quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Elton John no Recife

Confirmado! O cantor Elton John irá se apresentar no Recife. A data escolhida foi dia 12 de março, no Chevrolet Hall, em comemoração aos aniversários de Recife e Olinda e será o único show no Norte-Nordeste e o último do astro em solo brasileiro.

Com mais de 40 anos de carreira, o cantor, pianista e compositor britânico Sir Elton John é um dos mais venerados e influentes nomes da música pop de todos os tempos: seis vezes ganhador do Grammy, premiado com o Globo de Ouro, o Tony (o Oscar da Broadway) e vários Brit Awards, entre muitos outros, agraciado com o título de Sir (cavalheiro) pela realeza britânica e dono de uma das mais extensas coleções de hits da história da música.


Fanpage Curta Recife

UNE terá apoio do MinC para tornar forró Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade


O Ministério da Cultura (MinC) apoiará a União Nacional dos Estudantes (UNE) para que oforró seja considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. “Vamos junto com vocês [estudantes] ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional [Iphan] levar adiante o projeto”, disse hoje (24) a secretária executiva da pasta, Jeanine Pires, durante a 8ª Bienal de Arte e Cultura da UNE.
“Fiquei muito feliz quando o frevo, esse ritmo maravilhoso entrou, nesse rol das preciosidades que temos. O forró, com toda a sua raiz e significância, tem chance de se tornar patrimônio e representar o país no mundo”, disse Jeanine. A secretária convidou os estudantes a participarem ativamente da divulgação da cultura brasileira nos grande eventos que o país sediará: a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
Jeanine disse que o ministério tem como uma das prioridades a juventude e que a cultura nas universidades deve receber incentivos do MinC.
O presidente da UNE, Daniel Iliescu, disse que quando as atividades da bienal se encerrarem, a entidade se reunirá com o Iphan para encaminhar o pedido e vai acompanhar os trâmites junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
O forró é o principal ritmo nativo do sertão nordestino. Popular em todo o Brasil, sua disseminação se deu por meio da imigração dos nordestinos para outras regiões do país. Como patrimônio imaterial da humanidade, o forró será protegido a fim de que permaneça vivo para as gerações futuras. O título é concedido pela Unesco. A lista de patrimônios culturais imateriais reúne, atualmente, 232 elementos de 86 países.
A 8ª Bienal de Arte e Cultura da UNE é considerada o maior evento estudantil da América Latina e deve reunir em Olinda cerca de 10 mil estudantes de todos os estados brasileiros. A bienal ocorre de 22 a 26 de janeiro e une política estudantil e cultura em mostras de teatro, música e cinema, seminários de esportes, além de apresentações de trabalhos acadêmicos e de extensão. O tema desta edição é A Volta da Asa Branca, uma Homenagem ao Sanfoneiro Luiz Gonzaga, cujo centenário foi comemorado em 2012. As atividades são gratuitas e abertas à comunidade. A programação completa pode ser consultada no site da bienal. 

Agência Brasil

Igarassu recebe visita do secretário estadual de turismo


O prefeito Mário Ricardo e sua vice, Elcione Rocha, do mesmo partido, receberam na manhã desta quinta (24/1) na sede da prefeitura, a visita do Secretário Estadual de Turismo, Alberto Feitosa e de Salo Bortman, Gerente Geral no Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur).
            Na ocasião, o novo gestor do município apresentou o projeto de estruturação turística, melhoria e mobilidade de acesso nas vias de locomoção nos retornos da BR 101, PE 35 em Igarassu, e também às praias do litoral norte. Mário Ricardo junto com Feitosa e toda a equipe realizaram uma inspeção técnica em vários pontos da cidade para então verificar a necessidade de revitalização nas áreas.
            Mário Ricardo ficou bastante otimista com a vinda do secretário ao município e deseja ver a estrutura do Sítio Histórico renovada, de modo a oferecer suporte ao turista que estiver apreciando as belezas da terra. “A prioridade neste governo é preparar o município para o turismo”, finalizou.   
Já Alberto Feitosa destacou a inclusão das mobilidades físicas e reduzidas na implantação de um novo modelo de turismo em Igarassu, como enfatizou a integração entre poder estadual e municipal na exploração das riquezas regionais. Logo após o encontro todos seguiram em caminhada turística para o Marco de Pedra, Sítio Histórico e um tradicional restaurante da gastronomia local, O Porto do Vasco. 
Secretaria de Imprensa de Igarassu

Morre no Rio Zózimo Bulbul, primeiro ator negro a protagonizar uma novela de televisão


O ator e diretor de cinema Zózimo Bulbul morreu hoje (24), de parada cardíaca. Ele tinha 75 anos e morreu em casa. Segundo a família, o ator sofria de câncer há sete meses e trabalhou até novembro passado. O sepultamento está marcado para amanhã (25), ao meio-dia, no Cemitério de São Francisco Xavier.
Primeiro ator negro a protagonizar uma novela na televisão brasileira – Vidas em Conflito, na extinta TV Excelsior, em 1969 – Zózimo Bulbul também foi modelo e se tornou o primeiro negro a desfilar para uma grife de alta costura. No cinema, estreou em 1962 em um dos episódios do filme Cinco Vezes Favela. Ao longo de 50 anos de carreira, ele atuou em mais de 30 filmes. Dirigiu o curta Alma no Olho (1973) e o documentário de longa-metragem Abolição (1988), ambos com a escravidão como temática.
Em novembro do ano passado, o ator foi homenageado pelos 50 anos de carreira no 6º Encontro de Cinema Negro Brasil, África e Caribe, evento que foi criado por ele.
O Centro de Articulação de Populações Marginalizadas divulgou nota lamentando a morte do ator e cineasta, um dos contemplados em 2011 na última edição do Prêmio Camélia da Liberdade, concedido pela entidade. De acordo com a nota, Zózimo Bulbul manifestou grande emoção pelo reconhecimento de seu trabalho de luta contra o preconceito.
Em nota, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, diz que, "mais que um ícone do seu tempo, [Zózimo Bulbul] é alguém que rompe paradigmas, faz o novo e por isso se torna conhecido no Brasil e no exterior." A ministra destaca ainda que Zózimo Bulbul teve uma "trajetória fantástica, reconhecida" e "deixa o exemplo de quem sempre quis fazer mais e melhor. E fez."
Agência Brasil

Compesa oferece atendimento personalizado para síndicos e condomínios


Se administrar um condomínio não é uma tarefa fácil, o que dizer de dezenas ou até centenas deles? Para facilitar a vida dos administradores profissionais e também dos síndicos que gerenciam um único prédio, a Compesa oferece um serviço especializado para os condomínios na loja de atendimento da rua da Aurora, na Boa Vista. Esse serviço foi criado a pedido do Sindicato da Habitação de Pernambuco (Secovi-PE).

O atendimento funciona das 8h às 17h30 com horário marcado. “Vir aqui é rápido e eficaz, durante uma tarde resolvo todos os problemas com um único atendente. Imagina o tempo que ia levar se eu tivesse que ir falar com uma pessoa para cada caso”, afirmou a administradora Carla Lira, que trabalha em uma empresa que gerencia 230 condomínios.

De acordo com a gerente de Relacionamento com o Cliente da Compesa, Fabiana Nascimento, a maioria dos clientes é composta por administradoras, imobiliárias e construtoras. “Esses profissionais exigem um atendimento ágil e direcionado, já que as normas para contratos de água e esgoto condominiais têm especificidades diferentes das do consumidor individualizado”, explicou. As facilidades voltadas para os clientes de condomínios também têm a finalidade de fidelizar o cliente, garantindo uma redução na inadimplência e mais satisfação com o serviço prestado pela companhia.
Quem explica essas vantagens é o também administrador Marcondes Bernardo de Melo, que trabalha em uma empresa que administra 92 condomínios, a maioria deles no bairro de Boa Viagem. “Todos têm de ser acompanhados com alguma regularidade. Alguns clientes só possuem contrato de água, outros só de esgoto, então é importante contar com o conhecimento especializado dos atendentes”, destacou. Dentre as modalidades que a Compesa oferece para os clientes condominiais estão o contrato de demanda, que permite a cobrança de água com um valor fixo para cada apartamento e descontos progressivos, e o contrato exclusivo de esgoto, para os edifícios que usam poço artesiano.

SERVIÇO
O atendimento pode ser agendado pelo telefone 3412.9552, das 8h às 12h e das 13h às 17h30. A loja de atendimento fica na rua da Aurora, 777, Boa Vista.
 Imprensa Compesa

Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial sugere treinamento para combater racismo institucional


O treinamento de funcionários para não reproduzir práticas racistas poderia ser uma das medidas adotadas pela concessionária de automóveis importados BMW Autocraft, acusada de discriminar uma criança negra na capital fluminense. A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) se disponibilizou para apresentar um programa específico para a revendedora da BMW.
De acordo com o ouvidor da pasta, Carlos Alberto Junior, o governo não pode recomendar nenhuma medida para as instituições privadas ou públicas combaterem o chamado racismo institucional, mas pode sugerir a adoção de curso de capacitação voltado para o enfrentar o problema e que é desenvolvido por uma série de empresas como a Petrobras.
“Não cabe à Seppir fazer recomendações à iniciativa privada, mas sugerimos, se eles quiserem  requalificar a equipe, adesão ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça. Só não vamos procurá-los para não haver intervenção”, explicou Carlos Alberto. A ouvidoria  é o órgão do governo responsável por receber denúncias de racismo e encaminhar ao Ministério Público.
A Seppir presta apoio ao consultor Ronald Munk e à professora Priscilla Celeste cujo filho adotivo de 7 anos,  que é negro, foi discriminado na concessionária BMW Autocraft, na zona oeste do Rio no início do mês. O caso ganhou repercussão depois que a família não aceitou as explicações da revendedora para o ocorrido e denunciou o caso na internet.
Segundo a mãe da criança, o gerente de vendas da revendedora mandou o menino sair da loja quando o garoto, que estava distante assistindo televisão, se aproximou dos pais. O funcionário  não percebeu que o menino era filho dos clientes, segundo a mãe. Por meio de carta, o casal relatou o fato à direção da concessionária, que classificou o caso como um mal-entendido.
“O mal-entendido é uma desculpa  para situações de racismo. 'Não foi bem isso que meu funcionários quis dizer, você entendeu errado, não chamei de neguinho'. Não entendemos nada errado, aconteceu, o gerente não imaginou que aquele menino era nosso filho”, disse Priscilla. A concessionária e o escritório da BMW no Brasil não responderam à Agência Brasil.
De acordo com o ouvidor da Seppir, Carlos Alberto, é comum casos de racismo serem classificados como mal-entendido. Para ele, a sociedade brasileira “atura o racismo”.
“Ficamos chocados quando uma pessoa chama um negro de macaco, mas o fato de  uma criança negra ser agredida por estar com uma família branca é um mal-entendido, porque ele poderia estar pedindo esmola ou vendendo bala. Mas se a cor dessa criança fosse outra, ele teria sido expulso [da concessionária]? Não é a questão de estar vendendo bala é por ele ser negro”, disse.
Os Munk têm  mais de 75 mil seguidores na página do Facebook Preconceito Racial Não É Mal-Entendido, criada pela família da vítima para provocar uma retratação da empresa. “Não nos interessa indenização, queremos um compromisso  para que isso não aconteça mais. Tentar descaracterizar, nessa toada do mal-entendido, não nos leva adiante”, disse a mãe.
Agência Brasil

Paço Alfândega terá loja de customização de fantasias


O Paço Alfândega uniu carnaval com responsabilidade social. E assim, a partir desta sexta-feira (25), abre loja de customização de fantasias, para ajudar os foliões na hora da produção para as festas de momo. Mais que isso, ele estará ajudando também um grupo de mulheres atendidas pela Gerência de Economia Popular Solidária da Prefeitura do Recife, que com o apoio do Paço Alfândega estará oferecendo esse serviço aos visitantes e aumentando a sua própria renda.  
Os responsáveis pela customização são as costureiras dos grupos Medida Exata e Costurarte, formados por mulheres vítimas de violência doméstica, desempregadas e chefes de família, que ao longo do ano são atendidas pela Prefeitura e buscam o sustento trabalhando com confecção de roupas e fardamentos na zona norte do Recife.  
Foi pensando em valorizar e incentivar esse trabalho e devolvê-las a auto-estima e independência financeira, que o Paço viu no carnaval a chance de ajudá-las. “É uma preocupação constante que temos com os grupos sociais da nossa cidade. E essa foi a maneira que encontramos para oferecer uma oportunidade de visibilidade extra a essas mulheres”.  
O serviço ficará disponível até a terça-feira de carnaval, durante todo o horário de funcionamento do Paço. Ele estará aberto a qualquer folião, que queira deixar nas mãos das costureiras a criatividade e o colorido que o carnaval merece. O Paço Alfândega funciona de segunda a sábado das 10h às 22h, domingos e feriados das 12h às 21h. Durante o carnaval essa atividade estará aberta das 12h às 24h. Para saber mais sobre as atividades e a programação do Paço Alfândega acesse o site www.pacoalfandega.com.br

SERVIÇO:
Customização de fantasias no Paço Alfândega
Paço Alfândega, Rua da Alfândega, 35, Bairro do Recife
1º Piso
De sexta-feira, (25), até a terça-feira de carnaval, 12 de fevereiro

Aos 90 anos, Previdência brasileira concede 30 milhões de benefícios


O Ministério da Previdência Social e a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) firmaram hoje (24) acordo de cooperação técnica e científica para intercâmbio de informações e desenvolvimento institucional da rede previdenciária no país. Hoje a Previdência Social no Brasil completa 90 anos. Nesta data, também se comemora o Dia do Aposentado, em referência à entrada em vigor da Lei Eloy Chaves (Lei 4.682), em 24 de janeiro de 1923.
Na cerimônia de comemoração pelo aniversário da pasta, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, informou que, em 68% dos municípios brasileiros, os recursos previdenciários são superiores aos dos fundos de participação repassados pela União. Mensalmente, R$ 35 bilhões são injetados na economia por meio dos benefícios da Previdência.
Atualmente, a Previdência concede cerca de 30 milhões de benefícios, o que atinge aproximadamente 15% dos 194 milhões de pessoas no Brasil, diz o Censo 2012 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desses benefícios, pouco mais da metade são aposentadorias, 16,7 milhões – das quais 8,7 milhões são por idade, 4,8 milhões por tempo de serviço e 3,2 milhões por invalidez. Outros benefícios pagos pela Previdência são a aposentadoria especial; os auxílios doença, acidente e reclusão; os salários maternidade e família e as pensões por morte.
Os segurados da Previdência são todos os que contribuem mensalmente para o INSS. Isso pode ser feito por filiação pela carteira de trabalho assinada ou por contribuições individuais ou facultativas. Os beneficiários são as pessoas efetivamente atendidas pela rede previdenciária. Podem ser o próprio trabalhador; o cônjuge, o companheiro, os filhos – não emancipados, inválidos ou menores de 21 anos –, os pais e os irmãos – inválidos ou menores de 21 anos – do trabalhador segurado.
Também participaram do evento comemorativo do aniversário da Previdência o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, o ex-ministro da Previdência Ricardo Berzoini, o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Lindolfo Sales, o presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), Rodrigo Assunção, e o presidente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar, José Maria Rabelo, além de representantes da Associação Nacional de Médicos de Peritos. 
Agência Brasil

Turfe: Decreto pode surpreender neste domingo


O castanho Decreto do Stud Remar, pode ser a grande surpresa do principal páreo da domingueira pernambucana. Vindo de duas excelentes vitórias, Decreto vai enfrentar o favorito John The Doctor que já se destacou em Tuma bem mais forte inclusive vencendo a milha do festival do grande prêmio Bento Magalhães, Quickstep vencedor do clássico Severino Ferreira Maia em 2000 metros, e urso Polar que deverá correr fácil na frente podendo vencer de ponta a ponta. Decreto será conduzido pelo jóquei J.Júlio em substituição a Alan Maciel jóquei oficial do Stud Remar, mas que cumpre suspensão só devendo voltaras atividades no mês de fevereiro. Mesmo com a mudança de jóquei, o treinador de Decreto W.Maciel, disse acreditar na força do seu animal já que o mesmo vem subindo de produção a cada corrida. Júlio é um jóquei experiente e estamos torcendo que ele faça uma boa corrida já que o animal esta muito bem preparado. Conclui o treinador.
A programação terá inicio as 14:20 horas, com uma prova na distacia de 1.200 metros, reunindo os animais A Big Winner que aparece bem cotado no páreo, Yes Runner que parece ser a diferença de A Big Winner, os estreantes Moscatel e King Manaus e Batuta do Depiguá que ainda não conseguiu vencer na Madalena. No páreo de encerramento prova reservada para animais da raça pônei, A atração maior será a presença da joqueta mirin Emily Rizzon, 10 anos, natural do Rio Grande do Sul, que vai participar pela primeira vez de uma corrida de pônei e  levar a experiência para o turfe gaúcho. Emily é filha do jornalista Marcos Rizzon, editor chefe do Jornal do Turfe, e foi convidada para montar o pônei Chankar um dos cotados para vencer a corrida. Estou muito ansiosa para essa corrida, espero fazer bonito e chegar entre os primeiros. Disse Emily que não vê a hora de estrear na pista pernambucana.Completa o campo da prova os animais: Maçã, Stylus, Juju do Rei Davi, Caribenha e Miucha.
Indicações:
1º páreo 1.200 metros 14:20 horas
1- A Big Winer               J.Júlio
2- Moscatel                    J.Lima ap-3
3- Yes Runner                F.Davidson
4- King Manaus             F.Sales
5- Batuta do Depiguá   L.Santana ap-3
Neste páreo, Yes Runner tem tudo para conquistar a sua primeira vitória no Hipódromo da Madalena. Porém, como é algo encabulada, pode ser que ceda a A Big Winner, do qual se espera muito mais. Longe das emoções da estreia, é inimigo temível. Moscatel fez forfait na última e tem colocações na grama da Gávea/RJ. Se pegar o areial, vai vender cara a derrota. King Manaus estreia com um retrospecto desabonador. É bonito potro, mas só se abrir carreira na Madalena.
Indicação: Yes Runner – A Big Winner

2º páreo 1.500 metros 15:00 horas
1- Just Alone              F.Sales
2- Porto Castelo        F.Davidson
3- Bladtop Di Jobi     J.Júlio
4- Capece                   A.M.Silva
Porto Castelo correu muito quando de sua última atuação, parecendo estar reencontrando a sua velha forma. Se isso acontecer e repetir, outro não será o vencedor. Bladetop di Job e Capace foram derrotados por Ilmar no festival do Bentão 2012 e brigam pela formação da dupla. Just Alone (ARG) desceu para a turma e fracassou, mas tem categoria para chegar aqui.
Indicação Porto Castelo – Bladtop Di Job

3º páreo 1.400 metros
1- Lirio do Campo     L.Santana ap-3
2- Deuzeito                A.M.Silva
3- El Herdeiro            J.Júlio
4- Gambetero           F.Davidson
5- Best Prime            F.Sales
6- Lieson                    F.Benone

Gambetero  na última, apertou Decreto, mas não teve força suficiente para derrotar o representante do stud Remar, e teve que se contentar com a dupla. Dessa vez o seu principal adversário pela categoria é Lieson que reaparece em soberba forma e deverá decidir o páreo.
Indicação Lieson - Gambetero
4º páreo 1.300 metros 15:40 horas
1- Obrero                   F.Davidson
2- By Brazil                 J.Lima ap-3
3- Holandesa              J.Júlio
4- Don Talk                 F.Sales
5- Oreco                      A.M.Silva
6- Cannonball            F.Benone
Don Talk finalmente triunfou na Madalena, depois de seguidos fracassos. A turma endureceu, mas nada que o assuste, precisando apenas confirmar a carreira anterior. Para a dupla, ficaremos com Obrero, sempre chegando perto. Dos demais: By Brazil correu pouco quando do retorno; Holandesa venceu bem, em  páreo mais fraco mesmo assim é objeto de muita confiança do treinador Leonardo Teixeira que acredita em mais uma vitória da filha de Redattore. Cannoball já deu pinta de ganhador mais foi surpreendido em duas corridas. Oreco vem de uma corrida estranha onde poderia ter rendido bem mais.
Indicação: Obrero - Holandesa

5º páreo 1.800 metros 17:00 horas – Chamada Especial
1- Quickstep                F.Davidson
2- Urso Polar               M.Oliveira
3- Decreto                   J.júlio
4- John The Doctor    F.Benone
John The Doctor vinha enfrentando paradas duríssimas e chegando embolado com os melhores nas distâncias em torno da milha na Madalena. Desta feita, longe de Roberto Alberto, Ed American, Onegin e companhia, deve voltar à sua trajetória de vitórias. Quickstep e Urso Polar correram muito pouco em suas últimas atuações, mas sabem muito mais. Decreto vem confirmando, mas a turma endureceu. Contudo, pode formar a dupla, sem se constituir em surpresa.
Indicação:  John The Doctor - Decreto

6º páreo 300 metros (Animais da raça Pônei)
1- Maçã                        Wilkler Xavier
2- Stylus                        Emerson Anderson
3- Juju do Rei David    Derick kaiser
4- Chankar                    Emily Rizzon
5- Caribenha                Luiz Henrique
6- Miúcha                     Victor Correira

Em mais uma corrida de pônei e égua Maçã e força destacada da Carrera. Chankar desa vez vai com a joqueta mirim Emily Rizzon que esta passando férias no Recife. A gauchinha esta muito ansiosa para disputar a primeira corrida de pônei e levar a experiência para o Rio Grande do Sul. Juju Do Rei Davi fez uma boa corrida e pode ser a surpresa da Carrera. Miúcha nos treinos mostrou que é de corrida e se brincar vai da torcida. Caribenha vai na condição de azarão se chegar pelo menos em terceiro podem comemorar.
Indicação: Maçã – Stylus - Chankar
Com informações do radialista Francisco Mendonça

Barbie e Ken da vida real se conhecem nos Estados Unidos

Durante uma viagem aos EUA, a russa Valeria Lukyanova, de 21 anos, famosa por ser chamada de ‘Barbie da vida real” se encontrou com o americano Justin Jedlica, de 32 anos, que, por sua vez, é conhecido como o boneco ‘Ken’ humano. Imagens de ambos os modelos foram postadas na página de Valeria no Facebook, todavia, não há detalhes a respeito do objetivo do encontro.

Valeria se tornou sensação na internet em seu país por parecer a famosa boneca, com olhos azuis, cabelo loiro e até mesmo pelo corpo modelado nas proporções do brinquedo. Justin,  por sua vez, já gastou US$ 100 mil (R$ 210 mil) em cirurgias plásticas para ficar parecido com o boneco, e contou que realizou entre 90 e 100 procedimentos para virar o "Ken da vida real".

Portal G1

CEOs estão cautelosos quanto ao crescimento de suas empresas em 2013, diz PwC


DAVOS, SUÍÇA - Janeiro de 2013 – Pouco mais de 1/3 (36%) dos CEOs em todo o mundo estão "muito confiantes" em relação ao crescimento de suas empresas nos próximos 12 meses, de acordo com a 16ª Annual Global CEO Survey da PwC. Em comparação com o ano anterior, houve uma pequena queda de 4%.  Em 2012, os executivos estavam mais otimistas no desempenho de curto prazo de suas companhias com 48% dos entrevistados “muito confiantes”. Apesar dos resultados mostrarem recuo na expectativa de crescimento, ainda está longe do índice mais baixo registrado pela consultoria: o percentual chegou a 21% em 2009 e a 31% em 2010.
Considerando o cenário econômico em geral, a perspectiva dos líderes é mais otimista do que na edição anterior da pesquisa, na qual a maioria dos CEOs (48%) apostava no declínio da economia. Neste ano, 28% acreditam que a economia global irá piorar nos próximos 12 meses e apenas 18% preveem um cenário econômico melhor. Para a maioria (52%), o desempenho econômico será igual ao do ano passado.
Os CEOs da América Latina contrariam a tendência cautelosa revelada pelos executivos de outras regiões do mundo. A confiança deles no crescimento das empresas em curto prazo subiu para 53%, ligeiramente maior que o do ano passado em que 51% previam aumento nas receitas.
Na Europa Ocidental os CEOs são os que demonstram menos otimismo quanto aos resultados de suas empresas em curto prazo. Enfrentando um período de recessão, apenas 22% se declaram “muito confiantes” na expansão dos negócios. O nível de confiança dos executivos da região vem caindo nas recentes edições da pesquisa. No ano passado, 27% deles estavam “muito confiantes” e em 2011, 39%.
A confiança no crescimento em curto prazo também caiu na América do Norte, de 42% em 2012 para 33% em 2013 e na região da Ásia-Pacífico, 42% em 2012 para 36% em 2013. Na África, visto por muitos como a próxima nação a sofrer um boom econômico, a confiança dos CEOs no crescimento das empresas caiu de 57% no ano passado para 44% nesta edição da pesquisa.
Levando em consideração uma amostra de países, a confiança variou muito: a Rússia é onde os CEOS mais acreditam em boas taxas de crescimento (66%), seguido de perto pela Índia (63%) e México (62%). Outros países também chamam a atenção neste ranking, como o Brasil (44%), China (40%), Alemanha (31%), EUA (30%), Reino Unido (22%), Japão (18%), França (13%) e finalmente Coréia, onde apenas 6% dos CEOs estão muito confiantes no crescimento da receita no próximo ano.  
Na perspectiva de longo prazo, a confiança dos CEOs manteve-se estável, 46% deles acreditam que haverá crescimento nos próximos três anos, quase o mesmo índice de 2012. Dividindo por regiões, os altos executivos da África e do Oriente Médio são os mais otimistas, 62% e 56% respectivamente, enquanto os europeus são os mais pessimistas: 34%.  
Os resultados da 16ª Annual Global CEO Survey, da PwC foram divulgados hoje, pouco antes da seção de abertura do encontro anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. "Os CEOs continuam cautelosos em relação aos negócios em curto prazo e às perspectivas da economia global. No entanto, considerando o elevado nível de preocupação que demonstram com aspectos como o excesso de regulação, a dívida pública e a instabilidade no mercado de capitais, não nos surpreende que a confiança deles tenha diminuído nos últimos 12 meses, disse o CEO global da PwC Dennis M. Nally, ao divulgar os resultados. E acrescentou: “Eles estão empenhados em lidar com os riscos impostos pelo atual cenário, atuando de maneira estratégica para refinar suas operações e reduzir custos sem perder valor. Buscam oportunidades de crescimento orgânico, evitando grandes gastos que possam comprometer os recursos necessários para o futuro. E, mais importante, demonstram um foco claro nos clientes, trabalhando mais perto deles do que nunca em medidas para estimular a demanda, a fidelidade e a busca conjunta por inovação".

O que mais preocupa os CEOs?

Como condições econômicas continuam difíceis, os CEOs demonstram preocupação com uma quantidade maior de aspectos do que no ano passado. No topo da lista está o receio com a persistente incerteza de crescimento econômico, apontada por 81% dos entrevistados na pesquisa. Numa clara mensagem aos governos em todo o mundo, 71% dos líderes estão preocupados com a reação dos governos ao déficit fiscal, com o excesso de regulação, 69% e com a instabilidade nos mercados de capitais 61%. Importante ressaltar que o nível de preocupação com a excessiva regulação dos mercados é o mais alto desde 2006. Quando questionados especificamente sobre as ações do governo em relação ao tema, executivos são ainda mais contundentes: apenas 12% acreditam que seus respectivos governos reduziram o peso da regulação no ano passado.

Quando se trata das principais ameaças para o crescimento de negócios, os CEOs também citaram o aumento da carga tributária (62%), a escassez de talentos (58%) e os custos de energia e de matérias-primas (52%).


Lidando com a incerteza

A fim de construir organizações que possam sobreviver e prosperar em meio à crise econômica, os CEOs estão perseguindo três estratégias específicas: identificar pólos de oportunidades, foco no cliente e maior eficiência operacional.

1. Oportunidades

Quase 70% (68%) dos CEOs estão se concentrando em iniciativas cuidadosamente selecionadas. Eles estão pesando todas as suas opções, fazendo investimentos inteligentes e consolidando seus recursos para maximizar as chances de sucesso.

Quase a metade dos CEOs nota que boas oportunidades estão depositando suas esperanças no crescimento nos mercados existentes e apenas 25% estão se voltando para o desenvolvimento de novos produtos. Apenas 17% dos CEOs estão planejando novas fusões e aquisições (F&A). Para os que planejam fusões e aquisições, as regiões mais visadas são América do Norte e Europa Ocidental, o que pode indicar que esses líderes estão procurando tirar proveito de tempos difíceis para barganhar.

Citada por 31% dos CEOs, a China está no topo da lista de países vistos como mais promissores para o crescimento futuro, seguido de os EUA (23%), Brasil (15%), Alemanha (12%) e Índia (10%). A Indonésia foi listada entre os dez primeiros pela primeira vez este ano, com dois pontos acima do Japão. Se considerar apenas as grandes empresas (com faturamento acima de US$ 10 bi), a China aumenta o nível de importância para o crescimento futuro com 45%, enquanto que os EUA caem para 20%.

2. Foco no cliente

Quase a metade dos CEOs (49%) percebeu que mudanças nos padrões de consumo podem ser uma séria ameaça aos negócios e 51% disseram que no topo de suas prioridades de investimento para os próximos 12 meses está o aumento da base de clientes. A maioria dos CEOs (82%) já se antecipou e está mudando a estratégia de negócios para reter e ganhar novos clientes e 31% têm grandes mudanças em mente.

3. Melhorar a eficiência operacional

Melhorar a eficiência operacional está entre as prioridades dos CEOs.  Para isso, a maioria (77%) tem adotando medidas de redução de custos nos últimos 12 meses e 70% planejam fazê-lo nos próximos 12 meses. O corte de gastos, porém, é feito com muita cautela para evitar que inadvertidamente haja perda de valor. Um indicador disso é o fato de 48% dos CEOs terem aumentado o quadro de funcionários de suas empresas nos últimos 12 meses, enquanto 25% mantiveram no mesmo nível.

Busca por talentos


Os CEOs permanecem relativamente cautelosos com os planos de aumento de pessoal neste ano. Boa parte (45%) planeja recrutar em 2013 (contra 51% em 2012), enquanto 23% planeja reduzir sua força de trabalho.

Ao analisar os setores que estão recrutando e os que planejam corte de pessoal, é possível perceber algumas tendências: os maiores índices de contratações são em serviços (56%), engenharia e construção (52%), varejo (49%) e saúde (43%). Por outro lado, os CEOs que planejam reduzir o efetivo são do setor bancário (35%), indústrias de metal (32%) e papel & celulose (31%).

Qualquer que seja a perspectiva de contratação, encontrar e manter as pessoas certas continua a ser um grande desafio para os CEOs. A escassez de talentos foi classificada pelos CEOs como uma grande ameaça para as perspectivas de crescimento, citada por 58% do total dos respondentes. Este problema foi notado especialmente entre as empresas menores e em regiões de alto crescimento, como a África, o Oriente Médio e Ásia-Pacífico.


Os CEOs mais preocupados com a escassez de competências foram os de mineração (75%), engenharia e construção (65%), comunicação (65%), tecnologia (64%) e seguros (64%).

Tendo tudo isso em vista, não é surpreendente que mais de três quartos (77%) dos CEOs anteciparam que farão mudanças em suas estratégias de empresa para gestão de talentos durante os próximos 12 meses e quase um quarto dos líderes (23%) afirmaram que essas mudanças serão grandes. 

Confiança pública

Os CEOs também reconhecem a necessidade de construir confiança com um conjunto mais amplo de stakeholders:alguns (37%) temem que a falta de confiança na indústria poderia pôr em risco o crescimento de sua empresa e 57% planejam focar mais fortemente na promoção de uma cultura ética. Além disso, quase metade dos CEOs (49%) declarou que vão se esforçar para reduzir os impactos ambientais da empresa durante este ano.

Metodologia:

Para a PwC's 16th Annual Global CEO Survey foram feitas 1.330 entrevistas em 68 países durante o último trimestre de 2012. Por região, foram realizadas 449 entrevistas na Ásia-Pacífico, na Europa Ocidental 312, na América do Norte 227, na América da Latina 165, na Europa Central e Oriental 95, na África 50 e no Oriente Médio 32. O relatório de estudo completo com gráficos de apoio pode ser baixado em www.pwc.com/ceosurvey.

Lista de países/regionais onde os CEOs estão otimistas com o crescimento nos próximos 12 meses: Rússia (66%), Índia (63%), México (62%), Oriente Médio (53%), África (52%), África do Sul (45%), Brasil (44%), Canadá (42%), Roménia (42%), ASEAN (40%), China / Hong Kong (40%), Alemanha (31%), Austrália (30%), EUA (30%), Venezuela (30%), Argentina (26%), Reino Unido (22%), Itália (21%), Escandinávia (20%), Espanha (20%), Japão (18%), Suíça (18 %), França (13%), Coréia (6%).

Índice de mortes entre mulheres fumantes alcança o de homens


Um estudo conduzido por pesquisadores britânicos constatou que, pela primeira vez, o índice entre mortalidade de mulheres fumantes se equiparou ao dos homens dependentes do cigarro.
A pesquisa, publicada na revista científica New England Journal of Medicine, também revelou que as mulheres fumantes têm hoje muito mais chances de morrer por causa do vício do que nos anos 60.
Entre as principais razões para isso estão mudanças de hábito, como o início da dependência mais cedo e o número de cigarros tragados.
A primeira geração de mulheres fumantes nos EUA (país da pesquisa) surgiu durante os anos 50 e 60. Nessas duas primeiras décadas, as mulheres que fumavam tinham três vezes mais chances de morrer em decorrência de câncer de pulmão do que aquelas que nunca tinham desenvolvido o vício.
Porém, ao analisar os dados das mulheres entre 2000 e 2010, os pesquisadores constataram que elas tinham 25 vezes mais chances de morrer da doença do que aquelas que não fumavam.
A tendência observada no público feminino é semelhante à dos homens, que alcançaram um nível similar de mortalidade por cigarro nos anos 80.
'Forte aumento'
Para conduzir o experimento, os cientistas analisaram os dados de mais de 2 milhões de mulheres nos Estados Unidos.
Segundo o pesquisador responsável pelo estudo, Michael Thun, "o forte aumento do risco entre as fumantes mulheres tem se mantido por décadas, mesmo depois de se identificarem os graves riscos à saúde decorrentes do tabagismo e apesar de as mulheres tragarem cigarros de marcas consideradas menos nocivas e com menos nicotina".
"Portanto, o consumo de marcas de cigarro tidas como 'light' ou 'suave' não apenas falhou em prevenir um forte aumento do risco nas mulheres, como também elevou o número mortes por doenças de obstrução do pulmão crônicas em fumantes do sexo masculino."
Isso se explica, segundo ele, pelo fato de "a fumaça diluída nesses cigarros (light ou suaves) ser inalada mais profundamente pelos pulmões dos fumantes, (na tentativa de manter) uma absorção frequente de nicotina".
Pesquisas publicadas no ano passado indicam que as mulheres que fumam há muito tempo têm dez anos de vida a menos do que as que nunca adquiriram tal vício.
Entretanto, aquelas que abandonaram o cigarro em torno dos 30 anos de idade praticamente eliminaram os riscos de morte precoce por doenças típicas relacionadas ao tabagismo. Já quem parou aos 40 perdeu um ano em sua expectativa de vida.
Em declaração a jornalistas, o professor Richard Peto, da Universidade de Oxford, na Inglaterra, disse que "se as mulheres fumam como os homens, elas vão morrer como os homens". 
Com informações do Estadão e da BBC Brasil

Dilma atende Eduardo e decide leiloar exploração de petróleo em Pernambuco


O governo federal disse “sim” ao pleito apresentado pelo governador Eduardo Campos e vai colocar em leilão mais um bloco de exploração petrolífera em águas profundas no litoral pernambucano. A notícia foi transmitida a Eduardo pela própria presidenta Dilma Rousseff, em telefonema da noite da última quarta-feira (23/01). A medida resulta da ampliação da 11ª rodada de leilões de áreas para exploração de gás e petróleo de 172 blocos para 289.  
“Esperamos uma boa resposta do mercado”, disse a presidenta ao governador. Além de Pernambuco, também terão concessões leiloadas os estados da Bahia (bacia Tucano-Sul), Espírito Santo, Paraíba, além da foz do Amazonas. Atualmente, já existem dois blocos concedidos e sendo prospectados pela Petrobras e a Galp no processo de sísmica de 3D.  
A solicitação do governo pernambucano foi apresentada à presidente em correspondência enviada na semana passada. O governador lembrava o fato de tanto Pernambuco quanto a Paraíba não terem sido incluídos nos últimos leilões das bacias em exploração no Nordeste, apesar do “alto potencial produtivo” detectado em estudos técnicos.  
O leilão está agendado para os dias 14 e 15 de maio, no Rio de Janeiro. Em área, o total dos blocos a serem concedidos saltará de 121 mil quilômetros quadrados para 155 mil quilômetros quadrados. O governo espera receber com bônus de assinatura no leilão cerca de R$ 1 bilhão e R$ 2 bilhões, segundo documento divulgado pelo Ministério das Minas e Energia. De Pernambuco e Paraíba, serão leiloados os blocos 785, 841 e 896, já certificados do ponto de vista ambiental e prontos para serem explorados com absoluta segurança.
Secretaria de Imprensa de Pernambuco