quarta-feira, 2 de junho de 2021

Paulista amplia grupos de risco na vacinação contra a COVID-1

 

A Secretaria de Saúde da cidade do Paulista ampliou a vacinação contra a covid-19 visando contemplar novos grupos de risco.

Nesta atual fase foram incluídas as puérperas com até 45 dias e gestantes, público em geral a partir de 59 anos, e pessoas com comorbidades a partir de 18 anos.

Serão vacinados profissionais da educação, sendo eles, trabalhadores da educação básica, superior e de escolas profissionalizantes a partir dos 18 anos. É necessário apresentar comprovante de vínculo empregatício com o município, pois as unidades de ensino precisam estar no município de Paulista.


Ainda sobre os profissionais da educação é importante lembrar que os que não fazem parte do quadro de servidores do município (no caso de vínculo com escolas particulares e estaduais) deverão ter o vínculo comprovado através de documento expedido pela entidade empregadora.

Estão inclusos nessa fase também os profissionais farmacêuticos e médicos veterinários. Esses profissionais devem apresentar comprovante de vínculo empregatício e profissionais autônomos devem apresentar carteira de identificação profissional válida (emitida pelo conselho regulador)

O agendamento já está disponível aos usuários através do site agendamentovacinapaulista.com.br e pelo APP Cidadão Digital, disponível apenas para Sistema Operacional Android. É importante que o usuário faça a atualização da versão do aplicativo. As pessoas agendadas deverão comparecer ao local de vacinação munindo os documentos solicitados acima e documento de identificação com foto.

Saiba quais são os pontos de vacinação que funcionarão das 09h às 16h (durante a semana) e das 09h às 13h aos sábados.

- Clube Municipal do Nobre
(Rua do Nobre, s/n)

- Clube Municipal de Paratibe
(Rua Doutor José Mariano, s/n – Paratibe)

- Drive Thru da Aurora
(Rua da Aurora – Centro)

- Drive Thru da PE-22
(Antigo Núcleo BPRV, próximo ao trevo que dá acesso a Maria Farinha)

- Drive Thru do Centro Administrativo
(Rua Prefeito Geraldo Pinho Alves,222 - Maranguape I)

- Faculdade de Saúde de Paulista – FASUP
(Avenida Doutor José Gueiros Leite, 3580)

- Igreja Nossa Senhora do Ó:
(Avenida Doutor Cláudio José Gueiros Leite, 7113)

lmprensa Paulista

Importância da comunicação durante a pandemia é tema de live esta semana

No dia 4 de junho, o Laboratório Imunopatologia Keizo Asami (Lika) da UFPE promoverá o seminário “Pandemia: comunicação para a população”. O evento on-line contará com a participação da jornalista Jô Mazzarolo, diretora de Jornalismo da Globo-PE, e Aldo Vilela, âncora da Rádio CBN em Recife e Caruaru. O bate-papo será transmitido, a partir das 10h, em formato de live no canal oficial do Lika no YouTube. Também participarão da conversa José Luiz Lima Filho, diretor do Lika-UFPE, e Jones Albuquerque, da IRRD-UFRPE e do Lika-UFPE. A jornalista Isly Viana, da TV-Clube/Record, atuará como mediadora do bate papo.

Ascom UFPE



Pernambuco prorroga decreto até 13 de junho e Sertão também terá restrições

 

O Governo de Pernambuco, após análise do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, informou, por meio de coletiva online, a prorrogação das medidas restritivas estabelecidas em todo o Estado, seguindo agora até o dia 13 de junho. Foi anunciado também que a Macrorregião 3, no Sertão, entrará no esquema válido para a Macrorregião 1. Agora, as regionais de Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada seguirão as normas já vigentes no Recife, Região Metropolitana e áreas da Zona da Mata, com restrições aos sábados e domingos, quando somente serviços autorizados podem funcionar.

As 65 cidades do Agreste, sendo 53 municípios das Gerências Regionais (Geres) de Caruaru e Garanhuns, além das 12 cidades da Geres de Limoeiro, seguem em quarentena rígida. Nesses locais, durante toda a semana, só poderão abrir as portas atividades autorizadas. A Macrorregião 4, que contempla a região do Vale do São Francisco e Araripe, permanece no esquema de funcionamento até 20h, de segunda a sexta, e até 18h nos finais de semana.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, André Longo, Pernambuco vive ainda um momento delicado em relação à pandemia. Segundo ele, a situação tem gerado uma crescente demanda por leitos, superando a capacidade das redes de saúde pública e privada. Na análise epidemiológica da Semana 21, o Estado ficou no mesmo patamar de casos graves da semana anterior, com a notificação de 1.975 casos graves suspeitos.

“Na análise por Macrorregião, temos um cenário de estabilidade na 4ª, seguido de um estágio de platô, em níveis ainda muito elevados na 1ª. No Agreste, conseguimos interromper a aceleração exponencial e os indicadores ficaram estáveis, mas a região continua gerando muitos doentes graves, pressionando a rede de saúde. Na 3ª Macrorregião, tivemos uma aceleração mais rápida, com um crescimento de 19% em uma semana e de 21% em 15 dias no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave”, pontuou o secretário. Com relação às solicitações de UTI, a região da Macro 3 apresentou um aumento de 18% em uma semana e de 68% em 15 dias. Foram 47 na Semana 19 até chegar a 79 na semana passada.

André Longo anunciou ainda a abertura de mais 10 leitos de UTI no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. “Somando com os da semana passada, já são 60 leitos de terapia intensiva, nos últimos sete dias, sendo 40 no Agreste e 20 no Sertão”, explicou o secretário, que também ressaltou outras ações do Governo de Pernambuco para o interior do Estado. “Distribuímos, até hoje, 154 concentradores de oxigênio para os municípios que mais precisavam. Montamos uma Central Emergencial de Fornecimento de Oxigênio que, do último sábado até o começo da tarde de hoje, já socorreu 40 municípios com o carregamento de 718 cilindros, totalizando 5.490 m³ de oxigênio”, detalhou.

ECONOMIA – A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, detalhou a prorrogação das medidas e explicou a importância da iniciativa para conter a aceleração do vírus. “Estamos mantendo o diálogo constante com os setores e respeitando a questão da previsibilidade. Para que todos possam se programar, estamos anunciando previamente essas novas medidas. Essas que têm surtido efeito, aliadas às outras ações, como vacinação e abertura de leitos. Mas o nosso comportamento é fundamental, principalmente em datas comemorativas, como o ponto facultativo de amanhã (Corpus Christi) e o Dia dos Namorados. O momento ainda é delicado. Estamos em um plano de convivência que pode ser alterado, pois há um acompanhamento diário dos números. Havendo mudanças, elas serão anunciadas”, esclareceu.

Secretaria de lmprensa de Pernambuco

E no Recife, vacinação a partir dos 50 anos


A Prefeitura do Recife deu mais um passo no Plano Recife Vacina e anunciou, nesta quarta-feira (2), a ampliação da imunização na cidade. A partir das 20h, os moradores da capital pernambucana com 50 anos ou mais vão poder agendar a vacinação no Conecta Recife. A vacina começa a ser aplicada já nesta quinta (3). O anúncio, feito pelo prefeito João Campos, acontece dois dias após a PCR liberar a vacinação para as pessoas com 55 anos ou mais.

“A partir de hoje, às 20h, está aberto o agendamento de um novo grupo. Pessoas com 50 anos ou mais já poderão fazer o agendamento hoje para vacinação a partir de amanhã”, anunciou João Campos. “Lembrando que temos nos pontos de vacinação do Recife a vacinação solidária. Quem for se vacinar ou levar um parente ou amigo para vacinar, lembre-se de, se possível, levar esse alimento para a gente poder doar para as pessoas que mais precisam na nossa cidade. É fundamental a solidariedade neste momento”, acrescentou.

O cadastro e o agendamento devem ser feitos através do site conectarecife.recife.pe.gov.br ou do app Conecta Recife, que está disponível gratuitamente na PlayStore, para Android, e AppStore, para quem utiliza o sistema iOS. As pessoas incluídas neste grupo, devem anexar no ato do agendamento cópia de um documento oficial de identidade e um comprovante de residência. Esses mesmos documentos devem ser levados no dia da vacinação.

PONTOS DE VACINAÇÃO - Atualmente, a capital pernambucana tem 19 pontos de vacinação, entre salas e drive-thrus. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo. As salas de vacinação ficam na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; na Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; e agora a UPA-E do Ibura.

Já os drive-thrus, que permitem atendimento sem sair do veículo, estão localizados no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), na Tamarineira; Parque de Exposição de Animais, no Cordeiro; Fórum Ministro Artur Marinho - Justiça Federal de Pernambuco (Avenida Recife), no Jiquiá; Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Dois Irmãos; Juizados Especiais do Recife, na Imbiribeira; Parque da Macaxeira, na Macaxeira; Geraldão, na Imbiribeira; Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na Cidade Universitária; Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Bairro do Recife; BIG Bompreço de Boa Viagem e BIG Bompreço de Casa Forte.

lmprensa Recife

Vacinação contra Covid-19 em Olinda contempla pessoas a partir dos 54 anos

 

A Secretaria de Saúde de Olinda avança no plano de imunização contra a Covid-19 e começou, nesta quarta-feira (02.06), a vacinar pessoas a partir dos 54 anos de idade. Além dessa faixa etária, podem realizar o agendamento os caminhoneiros, funcionários da Defesa Civil (18 anos ou mais), além de todos os profissionais de saúde autônomos, com idade a partir de 50 anos, incluindo veterinários, educadores físicos e assistentes sociais.

A Prefeitura de Olinda reforça ainda que, todos os profissionais da Educação que residem no município, acima de 18 anos, estão com o agendamento liberado e podem ser imunizados. Para confirmar o agendamento, o educador deve anexar ou apresentar documentos pessoais com foto e declaração de vínculo com a instituição de ensino em papel timbrado, contendo dados pessoais, como função e matrícula.

Dessa forma, estão inclusos os trabalhadores das creches, pré-escolar, ensino fundamental, médio, superior, cursos profissionalizantes, EJA, Cras e Creas. Além desses, já estão sendo vacinados os trabalhadores da força de segurança, transporte coletivo (motoristas, cobradores e fiscais de terminal). Também quem trabalha na limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e pessoas com deficiência permanente e em situação de rua.

Doses Aplicadas - Entre a primeira e a segunda dose, Olinda já aplicou 117.792 das 165.323 repassadas pela Secretaria de Saúde do Estado (SES). Para agendar, o olindense deve acessar o site oficial da Prefeitura (www.olinda.pe.gov.br) e realizar cadastro.

A Secretaria de Saúde de Olinda disponibiliza 13 pontos fixos de vacinação, além do ônibus Expresso Vacina Olinda, resultado da parceria entre Prefeitura e a empresa Conorte. Nas terças e quintas-feiras, o veículo percorre pelos bairros da cidade para rastreamento de pessoas que faltam tomar a segunda dose, além de gestantes e puérperas.

Novos públicos:

Caminhoneiros - É preciso apresentar, no ato da vacina, documento com foto, comprovante de residência, comprovante de registro da ANTT ou Carteira de Trabalho que comprove atividade como caminhoneiro ou declaração da empresa atestando a função.

Trabalhadores de Saúde Autônomos - Devem apresentar, no ato da vacina, comprovante de residência, documento com foto e carteira de conselho, além de estar na faixa etária de 50 anos +.

Público Geral:

A partir dos 54 anos - Apresentar, no ato da vacina, documento com foto, CPF e comprovante de residência.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h
– Shopping Patteo (Bairro Novo), Drive-Thru e Piso L2;
– Vila Olímpica (Rio Doce)

Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h
– Espaço Caenga (Águas Compridas);
– Igreja de Deus (Ouro Preto);
– Escola Municipal Princesa Isabel (Jardim Brasil);
– Igreja O Farol (Bairro Novo)
– Escola Claudino Leal (Cidade Tabajara);
– Clube Atlântico (Carmo);
– Caic/Peixinhos;
– Faculdade de Ciências Humanas de Olinda – Facho (PE-15, Ouro Preto);
– Colégio Antônio Corrêa (Alto da Conquista)
– Colégio Doutor Manoel Borba (Sítio Novo).

lmprensa Olinda