segunda-feira, 22 de março de 2021

Segunda semana do Virtuosi traz músicos da nova geração

 

É com uma homenagem a Johann Sebastian Bach, que a NOVA GERAÇÃO de músicos pernambucanos abre a segunda semana de concertos do Festival Virtuosi. O festival segue com uma programação completamente virtual e gratuita, até o próximo domingo (28), com apresentações inéditas para os amantes e apreciadores da música clássica curtirem de casa, através do novo portal www.virtuosi.com.br e também pelo Youtube, Facebook e Instagram do evento.

Caracterizada pela excelência de seu repertório e execução em peças clássicas e contemporâneas, nesta segunda (22), o violoncelista Fernando Trigueiro apresenta uma belíssima e delicada Suite para cello solo de Johann Sebastian Bach, enquanto Raul Victor interpreta uma Sonata para viola solo de Paul Hindemith.

Na terça-feira (23), também às 19h, é a vez do pianista pernambucano Luis Felipe de Oliveira assumir o palco virtual, do festival. Natural de Gravatá, Felipe apresenta obras clássicas de Beethoven, Liszt e Dierson Torres.

Encerrando o projeto da NOVA GERAÇÃO, na quarta-feira (24), o violinista Gilson Filho interpreta várias peças para violino solo incluindo a Paganiniana de Milstein. O programa será finalizado com a Sonata de Leopoldo Miguez para violino e piano, tendo Luis Felipe de Oliveira como pianista.

A programação continua na quinta (25), com dois programas diferentes, com a pianista e soprano Rachel Fenlon, que ostenta obras de Messiaen, Brahms, Alma Mahler e George Crumb. Esta é a primeira vez que Rachel se apresenta para o público brasileiro. Na sequência, o festival exibe um brilhante recital do contrabaixista Catalin Rotaru que será acompanhado pela pianista Wan-Ting Yu.

A sexta-feira (26) traz o frescor do grande violoncelista pernambucano Antonio Meneses que apresentará Sonatas para violoncelo e piano de Beethoven, Mendelssohn e Grieg, que prometem encantar o público. Antonio se apresenta acompanhado pelos pianistas Ricardo Castro e Gerard Wyss.

O sábado (27), chega com a presença feminina do RAGAZZE QUARTET. O grupo holandês formado por 4 instrumentistas mulheres, entre elas, Rosa Arnold, Jeanita Vriens, Annemijn Bergkotte e Rebecca Wise, se apresenta pela primeira vez no Brasil, com programas atraentes e nada convencionais. O Ragazze Quartet tornou-se uma das vozes mais novas e importantes no mundo da música clássica. Com performances que falam a todos os sentidos, o quarteto, aquece corações, tanto do ouvinte obstinado quanto do novato, com repertórios passados e também de dias atuais.

O XXIII VIRTUOSI VIRTUAL encerra sua programação no domingo (28), oferecendo uma apresentação do violoncelista Leonardo Altino (foto). Primeiro Prêmio no Concurso Internacional de Violoncelo de Viña Del Mar/Chile, Leonardo Altino estudou na Yale University, no NEC, na Universidade de Illinois e na Musikhochschulle de Detmold. Foi solista das principais orquestras brasileiras assim como de várias orquestras americanas, Sinfônica do Chile e Sinfônica de Bogotá. Leonardo apresenta-se frequentemente nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Coréia, Taiwan, Alemanha, Chile e Colômbia. É Professor do Wheaton College e gravou o CD Poema com a obra completa para cello do compositor Marlos Nobre, além do CD En Voyage com sua esposa violinista Soh-Hyun Park.

Diante o momento incomum que o mundo inteiro está vivendo por conta da pandemia, o Festival Virtuosi é mais um dos eventos brasileiros que migram o seu formato físico para o digital. O evento traz shows, palestras, masterclasses e oficinas, que refrescam a alma e encurtam barreiras físicas e simbólicas.

A programação do evento foi aprovada pela Lei Aldir Blanc e Sistema de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal do Recife, com patrocínio do Sistema de Transmissão do Nordeste, Excelsior Seguros e Uninassau.


XXIII VIRTUOSI VIRTUAL
Master Classes, Palestras e Concertos
Apresentação: Lei Aldir Blanc, Fundarpe, Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco; Prefeitura do Recife
Incentivo: pelo Sistema de Incentivo à cultura, da Prefeitura Municipal do Recife
Patrocínio: STN , Excelsior Seguros, Uninassau
Produção: CODA
Realização: Virtuosi, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.
Informações: 3203 6023