segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Grupo Totem promove oficina gratuita em Paulista inspirada na luta indígena


 O Grupo Totem, referência nas Artes Cênicas em Pernambuco, com 36 anos de atividades e um trabalho autoral na fronteira entre teatro, poesia, música, dança e performance, promove entre os dias 16 e 17 de dezembro, em Paulista (PE), a Oficina Corpo Contemporancestral. Na oficina, que é gratuita, o grupo vai compartilhar a pesquisa que realizou junto aos povos Pankararu, Xukuru e Kapinawá sobre a luta pela terra e que culminou com o espetáculo Retomada, em 2016, onde contam a história de como esses povos indígenas conseguiram retomar suas terras no final da década de 1980. Ao final da oficina, alunos, integrantes do Totem e artistas convidados realizarão juntos a performance/intervenção urbana Coragem Encarnada. A oficina será ministrada pelos artistas Fred Nascimento, Lau Veríssimo, Inaê Veríssimo, Juliana Nardin e Taína Veríssimo, que compõem o Totem.

 A oficina Corpo Contemporancestral será realizada na segunda-feira, dia 16, das 13h às 17h, no Instituto Educacional e Social de Artes e Ofícios Dom Helder Câmara, no Janga, e a performance Intervenção Coragem Encarnada, será na terça, dia 17, das 13h às 17h no campo de futebol da comunidade do Tururu. São 20 vagas para jovens a partir de 13 anos e adultos. As inscrições podem ser feitas no local da oficina, até a  quinta-feira, dia 12, das 14h às 16h, por ordem de chegada. Após a performance, que contará com acessibilidade em Libras, haverá um debate entre os artistas, participantes da oficina e o público.

 O projeto foi contemplado com a Lei Paulo Gustavo no edital da Prefeitura do Município do Paulista (PE) / Governo Federal. Todo o processo, incluindo oficina e performance, será documentado no Instagram do projeto, @Corpo_Contemporancestral e no Insta do Totem @grupototemrecife, além de gerar um novo produto audiovisual, a videoperformance Corpo Contemporancestral a ser exibida em breve no Canal do YouTube do grupo, https://www.youtube.com/GrupoTotemRecife.

 Sobre a oficina – Corpo Contemporancestral tem, entre seus objetivos, contribuir com a formação, fruição, valorização dos agentes locais de Cultura, promover, entre os participantes, a ampliação da consciência de pertencimento, a valorização da vizinhança, o sentimento de alma coletiva, tendo como inspiração a luta coletiva pelo direito à terra dos povos originários. Sobre isso, uma das pesquisadoras do Grupo, Taina Veríssimo, destaca: “As retomadas são a principal forma de luta dos povos indígenas. São as ações diretas de recuperação territorial, que sempre vem apoiada pelos Encantados. Elas tanto são uma forma de pressionar politicamente os poderes públicos, como um modo profundo de reorganização social dos povos indígenas. E são voltadas para aquelas porções de terra com as quais os povos indígenas mantêm um vínculo de dimensões materiais e simbólicas, constituindo um território no sentido mais completo do termo”.

 Totem – Há 36 anos o grupo está empenhado numa pesquisa de linguagem que busca construir uma poética própria. Essa busca gerou trabalhos que se situam numa zona de fronteira entre as linguagens da dança, do teatro, do ritual, das artes visuais, música, muitas vezes com utilização de poemas, regidos por um conceito performático. O Grupo já realizou 13 espetáculos, 33 performances, 7 intervenções urbanas, 14 videoartes, 2 documentários sobre o grupo, tais como Ousamente (2009) e Totem Retrospecto (2008), além de ministrar cursos próprios, como a oficina Corpo Ritual, desde 2013. Realizou as mostras coletivas Performance Corpo Ritual (2014, 2015, 2018 e 2023), FRONT – Mostra de Teatro Performático (2006), além de exposições, palestras, demonstrações de trabalho, publicações e outros intercâmbios.

SERVIÇO:
OFICINA CORPO CONTEMPORANCESTRAL
Dia 16 de dezembro de 2024
De 13:00 às 17:00
Local: Instituto Educacional e Social de Artes e Ofícios Dom Helder Câmara (R. Floresta, 190 - Janga, Paulista – PE)

INTERVENÇÃO CORAGEM ENCARNADA
Dia 17 de dezembro de 2024
De 13:00 às 17:00
Local: campo de futebol da comunidade do Tururu (Janga, Paulista)
VAGAS: 20
FAIXA ETÁRIA: jovens, a partir de 13 anos e adultos
PÚBLICO: estudantes, professores, artistas, pessoas interessadas em arte e público em geral.
INSCRIÇÕES: no local da oficina, até quinta 12/12/24, de 14h às 16h. Por ordem de chegada. Gratuita.
FACILITADORES: Fred Nascimento, Lau Veríssimo, Inaê Veríssimo, Juliana Nardin e Taína Veríssimo

FICHA TÉCNICA - CORPO CONTEMPORANCESTRAL
Diretor, músico e facilitador da oficina: Fred Nascimento
Facilitadoras da oficina e performers: Lau Veríssimo, Inaê Veríssimo, Juliana Nardin e Taína Veríssimo
Produtora: Taína Veríssimo
Designer gráfico: Luan Amim
Videomaker: Zé Diniz
Intérpretes de Libras: Evellen Maranhão e Kamila Cavalcanti
Fotógrafa: Érica Maria (oficina e intervenção)
Mais informações
INSTAGRAM @Corpo_Contemporancestral | @grupototemrecife
Imprensa
Ana Nogueira | 81.99918.4817

MINIBIOS DA EQUIPE
Fred Nascimento - Diretor do Totem, grupo que mistura códigos do teatro, da dança, da performance e do ritual. Trabalha com mistura de linguagens, territórios e fronteiras. Artista pesquisador da performance em interação com outras linguagens. No teatro é professor-performer e encenador. Músico criador de trilhas sonoras dos espetáculos e performances do Totem. Atualmente tem enveredado pelo audiovisual. Possui graduação, especialização e mestrado em artes cênicas. autor do livro “Grupo Totem: a infecção pela performance e a encenação performática”.

Inaê Veríssimo - Professora-performer e pesquisadora com formação em Artes Cênicas pela UFPE, 2008. Mestranda em educação, culturas e identidades UFPE/FUNDAJ. Integrante do Grupo Totem desde 2003 atuando como performer, pesquisadora e oficineira. Agrega experiências diversas nas linguagens do teatro, dança, performance e cinema. Atua como arte-educadora decolonial na rede particular de ensino do Recife desenvolvendo trabalhos nas diversas linguagens artísticas.

Juliana Nardin - Artista da dança, do teatro e da performance, professora e pesquisadora com formação em dança pela UFPE. Integra o grupo Totem desde 2011, onde atua como dançarina-performer e professora das oficinas e cursos promovidos pelo grupo. Desenvolve trabalhos como arte-educadora na rede particular de ensino no Recife.

Lau Veríssimo - É Atriz/dançarina-performer, professora de teatro e dança, fundadora e integrante do Grupo Totem, produtora cultural, preparadora corporal, arte-educadora. Licenciada em Educação artística/Artes Visuais pela UFPE, Pós graduada em Capacitação Pedagógica pela UFRPE, formada em Arteterapia pela POMAR. Foi professora formadora da SEDUC-PE, de expressão corporal no Centro ITAÊOTÁ Grupo Totem de Criatividade Musical e de artes visuais na Escola Arco Í ris. Xamãe e pesquisadora da ritualidade em cena.

Taína Veríssimo - É integrante do Grupo Totem desde 2004, desenvolvendo coletivamente uma linguagem cênica que parte da performance e da ritualidade, e onde atua como atriz-performer, produtora e arte-educadora, ministrando, junto aos integrantes do grupo a Oficina Corpo Ritual; é também pesquisadora do Acervo RecorDança desde 2010, abarcando a salvaguarda, difusão e produção de conhecimento sobre as danças pernambucanas, já tendo assumido também outras funções, como curadora, mediadora cultural, coordenadora de educativo, autora e produtora. Investiga, através do corpo, o diálogo entre arte, cura e espiritualidade nas artes cênicas e no audiovisual. É Pós-graduanda em Dança Educacional – CENSUPEG, formanda em Instrutora de Yoga – ANYI, Licenciada em Educação Artística/Artes Cênicas – UFPE.

Prévia da Sala da Justiça confirma BaianaSystem na edição comemorativa

 


Acabou o mistério: tem navio pirata à vista. Para atender aos apelos dos mocinhos e vilões pernambucanos, a prévia do Enquanto Isso na Sala da Justiça acaba de confirmar o coletivo BaianaSystem (@baianasystem) na edição que marca os 30 anos de história da festa, que acontece no dia 14 de fevereiro, a partir das 21h, no pavilhão interno do Centro de Convenções. O grupo, que já comandou muitos shows memoráveis na Sala, volta em 2025 para entoar seus clássicos e fazer o público ferver. Com o anúncio, o BaianaSystem se junta a Alcione e Liniker no time de atrações confirmadas.

Com 15 anos de existência, celebrados em 2024, o BaianaSystem busca se manter em metamorfose nos palcos mundo afora. Dessa forma, agora, o coletivo apresenta o experimento musical “Nossa cultura em primeiro lugar”, um espetáculo construído com imagens sonoras que fazem uma fusão com o afro rock, mas sem um rótulo definido.

Conectado com as manifestações da cultura popular, o espetáculo é guiado por personagens do folclore, buscando uma troca de experiências que vai além das lendas brasileiras já enraizadas. A ideia do coletivo é que o show seja lapidado na medida em que viaja o Brasil e o mundo.

 “A gente consegue apresentar o espetáculo de uma maneira muito própria. A ideia de ‘Nossa cultura em primeiro lugar’ tem essa força de mostrar a cultura que vem de muitas formas, na diversidade do próprio Baiana. Essa cultura é o que acaba nos unindo e nos sustentando e nesse momento traduz muito do nosso espetáculo”, diz Roberto Barreto, guitarrista.

As projeções visuais pensadas especialmente para o espetáculo são assinadas por Filipe Cartaxo, responsável por toda a estética visual do BaianaSystem. Completam o time no palco: Russo Passapusso e Claudia Manzo na voz, Roberto Barreto na guitarra baiana, SekoBass no baixo, João Meirelles no beats, synths e programações, Junix 11 na guitarra, maestro Ubiratan Marques no piano e synths e Ícaro Sá na percussão.

Com ingressos já à venda, o Enquanto Isso na Sala da Justiça 2025 deve reunir milhares de foliões para uma noite marcada por cor, alegria e tradição. Os ingressos podem ser adquiridos através do site https://www.bilheteriadigital.com/enquanto-isso-na-sala-da-justica-2025-14-de-fevereiro, ou nos pontos de venda físicos: lojas Esposende (nos shoppings RioMar e Tacaruna) e o quiosque Bilheteria Digital (no Shopping Recife).

Serviço:

Evento: Enquanto Isso na Sala da Justiça 2025

Data: 14 de fevereiro de 2025

Horário: 21h

Local: Pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco

Atração confirmada: Alcione (@alcioneamarrom), Liniker (@linikeroficial) e BaianaSystem (@baianasystem)

Ingressos: https://www.bilheteriadigital.com/enquanto-isso-na-sala-da-justica-2025-14-de-fevereiro e pontos de venda físicos (Esposende RioMar e Tacaruna; Quiosque Bilheteria Digital Shopping Recife)

Para mais informações, acompanhe o perfil oficial da Sala da Justiça no Instagram: @saladajustica.


Prêmio Fotográfico Júlio Serra


O fotógrafo Francisco Fontenele, do jornal O Povo, no Ceará, foi o vencedor do Prêmio Fotográfico Júlio Serra, categoria da edição 2024 do Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo Regional. A imagem vencedora com o título “Turismo e fé” (foto) foi eleita por votação popular realizada entre os dias 3 e 6 de dezembro. Concorreram as dez imagens escolhidas pela comissão julgadora entre todas inscritas na categoria Fotografia do Prêmio BNB de Jornalismo. O profissional receberá troféu e premiação no valor de R$ 8 mil.

A categoria especial da edição 2024 do Prêmio BNB de Jornalismo foi criada para celebrar a memória de Júlio Serra, que foi empregado do Banco do Nordeste durante mais de quatro décadas e construiu sua carreira como fotógrafo da instituição. Em 2023 faleceu, já aposentado.

Prêmio
O Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional contempla trabalhos jornalísticos profissionais e universitários publicados ou veiculados em território nacional, que retratem iniciativas ou atividades produtivas economicamente viáveis, socialmente justas, ambientalmente corretas e que respeitem o princípio da diversidade cultural. A premiação foi criada em 1980.

Durante evento de confraternização anual com a imprensa, no dia 3 de dezembro, em Fortaleza (CE), foram divulgados os vencedores da edição 2024 nas categorias Grande Prêmio Nacional, Nacional por mídia, Extrarregional, Nacional Universitário, Estadual do Ceará e Estadual Universitário do Ceará.

Os demais vencedores estaduais, tanto profissionais quanto universitários, estão sendo conhecidos em solenidades nos estados da área de atuação do Banco.

No total, o Prêmio BNB de Jornalismo em Desenvolvimento Regional está premiando os profissionais e universitários vencedores com valores individuais entre R$ 5 mil e R$ 38 mil, totalizando R$ 300 mil.

"Isso Foi um Estrondo?" volta a ocupar a Casa de Câmara e Cadeia de Brejo da Madre de Deus


Arte feita em casa, Pernambuco. Profusão em cadeia. Câmara de efusivas discussões de história, tradição e contemporaneidade. A nova mostra _Isso Foi um Estrondo?_ é resultado do Edital de Concurso nº 003/2024 – Ocupação das Salas de Exposições da Casa de Câmara e Cadeia de Brejo da Madre de Deus, município do Agreste Central, a 204 km da capital. O programa, com quatro exposições de artes visuais, entra em cartaz nesta quinta-feira (12). A visitação para o público acontece, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; e sábado e domingo mediante agendamento.

O concurso é uma promoção do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Nesta segunda edição há quatro propostas contempladas representando diversas cidades do Estado. Videoinstalação, vídeo, instalação, fotografia, performance, bordado, tecelagem e mural coletivo são expressões que retomam a pluralidade de produções artísticas emergentes e a consequente reflexão crítica que as acompanha em busca do fortalecimento da linguagem e do fomento da produção artística. O projeto também visa à ampliação do acesso ao espaço cultural.

“A primeira edição da mostra _Isso Foi um Estrondo?_, que ocorreu de junho a agosto deste ano, fez mais do que jus ao nome resultando em um grande sucesso”, lembra a secretária estadual de Cultura, Cacau de Paula. “Correspondeu além de nossas expectativas, principalmente nos objetivos de ampliação de recursos para fomento e incentivo das diversas linguagens culturais e na democratização da cultura”, afirma.

“Apesar do perfil emergente, artistas e obras não cansam de nos surpreender com a qualidade de trabalhos que refletem a maturidade de suas autoras e seu autor, além de uma complexidade na elaboração, ao mesmo tempo em que conseguem estabelecer um fácil diálogo com o público”, analisa a presidente da Fundarpe, Renata Borba. “_Isso Foi um Estrondo?_ fecha o ano como um dos cases de sucesso das artes visuais e da cultura pernambucana”, comemora.

*O EQUIPAMENTO –* A Casa de Câmara e Cadeia de Brejo da Madre de Deus foi construída em 1847, possivelmente com projeto do engenheiro francês Louis Vauthier, o mesmo responsável pelo projeto do Teatro de Santa Isabel, no Recife. A edificação segue a arquitetura neoclássica da época e o programa de prédios dessa natureza.

Atualmente ainda consegue compreender nos pavimentos as funções de Câmara (1º pavimento) e Cadeia (térreo), inclusive encontrando as camas dos detentos que cumpriam pena no edifício até a década de 1990.

O atual centro cultural dispõe de 18 ambientes que juntos somam 660 m² disponíveis para diversos tipos de atividades culturais. A Casa de Câmara e Cadeia de Brejo da Madre de Deus é um monumento tombado pela Fundarpe.

*Serviço:*

*Exposição de artes visuais _Isso Foi um Estrondo?_ –* _Edital de Ocupação de Salas da Casa de Câmara e Cadeia do Brejo da Madre de Deus (Rua Maestro Tomás de Aquino, nº 60, bairro Nossa Senhora do Bom Conselho, Brejo da Madre de Deus-PE). Visitação: aberta ao público de 12 de dezembro de 2024 a 21 de março de 2025, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; e sábado e domingo mediante agendamento. Entrada gratuita_

*MOSTRAS*

*_Abre Caminho_, de Irma Brown.* Nessa videoinstalação, a artista rompe barreiras sugerindo novos caminhos e conceitos existenciais. A partir do gesto literal e simbólico de cortar o ar com uma saia feita de facas, Irma Brown se move pelo espaço-tempo em diversas paisagens que vão da praia à floresta defendendo as lutas das mulheres por igualdade e justiça em meio à opressão patriarcal. Inspirada nas simbologias da planta Justicia gendarussa Burm, também conhecida como quebra-demanda, a obra se conecta tanto ao poder espiritual quanto às propriedades medicinais da planta, usada na medicina popular como anticoncepcional masculino, e com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Além do vídeo, a exposição conta com a saia de facas, objeto central da obra.

*_Coruja: Espreita e Ataque_, de Milena Travassos.* Os trabalhos de fotografias e vídeos desta exposição provocam os visitantes com uma experiência inventiva corpórea. O corpo da artista estabelece relações de afinidade com um lugar e um animal, no caso, uma casa abandonada e uma coruja, indagando sobre as possibilidades que a arte nos oferece de criar outros corpos. Neste caso, um corpo impregnado por uma casa em ruína e por uma pulsão animal. Essa mulher-coruja funciona como uma espécie de imagem enigmática, guarda um tempo-espaço anacrônico. Tais imagens alongam uma narrativa, pois não se expõem de todo, guardam segredos. Nelas, o corpo em sua capacidade fabuladora, é uma central de metamorfoses que se transmuta a partir de experiências, memórias, afetos, lugares e animais.

*_Desejo na Ponta da Língua_, de Luam Lim.* Oito obras compõem essa mostra que pulsa desejo, sexualidade e desmistificações a partir de bordados e tecelagens. A experiência visual e sensorial é guiada por uma linha de crochê vermelha que se inicia na porta de entrada. Essa mesma linha segue no chão guiando e costurando o começo, meio e fim de toda a exposição. As obras de Luam Lim são feitas a partir da releitura de objetos do cotidiano e que muitas vezes passam despercebidos, interligando a sexualidade e trazendo reflexões, nos quais os sujeitos se reconhecem a si mesmos e transformam-se. Os visitantes são convidados a participar diretamente por meio de um mural coletivo ao longo de todo o período da exposição.

*_Fundamentos em Ruínas_, de Tássio Melo.* A exposição apresenta três núcleos principais: Série Reflorestar (2024), uma instalação composta por 15 tijolos 8 furos, cujas faces são recortadas no formato do mapa do Brasil, preenchidos com mudas de pau-brasil; Bandeira 1, um objeto feito de ferro trançado, com base em papel folha de ouro e losango central de pedras de concreto revestidas com lambe-lambe de folhas bíblicas; e Bandeira 2, uma instalação/performance composta por três bandeiras nacionais encharcadas de cimento, suspensas em um varal. As obras de Tássio Melo convidam os visitantes a confrontar narrativas históricas e materiais, provocando novas leituras sobre a trajetória do Brasil e seus desdobramentos.

_* As obras das mostras estão disponíveis para venda diretamente com os artistas._

*BIOGRAFIAS*

*Irma Brown* é artista multimeios, curadora e produtora cultural. Pesquisadora e educadora de práticas coletivas e convergências artísticas, desde 2009 atua na Galeria Maumau, espaço autônomo de arte localizado em Recife. Trabalha em parceria com trabalhadores da cultura criando projetos educacionais e artísticos que potencializam a experimentação e a intersecção de linguagens na construção de redes colaborativas. Já participou de diversos projetos coletivos, com frequência retomando o corpo como matéria de estudo e criação. Utiliza a fotografia e o vídeo como suporte para muitos de seus trabalhos.

*Lua Lim* é cria do bairro de Água Fria, Zona Norte do Recife. Curiosa e entusiasta na descoberta de criar, vem atuando nas artes visuais com suportes e técnicas, como o bordado livre, pintura abstrata texturizada e escrita. Seus trabalhos são frutos de um laboratório livre autobiográfico, alinhavado com a escrita de si através do cotidiano e da recordação, esmiuçando seu repertório composto principalmente por temas como sexualidade, gênero, tempo e ausência. Em julho de 2024 Lua Lim realizou sua primeira exposição individual, O Instinto de Sobrevivência Me Torna a Língua Gentil, na Galeria Janete Costa.

*Milena Travassos* é artista visual, pesquisadora e professora. Possui formações nas áreas de Artes Visuais, Audiovisual e Filosofia e é doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Sua produção envolve fotografia, vídeo, performance, desenho e objetos. A cada nova pesquisa, seu corpo transforma-se em outro. O espaço em que a artista se relaciona é dado importante para a construção desse outro corpo e de seus gestos. O uso de objetos ópticos do pré-cinema, lentes de aumento, vidros, transparências, luzes e sombras têm marcado sua poética. As ideias de linguagens, narração, passado e tempo mobilizam sua atual produção. Realizou diversas exposições individuais e coletivas. Suas obras integram coleções públicas e privadas.

*Tássio Melo* é artista visual, arte-educador e curador natural do Cabo de Santo Agostinho. Sua pesquisa explora as relações entre paisagens autobiográficas, religiosidade cristã, sexualidade e território. Tássio tem uma prática artística caracterizada pela criação de instalações e objetos de arte a partir da apropriação de materiais cotidianos e deslocamentos simbólicos. Com uma formação artística ampla, ele participou da Residência Artística Único Sesc, 2022) e foi selecionado para a Residência Laboratório Transmissões – aRtivismo Narrar-se É Criar-Se (2017). Entre suas realizações mais recentes estão a curadoria e acessibilidade da exposição Um por Todos e Todos por Um (2024) e a participação na exposição Tramas, Rituais e Resistências, pela Christal Galeria na ArtPE (2024).

Deputado Fernando Monteiro entrega equipamento ao Hospital Memorial Jaboatão


O deputado federal Fernando Monteiro participou, nesta segunda-feira (9), da entrega do novo tomógrafo do Hospital Memorial Jaboatão, instituição 100% SUS em Jaboatão dos Guararapes. O equipamento entrou em funcionamento hoje mesmo e, segundo o diretor executivo do hospital, Michel Cavalcanti, já são 300 pacientes agendados para realizar o exame ainda neste mês de dezembro. 

A estimativa é de que com o novo tomógrafo seja possível atender 4 mil pessoas por ano. A direção do hospital homenageou Fernando Monteiro durante a cerimônia, em agradecimento aos recursos federais que o parlamentar vem destinando.

Instituto PIPA apresenta soluções inovadoras para habitação com foco na primeira infância


Na próxima terça-feira (10), o Instituto Primeira Infância Plantar Amor (PIPA), parceiro da Oficina Empreendimentos Habitacionais e Primeira Infância, apresentará iniciativas de sucesso como referências práticas e replicáveis para empreendimentos habitacionais voltados à primeira infância. O evento, organizado em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, reunirá especialistas e construtoras para debater soluções inovadoras no planejamento de conjuntos habitacionais com foco no desenvolvimento infantil, a partir das 08h, Prédio da Caixa Econômica Federal (CEF).

Segundo Rogério Morais, diretor-executivo do Instituto PIPA, o encontro marca um avanço significativo na integração entre urbanismo, arquitetura e o olhar atento às necessidades das crianças pequenas. “Vamos apresentar o conceito e a importância das questões urbanísticas e de território para o desenvolvimento infantil, destacando casos de sucesso como a Praça Pipa e os espaços de lazer projetados para os novos condomínios de Caruaru, desenvolvidos pela Viana & Moura”, afirmou.  

A oficina também apresentará guias e modelos elaborados pelo Estúdio +1, que servirão como referências práticas e replicáveis para futuros empreendimentos habitacionais. As soluções propostas têm como foco a acessibilidade e a funcionalidade, criando ambientes que promovam o brincar livre, estratégia essencial para o desenvolvimento físico, motor, cognitivo e socioemocional das crianças.  

Além disso, o evento reforça a relevância do Programa Morar Bem, que estabelece como pré-requisito a inclusão de espaços de lazer voltados para crianças nos empreendimentos financiados pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). O programa, voltado à população de baixa renda, já se consolidou como modelo inovador em Pernambuco e vem sendo observado como referência por outros estados. "A ideia do governo do Estado é fomentar, na habitação de interesse social, espaços que sejam adequados para a primeira infância. Passamos a exigir essa atenção dos empreendimentos do programa Minha Casa Minha Vida FAR, em que o governo do Estado fez doação de terrenos. Essa oficina, com a participação das construtoras, é um passo nesse caminho. O que a gente espera é que, a partir desses passos, comece a haver uma mudança significativa nos modelos de habitação de interesse social em Pernambuco e, quem sabe, em todo o Brasil", destaca Simone Nunes, secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco.

O workshop será direcionado a 11 construtoras com empreendimentos já contratados e em fase de execução. A proposta é capacitar os participantes para atender às demandas de maneira eficiente e econômica. “Estamos apresentando soluções práticas que otimizam custos sem comprometer a funcionalidade, sempre priorizando o bem-estar infantil e a convivência comunitária”, complementou Rogério Morais.  

A Praça PIPA como exemplo de urbanismo inclusivo 

A Praça PIPA, iniciativa do Instituto Primeira Infância Plantar Amor (PIPA) em parceria com a Viana & Moura, é um espaço projetado exclusivamente para bebês, crianças pequenas e seus cuidadores. Inspirada na iniciativa internacional Urban95, promovida pela Fundação Bernard Van Leer, a praça adota a perspectiva das crianças pequenas no planejamento urbano, priorizando suas necessidades em mobilidade, programas e serviços públicos.  

O conceito Urban95, baseado na altura média de 95 cm de uma criança de três anos, propõe adaptar o ambiente urbano para garantir acessibilidade e funcionalidade a esse público específico. “Esse investimento não apenas responde a uma demanda dos moradores da região, mas também reflete uma visão de urbanismo inclusivo, tornando o território mais acolhedor e propício para a convivência, promovendo qualidade de vida para todos”, destacou Rogério Morais.

Serra Talhada é 1ª cidade de Pernambuco a ser certificada como "Cidade Angels", um marco em cuidados com o AVC


Serra Talhada alcança reconhecimento internacional como a primeira "Cidade Angels" de Pernambuco, título concedido pelo programa global Angels Initiative. A certificação será oficializada nesta quarta-feira, 11 de dezembro, às 14h, no auditório da UniFIS, em uma cerimônia com a presença de autoridades locais e executivos da farmacêutica Boehringer Ingelheim. O município recebeu o título por sua excelência no atendimento ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) e pela inclusão do programa educacional "Fast Heróis" na grade escolar, capacitando crianças a identificar sinais precoces da doença.  

"É uma honra sermos pioneiros em Pernambuco com essa certificação, que reflete nosso compromisso em cuidar da saúde e salvar vidas. Estamos investindo na prevenção e no atendimento de qualidade, unindo esforços entre saúde e educação para fazer a diferença na vida das pessoas", celebrou a prefeita Márcia Conrado.  

O título de "Cidade Angels" exige que o município cumpra rigorosos critérios internacionais, incluindo a certificação de um hospital de referência, protocolos de atendimento padronizados e o treinamento de profissionais das unidades de saúde. O SAMU de Serra Talhada é certificado pelo programa, garantindo o encaminhamento ágil de pacientes para o Hospital Eduardo Campos, que se torna referência regional no tratamento de AVC. A unidade segue padrões internacionais de qualidade, com equipes capacitadas para intervenções rápidas e eficazes, minimizando sequelas e salvando vidas.  

"Essa certificação é um marco para Serra Talhada, elevando seu status como modelo regional em saúde pública e educação. Para a população, significa acesso a um atendimento padrão ouro e maior segurança diante de uma das principais causas de incapacidade e morte no Brasil. A conquista reforça o compromisso do município em oferecer serviços de qualidade e construir um futuro mais saudável para todos", concluiu a secretária de Saúde, Lisbeth Rosa.

Fotos: Wellington Júnior

Arte, Beleza e Fé: as três bases do Concerto de Natal do Ária Social

 

Quatro apresentações não foram suficientes para comportar tanta emoção e tanto brilhantismo. Com sessões completamente esgotadas, os espetáculos tiveram lotação completa neste último fim de semana (07 e 08/12) Entre bailarinos, cantores e músicos, foram 78 artistas a se apresentar no Instituto Ricardo Brennand. O concerto tem  direção geral de Cecilia Brennand, regência da maestrina Rosemary Oliveira e direção artística de Ana Emília Freire.

O concerto trouxe, por meio dos símbolos de Natal, a preparação para a tão aguardada noite do Nascimento de Jesus. A estrela brilhante no céu, que anunciou o nascimento do pequeno Messias, guiou os três Reis Magos até o local de sua chegada, e que teve a sua representação. Claro que ao fim do espetáculo, a plateia aplaudiu de pé!

Além do evento, também teve pontos de venda dos artigos artesanais da ONG Casa de Maria, que atende mães, avós e cuidadoras das crianças e adolescentes atendidos no Aria Social. Bolsas, bijuterias, necessaires, cestas e outros produtos – lindamente produzidos – estavam à mostra e à venda. As mulheres atendidas pela ONG se qualificam nas áreas de Artesanato e Empreendedorismo.

Quem assistiu o espetáculo pôde testemunhar um espetáculo de Arte, Beleza e Fé. Famílias inteiras foram prestigiar não apenas a parte artística, mas também a beleza característica do Instituto Ricardo Brennand, bem como o da capela católica muito iluminada. E a natureza ajudou, teve até canto de pássaros, saudando os artistas.






Shopping Boa Vista funciona em horário ampliado em dezembro


Visando proporcionar mais tempo para as famílias realizarem as compras de fim de ano, o Shopping Boa Vista passa a funcionar em horário ampliado este mês. O Game Station, o Expresso Cidadão e o Kinoplex Boa Vista funcionam conforme programação própria. No caso do cinema, os filmes em cartaz, bem como os horários de exibição e os valores dos ingressos estão disponíveis no site: www.shoppingboavista.com.br/cinema.php

O Boa Vista fechará apenas nos feriados de Natal (25 de dezembro) e Ano Novo (1º de janeiro de 2025). Nessas datas, as operações de alimentação abrirão de forma facultativa. Confira abaixo o horário de funcionamento do Shopping Boa Vista em dezembro:

Até 14 de dezembro
Das 8h às 21h (no domingo 15 de dezembro, o funcionamento será das 9h às 19h).

De 16 a 23 de dezembro
Das 8h às 22h (no domingo 22 de dezembro, o funcionamento será das 8h às 20h).

Dia 24 de dezembro (Véspera de Natal)
Das 8h às 18h

Dia 25 de dezembro (Natal)
As lojas estarão fechadas no dia, com as operações de alimentação funcionando, de forma facultativa, das 11h às 19h

Dia 31 (Véspera de Ano Novo)
Das 9h às 18h

Dia 1º de janeiro de 2025
As lojas estarão fechadas no dia, com as operações de alimentação funcionando, de forma facultativa, das 11h às 19h

Sesc lança a campanha Natal Alegria e Solidariedade para mais de 1,8 mil crianças e adultos


Com o espírito natalino renovado, o Sesc lança a campanha Natal Alegria e Solidariedade, que une generosidade e diversão para beneficiar 1.718 crianças e 120 adultos em tratamento contra o câncer, de 16 cidades pernambucanas, totalizando 1.838 pessoas atendidas. A ação propõe a arrecadação de alimentos não perecíveis para instituições que atendem esse público em vulnerabilidade social, assistidas pelo Sesc Mesa Brasil e outras entidades e órgãos. As doações poderão ser feitas pelo público em qualquer unidade do Sesc, até dia 13 deste mês.

O diferencial do Natal Alegria e Solidariedade é proporcionar ainda mais do que os alimentos arrecadados: o projeto vai executar uma grande programação festiva repleta de cultura, esporte, educação e solidariedade nas unidades do Sesc envolvidas, iniciada desde 1º de dezembro, com término no dia 18 deste mês. As atividades incluem cinema, oficinas culturais, recreação esportiva, saúde bucal, teatro, culinária e até passeios de teleférico.

“A proposta é entregar momentos de diversão, acolhimento e trocas de experiência, tornando o Natal especial para aqueles que enfrentam desafios tão grandes. Convidamos todos a se engajarem nessa ação solidária, ajudando a melhorar a vida de tantas pessoas que precisam”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, Bernardo Peixoto.

No dia 11, as ações chegarão a Bodocó e Goiana. Em Bodocó, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos serão promovidos jogos digitais, banho de piscina e futsal. Já em Goiana, a programação incluirá visita ao Museu de Arte Sacra, zumba kids e atividades aquáticas para as crianças da Escola Municipal Dr. Benigno Araújo.

No dia 12, as cidades de São Lourenço da Mata e Surubim receberão a campanha do Sesc. Em São Lourenço da Mata, crianças da Casa de Acolhimento Assistência Municipal vão se divertir com contação de histórias, com direito a presença do Palhaço Geleia. Em Surubim, para as crianças assistidas pela Pastoral Social, o Sesc organizou uma gincana, banho de piscina e recreações esportivas.

O dia 13 contará com uma programação extensa em várias cidades. Em Araripina, as crianças da Escola Guiomar de Costa Reis participarão de sessões de cinema, oficina de pirulitos de chocolate e brincadeiras molhadas. Em Belo Jardim, a Comunidade João Paulo II CEAPES vai ser beneficiada com oficinas culturais, gincanas aquáticas e a visita de Papai e Mamãe Noel. Já em Floresta, os idosos do Centro de Idosos e crianças da Escola Prefeito Francisco Ferraz Novaes participarão, por exemplo, de hidroginástica e banho de piscina. 

Também no dia 13, em Piedade, oficinas de Natal e atividades recreativas encantarão as crianças do Instituto Guararapes, enquanto em Santo Amaro, na Comunidade do Pilar, brinquedos infláveis e ações culturais marcarão o dia, numa parceria com o Porto Digital. Em Serra Talhada, serão atendidas pessoas com câncer ligadas ao Instituto Amparo Amigo. Na programação, atividades recreativas, exercícios de alongamento e aquecimento, culinária saudável, receitas nutritivas, cultivo de plantas para a saúde e dicas para iniciar um jardim e doação de mudas.

No dia 14, o Natal chegará a Santa Rita, onde instituições como o Instituto Sandra Moraes e o CESC Coqueiral levarão as crianças para oficinas de dança, yoga infantil e cordel animado. Finalmente, no dia 18, a programação se encerra em Casa Amarela e Petrolina. Em Casa Amarela, o Centro Social Dom João Costa realizará oficinas de música e saúde bucal, enquanto em Petrolina, as crianças da Escola Madre Teresa de Saldanha participarão de teatro, recreações aquáticas e almoço festivo.


*AÇÕES JÁ REALIZADAS* - A programação começou no dia 1º de dezembro em Caruaru, com atividades recreativas como contação de histórias, jogos gigantes e futebol society para crianças atendidas pelo Projeto Viver. No dia 5, a ação aconteceu em Buíque, onde as crianças da Creche Carolina Guedes participaram de um circuito esportivo, cama elástica, jogos de salão e lanche saudável.

Em Arcoverde, no dia 6, as instituições Fundação Terra, Pestalozzi, Neasa e Livramento foram contempladas com Cine Sesc, apresentação do espetáculo "Miau", espaço Sesc Ciência e gincanas esportivas. No dia 9, foi a vez de Garanhuns, onde as crianças da Creche Santa Clara participaram de atividades como roda de leitura, aulão de dança, banho de piscina e brincadeiras recreativas.

Vale lembrar que mesmo nas unidades onde já foram feitas as programações festivas ainda é possível realizar a doação dos alimentos não perecíveis até a sexta-feira, dia 13. 

*SERVIÇO:* 
*Confira as unidades do Sesc que estão recebendo doação de alimentos não perecíveis até 13/12:*
1. Araripina
2. Arcoverde
3. Belo Jardim
4. Bodocó
5. Buíque
6. Caruaru
7. Floresta
8. Garanhuns
9. Goiana
10. Hotel Sesc Triunfo
11. Petrolina
12. Piedade (Jaboatão dos Guararapes)
13. Recife (Casa Amarela, Santa Rita e Santo Amaro)
14. São Lourenço da Mata
15. Serra Talhada
16. Surubim

*PROGRAMAÇÃO DETALHADA*


Dia 11
• Bodocó. Instituição: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da Secretaria de Assistência Social. Programação: jogos e brincadeiras nas piscinas, aulão de futsal, jogos digitais, lanche e contação de história.
• Goiana. Instituição: Escola Municipal Dr. Benigno Araújo, para 250 crianças. Programação: contação de história, visita ao Museu de Arte Sacra, atividades recreativas, banho de piscina, aula de zumba kids, oficina de futsal e lanche

Dia 12

• São Lourenço da Mata. Instituição: Casa de Acolhimento Assistência Municipal, com 60 crianças. Programação: atividades aquáticas, circuito esportivo, contação de história, banho de piscina, presenças do Palhaço Geleia e Mamãe Noel, lanche.
• Surubim. Instituição: Pastoral Social com 40 crianças. Programação: contação de história, gincana, orientações sobre escovação, jogos gigantes, banho de piscina, atividades aquáticas e lanche.

Dia 13

• Araripina. Instituição: Escola Guiomar de Costa Reis, com 100 crianças. Programação: exibição de curta metragem, orientação saúde bucal e aplicação de Flúor, circuito esportivo, jogos de salão e brincadeiras molhadas e oficina de pirulitos de chocolate.
• Belo Jardim. Instituição: Comunidade João Paulo II CEAPES, com 46 crianças. Programação: oficina cultural de brinquedo sustentável, teste de visão, escovação e aplicação de flúor, recreação esportiva, gincana aquática, presença do Papai e da Mamãe Noel (do Grupo Girassol de pessoas idosas). Cada criança será presenteada por um funcionário com cartinha personalizada.
• Floresta. Instituição: Escola Municipal Prefeito Francisco Ferraz Novaes e Centro de idosos para 42 crianças e 30 idosos. Programação: atividades recreativas, banho de piscina e atividades aquáticas, com lanche para as crianças e hidroginástica no Centro de Idosos.
• Piedade. Instituição: Instituto Guararapes, com 50 crianças. Programação: atividades recreativas (society e piscina), oficina de árvore de natal e lanche.
• Santo Amaro. Instituição: Porto Digital, beneficiando 260 crianças da Comunidade do Pilar. Programação: brinquedos infláveis e atividades recreativas.
• Serra Talhada. Instituição: Instituto Amparo Amigo (atendimento a 120 pessoas com câncer). Programação: atividades recreativas, exercícios de alongamento e aquecimento, culinária saudável, receitas nutritivas, cultive de plantas para a saúde e dicas para iniciar um jardim e doação de mudas.
• Triunfo: dia 13. Escolas do município, com 150 crianças. Programação: Passeio de teleférico a partir da doação de 1kg de alimento, atividades recreativas na Praça Professor Josias de Albuquerque, atividades aquáticas.

Dia 14
• Santa Rita. Instituição: Instituto Sandra Moraes e Centro Educacional Social e Cultural - CESC Coqueiral, para 120 crianças. Programação: atividades recreativas, oficina de dança, yoga para crianças, confecção/decoração de porta escova de dente com aplicação tópica de flúor, oficina de brigadeiro e alfajor no palito, cordel animado.

Dia 18

• Casa Amarela. Instituição: Centro Social Dom João Costa, com 60 crianças. Programação: recreação, exibição de curtas metragens, oficina de música, orientações de saúde bucal com aplicação de flúor. 
• Petrolina. Instituição: Associação de Educação e Beneficência - Escola Madre Teresa de Saldanha, com 100 crianças. Programação: teatro, recreação aquática, atividades esportivas, sala de ciências e almoço.

Fotos: Maker Mídia

Luciano Cartaxo destinou R$ 130 mil para a Aspan e se destaca como um dos parlamentares que mais trabalham pelos idosos


O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) destinou R$ 130 mil para a Associação Promocional do Ancião (Aspan), instituição filantrópica de longa permanência para idosos. O recurso vai auxiliar a entidade a continuar com o serviço que há mais de 40 anos é referência no atendimento desta população. Esta é a terceira instituição de idosos a receber recursos provenientes de emendas impositivas do deputado Cartaxo, que este ano já repassou recursos para a Divina Misericórdia (R$ 100 mil), Instituto Amém (R$ 50 mil) e ainda deve destinar recursos para outras duas entidades: Vila Vicentina (R$ 100 mil) e Casa da Paz (R$ 40 mil).

“O poder público precisa estar ao lado destas instituições que prestam um importante serviço para os idosos paraibanos. A gente sabe que muitos desses idosos não têm mais família, só têm estas entidades para cuidar da sua saúde. Por isso nosso mandato tem trabalhado muito para cuidar e proteger nossos idosos, tanto com as emendas impositivas, como também com os Projetos de Lei e outras ações parlamentares”, disse Luciano Cartaxo.

*Projetos de Lei* - Além das emendas impositivas, o deputado Luciano Cartaxo (PT) também é autor de diversos Projetos de Lei (PLs) que têm por objetivo proteger e cuidar dos idosos. Entre eles estão: o PL 3016/24, que institui a disponibilização, no sítio eletrônico do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, de cartilha ou material informativo sobre a prevenção de quedas para a Pessoa Idosa; o PL 1400/23, que dispõe sobre a Campanha Educativa Permanente acerca da Educação Financeira para Pessoa Idosa no âmbito do Estado da Paraíba e dá outras providências; e o PL 3051/24, que dispõe sobre a garantia do direito de acesso das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida aos parques ecológicos e recreativos na Paraíba e dá outras providências.

10ª Edição do Yoga&Café oferece uma manhã de bem-estar no Recife


A 10ª edição do evento Yoga&Café, promovido pela professora de yoga Priscilla Ferreira, será realizada neste domingo (15), das 6h às 11h, no Parque da Jaqueira. O objetivo do aulão é proporcionar uma manhã de bem-estar e conexão com a natureza, com uma prática de yoga ao ar livre, seguida de caminhada e corrida leves, e finalizada com um café da manhã saudável.

O evento começará com uma aula de yoga liderada por Priscilla Ferreira, focada no alongamento e ativação do corpo e mente. Realizada ao ar livre, a prática busca proporcionar uma conexão com a natureza e consigo mesmos, aproveitando o frescor da manhã. "O objetivo é criar um espaço inclusivo, onde todos possam se reconectar de forma leve, equilibrando corpo e mente, e terminar o ano com energia positiva", explica Priscilla. A prática será acessível a todos os níveis, permitindo que qualquer pessoa participe, independentemente da experiência com yoga.

O aulão contará com a parceria da LIVE, que fornecerá seus tapetes de yoga para garantir mais conforto e qualidade durante o exercício. Na sequência, os participantes poderão participar de uma caminhada e corrida leve ao redor do parque, intensificando a energia gerada durante a prática. O dia será encerrado com um café da manhã saudável, com opções leves e nutritivas oferecidas pela Panelinha Afetiva.

Além disso, o evento contará com sorteios de brindes oferecidos pelos parceiros, criando momentos de interação entre os participantes. As inscrições para o evento serão encerradas no dia 11 de dezembro, e devem ser feitas através do formulário. Quem optar pelo pagamento via cartão de crédito pode efetuá-lo diretamente no Sympla. Já quem preferir o pagamento via Pix pode fazê-lo tanto pelo Sympla quanto de forma independente, com a chave disponível no próprio formulário de inscrição.

*Serviço:*
Evento: 10ª Edição Yoga&Café
Data: Domingo, 15 de dezembro
Horário: 6h às 11h
Local: Parque da Jaqueira, Recife
Valor: R$35

Pré-Reveillon da Sala de Reboco

Confirmada a atração do PRÉ RÉVEILLON da Sala de Reboco, no próximo dia 14/12: O sanfoneiro AMAZAN.
As reservas de mesas/camarotes poderão ser realizadas à partir da próxima quarta-feira pelos fones: 99949-8687/99975-0198.
Esta será a última semana de funcionamento da Casa neste ano de 2024. Retornaremos no dia 10/01/2025 com SANTANNA, O CANTADOR.

Confira o banner e o convite de AMAZAN👇


Cineclube Lula Gonzaga apresenta o musical "Jardim Atlântico" em Olinda


O Cineclube Lula Gonzaga exibirá na próxima quinta-feira (12), às 19h, o musical brasileiro "Jardim Atlântico", dirigido pelo diretor pernambucano Jura Capela. O evento será realizado no Espaço Cultural Jardim Nascente, em Olinda.

"Jardim Atlântico" é um longa-metragem musical que homenageia as raízes da música brasileira, enquanto conta a história de um casal que, ao convidar um amigo próximo para se juntar à sua relação, descobre uma nova configuração amorosa. O filme explora as complexidades dos sentimentos humanos e as transformações nas dinâmicas de afeto e identidade.

Com 83 minutos de duração e filmado em 35mm, o longa traz no elenco Sylvia Prado, Mariano Mattos e Fransérgio Araújo, que protagonizam uma narrativa sensível e envolvente, com trilha sonora de Pupillo (ex-Nação Zumbi). Lançado em 2012, "Jardim Atlântico" fez parte da seleção oficial de importantes festivais de cinema, incluindo a 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e a IV Semana dos Realizadores, no Rio de Janeiro.

Detalhes do Evento:
- Data: Quinta, 12/12/2024
- Horário: 19h às 21h30
- Local: Espaço Jardim Nascente - Rua Treze de Maio, 99, Carmo, Olinda
- Entrada: Gratuita

A arte marcante do pintor Pancetti ocupa o InstitutoRB

 

O Instituto Ricardo Brennand, na Várzea, fecha sua agenda de exposições de 2024 com uma nova mostra no espaço, Pancetti: O mar quando quebra na praia..., aberta para visitação a partir desta quarta-feira (11) até 16 de março de 2025. A mostra ocupará um dos espaços nobres do centro de arte da Várzea, a Sala da Rainha, que integra a pinacoteca, com mais de 40 obras que revelam a importante trajetória artística do pintor brasileiro, José Pancetti com seus representativos traços do modernismo brasileiro, entre 1930 e 1945.

E para levar a real dimensão de quem foi este artista nascido em Campinas, São Paulo (1902-1958) e com grande interesse pelo nordeste brasileiro, a iniciativa que conta com uma rica produção artística exibindo Marinhas, Retratos, Naturezas – Mortas, Paisagens, que sempre nos remetem diretamente ao mar, tanto por sua obra, quanto pela profissão de marinheiro exercitada por Pancetti. A exposição em pauta já ocupou, com sucesso de público e crítica, a Casa Fiat, em Belo Horizonte e o Farol Sandander, em São Paulo.

Pancetti é visto pelos estudiosos de sua arte como um pintor singular em seu estilo, de formação quase autodidata, embora tenha circulado em meio de grandes influências artísticas. As obras do artista exibidas agora, pela primeira vez no Recife, foram produzidas entre 1932 e 1956.

Pancetti: O mar quando quebra na praia.... tem a curadoria de Denise Mattar. “Essa seleção permite ao espectador apreciar as diversas facetas de Pancetti através de um conjunto de obras que nunca estiveram reunidas, até essa exposição”. O Instituto Ricardo Brennand oferece, portanto, oportunidade aos pernambucanos de conhecerem melhor o artista e sua obra, sua arte”, diz Mattar. Para esse desafio, em reunir a obra do artista a curadora lançou mão de coleções particulares, obras pertencentes à instituições parceiras, como: Acervo Museu de Arte Brasileira – MAB FAAP - São Paulo, Coleção Nilma Pancetti, Rio de Janeiro, Coleção Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, Instituto Casa Roberto Marinho, Rio de Janeiro, Acervo Banco Itaú, entre outros.

Ela lembra que as Marinhas são a faceta mais conhecida de Pancetti. Na exposição surgem como registros dos seus primeiros trabalhos incluindo barcos e construções, registros austeros de diferentes pontos do litoral brasileiro, o intenso cromatismo e a composição diagonal do período baiano, e obras sintéticas, nas quais a economia da composição beira o abstrato. “O encontro entre o mar e a areia é um tema constante na sua obra, que ele retratou ao longo de sua vida com profunda emoção. Essa conexão também encantava seu amigo Dorival Caymmi, que cantava com sua voz profunda: "o mar, quando quebra", aplica a curadora, em alusão à canção que dá título à exposição.

A exposição Pancetti: O mar quando quebra na praia... é uma realização do Ministério da Cultura e do Instituto Ricardo Brennand, e conta com a produção da MG Produções Culturais e dos patrocinadores Cimento Nacional, Bradesco, Sul América, Rede Dor, Ferreira Costa, BRITVIC, Internacional Materials

Um Instituto de acervo singular

O Instituto Ricardo Brennand abre suas portas para a obra de Pancetti como um dos principais centros culturais do Brasil, oferecendo aos pernambucanos essa agenda cultural para os próximos meses. Fundado em 2002, o InstitutoRB tem, ao longo dos anos, se consolidado como um polo cultural de grande relevância, promovendo exposições, eventos e atividades educativas que já atraíram mais 3,5 milhões de visitantes de todo o Brasil e do mundo desde sua inauguração. Em 2014 e 2015, o TripAdvisor elegeu o InstitutoRB como o melhor museu da América do Sul e o 17º do mundo. Já em 2017, foi eleito o melhor museu do Brasil no prêmio Traveler's Choice Award, divulgado anualmente pela plataforma TripAdvisor.

Seu valioso acervo artístico e histórico é originário da coleção particular do saudoso Ricardo Brennand e está distribuído num complexo cultural que compreende a Pinacoteca, o Museu Castelo São João, a Galeria, a Biblioteca, o Parque de Esculturas dos Jardins e a Capela Nossa Senhora das Graças. Erguido em formato de um castelo medieval, tem movimentado sempre uma programação em torno do seu acervo e registros dos tempos atuais.

Serviço:
Exposição Pancetti: O mar quando quebra na praia...
Onde: Instituto Ricardo Brennand (Alameda Antônio Brennand, S/N-Várzea)
Quando: De 11 de dezembro de 2024 a 16 de março de 2025
Funcionamento: De terças à domingo / dezembro das 13h às 17h horas / janeiro das 10h às 17h (última entrada às 16h30.
Ingressos: No site do Instituto Ricardo Brennand (http://www.institutoricardobrennand.org.br) e na bilheteria local.
Informações: (81) 2121-0365/0334

Feira Terra Pernambuco traz capacitações no Recife neste fim de semana

 

A primeira edição da Feira Terra Pernambuco - Feira de Inovação, Arte e Gastronomia acontecerá nos próximos dias 13, 14 e 15, trazendo uma programação repleta de novidades! O dia de abertura, 13 de dezembro, será dedicado ao universo do empreendedorismo, com o apoio do Sebrae, que promoverá três oficinas imperdíveis.

Na sexta-feira (13), acontecem duas oficinas. Às 9h, "Planeje e conquiste construindo seu negócio do zero", com Jáuvaro Carneiro Leão. Às 15h, será realizada "Transformando negócios com marketing digital", com Silvia Souza.

Ambas as oficinas acontecerão na sede do Sebrae, localizada na Rua Tabaiares, 360, próximo ao Sport. No domingo, 15 de dezembro, o Museu do Estado de Pernambuco, onde será realizada a feira, receberá a oficina "Economia Criativa: o poder do empreendedorismo feminino", com a consultora Martha Catão, às 14h.

A entrada é franca, mas a inscrição é obrigatória. O link para se inscrever está disponível na bio da feira! Para mais informações, acesse o perfil oficial no Instagram: @feiraterrape. A inscrição pode ser feito no link: https://docs.google.com/forms/d/1bKr8KPM-tfnPBovvezoQg1puzATofUCT4Ktgi8tqeIg/viewform?fbclid=PAY2xjawHBN99leHRuA2FlbQIxMQABpqZJ9vKh8caVU5sSxKtf5X87vzRE-MVhYgaPeMxwIFGSP1iY1SjFuQpXxA_aem_kstWGiwL6LAFoNdfkq3eOA&edit_requested=true

Na Fiepe, ministro Silvio Costa Filho destaca crescimento da indústria no Brasil e enaltece setor produtivo pernambucano

 

Depois de uma semana cheia, com agenda em Brasília e outros estados brasileiros, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, voltou ao Recife, na noite da última sexta-feira (6), para um encontro com empresários industriais realizado pela Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe); evento que contou também com as presenças da governadora Raquel Lyra, da vice Priscila Krause; do prefeito do Recife, João Campos, e de outras autoridades ligados ao segmento.

Em sua fala, Silvio Costa Filho destacou o crescimento da indústria brasileira sob a gestão do presidente Lula e do vice-presidente e ministro da área, Geraldo Alckmin. “Cada vez mais tenho andado o Brasil; e vejo como este país é plural e tem um grande potencial econômico. Este ano, depois de muito tempo, a indústria brasileira vai crescer quase 4%. É o maior crescimento dos últimos anos! O Brasil vai dar certo; não tenho dúvida que vamos gerar mais emprego e renda para os pernambucanos”, pontuou.

Citando o exemplo dos empresários e ex-presidentes da Fiepe, Jorge Côrte Real e Ricardo Essinger, Silvio Costa Filho destacou a pujança do setor produtivo pernambucano. “Estamos terminando o ano com um crescimento de 3,5%. É o maior crescimento dos últimos dez anos. Sob o governo do presidente Lula, vamos entrar no G7 como uma das principais potências mundiais”, encerrou o ministro.

Dieta do ovo no mundo das influenciadoras

 

A dieta baseada no consumo de claras de ovo, popularizada recentemente por influenciadoras digitais, vem despertando a curiosidade e gerando debates nas redes sociais. Apesar de ser vista por muitos como uma estratégia para emagrecer, especialistas alertam que restrições alimentares desse tipo podem trazer sérios riscos à saúde, especialmente quando não há acompanhamento profissional adequado.

A nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição do UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Boa Viagem, Jussara Pessôa, enfatiza que dietas extremas, como consumir grandes quantidades de claras de ovos e evitar outros grupos alimentares, podem causar desequilíbrios nutricionais significativos. “Uma dieta saudável deve incluir uma variedade de alimentos que forneçam os nutrientes necessários para o funcionamento do corpo. Focar em apenas um alimento pode levar à desnutrição, afetando não apenas a saúde física, mas também a mental”, explica a especialista.

Recentemente, no mundo dos influenciadores, o tema ganhou destaque após a empresária e influenciadora Virginia Fonseca revelar que consome cerca de 20 ovos por dia em sua dieta. Apesar de chamar atenção, o hábito levantou questionamentos sobre os impactos dessa prática para a saúde e sua eficácia como estratégia de emagrecimento.

Segundo Jussara, é comum que influenciadoras removam as gemas dos ovos por serem mais calóricas devido ao teor de gordura. “O objetivo é reduzir o consumo calórico, o que, a curto prazo, pode levar à perda de peso. No entanto, essa abordagem restritiva geralmente não é sustentável e pode desencadear compulsão alimentar e o conhecido efeito sanfona”, alerta a nutricionista.

Além disso, consumir apenas claras de ovos pode causar deficiências importantes no organismo. “Nosso cérebro, por exemplo, precisa de glicose, proveniente de carboidratos, para funcionar adequadamente. Sem isso, a pessoa pode se sentir desanimada, sem energia e até apresentar alterações no sono e na concentração”, explica a coordenadora.

Para quem busca emagrecer ou ganhar massa muscular de forma saudável, a recomendação é diversificar as fontes de proteínas, como peixes, carnes magras, frango e laticínios, além de incluir carboidratos, gorduras saudáveis e fibras em todas as refeições. “Uma alimentação equilibrada, ajustada às necessidades individuais, é sempre a melhor escolha para manter a saúde e alcançar resultados duradouros”, conclui Jussara.

#VcNoBlog Antônio Lavareda

 

Solidariedade mudando vidas
Antonio Lavareda *

Estamos às vésperas do início de um novo ano. Ainda há muitas incertezas em relação ao que poderá ser 2025, para o mundo e para o Brasil. Mas há uma certeza na qual o nosso país, nesse momento, aposta as suas fichas: a realização da chamada COP30 em Belém do Pará, no próximo ano.

Não por acaso, a Confederação Nacional dos Bispos Brasileiros - CNBB definiu o tema do próximo ano como sendo “Fraternidade e Ecologia Integral”.

A COP30 tem um significado profundo, não apenas para o Brasil, mas para o mundo. Será a primeira vez que uma Conferência das Partes, ou seja, das partes envolvidas da Organização das Nações Unidas- ONU sobre mudanças climáticas, acontece na Amazônia, um dos biomas mais importantes e também mais ameaçados do Planeta.

Essa escolha - a cidade de Belém, a Amazônia, o Brasil - destaca o papel estratégico que temos, tanto como detentores das maiores reservas de biodiversidade, quanto como um ator-chave na luta contra o desmatamento e a emissão de gases de efeito estufa. O país terá uma oportunidade ímpar de mostrar ao mundo seu compromisso com políticas ambientais mais sustentáveis, especialmente no que toca ao combate ao desmatamento ilegal e à preservação da floresta.

Mas gostaria de refletir sobre a importância desse tema também para as populações mais vulneráveis do interior do Nordeste. Essa é uma região historicamente marcada por desafios, como a seca e a desigualdade social, que se retroalimentam e enfrenta ainda mais ameaças com as mudanças climáticas. O aumento da temperatura global e as alterações no regime de chuvas tornam a vida, já difícil, dessas comunidades, ainda mais desafiadoras.

O semiárido nordestino está entre as áreas mais suscetíveis à desertificação no Brasil. A redução das chuvas, combinada com práticas inadequadas de uso do solo, ameaça diretamente a agricultura de subsistência, que é a base da economia local.As consequências são muito graves, como todos sabemos: insegurança alimentar, migração forçada e dificuldades econômicas crescentes.

Diante desse cenário, a solidariedade se torna um valor imprescindível. Solidariedade que vai além do sentimento de compaixão. É um compromisso ativo com o processo de transformação social e com a justiça, em um sentido amplo. Nesse contexto, instituições como a Fundação Terra, que celebra agora 40 anos de atuação, desempenham um papel essencial desde a sua criação.

A Fundação Terra é um exemplo concreto de como a solidariedade pode, de fato, mudar vidas. Ao longo de quatro décadas, a Instituição tem se dedicado a atender as populações mais necessitadas, oferecendo educação, saúde, alimentação e qualificação profissional. Seu trabalho incansável é uma resposta à desigualdade, uma demonstração de que, com empenho e colaboração, podemos fazer a diferença na vida de milhares de pessoas.

No entanto, a solidariedade não pode ser um esforço isolado. Ela precisa ser um movimento coletivo, baseado na empatia , a capacidade de se colocar no lugar do outro, de se sensibilizar com o outro. É isso que gera a solidariedade, que é a efetivação da empatia.

Precisamos nos perguntar como podemos contribuir para mitigar os impactos das mudanças climáticas e reduzir as desigualdades na Amazônia e no Brasil como um todo, com um olhar especial para o Nordeste.

Pequenas ações, como apoiar iniciativas locais, promover políticas públicas mais inclusivas e disseminar práticas de convivência sustentável com o semiárido, são passos fundamentais.

Que a celebração dos 40 anos da Fundação Terra seja um lembrete do poder transformador da solidariedade e que possamos todos, como sociedade, assumir a responsabilidade de construir um futuro mais justo e sustentável para todos, especialmente para aqueles que mais precisam.

Que neste ano estejamos comemorando não apenas os 40 anos que já se passaram da Fundação Terra, mas o início de mais 40 anos de trabalho transformador.

*Antonio Lavareda, cientista político, sociólogo, espírita, colaborador da Fundação Terra.
(Texto retirado de vídeo de abertura da reunião anual de planejamento da Instituição.)

IAP X Pioneirismo

 

A frente do tradicional Instituto dos Advogados de Pernambuco -IAP , Erika Ferraz inova ao instituir a primeira Comissão de Direito Previdenciário de Pernambuco, a funcionar na instituição. E o grupo terá no comando uma mulher, a advogada Tallyta Bione, reconhecida por expertise no Direito Previdenciário. “ Tallyta assume a presidência dessa comissão pioneira , com a missão de liderar debates, propor soluções e fortalecer ainda mais o diálogo sobre as questões pertinentes ao segmento previdenciárias no nosso Estado”, destaca Ferraz.

Advocacia aprova Jus.BR na centralização das consulta de processos judiciais no País

 

O Conselho Nacional de Justiça lançou o Jus.BR, um portal de serviços unificados que centraliza a consulta de processos judiciais em todo o país. Com metade dos tribunais já integrados de forma completa, o sistema promete facilitar o acesso à Justiça e otimizar os serviços judiciais, incluindo peticionamento e envio de comunicações processuais.

Para o advogado Erik Limongi Sial, sócio- fundador do Limongi Advocacia, a celeridade da prestação jurisdicional, enquanto manifestação estatal de conformação jurídica das relações sociais, sempre foi o ideal perseguido pelo Poder Judiciário. “Nessa perspectiva, o CNJ, sob a presidência do Ministro Luís Roberto Barroso, deu passo largo em prol da celeridade processual com a instituição do Jus.BR, portal de serviços unificado que congrega, numa única plataforma, a consulta a processos judiciais em trâmite em todas e quaisquer das cortes do País".

Erik lembra que ainda que alguns dos tribunais não tenham se adaptado ao Jus.BR, terão um ótimo prazo agora prorrogado pelo presidente do CNJ para que até janeiro próximo possa fazê-lo, no que será otimizada a atuação dos escritórios voltados ao contencioso, Brasil afora.

O Jus.BR, acessado por login único integrado ao Gov.br, permite a consulta unificada de processos, acesso a documentos judiciais e ferramentas para otimizar o trabalho de advogados, magistrados e servidores, promovendo uma Justiça mais eficiente e transparente”.


O Jus.br é um portal de serviços do Poder Judiciário que centraliza o acesso à Justiça. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é um órgão do Poder Judiciário que atua em todo o território nacional e tem sede em Brasília. O CNJ foi criado pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004, e instalado em 14 de junho de 2005. O CNJ desenvolve e coordena programas de âmbito nacional, como Conciliar é Legal, Metas do Judiciário, Lei Maria da Penha, Pai Presente, Começar de Novo, Justiça Aberta, e Justiça em Números.

#VcNoBlog Anabela de Alencar Araripe

 

Segurando mãos para reerguer mulheres

Anabela de Alencar Araripe*

Muito tem sido falado da força das mulheres. Da luta contra o etarismo. Da ocupação feminina em mais espaços de poder e da busca por salários compatíveis aos masculinos. De conquistas alcançadas. E muito ainda precisamos conversar sobre as mulheres em tempos de mudanças. Seja com vista às suas transformações pessoais ou profissionais.

Após os 50 anos, muitas mulheres como eu, enfrentam momentos de transição que, embora desafiadores, podem abrir portas para novas oportunidades. Seja ao se aposentarem, por divórcios ou redirecionamentos de trabalho no mercado . Mulheres maduras oferecem sobretudo um bom tempo de experiências de vida e, com certeza, de competências valiosas.

E ao refletir sobre mudanças e dificuldades percebo que essa é uma fase de transição que exige sobretudo a necessidade de se reinventar. E num mercado cada vez mais competitivo, as mulheres precisam trocar aprendizado com outras que estejam vivenciando esse mesmo momento, para construir, cada uma, do seu jeito, e com suas possibilidades, novos e proveitosos caminhos.

E , particularmente, estou também nessa luta. Percebo em alguns Grupos de Mulheres que integro, na faixa entre 50 a 60 anos, que essa troca de experiência tem se tornado numa efetiva força transformadora. E essa constatação é vista quando se compartilha histórias e os referidos conhecimentos e assim encontrar inspiração para superar desde grandes desafios a redesenhar novos projetos que possam traduzir nossas habilidades acumuladas.

Acreditar e perceber que pode ser real a vontade de recomeçar, de aprender tende a se tornar um caminho para conquistas surpreendentes e tudo isso , com apoio mútuo, ajuda a nos transformar, a nos reerguer. Estender a mão, compartilhar aprendizados e oferecer suporte umas às outras podem ser atos poderosos para reconstruir sonhos e fortalecer trajetórias. Por isso que percebo o ganho emocional e profissional quando escuto as dores e alegrias das outras.

Ninguém precisa cruzar essa fronteira das dificuldades sozinha. Juntas em tempos difíceis mulheres podem reerguer umas às outras e isso é uma realidade para aquelas que participam de grupos, movimentos, associações. Vivo isso no momento e tenho tido muitas inspirações que me motivam a fazer planos pessoais e profissionais.

Aos 58 anos minha vida está sendo reinventada. E posso garantir que estou otimista com a luz que vejo fora do túnel.

Nessa nova fase que aponta para o futuro tem perdas mas multiplico saúde mental. E uma das grandes inspirações vêm de quem está ao meu lado sempre, Moema Araripe, 82 anos funcionária Pública Federal que após a aposentadoria como ela diz, entrou numa "curva ascendente". E diferentemente de muitas mulheres nessa faixa etária, ela se reinventou ampliando seus conhecimentos participando de grupos de leitura; fazendo autoconhecimento na terapia psicológica , iniciando como pintora e fazendo ballet e musculação . " A cada dia na academia tento superar minhas limitações". A Igreja também proporcionou uma nova conecção com Deus para desenvolver a fé.

Relatos como esse e o exemplo repassado por Madalena Patriota, 76 anos, uma empreendedora nata, é inspirador para mim e para tantas mulheres, porque também está se reinventando com a prática de encorajar mulheres com sua empresa de promover eventos, palestras, networking e num ambiente que possibilita que vozes femininas se encontrem para compartilharem suas vivências.

O desejo de superação é comum em todas nós mulheres. Assim como enfrentar o preconceito que mira em nossas idade. Acordar diariamente consciente de que precisamos mover a coragem para se reinventar é inspirador . E todas podemos tentar .É segurando mãos que seguimos fortes ajudando a mudar vidas.

*Anabela Alencar Araripe é empresária, com mais de 30 anos de atuação no mercado. Formada em Marketing e Administração de Empresas teve passagens por grandes marcas e integra o grupo fundador da Rede Odontocape em Pernambuco.