sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Amor Perfeito: Capítulo 03




Em meio à rodinha de música, Jennifer foi à cozinha preparar o lanche pra turma. Afrodite seguiu atrás:

- Eu te ajudo.
- Tá certo.

Na cozinha, as duas conversavam sobre Maria San:
- Que louquinha essa menina que entrou na turma hoje... – Disse Afrodite.
- Ela é muito gente boa, eu, painho e mainha almoçamos com ela e o pai dela.
- Simpática mesmo. Assim, eu queria te dizer uma coisa...
- Diga...
- Terminei com a Saxy na sexta-feira e passei o fim de semana pensando...
- Terminou? – O coração de Jeniffer disparou.

E as duas silenciaram. Continuaram a preparar o lanche.

Afrodite era lésbica assumida e embora despertasse a paixão dos homens pela sua beleza, marcada por um belo par de olhos azuis, deixava clara a sua orientação. Até alguns dias antes, estava com um namorico com a bela Saxy, a saxofonista da Banda Amor Perfeito, da qual Jefferson e Apolo eram os líderes.

Embora estivesse com Saxy e ficasse de vez em quando com outras meninas, sua paixão mesmo era a tímida e inexperiente Jeniffer. Amigas desde a adolescência, trocavam confidências e quando Afrodite se assumiu gay, Jeniffer foi a primeira a saber. Ao contrário da amiga, Jeniffer ainda era virgem, sequer havia beijado alguém. E nunca se apaixonara por mais ninguém, sabia que seu coração pertencia à Afrodite, que por sua vez, estava disposta a esperar que Jeniffer despertasse para o amor.

Afrodite era irmã de Apolo e sabia das inúmeras aventuras do irmão bissexual. Só não sabia que ele nutria uma paixão por Jefferson. Em segredo, claro, pois Jefferson, claramente hetero, tinha muitas ficantes e naquele momento estava se encantando por Maria San, cantando músicas dedicadas a ela.

O dia anoiteceu e os pais chegaram. Jerson percebia os olhares e sorrisos de Apolo para Jefferson e não gostou do que viu. À noite, conversava com a mulher na cama:

- Sabia que tem um homem de olho no nosso filho?
- Minha nossa, Jerson! Você nunca se conforma ? O Jefferson não é igual a você e o Apolo é um ótimo rapaz, ele, ao contrário de você, admira a música do nosso filho!
- Música... Um menino tão bom em Matemática e Geometria, poderia estar trabalhando comigo... Mas ele escolheu ser músico!
- A felicidade do Jefferson não importa pra você, né? Só a sua...
- Meu único filho homem... Já engulo o fato dele ser músico, e ainda mais se...
- Cala a boca e não diga o resto! – E virou-se para o lado, dando as costas para o marido.

Enquanto isso, no quarto, Jefferson estava compondo uma música para Maria San.

Apoio Cultural:

Espíritas debatem sexualidade humana no Recife

O Núcleo Espírita Mensageiros do Bem – NEMB promove em nas terças e quintas de setembro uma série de debates sobre a sexualidade humana sob o ponto de vista da Doutrina Espírita. As palestras são sempre às 20h, na sede da entidade, na Cidade Universitária.

Serviço:

X Encontro sobre Sexualidade na Visão Espírita
Terças e Quintas de Setembro
Hora: 20h
Local: Núcleo Espírita Mensageiros do Bem – NEMB
Rua Odon Rodrigues, 115, Cidade Universirária

Outras Informações: nucleoespiritamensageirodobem@gmail.com

Apoio Cultural:

OMS lança relatório sobre saúde associada à economia verde

A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou um relatório (PDF) sobre a saúde e os benefícios associados à diminuição das alterações climáticas no setor da habitação, o primeiro de uma nova série de relatórios sobre a saúde e a economia verde.

A série realiza uma análise sistemática da diminuição das alterações climáticas e estratégias de crescimento verde em cinco setores da economia: habitação, transportes, serviços de saúde, fontes de energia de uso doméstico nos países em desenvolvimento e agricultura.

O primeiro relatório completo, relacionado com o tema habitação, avalia os impactos potenciais à saúde de opções de mitigação para o setor de construção residencial, com foco em estratégias de revista no Quarto Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

O relatório da OMS conclui que muitas formas de asma e alergias, bem como doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais estão cada vez mais relacionadas com as intensas ondas de calor e períodos de frio, e podem ser resolvidas por medidas simples de estratégias de construção de “habitações saudáveis”.

O documento aponta, da mesma forma, que deve ser dada mais atenção aos riscos na área de habitação devido a seu rápido crescimento nas cidades em desenvolvimento, e de como habitações mais amigas do meio ambiente e planejamento urbano podem melhorar a saúde dos pobres, bem como mitigar as mudanças climáticas.

O relatório identifica uma série de estratégias “ganha-ganha” para a saúde e diminuição das mudanças climáticas, incluindo o aprimoramento do aquecimento equipamentos de cozinha mais eficientes para reduzir a poluição no interior doméstico, e também constata que a equidade em saúde pode ser melhorada em áreas de baixa renda através de investimentos em coberturas isoladas, de baixa energia de iluminação, água, ar condicionado aquecimento e outras estratégias de mitigação de baixo custo.

ONU Brasil

Apoio Cultural:

Pedidos de informação sobre Lei Maria da Penha foram 443.734 em cinco anos

Brasília – De abril de 2006 a junho deste ano, a Central de Atendimento à Mulher (Disque 180) registrou 1.952.001 atendimentos em todo o país. Desse total, 434.734 se referem a informações sobre a Lei Maria da Penha (11.340/06) - que tornou mais rigorosas as punições a quem agride mulheres -, o que corresponde a 22,3% do total das ligações.

Durante os cinco anos de vigência da legislação, foram registrados 237.271 relatos de violência, sendo 141.838 sobre violência física; 62.326 sobre violência psicológica; 23.456 sobre violência moral; 3.780 sobre violência patrimonial; 4.686 sobre violência sexual; 1.021 sobre cárcere privado; e 164 sobre tráfico de mulheres.

Apenas entre janeiro e junho de 2011, o serviço registrou 293.708 atendimentos – 30.702 deles foram relatos de violência. Desse total, 18.906 se referiam à violência física; 7.205 à violência psicológica; 3.310 à violência moral; 513 à violência patrimonial; 589 à violência sexual; 153 ao cárcere privado; e 26 ao tráfico de mulheres.

De acordo com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, a maior parte das mulheres que entrou em contato com o Disque 180 é parda (46%), tem entre 20 e 40 anos (64%), cursou parte ou todo o ensino fundamental (46%) e convive com o agressor há mais de dez anos (40%). Dados indicam ainda que 87% das denúncias são feitas pela própria vítima.
O perfil feito pela pasta indica também que 59% das mulheres atendidas declararam não depender financeiramente do agressor que, em 72% dos casos, é cônjuge da vítima. Os atendimentos registraram que 65% dos filhos presenciam a violência e 20% sofrem violência junto com a mãe.

Em números absolutos, São Paulo lidera o ranking com 44.499 ligações, seguido pela Bahia, com 32.044, e por Minas Gerais, com 23.430. Quando considerados os números relativos à população feminina de cada estado, a Bahia aparece em primeiro lugar, com 224,36 atendimentos para cada 50 mil mulheres, seguida por Sergipe (215,1) e pelo Pará (214,52).

Dados do Conselho Nacional de Justiça divulgados em março deste ano indicam que, até julho de 2010, 331.796 processos relacionados à Lei Maria da Penha foram distribuídos em todo o País – desses, 110.998 foram sentenciados. Durante o mesmo período, foram decretadas 1.577 prisões preventivas e 9.715 prisões em flagrante, além de designadas 121 mil audiências, 93.194 medidas protetivas, 52.244 inquéritos policiais e 18.769 ações penais.

Paula Labossière & Graça Adjuto – Agência Brasil


Apoio Cultural:

Projeto aumenta aposentadoria e pensão para idoso dependente

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 751/11, da deputada Flávia Morais (PDT-GO), que aumenta em 50% a aposentadoria ou pensão para o idoso que receba até um salário mínimo e tenha necessidade de ajuda cotidiana de terceiros para se cuidar.

Segundo a autora da proposta, o benefício de um salário mínimo é insuficiente para atender a todas as necessidades vitais básicas dos idosos. Flávia Morais afirma que a situação se agrava quando é necessária a contratação de um cuidador para o idoso nas atividades diárias. “Julgamos indispensável assegurar recursos públicos para permitir o aumento do benefício do idoso dependente.”

De acordo com o texto, o Executivo deverá garantir a dotação orçamentária para o benefício para o exercício financeiro seguinte ao da publicação da lei, caso o projeto seja aprovado.

Tiago Miranda & Pierre Tríboli/ Agência Câmara


Apoio Cultural:

Segue para exame da CE destinação de recursos do pré-sal para a educação

O PLS 138/11, projeto de lei que destina à educação metade dos recursos do Fundo Social, foi aprovado nesta quinta-feira (4) pela Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado (CI). Na próxima etapa de sua tramitação, o projeto será examinado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE). Criado no final do ano passado, o Fundo Social tem entre as suas principais fontes de receita os recursos do petróleo retirado da camada pré-sal.

O autor do projeto, senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), lembra que a destinação de metade do Fundo Social à educação já estava prevista na lei que o criou, mas acabou vetada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

De acordo com a proposta, no mínimo 50% dos recursos do Fundo Social reservados para programas e projetos têm de ser aplicados, obrigatoriamente, no desenvolvimento da educação pública (básica e superior). E, desses 50%, no mínimo 80% teriam de ser destinados à educação básica.

Em seu relatório sobre a matéria, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) defendeu o projeto de Inácio Arruda, argumentando que a educação tem de ser prioridade no Brasil, inclusive porque "as falhas no sistema educacional do país são evidentes".

Ricardo Koiti Koshimizu / Agência Senado


Apoio cultural