sexta-feira, 19 de junho de 2020

Pernambuco distribui mais um milhão de máscaras à população

O Governo de Pernambuco obteve, nesta quarta-feira (17.06), mais um reforço na luta contra a disseminação do novo coronavírus, ao receber do Banco Itaú, por meio do projeto Todos pela Saúde, a doação de um milhão de máscaras de tecido, que serão direcionadas à população pernambucana. O material foi repassado para a Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) que, em parceria com a organização de responsabilidade social Regra 3, distribuirá os EPIs para os 85 municípios do Estado onde o número de casos confirmados e óbitos por Covid-19 e da demanda por leitos no sistema de saúde ainda não apresentaram uma redução significativa. A intenção é reforçar a prevenção nessas cidades que não avançaram para a terceira etapa do Plano de Convivência com a Covid-19.

O quantitativo de máscaras para cada cidade será definido levando em consideração fatores como o número de habitantes e de casos confirmados da doença. A distribuição varia entre três mil e 50 mil unidades por município. A logística de entrega, também uma doação da empresa Ebrasil, começará ainda este mês. Uma vez nos municípios, caberá às Unidades Básicas de Saúde (UBS) a responsabilidade pela distribuição direta à população.

Além desses 85 municípios, as máscaras serão distribuídas também à população indígena, que receberá 110 mil itens de proteção individual. Os movimentos sociais da Região Metropolitana do Recife serão beneficiados com 150 mil máscaras, e nos terminais de transporte intermunicipal serão distribuídas 34 mil unidades. As máscaras são feitas de tecido e seguem as recomendações dos órgãos de vigilância sanitária, podendo ser reutilizadas após a lavagem.

O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, Sileno Guedes, destacou a importância da doação, feita pelo projeto Todos pela Saúde, em um momento em que o Estado inicia a retomada das atividades. “A máscara passou a ser um item obrigatório e essencial no combate à disseminação do vírus, mas sabemos que muitas pessoas ainda não têm condições de adquirir diversas máscaras para o uso no dia a dia. Neste momento, é primordial que a população esteja mais protegida, com esse tipo de equipamento. Com essa doação, poderemos chegar à parcela mais vulnerável da população do Estado, garantindo essa proteção”, enfatizou, agradecendo às equipes do Banco Itaú, da Regra 3 e da Ebrasil pelo apoio e solidariedade.

De acordo com Claudia Politanski, vice-presidente do Itaú Unibanco, a identificação das necessidades e prioridades de cada Estado é feita por meio dos gabinetes de crise constituídos em todo o Brasil. “Para que essas doações aconteçam, tem sido muito importante a parceria do Todos pela Saúde com os governos estaduais e municipais, a exemplo do que acontece em Pernambuco”, afirmou.

Já a Sócia Diretora da Regra 3, Karla Paes, contou como firmou a parceria com a Ebrasil para garantir a logística. A empresa é responsável pela campanha Máscara para Todos, que já doou mais de 100 mil máscaras desde o início da mobilização, com trabalho totalmente voluntário. “Não poderia ser diferente com a doação do Itaú. O custo da logística teria que ser patrocinado por algum parceiro. A Ebrasil, que já é cliente da Regra3, quando soube do nosso desafio se prontificou em assumir toda logística de distribuição. Agora, nosso terceiro desafio será fazer essa entrega em 10 dias, pois nosso lema sempre foi ‘Mascara parada é vida desprotegida’", concluiu.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco