segunda-feira, 23 de março de 2020

#ValeAPenaLerDeNovo Hannah & Sullen - Capítulo 04

O tempo realmente cura as feridas. Ainda mais quando se passam 20 anos de saudades, cartas, fotos, Sullen estava uma jovem muito bonita e expansiva, estudando Pedagogia na Universidade da Capital enquanto Hannah havia se formado em Enfermagem, sendo a laureada da turma, embora o marido vociferava: "Esse diploma será apenas um quadro na parede". Nada parecia mudar mesmo o destino de Hannah.

Nada?

Apenas uma lembrança nos corredores da Faculdade de Saúde. Um jovem estudante de Medicina chamado Fernando a impressionara fortemente. Jamais ela havia se apaixonado. E o melhor, era correspondida. Mas ela sabia que Arlan faria de tudo para impedi-la de sair de casa. E o dispensou, dizendo a verdade: que era casada com um homem violento e psicótico. Ao se formar, Fernando resolveu clinicar na distante Vila Mãe África.

Instruída por Marie-Ange, que falecera de causas naturais, Sullen manteve-se longe de Arlan e só se correspondia com a irmã em cartas escondidas, com a inscrição no final: QUEIME ASSIM QUE LER. E ao se formar como professora, também decidiu viver em Vila Mãe África, não sem antes mandar seu endereço com um bilhete para Hannah (e torcendo para que ela queimasse e que não caísse nas mãos do marido).

Minha irmã, deixe esse doido e vem viver comigo aqui em Mãe África. Aqui o povo respira fé, alegria e felicidade. Te amo! E não se esqueça de queimar esse papel.

Liberdade - Sullen havia passado a vida inteira em um colégio interno e só conhecia o carinho de Marie-Ange, a única mãe que teve. Na universidade, descobriu como a vida poderia ser alegre e colorida e na Vila Mãe África realizou seus sonhos de liberdade. Sol, mar, casarios antigos, igrejas, ladeiras, roupas coloridas e estampadas, crianças correndo no morro. Logo, arrumou emprego como professora na Escola Municipal e ali fez amigos, como Pai Fernando e Mãe Rita, que já estavam idosos. Além deles, Sullen conheceu o chefe do Posto de Saúde, Dr. Fernando Bravio. Aquele mesmo, da Faculdade de Saúde.

Após a morte de Marie-Ange, Hannah preocupou-se com a irmã, mesmo sabendo que ela estava longe. Sem ninguém saber, contratou um detetive para vigiar Sullen. Isaac Santiago era mestre em disfarces e tinha inúmeros talentos. Ex-policial, ator, figurinista, perito em armas, hacker, era o melhor detetive de Serra Floriana, pago a peso de ouro. Já se disfarçara de repórter, drogado, garoto de programa, estudante, psicopata, presidiário. Agora, o serviço parecia ser leve: músico e arte-educador.

Na Vila Mãe África, tudo era motivo para festas, toques, batuques, loas, procissões. Os jovens e as crianças da escola estavam sempre cantando, batucando e dançando. Logo, "Tia" Sullen e "Tio" Santiago passaram a ser amados pelos alunos. Algo diferente estava acontecendo entre os professores. Ele estava propenso a deixar a vida de detetive pra ser professor quando acabasse o contrato, mas aconteceu algo que antecipou a rescisão dos seus serviços com Hannah.

Quando o serviço não dava certo, Santiago devolvia o pagamento ao cliente, mesmo que ficasse no prejuízo. Estava envolvido demais com a vida na escola e, acima de tudo, estava apaixonado pela Sullen. E era correspondido na mesma intensidade.

Santiago e Sullen casaram-se no terreiro de Pai Francisco e Mãe Rita. E eles já estavam esperando o primeiro filho. Hannah se desespera ao saber da notícia, pois se Arlan queria ter Sullen de volta, imagine ela grávida. Mais uma criança vítima das loucuras de seu marido. Hannah agora estava pronta para fugir e reencontrar a irmã na Vila Mãe África. No próximo capítulo.

Prefeitura do Recife autua estabelecimentos por descumprimento do decreto de contenção da Covid-19

Em cumprimento ao decreto que determinou o fechamento do comércio, dos serviços e das obras de construção civil em todo o estado de Pernambuco, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, através da Diretoria de Controle (Dircon), com o apoio da Guarda Municipal, percorreu vários bairros da cidade com o intuito de fiscalizar e orientar os estabelecimentos que não estão cumprindo a determinação publicada no último domingo (22). A medida tem como objetivo diminuir a circulação de pessoas nas ruas e combater a disseminação do novo coronavírus. Para ampliar a divulgação de informações sobre a Covid-19, a Prefeitura também está fazendo uso de carro de som nas comunidades como parte da estratégia de conscientização da população. 

Durante a operação realizada nesta segunda (23/03), 11 estabelecimentos comerciais foram autuados. Entre as infrações encontradas, a mais grave foi um restaurante de Santo Amaro com funcionamento de self-service. O estabelecimento foi interditado. Além disso, uma oficina mecânica na Av. Rosa e Silva encerrou seu expediente, depois que os fiscais orientaram o proprietário e funcionários sobre a importância das medidas em vigor. Na Antenor Navarro, bairro das Graças, uma lanchonete foi notificada por improvisar um “drive-thru” com cones na via pública, tentando burlar o decreto de saúde pública e ocupando irregularmente logradouro público. Também na Rosa e Silva, uma padaria foi orientada a recolher mesas e cadeiras que estavam dispostas no salão e passar fita zebrada isolando área do buffet de self-service e também o primeiro andar, onde eram servidas refeições. 

Já na Zona Sul, houve a interdição de duas lanchonetes, Dois salões de beleza, ambos na Avenida Conselheiro Aguiar, acataram orientação para fechar. No caso dos estabelecimentos que receberam auto de infração, se houver reincidência, o local poderá ser interditado e perder alvará de funcionamento. Cerca de 30 profissionais da Dircon e Guarda Municipal estavam envolvidos na ação de fiscalização. A medida não vale para supermercados, mercados, padarias, feiras livres, farmácias, lojas de conveniência, restaurantes, lanchonetes e postos de combustíveis. 

“A ideia é esclarecer e conseguir que o próprio comerciante decida pelo fechamento e cumprimento das medidas. Se esse acordo não for alcançado, ele poderá ser multado e fecharemos o estabelecimento. Em caso de reincidência, o comerciante pode ser punido com a perda de alvará de funcionamento", explicou Candida Bonfim diretora executiva de Controle Urbano do Recife. 

O cidadão pode denunciar estabelecimentos e obras que estejam descumprindo as medidas restritivas municipais para contenção do avanço do novo Coronavírus. As denúncias podem ser feitas de acordo com a área da cidade em que a irregularidade está acontecendo:

• Regional Centro-Oeste
Whatsapp: 99110-1789

• Regional Norte
Whatsapp: 99159-1493

• Regional Sul
Whatsapp: 99485-0083


O Governo de Pernambuco, por meio da SDS, também está empenhado na contenção do avanço do novo Coronavírus e ativou o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) para garantir o cumprimento das medidas de prevenção no Estado. Ligue 190 se vir aglomerações acima de 10 pessoas.

Carros de Som - Para ampliar a divulgação de informações sobre a Covid-19, a Prefeitura também está fazendo uso de carro de som nas comunidades como parte da estratégia de conscientização da população para o controle da pandemia do novo coronavírus na cidade. Ao todo, quatro carros de som vão circular por dia, sete dias da semana, pelas ruas do município divulgando sobre a importância de ficar em casa e evitar aglomerações, atitude indispensável para combater a disseminação da doença. Bairros como Ibura, Jordão, Afogados, Córrego do Jenipapo, Vasco da Gama, Casa Amarela, Beberibe, Agua Fria e UR-11 já receberam a ação.

Imprensa Recife

Caruaru registra primeiro caso de Covid-19 importado

A Secretaria de Saúde de Caruaru informa que foi registrado o primeiro caso de Covid-19 na cidade. Trata-se de um paciente de 34 anos, que teve passagem por diversos países da Europa. A pessoa se encontra em isolamento domiciliar, respeitou a quarentena e está clinicamente bem. É importante destacar que não é um caso de transmissão local, trata-se de um caso importado. A cada dia a Prefeitura de Caruaru reforça as medidas de segurança para conter o avanço do novo coronavírus e lembra da importância da população ficar em casa.

Imprensa Caruaru

O coronavírus pode ser transmitido pelos olhos?

Nessa época do ano, de muita umidade e calor, algumas doenças oculares são mais comuns, no Brasil. Dentre elas, conjuntivite, ceratite, alergias e especialmente viroses. Diante de um desses quadros, o oftalmologista deve verificar se o paciente apresenta outros sintomas, como problemas respiratórios, e ouvi-lo sobre viagens recentes para países ou regiões com casos de coronavírus. Isso porque é possível contrair a doença pelos olhos.

Como o contágio do coronavírus é direto, mais pelo contato entre as pessoas, há uma probabilidade de que o paciente seja contaminado pelos olhos. “Sabemos que a transmissão acontece pelos olhos, nariz e boca, mas os estudos ainda estão sendo desenvolvidos, pois a pandemia é recente. No entanto, é perfeitamente plausível que o coronavírus seja contraído pelos olhos”, alerta a doutora Marília Coutinho, especialista em oftalmologia geral, vias lacrimais e plástica ocular e orbita, no Instituto de Olhos do Recife.

Segundo a médica, isso pode ocorrer quando o paciente toca os olhos com as mãos infectadas da doença. “É por isso que a máscara não oferece uma proteção completa. As pessoas devem evitar o contato físico, o aperto de mão, o beijo, o abraço”, orienta. É importante, ainda, evitar tossir ou espirrar na mão. O ideal é usar um lenço de papel descartável e, se não tiver, usar o braço.

Se a pessoa estiver infectada, as gotículas da tosse ou do espirro vão ficar na palma da sua mão e, ao tocar os olhos, contaminá-los com o vírus ou, pior, contagiar outras pessoas ao fazer contato. “Gripes e outras viroses podem ser transmitidas assim. Inclusive, algumas infecções respiratórias têm chances de serem contraídas pelos olhos”, explica a oftalmologista.

CUIDADOS – A suspeita de que o coronavírus pode ser transmitido pelos olhos já foi aventada, no último mês de janeiro, pelo médico chinês Wang Guangfa, chefe do departamento de medicina pulmonar do Primeiro Hospital da Universidade de Pequim, que investiga a pandemia. O médico, inclusive, acredita ter contraído a doença por não usar óculos protetores durante uma visita a Wuhan, epicentro da doença.

Pesquisadores do Imperial College of London e da Universidade de Southampton, na Inglaterra, também consideram que essa forma de contágio é possível. Frente a essa possibilidade, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), está orientando os oftalmologistas a serem criteriosos na anamnese e, diante de suspeita de paciente contaminado, proteger os olhos, o nariz e a boca e encaminhar o paciente para testes e observação.

Outros cuidados indicados pelo CBO, tanto para as pessoas quanto para oftalmologista e médicos em geral, é lavar bem as mãos e completar a higienização com álcool etílico a 70%. Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar. Evitar aglomerações e ambientes fechados. Não compartilhar objetos de uso pessoal. Evitar contato próximo a pessoas com a doença.

Serviço:
Dra. Marília Coutinho
Especialista em oftalmologia geral, vias lacrimais e plástica ocular e orbita
Instituto de Olhos do Recife – IOR
(81) 2122.5000

Procon-PE e as ações para combater a pandemia

Mesmo diante da pandemia de coronavírus que vem assolando todo o mundo, com casos confirmados em Pernambuco, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) vem dando sequência aos atendimentos em seus órgãos vinculados.

Durante a última semana, o Procon-PE realizou diversas ações denominadas de Operação Covid-19. Foram fiscalizadas cerca de 40 farmácias e supermercados na Região Metropolitana do Recife (RMR). As fiscalizações, que terão continuidade esta semana, têm o objetivo de coibir irregularidades e preços superfaturados. Uma loja de informática, localizada em Boa Viagem, foi notificada por vender álcool em gel de forma irregular.

O órgão de defesa do consumidor também realizou duas audiências buscando garantir o direito do consumidor durante a pandemia do Coronavírus: uma com as empresas aéreas e agências de viagens e outra com Associação Pernambucana de Supermercados.

O atendimento do órgão se manteve regular até a quinta-feira. Apenas na sexta-feira, que os atendimentos presenciais na unidade sede e demais unidades conveniadas ficaram restritos apenas em casos emergenciais. A medida visa resguardar os consumidores, que são na grande maioria pessoas idosas, e servidores.

Além do call center (0800-282-1512), o órgão ampliou as frentes de atendimento ao público e está disponibilizando à população o e-mail denuncia@procon.pe.gov.br, exclusivo para denúncias, e registrando reclamações pelo número de Whatsapp 3181-7000. Em todo o estado, na última semana, foram abertas 782 reclamações. Destas, 305 no Procon sede.

Imprensa Procon PE

Parceria entre as Secretarias de Saúde de Olinda e do Estado fortalece o combate ao COVID-19

Uma parceria firmada entre a Secretaria de Saúde de Olinda e a Secretaria Estadual de Saúde irá garantir um atendimento exclusivo para os casos mais graves do Coronavírus. O município de Olinda cedeu o espaço da Maternidade Brites de Albuquerque para que o Estado possa estruturar e equipar. O espaço comportará 60 leitos e será exclusivo para os pacientes que apresentem os sintomas mais graves do COVID-19. Essa medida é de extrema importância para combater o vírus. “Estamos tomando todas as medidas necessárias para que a população se sinta segura”, afirma a secretária de Saúde de Olinda, Luciana Lopes.

Imprensa Olinda

Prefeitura do Recife inclui Cesta Básica nos kits de alimentação da rede municipal

A Prefeitura do Recife passará a conceder cesta básica para todas as famílias de alunos da Rede Municipal de Ensino do Recife. Todos os tipos de kits de alimentação distribuídos para os mais de 90 mil estudantes matriculados nas escolas da rede municipal de ensino em creches, turmas regulares, escolas integrais e modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), terão também mais cesta básica para 15 dias. Na última semana, os mais de 90 mil kits somavam 270 toneladas em alimentos e, com a cesta básica para todo o corpo estudantil, a entrega irá somar mil toneladas em alimentos.

Para viabilizar a operação, a Secretaria de Educação precisou reforçar as equipes de montagens de kits e, pelo aumento de volume e logística necessária para tal operação, a entrega será feita na próxima sexta-feira (27) e os alimentos serão correspondentes a 15 dias consumo. A partir de então, a próxima entrega será feita no dia 9 de abril (quinta-feira) e será correspondente a 30 dias de alimentação para os estudantes e seus familiares.

“O Comitê tem agido com a eficácia que este momento inédito exige e a decisão do prefeito Geraldo Julio de estender a cesta básica para estudantes de toda a rede independente da quantidade de refeições que eles faziam anteriormente em nossas unidades reflete o entendimento da gestão de ampliar o apoio aos alunos e seus familiares, pois todos devemos estar resguardados em nossas residências”, esclarece o secretário de Educação do Recife, Bernardo D’Almeida.

Em todos os quatro tipos de kits, as famílias de estudantes da rede receberão uma cesta básica que contém itens com cereais, insumos proteicos e a montagem dos kits levou em consideração o valor nutricional e a segurança alimentar do corpo estudantil da rede de ensino. A Secretaria de Educação orienta que os pais e responsáveis devem buscar os kits no turno dos estudantes nas escolas em que eles estão matriculados, mas que, no momento da distribuição, se organizem em filas para manter distância entre si, evitando aglomerações.

KIT LIMPEZA E MATERIAL PEDAGÓGICO – Além dos kits alimentares, cada pai ou responsável pelo aluno também recebe um kit limpeza (sabão, desinfetante, água sanitária e detergente) e os estudantes receberão material pedagógico para auxiliar na continuidade dos estudos em suas residências. Na última semana, os estudantes receberam a indicação do Catálogo de Aplicativos e Sites Assistivos, que traz uma seleção de jogos, softwares e interfaces digitais para serem utilizadas em celulares, tablets, notebooks e computadores em geral. Para os próximos 15 dias, os estudantes receberão materiais como CDs e DVDs educativos, além de livros e apostilas.


Imprensa Recife

Shoppings Costa Dourada lança programação online

O Shopping Costa Dourada estará realizando em suas redes sociais uma programação especial para o público que, agora mais do que nunca, é consumidor de conteúdo online. Durante os dias de confinamento serão realizadas uma série de lives contando com a participação de influenciadores e profissionais de diversas áreas dando dicas de atividades que podem ajudar a ocupar o tempo do público nesta época de distanciamento social. 

Serão shows, receitas de cozinha, dicas de looks confortáveis, sugestões de jogos recreativos em família, dicas fitness de treino para manter a forma, listas de livros e sites com aulas e cursos para manter a mente funcionando e ampliar o conhecimento, bem como tutoriais de brinquedos para fazer em casa e animar os dias dos pequenos.

A iniciativa Casa Dourada busca colaborar com a prevenção à pandemia do COVID-19 ao mesmo tempo em que traz informação, entretenimento e também novos ares às famílias que estão em suas casas se prevenindo da melhor forma possível. As ações podem ser conferidas no instagram do shopping: https://www.instagram.com/shoppingcostadourada/

Prefeitura do Recife autua estabelecimentos por descumprimento do decreto de contenção da Covid-19

Em cumprimento ao decreto que determinou o fechamento do comércio, dos serviços e das obras de construção civil em todo o estado de Pernambuco, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, através da Diretoria de Controle (Dircon), com o apoio da Guarda Municipal, percorreu vários bairros da cidade com o intuito de fiscalizar e orientar os estabelecimentos que não estão cumprindo a determinação publicada no último domingo (22). A medida tem como objetivo diminuir a circulação de pessoas nas ruas e combater a disseminação do novo coronavírus. Para ampliar a divulgação de informações sobre a Covid-19, a Prefeitura também está fazendo uso de carro de som nas comunidades como parte da estratégia de conscientização da população. 

Durante a operação realizada nesta segunda (23/03), 11 estabelecimentos comerciais foram autuados. Entre as infrações encontradas, a mais grave foi um restaurante de Santo Amaro com funcionamento de self-service. O estabelecimento foi interditado. Além disso, uma oficina mecânica na Av. Rosa e Silva encerrou seu expediente, depois que os fiscais orientaram o proprietário e funcionários sobre a importância das medidas em vigor. Na Antenor Navarro, bairro das Graças, uma lanchonete foi notificada por improvisar um “drive-thru” com cones na via pública, tentando burlar o decreto de saúde pública e ocupando irregularmente logradouro público. Também na Rosa e Silva, uma padaria foi orientada a recolher mesas e cadeiras que estavam dispostas no salão e passar fita zebrada isolando área do buffet de self-service e também o primeiro andar, onde eram servidas refeições. 

Já na Zona Sul, houve a interdição de duas lanchonetes, Dois salões de beleza, ambos na Avenida Conselheiro Aguiar, acataram orientação para fechar. No caso dos estabelecimentos que receberam auto de infração, se houver reincidência, o local poderá ser interditado e perder alvará de funcionamento. Cerca de 30 profissionais da Dircon e Guarda Municipal estavam envolvidos na ação de fiscalização. A medida não vale para supermercados, mercados, padarias, feiras livres, farmácias, lojas de conveniência, restaurantes, lanchonetes e postos de combustíveis. 

“A ideia é esclarecer e conseguir que o próprio comerciante decida pelo fechamento e cumprimento das medidas. Se esse acordo não for alcançado, ele poderá ser multado e fecharemos o estabelecimento. Em caso de reincidência, o comerciante pode ser punido com a perda de alvará de funcionamento", explicou Candida Bonfim diretora executiva de Controle Urbano do Recife. 

O cidadão pode denunciar estabelecimentos e obras que estejam descumprindo as medidas restritivas municipais para contenção do avanço do novo Coronavírus. As denúncias podem ser feitas de acordo com a área da cidade em que a irregularidade está acontecendo:


Imprensa Recife

Governo do Estado determina a contratação de mais profissionais da Saúde e anuncia novas medidas contra o Covid-19

O governador do Estado, Paulo Câmara, anunciou, no final da manhã de hoje (23), mais uma série de medidas que vão impactar diretamente no controle da epidemia Covid-19. No pronunciamento, o governador determinou a contratação de 4.729 profissionais da área de Saúde, a abertura de duas seleções públicas, o repasse de R$ 11 milhões para a Assistência Social e Saúde e a edição de um novo decreto impedindo o transporte de passageiros em mototáxis e proibindo as reuniões e aglomerações para grupos com mais de 10 pessoas.

De acordo com o decreto, serão convocados 4.729 profissionais para reforçar o sistema de saúde. Serão contratados 430 médicos e 1.552 outros profissionais de diversas áreas, aprovados no último concurso. Esse pessoal vai fortalecer toda a rede pública de Saúde, inclusive o Hemope e o Hospital Oswaldo Cruz.

O governador também autorizou a realização imediata de duas seleções públicas simplificadas para a contratação de 2.747 novos profissionais. A primeira seleção, para a Secretaria de Saúde tem previsão para 160 vagas para médicos e 1.917 vagas em outros cargos.

A segunda seleção será feita pela Universidade de Pernambuco – UPE e vai contratar 65 médicos e 605 para profissionais como enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, biomédicos, fisioterapeutas, técnicos em enfermagem, entre outros.

“Todo esse time vai compor o atendimento nas unidades existentes e nas que estamos abrindo para enfrentar a epidemia do novo Coronavírus. Além disso, estamos repassando onze milhões de reais para ajudar as ações de saúde e assistência social dos municípios pernambucanos”, afirmou o governador que reforçou: ”quero ainda ressaltar que nossa melhor estratégia de combate à disseminação do vírus nesse momento é o isolamento social”.

Consta do novo decreto a proibição de reuniões e as aglomerações para grupos com mais de 10 pessoas, além de impedir o transporte de passageiros com a utilização de mototáxis. O governador informou que o Estado está repassando R$ 11 milhões para ajudar as ações de Saúde e Assistência Social dos municípios pernambucanos.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Vacinação para idosos acontece a partir de amanhã (24) em Camaragibe

Em parceria com a Prefeitura de Camaragibe, o Camará Shopping promove uma semana de vacinação contra a gripe, que acontece a partir de amanhã (24) e vai até o sábado (28), podendo ser prorrogada. A campanha acontece das 8h às 16h e é voltada para o público maior de sessenta anos. Para garantir a segurança e em respeito à saúde de todos, atendendo as recomendações governamentais que proíbem aglomerações, o esquema de vacinação funcionará via drive thru, de modo que serão atendidas pelos profissionais de saúde apenas as pessoas que estiverem em seus veículos. O espaço montado para atendimento estará localizado na lateral do shopping, parada 2, próximo a entrada da loja Riachuelo.

Home office: alongamentos e cuidados com a ergonomia devem ser essenciais

Para mitigar a epidemia do coronavírus que assola o mundo, muitas empresas liberaram seus funcionários para trabalhar em casa. Mas, atenção: aqueles que não estão acostumados a trabalhar de forma remota devem ter alguns cuidados para não prejudicar a saúde. Realizar alongamentos simples e aplicar a ergonomia de forma correta podem fazer uma grande diferença no dia a dia, tanto para movimentar o corpo quanto para garantir uma boa circulação sanguínea. 

A fisioterapeuta do SESI Saúde Márcia Heráclio alerta para a importância do trabalhador escolher um local adequado que seja bem arejado, iluminado e sem barulho para executar suas funções com tranquilidade e comodidade. Outro ponto de atenção deve ser a postura. “Assentos ou bancadas inadequadas obrigam o trabalhador a usar posturas impróprias. Se o assento for muito alto pode acarretar em dores nas pernas, nos joelhos e nos pés. Enquanto que se for muito baixo irá prejudicar o dorso e o pescoço. Sentar sem encosto também não é indicado, pois gera dores nos músculos extensores do dorso”, comentou.

Além de escolher uma cadeira confortável que estimula a boa postura, é ideal deixar o monitor na altura dos olhos e manter o teclado, os braços e os cotovelos apoiados, para evitar cãibra nas mãos e nos antebraços. “Se o funcionário for de estatura baixa, deve colocar apoio de pés. A coluna é uma das estruturas mais fracas do organismo, sustentada por diversos músculos que também são responsáveis pelos seus movimentos”, pontuou Márcia. 

Não trabalhar na cama e no sofá para não causar desconforto na musculatura, bem como dar preferência a mobílias onde as pernas caibam tranquilamente também são recomendações da fisioterapeuta do SESI Saúde. “A ergonomia impacta diretamente na produtividade, no bem-estar e na saúde. Portanto, o trabalhador deve levantar a cada duas horas para evitar varizes, trombose e celulites. Se alongar também é essencial”, falou. 

Além da atenção com a ergonomia, quem trabalha em regime de home office também pode adotar uma rotina de alongamentos para minimizar o desconforto e a dor devido às horas de trabalho sentado. “O trabalhador deve separar cerca de 10 a 15 minutos diários, para realizar exercícios de complexidade baixa, priorizando o pescoço, os membros superiores e a coluna a fim de evitar possíveis lesões. Minha sugestão é optar pelos alongamentos dos grandes grupamentos musculares, como peitorais, dorsais, quadríceps (coxa), pois são de fácil execução”, aconselha o professor de Educação Física do SESI-PE Lucas Figueiroa.

De acordo com Figueiroa, especialista em ginástica laboral, deve-se praticar exercícios antes de iniciar as atividades profissionais e, posteriormente, em um intervalo de duas ou três horas após o início da jornada de trabalho. “É possível usar o próprio ambiente home office para realizar os movimentos e materiais disponíveis na residência, como uma cadeira, cabo da vassoura, uma toalha e parede como apoio”, sugeriu. 

De olho na ergonomia e na prática correta dos exercícios físicos, o trabalhador terá diversos benefícios na saúde. “Tudo isso ajudará na prevenção de algumas patologias adquiridas nas atividades laborais, como tendinite, bursite e síndrome do túnel do carpo. A redução das lesões acarreta no aumento da concentração e da produtividade”, destacou Figueiroa.

Imprensa FIEPE

Rodízio de água pode ser diminuído em Caruaru

As fortes chuvas registradas nos últimos dias em cidades do Agreste pernambucano, continuam trazendo boas notícias para a região. A exemplo de Jucazinho, a Barragem de Tabocas, localizada em Santa Cruz do Capibaribe, é outra que conseguiu acumular água, atingindo 19,60% da sua capacidade total que é de 13 milhões de metros cúbicos. Com a melhoria do nível de Tabocas, que estava em colapso desde o ano passado, a presidente da Compesa, Manuela Marinho, determinou que sejam realizados os ajustes operacionais necessários que irão permitir a diminuição do rodízio em Caruaru.

A expectativa é que já na próxima semana, toda a área urbana da cidade seja abastecida no regime de 5 X 10, saindo do calendário de cinco dias com água e quinze dias sem. Também será ampliado em mais um dia o fornecimento de água para a zona rural do município, que passará a ter água no período de dois dias com água e 30 dias sem.

Manuela Marinho adianta que gradativamente já está sendo possível atender com mais água as áreas periféricas da cidade, como as localidades de Luis Bezerra Torres, Rendeiras, Residencial Alto do Moura e José Carlos Oliveira. Ela explica que isso está sendo possível porque o Sistema Prata-Pirangi não compartilhará mais água com Santa Cruz do Capibaribe, que voltará a ser abastecida exclusivamente por Tabocas. Com mais água do Prata-Pirangi para Caruaru, foi determinada a imediata redução do rodízio na "Capital do Forró". “Estamos realizando os ajustes e realizando todos os testes para que mais água seja direcionada a Caruaru, um município de grande contingente populacional e importante para a economia da região e do estado", afirmou Manuela.

Imprensa Compesa