segunda-feira, 23 de março de 2020

Procon-PE e as ações para combater a pandemia

Mesmo diante da pandemia de coronavírus que vem assolando todo o mundo, com casos confirmados em Pernambuco, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) vem dando sequência aos atendimentos em seus órgãos vinculados.

Durante a última semana, o Procon-PE realizou diversas ações denominadas de Operação Covid-19. Foram fiscalizadas cerca de 40 farmácias e supermercados na Região Metropolitana do Recife (RMR). As fiscalizações, que terão continuidade esta semana, têm o objetivo de coibir irregularidades e preços superfaturados. Uma loja de informática, localizada em Boa Viagem, foi notificada por vender álcool em gel de forma irregular.

O órgão de defesa do consumidor também realizou duas audiências buscando garantir o direito do consumidor durante a pandemia do Coronavírus: uma com as empresas aéreas e agências de viagens e outra com Associação Pernambucana de Supermercados.

O atendimento do órgão se manteve regular até a quinta-feira. Apenas na sexta-feira, que os atendimentos presenciais na unidade sede e demais unidades conveniadas ficaram restritos apenas em casos emergenciais. A medida visa resguardar os consumidores, que são na grande maioria pessoas idosas, e servidores.

Além do call center (0800-282-1512), o órgão ampliou as frentes de atendimento ao público e está disponibilizando à população o e-mail denuncia@procon.pe.gov.br, exclusivo para denúncias, e registrando reclamações pelo número de Whatsapp 3181-7000. Em todo o estado, na última semana, foram abertas 782 reclamações. Destas, 305 no Procon sede.

Imprensa Procon PE