quarta-feira, 23 de outubro de 2019

#VcNoBlog Rafão Oliveira, o voluntário das praias


O jornalista Rafão Oliveira, do Instagram Várzea Oficial, se juntou aos voluntários que trabalham na Limpeza das Praias no litoral pernambucano e nos contou sua história no texto a seguir:

Quero comecar falando da palavra Amor, o que se vê hoje é um ato de amor do pernambucano por suas praias, Não quero aqui falar de estado federal e estadual, porque São 50 dias e não 50 minutos que isso vem acontecendo em Pernambuco!

A situação é surreal, parece até mentira, para cada 10kg de óleo retirado aparecem mais 100kg. Sabe aquela palavra o povo unido jamais será vencido? É o que se pode ver nas praias do litoral Pernambucano, as pessoas estão lá para preservar a natureza, não para aparecer nos telejornais, televisão ou em jornal impressos, estão por uma praia limpa.

O que não pode acontecer é agora o exército querer parar os trabalhos de que está a 50 dias fazendo esse trabalho que todos os voluntários estão fazendo.


Digo mais, é um cenário catastrófico, isso está chegando mais e mais às orlas.

Eu trabalhei ontem por volta de 12 horas sem descanso, tirando óleo do mar, da areia , dos arrecifes e das algas.

É um trabalho cansativo é que deve durar por mais de 5 meses ainda.


Olinda realiza Fórum da Pessoa com Deficiência

A construção de políticas públicas inclusivas será discutida, em Olinda, no III Fórum da Pessoa com Deficiência. Nesta sexta-feira (25), das 8h às 18h, a cidade sedia o encontro na Escola Guedes Alcoforado, localizada no bairro do Varadouro. A programação traz palestras, apresentações culturais e seminários em diversos eixos temáticos. O evento tem como tema: Não há controle sem participação social.

A iniciativa, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, tem o propósito de unir o poder público e diversas esferas da sociedade civil. Os grupos participantes vão produzir um conjunto de propostas, resultando na garantia de direitos e melhoria na qualidade de vida da população. Apesar de ter inscrições prévias já realizadas, o evento terá participação aberta e gratuita.



SERVIÇO:

- Fórum da Pessoa com Deficiência em Olinda

- Sexta-feira (25), das 8h às 18h

- Escola Estadual Guedes Alcoforado

Avenida Joaquim Nabuco, 838, Varadouro, Olinda



Imprensa Olinda

Mitos e Verdades sobre o câncer de mama é tema de palestra gratuita no Recife

Dentre as ocorrências de câncer no Brasil, o de mama é o segundo mais comum e o que causa mais mortes por câncer em mulheres, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Em 2019, mais de 59 mil casos são estimados. A campanha do Outubro Rosa foi criada no começo da década de 90 com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença.

Em alusão à campanha de conscientização, Outubro Rosa, no dia 28/10, o Hospital Santa Joana Recife vai promover uma palestra que traz como tema “Mitos e Verdades Sobre o Câncer de Mama”. O evento acontece no auditório Monsenhor Vieira, localizado no próprio hospital, a partir das 17h. “É significativo ressaltar a importância de realizar um evento que procura proporcionar esclarecimentos sobre o câncer de mama ao público. Além de estimular a prevenção, promover autoestima para aquelas pessoas que têm câncer de mama, principalmente, as mulheres”, afirma a mastologista do Hospital Santa Joana Recife, Yara Mattos.

Alguns dos assuntos que serão abordados por oncologistas e mastologistas do hospital são prótese de silicone, se é necessário usar colete cervical na mamografia, se desodorante antitranspirante e a radiação da mamografia causam câncer de mama, entre outros. “O objetivo do debate é, justamente, responder da forma correta todas as questões que surgem nas redes sociais e deixam as pessoas com dúvidas’’, comenta Dra. Yara. 

Segundo o INCA, os principais sintomas da doença são nódulos, geralmente endurecido, fixo e indolor, pele da mama avermelhada, alterações no mamilo e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. É possível, também, aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas. Ainda de acordo com o instituto, não há uma causa única para a doença. Existem diversos agentes relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama entre as mulheres. Alguns exemplos que podem ser destacados são histórico familiar, consumo de álcool, excesso de peso, exposição à radiação ionizante, o próprio envelhecimento e fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher.

O evento será aberto ao público e conta, ainda, na programação com uma ação social voltada, especialmente, para os pacientes oncológicos. Será oferecido micropigmentação de sobrancelhas com a profissional Amélia Reis.

Serviço:

Palestra: “Mitos e Verdades Sobre o Câncer de Mama”

Data: 28/10/2019

Horário: 17h

Local: Auditório Monsenhor Vieira - Hospital Santa Joana Recife - Rua Joaquim Nabuco, 200 - Graças, Recife – PE.

Evento aberto ao público.

Semana do Brincar no Jardim Botânico

Nesta quarta (23), a partir das 14h , a Semana do Brincar chega no Jardim Botânico, na Rodovia BR 232, s/n, no bairro do Curado.

Meninas e meninos atendidados pelo Serviço de Convivência da Assistência Social da Prefeitura do Recife vão participar de uma caminhada ecológica, trilha, oficina com materiais recicláveis e contação de histórias. 

O gerente da Criança e Adoslecente do Recife, Eduardo Paysan vai falar sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento das crianças. 

A Semana faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Recife tem o objetivo de dar visibilidade ao direito ao brincar como ferramenta de desenvolvimento pleno das crianças na 1ª Infância. 

Até esta sexta-feira, 25, quando haverá atividade no Programa Praia Sem Barreiras, a partir das 9h, no Posto 7 de Boa Viagem, terão sido realizadas mais de 36 atividades, envolvendo crianças, pais e responsáveis. 

Imprensa Recife

Olinda monitora possível invasão de óleo na praia

Uma comissão da Prefeitura de Olinda que está monitorando o possível surgimento de borras de óleo na orla de Olinda realizou nesta terça-feira (22.10) um novo encontro para delinear as estratégias de enfrentamento ao problema. Um dos principais pontos abordados foi com relação aos riscos no manuseio da substância sem uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Técnicos das secretarias de Meio Ambiente e Planejamento Urbano e de Infraestutura, além da Secretaria Executiva de Defesa Civil definiram medidas, no sentido de orientar banhistas e frequentadores das praias a não manter contato com as borras de óleo.

A equipe responsável pelo monitoramento recomenda aos banhistas que ao avistarem o produto não toquem e acionem imediatamente a Secretaria Executiva de Defesa Civil, 0800.281.2112.

Caso as manchas atinjam a orla olindense, os órgãos envolvidos na comissão farão isolamento das áreas e adotarão as medidas necessárias.

Pessoas que desejem atuar como voluntárias numa possível contaminação das praias da cidade podem se cadastrar na Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, na Estrada do Bonsucesso, 306, Bonsucesso.

DRONES – O trabalho de monitoramento na orla de Olinda vem sendo executado pela Secretaria de Segurança Urbana com o suporte de dois drones. Os equipamentos são operados por Guardas Municipais devidamente capacitados. As imagens e as informações captadas estão subsidiando as estratégias do Comitê de Crise.

Imprensa Olinda