sábado, 12 de junho de 2021

Combate à fome em Paulista

 

Diante de um momento difícil de pandemia mundial, a fome é um dos assuntos mais preocupantes no mundo. Em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), a Prefeitura realiza a campanha ‘Paulista, de mãos dadas contra a fome’, promovida pela Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos. Na tarde da última sexta-feira (11.06), foi a vez dos secretários e funcionários do município doarem alimentos para a campanha, no Centro Administrativo de Paulista. O prefeito Yves Ribeiro esteve presente e também prestigiou a ação social e humanitária. Todos os alimentos são distribuídos às famílias de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social, e comunidades tradicionais afro-indígenas.

Os alimentos também são arrecadados por instituições públicas, privadas e empresas. A campanha conta com a interlocução do Banco do Nordeste, órgão vinculado do Governo Federal, e tem o apoio de entidades como a Câmara de Dirigentes Lojistas da cidade (CDL) e empresas como o Atacadão, Construtora Tenda e Hair Fly.

Os gerentes do Banco do Nordeste, Honório Valeriano e Jorge Rafael - da agência localizada no centro do município - participaram do ato, acompanhados do presidente da CDL Paulista, Raimundo Lopes.

A secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Kelly Tavares, reforça que a iniciativa privada tem um papel fundamental e faz o convite para quem ainda não participou. “Contamos com todos vocês para levar alimentos à mesa de pessoas que estão em vulnerabilidade social e comunidades tradicionais afro-indígenas, num momento tão difícil de pandemia mundial, onde muita gente não tem nem a possibilidade de conseguir um emprego e passa por inúmeras dificuldades na vida, inclusive a fome. Mas o prefeito Yves Ribeiro e todos nós temos essa sensibilidade e queremos ser uma ponte para lutar contra a fome”, disse Kelly Tavares.

O prefeito Yves Ribeiro que participou da ação deixou claro o agradecimento a todos os parceiros. “Agradeço a todos os secretários, funcionários nessa jornada para levar alimentos à mesa daquelas pessoas mais vulneráveis, na margem de nossa sociedade”, finalizou.

Desde o início da campanha, a Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos já distribuiu os donativos para a Colônia de Pescadores, Igreja Batista e Comunidade de Sabuji. Na programação de distribuição, serão contempladas 50 comunidades afro-indígenas, no município. Na sexta-feira (11.06), para não haver aglomeração, por causa da pandemia, algumas famílias foram representadas para receber os donativos.

Entrega de alimentos no sábado (12.06)

Após a entrega de donativos na sexta-feira (11.06), na manhã do dia seguinte (12 de junho), a Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos realizou a entrega de cestas básicas para algumas comunidades tradicionais afro-indígenas, na cidade de Paulista.

Infância

A campanha do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, realizada no sábado 12.06, intitulada "É muito triste, muito cedo; É muito covarde cortar; Infância pela metade" também foi um dos temas apresentados na ação de arrecadação dos donativos. Os alimentos postos na mesa, principalmente, daquelas pessoas mais vulneráveis é uma forma também de ajudar na erradicação do trabalho infantil, combatendo a criança sair para trabalhar, por causa da fome.

Câmara de Vereadores de Paulista
A casa legislativa municipal foi representada pelo vereador Israel José Silva (Raul Silva), presente na ação da última sexta-feira (11.06), no Centro Administrativo de Paulista.

Pontos de arrecadação

Polos de vacinação contra a covid-19

 Clube Municipal do Nobre
(Rua do Nobre, s/n)

- Clube Municipal de Paratibe
(Rua Doutor José Mariano, s/n – Paratibe)

- Paulista North Way Shopping
Centro de Paulista

- Drive Thru da Aurora
(Rua da Aurora – Centro)

- Drive Thru da PE-22
(Antigo Núcleo BPRV, próximo ao trevo que dá acesso a Maria Farinha)

- Drive Thru do Centro Administrativo
(Rua Prefeito Geraldo Pinho Alves,222 - Maranguape I)

- Faculdade de Saúde de Paulista – FASUP
(Avenida Doutor José Gueiros Leite, 7113)

- Igreja Nossa Senhora do Ó
(Avenida Doutor Cláudio José Gueiros Leite, 7113).

Banco do Nordeste – Agência Paulista
Praça Frederico Lundgren, 17, Centro de Paulista/PE

CDL Paulista
Praça João XXIII, Centro de 

lmprensa Paulista/PE

#RlP Marco Maciel

 

O ex-senador e ex-vice-presidente da República, Marco Antônio de Oliveira Maciel, de 80 anos, morreu na manhã deste sábado (12) em Brasília. Maciel estava acometido pelo mal de Alzheimer, que havia piorado em 2014 e recentemente, havia sido diagnosticado com covid-19, mas teve sintomas leves e pôde ser tratado em casa. O ex-senador deixa esposa, a socióloga Anna Maria Maciel; três filhos, João Mauricio, Cristiana e Gisela; e quatro netos: João Pedro, Luiza, Maria Isabel e Marco Antônio.  

Ele também era membro da Academia Brasileira de Letras, ocupante da cadeira nº 39 (antes pertencente ao então presidente das Organizações Globo, Roberto Marinho). É autor de três livros:  Ideias Liberais e Realidade Brasileira (1984); Educação e Liberalismo (1987); Liberalismo e Justiça Social (1987). Também integrava a Academia Pernambucana de Letras.

Trajetória - Formado em Direito, Maciel era professor da Unicap e trabalhou como advogado antes de entrar na politica. Começou sua trajetória pública como liderança estudantil e foi eleito presidente da União Metropolitana dos Estudantes de Pernambuco, em 1963, realizando uma gestão que o levaria a romper com a cúpula da União Nacional dos Estudantes. A eleição para a UME contou com o apoio financeiro do IPES - Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais, organização de direita criada no fim de 1961. Ainda nos  1960 foi eleito deputado estadual. 

Sua chegada ao Congresso Nacional foi em 1970, ao ser eleito pela primeira vez, deputado federal, pela Aliança Renovadora Nacional (Arena, que depois se tornaria PDS, em 1980), partido de sustentação ao Regime Militar (1964-1985). Em 1977 foi eleito presidente da Câmara dos Deputados e no ano seguinte, foi nomeado pelo então presidente Ernesto Geisel, como Governador de Pernambuco ("governador biônico", sem ser eleito). Em 1982, fez seu sucessor, Roberto Magalhães e foi eleito senador, retornando a Brasília.

Frente Liberal - Com a redemocratização, Maciel teve seu nome ventilado para ser o sucessor dos governos militares, pois era considerado articulador politico. No entanto, o PDS conseguiu indicar Paulo Maluf para ser o candidato do partido à Presidência da República. Assim, Maciel e outros políticos deixaram o PDS formando a Frente Liberal e em um acordo, apoiariam o PMDB (cujo candidato era Tancredo Neves) em troca da candidatura à vice-presidência e assim, José Sarney - que também era da Frente Liberal e chegou a apoar o nome de Macel - foi o nome escolhido. 

O que se sucedeu depois, tornou-se história: Tancredo faleceu em abril de 1985 e Sarney (que assumira interinamente o Pais no mês anterior) foi empossado Presidente da República. Na Nova República, Marco Maciel assumiu o Ministério da Educação e depois a Casa Civil.

Vice presidência - Na década de 1990, foi aliado de primeira hora do Governo de Fernando Collor de Mello e chegou a ser o líder da bancada collorida no senado. Após romper com Collor em 1992, Maciel foi o nome indicado pelo PFL para ser candidato à vice-presidência da República na chapa de Fernando Henrique Cardoso sendo vice-presidente até 2002. Depois da vice-presidência, voltou ao senado em 2003 e em 2010 tenta a reeleição, mas é derrotado - os vitoriosos naquele ano foram Humberto Costa (PT) e Armando Monteiro (PTB) - e assim, deixa a vida pública depois de décadas em Brasília. 

Políticos lamentaram a morte do ex-senador:

O Partido Progressistas de Pernambuco lamenta profundamente a morte de Marco Maciel, recifense e grande quadro da política nacional.

Homem público honrado, será sempre reconhecido pelo estilo conciliador e por sua grande capacidade pacificadora.

Nosso sentimento de pesar aos familiares, especialmente a esposa Ana Maria e aos três filhos e netos, e aos amigos. Que Deus conforte o coração de todos.

Eduardo da Fonte
Presidente do Partido Progressistas/Pernambuco

Lamento profundamente o falecimento do ex-vice-presidente da República e ex-governador de Pernambuco, Marco Maciel. Um homem que desde muito jovem ocupou funções destacadas e assumiu grandes responsabilidades como deputado estadual, federal, presidente da Câmara, senador, ministro da Educação, além dos cargos anteriormente citados e outras honrosas missões assumidas por ele.

A cidade de Olinda e todos os olindenses têm uma gratidão histórica com Marco Maciel. O nosso título de Patrimônio Cultural da Humanidade, conferido pela Unesco, foi obtido em 1982, último ano da administração dele no governo de Pernambuco. Tendo a sua gestão papel importante sobretudo na organização da complexa documentação que sacramentou a Marim dos Caetés como monumento mundial.

Um dos traços mais marcantes da personalidade de Marco Maciel foi a sutileza, que ele soube utilizar junto com o diálogo e a tolerância no bom trato de fazer política. Professor Lupércio Me solidarizo com familiares e amigos de Marco Maciel.

Professor Lupércio
Prefeito de Olinda


Hoje é um dia de tristeza e despedida de um dos homens públicos mais importantes de Pernambuco e do Brasil. Para mim, um líder, um grande amigo meu, de meu pai e de minha mãe, o padrinho de meu marido, uma das minhas principais inspirações na política, Marco Maciel.

Com ele me orgulho de ter aprendido a fazer política com ética, diálogo e respeito à coisa pública. Tive a honra e sorte de ainda jovem vivenciar de perto experiências e exemplos do que na prática é democracia, baseada nos mais nobres preceitos da República: A Escola Macielista.

Foi um homem marcado pela busca do entendimento. Como o próprio dizia, a política nunca foi para ele um exercício ou desfrute de poder. Ele a entendia e praticava como possibilidade de transformar a sociedade. E assim viveu a política defendendo Pernambuco e o Brasil como governador, vice-presidente da República, deputado, senador e ministro.

Marco Maciel também viveu para sua família. Com o coração apertado, deixo meu abraço especial para Anna Maria, seu amor de uma vida inteira, seus filhos Gisela, Cristiana e João Mauricio, em nome de toda a família e a seus inúmeros amigos.

Marco Maciel era imortal da Academia Brasileira de Letras. Não só: em tempos difíceis da política brasileira, é também imortal nos exemplos de como exercê-la. Levantar e honrar o seu legado é um compromisso nosso.

Deputada Estadual Priscila Krause (DEM)

Com a morte de Marco Maciel, o Brasil perde um político que sempre esteve aberto ao diálogo e ao entendimento. Ao longo de sua trajetória como deputado, governador, senador, ministro e vice-presidente da República, defendeu suas posições com ética e elevado espírito público. Características que também o destacaram na Academia Brasileira de Letras. Fica decretado luto oficial de sete dias, em homenagem a esse grande pernambucano

Paulo Câmara
Governador de Pernambuco



Recife abre vacinação para trabalhadores da indústria a partir de 40 anos

 

Um novo grupo de trabalhadores começará a ser vacinado na capital pernambucana. O prefeito João Campos anunciou, nesta sexta-feira (11), que as pessoas com 40 anos ou mais que trabalham em indústrias localizadas no município estão liberadas para agendar a vacinação, no Conecta Recife, a partir das 20h de hoje. Neste sábado (12), o novo grupo já poderá tomar a dose em um dos 20 pontos de vacinação da cidade.

“Hoje anunciamos a ampliação da vacinação contra covid-19 para mais um grupo: trabalhadores e trabalhadoras da indústria com 40 anos ou mais”, declarou o prefeito nesta sexta, numa semana marcada pela ampliação da vacinação para munícipes em geral acima de 43 anos e a durante a qual a cidade chegou a mais de meio milhão de pessoas que tomaram ao menos uma dose de imunizante.

O cadastro e o agendamento devem ser feitos através do site conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, que está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. Os trabalhadores industriais devem anexar no ato do agendamento uma cópia de um documento oficial de identidade e a declaração da empresa onde atua, que estará disponível no Conecta. Esses mesmos documentos devem ser levados no dia da vacinação. Além disso, na plataforma haverá uma lista, emitida pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), das indústrias incluídas neste grupo prioritário.

PONTOS DE VACINAÇÃO – A Prefeitura do Recife disponibiliza 20 pontos de vacinação, entre salas e drive-thrus. Todos os locais funcionam de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30. As salas de vacinação estão localizadas na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), na Boa Vista; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; UPA-E do Ibura.

Já os drive-thrus, que permitem atendimento sem sair do veículo, estão localizados no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife; BIG Bompreço de Boa Viagem e BIG Bompreço de Casa Forte.