diferentes estados e países que buscam qualidade de vida, segurança e proximidade com os renomados parques temáticos que fazem da região um ícone mundial do turismo e entretenimento.

Desde o último Censo de 2020, Orlando ganhou 267.126 novos moradores, um número comparável à população combinada das quatro maiores cidades da sua região metropolitana: Kissimmee, Sanford, St. Cloud e Apopka.

Esse crescimento acompanha uma tendência nacional que tem favorecido os estados do sul dos EUA, como Texas, Flórida e Carolina do Norte, que atraem cada vez mais pessoas em busca de novas oportunidades, clima ameno e melhor qualidade de vida.

Com números tão expressivos, Orlando vai além do título de "cidade da magia" e se firma também como a "cidade das oportunidades", consolidando-se como um dos destinos mais desejados para viver nos Estados Unidos.

A Bicalho Consultoria Legal é uma empresa com ampla experiência em processos migratórios para os Estados Unidos, com escritórios no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos. Oferece soluções para empresas e empreendedores e profissionais liberais, que englobam assessoria jurídica, consultoria nas áreas empresarial, tributária e trabalhista, e planejamento patrimonial, auxiliando a internacionalizar negócios e carreiras. Conta com um corpo experiente e multidisciplinar de profissionais.

Outras informações disponíveis no site https://bicalho.com e nas redes sociais: @bicalhoconsultoria (Instagram), @BicalhoConsultoriaLegal (YouTube) e Bicalho Consultoria Legal (Facebook).

RM Comunicação apresenta nova identidade visual assinada pelo Studio Arcora


A RM Comunicação, sob o comando da jornalista Rachel Motta, está de cara nova. A agência com sede em Pernambuco, que comemora dez anos de atividades em 2025, apresenta sua nova identidade visual, desenvolvida pelo Studio Arcora, especializado em branding estratégico e design contemporâneo.

A proposta da nova marca é refletir a evolução da RM Comunicação, mantendo sua essência dinâmica, criativa e conectada às transformações do mercado da comunicação. O símbolo, inspirado em formas modulares, transmite versatilidade e movimento, enquanto a paleta de cores, contemplando o roxo escuro, o amarelo esverdeado e o branco, destaca profissionalismo, frescor e inovação.

Segundo Thalles Santos, designer e fundador do Studio Arcora, o processo de criação foi centrado na história e nos valores da empresa. “Nosso objetivo foi traduzir graficamente o posicionamento da RM Comunicação como uma agência inquieta, colaborativa e que atua com consistência em diferentes frentes, do conteúdo à assessoria de imprensa. A nova identidade visual representa essa pluralidade de forma clara, contemporânea e estratégica”, afirma.

A mudança marca um novo ciclo para a RM Comunicação, reafirmando seu compromisso em entregar soluções criativas e eficientes para seus clientes, com uma imagem que acompanha a sua evolução. A nova identidade visual traz ainda um slogan precioso: “Exclusividade na mensagem. Precisão na estratégia”.

 “Desde 2015, temos nos dedicado a criar valor através de um atendimento altamente personalizado. Priorizamos o contato direto, a confiança e a ética, buscando resultados a partir de uma comunicação transparente e eficaz. Trabalhamos lado a lado com empresas, mídia e parceiros para construir uma história de sucesso conjunta”, afirma a jornalista Rachel Motta.

A RM Comunicação tem como objetivo elevar a comunicação estratégica de seus clientes, proporcionando um serviço exclusivo e personalizado, destacando-se como uma boutique premium no mercado de comunicação, conectando marcas, causas e propósitos.

Studio Arcora - Com 12 anos de atuação no mercado da Comunicação, o Studio Arcora se destaca por unir estratégia e criatividade na construção de marcas fortes e autênticas. Especialista em Estratégia Digital, Branding, Design, Social Media, Tráfego Pago e Desenvolvimento de Websites, o estúdio entrega mais do que estética: oferece resultados concretos e conexões verdadeiras entre marcas e seus públicos. Inspirado na ideia de união e solidez — simbolizadas pelo arco e pela âncora que originam seu nome —, o Arcora navega com segurança por mares de inovação, guiando empresas rumo ao fortalecimento de suas presenças digitais. Entre os clientes atendidos estão nomes como Recife CVB, ABIH-PE, Metallouça, Expo Hospital, Grupo EVO, entre outros.


Serviços oferecidos pela RM Comunicação:
• Assessoria de imprensa
• Cobertura de feiras e eventos
• Consultoria em Comunicação
• Monitoramento de mídia / clipping imprensa
• Relacionamento com formadores de opinião
• Media Training
• Edição de livros
• Produção de conteúdo

Serviços oferecidos pelo Studio Arcora:
Estratégia Digital
Branding
Design
Social Media
Tráfego Pago
Desenvolvimento de Websites

Abril Laranja, mês de prevenção contra a crueldade animal


O mês de Abril é dedicado à conscientização e combate à crueldade animal, um problema persistente que necessita de atenção da sociedade, do poder público e de profissionais de diversas áreas, incluindo a Medicina Veterinária. O Abril Laranja é uma campanha promovida para educar e mobilizar a sociedade contra todas as formas de violência e maus-tratos infligidos aos animais, como explica a médica veterinária e docente do curso de medicina veterinária da Wyden, Jessica Bandeira. 

“A crueldade contra animais é um problema social sério que frequentemente está interligado a outras formas de violência, especialmente a violência doméstica. Estudos demonstram que a violência contra animais pode ser um indicador relevante de outras violências ocorrendo no mesmo ambiente familiar. De acordo com a pesquisa de Sant’Ana e Reis (2015), a atuação de médicos veterinários pode ser essencial na identificação e denúncia de situações de abuso animal, colaborando, inclusive, para o combate à violência doméstica”, ressalta. 

Além disso, a legislação brasileira estabelece diretrizes claras contra os maus-tratos e crueldades praticadas contra animais. A Constituição Federal, em seu artigo 225, §1º, VII, estabelece que cabe ao Poder Público proteger a fauna e vedar práticas que submetam os animais à crueldade. Existe ainda a Lei Sansão (Lei nº 14.064/2020) que aumenta a pena para quem maltratar cães e gatos – acréscimo de reclusão de 3 meses a 1 ano para 2 a 5 anos (podendo chegar a 6 anos se o animal vier a óbito). 

Bandeira também destaca outra fundamentação que garante o respeito aos animais, alerta sobre a guarda responsável e para a implementação de políticas voltadas ao combate dos maus-tratos. “A Declaração da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) de 1978 afirma que todos os animais têm direito à vida e ao respeito. Nenhum animal deve ser submetido a maus-tratos e atos cruéis, sendo que o abandono é considerado um ato cruel e degradante. A guarda responsável de cães e gatos é um conceito importante que se relaciona diretamente com o combate à crueldade animal. Conforme discutido por Giselle Lucena Rios (2020), a promoção de ações educacionais, políticas públicas eficientes e legislação adequada são elementos fundamentais para assegurar o bem-estar animal e reduzir o número de animais abandonados”, enfatiza.

Deputada Débora Almeida faz giro pelo Agreste de Pernambuco


A agenda da deputada no sábado (12) mais uma vez foi intensa e iniciada com entrevista ao comunicador Agnelo Alves, da Rádio Líder FM de Jupi. No espaço, Débora fez um balanço das emendas enviadas para beneficiar a saúde naquele município, marcadas por recursos para aquisição de uma ambulância tipo A, no valor de R$ 120 mil e mais uma de R$ 300 mil, direcionada a aquisição de um veículo a ser utilizado pelo TFD – Transporte Fora do Domicílio. Na conversa com a audiência da emissora, ela também pontuou as ações do Governo Raquel Lyra nas questões hídricas, estruturais, segurança e nas demais políticas públicas.

INDICAÇÃO DE SERVIÇOS NA ESTRADA JUPI-JUCATI
É de autoria de Débora Almeida a indicação (agora concluída) de recapeamento da PE-182 , que liga Jupi a Jucati. Além disso, também foi executada no local a sinalização horizontal e vertical desta importante rodovia, utilizada para o tráfego e escoamento das produções locais. Na sequência, ainda em Jucati, a deputada visitou marchantes ao lado do vereador parceiro, Luciano Campos (PDT) e aliados. 

TEREZINHA – Convidado por aliados, a agenda em Terezinha foi social: Ao lado do ex-vereador Adriano Campos (PSD), da vereadora Adjeane Campos (PSD), do ex-prefeito Ezaú Gomes (PSDB) e convidada pelo produtor rural Sr. Abel e família, Débora e equipe almoçaram no Sítio Olho D´Água de Juriti.  

GARANHUNS - Um público composto por mais de uma centena e meia de pessoas, pequenos produtores rurais da Associação Comunitária Rural do Sítio Cágados e adjacentes – ACRSCA -, esteve reunido na tarde deste sábado (12), na sede da entidade com o propósito de participar de mais uma reunião ordinária, ato que acontece mensalmente para discussão de assuntos de interesse coletivo. Conduzidos pela presidente da Associação, Marta Alves e pelo líder rural e benfeitor César Mota, a reunião contou com a presença da deputada estadual Débora Almeida. Convidada por César para escutar aquela comunidade, com o propósito de buscar soluções para as demandas, a parlamentar conhecida como ‘A voz do Agreste e do Agro’ tornou-se a primeira representante dos pernambucanos na ALEPE a visitar aquela associação. 

Nas suas palavras, o líder César Mota, destacou a importância de ter Débora Almeida inteirada sobre a rotina e necessidades dos produtores associados, no que refere-se à busca de intermediar ações de órgãos estaduais como o IPA e a ADAGRO e da própria Secretaria de Agricultura no apoio aos mesmos. Além disso, a aproximação da deputada com a governadora Raquel Lyra certamente trará iniciativas benéficas aquele setor rural.

Mostrando-se surpresa pela quantidade de associados presentes à reunião, em sua maioria mulheres daquela comunidade, a deputada Débora agradeceu a recepção, se comprometendo a encontrar soluções para as principais demandas. Nas suas mídias sociais, escreveu : “Ao lado do meu amigo César, ouvimos de perto as demandas da comunidade para buscar, junto ao Governo de Pernambuco, soluções que melhorem a vida do nosso povo. É assim que fazemos política: com diálogo, presença e compromisso!“   

A agenda foi finalizada na noite do sábado em Lajedo com uma descontraída entrevista ao podcast ‘Tá Topado’, com os comunicadores Francisco Neto e Kleber ‘Pop gelo’. A conversa foi dos resultados do futebol no país à atual situação de Pernambuco com os avanços das políticas públicas do Governo no interior do estado.
 
Foto : Matheus Augusto

Conexão UniFBV promove debates internacionais durante o Abril Pro Livro


Como parte da programação do Abril Pro Livro, a UniFBV Wyden realiza a primeira edição do Conexão UniFBV, um projeto que une cultura, educação e internacionalização por meio de parcerias com consulados. Com uma proposta multicultural aberta para estudantes, pesquisadores, colaboradores e ao público externo, o evento contará com duas atividades de destaque que conectam o ambiente acadêmico aos grandes temas e cenários globais.

No dia 22 de abril, às 19h, no auditório do mestrado, o cônsul honorário da República de Malta em Recife, Thales Castro, ministra a palestra “Os desafios do direito internacional diante da nova ‘guerra quente’: Impactos para o Brasil”. Doutor em Ciência Política pela UFPE, Castro é autor de cinco livros sobre geopolítica e relações internacionais, presidiu a Sociedade Consular de Pernambuco entre 2010 e 2019 e atualmente lidera o Instituto de Pesquisas Estratégicas em Relações Internacionais e Diplomacia (IPERID).

Já no dia 24 de abril, também às 19h, a biblioteca da UniFBV será palco de um encontro voltado à literatura, cultura e conexões internacionais, com a presença da representante do consulado do Reino Unido, Maria Clara Monteiro de Sá e Benevides. O momento promete ser uma rica troca de experiências, abordando aspectos culturais do Reino Unido e oportunidades de colaboração com a comunidade acadêmica.
Para a coordenadora do curso de engenharias e do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Internacionalização (PEI) da UniFBV Wyden, Fernanda Fragoso, o projeto representa um importante passo rumo à formação global dos estudantes. “O Conexão UniFBV é um projeto inovador que estabelece uma ponte direta entre nossa instituição e diversas nações através de parcerias estratégicas com consulados. Nosso objetivo primordial é enriquecer o ambiente acadêmico com a diversidade cultural, o conhecimento global e as inúmeras oportunidades de conexão internacional que o mundo oferece”, destaca Fernanda. “Acreditamos que a internacionalização é um pilar essencial para uma educação superior de excelência, refletindo nosso compromisso em proporcionar experiências que transcendam fronteiras, construindo pontes de conhecimento e fortalecendo nossa instituição no cenário global”, finaliza a coordenadora.

"Jesus Sertanejo" encena a Paixão de Cristo em Serra Talhada

 


A cidade de Serra Talhada, localizada no Sertão do Pajeú, será palco de uma emocionante encenação da Paixão de Cristo nos dias 17 e 18 de abril. O espetáculo Jesus Sertanejo – A Paixão de Cristo, dirigido por Anildomá Willians, acontecerá no Sítio Passagem das Pedras, local onde nasceu Lampião, uma das figuras mais icônicas da história do cangaço.

A produção é assinada pelo Ponto de Cultura Cabras de Lampião, um grupo cultural que se dedica à preservação e valorização da identidade sertaneja por meio de diversas manifestações artísticas. O espetáculo traz uma releitura dos evangelhos de Marcos, Lucas, Mateus e João, incorporando elementos da cultura nordestina, como trilha sonora regional e um cenário natural que reforça a atmosfera do sertão.

O elenco conta com artistas locais, incluindo Karl Marx no papel de Jesus, Laisa Magalhães como Maria, Gorete Lima como Maria Madalena, João Diniz interpretando Satanás, Sebastião Costa como Caifás, Jean Magalhães como Anás, Sandino Lamarca como Pilatos e Edilson Leite como Judas Iscariotes, além de mais trinta atores e atrizes.

O evento, que tem entrada gratuita, acontece às 20h e conta com o patrocínio da Secretaria de Cultura, Fundarpe e Governo de Pernambuco. O projeto foi selecionado pelo concurso 16º Pernambuco de Todas as Paixões, reforçando seu valor artístico e cultural.

Serra Talhada está situada a aproximadamente 412 quilômetros de Recife, e a realização do espetáculo no município destaca a importância da descentralização das manifestações culturais, levando grandes produções para o interior do estado. A expectativa é que Jesus Sertanejo – A Paixão de Cristo emocione o público e fortaleça a identidade cultural do Pajeú.


Sertânia recebe a quarta edição da Paixão de Cristo do Lar Fraterno Vovó Cavendish

 



A cidade de Sertânia, localizada no sertão de Pernambuco, será palco da emocionante encenação da Paixão de Cristo do Lar, que chega à sua quarta edição em 2025. O evento, organizado pelo Lar Fraterno Vovô Cavendish, acontecerá no Alto do Rio Branco, no dia 17 de abril, às 19h, e terá entrada gratuita para o público.

O Lar Fraterno Vovó Cavendish é uma instituição dedicada ao acolhimento e assistência de crianças, desempenhando um papel fundamental na comunidade de Sertânia. Além de proporcionar suporte social e afetivo, a entidade também busca promover ações culturais, como a dramatização da Paixão de Cristo, que se tornou uma tradição no município.

Sertânia está situada a aproximadamente 300 quilômetros de Recife, e a apresentação da Paixão de Cristo reforça a importância das manifestações culturais no interior do estado. O espetáculo é uma oportunidade para os moradores e visitantes vivenciarem uma das narrativas mais marcantes da tradição cristã, repleta de emoção e simbolismo.

A encenação, que reúne talentos locais, busca transportar o público para os últimos dias de Jesus Cristo, desde sua jornada em Jerusalém até a crucificação. O evento se consolidou como um dos momentos mais esperados da programação cultural de Sertânia, valorizando tanto a arte teatral quanto a espiritualidade da comunidade.

A expectativa é que esta quarta edição da Paixão de Cristo do Lar emocione o público e fortaleça os laços culturais e comunitários, reafirmando a importância do teatro como uma ferramenta de expressão e conexão entre as pessoas.

Sintepe quer mudar nomes de escolas estaduais que homenageiam ex-presidentes da ditadura militar de 1964

 

O Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) lançou na tarde desta segunda-feira (14) a Campanha “Ditadores e Torturadores, nas escolas, Nunca Mais!”, com o intuito de realizar mobilizações para trocar o nome de escolas estaduais que homenageiam membros e lideranças da Ditadura Civil-Militar de 1964, sejam eles os próprios ditadores, torturadores ou outros violadores de direitos humanos. O auditório do Sintepe esteve lotado de professores, estudantes e pessoas interessadas no tema.

Além de debates que serão promovidos e da campanha midiática, o Sintepe também está solicitando ao Governo do Estado de Pernambuco modificações urgentes em nomes de escolas estaduais. Para o Sindicato, manter nomes de ditadores em escolas estaduais descumpre a Constituição Federal, uma Lei Estadual de Pernambuco e recomendações da Comissão Nacional da Verdade.

O Sintepe argumenta que manter nomes de ditadores, a exemplo do General Humberto Castelo Branco, como ocorre na Escola de Referência no bairro de Tejipió, Recife, descumpre a Lei Estadual 16.629/2019, que proíbe expressamente “a atribuição de nome de pessoa que conste no Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade como responsável por violações de direitos humanos, a prédios, rodovias, repartições públicas e bens de qualquer natureza pertencente ou sob gestão da Administração Pública Estadual direta e indireta”, diz a lei.

O Sintepe listou inicialmente seis escolas estaduais nas quais constam nomes de ditadores ex-presidentes da República que constam no Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade: EREM Presidente Humberto Castello Branco (Recife); Escola Estadual Castelo Branco (Paulista); EREM Presidente Médici (Moreilândia); EREF Presidente Arthur da Costa e Silva (Recife); ⁠Escola Marechal Costa e Silva (Abreu e Lima) e ⁠Escola Estadual Presidente Costa e Silva (Chã de Alegria).

O Sindicato vai realizar uma jornada de debates nas escolas que hoje têm nome de algum ditador ou violador dos direitos humanos; vai solicitar audiência com o Ministério Público de Pernambuco sobre o tema e acrescentar na pauta de reivindicações da educação a mudança dos nomes a partir da promoção de um debate em cada escola para que uma nova nomenclatura seja escolhida.

"Se o dia 8 de janeiro de 2023 tivesse vingado, vocês não estariam aqui, em um Sindicato, debatendo esse tema, porque sindicatos, universidades e outras instituições que têm autonomia são as primeiras a serem atacadas pelas ditaduras”, explicou Ivete Caetano, presidenta do Sintepe, referindo-se a tentativa de golpe de estado contra o atual governo, cuja liderança foi atribuída pela Polícia Federal à militares membros do governo do ex-presidente Bolsonaro, além dele próprio.

A vice-presidenta do Sintepe e historiadora com mestrado no tema, Cíntia Sales, revela que “eternizar” o nome de um ditador em uma escola é uma prejuízo para o reconhecimento deste período histórico como um dos mais crueis da história recente do país. “Como é possível uma escola homenagear um homem cujo governo torturou, prendeu, assassinou e criou o AI5, um dos atos institucionais mais perversos de nossa história”, argumentou Cíntia Sales, referindo-se à EREF Presidente Arthur da Costa e Silva, no Recife.

O lançamento também contou com a presença do professor de direito da Unicap, Manoel Moraes que afirmou ser a escola é um dos espaços que constituem a identidade das pessoas como cidadãos e cidadãs. “Agora imaginem esse equipamento público, homenageando alguém que torturou, matou, perseguiu, matou professores, sequestrou alunos, destruiu a esperança de uma sociedade? Não tem sentido nenhum”, disse Manoel Moraes.

O advogado e assessor jurídico do Sintepe, Breno Perez, responsável pela pesquisa inicial de legislações e recomendações jurídicas, afirmou que desde 2014, assim que a Comissão Nacional da Verdade recomendou alteração de nomes de “logradouros, vias de transporte, edifícios e instituições públicas de qualquer natureza, sejam federais, estaduais ou municipais”, o Governo de Pernambuco já deveria ter feito isso “de ofício”, disse.

Para todos e todas que participaram do lançamento, a campanha é um pontapé neste debate que deve envolver a comunidade escolar inteira, desde professores, direção da escola, estudantes, pais e responsáveis, pois além de debater a importância da mudança de nome, terão que se mobilizar para escolher uma nova nomenclatura para a escola estadual.



Comunidade artística e cultural de Paulista se mobiliza em defesa do Cineteatro Paulo Freire

 

A preservação do patrimônio cultural e a valorização da memória coletiva estão no centro de uma mobilização promovida por artistas, produtores culturais e defensores da cultura da cidade de Paulista, em Pernambuco. A iniciativa busca garantir um futuro promissor para o Cine-Teatro Paulo Freire, um espaço cultural de grande relevância histórica, que completará 81 anos em 28 de maio de 2025.

O movimento, que conta com o apoio do Instituto Histórico, Geográfico, Arqueológico e Antropológico do Paulista (IHGAAP), foi formalizado por meio de uma manifestação apresentada ao Poder Judiciário pelo advogado Nivaldo Júnior. Entre os principais pontos defendidos está a ampliação do teatro para 500 lugares, uma vez que a proposta se refere a uma construção nova, e não apenas a uma reforma do espaço já existente.

Além da ampliação, a iniciativa também sugere a implementação de um mezanino e uma fachada que mescle elementos arquitetônicos antigos e novos, seguindo o conceito de retrofit. Essa abordagem visa preservar a identidade histórica do teatro e fortalecer o senso de pertencimento da comunidade.

Outro ponto fundamental da proposta é a realização de uma audiência pública (amicus curiae), com a participação de diversos agentes envolvidos no processo. A ideia é garantir um debate transparente e democrático sobre o futuro do Cine-Teatro Paulo Freire, permitindo que diferentes setores da sociedade se manifestem e contribuam com sugestões para a revitalização do espaço.

A mobilização reflete a importância da preservação de equipamentos culturais e do reconhecimento de seu papel na construção da identidade local. Os organizadores esperam que a iniciativa sensibilize autoridades e a população, assegurando que o Cine-Teatro Paulo Freire continue sendo um centro de cultura, arte e história para futuras gerações.

O abaixo assinado promovido pelo Instituto Histórico, Geográfico, Arqueológico e Antropológico do Paulista (IHGAAP) pode ser encontrado aqui

Foto: Vinícus Coutinho 

Júlio Andrade vai ser homenageado pelo Cine PE

 

O ator e diretor Julio Andrade será homenageado na 29ª edição do Cine PE – Festival do Audiovisual, que acontece entre 9 e 15 de junho no Teatro do Parque, no Recife. Ele receberá o troféu Calunga de Ouro, um dos maiores reconhecimentos do festival, como forma de celebração à sua trajetória no cinema e na televisão. A homenagem será realizada no dia 13 de junho, durante o festival, que contará com sessões gratuitas e abertas ao público.

Julio Andrade é conhecido por sua versatilidade e intensidade em papéis marcantes, como Rubinho no remake de "Vale Tudo", Lampião na minissérie "Maria e o Cangaço", Gonzaguinha em "Gonzaga: De Pai pra Filho", além de protagonizar a série "Sob Pressão" e interpretar Betinho na minissérie "Betinho – No Fio da Navalha". Ele também dirigiu episódios de algumas dessas produções, consolidando-se como um dos grandes nomes do audiovisual brasileiro.

Nos próximos dias a organização do Cine PE vai anunciar o segundo nome a ser homenageado. 

Raphael Ghanem faz oito sessões do espetáculo “Se é que você me entende” no Teatro RioMar Recife



Raphael Ghanem está rodando o Brasil com o espetáculo “Se é que você me entende” e desembarca no Recife para quatro dias de apresentações, com oito sessões entre os dias 17 e 20 de abril, no Teatro RioMar Recife. 

"Se é que você me entende" é um espetáculo do gênero Stand Up Comedy, isto é, feito com texto 100% autoral e apresentado de "cara limpa", ou seja, sem auxílio de figurinos, perucas e adereços. Com texto, interpretação e direção de Raphael Ghanem, o espetáculo contém 100 minutos e conta com suas histórias de vida, suas análises de relacionamento, além de causos comuns a todos no dia a dia. Trata-se de uma apresentação de humor e entretenimento. Durante todo show é apresentado um ponto de vista exagerado em relação ao cotidiano. 

Os ingressos custam a partir de R$ 60 (meia entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria, no Piso L4 do RioMar Recife, e no site do Teatro RioMar (www.teatroriomarrecife.com.br) ou através do app do RioMar Recife.

Sobre Raphael Ghanem
Carioca com 33 anos, Raphael ingressou aos 14 anos na Academia Nacional de Atores e lá fez cursos de tv, teatro e cinema. Aos 15 passou a estudar no teatro Tablado de Maria Clara Machado onde praticou improvisação livre por nove anos com grandes professores! Ainda no Rio de Janeiro, em 2007, Raphael estudou na Casa das Artes de Laranjeiras e cursou dublagem com Mayra Góes. Estudou Comédia Dell’arte com Milo Sabino. Aprendeu técnicas de improvisação com Dani Ocampo e Fernando Caruso. Em 2009, Raphael passou a subir nos palcos para apresentar Stand up Comedy e nunca mais parou. Com seu espetáculo solo, Raphael já esteve em todas as capitais do Brasil e em centenas de interiores. Na Televisão atuou em programas, séries e novelas.

Secretaria de Desenvolvimento Rural de Garanhuns destaca políticas para sementes crioulas em seminário da Rede Semeam


A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente, Abastecimento e Defesa Animal de Garanhuns participou do 7º Seminário de Sementes Crioulas da Rede de Sementes Crioulas do Agreste Meridional de Pernambuco (Rede Semeam), realizado nesta quinta-feira (10) na cidade de Jucati. 

A comitiva foi liderada pelo secretário Neilton Falcão, que integrou mesa de debates para apresentar as políticas públicas que transformaram o município em referência na preservação, troca e comercialização dessas sementes tradicionais na nossa região.

As sementes crioulas representam um patrimônio genético e cultural para a agricultura familiar e se destacam por sua resistência, adaptação às condições climáticas locais, além de estarem livres de modificações transgênicas.

Foto: Geraldo Mendonça

Diversidade de gênero na tecnologia é tema do Código M


Presente em muitos setores, a disparidade entre homens e mulheres em termos de direitos, oportunidades e tratamento se torna ainda mais visível quando envolve o setor de tecnologia. Segundo o estudo “Mulheres no setor tech da América Latina”, para receber o mesmo que um homem em um ano, uma mulher que atua no segmento precisa trabalhar 28% a mais que o colega do sexo masculino. Além disso, atualmente, menos de 30% da força de trabalho em tecnologia é ocupada por mulheres. A pesquisa, que analisou a situação salarial em oito países da América Latina, foi realizada pela McKinsey & Company junto com a Laboratória, edtech que busca inserir mais mulheres no mundo da tecnologia.
 
Visando estimular o primeiro passo nessa direção, a Laboratória e a organização filantrópica Google.org promovem no Recife o evento *Código M*. O encontro ocorre nesta quarta-feira (dia 16), no centro cultural Cais do Sertão, e tem como proposta impulsionar a inovação e a liderança feminina no setor de tecnologia a partir de paineis com lideranças femininas, interações e trocas de experiências. As inscrições estão abertas, são limitadas e podem ser feitas gratuitamente por meio do site www.codigom.la/br 

Entre os destaques da programação do Código M está a empreendedora pernambucana Simony César. Filha de ex-cobradora de ônibus e natural do bairro de Dois Unidos, na Zona Norte do Recife, Simony é fundadora e CEO da startup Super NINA, lançada quando ela ainda era estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A tecnologia, que visa transformar a mobilidade urbana em um ambiente mais seguro e inclusivo para as mulheres, garantiu a Simony o destaque na lista Forbes Under 30 Brasil, que reconhece jovens talentosos com menos de 30 anos em categorias como empreendedorismo, inovação e tecnologia. 

Além de Simony César, o Código M contará ainda com a participação de nomes como Laís Xavier, uma das idealizadoras do projeto Tech Woman; Magdalena Cavalcanti, consultora de RH do Bradesco; e Luana Maria, ativista pelos direitos humanos e empreendedora social na Pajubá Tech. “Voltar para o Recife depois de um evento tão lindo realizado em 2024 é incrível. Com o Código M, buscamos apresentar o setor tech para mulheres que desejam começar a trajetória profissional, mas não sabem como dar o primeiro passo. Queremos derrubar as barreiras e incentivar a descoberta do potencial de cada uma”, afirma a cofundadora da Laboratória no Brasil, Regina Acher.

A Laboratória foi fundada em 2014, no Peru, com a missão de transformar a vida de mulheres latinoamericanas por meio de uma carreira em tecnologia. Desde então, a organização já formou mais de 5 mil mulheres no Brasil e em outros dez países da América Latina em diversos cursos. Considerando apenas o Código M, foram impactadas mais de 800 brasileiras entre os anos de 2023 e 2024, das quais 90% classificaram a experiência como fundamental para iniciar uma carreira no mercado de tecnologia. Quanto à inserção no mercado de trabalho, mais de 1,3 mil empresas na América Latina já contrataram mulheres capacitadas pela Laboratória. Mais informações podem ser conferidas no site oficial da Laboratória: www.laboratoria.la/pt 

*Minibio das palestrantes do Código M*
*Laís Xavier –* Graduada em Ciências da Computação e mestre em Engenharia de Software pela UFPE. Primeira presidente mulher da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação (Assespro) regional Pernambuco e Paraíba. Mentora de startups e incentivadora do empreendedorismo feminino, é cofundadora do Tech Woman, evento que tem como missão mostrar que tecnologia é mercado de trabalho para mulheres e tornar a empregabilidade feminina uma realidade no setor.

*Luana Maria –* É ativista pelos direitos humanos e empreendedora social na Pajubá Tech. Reconhecida pelo jornal Folha de São Paulo como o futuro do campo da inovação social no Brasil e embaixadora da Brazil Conference at Harvard & MIT.

*Magdalena Cavalcanti –* Graduada em Relações Públicas e Gestão de RH com pós-graduação em gestão de pessoas e competências. Consultora de RH Business Partner com mais de 15 anos de experiência nos segmentos de construção civil e climatização, consultoria e tecnologia.

*Simony César –* Publicitária formada pela UFPE, Simony é fundadora e CEO da Super NINA. Em parceria com o WRI Brasil, Toyota Mobility Foundation e a Frente Nacional de Prefeitos, coordenou a implantação da NINA e a criação do Programa de Combate à Importunação Sexual no Transporte Público na capital do Ceará. Foi nomeada pela Forbes Under 30 como destaque da inovação e tecnologia.

*Serviço*
*O quê:* Código M no Recife
*Quando:* Quarta-feira (dia 16), das 8h30 às 13h
*Onde:* Cais do Sertão - Av. Alfredo Lisboa, S/N, Recife Antigo
*Inscrições:* Gratuitas, pelo site www.codigom.la/br

Ação Social de Páscoa: Mosquiteiros São José doa mais de 3 toneladas de peixes à comunidade


Em celebração à Páscoa, a Mosquiteiros São José realizará, no dia 15 de abril, às 16h, uma ação social especial em frente à sua fábrica, localizada no distrito de Pão de Açúcar, Taquaritinga do Norte. A iniciativa promoverá a doação de mais de 3 toneladas de peixes, reforçando o espírito de solidariedade e união característico desta data.
  
Aberto a toda a comunidade, o evento convida a população a participar de um momento de partilha e generosidade. A ação reflete o compromisso da Mosquiteiros São José com a responsabilidade social, indo além da produção de qualidade para impactar positivamente a vida das pessoas.  

“Esta doação de Páscoa é nossa maneira de retribuir à comunidade e compartilhar esperança em um momento tão significativo”, afirma Valquíria Araújo, uma das proprietárias da Mosquiteiros São José.  

A distribuição será feita de forma segura e organizada, respeitando protocolos de higiene para garantir que os alimentos cheguem em perfeitas condições às famílias.  

A Mosquiteiros São José reforça o convite para que todos se unam nesse gesto de amor e solidariedade em prol de uma Páscoa mais acolhedora.  

*Detalhes:*  
*Data:* 15 de abril de 2025  
*Horário:* 16h  
*Local:* Em frente à fábrica da Mosquiteiros São José, na rua Balbino Pereira Araújo, nº 178 - Pão de Açúcar
*Entrada:* Gratuita e aberta à comunidade

Pesquisadora da USP conquista bolsa rara em uma das principais universidades da Inglaterra


Alice Valença De Lorenci foi agraciada com a bolsa President's PhD Scholarship, concedida a apenas 50 estudantes em todo o mundo; aluna pesquisará Sistemas Complexos, área na fronteira do conhecimento matemático
A Imperial College está entre as 10 melhores universidades do mundo | Foto: Thomas Angus/Imperial College

Alice Valença De Lorenci, egressa do curso de Engenharia de Computação da Universidade de São Paulo (USP), foi agraciada com bolsa de universidade que está entre as dez melhores do mundo. Alice integrará o time de fellows do President’s PhD Scholarship da Imperial College, que seleciona os 50 melhores estudantes de universidades de todo o globo para desenvolver pesquisas de ponta. Na área de matemática, apenas três vagas são disponibilizadas. Alice é orientanda do professor Tiago Pereira, integrante do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) e docente do ICMC. 

“Desde o Ensino Fundamental tive uma afinidade natural pela matemática e, com o apoio dos meus pais e o claro sonho de seguir a carreira acadêmica, ingressei no curso de Engenharia de Computação do ICMC, onde descobri minha vocação na pesquisa em matemática”, aponta Alice. Desde o ingresso na Universidade, ela participou de grupos de estudo e aprofundamento matemático. O professor Hildebrando Munhoz Rodrigues (In Memorian) reconheceu o talento de Alice, apresentando-a para uma orientação precoce com Tiago Pereira.

Talento matemático

Segundo Pereira, por seu desempenho acadêmico, Alice realizou uma dupla diplomação na França, estudando aplicações matemáticas para o aprendizado de máquina no Institut Polytechnique de Paris. A experiência internacional ampliou seus horizontes, mas também reforçou o desejo de explorar a matemática em sua essência. Ao retornar ao Brasil, Alice retomou a colaboração com o grupo de Tiago e decidiu seguir para o doutorado.

Alice é orientanda do pesquisador Tiago Pereira, do CeMEAI, tendo uma das melhores performances acadêmicas de seu curso | Foto: Arquivo pessoal

“Quando a Alice chegou no primeiro ano, o professor Hildebrando me avisou: ‘Tem uma menina aqui que é simplesmente fora da curva’. E ele não errou”, orgulha-se Tiago. Ele explica que a President’s PhD Scholarship possui um rigoroso processo seletivo, analisando domínio técnico, capacidade de inovação e potencial para liderar uma geração. “Essa bolsa é como um Nobel para jovens pesquisadores”, destaca Tiago Pereira.

Tiago é pesquisador da área de Mecânica dos Fluidos Computacional no CeMEAI | Foto: CeMEAI

No Imperial College, ela estudará sistemas complexos — estruturas com múltiplos componentes interconectados, como redes neurais ou sociais. “Essa área busca prever o comportamento desses sistemas e, a partir de dados, inferir seus modelos”, explica.

“Meninas, temos espaço!”

Alice finaliza com uma mensagem para jovens mulheres que desejam seguir carreira em exatas: “Somos minoria, mas cada uma de nós conta. Espero que nossa trajetória mostre que há espaço e que é possível. Para as meninas que sonham com a matemática: seu lugar é aqui, e ele começa quando você acredita que merece estar”

Evento reúne prefeitos e secretários municipais para discutir desafios e soluções para a educação municipal


Recife sediou nesta segunda-feira, 14 de abril, o seminário “Educação em Foco: Desafios e soluções para a gestão municipal”, promovido pela Fundação Índigo em parceria com o Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE). O encontro contou com a presença do ex-ministro da Educação e deputado federal Mendonça Filho e cerca de 50 gestores entre secretários municipais de educação, vice-prefeitos e prefeitos.

Com mais de 20 anos de experiência na área de educação, tendo sido um dos criadores do modelo de Escola em Tempo Integral e uma das referências quando se trata de iniciativas voltadas à melhoria da qualidade escolar, o presidente do ICE, Marcos Magalhães, palestrou no encontro ao lado de Thereza Barreto, diretora pedagógica do Grupo ICE e Iran Freitas, Diretora de Desenvolvimento de Projetos do Instituto de Qualidade no Ensino (IQE).

Para Marcos Magalhães, o seminário teve um papel estratégico ao reunir lideranças que estão na linha de frente da gestão pública. “Discutir educação com quem executa as políticas no dia a dia, como prefeitos e secretários, é essencial. A troca de experiências e ideias que aconteceu aqui certamente vai contribuir para melhorar a qualidade do ensino nos municípios”, afirmou.

Com mediação de Mendonça Filho, o seminário foi uma oportunidade importante para discutir experiências, identificar gargalos na gestão da educação municipal e propor caminhos para melhorar os índices educacionais nas cidades. Para o ex-ministro, reunir os gestores é fundamental para construir soluções efetivas. “É sempre importante ouvir quem está na ponta, discutir estratégias e planejar ações concretas que possam transformar a educação básica dos municípios. Essa troca é valiosa para fortalecer a educação pública em Pernambuco e no País”, disse.

A prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino, destacou o valor do encontro como um espaço colaborativo. “Tivemos a oportunidade de discutir desafios comuns das nossas redes com pessoas que são referência, como Marcos Magalhães e Mendonça Filho. Saio daqui inspirada e cheia de ideias para melhorar ainda mais a educação no meu município”, afirmou.

Participaram do Seminário, gestores municipais da Região Metropolitana, como Olinda e Paulista; da Zona da Mata, como o Vice-prefeito de Lagoa de Itaenga, Estênio Ferreira; do Agreste, como Bezerros, com a prefeita Lucielle Laurentino, Belo Jardim, Vertentes e Tacaimbó; e do Sertão, como o prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro.

World Creativity Day sendo apresentada por Toni Cordeiro e Carlos Pimenta #AoVivoEemCores












 

World Creativy Day: um evento "Bem Recifinho" #AoVivoEemCores


O lugar de apresentação não poderia ser melhor: a Rádio Nova Brasil FM, no Recife. O líder do World Creativy Day no Recife, Toni Cordeiro recepcionou artistas, jornalistas e publicitários para uma recepção de apresentação do evento, que acontece entre os dias 21 e 23 de Abril.

O World Creativity Day Recife é um festival colaborativo de criatividade reconhecido pela ONU, que acontecerá entre os dias 21 e 23 de abril de 2025. O evento será realizado na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e contará com mais de 50 atividades gratuitas, incluindo palestras, rodas de conversa e oficinas.

O tema deste ano, Gerações Criativas: Transformando Talentos em Impacto, busca unir diferentes gerações para criar soluções inovadoras e impactantes. O Brasil foi escolhido como o primeiro Creative Country of the Year pelo Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, destacando o compromisso do país com a criatividade como ferramenta de progresso.

Se quiser conferir a programação completa ou se inscrever, você pode acessar o site oficial do evento: https://worldcreativityday.com/brazil/recife/home 

CorporeoLibras leva dança, poesia e a Língua Brasileira de Sinais para a cena artística

 Em 24 de abril, o Brasil comemora o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Neste dia, há 23 anos, com a promulgação da Lei 10.436/2002, ela foi reconhecida como uma das línguas oficiais do país. Importante recurso de acessibilidade, sobretudo nas artes, a língua de sinais inspirou a artista pernambucana, Joselma Santos, a investigar a Libras como expressão artística. Como parte da pesquisa, a artista, que tem uma trajetória de doze anos como intérprete em Libras, realiza entre maio e junho a oficina de dança acessível CorporeoLibras, onde promove um encontro entre a língua de sinais, a dança e a poesia na cena. As inscrições estão abertas a partir desta quinta-feira, dia 10, com formulário disponível na descrição do insta @corporeolibras. A oficina oferece 20 vagas. Podem se inscrever artistas surdos e ouvintes, Tradutores/Intérpretes de LIBRAS (TILS) da Cidade do Recife.

 A realização da oficina, que é gratuita, tem o apoio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (SECULT PE), por meio do Política Nacional Aldir Blanc PNAB – Pernambuco. “CorporeoLibras oferece ao público a oportunidade de experimentar a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como potência criativa, fomentando em outros corpos e corpas caminhos de reflexão nos quais a língua de sinais possa ocupar o centro da prática criativa para construção de poéticas acessíveis mais sensíveis”, destaca Joselma.

 Carga horária - As aulas serão semanais e realizadas aos sábados e domingos de maio, e só aos sábados, em junho, na Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente – AACA, na Comunidade da Ilha Santa Terezinha, em Santo Amaro. Num total de 56 horas/aula, a oficina tem Joselma Santos, Lane Luz, Leticia Lima e Hugo Dubeux como facilitadores, e Natasha Santiago na produção. Ao final, será realizada uma performance com roda de conversa gratuita e aberta ao público, onde artistas participantes partilharão processos de criação coletivos construídos ao longo da oficina.
Link para inscrições:
https://forms.gle/Bx94MBQT1oBZa2GLA

Sobre os facilitadores da oficina CorporeoLibras


Joselma Santos, mulher preta, periférica, cria de Santo Amaro, atriz, dançarina, Tradutora/Intérprete da Língua Brasileira de Sinais, certificada pelo Centro de Artes e Comunicação - CAC/UFPE (2011).


Letícia Lima, natural do Recife - PE, Graduada em Letras - Libras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É Multiartista, Poetisa, Professora de Libras, Consultora Surda e em acessibilidade, Intérprete/Tradutora Surda e Produtora Cultural.


Lane Luz é atriz, dançarina, professora, produtora, diretora e pesquisadora das artes cênicas, com foco nas investigações relacionadas ao corpo, bem como as (des)fronteiras entre dança, teatro e as diversas linguagens da arte.


Hugo Dubeux é artista, poeta, arteterapeuta, produtor cultural e facilitador de grupos terapêuticos e de expressão artística. Tem a poesia como guia principal, e a vivência expressa através, principalmente, da literatura, da dança e da música.

SERVIÇO: Oficina Corporeolibras
Período: Maio e Junho de 2025 | Encontros semanais na Associação de Apoio à Criança e ao adolescente AACA (Ilha de Santa Terezinha, s/n Santo Amaro - Recife)
Inscrições gratuitas a partir de 10 de abril
Carga horária: 56 h/aula
Mais informações: @corporeolibras
20 vagas | Disponível para surdos e ouvintes, tradutores/intérpretes de Libras
Imprensa: Ana Nogueira 81.99918.4817

Sudene aprova incentivos fiscais para 11 empresas e impulsiona investimentos no Nordeste


A Diretoria Colegiada da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) acatou os pedidos de concessão de incentivos fiscais apresentados por 11 empresas instaladas em seis estados da área de atuação da Autarquia. A decisão favorável confirmada nesta segunda (14) vai permitir que os projetos recebam novos investimentos a partir da fruição dos benefícios tributários. 

No total, foram analisados 11 pleitos: dez deles para a redução de 75% do Imposto de Renda devido e um para a aplicação de 30% do imposto em novos investimentos, por meio do mecanismo de reinvestimento.

Os benefícios fiscais contemplam empresas de Alagoas, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Entre os setores atendidos estão indústria têxtil, química, alimentos, derivados de petróleo, além de projetos nas áreas de infraestrutura – como esgotamento sanitário e transporte – e turismo (segmento hoteleiro). A diversidade de atividades econômicas foi destacada pelo diretor de Fundos, Incentivos e de Atração de Investimentos da Sudene, Heitor Freire.

Segundo os projetos apresentados, seis empresas direcionarão os recursos dos benefícios fiscais para apoiar a implantação de unidades industriais. Outras quatro irão investir na modernização de suas estruturas e linhas de produção, ampliando sua competitividade. Já a empresa que optou pelo incentivo de reinvestimento utilizará os recursos para realizar a complementação de equipamentos. “Esta é mais uma forma de perceber a contribuição significativa da Sudene para fortalecer o setor produtivo da região”, pontuou o superintendente Danilo Cabral.

Esses empreendimentos já receberam mais de R$ 65 milhões em recursos privados para viabilizar as atividades, fortalecendo a economia local e regional. Juntas, as empresas mantêm 1.289 empregos diretos e contribuem para a criação de outras 255 vagas indiretas.

_Saiba mais_

A fruição do incentivo fiscal ocorre pelos próximos 10 anos a partir da sua homologação, considerando o lucro real apresentado pelos empreendimentos. Neste período, a equipe técnica da Autarquia realiza vistorias periódicas para acompanhar a aplicação dos recursos conforme dispositivos legais.

Desde o início do exercício 2025, de acordo com coordenação-geral de incentivos e benefícios fiscais da Sudene, já foram aprovados 60 pedidos de incentivos fiscais. Os investimentos privados registrados pelas empresas superam R$ 325 milhões de reais.

Vai viajar na Semana Santa? Saiba por que é importante fazer a revisão no carro


A Semana Santa está chegando e é nesse período que muita gente viaja para encontrar familiares, amigos queridos ou até mesmo aproveitas em algum lugar diferente. Seja para a praia, campo ou até mesmo outra cidade, o que não pode faltar são os cuidados com os
 veículos antes da viagem, que garante a segurança de todos. 

O Home Center Ferreira Costa preparou algumas dicas para que esses percursos aconteçam de forma tranquila, divertida e longe de imprevistos e acidentes. 

A primeira dica é o óleo lubrificante. Quando vencido, ele se torna espesso, o que dificulta sua execução e a troca térmica. Sem esse produto, as peças podem ser danificadas e desgastadas, por isso é preciso estar bem atento e fazer a troca com a frequência
 necessária. Existem vários tipos de óleos e fluidos, todos utilizados para diferentes funções no veículo, como o de freio e o de para-brisa. Ambos precisam ser conferidos com regularidade. 

Outro problema recorrente que pode ser evitado, são acidentes causados por falta de manutenção e troca de pneus. É importante checar se eles estão “carecas”, ou seja, sem as fissuras antiderrapantes. Em estradas, principalmente em casos de chuva, essa característica é essencial. Além disso, confira o estepe, caso você precise trocar o pneu na estrada, o reserva precisa estar em boas condições.   

Não esqueça de checar medidas de segurança como a avaliação da suspensão e freios, higienização do ar-condicionado, regulagem de bateria, entre outras. Na Ferreira Costa, você encontra diversos serviços em nosso Centro Automotivo, tudo para deixar o seu veículo
 pronto para que sua viagem seja segura. 

O Centro Automotivo localizado na Rua Cônego Barata, nº 275 – Tamarineira oferece os serviços de balanceamento, regulagem de faróis, limpeza de arrefecimento, higienização do ar-condicionado e alinhamento 3D. 

Para quem pretende frequentar o Centro Automotivo localizado na Av. Mal. Mascarenhas de Morais, 2967 – Imbiribeira, irá encontrar os seguintes serviços: alinhamento e balanceamento computadorizados, troca de óleo e filtros, suspensão e freios, troca do fluído
 do radiador (arrefecimento), troca do fluído de freio, troca do fluido hidráulico, troca de bateria, limpeza de motor, higienização do ar-condicionado e diagnóstico computadorizado (scanner). 

*Sobre a Ferreira Costa:*

Com 140 anos de história, a Ferreira Costa (@ferreiracosta), maior Home Center do Nordeste, está presente nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte, levando ao consumidor mais de 80 mil itens para casa, construção e decoração. Além de suas nove lojas, a Ferreira Costa também possui o e-commerce
www.ferreiracosta.com
 e o App, com entrega para todo Brasil.

Mais de 15 mil lâmpadas do metrô são substituídas por LED, em Pernambuco


 A Neoenergia Pernambuco está concluindo a substituição de mais de 15 mil lâmpadas das unidades da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), no Estado, por novas, com a tecnologia LED. A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da distribuidora, regulado pela Aneel, e tem como finalidade contribuir com o conforto dos passageiros e promover mais segurança e economia de energia para empresa de transporte. Estima-se que apenas com esta inciativa, a CBTU economize 850.000 quilowatts-hora durante um ano, o suficiente para abastecer mais de sete mil residências por um mês. 

Até o momento, mais de 13 mil equipamentos já foram substituídos nas cidades de Recife, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. Além das lâmpadas, também foram trocados mais de 100 refletores, também de LED. 

“Esta parceria com a CBTU faz parte do nosso projeto de eficientização dos prédios públicos, no qual realizamos uma avaliação técnica de todo o acervo luminotécnico das unidades e depois promovemos a troca das lâmpadas por LED, um equipamento com maior vida útil e maior luminância. Com certeza os usuários verão a diferença”, afirmou o supervisor de Eficiência Energética da Neoenergia Pernambuco, Artur Costa.

No total, 55 prédios receberam novas lâmpadas da Neoenergia Pernambuco. Entre eles, a sede da CBTU, onde foram substituídas mais de 1,5 mil lâmpadas, e nas estações, esse número já passa de 11,5 mil.

Desde o início do projeto de eficientização de prédios públicos, a Neoenergia Pernambuco já realizou a substituição de mais de 750 mil lâmpadas, de 4.283 prédios em todo o Estado. Essas trocas foram responsáveis pela economia média anual de energia de 42.000.000 quilowatts-hora, o suficiente para suprir a necessidade de 350 mil clientes residenciais pelo período de 30 dias.