segunda-feira, 22 de março de 2021
Hospital Miguel Arraes contrata profissionais de saúde
Passe livre para desempregados na pandemia
Obras da Compesa em Fernando de Noronha
Setor de saneamento básico reforça o comprometimento com o desenvolvimento sustentável do país
Idoso de 115 anos será vacinado em Paulista
Solução para aproximar mais a pessoa que doa daquela que recebe
Segunda semana do Virtuosi traz músicos da nova geração
XXIII VIRTUOSI VIRTUAL
Master Classes, Palestras e Concertos
Apresentação: Lei Aldir Blanc, Fundarpe, Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco; Prefeitura do Recife
Incentivo: pelo Sistema de Incentivo à cultura, da Prefeitura Municipal do Recife
Patrocínio: STN , Excelsior Seguros, Uninassau
Produção: CODA
Realização: Virtuosi, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.
Informações: 3203 6023
Rua Velha recebe urbanismo tático para adequar a velocidade e dar mais segurança aos pedestres
Bancada do PSOL na Câmara reforça importância da Renda Básica Permanente
Celpe premia quem paga conta em dia
I Seminário de Agroecologia do Recife
O diagnóstico das atuais experiências em agricultura urbana no Recife, bem como a reunião de dados que vão embasar as políticas no segmento para os próximos quatro anos são os principais objetivos do I Seminário de Agroecologia Urbana do Recife, que acontece amanhã (23). Todo em ambiente virtual devido à pandemia, o evento será o ponto de partida do diálogo entre os atores do setor de agricultura urbana na cidade e o poder público municipal.
O encontro tem por finalidade mapear as iniciativas de agricultura urbana no Recife, articulando instituições, levantando informações e refletindo sobre projetos e práticas existentes, bem como coletar sugestões e propostas para a construção do Plano de Agroecologia Urbana do Recife. Entidades da sociedade, pesquisadores e pessoas físicas ligadas à agricultura urbana, agroecologia, segurança alimentar e sustentabilidade urbana participarão do seminário.
O evento será aberto às 8h30 pelo poeta e educador ambiental Felipe Júnior, seguido da apresentação do escopo do Plano de Agricultura Urbana da cidade. Também serão apresentadas iniciativas como a Comunidade dos Pequenos Profetas, o projeto Mais Vidas nos Morros, da Prefeitura do Recife, e o programa Horta em Todo Canto, do governo do Estado.
À tarde os participantes serão divididos em grupos de trabalho - em salas virtuais - onde serão discutidos temas como estratégias de articulação, troca de experiência e intercâmbio; apoio institucional e assistência técnica; economia solidária, circular e segurança alimentar.
"Trata-se de um momento muito importante, que é quando vamos dar a partida, envolvendo os mais diversos setores da agricultura urbana, no processo de elaboração do nosso Plano de Agroecologia. A partir daí teremos embasamento para as políticas que vão melhorar a cadeia produtiva do setor e garantir maior segurança alimentar para vários setores da população", explica a Secretária Executiva de Agricultura Urbana do Recife, Adriana Figueira.
Será possível acompanhar a maior parte do seminário - exceto os grupos de trabalho, que serão restritos aos inscritos - pelo seguinte canal no YouTube: https://rebrand.ly/agroecologiaurbana.
A Secretaria Executiva de Agricultura é parte da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento da Prefeitura do Recife. A pasta visa promover segurança alimentar através da agroecologia - agricultura sustentável e sem o emprego de agrotóxicos. No último dia 19 de março, realizou a distribuição de 25 quilos de sementes de milho para a plantação no Dia de São José. Foram beneficiadas instituições filantrópicas, entidades da sociedade e órgãos governamentais.
lmprensa Recife
ICEI de Pernambuco recua e sente os efeitos da nova onda da Covid-19
Purple Day: Conscientização sobre a Epilepsia
Ferreira Costa mostra receitas de Páscoa
A Ferreira Costa produz diversos vídeos e promove live de receitas para curtir a Páscoa em casa. O Home Center dá dicas em como aproveitar o lar de uma forma leve e gostosa
A internet é uma aliada essencial para unir pessoas, mas também para dar um agito nos seus dias em casa e a criar novas possibilidades de atividades que talvez você nem percebesse pouco tempo atrás.
E, para curtir um pouquinho mais do lar, a Ferreira Costa vai divulgar no instagram @ferreiracosta diversos vídeos de receitas e ainda promover uma live especial de Páscoa para quem quiser se aventurar na cozinha, seja sozinho, à dois ou em família. Esse momento em casa é ideal para diversificar e fugir do trivial.
Que tal pegar um papelzinho e a caneta para anotar a agenda de gostosuras que o Home Center preparou para você?
25/03 (quinta–feira) - Vídeo Brigadeiro de Morango
27/03 (sábado) - Live Malu Sweets -10h
30/03 Terça - Vídeo Fondue Morango
02/04 (sexta) – Feira Santa - Vídeo Patê de Cenoura
03/04 (sábado) - Vídeo Trufa Saudával
04/04 (domingo de Páscoa ) - Vídeo Malu Sweets
Criatividade com pneus dá nova roupagem a unidade da Funase
No Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Timbaúba, unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) na Zona da Mata Norte, uma boa prática na área de qualificação profissional está dando uma nova roupagem aos espaços de cumprimento da medida de internação por adolescentes em processo de reinserção social após envolvimento em atos infracionais. Trata-se do curso de Artesanato em Pneus, por meio do qual os alunos aprendem a criar, por exemplo, cacimbas artesanais, araras e tucanos usados na decoração de salas e das áreas externas. A turma mais recente chegou ao fim na última sexta (19).
A iniciativa foi idealizada pelo coordenador-geral da unidade, Adelson Paixão, que também é responsável por ministrar as aulas. Quinze socioeducandos participaram da ação, que já contou com três turmas formadas. As aulas ocorreram em grupos com até cinco alunos, com observância às medidas de prevenção ao coronavírus. No início de março, quando a segunda turma estava em atividade, dois adolescentes que já haviam passado pelo curso foram convidados para ministrar as aulas juntamente com o instrutor.
Todos os itens são produzidos a partir da ressignificação de pneus reaproveitados, o que ajuda a passar também a mensagem sobre a importância do reúso de materiais que, se descartados incorretamente, prejudicariam o meio ambiente. As atividades têm certificação do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). O fato de os objetos estarem sendo destinados à decoração dos espaços da unidade tem funcionado como um estímulo ao envolvimento coletivo dos alunos nesse processo.
Para o coordenador-geral do Case Timbaúba, Adelson Paixão, cursos como esses têm um papel diferenciado na trajetória dos adolescentes atendidos pela Funase. “Estou na instituição há 20 anos e é gratificante poder contribuir para o desenvolvimento profissional deles. O curso é uma oportunidade, para que, ao saírem da Funase, disponham de uma série de conhecimentos práticos e avaliem a possibilidade de trabalhar com artesanato, um característica muito forte em nossa região”, afirma.
lmprensa Funase PE
Pianista Luis Fernando Cirne apresenta recital Devaneio com recursos de videomapping
Consultoria ganha destaque nas empresas
Controladorias de Pernambuco e do município de Niterói (RJ) trocam experiências sobre ações na área integridade
No Dia Mundial da Água, Governo de Pernambuco anuncia medidas para garantir disponibilidade hídrica
Programas da SEDH têm atendimentos presenciais suspensos