segunda-feira, 22 de março de 2021

Solução para aproximar mais a pessoa que doa daquela que recebe

 

A partir de um desafio, realizado ano passado pelo Porto Digital, alunos da Pós-graduação em Desenvolvimento de Software, do Centro Universitário Tiradentes (Unit PE), criaram um software social, que concorreu com outros 10 projetos de diferentes universidades e conquistou primeiro lugar. A ideia da solução é aproximar ainda mais a pessoa que doa daquela que recebe, com mais transparência, agilidade e menos burocracia. Principalmente durante a pandemia, em momento de isolamento social.

Os alunos já deram até um nome: “together: unindo diferentes realidades”. Agora, os estudantes buscam apoio para tirar a ideia do papel e transformar a iniciativa em um aplicativo. “Atualmente, o projeto está em fase de melhoria contínua para se tornar um aplicativo, com apoio de investidores ou através de seleção para incubadoras. Queremos tornar o Together uma realidade, reduzir os impactos da pandemia e melhorar a vida das pessoas. O desejo é ajudar a mudar a dura realidade das pessoas”, explica Clérison Souza, participante da equipe.

A intenção é iniciar a solução pela comunidade do Pilar, no Bairro do Recife e que enfrenta muitos desafios sociais. Foi na localidade onde o protótipo foi concebido. Segundo Clérison, mesmo durante a pandemia, quando não era possível circular, a equipe inicial se reunia virtualmente para fazer o planejamento, catalogar dados e desenvolver o software.