sexta-feira, 24 de maio de 2024

Mensagem da Noite #DesligandoTurbinas

 


Congepe 2024 acontece no Armazém 14, no Recife Antigo

 


Dupla pernambucana vence concurso nacional de inovação na categoria Smart Cities

 

As irmãs Myllena Almeida de Lima (arquiteta pela UFPE, designer e ilustradora) e Myrela Almeida de Lima (aluna do 6° período de Ciências da Computação do Centro Universitário UniFBV Wyden) foram as grandes vencedoras da categoria Smart Cities da 12ª edição do Campus Mobile, programa de inovação que incentiva o empreendedorismo de jovens universitários e recém-formados. O Campus Mobile, evento realizado pela Associação do Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) da Universidade de São Paulo (USP), com apoio do Instituto Claro, da Escola Politécnica da USP e do beOn — hub de inovação da Claro, recebeu 285 projetos e 569 estudantes inscritos nas áreas de Diversidade, Educação, Entretenimento, Green Tech & Agtech, Saúde e Smart Cities.

O projeto da dupla pernambucana foi o Roteo. Trata-se de uma rede social para criar, seguir e pesquisar roteiros urbanos e turísticos. Na solução criada o usuário consegue explorar roteiros únicos na cidade, segmentados pelos mais diversos filtros. Além disso, desvendar a história de monumentos icônicos da cidade, com o auxílio de inteligência artificial. “O Campus Mobile foi verdadeiramente um dos melhores momentos das nossas vidas. O networking que fizemos e o conhecimento adquirido foram inestimáveis.”, afirmou Myrela Almeida. “Estamos planejando estabelecer uma sede física para o Roteo e expandir nosso negócio para todo o Brasil, com o objetivo de torná-lo uma rede social amplamente utilizada em todo o mundo.”, destacou a estudante de Ciências da Computação.

Nos encontros realizados na sede da Claro, em São Paulo (SP), e no campus da USP, os mobilianos assistiram a palestras e participaram de dinâmicas com psicólogos, apresentações e conversas com especialistas do mercado de inovação. Oficina de criação de modelos de negócios, mentorias e acompanhamento com os embaixadores do programa — grupo que já participou de outras edições do Campus Mobile e contribui facilitando a aprendizagem dos novos mobilianos — também fizeram parte das atividades.

Com o prêmio, os vencedores irão viajar para São Francisco e ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, onde irão realizar visita a empresas de tecnologia, além de participar de palestras e workshops. Na última edição, os jovens conheceram a Amazon, a aceleradora Plug and Play do Google, a Universidade Stanford e o Lemann Center.

MPI e Funai levantam municípios gaúchos que incluíram comunidades indígenas em planos emergenciais

 

O Ministério dos Povos Indígenas (MPI) e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) estão percorrendo o Rio Grande do Sul (RS) para fazer um levantamento sobre a situação dos indígenas que moram nos locais afetados pelas recentes enchentes. Também estão solicitando aos prefeitos que incluam as comunidades indígenas nos planos emergenciais. A medida vem sendo cumprida desde o último dia 17/05, a pedido da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara.
​​​‌  
No dia 13/05, durante reunião ministerial, Guajajara requisitou que o MPI acionasse os municípios gaúchos por telefone para averiguar com prefeitos, vice-prefeitos e secretários do estado se as demandas e direitos dos povos indígenas estavam asseguradas diante da tragédia que prejudicou centenas de cidades. O objetivo inicial era também aferir se as prefeituras vinham preenchendo dados no sistema da Defesa Civil, o S2ID, com registros sobre as aldeias.

Ao todo, foram contatadas, a partir de Brasília, 49 cidades onde há comunidades indígenas. Cada uma delas recebeu um ofício com um pedido de dados sobre os Territórios Indígenas nos municípios gaúchos devido aos eventos climáticos.
​​​‌  
Entre as informações requisitadas pelo MPI constam os números de indígenas, e de unidades habitacionais; quantidade de desalojados e/ou desabrigados; informações a respeito das instalações públicas de saúde, de ensino e de uso comunitário, além do sistema viário, sistema de abastecimento de água e de distribuição de energia afetados pelas fortes chuvas, assim como demais serviços públicos impactados.

“As informações encaminhadas servirão de base para que o MPI possa monitorar a situação dos povos indígenas após o desastre, bem como articular e solicitar providências para resolução dos problemas junto ao Poderes Executivos Federal, Estadual e Municipal”, explica o ofício.

No entanto, apenas nove cidades se pronunciaram, até o momento, em função de alguns fatores, como a falta de energia elétrica e gabinetes que se encontram temporariamente desativados. A resposta do MPI foi organizar uma comitiva para visitar as comunidades e dialogar com os gestores para entender o contexto de dificuldades que os indígenas vêm atravessando.

“Diante da dificuldade de contato com os municípios, a ministra decidiu enviar a Assessoria Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos (Aspar) para fazer a interlocução com os gestores. Após uma semana de missão, conversamos presencialmente com gestores de 11 cidades e visitamos oito territórios indígenas para colher demandas”, disse Aleandro Silva, coordenador-geral de Assuntos Federativos da Aspar/MPI.

A comitiva realizou reuniões com representantes dos municípios de Farroupilha, Caxias do Sul, Tenente Portela, Redentora, Erval Seco, Santa Maria, Cacique Doble, Ronda Alta, Engenho Velho, Constantina e Três Palmeiras.

Pacto Federativo

De acordo com Aleandro Silva, a ação segue em curso sem prazo determinado para ser finalizada. Um dos aspectos que a comitiva busca diagnosticar é quantos dos municípios de fato incluem medidas ou consideram as comunidades indígenas nos planos emergenciais ou mesmo nos planos de trabalho desenvolvidos recentemente para lidar com as consequências da tragédia gaúcha.

“Estamos pedindo aos gestores que visitem as comunidades, verifiquem o que foi danificado e incluam no plano de reconstrução dos municípios as demandas dos povos indígenas, para que sejam atendidas”, acrescentou o coordenador-geral.

Segundo ele, para muitos gestores municipais, a responsabilidade e atribuição de zelar e garantir o bem-viver para os povos indígenas é do governo federal. Contudo, pelo pacto federativo e pelo princípio de corresponsabilidade, todo os entes federados devem garantir condições dignas aos indígenas.

“Além disso, estamos sensibilizando os gestores sobre a necessidade de criar uma Secretaria dos Povos Indígenas em seus municípios, com presença de indígenas para facilitar a interlocução com os demais órgãos em momentos como este. Alguns já possuem Secretarias de Direitos Humanos ou Igualdade Racial. O objetivo é superar a subrepresentatividade que acomete os indígenas”, concluiu.

Imprensa Povos Indígenas
​​​‌  

Gestão Municipal do Paulista se reúne com a nova diretora do Hospital Metropolitano Miguel Arraes


A secretária de Saúde do Paulista, Kássia Moura, e o secretário executivo de Governo e Gabinete, Marcos Eduardo Oliveira, junto com o diretor de Regulação Assistencial João Victor Targino, se reuniram, nesta sexta-feira (24/05), com a nova diretora do Hospital Miguel Arraes, Milene Dantas. A visita teve como objetivo estreitar os laços entre a Gestão Municipal e a unidade hospitalar, que é a maior do município.

Kássia Moura aproveitou a oportunidade para renovar as parcerias no atendimento de pacientes encaminhados pelas clínicas especializadas do município e ampliar outras, como, por exemplo, cirurgias de vasectomia. “Precisamos atender os munícipes em várias demandas e contamos com essa parceria na área de saúde pública”, disse ela durante o encontro.

A diretora do hospital agradeceu pela visita reiterando que as portas estão sempre abertas. “Contem sempre conosco nas ações da rede de atenção básica de saúde”, concluiu Milene Dantas.

Imprensa Paulista PE 

Prefeitura de Belo Jardim promove conhecimento sobre agricultura orgânica para alunos da Rede Municipal de Ensino


Buscando incentivar a consciência ambiental, saúde e qualidade de vida, a Gestão Municipal, por meio do projeto “Hortas Orgânicas na Escola”, tem levado o conhecimento sobre agricultura orgânica para alunos da Rede Municipal de Ensino das áreas rurais e urbanas de Belo Jardim, com a experiência prática no campo.

Diversas escolas municipais estão participando dessa ação, entre elas: as escolas municipais João Bezerra Filho, no distrito de Taboquinha; Vereador Joaquim Medeiros, em Água Fria; João Marques da Silva, em Vila Nova; Tenente João Cordeiro, na Vila Raiz e Sebastião José da Silva, no bairro Cohab III.

“As hortas orgânicas são verdadeiros laboratórios a céu aberto, onde diversos saberes e ciências podem ser observados. E, pensando nessa riqueza de conhecimento, a equipe da Gerência de Ensino de Belo Jardim, junto aos professores, coordenadores e gestores dessas unidades desenvolveram esse lindo projeto, que incentiva o protagonismo dos alunos e as práticas de cuidado com o meio ambiente”, destacou o coordenador municipal de Ciências Exatas e da Natureza , Carlos André.

O Projeto “Hortas Orgânicas na Escola” tem o objetivo de tornar os estudantes agentes de mudança dentro e fora do ambiente escolar, proporcionando a consciência ambiental como parte do aprendizado e a satisfação de ver os frutos da sua dedicação. Na Escola Municipal João Bezerra Filho, em Taboquinha, as primeiras colheitas de verduras e hortaliças já começaram a ser realizadas. Elas estão sendo utilizadas na merenda escolar da unidade de ensino e os próprios alunos também podem usufruir os alimentos colhidos levando para casa.

Imprensa Belo Jardim PE 

Prefeitura de Bayeux realiza mutirão de cirurgias de vasectomia e pterígio neste sábado (25)



A Prefeitura de Bayeux, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza, neste sábado (25), mais um mutirão para eliminar uma demanda reprimida da pasta.

Desta vez, serão cinquenta cirurgias de vasectomia e pterígio. Os procedimentos ocorrerão a partir das 7h no Hospital Materno Infantil de Bayeux.

Os pacientes são comunicados antecipadamente pela equipe da Secretaria de Saúde e orientados sobre a cirurgia.

Os procedimentos serão realizados pelos médicos Eduardo Ramalho (oftalmologista) e Juarez Silvestre Neto (urologista).

“Será mais um sábado de muita ação na saúde para o nosso povo bayeuxense. Estando seguindo a orientação da prefeita Luciene Gomes, que é dar a população uma saúde digna, humana e de qualidade. Esses mutirões que estamos realizando semanalmente estão eliminando a nossa lista de espera”, frisou Tatiana Lúcia, secretaria de Saúde de Bayeux.

Imprensa Bayeux PB

Primeira formação interseccional sobre o atendimento à população LGBTQIAPN+ é realizada em Garanhuns


Em alusão ao Dia Internacional de Combate à Homofobia, celebrado no último dia 17 de maio, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), promoveu nessa segunda-feira (20), a primeira formação interseccional sobre o atendimento da população LGBTQIAPN+. A formação foi realizada no auditório da Aesga e destinada a todos os servidores da pasta, como também aos profissionais da Secretaria de Saúde que estão na linha de frente dos atendimentos nas UBSs e CAPS do município.

Na ocasião, os servidores contaram com a apresentação da Gerência da Política LGBTQIAPN+ da Secretaria Executiva de Promoção da Equidade Social de Pernambuco (Sepes). Dentre os conteúdos abordados, estiveram a apresentação dos serviços realizados pela Sepes - a exemplo do enfrentamento do capacitismo, LGBTFobia, racismo, etarismo e das políticas de inclusão. O intuito desta ação foi capacitar os profissionais levando conhecimento e sensibilizando-os a respeito do atendimento a esta população, para que seja possível garantir o direito de todos através de um atendimento humanizado e inclusivo.

O momento foi conduzido pela gestora da Política LGBTQIAPN+, Ana Carla Lemos; pelo apoio técnico da gerência Denilson da Cunha; além da articuladora de políticas públicas integradas da Superintendência de Articulação Social, Dane Rame e do coordenador do Sistema de Controle Social do Governo do Estado, Josevane Francisco.

Plaza Shopping promove mostra inédita de J. Borges


Como forma de valorizar a arte e a cultura popular, o Plaza Shopping vai realizar, a partir da próxima terça (28) até o dia 30 de junho, a mostra inédita “J. Borges – O Mestre da Xilogravura”, no piso L4, no mesmo horário de funcionamento do mall e com acesso gratuito. Serão 20 obras exclusivas classificadas com temas alusivos ao Nordeste, contando ainda com duas concepções dos filhos do artista, Pablo Borges e Bacaro Borges. Tudo sob a curadoria de Ângelo Filizola, com grande conhecimento do trabalho do pernambucano e expressivo histórico de exposições. 

Quem for conferir a exibição, que faz parte da programação junina do Plaza Shopping, poderá desfrutar da criatividade de J. Borges a partir de xilogravuras coloridas e outras com detalhes no melhor estilo preto e branco. A estrutura contempla seis painéis com dimensões de 2,75 x 2,13, e de 1,20 X 2,13, assim como duas cortinas com mais de 200 cordéis. “Quando pensamos nesse projeto, pensamos na valorização do regionalismo divulgando esse artista local com uma obra tão importante para a cultura do nosso Estado. O público do Recife não poderia deixar de ter essa oportunidade, conhecer o trabalho dele, um patrimônio vivo de Pernambuco que brilha da cidade de Bezerros para todo o mundo”, destaca a gerente de marketing do mall, Carol Seabra. 

A mostra será dividida em etapas como Matrizes, Provas do autor, Xilogravuras, Obras destacadas (com gravuras mais bem sucedidas de sua trajetória), Cortina de Cordel e Dois Quebra Cabeças. “As peças foram criadas exclusivamente para esse projeto do Plaza Shopping. Inclusive, com componentes que vão estimular a curiosidade e a interação das crianças. Será uma oportunidade maravilhosa para pessoas de todas as idades, com obras supercoloridas para alegrar e inspirar do jeito que os festejos da temporada fazem com o nosso povo”, enfatiza Ângelo. 

*Parte educativa*
Além de toda a riqueza de detalhes estéticos, a mostra contará com parte educativa, que será demonstrada através de textos e imagens sobre como se faz uma matriz e como se escreve um cordel.

Para mais informações sobre a programação do Plaza Shopping, acompanhe as redes sociais @plazacasaforte e https://www.plazacasaforte.com.br.

*Serviço:*
O que: mostra “J. Borges – O Mestre da Xilogravura” no Plaza Shopping (Recife/PE)
Quando: a partir da próxima terça (28) até o dia 30 de junho de 2024
Onde: piso L4
Horários: das 9h às 22h, de segunda a sábado, e das 12h às 21h, aos domingos
Acesso: livre/gratuito

Workshop debate praga das moscas-das-frutas em cultivos de manga destinadas aos Estados Unidos


Cerca de 100 exportadores, produtores e responsáveis técnicos de unidades produtoras de manga do Vale do São Francisco, concluíram nesta quarta-feira (22), em Petrolina, o workshop ‘Monitoramento e controle das moscas-das-frutas no programa de exportação de mangas destinadas aos Estados Unidos’.

O evento, realizado no auditório da Valexport (Associação dos Produtores e Exportadores de Hortigranjeiros e Derivados do Vale do São Francisco), 
com apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Adagro, Moscamed Brasil, Sebrae, Senar, Corteva, Usda, Tarvos e Green Valle, atualizou os participantes acerca de temas, a exemplo das normas e obrigatoriedade do monitoramento e controle em âmbito federal e estadual.

Para tratar sobre os sistemas de Manejo de Risco da Praga (SMR), falaram o chefe de programas especiais de exportação do Ministério da Agricultura (Mapa), Caio César Simão e os representantes das agências estaduais de defesa, Adagro; Lisiê Santana e Adab; Weber Aguiar.

Ainda no primeiro dia, a assistente técnica do Aphis/Usda no Brasil, Thereza Barros, apresentou uma palestra sobre o programa de exportação de mangas para os Estados Unidos e o diretor presidente da Moscamed, Jair Virginio, esclareceu pontos importantes sobre o monitoramento e controle dessa praga. O público pôde conferir também, a participação da entomologista da Embrapa Semiárido, Beatriz Paranhos, mostrando as ferramentas para controlar as moscas-das- frutas e o assistente técnico da Aphis, Marco Gonzales que fez uma palestra virtual com o título: Mantendo a praga sob controle nas propriedades registradas. 

No segundo dia, o workshop começou discutindo iniciativas e inovações, a exemplo do apoio para o controle e monitoramento, apresentado pelo gerente regional do Sebrae/BA, Carlos Coiteiro, e o monitoramento digital para o controle de moscas-das-frutas, exposto por Carolina Suffi, diretora comercial da Tarvos (startup de monitoramento digital de pragas agrícolas).

Na sequência, os participantes tiveram informações atualizadas acerca do manejo e tecnologia, repassadas pelo representante comercial da empresa americana de agrociência, Corteva, Manoel Lima. Depois, os participantes foram convidados a fazerem uma visita de campo para esclarecimento de dúvidas sobre as armadilhas demonstradas pela Tarvos e a aplicabilidade da tecnologia utilizada pela Corteva.

Ao final do encontro, Thereza Barros, fez uma avaliação bastante positiva. “Muito válida a iniciativa da Valexport e a participação de todos os atores envolvidos no problema da infestação das moscas-das-frutas com impedimento das exportações.Espero que todas as medidas aqui discutidas sejam implementadas brevemente”.

Para o diretor Institucional da Valexport, Caio Coelho, o workshop trouxe o intercâmbio de conhecimentos, novas tecnologias e o compromisso das instituições envolvidas em encontrar soluções para o problema. “Concluímos o evento conscientes do risco que corre a fruticultura do Vale do São Francisco. É preciso vencer o nosso maior inimigo hoje, a mosca-da-fruta, a Ceratitis Capitat. Ou somos capazes de controlar essa praga ou ela será capaz de destruir o nosso maior patrimônio que é a fruticultura irrigada. Enfrentamos um grande desafio e a união de esforços de todos é fundamental. Produtores, exportadores, Mapa, secretarias estaduais de agricultura de Pernambuco e Bahia, Valexport, Sebrae e demais entidades ligadas ao setor precisam trabalhar juntas para vencer o inimigo. Não vamos deixar a praga da mosca vencer nossas frutas. A luta é de todos”, concluiu Caio Coelho.

Unimed Vale do São Francisco participa das comemorações dos 63 anos da Fundação Nilo Coelho


Cerca de 500 pessoas, entre crianças, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade e risco social, participaram nesta quinta-feira (23), em Petrolina, de uma ação social em comemoração aos 63 anos da Fundação Nilo Coelho. 

O evento teve a parceria da Unimed Vale do São Francisco, que ofereceu ao público cuidados com a saúde, a exemplo de medição de glicemia, avaliação funcional, massagem e revitalização, ventosaterapia e auriculoterapia. De acordo com a gestora do modelo de gestão Jeito de Cuidar Unimed, Tereza Carvalho, a cooperativa médica também contemplou à comunidade com a bicicleta de sucos do programa Mude1Hábito, conduzida pela assistente Social, Priscila Teles e a nutricionista Victória Benevides. Teve ainda o circuito funcional, conduzido pela educadora física, Isamara Aline; aferição de pressão arterial e glicemia capilar, com a técnica de enfermagem, Sandra Ferreira, além da oficina ‘Memória, como preservar ao longo da vida?’, conduzida pela gerontóloga Larissa Monteiro.

Segundo a professora e gestora executiva da Fundação Nilo Coelho, Beatriz Barreto, a participação da Unimed Vale do São Francisco foi extremamente importante para o sucesso da iniciativa. “Um apoio imprescindível que nos possibilitou às comemorações do aniversário de 63 anos em sintonia com as festividades do Dia das Mães. Uma celebração com as cores da cidadania que ofereceu à comunidade uma variedade de serviços essenciais, desde cuidados com a saúde, beleza e educação até lazer e apoio jurídico”, concluiu.

Comitê Trino Impacto Solidário vai focar em ações de ajuda contínua


As alterações climáticas e as ocorrências cada vez mais frequentes das chuvas torrenciais, que deixam centenas e até milhares de vítimas, como a que ocorre no Rio Grande do Sul, exige que a sociedade civil e governos se unam na elaboração de projetos focados nas ações de apoio mais duradouro, indo além da necessária e não menos importante ajuda a curto prazo. Neste sentido, o Grupo Trino, que atua há mais de 30 anos no mercado com serviços de logística e terceirizados, vai reativar o Comitê Trino de Solidariedade, que receberá outro nome e formato.

O anúncio desta nova fase ocorre com o lançamento de um edital de convocação de voluntários, que inclui uma rede de mais de mil colaboradores. Após as inscrições, as equipes serão divididas em setores específicos de atuação, com tarefas definidas para cada membro. As metas de cada setor serão estabelecidas em reuniões mensais, com o objetivo de gerar impactos positivos de forma trimestral. 

"Em tempos de crise, a solidariedade emergencial é uma resposta para aliviar o sofrimento de comunidades afetadas. No entanto, o verdadeiro impacto dessas ações depende da continuidade e sustentabilidade dos esforços solidários. Muitas vezes, as ações diminuem logo após a fase mais crítica das crises, deixando um vácuo que pode comprometer as iniciativas para que as pessoas possam reconstruir as suas vidas com mais autonomia e resiliência", afirma Jessica Couto, Diretora do Grupo Trino e coordenadora do Comitê.

Em junho será iniciado o planejamento para a primeira ação da nova fase do Comitê Trino Impacto Solidário, que pretende começar focando na ajuda ao povo do Rio Grande do Sul, que precisará de muito apoio por um longo período para reerguer a sua rotina. A comunidade local também será priorizada, com a continuidade de iniciativas junto a projetos sociais como o Aqui Tem Amor, que atende mais de 70 crianças e jovens proporcionando educação, esportes e cidadania, em Barra de Jangada. 

Para garantir que os impactos sejam efetivos, o grupo vai planejar atividades para os primeiros seis meses, incluindo a arrecadação de recursos e a análise legal das ações, assegurando conformidade com a legislação local, especialmente no que se refere a doações e trabalho voluntário. 

*Histórico de solidariedade*
Desde sua criação, em 2017, o Comitê Trino tem promovido diversas ações solidárias, como cursos de capacitação profissional e campanhas de doação de sangue. Em maio de 2022, durante as chuvas torrenciais em Pernambuco, que afetaram cerca de 130 mil pessoas, o comitê arrecadou cestas básicas e itens de higiene para o Lar Batista para Anciãos, na Várzea, organizando e limpando o estoque do local e realizando serviços de jardinagem. 

As iniciativas já realizadas incluem também a doação de japonas e roupas junto à ação Banho do Bem, que ajuda pessoas em situação de rua, além de cursos gratuitos para limpeza profissional e operadores de empilhadeira. Em 2018, o comitê doou Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para voluntários que retiraram óleo que atingiu as praias do Nordeste. "Com o tempo, percebemos que o Comitê pode ser um diferencial para o compartilhamento de nossa experiência, alinhado às normas do voluntariado, em conformidade com a legislação local e de forma planejada e contínua", conclui Jessica.

Estamos entrando na última semana para entrega do IR 2024


O prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 se encerra na próxima sexta-feira (31) às 23h59. A única exceção são os moradores de 336 municípios no Rio Grande do Sul afetados pelas fortes chuvas, que têm até 31 de agosto para cumprir com a obrigação. Este ano, a data-limite coincide com o feriado de Corpus Christi, que cai na quinta-feira (30). Devido ao ponto facultativo na administração pública, as unidades de atendimento estarão fechadas. Por isso, a Receita Federal recomenda que os contribuintes busquem atendimento presencial o quanto antes.

O órgão espera receber cerca de 43 milhões de declarações. Quem perder o prazo estará sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74 para declarações sem imposto a pagar. Para aqueles que têm imposto a pagar, a multa varia entre 1% a 20% do valor devido, além dos juros baseados na taxa Selic, atualmente em 10,75% ao ano. Renata Escobar, especialista em direito tributário, aconselha que, em caso de imprevistos, o contribuinte envie a declaração parcial para cumprir o prazo e faça a retificação posteriormente. 

“Uma alternativa para aqueles que ainda não juntaram todos os documentos é enviar a declaração pré-preenchida no site da Receita Federal e posteriormente fazer os ajustes. A retificação não gera multa e permite corrigir quaisquer erros com calma", explica a advogada. O sistema de entrega para o envio destes modelos reabre às 8h do dia 3 de junho.

Renata Escobar ressalta ainda que deixar de entregar a declaração pode resultar em consequências como o bloqueio do CPF, inclusão na malha fina e convocação para prestar esclarecimentos à Receita Federal. Em situações mais graves, o contribuinte pode enfrentar novas multas e até processos por crimes como sonegação fiscal, que pode resultar em até dois anos de prisão, ou evasão de divisas, com penas de até seis anos de reclusão.

A advogada alerta ainda que, no caso daqueles que não são obrigados a entregar a declaração, mas que tiveram alguma retenção do Imposto de Renda na fonte durante o ano de 2023, que façam a simulação para verificar a possibilidade de restituição do imposto.

AEB/FBJ abre vagas para o Processo Seletivo (vestibular de inverno) com bolsas de até 50% do valor da mensalidade


A Autarquia Educacional do Belo Jardim (AEB), mantenedora da Faculdade do Belo Jardim (FBJ), está com inscrições abertas para o processo seletivo (vestibular) 2024.2, para INGRESSO pela NOTA DO ENEM, podendo se inscrever o candidato que tenha realizado o ENEM nos últimos 10 (dez) anos (de 2013 a 2022); pela ANÁLISE DO HISTÓRICO ESCOLAR, aos candidatos que tenham concluído o Ensino Médio, devendo apresentar a comprovação através da ficha 19 (dezenove); por TRANSFERÊNCIA EXTERNA e PORTADOR DE DIOPLOMA de nível superior.

O PORTADOR DE DIPLOMA e o estudante de TRANSFERÊNCIA EXTERNA devem conferir a documentação necessária para MATRÍCULA IMEDIATA, no site oficial da AEB FBJ, ou nas redes sociais da instituição.

São oferecidas 500 vagas em 10 cursos de licenciaturas e bacharelados, com BOLSAS DE ESTUDOS de até 50% do valor da mensalidade, DURANTE TODO O CURSO. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, preferencialmente, pelo site www.aeb.edu.br até o dia 01 de julho.

Estudantes de todas as cidades de Pernambuco poderão concorrer às bolsas de estudos do Programa Município Amigo da Educação - PROMAE, uma parceria com a Prefeitura Municipal do Belo Jardim.

Todas as informações do PROMAE estão disponíveis no EDITAL publicado no site oficial da AEB/FBJ. No ato da matrícula o estudante deve manifestar o seu interesse em inscrever-se no programa de bolsas, desde que atenda a todos os requisitos previstos no EDITAL. A lista de aprovação será divulgada no site da IES, no prazo estabelecido.

Os estudantes também poderão concorrer às bolsas e descontos, através dos programas PIBID, PRP, PROUPE-PE e Pet-Saúde, obedecendo às normas previstas nos respectivos editais publicados.

Diretores da Acic se reúnem com o deputado federal Mendonça Filho


A Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) recebeu, nesta sexta-feira (24), o deputado federal Mendonça Filho, em mais uma agenda com foco no fortalecimento das relações institucionais. Foram abordados os seguintes temas: a informalidade e a empregabilidade na região, obras estruturadoras no interior de Pernambuco, Reforma Tributária e o impacto das marcas chinesas e da mão de obra estrangeira no setor têxtil e de confecções. A prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino, também esteve presente.

O presidente da Associação, Newton Montenegro, enfatizou a importância do diálogo permanente entre a classe empresarial e o poder público para fomentar ações de desenvolvimento para o Agreste, que levem em consideração as demandas dos setores produtivos. _''É preciso existir uma sinergia entre nós que produzimos e quem nos representa. Para que assim, as políticas sejam, cada vez mais, efetivas e assertivas, solucionando questões que dificultam a competitividade da nossa região e, consequentemente, a geração de emprego e renda"_. 

Os empresários apresentaram ao deputado e à prefeita a preocupação com os impactos dos produtos asiáticos e da mão de obra estrangeira, especialmente vinda de países da América do Sul. O grupo acredita que esses são fatores de risco para a competitividade da indústria e para a identidade da moda brasileira. A segurança jurídica e os incentivos fiscais foram apontados como as medidas fundamentais para evitar a retração do setor nos mercados nacional e internacional. O grupo também expressou a apreensão com o ambiente de negócios a médio e longo prazo do ponto de vista da longevidade das empresas.

_“O principal objetivo dessa reunião foi reiterar a disposição do nosso mandato de representar o Agreste do Estado, ouvindo os empresários para que a atuação em Brasília esteja ainda mais sintonizada com os aspectos mais importantes para o desenvolvimento da região”_, finalizou Mendonça Filho. Além disso, o deputado foi presenteado pela Acic com um livro de autoria de Nelson Barbalho com prefácio de seu sogro Marcos Vilaça.

Na oportunidade, os diretores da Acic ainda obtiveram retorno sobre os pleitos entregues ao deputado em sua última visita à Associação, em março de 2023. Entre eles estavam: a conclusão da duplicação da BR-104, a requalificação da BR-232, a terceira e a quarta etapa do Anel Viário de Caruaru, as obras de melhoria do Aeroporto Oscar Laranjeira e o andamento das obras de ampliação da Adutora do Agreste.

Servidores(as) da Educação Federal da Paraíba realizam ato nesta segunda (27) em frente ao prédio do Governo Federal


Completando mais de 50 dias de movimento paredista do IFPB, o SINTEFPB junto com ADUFPB realizarão um ato pela educação federal, nesta segunda (27/05), a partir das 10h, em frente ao prédio do Governo Federal, que fica na Av. Epitácio Pessoa, em João Pessoa.

O ato visa reforçar o chamado para rejeitar a proposta do governo federal e fortalecer a greve, que reivindica reestruturação de carreira, revogação de medidas de governo anteriores e recomposição orçamentária das instituições de ensino.

Técnicos e docentes estão demonstrando disposição para lutar e cobrar do Governo Federal as reivindicações da greve 2024 da Educação Federal.

No Rio de Janeiro, Sudene se reúne com direções da Finep e IBGE para ampliar apoio a políticas públicas pelo Nordeste


Rio de Janeiro (RJ) - Depois de receber gestores da Financiandora de Estudos e Projetos (Finep) na capital pernambucana, foi a vez da Sudene realizar uma visita à sede do órgão no Rio de Janeiro. A agenda realizada nesta sexta-feira (24) deu continuidade às tratativas para ampliar a cooperação técnica entre as instituições. A ideia é estabelecer uma parceria para estruturar ações que facilitem o fomento e outras formas de apoio a projetos de inovação, pesquisa e desenvolvimento na área da Sudene. A equipe liderada pelo superintendente Danilo Cabral foi recebida pelo presidente da financiadora, Celso Pansera.
 
O encontro consolida a aproximação entre as instituições. O objetivo é identificar oportunidades para utilização dos instrumentos de fomento em operação pela Finep em sintonia com as diretrizes de desenvolvimento regional estabelecidas pela Sudene. “É construir um olhar territorial para os instrumentos de financiamento atuam na região”, comentou o superintendente Danilo Cabral.
 
O Nordeste tem ocupado uma nova posição nas estratégias de financiamento de projetos conduzidas pela Finep. Em 2022, 5% da execução orçamentária da Finep foi destinada ao apoio de projetos na região. Com o reposicionamento das políticas públicas promovidas pelo governo do presidente Lula através das ações conduzidas pela ministra Luciana Santos na pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação, o percentual já chegou em 8% em 2023, representando um aumento de 60% nos recursos destinados ao Nordeste.

“Foi um avanço importante para a região. Devemos trabalhar conjuntamente para dar progressividade a esta medida até alcançarmos, no mínimo, o equivalente ao peso do PIB do Nordeste na economia brasileira, valor que atinge hoje a casa dos 14%”, disse o superintendente.
 
Outra medida discutida pelas instituições foi a criação de um instrumento para apoiar projetos que estimulem o uso sustentável da biodiversidade da Caatinga no desenvolvimento social e econômico da região.
 
Para o presidente da Finep, o Nordeste possui um grande potencial para ampliar sua participação nos recursos oferecidos pela financiadora. Os desafios deste contexto podem ser trabalhados numa atuação integrada pelas instituições. “É preciso fortalecer a infraestrutura científica do Nordeste, para que os centros de pesquisa possam ter condições de receber mais financiamentos. Além disso, uma estratégia importante é estimular o acesso de nossos recursos pelas empresas da região. Ensiná-las a como prospectar as linhas que oferecemos. Estes pontos precisam ser discutidos numa cooperação entre nossas instituições”, comentou Celso Pansera. 
 
As equipes da Sudene e da Finep devem, agora, consolidar os temas tratados em um instrumento de cooperação. A ideia é estabelecer o formato e um plano de trabalho para esta medida.
 
_Autarquia também esteve no IBGE_
 
A presença da Sudene na sede do IBGE trouxe avanços para o intercâmbio de informações e práticas de produção e gestão de informações que resultem no aperfeiçoamento das políticas públicas voltadas à área da Sudene.
 
A equipe liderada pelo superintendente Danilo Cabral foi recebida por um grupo técnico liderado pela vice-presidente e diretora executiva do instituto, Flávia Vinhaes Santos e pelo coordenador-geral do Centro de Documentação e e Disseminação de Informações, José Daniel Castro da Silva.
 
As instituições esperam atuar com a disponibilização de informações com recortes regionais, qualificação das equipes técnicas e construção de indicadores que utilizem territórios estratégicos para o desenvolvimento do Nordeste.
 
“É uma iniciativa importante. IBGE e a Sudene são duas instituições que surgiram e permanecem com uma intersecção de agendas que dizem respeito ao desenvolvimento do país e à redução das desigualdades através da disponibilização de recursos, possibilitando melhor elaboração de políticas públicas”, avaliou Flavia Vinhaes.

Imprensa Sudene

Educação premia vencedores dos concursos Ler Bem e Paulista de Carona com a Poesia


Estudantes e funcionários da Secretaria de Educação do Paulista tiveram uma manhã dedicada à poesia e à leitura, com a premiação dos vencedores dos concursos Ler Bem e Paulista de Carona com a Poesia. A cerimônia de premiação, ocorrida nesta sexta-feira (24/05), contou com presença da secretária de Educação, Kátia Clemente, a presidente da Academia de Letras e Artes do Paulista, Lucélia Gomes, Amaro Poeta, professores e gestores escolares. Os vencedores ganharam prêmios, incluindo uma bicicleta.

A vencedora do concurso Paulista de Carona com a Poesia foi Débora de Lourdes, da Escola Municipal Miguel Arraes. Carla Vitória da Silva Almeida (Escola Gelda Amorim) ficou em segundo lugar e Sabryna Aghata Duarte (Escola Rubenita Cavalcanti) em terceiro. O tema do concurso neste ano foi sobre a pessoa idosa.

O concurso Ler Bem, que está na 14ª edição, contou com estudantes do 4º ano da rede municipal. O vencedor foi Victor Gabriel Vieira da Silva, 9 anos, da Escola Paulo Freire. A vice-campeã foi Gabrielle Silva Rabelo, da Escola Abelardo Sales. O pódio foi completado com Alexia Vitória Santama, da Escola João Pereira. O vencedor vai participar da etapa estadual do concurso.

A secretária Kátia Clemente parabenizou os vencedores e os organizadores do concurso, através da Gerência de Espaços Ampliados de Aprendizagem. Segundo ela, todas ações realizadas na área de educação vêm trazendo bons resultados para o município. “A educação de Paulista está evoluindo, como mostram os índices dos órgãos oficiais. Recentemente, recebemos a notícia, dada pelo IBGE, que o município possui o maior índice de alfabetização da Região Metropolitana e o segundo do estado”, concluiu.

A importância do networking para os negócios: Evento em Caruaru reúne mais de 50 empresários de diversas regiões de Pernambuco


Na última quarta-feira (22), o Ferreiro Rooftop foi palco de mais uma edição de sucesso do HGS Customer, evento que reuniu mais de 50 empresários, incluindo clientes ativos da HGS, convidados e clientes que já contrataram os serviços da empresa, focada em soluções para gestão. O encontro, que foi realizado pela sétima vez em Caruaru, demonstrou novamente a eficácia da metodologia da HGS Soluções em Gestão e o impacto positivo que a empresa tem gerado no mercado. seguindo com o compromisso de promover um ambiente propício para a criação de novas conexões e oportunidades de negócios entre os participantes.

O HGS Customer contou com a presença de empresários de setores variados, desde tecnologia até enxovais para bebês, destacando a amplitude do ecossistema de negócios fomentado pela HGS. O empreendedor Raphael Xavier, da Doce Doce Bebê, ressaltou a importância das temáticas trazidas pelo evento: "Trouxe dois pontos importantes para minha empresa. Um, o que envolve o Branding, e dois, de estar aqui, podendo fazer network no ecossistema da HGS", afirmou.

Durante o encontro, foi ministrada uma palestra do consultor em branding e marketing Kassius Leandro. O momento proporcionou insights valiosos e estratégias práticas para os empresários presentes: "Os participantes foram convidados a refletir sobre a construção de branding e a importância da assertividade para que essa visão chegue efetivamente aos clientes.", detalhou o especialista.

Porém, o auge do evento foi a oficialização do manifesto da marca HGS, que está no mercado desde 2018, oferecendo soluções de gestão e desburocratização para negócios. Com o tema "Gestão simplificada, resultados fortes", o manifesto reflete a missão da HGS de potencializar resultados através de ferramentas que aceleram e otimizam processos. O diretor de negócios da HGS Hildegard Assis, afirmou que ficou satisfeito com o balanço do HGS Customer: "Esse sucesso comprova que a metodologia e a marca da HGS já estão consolidadas, e agora colhemos os frutos dos resultados alcançados não só pela empresa, mas pelos nossos clientes, em um ecossistema permitiu o fechamento de parcerias na ordem de R$ 2 milhões", comemorou.

*Parceria -* O HGS Customer contou com os patrocínios da Paralax, empresa especializada em terceirização de RH e gestão de pessoas, e da Integre . me, empresa de tecnologia que utiliza dados para melhorar os resultados das organizações. Com o auxílio dos parceiros, os participantes saíram do momento com novas ideias, conexões valiosas e a certeza de que estão no caminho certo para alcançar grandes resultados em seus negócios.

*O que vem por aí -* O próximo evento da HGS Customer está programado para a segunda quinzena de julho. Os empreendedores interessados em participar e aproveitar as oportunidades de networking e desenvolvimento oferecidas pela HGS podem entrar em contato através do WhatsApp (81) 99765-8769 para mais informações.

*Sobre a HGS Soluções em Gestão -* A HGS Soluções em Gestão é uma empresa dedicada a transformar a gestão empresarial através de soluções simplificadas e eficientes. Com uma atuação destacada no network e na intermediação de novos negócios, a HGS tem ajudado empresas de diversos setores a alcançarem resultados excepcionais. Sua missão é proporcionar uma gestão que vai além das expectativas, impulsionando o crescimento e o desenvolvimento contínuo de seus clientes.

Arena Kids, um novo espaço de diversão estreia no Shopping Guararapes


A Arena Kids, um novo espaço de lazer e entretenimento dedicado aos pequenos, abriu suas portas no corredor da Riachuelo do Shopping Guararapes. A Arena Kids está pronta para se tornar o local preferido das crianças ofertando uma gama de atividades que prometem alegria para todas as faixas etárias. O convite à diversão funciona no horário do Shopping.

Para os pequenos aventureiros que gostam de gastar energia, a Arena Kids dispõe de camas elásticas e piscina de bolinhas, um clássico atemporal, onde as crianças podem mergulhar em um oceano de bolinhas coloridas. Já para aquelas que adoram desafio, o parque disponibiliza uma estrutura completa de kidplay. Este playground repleto de obstáculos e atividades incentiva a criatividade e o trabalho em equipe.

Para encerrar a aventura com chave de ouro, o espaço também tem um tobogã que garante descidas emocionantes e muitas gargalhadas. A Arena Kids é o lugar perfeito para a criançada se divertir e criar memórias incríveis. O parque tem duas opções de preços: R$ 30,00 por 20 minutos, com acréscimo de R$ 1,00 por minuto adicional, ou uma tarifa fixa de R$ 60,00 para tempo ilimitado. Crianças menores de 4 anos precisam estar acompanhadas por um responsável maior de 18 anos, garantindo segurança e supervisão durante a diversão.

Curso de prevenção e combate a Incêndios florestais capacita bombeiros na Agrovale


Um grupo com 50 bombeiros de várias partes da Bahia, concluiu nesta sexta-feira (24), na Agrovale, em Juazeiro, o Curso de Combate a Incêndios Florestais (CBPCIF). 

Promovido pelo 9° Batalhão de Bombeiros Militar da Bahia (9º BBM), a iniciativa dedicada a aprimorar as habilidades dos bombeiros e também de cinco funcionários da empresa sucroenergética, começou na segunda-feira (20), com aulas teóricas e práticas, somando uma carga horária de 40 horas.

Durante o curso, os profissionais receberam uma base sólida de conhecimentos e treinamento prático para lidar com incêndios florestais, um dos desafios mais prementes enfrentados pelos bombeiros na região. Entre as disciplinas estudadas, os participantes foram instruídos sobre a legislação e as competências do Corpo de Bombeiros. Também foram discutidos o atendimento pré-hospitalar em difícil acesso, segurança nas operações aéreas, técnicas e táticas no combate a incêndios florestais e a organização eficiente de recursos humanos e materiais.

“Um conjunto de conhecimentos essencial para a coordenação e gerenciamento eficaz de recursos durante as operações de combate a incêndios”, conforme assinalou o Tenente Coronel BM e comandante do 9º BBM, Tarcísio Ribeiro do Vale. O comandante acrescentou ainda, que é vital para todo bombeiro a participação neste curso básico, visando a realização futura de outras formações na área. “Agradecemos o apoio e patrocínio da Agrovale, essa empresa de referência nacional e força amiga, que nos deu todo o suporte necessário para realização e o êxito dessa capacitação”, concluiu.

Shopping Guararapes e Detran-PE unem forças para promover o Maio Amarelo

 
O Shopping Guararapes, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), está organizando uma ação importante para marcar o Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre a segurança no trânsito. A ação, que tem como objetivo chamar a atenção para respeito às vagas reservadas, acontecerá no dia 25 de maio, das 15h às 17h, no Estacionamento A do mall. 

A iniciativa terá um caráter educativo e provocativo. Em vez de punir os motoristas que não respeitam as vagas prioritárias, cadeiras de rodas serão posicionadas em vagas comuns. A proposta é que, ao tentar estacionar e encontrar essas cadeiras, os motoristas sejam incentivados a refletir sobre a importância de respeitar as vagas especiais. A campanha do Maio Amarelo, que reforça a conscientização sobre a segurança viária, tem sido promovida entre o Poder Público e a sociedade civil desde 2014, quando o mês foi escolhido durante a Semana Mundial de Segurança do Pedestre.

Unidades de saúde do Paulista recebem detector fetal sonar para ser utilizado durante o atendimento de gestantes


As cerca de 60 unidades da Superintendência de Atenção Básica da Secretaria de Saúde do Paulista estão sendo contempladas com detector fetal sonar. Os equipamentos são utilizados no monitoramento dos batimentos cardiofetais durante o atendimento das gestantes. Os postos de saúde também estão recebendo novos bebedouros elétricos do tipo gelágua.

Atriz Fabiana Karla participa de sessão especial do filme “De Repente, Miss!” neste sábado (25)


O Shopping Boa Vista recebe a querida atriz Fabiana Karla para uma sessão especial do filme “De Repente, Miss!”, que será realizada amanhã (25), às 20h30, no cinema do centro de compras. A comédia protagonizada pela pernambucana tem ainda em seu elenco as atrizes Giulia Benite (Turma da Mônica), Danielle Winits (Os Farofeiros) e Nany People (Vidente por Acidente), além do ator João Baldasserini (Salve-se Quem Puder). O longa metragem tem direção de Hsu Chien. Os ingressos estão à venda e podem ser adquiridos no site do Kinoplex Boa Vista ou no local. 

O filme “De Repente, Miss!” conta a história de Mônica, que deixou uma carreira promissora na Publicidade para criar os filhos, Luíza e Leo. Prestes a completar 40 anos, ela entra em crise ao perceber que a filha adolescente não sente mais admiração por ela. Uma viagem em família para um resort de verão, porém, parece ser a oportunidade que Mônica precisa para se reconectar com a filha, mesmo que seja preciso disputar um concurso de miss.

Paulo Alves (Avante) desmente rumores de desistência e intensifica pré-campanha em Ipojuca


Em Ipojuca, o pré-candidato à prefeitura, Paulo Alves (AVANTE), segue com um ritmo intenso de agendas, consolidando sua presença e articulação política na região. Na última semana, Alves visitou diversos engenhos, incluindo o Engenho Maranhão, além de realizar reuniões importantes no centro da cidade, em Porto de Galinhas e Camela.

Em meio a esses compromissos, Paulo Alves utilizou suas redes sociais para desmentir qualquer possibilidade de desistência de sua pré-candidatura. Segundo o pré-candidato, os boatos sobre sua retirada da disputa são frutos do incômodo que sua pré-postulação está causando nos outros dois nomes fortes na corrida eleitoral de Ipojuca. “Essas informações são frutos do desespero das duas outras máquinas que também disputam as eleições. Nosso projeto segue firme e crescendo a cada dia”, afirmou Alves em um vídeo publicado em sua conta oficial.

A eleição de Paulo Alves é uma das prioridades de Sebastião Oliveira, presidente do Avante em Pernambuco. O apoio irrestrito da sigla reforça a determinação de Alves em seguir na disputa. “Nosso compromisso com Ipojuca é sólido e inabalável. Continuaremos trabalhando para levar nossas propostas à população e construir um futuro melhor para todos”, declarou Sebastião Oliveira.

Nos bastidores, a expectativa é que, nos próximos dias, o projeto encabeçado por Paulo Alves receba o apoio de novas siglas partidárias, fortalecendo ainda mais sua candidatura. As articulações seguem em ritmo acelerado, com o objetivo de formar uma coalizão robusta que impulsione a campanha de Alves rumo à vitória em Ipojuca.

A movimentação intensa de Paulo Alves e o reforço de seu compromisso com a pré-candidatura indicam uma disputa eleitoral acirrada, com estratégias bem delineadas para conquistar o eleitorado ipojucano.

Publicitária Aléssia Saluára recebe em São Paulo a ‘Cruz do Mérito da Comunicação’


Publicitária com mais de 600 marcas posicionadas no mundo, Aléssia Saluára, recebeu, na noite desta quinta-feira (23), a ‘Cruz do Mérito da Comunicação’. Concedida pela Câmara Brasileira de Cultura e Academia de Ciências e Artes, a honraria foi entregue durante jantar solene do Encontro Nacional de Notáveis Acadêmicos, no auditório 5 da Plataforma Internacional Pablo Marçal, em Alphaville, São Paulo.

Durante o evento, Aléssia, que é formada em Publicidade e Propaganda, pós-graduada em Gestão Empresarial pela FGV e já atuou com grandes nomes do mercado como Roberto Justus, Kaká Diniz, Bráulio Bessa, Paulo Vieira e Daiane dos Santos, recebeu o conjunto de joias da comenda (medalhas), e um pergaminho em papel pergaminata italiano com impressão digital de alta definição, no estilo gótico 'Old England', 

De acordo com o comendador, jornalista e presidente da Câmara Brasileira de Cultura, Gualter Carrara Júnior, esta honraria é destinada àqueles que por intermédio da capacidade profissional, contribuem para difusão da informação, de maneira ética e isenta, por meio da geração de conteúdo de relevância. “Aléssia Saluára é um desses exemplos pela atuação marcante nos estados do Ceará, Pernambuco, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Estados Unidos e Europa”, ressaltou. Na mesma solenidade, recebeu também a honraria o empresário, político e um dos maiores influenciadores brasileiros, Pablo Marçal.

Após receber a outorga, a nova acadêmica agradeceu a distinção e falou um pouco da experiência em branding, posicionamento e reposicionamento de marcas, criação e direção de campanhas, palestra, capacitação de equipes, gestão de produtos, criação e execução, além da supervisão de grandes eventos nacionais. “Amo branding, extrair a essência de grandes marcas e deixá-las em evidência é meu maior dom. Sempre fui enérgica e multifacetada, apaixonada por conhecimento, me dedico diariamente para dar o melhor em tudo que faço”, concluiu.

Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina recebe visita de jornalistas de seis países


No Vale do São Francisco desde o último domingo (19), o grupo do projeto Agro Press Trip, com 21 jornalistas de seis países e correspondentes da Folha de São Paulo, revista Globo Rural e jornal Valor Econômico, visitou, na manhã desta quarta-feira (22), a sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina (SPR).

Convidados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a ApexBrasil, o grupo de estrangeiros de países, a exemplo da China, Hong Kong, Argentina, Alemanha, Itália e Estados Unidos, foi recebido pelo presidente do SPR, Jailson Lira, que na oportunidade estava representando o presidente da Federação da Agricultura de Pernambuco, Pio Guerra.

Depois de dar as boas-vindas aos participantes do Agro Press Trip, Jailson Lira falou do processo produtivo da fruticultura nos estados de Pernambuco e Bahia e como esta região se transformou no maior polo exportador de fruticultura do Brasil.

Depois de conferir uma palestra do gestor do Dinc- Distrito de Irrigação do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, Paulo Sales, a jornalista Danna Xu, da CMG (grupo de mídia da China), revelou que está bastante impressionada com os números de produção e a qualidade das frutas regionais, principalmente a manga e a uva. “Os chineses gostam muito de frutas e as perspectivas de crescimento das exportações da fruta brasileira são as melhores possíveis “, ressaltou.

De acordo com a coordenadora do grupo, Elena Castellani, os jornalistas perceberam muito claramente a mudança de paradigma entre a caatinga, o semiárido e a produção e exportação de frutas. “Certamente muitos deles irão realizar reportagens, repercutindo lá fora a imagem positiva do desenvolvimento sustentável do Vale do São Francisco “, concluiu.

Centro de Tecnologia Canavieira investe no mercado nordestino


Líder global da ciência da cana-de-açúcar, o Centro de Tecnologia Canavieira está investindo no desenvolvimento de variedades de alta produtividade, adaptadas às condições de solo e clima do Nordeste do país, além de produtos Bt (organismos geneticamente modificados) para combate à broca gigante, uma das principais pragas da região. 

“O Nordeste é um mercado relevante para cana de açúcar. Nossos clientes têm demandado maior número de variedades, o que é crucial para a mitigação do risco frente as variações climáticas e para a busca contínua da elevação do potencial produtivo. Além da ampliação do número de variedades adaptadas, estamos muito atentos em trazer as melhores soluções de manejo para as principais pragas que atacam o canavial”, diz César Barros, CEO do CTC. 
Ele acrescenta que a tecnologia BT do CTC se consolida como uma importante ferramenta para controle da broca gigante que hoje é a principal praga dos canaviais da região. 
“Como forma de ampliar a nossa presença no mercado anunciamos recentemente a ampliação do nosso programa de melhoramento dedicado à região, saindo de 2 sites para 6 polos de testes o que ampliará o nosso sucesso em encontrar as melhores variedades para os nossos clientes", diz Barros.

Em termos de portfólio e presença no mercado, é notável a diversificação de variedades e penetração de mercado no cenário agrícola ao longo das safras. Em 13/14, eram utilizadas apenas 8 variedades. Já na safra 23/24, esse número aumentou significativamente para 23 variedades. Além disso, essas variedades estão presentes em clientes que representam mais de 50% da área cultivada com cana no Nordeste - triplicando o acesso ao mercado do portfólio CTC nesse período”, 

Para as próximas safras a expectativa é de lançamento de 1 a 2 variedades por ano, acelerando ainda mais esse processo de adoção de variedades desenvolvidas pelo CTC, aumentando o potencial produtivo e a competitividade dos canaviais da região Nordeste.

O CTC investe cerca de R$ 200 milhões anualmente, equivalente a 50% da receita em 3 linhas de pesquisa e desenvolvimento - melhoramento genético, biotecnologia e sementes sintéticas que beneficiarão o Nordeste. 

Além disso reforçou os investimentos na região para trazer materiais mais adaptados por meio da nossa estação de hibridação de Camamu, no Sul da Bahia, nosso polo base de *Santa Rita, na Paraíba*, e polo avançado de Cururipe em Alagoas, e quatro novos polos que serão implementados nesta safra.

*Broca gigante*

Vale destacar que, no portfólio de variedades para o Nordeste, o CTC oferece três variedades Bt, que além do controle da broca da cana-de-açúcar, principal praga no setor canavieiro, permite a supressão da Broca Gigante, praga extremamente relevante nos solos nordestinos.

A broca da cana-de-açúcar é a principal praga da cultura da cana. Os prejuízos causados por essa praga reduzem a competitividade do setor, provocando grandes perdas à produção.

Dentro desse contexto, os estados de Alagoas e Pernambuco são os principais protagonistas, representando uma parcela significativa da produção regional. Alagoas se destaca com uma média de 36% da área total colhida na região, enquanto Pernambuco apresenta uma média de 27%, ambos totalizando mais de 60% de toda produção de cana do Nordeste. 

*Sobre o CTC*
O CTC – Centro de Tecnologia Canavieira é uma empresa de biotecnologia e inovação. Tem um dos maiores bancos de germoplasma de cana-de-açúcar do mundo, com mais de 4 mil variedades. 

Nos laboratórios em Piracicaba (SP) e Saint-Louis (Missouri-EUA), as equipes de cientistas desenvolvem trabalhos de ponta em melhoramento genético e engenharia genética. O portfólio da companhia reúne variedades de cana de alta produtividade e resistentes a pragas. 

Criado em 1969, o CTC contribuiu nestes 50 anos de história para o avanço tecnológico do agronegócio nacional e a competitividade do setor sucroenergético, levando o Brasil à liderança mundial do setor, aumentando a produtividade para atendimento da demanda mundial de açúcar, proporcionando visibilidade ao etanol como um dos mais importantes biocombustíveis do mundo e a cogeração de energia através do processamento da palha da cana de açúcar (bioeletricidade).

Professores da UFPE rejeitam proposta do governo federal e mantêm greve


Reunidos em assembleia geral nesta sexta-feira (24), os professores da Universidade Federal de Pernambuco rejeitaram a proposta apresentada pelo Governo Federal. Ao todo , 965 votaram contra e 546 se posicionaram a favor, com 37 abstenções. Com isso, a categoria, em greve desde 22 de abril, decidiram manter a paralisação.

A Assembleia Geral Extraordinária ocorreu simultaneamente nos campi do Recife, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e de Caruaru, no Núcleo de Ciências da Vida do Centro Acadêmico do Agreste (CAA). Professores do Centro Acadêmico de Vitória (CAA) também participaram. Além disso, houve participação e votação dos docentes on-line. 

Na avaliação da professora Teresa Lopes, presidenta da Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), o formato híbrido e multicampi favoreceu a democracia. “Nós pudemos ter uma participação ampla dos docentes, da mesma maneira que fizemos na assembleia que decretou a paralisação, em 17 de abril. Agora, vamos fortalecer o movimento porque o governo precisa entender que a educação pública superior é essencial para um projeto de país inclusivo e democrático”, reforçou Teresa. 

PRÓXIMOS PASSOS - Na próxima terça-feira (28), os professores vão se reunir para discutir uma resposta à contraproposta rejeitada. 

Secretários municipais de educação se reúnem no Recife para Fórum Extraordinário


A União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime/PE) realiza entre os dias 27 e 28 de maio o seu Fórum Extraordinário. Nesta edição, que são esperados mais de 500 participantes, sendo 150 secretários municipais de educação, o evento tem como tema ‘Educação municipal pernambucana em tempos de desafios: caminhos para o fortalecimento da Gestão’. 

A participação expressiva dos dirigentes municipais é um reflexo do papel de união e aparato técnico que a Undime/PE tem implementado ao longo dos anos. Para a presidente da entidade, a dirigente municipal de Igarassu, Andreika Asseker, o atual momento da educação pública pernambucana é primordial para a realização de um Fórum como a da segunda-feira.

“O Fórum Extraordinário representa uma oportunidade essencial para unirmos forças e buscarmos soluções inovadoras para os desafios que a educação municipal enfrenta hoje. A participação expressiva dos secretários municipais reflete nosso compromisso coletivo com a melhoria contínua da gestão pública de ensino em Pernambuco”, declarou Andreika Asseker, presidente da Undime/PE.

Com abertura oficial prevista para às 08h, no dia 27, o evento terá também palestra do professor da Universidade Federal da Bahia e referência em avaliação escolar, Profº Cipriano Carlos Luckesi, que vai falar sobre os possíveis caminhos para os municípios percorrerem. A programação segue pela tarde com palestras e debates sobre Educação em Tempo Integral, com o presidente da Undime Nacional, Aléssio Costa Lima; e apresentação da nova plataforma de prestação de contas BB Gestão Ágil, com o gerente-geral do Banco do Brasil em Pernambuco, Bruno Vieira da Cunha.

Já no dia 28, a programação conta com 3 mesas de debate: Educação do Campo nos municípios: desafios e perspectivas do Programa Escola da Terra; Concepções de Alfabetização: prática docente e gestão; Orientações para o planejamento das peças orçamentária; As limitações do período eleitoral e as condutas vedadas; e nova lei de licitações. Além do painel ‘Alteração Estatutária para adequação ao Estatuto da Undime Nacional’, com participação da Profª Rosane Costa Secretária de Assuntos Jurídicos da Undime/PE, do Profº Fernando Melo, vice-presidente da Undime/PE e de Marxwell Albuquerque, assessor da Undime/PE.

Foto: Divulgação 

*Serviço:* 

*Fórum Extraordinário da Undime/PE*
“Educação municipal pernambucana em tempos de desafios: caminhos para o fortalecimento da Gestão”
*Quando:* 27 e 28 de maio, das 09h às 17h;
*Onde:* Beach Class By Hom (R. Maria Carolina, 661 - Boa Viagem, Recife - PE, 51020-221);
*Inscrições:* Esgotadas.

Dia do Hambúrguer: Bob’s oferece sanduíches por apenas R$4,99 no “App do Bob’s”


O Dia do Hambúrguer, comemorado no dia 28 de maio, está chegando, e o Bob’s, primeira rede de fast food do Brasil, vai oferecer sanduíches por apenas R$4,99 durante a “Semana do Hambúrguer no Bob’s”. Os lanches Bob’s Cheddar e Chicken Crispy participam da promoção exclusiva no App do Bob’s. A oferta é válida de 27 a 31 de maio em todas as regiões do Brasil, para compras nas lojas físicas ou pelo delivery. 

A rede conta com um cardápio personalizado para quem ama hambúrguer. Entre as promoções, o público pode pedir o Bob’s Cheddar, feito com Molho Cheddar Vigor, marca referência em sabor, coberto com cebola no shoyu, hambúrguer bovino e pão. Além do Bob’s Chicken Crispy, acompanhado de um empanado de frango crocante, Maionese Hellmann’s, marca número 1 entre chefs e consumidores do Brasil, e alface fresquinha dentro de um pão. 

As promoções não param por aí! Por mais três reais, ou seja, por apenas R$ 7,99 os consumidores poderão saborear o Bob’s Cheddar ou o Chicken Crispy com Coca-Cola sem açúcar. 

“Essa campanha é mais uma oportunidade para que os clientes possam aproveitar as vantagens do nosso aplicativo, saborear os nossos lanches a preços irresistíveis e com praticidade. E ter ao nosso lado marcas parceiras e renomadas do setor, como a Vigor e a Hellmann’s e a Coca-Cola Brasil, faz toda a diferença para levar ao consumidor uma experiência única”, conta Renata Brigatti Lange, diretora de marketing do Bob’s. 

"Nosso Molho Cheddar Vigor é um produto que entrega sabor, consistência ideal e uma cremosidade que os consumidores buscam, e estamos certos de que esta ação do Bob’s permitirá que muitas pessoas possam experimentar e se apaixonar pelo lanche que levam o produto”, diz Karina Dal Sasso, diretora de marketing da Vigor. 

Ao baixar o App do Bob’s, disponível para Android e iOS, e fazer um breve cadastro, o cliente torna-se um Bob’s Fã e participa de promoções como a do Dia do Hambúrguer, além de receber conteúdos exclusivos, cupons e ofertas personalizadas. 

*Sobre o Bob’s*    
O Bob´s, primeira rede de fast food e de franquias de alimentação do Brasil, fundada em 1952 no burburinho de Copacabana, rapidamente lançou moda e virou mania entre os cariocas. Sua expansão pelo Brasil começou em 1984 por meio de um bem-sucedido sistema de franquias, que segue até hoje oferecendo suporte para todos os interessados em abrir uma unidade da rede. Atualmente, são mais de 1.000 pontos de venda em todas as regiões do Brasil.

Defesa Civil do Paulista divulga plano de contingência para o inverno com ações preventivas e emergenciais


Com o intuito de contemplar ações de respostas a desastres e situações emergenciais, visando ainda minimizar a problemática dos riscos de deslizamentos nos morros, a ocorrência de alagamentos e outros sinistros, a Secretaria Executiva de Defesa Civil do Paulista divulgou o Plano de Contingência do Município do Paulista para o inverno de 2024. 

O material contém tópicos como: comitês de Gestão de Crise, mapeamento e análise de riscos, ações preventivas e emergenciais, diretriz do Plano de Contingência, Operação Inverno 2024, estratégias de recuperação, e distribuição e competências. 

De acordo com o documento, o Comitê de Gestão de Riscos é composto pelos seguintes órgãos municipais: Secretaria de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil / Secretaria Executiva de Defesa Civil (Coordenação Geral); e ainda, pelas secretarias membros: Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos; Secretaria de Infraestrutura; Secretaria de Governo e Gabinete; Secretaria de Obras e Serviços Públicos; Secretaria de Planejamento e Gestão, e Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Tecnologia e Meio Ambiente. 

Além disso, o Plano de Contingência destaca outros pontos como: Prognóstico e a previsão de chuvas para a RMR; pontos de alagamentos e deslizamentos no município, e detalhes sobre a deflagração do Plano de Contingência, ações e procedimentos, estratégias de recuperação, estrutura da Secretaria Executiva de Defesa Civil, contatos das secretarias membros do comitê, dentre outros.

Imprensa Paulista PE 

Mensagem da Noite