sexta-feira, 19 de junho de 2020

Baixa contaminação na Construção Civil de PE traz alívio para a segunda fase da retomada

Prestes a completar duas semanas de retorno das atividades, o setor da construção civil de Pernambuco já identifica uma melhora no quadro de controle da covid-19 nos canteiros de obras. Estudo feito pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), em parceria com a ADEMI e o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Pernambuco (Sinduscon), mostra que o número de trabalhadores infectados caiu 85,29% entre a primeira e a segunda semana de atividades.

Realizada junto a 42 empresas que estão em atividades, a pesquisa revela que a doença atingiu apenas 0,09% do total de 5.250 trabalhadores entre os dias 15 e 17 de junho. Ou seja, apenas cinco funcionários estavam afastados dos canteiros durante esta semana de referência, enquanto que, na primeira semana (entre os dias 8 e 10 de junho), o resultado era de 34 pessoas ou de 0,63% da força de trabalho.

A mesma observação vale para o número de suspeitos, que entre as duas semanas apresentou variação negativa de 58,75%. Na primeira semana, o percentual era de 1,48% (80 pessoas), e, na segunda, de 0,62% (33 pessoas). Essa conjuntura reforça que o controle adotado por parte das empresas sobre a situação da saúde dos seus funcionários chancela que o retorno às atividades não traz risco aos canteiros, seja porque há baixa incidência da doença, seja pela adoção de rígidos protocolos sanitários no ambiente de trabalho.

Outro ponto positivo que tem chamado a atenção dos empresários do segmento tem a ver com o número de óbitos, que, entre as semanas analisadas, não apresentou variação, permanecendo os mesmos 0,03% do total de trabalhadores, sendo este percentual referente ao período em que as atividades estavam suspensas.

O índice de recuperados também vem caindo, o que não quer dizer que seja ruim, uma vez que o dado está acompanhando a queda do número de infectados. Neste caso, na primeira semana, a recuperação atingiu 1,37% do total de trabalhadores, o que equivale a 74 pessoas curadas, e, na segunda, passou a ser de 0,51%, ou 27 pessoas.

De acordo com o presidente da Ademi, Gildo Vilaça, medidas como o reforço de álcool gel, os informativos disponibilizados e o horário alternado de almoço seguem ganhando escala dentro das empresas, o que vai contribuir para o controle da doença daqui para frente. “Isso só reforça que estamos cada dia mais aptos para a retomada plena, ao mesmo tempo que sabemos que o comportamento da doença deve ser observado dia após dia e é isso que estamos fazendo”, destacou. Na última quarta-feira (17), o Governo do Estado anunciou o retorno de 100% do efetivo a partir da próxima segunda-feira (22).

“Percebemos que esses números nos trazem certo alento. E as medidas tomadas pelas empresas vão ajudar no combate à doença neste retorno da atividade produtiva”, disse o presidente do Sinduscon, Érico Furtado.

PESQUISA - O setor ficou, ao todo, 75 dias com as obras paradas, mas com o acompanhamento permanente nos canteiros por parte das 42 empresas participantes da pesquisa. Inclusive, monitoramentos semelhantes a esse serão realizados periodicamente, para que o acompanhamento da atividade aconteça permanentemente.

O Sinduscon, inclusive, adequou a campanha de Prevenção de Acidentes do Trabalho da Indústria da Construção Civil de Pernambuco, que existe há mais de 20 anos, para combater o contágio do novo coronavírus nos canteiros de obras. A iniciativa se baseia na implementação de normas de segurança específicas do setor, entre elas a NR 18, com inclusão também de check-list e treinamentos, sendo, desta vez, direcionados à prevenção da covid-19.

Imprensa FIEPE

Defesa Civil de Olinda a postos no fim de semana

A Defesa Civil de Olinda estará com sua equipe de prontidão a postos neste fim de semana para atendimento às demandas da população. Um efetivo de 15 pessoas está responsável, caso ocorra alguma emergência. Durante o período, os serviços ordinários, dentro da programação do órgão, ficam suspensos, sendo retomados na segunda-feira (22.06).

"Tivemos uma semana bem acirrada por conta das chuvas, atendendo as demandas que chegam pelo 0800 e whatsapp. No fim de semana teremos equipe de prontidão, caso seja necessário algum atendimento", explicou o secretário executivo de Defesa Civil de Olinda, Manoel Cunha.

Na segunda-feira as atividades de colocação de lonas, vistorias e corte de árvores seguem a programação, além de algum aporte para ocorrências não emergenciais no sábado e domingo. O telefone da Defesa Civil de Olinda para ocorrências é 0800.281.2112 e (081) 9 9266-5307 (whatsapp).


Imprensa Olinda

Operação Longa Permanência: irregularidades são encontradas em Instituição para idosos(as)

Uma ação de fiscalização conjunta entre Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (CIAPPI), programa vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), e órgãos estaduais e municipais, realizada em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), no bairro de Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife, identificou irregularidades, como: remédios armazenados de forma inadequada, falta de corrimãos em algumas áreas, como o banheiro e pouca ventilação nos quartos. Esta ação que aconteceu, na quinta-feira (18), foi a segunda ação realizada nesta semana, ambas alusivas ao Junho Violeta, mês de conscientização da violência contra a pessoa idosa.

Após a fiscalização desta quinta-feira (18), a vigilância municipal enviará o relatório para ILPI, junto com uma notificação, informando os ajustes que deverão ser providenciados. A operação, para além do CIAPPI, contou com a participação de representantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Procon/PE, Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura (MEPCT), Vigilância Sanitária do Recife e agentes do Distrito Sanitário responsável pela região de Jardim São Paulo. A primeira ação, que também compôs a Operação Longa Permanência, aconteceu na última terça-feira (16), em uma ILPI localizada no bairro de Casa Forte, Zona Norte do Recife.

“O objetivo da operação é identificar irregularidades nas Instituições e sensibilizar a população sobre a importância de denunciar qualquer tipo de violações contra as pessoas de 60 anos ou mais, em qualquer lugar que ela esteja acontecendo”, relata o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

Para realizar denúncia de violações contra pessoas idosas, qualquer pessoa da população pode entrar em contato pelo telefone (81) 3182-7649 ou pelo e-mail ciappi2016@gmail.com, no horário das 9h às 13h (horário especial durante a pandemia).

Imprensa SJDH PE

Shopping Boa Vista faz abertura responsável nesta segunda-feira (22)

Após mais de três meses fechado, o Shopping Boa Vista reabre suas portas ao público nesta segunda-feira (22). De acordo com as normas estabelecidas pelo governo de Pernambuco, o mall irá funcionar com capacidade e horário reduzidos, das 12h às 20h. Além disso, a praça de alimentação só funcionará para delivery e coleta.

O centro de compras adotou procedimentos de reforço na limpeza, orientação e disciplinamento das filas, limitação de presença e uso em elevadores, lojas e banheiros, além de orientação e informação ao público. A gerente de marketing Tárcia Galvão explica que a higienização foi reforçada em todo o empreendimento, principalmente nos corrimões, maçanetas, balcões e superfícies de grande contato com as mãos.

“Estamos investindo em equipamentos para que as cancelas de entrada e saída tenham sensor infravermelho, o que significa que os condutores de veículos não precisarão mais pressionar botões para acessar o estacionamento” Ela conta também que uma equipe estará à disposição dos clientes para aferição de temperatura: “nossos colaboradores e a equipe de todas as lojas estarão usando máscaras e todos os equipamentos necessários para a segurança deles e dos nossos clientes. Temos dispensers de álcool 70% espalhados por todo o mall”.

A gerente de marketing ressalta ainda que a manutenção e a troca dos filtros de ar condicionado passará a ser feita em intervalos menores. Neste momento não haverá qualquer evento que gere aglomeração de pessoas. Além de todas essas ações estaremos seguindo as orientações de protocolo sugerida pela Abrasce, Apesce e pelo Governo do Estado. O Boa Vista se coloca à disposição para sanar todas as dúvidas que possam surgir nessa retomada.

Drive-thru - O Shopping Boa Vista continuará a oferecer aos clientes a possibilidade de coleta por drive-thru das suas compras feitas online. Os pedidos são realizados diretamente com a lojas participantes e a coleta dos produtos acontece no estacionamento do mall de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

Grande Recife determina 70% da frota de ônibus para a nova fase de retomada da economia

Na próxima segunda-feira (22), a operação do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife contará com 70% da frota em circulação. Isso significa 234 ônibus a mais em comparação com a frota em operação nesta semana. O reforço programado pelo Grande Recife visa minimizar o impacto no transporte público, principalmente nos horários de pico, com a retomada de novos setores da economia.

Das 293 linhas em operação atualmente, 71 já circulam com 100% da frota. Entre elas: 080 - TI Joana Bezerra/Boa Viagem, 1909 - TI Pelópidas/TI Joana Bezerra, 207 - Barro/Macaxeira (BR-101), 216 - TI Barro/TI Cajueiro Seco, 861 - TI Xambá/TI Joana Bezerra, 914 - PE-15/Afogados, 206 – TI Barro/ TI Prazeres (Jordão), 825 – Jardim Brasil/ Joana Bezerra e 2490 – TI Camaragibe/ TI Macaxeira.

Além disso, veículos extras permanecem estocados nos terminais integrados de maior demanda: Tancredo Neves, Xambá, Igarassu, Pelópidas Silveira, Macaxeira, Barro, Camaragibe e Cabo. Estes coletivos entram em operação de acordo com o aumento da demanda dos usuários. É importante destacar que os técnicos do Consórcio continuarão acompanhando a operação e fazendo os ajustes necessários para evitar aglomeração nos TIs.

Imprensa Grande Recife

Amanhã tem sanitização no Centro do Recife

A Prefeitura do Recife inicia, neste sábado (19), a sanitização das principais ruas do comércio do Centro do Recife, para garantir a desinfecção dos pontos com maior fluxo de pessoas por causa da reabertura do comércio. O roteiro montado pela Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife inclui Rua do Hospício, Rua Sete de Setembro, Rua da Concórdia, Rua Floriano Peixoto, Rua Barão da Vitória, Avenidas Conde da Boa Vista e Dantas Barretos, entre outras.

A técnica de desinfecção química reconhecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como eficaz no enfrentamento ao novo coronavírus faz parte do Plano Municipal de Contingência Covid-19 desde março e agora vai ser estratégica no Plano de Convivência com a doença, sendo um complemento à higienização dos locais, já que não substitui a limpeza regular que é feita rotineiramente em cada um dos espaços visitados.

Imprensa Recife

Professor Lupércio escapa de cassação

Após enfrentar inúmeras ações indevidas, o prefeito Professor Lupércio teve, hoje, o julgamento da última demanda no Tribunal Regional Eleitoral. Após dezenas de tentativas frustradas pelo candidato derrotado, um colegiado confirmou, por unanimidade, a correção do pleito de 2016, em Olinda, assim como a conduta do Professor Lupércio. Os sete desembargadores do TRE rejeitaram o pedido de cassação do diploma do prefeito, reconhecendo, assim, a lisura do pleito de Olinda. Para Professor Lupércio, esse era o último processo eleitoral que restava para ser julgado.

Imprensa Olinda

No Cabo, Funase insere 80 jovens em cursos profissionalizantes

A parceria entre a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) segue viabilizando a oferta de cursos profissionalizantes para adolescentes e jovens em regime de internação. Nesta semana, na maior unidade socioeducativa de Pernambuco, o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, foram iniciadas turmas de Operador Logístico, Atendimento ao Cliente, Informática Básica, Corte de Cabelo Masculino e Introdução à Segurança do Trabalho, o que permitiu a inserção de 80 socioeducandos nas atividades. As aulas estão ocorrendo com grupos reduzidos para atender à recomendação de distanciamento social como medida de prevenção ao novo coronavírus.

Cada curso conta com 16 alunos, com quatro participantes por sala. As temáticas ofertadas têm bons níveis de trabalhabilidade, de modo que, após certificados, os socioeducandos poderão se colocar à disposição para contratações pelo mercado de trabalho ou mesmo iniciar seus próprios negócios, em áreas como a de barbearia, por exemplo. As formações profissionalizantes têm carga horária que varia de 18 a 60 horas/aula. A oferta dos cursos está sendo viabilizada com coordenação do Eixo Profissionalização, Esporte, Cultura e Lazer da Funase e acompanhamento das coordenações geral e técnica do Case Cabo de Santo Agostinho.

Para a gerente da unidade socioeducativa, Tatiane Moraes, a continuidade da oferta de cursos na Funase, com a adoção dos devidos cuidados para prevenir o avanço do novo coronavírus, é importante para oportunizar cidadania e reinserção social aos adolescentes e jovens atendidos no local. “Agradecemos a toda a equipe de profissionalização da Funase pelo trabalho desempenhado. Estamos percebendo que os adolescentes estão muito motivados com os cursos oferecidos aqui. A educação, sem dúvida, muda as pessoas, quebra barreiras e possibilita que sejam construídos novos sonhos e projetos de vida”, afirmou.

Imprensa Funase PE

João Teimoso continua teimando e se reinventa na quarentena

























Em meio a Pandemia, a Cultural foi a área mais afetada, a primeira a parar e será a última a voltar. Enquanto isso, artistas e grupos tentam se recriar e ver como sobreviver e o Grupo João Teimoso, com 20 anos de atuação em vários campos da cultura, resolveu se reinventar e reagir com criatividade.

O João Teimoso com o início da quarentena ainda na primeira quinzena de março, teve que parar suas mais diversas atividades artísticas, tais como: seus Cursos de Formação, que existem regularmente há 20 anos; Seu evento Sarau das artes, evento que acontece há 11 anos, envolve mais de 60 artistas, grupos e bandas e já teve mais de 216 edições, parou também; E inclusive as apresentações teatrais, suspendendo a temporada do seu mais novo espetáculo " Retratos de Chumbo, As Rosas que Enfrentaram os Canhões" que estava em temporada no Teatro Fernando Santa Cruz.

O Grupo sempre teve forte atividade nas redes sociais, mas as usava para fazer divulgação de seus trabalhos, só que desta vez, resolveu criar projetos artísticos digitais, que entrarão no ar em três etapas, começando com uma série de debates e encontros digitais nas suas várias páginas do INSTAGRAM, começou na segunda dia 08 de Junho de 2020, às 20h. Nas segundas-feiras serão conversas e debates sobre os Anos de Chumbo da Ditadura Militar e o processo de construção de sua peça "RETRATOS DE CHUMBO, As Rosas que Enfrentaram os Canhões" na página @retratosdechumbo ( https://instagram.com/retratosdechumbo?igshid=wr2z7brlhyjy ). As quartas-feiras, será o dia das conversas sobre arte em geral, técnica, mercado de trabalho e formação,  será pela página @grupojoaoteimoso (https://instagram.com/grupojoaoteimoso?igshid=rw9baktyhnv6 ) e finalmente nas sextas-feiras, é a vez de conversar sobre difusão cultural nas artes em geral na página @sarau.dasartes ( https://instagram.com/sarau.dasartes?igshid=1qhoe3p8jdlbe).
Serão encontros na maioria das vezes às 20 horas no Instagram, trazendo convidados que conversarão com membros do Grupo de Teatro João Teimoso.

O SARAU DAS ARTES  também estreou do último dia 13/junho nesta etapa de projetos digitais, reativando seu CANAL DO YOUTUBE ( https://youtu.be/oayGXDMqCKY4 ) com a primeira edição do Sarau digital.  Outros projetos estão sendo estudados para plataforma virtual, neste período de readequação das artes com a difusão digital, sendo a segunda etapa com performances, monólogos e pequenas apresentações teatrais com o elenco do Grupo de Teatro João Teimoso e parceiros. Na terceira etapa, serão as atividades formativas, com cursos e workshop, que o grupo já faz há anos presencial e agora se adequa a nova realidade.

O Grupo criou há 11 anos o Movimento Guerrilha Cultural, que tem lutado pela política cultural nos três níveis de governo e neste período de pandemia, o grupo tem feito escutas digitais, participado dos principais debates culturais e se prepara para elaborar um novo documento aos candidatos nesta eleição, como já fez outras vezes no passado. O grupo acredita na união dos artistas, independente de seguimentos culturais. "Juntos Somos Mais Fortes", diz os coordenadores.

Para ajudar nesta empreitada de produções virtuais, o Grupo João Teimoso, criou uma vakinha on-line para cobrir suas despesas e adquirir o equipamento para as produções.
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-o-grupo-joao-teimoso . É o Grupo fazendo jus ao seu nome, se mantendo sempre em pé e sendo uma resistência cultural.


MAIORES INFORMAÇÕES: (81) 98897-1513 ou 97904-7906

Foto da peça: Rafaella Gomes

HMA reconhecido como melhor em práticas de segurança

O Hospital Miguel Arraes (HMA), em Paulista, obteve o primeiro lugar, dentre oito unidades públicas de saúde de Pernambuco que tiveram alta conformidade, no Relatório de Autoavaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, referente a 2019, realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A lista, que inclui ainda 16 unidades privadas do estado, avaliou o desempenho de instituições de todo o Brasil em relação à adoção de práticas seguras com o objetivo de prevenir a ocorrência de eventos adversos (EA) nos serviços de saúde. As informações coletadas podem definir e guiar ações sanitárias nos níveis local e nacional. Mais de 1,3 mil formulários foram preenchidos, com classificações que variaram ainda entre baixa e média conformidades.

O monitoramento é feito pela Anvisa desde 2016 com base em informações obtidas junto a coordenações municipais, distritais e estaduais de Segurança do Paciente em hospitais com leitos de Unidade de Terapia Intensiva. No HMA, os dados foram levantados pela Gerência de Risco e pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) junto à Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa). A divulgação dos resultados aconteceu no começo deste mês através de um seminário online em vídeo. Para a enfermeira Débora Guedes, da Gerência de Risco, a boa colocação se deve ao empenho de todos que fazem o Núcleo de Segurança do hospital. “Foi uma grande alegria saber que nosso serviço foi considerado de alta conformidade. Isso é resultado de um trabalho em equipe, que envolve todos os colaboradores da instituição no sentido de fortalecer as ações de segurança do paciente”, destacou.

Em seus quase 11 anos, o Hospital Miguel Arraes atua com medidas que diminuem ou evitam falhas na prestação do serviço. A princípio, com a implantação da Comissão de Prevenção de Risco ao Paciente e, posteriormente, com seu Núcleo de Segurança do Paciente, instituído há três anos, o HMA tornou-se parceiro da Anvisa nas ações voltadas à proteção do paciente contra riscos, EA – Eventos Adversos (incidentes que resultam em danos à saúde) e danos desnecessários durante a atenção prestada nos serviços de saúde. O reconhecimento do Relatório das Práticas de Segurança demonstra que a unidade está no caminho certo.

Com informações da jornalista Iana Gouveia

Uso das máscaras: O olhar de quem ama

Gisele Gomes
Especial para o Blog Taís Paranhos


O olhar é uma das características mais lindas da humanidade. Através do olhar demonstramos amor, compaixão, alegria. Mas também, com o mesmo olhar, demonstramos ódio, raiva, angústia, dor. É através do olhar que expressamos muito bem o que estamos sentindo em nosso interior. Às vezes, quando medito nas palavras de Jesus e naquilo que Ele fez, fico imaginando como seria o olhar dEle. Sei que, ao contrário do que muitos pensam, Jesus não fica nos olhando para encontrar defeitos e ver as coisas erradas que fazemos. Não. 

A Bíblia diz em 2 Crônicas 16:9 que o olhar do Senhor não é de acusação, mas de bondade e misericórdia: "Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele".

No livro de Marcos, no Novo Testamento, encontramos muitas passagens que falam sobre o olhar de Jesus. Pedro, era alguém que conhecia muito bem o olhar de Jesus. O olhar de Jesus era acolhedor, um olhar que traz para perto. O olhar de Jesus era de compaixão, nunca de acusação. A minha pergunta hoje para você é: Como tem sido o seu olhar para as pessoas?

Até conhecemos Jesus...lemos a Bíblia, fazemos nossas orações mas, muitas vezes, não permitimos que Ele olhe dentro dos nossos olhos. Quem sabe você esteja passando um momento delicado em sua vida, então, este é o momento de você olhar para Cristo. Como aprendemos nessa mensagem, o olhar do Senhor é tudo o que precisamos! A Bíblia diz assim:

"Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas. Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade" (Hebreus 4:13-16).

Que possamos nos olhar com o olhar Dele hoje e sempre.

Revda. Giselle Gomes (membro do Fórum de Mulheres Cristãs de Pernambuco) 

Unidade de atendimento de casos da Covid-19, em Olinda, completa um mês de funcionamento

O Centro de Referência para Casos Suspeitos e Leves da Covid-19, que funciona no anexo da Policlínica João Barros Barreto, no Carmo, chegou, nesta terça-feira (17.06), a marca de um mês em funcionamento. Os últimos registros dão conta de 751 testagens realizadas, com 213 diagnósticos positivos.

A unidade conta, a cada plantão, com três médicos, duas enfermeiras, quatro técnicos de enfermagem e um auxiliar de farmácia. O Centro foi montado pela Secretaria de Saúde de Olinda dentro do plano de enfrentamento do Novo Coranavírus no município e atende de domingo a domingo, das 8h às 17h.

Além dele, a Prefeitura montou, com recursos do município, o Hospital de Campanha Duarte Coelho, que está localizado no bairro da Cidade Tabajara. São oferecidos 60 leitos de enfermaria, exclusivos para pacientes com sintomas leves e moderados da Covid-19, que são demandados pela Central de Regulação do Estado, Serviço de Prontoatendimento de Peixinhos (SPA) e do Hospital do Tricentenário.

Olinda também havia firmado convênio com o próprio Hospital do Tricentenário e inaugurou, desde março, uma ala de enfermaria com 11 leitos para dar suporte aos casos da doença. Outra unidade de campanha, com mais 30 leitos, foi instalada na área externa do Tricentenário, no bairro do Amaro Branco.

Imprensa Olinda

Pernambuco distribui mais um milhão de máscaras à população

O Governo de Pernambuco obteve, nesta quarta-feira (17.06), mais um reforço na luta contra a disseminação do novo coronavírus, ao receber do Banco Itaú, por meio do projeto Todos pela Saúde, a doação de um milhão de máscaras de tecido, que serão direcionadas à população pernambucana. O material foi repassado para a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) que, em parceria com a organização de responsabilidade social Regra 3, distribuirá os EPIs para os 85 municípios do Estado onde o número de casos confirmados e óbitos por Covid-19 e da demanda por leitos no sistema de saúde ainda não apresentaram uma redução significativa. A intenção é reforçar a prevenção nessas cidades que não avançaram para a terceira etapa do Plano de Convivência com a Covid-19.

O quantitativo de máscaras para cada cidade será definido levando em consideração fatores como o número de habitantes e de casos confirmados da doença. A distribuição varia entre três mil e 50 mil unidades por município. A logística de entrega, também uma doação da empresa Ebrasil, começará ainda este mês. Uma vez nos municípios, caberá às Unidades Básicas de Saúde (UBS) a responsabilidade pela distribuição direta à população.

Além desses 85 municípios, as máscaras serão distribuídas também à população indígena, que receberá 110 mil itens de proteção individual. Os movimentos sociais da Região Metropolitana do Recife serão beneficiados com 150 mil máscaras, e nos terminais de transporte intermunicipal serão distribuídas 34 mil unidades. As máscaras são feitas de tecido e seguem as recomendações dos órgãos de vigilância sanitária, podendo ser reutilizadas após a lavagem.

O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, destacou a importância da doação, feita pelo projeto Todos pela Saúde, em um momento em que o Estado inicia a retomada das atividades. “A máscara passou a ser um item obrigatório e essencial no combate à disseminação do vírus, mas sabemos que muitas pessoas ainda não têm condições de adquirir diversas máscaras para o uso no dia a dia. Neste momento, é primordial que a população esteja mais protegida, com esse tipo de equipamento. Com essa doação, poderemos chegar à parcela mais vulnerável da população do Estado, garantindo essa proteção”, enfatizou, agradecendo às equipes do Banco Itaú, da Regra 3 e da Ebrasil pelo apoio e solidariedade.

De acordo com Claudia Politanski, vice-presidente do Itaú Unibanco, a identificação das necessidades e prioridades de cada Estado é feita por meio dos gabinetes de crise constituídos em todo o Brasil. “Para que essas doações aconteçam, tem sido muito importante a parceria do Todos pela Saúde com os governos estaduais e municipais, a exemplo do que acontece em Pernambuco”, afirmou.

Já a Sócia Diretora da Regra 3, Karla Paes, contou como firmou a parceria com a Ebrasil para garantir a logística. A empresa é responsável pela campanha Máscara para Todos, que já doou mais de 100 mil máscaras desde o início da mobilização, com trabalho totalmente voluntário. “Não poderia ser diferente com a doação do Itaú. O custo da logística teria que ser patrocinado por algum parceiro. A Ebrasil, que já é cliente da Regra3, quando soube do nosso desafio se prontificou em assumir toda logística de distribuição. Agora, nosso terceiro desafio será fazer essa entrega em 10 dias, pois nosso lema sempre foi ‘Mascara parada é vida desprotegida’", concluiu.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Olinda lança programa pioneiro para reabilitação de pacientes após alta da Covid-19

A Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lança nesta quinta-feira (18.06), o Programa de Reabilitação Pós-Alta Covid-19. A iniciativa pioneira prevê o atendimento multidisciplinar, envolvendo diversas especialidades médicas, para todos os moradores da cidade que foram acometidos pelo Novo Coronavírus. O trabalho vai ofertar a continuidade do acompanhamento para quem já deixou as unidades hospitalares e/ou se recuperam de sequelas deixadas pela doença. Uma plataforma digital, de fácil acesso pelo computador ou celular, vai receber a demanda dos usuários, possibilitando o cadastro e as devidas orientações para cada caso. A proposta da gestão municipal é promover acolhimento e assistência ao público mesmo depois da liberação hospitalar.

A equipe conjunta é formada por fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais, além de pneumologistas e infectologistas. Através do Portal fisioterapia.olinda.pe.gov.br, os cidadãos poderão preencher as informações de acordo com o seu grau de complexidade, incluindo adultos ou crianças. Os profissionais vão conhecer os comprometimentos das funções motora e/ou respiratória, auxiliando de perto a recuperação. Na modalidade presencial, os pacientes serão submetidos a nova testagem para o vírus, prezando pela segurança e integridade. O objetivo é de minimizar possíveis disfunções, melhorando as condições para reingresso ao convívio social.

De acordo com a fisioterapeuta Rosely Chaves, coordenadora do programa em Olinda, qualquer pessoa residente no município pode participar. No entanto, é necessário que o paciente tenha em mãos a guia de encaminhamento médico para procedimentos de fisioterapia motora e respiratória. “A partir daí, as equipes vão entrar em contato com a população, que será direcionada para o atendimento remoto, por meio de videochamadas e, nos casos moderados a graves, levados para o atendimento presencial em uma de nossas unidades”, explicou.

Conforme a complexidade, os fisioterapeutas definirão o número de sessões (até 20), a frequência semanal (1,2 ou 3 vezes) e as técnicas indicadas, entre elas, RPG, Pilates e auriculoterapia. Os Núcleos de Fisioterapia de Olinda, localizados nos bairros de Ouro Preto e Águas Compridas; além do Centro de Reabilitação de Olinda, no Bairro Novo, funcionarão como base para o projeto. As técnicas passam pela avaliação da caixa torácica, identificando a capacidade pulmonar e direcionando a população para o devido tratamento. O objetivo é de proporcionar mais qualidade de vida e o esperado retorno às atividades do cotidiano.



Imprensa Olinda