segunda-feira, 22 de março de 2021

Rua Velha recebe urbanismo tático para adequar a velocidade e dar mais segurança aos pedestres

 

Em nova ação para implantar o trânsito calmo nos espaços públicos e levar mais segurança viária, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), entregará, na próxima terça-feira (23), mais um projeto inovador, dessa vez na Rua Velha, no bairro da Boa Vista, área central da cidade. Com as pinturas coloridas no chão para ampliar os espaços de pedestres, a via foi redesenhada de forma que induza os veículos a trafegarem com velocidade reduzida, especialmente as motocicletas, com áreas de pedestres colocadas de forma alternada. O trecho que foi escolhido vai da Rua da Matriz até o Largo de Santa Cruz, devido ao grande número de pedestres e veículos. A via passou por requalificação da Emlurb, que também implantará jarros com plantas para humanizar o espaço. Esse projeto foi feito em parceria com a NACTO-GDCI, associação referência em mobilidade sustentável, por meio da iniciativa Bloomberg de Segurança Viária.

Para adequar a via aos pedestres, além das peças alternadas, o estacionamento também foi feito nesse formato, direcionando os condutores de veículos a reduzir a velocidade, que agora diminuiu para 30 km na via. Além disso, foram feitas 12 novas faixas de pedestres e houve expansão de 125 m² das calçadas, melhorando a segurança viária de quem anda a pé nessa área. A presidente da CTTU, Taciana Ferreira, relata sobre a relevância dessa intervenção. “Nós da CTTU estamos empenhados em cooperar cada vez mais com a melhora na mobilidade dos pedestres, estimulando todos a pensar coletivamente, e ao mesmo tempo fazendo com que as pessoas tenham uma experiência diferente de andar pela cidade.”, diz a gestora.

São diversas áreas de trânsito calmo já existentes no Recife, como as da Ilha do Leite e do Largo da Paz, que foram também sinalizadas e humanizadas pelas pinturas no asfalto. O objetivo da implantação do trânsito calmo é democratizar a circulação no espaço urbano, com ampliação das calçadas para os pedestres, diminuição da velocidade regulamentada e humanização das vias, transformando em ilhas de refúgio para os que andam a pé. O uso de urbanismo tático tem sido uma estratégia para redução de sinistros de trânsito no Recife. De acordo com os registros da CTTU, o período de janeiro e fevereiro entre 2019 e 2020 registrou uma redução de 41% de sinistros com vítimas após as intervenções. Áreas como o Largo da Paz tiveram sete sinistros com vítimas neste período de 2019 e, no ano seguinte, duas ocorrências. Na Avenida Cruz Cabugá, o número também caiu de 23 para 14 no mesmo período. Na Avenida Conde da Boa Vista, a mudança foi de 22 para quatro sinistros com vítimas também neste período.

lmprensa Recife