quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Cachorro é resgatado em casa abandonada


Um cachorro da raça fila brasileiro foi resgatado na manhã desta quinta-feira (24), em uma casa abandonada na Rua Capitão Rebelinho, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. Policiais da Companhia de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) foram até o local, onde funcionava uma empresa, e precisaram forçar a grade e quebrar o cadeado para retirar o animal. O dono da casa e do cachorro resgatado ainda não foi identificado.
De acordo com a veterinária Jael Moraes Amaral, do Centro de Vigilância Ambiental, o cão, chamado de Bóris, tem entre cinco e seis anos e está doente. "Tem um problema de pele, parasitado por carrapatos, e tem um problema na pata porque está mancando", contou a veterinária.
A comerciante Priscila Almeida trabalha a poucos metros da casa onde estava o cachorro e disse que vinha acompanhando o sofrimento de Bóris desde o início de dezembro de 2012, quando a empresa fechou e ele ficou para vigiar. "Não estava alimentado, não tinha água. Então tanto eu quanto outras pessoas daqui também, próximas, resolvemos dar água e alimentar", disse Priscila. Um funcionário da empresa informou aos vizinhos que vinha apenas três vezes por semana alimentar o animal.
A ação de resgate foi coordenada pela Secretaria dos Direitos dos Animais e o cão foi levado para o Centro de Vigilância Ambiental. A lei federal 9.605, de 1998, diz que abusar, maltratar, ferir ou mutilar animais é crime e pode dar de seis meses a um ano de detenção.
"É um fato lamentável e nós não vamos mais admitir mais isso no município do Recife. Quem tem um cão tem que ter responsabilidade e tratá-lo com devido amor e responsabilidade", afirmou Rodrigo Vidal, secretário dos Direitos dos Animais do Recife. Para denunciar maus-tratos a animais o telefone é (81) 3184-7119.
Portal G1