quarta-feira, 16 de outubro de 2019
Qualifica Caruaru forma mais 14 turmas de oficinas profissionalizantes
Na próxima sexta-feira (18), o Qualifica Caruaru forma mais 14 turmas de oficinas de qualificação profissional. Serão 639 alunos concluintes dos cursos oferecidos pela Prefeitura de Caruaru, através das secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), Políticas para Mulheres (SPM) e Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural (SUDER). Para celebrar o encerramento dos cursos será realizada uma cerimônia de entrega dos certificados no Centro de Convenções de Caruaru – SENAC, das 09h às 13h.
Os alunos se formarão nas capacitações de: produção de carteira artesanal; design de sobrancelha; automaquiagem; boas práticas na manipulação de alimentos; oficina de introdução ao estudo das orquídeas; aula-show com o cake designer Gilson Abreu; bolos e tortas; doces finos; doces tradicionais e Infantis e aperfeiçoamento em manicure. As aulas aconteceram em diversos locais das zonas urbana e rural do município, entre eles, estão: Loteamento Fernando Lyra; bairros do Vassoural, Centenário, Maria Auxiliadora, José Carlos de Oliveira, Cidade Jardim; nas vilas de Itaúna, Xicuru, Pau Santo, Malhada de Pedra; Residencial Luiz Bezerra Torres, e muitos outros.
Serviço:
O quê? Formatura do Qualifica Caruaru (Oficinas de qualificação profissional)
Quando? 18 de outubro de 2019 (sexta-feira).
Onde? Centro de Convenções de Caruaru – SENAC.
Horário? Das 09h às 13h.
Imprensa Caruaru
Exposição de Rose Klabin no Mamam
O corpo – em especial, o feminino – é o eixo temático da atual pesquisa de Rose Klabin. O resultado será apresentado na exposição “Memórias da Resistência”, individual que a artista estreia, nesta quinta (17), às 19h, no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM). A mostra, gratuita e aberta ao público, fica em cartaz até 19 de janeiro de 2020. A curadoria é de Douglas de Freitas.
A partir de um ponto de vista feminino, Rose Klabin investiga sua ancestralidade e questiona seu lugar no mundo. É o que ela faz em Sutartine (2018), série de esculturas em mármore e engrenagens industriais, criadas a partir de pesquisas sobre sua descendência lituana. "A palavra Sutartine tem origem na Lituânia e designa um canto polifônico arcaico, composto e cantado apenas por mulheres, no qual as vozes se encontram e desencontram entre si", explica Douglas.
Em outro momento, em uma espécie de ato ritualístico, Rose personifica uma figura feminina sacra. Trata-se da fotografia 3064 Peles (2019), obra inédita, na qual a artista teatraliza, simultaneamente, o desprendimento e a satisfação em relação à matéria que compõe a natureza do espaço em que se encontra: um deserto. Ela conecta seu corpo nu ao deserto através do pó que deixa escorrer por suas mãos, tal qual um líquido que purifica.
A relação da artista com os insumos da indústria de sua família – o papel - surge no vídeo Suspensão (2016). Rose usa um trator para mover grandes pedras, praticamente do tamanho de sua estatura e, nua, tenta consecutivamente revestir as pedras com camadas de celulose. Uma forma de mostrar o sujeito associado a uma materialidade viva, por vezes dotada de reciprocidade.
A trajetória de Rose Klabin foi compilada em um livro inédito, que leva seu nome no título. Recém lançada, a publicação foi organizada por Douglas de Freitas e compila registros de diferentes momentos da obra da artista. Figuram análises críticas assinadas por Freitas, Fernanda Lopes, Juliana Monachesi, Rafael Vogt Maia Rosa e Paula Alzugaray.
Sobre a artista
Rose Klabin nasceu em 1977, no Rio de Janeiro. Viveu, estudou e trabalhou em Nova York e em Londres. Lá, se formou na Central Saint Martins, onde também fez mestrado em Fine Arts. Desde 2007, vive no Brasil, investigando a vida brasileira contemporânea, com um interesse particular pela cultura empresarial. Entre as exposições individuais que já apresentou, Rise and Fall, na Galeria Patti and Ernest Worth, de Israel, em 2013; na galeria paulistana Eduardo Fernandes em 2012; e ainda na londrina Tristan Hoare, também em 2012. Anteriormente, expôs seus trabalhos na Galeria Ipanema, no Rio de Janeiro, em 2004, e na Generous Miracle Gallery, de Nova York, em 2002.
Serviço
Memórias da Resistência, de Rose Klabin
Local: Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães – MAMAM
Abertura: 17 de outubro, quinta-feira, às 19h
Período expositivo: Até 19 de janeiro de 2020
Endereço: Rua da Aurora, 265 - Boa Vista, Recife - PE
Visitação: de terça a sexta das 12h às 18h. Sábados e Domingos, das 13h às 17h
Telefone: (81) 3355-6870/ 3355-6871/ 3355-6872
Imprensa Recife
Serra Talhada recebe o 14º Encontro Nordestino de Xaxado
O Xaxado vai tomar conta do Sertão do Pajeú. De 6 e 10 de novembro acontece a 14ª edição do Encontro Nordestino de Xaxado, em Serra Talhada. O evento vai ocorrer na Estação do Forró, escolas da rede pública de ensino e nos distritos da Zona Rural. O acesso ao público é gratuito.
O Encontro Nordestino de Xaxado, promovido pela Fundação de Cultura Cabras de Lampião de Serra Talhada, é um dos mais importantes eventos do interior e reúne apresentação de grupos de várias regiões e Estados. O Encontro inclui, além das apresentações do ritmo, outras linguagens, entre elas, oficina de dança, feira de artesanatos, mostra de comedoria sertaneja, shows musicais e passeio turístico e ecológico ao Sitio Passagem das Pedras (onde o cangaceiro Lampião nasceu) e à Fazenda Pedreira (local onde morava o primeiro inimigo de Lampião, o Zé Saturnino).
De acordo com a presidente da Fundação de Cultura Cabras de Lampião, Cleonice Maria, este ano, o Encontro vai ocupar os espaços emblemáticos na batalha cultural de Serra, como: na Estação do Forró, principal polo de apresentações, onde está instalado o Museu do Cangaço; no Parque de Esculturas Ronaldo Aureliano e na Academia Serra-Talhadense de Letras. “O Pátio da Feira Livre tem uma relação íntima com a história do grupo, que foi onde tudo começou, e onde os Cabras de Lapião fizeram sua primeira apresentação. As escolas são lugares que sempre abriram as portas para que pudéssemos ensaiar, nos reunirmos e construir essa história. E no Sítio Passagem das Pedras, expressão de conquista por espaço de qualidade para fruição de produção artística”, comemora Cleonice Maria.
Toda programação do 14º do Encontro Nordestino de Xaxado já está disponível no site da Fundação de Cultura Cabras de Lampião, www.cabrasdelampiao.com.br.
O 14º Encontro Nordestino de Xaxado tem o incentivo cultural do Funcultura; Fundarpe; Secretaria Estadual de Cultura e do Governo de Pernambuco.
Serviço:
14º do Encontro Nordestino de Xaxado
Quando: 6 a 10 de novembro
Locais: Estação do Forró, Escolas da rede pública de ensino e nos Distritos da Zona Rural de Serra Talhada
Acesso gratuito
Programação completa: www.cabrasdelampiao.com.br
Olinda recebe lançamento de campanha estadual contra verminoses
A cidade de Olinda participa da Campanha Estadual de Geo-helmintíases (verminoses) em Escolares – 2019. Promovida pelo Governo do Estado e com apoio da Prefeitura, a ação será lançada nesta quarta-feira (16.10), 8h, na Escola Dom Azeredo Coutinho, Av. Presidente Kennedy, 660 – Peixinhos. A campanha tem como foco os estudantes, de 5 a 14 anos, matriculados na rede pública municipal de ensino.
O trabalho consta de administração de Albendazol nos alunos que os pais ou responsáveis autorizarem a participação. Na iniciativa também constam orientações quanto à prevenção da doença. A infecção por verminoses em crianças, quando não tratadas, pode provocar diarreia, dores abdominais, inapetência e perda de peso, anemia, deficiência de vitamina A e de outros nutrientes; e aumentar o absenteísmo escolar (ausência não justificada), prejudicando o desenvolvimento físico e mental.
Imprensa Olinda
Exposição sobre Alceu Valença no Museu do Estado
Considerando um dos mais importantes nomes da música popular brasileira, o cantor Alceu Valençaé tema da exposição interativa “A Energia dos Doidos, Motor da Imaginação”, que inaugura no dia 5 de novembro, no Recife. Em cartaz até o dia 5 de janeiro de 2020, no Museu do Estado de Pernambuco – MEPE, a mostra reúne cerca de 20 obras inéditas, que remontam de forma imersiva a carreira e trajetória de vida do artista.
A partir de pinturas, instalações interativas e objetos eletrônicos, a exposição, tem curadoria da artista plástica e designer Rose Pepee proporciona de forma lúdica, a interação do público com a história do músico, por meio de diversas linguagens artísticas.
“O universo de Alceu Valença é cheio do simples em sua complexidade. A exposição é um tributo a sua pluralidade, por isso teremos música, performances, vídeos e diversas ações que foram pensadas para representar a inquietude e versatilidade desse grande artista”, revela a curadora da mostra.
Entre as obras expostas, destaca-se a instalação “Linha do Tempo”, na qual é possível ouvir por meio de audiodescrição em um headphone, histórias contadas pelo próprio Alceu. Outro ponto alto da mostra é a “Luneta do Tempo”, equipamento interativo audiovisual que brinca com o primeiro filme produzido pelo artista.
Preocupada com todas as dimensões artísticas de Alceu, seja nas canções, na literatura ou no cinema, a exposição transforma cada vertente do pernambucano em um espetáculo, que permite inúmeras interpretações ao espectador. Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, o projeto contempla mais duas capitais brasileiras e pretende atravessar as fronteiras nacionais chegando também a Lisboa, cidade que abraça o artista com muito carinho.
Com quase 50 anos de carreira, Alceu Valença é um dos mais celebrados artistas do país. Dono de canções emblemáticas que marcam diferentes gerações, à exemplo de “Anunciação”,“Tropicana”, “Pelas ruas que andei”, “La belle de Jour”e diversas outras, o artista de 73 anos arrasta multidões e corações com frevos, cocos e cirandas, que misturadas ao rock, guitarras, baixo e sintetizadores eletrônicos, formam um estilo único que representa o Brasil e a essência e regionalidade do Nordeste.
“A Energia dos Doidos, Motor da Imaginação” inaugura às 19h, em Vernissage para convidados e com a presença do artista. As visitas à exposição poderão ser feitas a partir do dia 6 de novembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h e das 14h às 17h, nos sábados e domingos.
SERVIÇO:
VIDA E TRAJETÓRIA ARTÍSTICA DO CANTOR ALCEU VALENÇA VIRAM EXPOSIÇÃO INTERATIVA NO MEPE
Vernissage: Dia 5 de novembro, a partir das 19h, no Museu do Estado de Pernambuco, Avenida Rui Barbosa, 960 – Graças, Recife
Visitação: De 06/11/19 à 05/01/20, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h e das 14h às 17h nos sábados e domingos
Entrada Vernissage: Gratuita
Entrada Visitação: R$ 10 (Entrada Inteira), R$ 5 (Meia entrada Estudante) e Entrada gratuitanas quartas-feiras.
Informações: (81) 3184-3170
Semana Municipal de Capoeira vai até este domingo em Olinda
A 4ª Semana Municipal de Capoeira está sendo realizada até o próximo domingo (20.10) em Olinda. Com atividades espalhadas por toda cidade, o evento conta com aulões, palestras e, claro, muita roda dessa importante expressão cultural brasileira.Vários mestres estão na programação que atende gratuitamente públicos de todas as idades. O encerramento no domingo, por exemplo, começa à tarde, no Alto da Sé, passa pelo pôr do sol turístico do local e se estende pela noite.
Imprensa Olinda
Convite: Venha ser colunista do #BlogExpolab
É muito massa fazer parte de uma família e isso é um convite para você fazer parte também da família Expolab. O nosso blog não para de crescer. Cada vez mais com conteúdos atuais e isso se deve a uma turma de colunistas altamente desenrolados. Estamos em busca de novos colaboradores voluntários. E aí, bora?
Encaminhe e-mail para tparanhos@hotmail.com com sua mini-bio de até 10 linhas, mais portfólio e/ou currículo, além da(s) área(s) de interesse, listadas abaixo:
Criação Publicitária
Design Gráfico
Marketing Digital
Motion Design: Premiere e After Efects
BENEFÍCIOS
Visibilidade, descontos em cursos, networking Expolab e prêmio mensal para colunista de maior destaque.
REQUISITOS
Domínio da língua portuguesa, conhecimentos sólidos da área que deseja escrever, disponibilidade para produzir conteúdo original e comprometimento.
#expolab #alfredogalamba #adobecreative #marketingdigitalrecife #publicidadeuninassau #designaeso #designufpe #mktdigitalrecife #economiacriativa #portosocial #portodigital #instarecife #instajaboatão #instapernambuco #cursorecife #cursosrecife #unicap #unifavip #cacufpe #ufpecaa #ufpe #upe #publicidaderecife #jornalismorecife #cinemarecife #brandingrecife #designgraficorecife #publicidadepernambucana #socialmedia #socialmediarecife
99 entrega sistema de gestão inteligente de semáforos no Brasil
A 99, empresa de transporte urbano que integra a companhia global DiDi Chuxing, maior empresa de mobilidade do mundo, entregou a Porto Alegre o projeto piloto de sistema de gestão inteligente de trânsito, a parceria nasceu a partir de interesse e negociação da Prefeitura, projeto foi desenvolvido exclusivamente para a cidade.
Chamada de “Mapa de Fluidez”, a ferramenta é parte de um acordo de cooperação assinado entre a empresa e a Prefeitura com o propósito de implementar ações que melhorem a mobilidade urbana na capital gaúcha. O mapa foi entregue em uma solenidade hoje, 15 de outubro, às 11h, no Salão Nobre da Prefeitura e contou com a presença do prefeito Nelson Marchezan (TBC).
O Mapa dará informações sobre o trânsito atualizadas em tempo real, como a velocidade média dos automóveis nas ruas e avenidas, horários de maior movimento e desempenho semafórico. A Prefeitura também poderá consultar o histórico desses indicadores e avaliar sua evolução. Com os dados fornecidos pela 99, os agentes públicos terão mais ferramentas para intervir estrategicamente no trânsito e implementar melhorias para a cidade. Atualmente, Porto Alegre tem 1.300 semáforos em 2.800 quilômetros de vias.
Até o fim deste ano, a 99 entregará, ainda, uma versão 2.0 da ferramenta. A nova versão fornecerá uma análise inteligente e sincronismo dos semáforos. A tecnologia analisa os tempos atuais e propõe ajustes para reduzir congestionamentos e dar mais fluidez ao tráfego. Os dados agregados coletados pela 99 alimentam o sistema e ajudarão a EPTC a planejar desde intervenções pontuais até uma revisão semafórica mais completa.
Miguel Jacob, gerente de Políticas Públicas na 99, explica que “os dados que o sistema mostra são provenientes do GPS dos motoristas conectados à plataforma e coletados a cada dois segundos, em média. Agregados, eles permitem uma visualização da velocidade média das vias praticamente em tempo real, o que agiliza a tomada de decisão e pode colaborar para a implementação de políticas públicas com estatísticas reais sobre a capital gaúcha, e não somente informações de aglomerados urbanos similares. É a fotografia em movimento da cidade para pensar o presente e o futuro com mais clareza”. Porto Alegre é a primeira cidade brasileira a receber esta tecnologia desenvolvida por técnicos brasileiros e chineses.
Na China, mais do que oferecer uma gama de modais, os cientistas de dados da DiDi estão trabalhando com governos locais em mais de 20 cidades para melhorar a eficiência dos sistemas de gerenciamento de transporte urbano usando tecnologia de big data e inteligência artificial. Em algumas localidades, como em Guangzhou, a gestão inovadora possibilitou redução de congestionamentos e aumento de 42,3% na velocidade média nos principais corredores de tráfego. “Isso tem interferência direta na qualidade de vida das pessoas. Uma cidade inteligente é mais fluida, integra modais e devolve tempo para os moradores. Além disso, os técnicos também podem usar a ferramenta para planejar políticas públicas de transporte, por exemplo, para desenhar áreas calmas e mais seguras para pedestres, ou até mesmo medir o impacto de obras no trânsito”, completa Jacob.
“Estamos entregando para a cidade uma ferramenta que permite a maior eficiência do gestor público na mobilidade de seus moradores. Isso mostra o quanto procuramos encontrar soluções que facilitem a vida de todos”, comenta a gerente de operações da 99 em Porto Alegre, Clarissa Brasil.
Mais resultados da parceria: Em maio do ano passado, a 99 entregou para a cidade um “mapa de calor” da madrugada que identifica os principais locais de embarque e desembarque no aplicativo, num indicativo de "áreas de risco" onde a mistura álcool e direção pode estar presente. Desde então, a EPTC pode organizar ações educativas em bares e estabelecimentos similares com foco na prevenção.
MPPE realiza audiência pública em Fernando de Noronha para discutir abastecimento de água
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), no próximo 24 de outubro, das 14h30 às 17h30, irá realizar uma audiência pública no Distrito Estadual de Fernando de Noronha a fim de elucidar questões relativas ao abastecimento de água no arquipélago. O encontro será realizado no Conselho Distrital de Fernando de Noronha e tem o objetivo de reunir gestores, técnicos, entidades ambientais e sociedade civil.
Um dos principais objetivos é procurar maneiras alternativas para que se possa obter o abastecimento de água potável sem necessitar tanto do dessalinizador de água marinha. Um inquérito civil já foi instaurado e a audiência irá, ainda, buscar mais informações, esclarecimentos e sugestões que levem a ilha a depender cada vez menos da dessalinização.
Existe um projeto governamental de ampliação e modernização do sistema de dessalinização. Entretanto, o impacto ambiental e econômico podem ser enormes. “É um sistema movido a energia gerada por uma termoelétrica que consome milhares de litros de óleo diesel por dia, portanto, poluente. O aumento da capacidade do dessalinizador repercutirá no uso diário de combustível fóssil. Além disso, o investimento no projeto prevê um gasto de cerca de R$ 22 milhões”, explica o promotor de Justiça do arquipélago Flávio Falcão.
Sem contar com o constante risco de acidente ecológico no transporte e descarrego de milhões de litros de diesel por ano feitos no Porto de Santo Antônio. O inquérito civil, publicado no Diário Oficial de 27 de setembro é para averiguar a viabilidade de aproveitamento dos recursos hídricos provenientes dos açudes e poços, águas superficiais e pluviais já existentes em Noronha. Se não seriam uma alternativa mais barata e limpa.
Serviço
Audiência Pública - Abastecimento de água no Distrito Estadual de Fernando de Noronha
Quando: 24 de de outubro, às 14h30
Onde: Plenário do Conselho Distrital de Fernando de Noronha
Imprensa MPPE
Assinar:
Postagens (Atom)