segunda-feira, 22 de março de 2021

Setor de saneamento básico reforça o comprometimento com o desenvolvimento sustentável do país

 

Neste Dia Mundial da Água, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alertar sobre a necessidade da preservação e colocar em pauta questões que envolvem os recursos hídricos, celebrado nesta segunda-feira, 22, a BRK Ambiental, empresa parceira da Compesa nos serviços de saneamento em 14 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) e Goiana, reforça a importância dos investimentos em iniciativas no esgotamento sanitário, capazes de promover impactos positivos e transformar os recursos hídricos da região.

O setor de saneamento básico tem um papel fundamental na construção de uma agenda comprometida com a qualidade de nossa água, além do desenvolvimento ambiental, social e econômico do país. Mais do que proporcionar investimentos que atendam os 35 milhões de pessoas que não têm acesso ao serviço de água e os 100 milhões de brasileiros que não contam com esgotamento sanitário, o setor proporciona impactos no desenvolvimento sustentável do país.

A coleta e o tratamento do esgoto é fundamental para garantir o retorno dos efluentes com qualidade aos nossos mananciais. Para garantir essa eficiência, a BRK Ambiental defende um ciclo sustentável dos negócios, com o tratamento do esgoto antes de ser lançado nos rios. A proposta é que, ao cuidar do tratamento na entrada e saída da água, seja possível garantir a disponibilidade e a qualidade do recurso para as futuras gerações.

Na RMR, as ações realizadas pela BRK Ambiental em parceria com a Compesa, que fazem parte do Programa Cidade Saneada, proporcionam impactos diretos na vida de 6 milhões de pessoas. As obras de expansão garantiram a prestação de serviços de saneamento para 38% da população da RMR, gerando impactos positivos em nosso meio ambiente, resultados de investimentos constantes e que estão estimados em 6,7 bilhões.

“Acreditamos no poder transformador do saneamento básico e temos um propósito claro de sustentabilidade em todas as nossas esferas de atuação. Nosso trabalho tem impacto direto em nossos recursos hídricos. Queremos garantir que a expansão dos serviços de saneamento básico ajude a mobilizar a sociedade, com ações capazes de promover o futuro sustentável do Brasil”, avalia Ana Carolina Farias, Diretora Presidente da BRK Ambiental em Recife.

O acesso à água tratada de qualidade se tornou um grande aliado no combate ao coronavírus, pois lavar as mãos com água e sabão ainda é uma das principais soluções para evitar a contaminação e a propagação da doença. O saneamento proporciona impactos diretos na saúde, estudos comprovam que, a cada R$ 1 investido em saneamento, são economizados R$ 4 em saúde. Os números reforçam que no cenário atual, com a pandemia de Covid-19, o saneamento é ainda mais necessário

“O saneamento básico promove inúmeros benefícios às pessoas, a ampliação dos serviços contribui com a redução das doenças de veiculação hídrica, com a melhoria da qualidade de vida, com a promoção da cidadania e a dignidade, além dos reflexos diretos com os aspectos econômicos e ambientais”, aponta Adriano Barbosa, Gerente de Operações da BRK Ambiental em Pernambuco.