quarta-feira, 9 de maio de 2018

Cultura pra que?



O Grupo João Teimoso e a Guerrilha Cultural, elaboraram a Cartilha CULTURA PRA QUÊ?  a fim de ser entregue as nossos políticos e interessados, com tópicos como PIB da Cultura, A Cultura na Periferia, o Bem estar na Cultura, Turismo Cultural e o Desenvolvimento com a Cultura. Vamos trazer a Cultura ao foco das discussões e trabalharmos por uma Bancada de Cultura nos três níveis de governo!!!


#guerrilhacultural
#resistenciacultural
#grupojoãoteimoso
#bancadadecultura
#culturacomoprioridade

As contribuições do Design Thinking para a educação

Neste sábado, 12 de maio, o ProfLab promove mais uma experiência de aprendizagem criativa no Recife. O encontro sobre Design Thinking aplicado à educação integra o calendário do projeto de inovação para a educação reconhecido pelo Google for Education e pelo MIT Media Lab. A atividade acontece das 8h30 às 12h30 na unidade Aflitos da ABA Global Education.

O Design Thinking sempre está relacionado a projetos. Trata-se de um conjunto de estratégias utilizadas por designers para ajudar na resolução de problemas complexos. Por projeto podemos entender a intenção de realizar ou desenvolver algo: um robô, uma cadeira, uma aula ou até mesmo uma reforma na casa. Ao conectar processos e analisar cenários, o Design Thinking desperta o potencial criativo ao lançar mão do trabalho colaborativo e da experiência prática.

A formação Design Thinkng para Educadores vem para apresentar aos profissionais da educação as contribuições da abordagem para a transformação das práticas pedagógicas. O Design Thinking ensina a professores, gestores e alunos que as melhores soluções são motivadas pela empatia e têm como foco a experiência do usuário. O método também põe em destaque o trabalho colaborativo fazendo entender que nenhuma resposta é perfeita e há múltiplas maneiras de enxergar e resolver um único problema.

A experiência vai ser guiada pelo educador Alessandro Lima. Com 15 anos de carreira, o Senior UX Designer e Certified Scrum Master atuou em diferentes instituições aplicando os conceitos do Design a projetos ligados à educação integrando equipes de instituições como o C.E.S.A.R., a UFRPE e a Escola Técnica Cícero Dias - NAVE Recife.

Para participar do ProfLab e completar a jornada de aplicação prática do Design Thinking é necessário realizar inscrição no link: http://www.souproflab.com.br/formacoes. Os participantes irão desenvolver um projeto a partir dos insights alcançados ainda durante a formação. A ideia é que os conhecimentos adquiridos possam ser aplicados pelos educadores em suas práticas imediatamente. A certificação de curso livre tem carga horária equivalente a 4 horas de aprendizagem.

Olinda e grupos de matriz africana definem formas de levar mais saúde aos terreiros

Fortalecer e promover o cuidado integral à saúde e realizar ações nos terreiros do município. Com essas propostas a Gerência de Políticas Estratégicas de Olinda está definindo com o Grupo de Trabalho de Saúde da População Negra estratégias de levar assistência médica aos terreiros da cidade. Nesta terça-feira (08.05) foi realizado, no auditório na Policlínica João Barros Barreto, Carmo, um encontro para discutir o tema. A reunião contou com as participações de representantes das coordenações das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, e do segmento de matriz africana da cidade.

O gerente do Centro de Vigilância Ambiental de Olinda (CEVAO), Henrique Silva, ministrou uma apresentação voltada para os cuidados e prevenções que as pessoas de terreiros devem ter com as arboviroses. “É preciso orientar a comunidade dos terreiros para ter prevenção ao armazenar água nas quartinhas, jarras, copos, apotis (tipo de jarra), tanque de oxumaré e aguidá, pois pode ocasionar focos do Aedes e provocar proliferação”, alertou.

A coordenadora de Atenção à Saúde da População Negra de Olinda, Carmem Cavalcanti, enfatiza a necessidade de estar perto desse segmento e oferecer um serviço de qualidade. “Esse encontro do Grupo de Trabalho é fundamental e vamos promover atividades e visitas aos terreiros para orientar o público e levar saúde aonde o povo está”, reforçou.

Durante o encontro, além do debate sobre medidas preventivas pertinentes às doenças, também esteve em pauta preconceitos e paradigmas. Ficou definido que o Quilombo Urbano de Xambá, situado no bairro de São Benedito, receberá ações de saúde no próximo dia 12 de junho; e o terreiro de Pai Ivon, em Santa Teresa, o trabalho será promovido no dia 5 de julho.

Vacinação – Neste sábado (12.05), Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, os terreiros de Pai Brivaldo (Cidade Tabajara), Cleiton (Vila Manchete), Ivon (Santa Teresa) e Xambá (São Benedito) estarão funcionando como pontos para aplicação da vacina. 

Imprensa Olinda

Tubulação de esgoto será substituída no bairro de Rio Doce

O bairro de Rio Doce, em Olinda, receberá, a partir de hoje (09), uma obra para substituição de três metros de tubulação da rede de esgoto na Avenida das Garças, nas proximidades do número 766, próximo ao terminal de ônibus do bairro. A expectativa é que os trabalhos sejam finalizados no sábado (12). 

Para executar os serviços, será necessário interditar um trecho de 100 metros da avenida. Os motoristas e pedestres devem ficar atentos à sinalização de desvio na Avenida das Garças. Como a avenida das Graças é mão dupla, os desvios serão realizados – em ambos os sentidos – pelas ruas do Abacate, Carlos Xavier de Brito e Amora. A tubulação que será trocada tem 150 mm de diâmetro e está localizada a uma profundidade de 2,5 metros. A obra será realizada pela BRK Ambiental, parceira privada da Compesa.

Imprensa Compesa




Controle de alagamentos em Olinda também depende da população

Uma força-tarefa da Secretaria de Serviços Públicos de Olinda está empenhada na limpeza dos canais da cidade para que os olindenses contem com um período de chuvas mais tranquilo. Nesta terça-feira (08.05), os trabalhos estiveram direcionados no Lava Tripas, que corta a Avenida Presidente Kennedy; o da Colibri, em Rio Doce; e o do Córrego do Abacaxi. Sem falar no Canal do Fragoso, que pela importância conta há um mês com uma intervenção dedicada, com funcionários, máquinas, sobretudo, na retirada das baronesas. 

O pedido que se faz aos olindenses é que não sujem os canais. É comum encontrar, por exemplo, carcaças de eletrodomésticos, sofás e outros objetos que precisam ter a destinação correta para que todos que moram na Marim dos Caetés não sejam prejudicados. Com uma cooperativa de catadores, os moradores podem solicitar o recolhimento em casa de carcaças. Basta ligar no telefone 3432-4751. 

Olinda conta com 27 canais, sendo 15 considerados prioritários. Só nesta segunda-feira, foram 25 funcionários dedicados exclusivamente para a limpeza do Lava Tripas, do Colibri, do Córrego do Abacaxi e do Fragoso. Ainda com o uso de caminhões e retroescavadeiras otimizam a operação principalmente com o desassoreamento. Durante a semana os trabalhos seguem nestes locais e em outros canais. 

Já foram limpos os canais das avenidas México e Tiradentes, em Rio Doce; Matadouro, em Jardim Fragoso. Parte do Canal da Malária também já foi contemplada. O trecho atendido fica na comunidade do V8, no Varadouro. 

Imprensa Olinda

Confiança do empresário pernambucano se mantém estável em abril

Mesmo a economia dando sinais de melhora, em função da recuperação, os empresários pernambucanos estão menos otimistas. É o que revela os dados da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), sobre o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do mês de abril. Segundo a pesquisa, o ICEI caiu 0,6 ponto entre março e abril de 2018, ficando estável em relação ao mês anterior.

Com a queda pelo segundo mês consecutivo, o ICEI do Estado alcançou 55,1 pontos. Apesar da baixa, a confiança do empresário pernambucano não apresenta grandes variações com relação a sua tendência histórica. Além disso, por estar acima dos 50,0 pontos, continua a indicar otimismo. O ICEI encontra-se 1,8 ponto acima do registrado em abril de 2017. 

A queda do ICEI pernambucano deve-se principalmente às expectativas menos otimistas. O índice de Expectativas caiu 2,9 pontos na comparação com março de 2018 e atingiu 56,7 pontos no estado. O índice é 0,2 ponto superior ao registrado em abril de 2017. Os subcomponentes desse índice que mensuram as expectativas com relação à economia brasileira, ao estado e à empresa também apresentaram bom desempenho este mês com relação ao mês anterior e ao mesmo período de 2017. 

O índice de Condições Atuais registrou um amento de 3,2 pontos em relação ao mês anterior e marcou 51,8 pontos em Pernambuco. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, o índice apresentou melhora de 6,0 pontos. Os subcomponentes desse índice que avaliam as condições atuais com relação à economia brasileira (52,9), à empresa (52,0) e ao estado (50,3) aumentaram com relação ao mês anterior, ultrapassando a linha dos 50 pontos, indicando que o empresário percebe melhora das condições correntes de Pernambuco.

Imprensa FIEPE

Obras da GPA devem ser concluídas ainda este mês

As obras de readequação da Gerência de Proteção Animal (GPA) estão previstas para serem concluídas até o fim deste mês. A previsão era de que, no início de maio, a Gerência estivesse pronta para a avaliação do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco (CRMV-PE), porém, devido aos problemas que foram encontrados na estrutura do prédio, as obras precisaram ser estendidas.

Estão sendo realizados os seguintes serviços: novo revestimento cerâmico no piso e nas paredes; revisão das instalações elétricas e hidráulicas, que acarretavam infiltrações de paredes e teto; impermeabilização das paredes; construção de novos consultórios e ampliação do bloco cirúrgico, que será reativado posteriormente. Espera-se que os atendimentos ao público sejam normalizados até meados do mês de junho, logo após a vistoria e aprovação do CRMV-PE.

Edital

No próximo dia 14, será lançado, no Diário Oficial do Município, o edital de licitação para que as clínicas veterinárias interessadas em firmar parceria com a Prefeitura possam se inscrever. O processo licitatório tem o prazo de 30 dias, a partir da data de início, para ser concluído.

Imprensa Caruaru

Por um forró sem discriminações

Um requerimento de autoria do Presidente da Câmara de Caruaru, vereador Lula Tôrres (PSDB), solicita que os artistas contratados para tocar no São João de Caruaru 2018, não executem músicas, danças ou coreografias que incentivem a violência contra as mulheres, homofobia, discriminação racional ou apologia ao uso de drogas ilícitas. A solicitação ainda prevê multa para os artistas que descumprirem a decisão. 

O doutor em neurologia e neurociência pela Universidade Federal de São Paulo, Mauro Muzkat, afirma que “a música, mais do que qualquer outra arte, tem representação psicológica extensa, com acesso direto à afetividade, controle de impulsos, emoções e motivação”. 

O requerimento direcionado a Presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Maria Alves e a Prefeita Raquel Lyra, foi apresentado na Câmara nesta terça-feira (08) e deve ser aprovado na próxima quinta (10). De acordo com Lula Tôrres, a medida é necessária para que o São João de Caruaru não seja palco para músicas que desvalorizem a mulher, e propaguem discriminação contra negros e a população LGBTI. 

“Os tempos estão mudando. Não podemos admitir que tais canções reproduzam machismo, homofobia, misoginia ou racismo no São João de Caruaru, que é uma festa tão bela, tão rica em cultura e que recebe milhares de pessoas nos dias de shows”.

Caruaru recebe mais uma edição do “Forrolions”



O clube de serviços Lions Caruaru realiza no próximo dia 17 de maio mais uma edição do Forrolions. Com o slogan “O São João começa aqui”, o Forró Lions será a primeira grande festa de forró antes do início dos festejos juninos da Capital do Agreste.

Este ano, a festa será no Espaço Renato Machado e contará com Marlene do Forró, Ronaldo César e banda Tropicana e o forrozeiro Cezzinha. As senhas estão sendo vendidas em um quiosque no Shopping Difusora. Os valores são R$ 50 (individual) e R$ 300 ( mesa para seis pessoas).

O Forrolions 2018 além de contar com a presença dos caruaruenses deve receber representantes de Alagoas e Sergipe, já que o Governador eleito para 2018/2019 no clube de serviços, José Luiz, terá sob o seu comando 51 clubes nos três estados.

O lucro arrecadado do Forrolions será destinado à assistência de comunidades carentes de Caruaru e região, dentro dos princípios do Lions Internacional, cujo lema é: “Nós Servimos”.

Ao longo de sua existência, o Lions Caruaru construiu uma escola de ensino fundamental, na Vila Kennedy e uma creche, na Avenida Suíça, no Bairro Universitário, que atendem crianças carentes há mais de 40 anos.

Serviço:
Forrolions
Data: 17 de maio de 2018. (véspera de feriado)
Horário: 22h
Local: Espaço Renato Machado (PE 95 – KM 01/ Bairro Luiz Gonzaga)

Empresa de tecnologia no Recife promove desafio de programação

Com o objetivo de captar de forma sistemática e precisa novos talentos, a MV, empresa com sede no Recife, líder nacional em desenvolvimento de sistemas de gestão para a Saúde, está lançando o Desafio MV. A competição vai reunir desenvolvedores para criar uma solução para o segmento da Saúde. Os ganhadores serão contratados para compor o time de profissionais da empresa.

O Desafio MV foi pensado no estilo hackathon, tipo de maratona já consolidada mundialmente que movimenta toda a área de tecnologia de uma empresa com foco em construir novas soluções tecnológicas para algum segmento específico da corporação. “É um processo inovador de seleção que tem a característica de ser mais rápido e ágil. Acreditamos que, por meio deste modelo, vamos conseguir candidatos alinhados com a cultura da empresa e com a expertise técnica que precisamos”, afirma Luciana Leão, diretora de Gente e Gestão na MV.

A primeira edição do Desafio MV vai ser realizada por etapas. Os interessados já podem se inscrever pelo www.conteudo.mv.com.br/desafio-mv. Após a triagem dos currículos, os selecionados receberão um link para responder um questionário que envolve conhecimentos das áreas de lógica de programação, Java, SQL, PLSQL, HTML e Arquitetura.

Os 30 melhores classificados na etapa do questionário receberão um contato da MV para participar do Desafio que será realizado no dia 2 de junho, das 9h30 até 18h, no Empresarial MV, na Imbiribeira. Os desenvolvedores estarão reunidos durante todo o dia e devem apresentar uma solução para o problema proposto na ocasião, que envolve uma contribuição para a transformação digital da Saúde. Ao final, os vencedores serão integrados ao time da MV, que hoje conta com mais de mil colaboradores.


#SaveBianca


Nossa campanha está lacrando! 

Na primeira etapa, vários apoiadores colaboraram com o sonho de Bianca Close, que é ter um cantinho pra chamar de seu.  A diva, que é moradora de rua e nossa musa trans da região do Parque 13 de Maio, já conseguiu um terreninho em Nova Descoberta e contruiu 60% da sua nova casa, graças a nossa campanha.

Agora pra terminar a obra e abrir a casa nova de Bianca com chave de ouro, estamos promovendo uma festa bafo, com os Djs e performers mais bafônicos de Hellcife, lá no IRAQ, a casa vermelha mais fechosa da Boa Vista

SAVE BIANCA - A CONSTRUÇÃO
Allana Marques
Claudia Aires
Lala K
Pepe Jordão

Performances:
Bianca Close e Amigxs
VAN VAN

09 de maio, quarta feira
22h
IRAQ - Rua do Sossego, 179
Ingressos antecipados R$ 20,00   > www.sympla.com.br/savebianca
Na bilheteria R$ 25,00

Renda 100% revertida para a finalização
 da casa de Bianca Close

Faça sua doação, venha na festa e ajude Bianca a ter um lar para chamar de seu!!

#VisibilidadeTrans 
#DeixaElaEmPaz
 #MachismoMata



Artistas lançam manifesto contra Lei que censura a atividade artística em Petrolina

Artistas de Petrolina lançaram abaixo assinado com a seguinte carta aberta:

Artistas profissionais e amadores, além de educadores e gestores de instituições que promovem a atividade artística em Petrolina, lançaram nesta quinta-feira (26) um manifesto contra a Lei nº 3.012/2018, publicada na edição desta quarta-feira (25) do Diário Oficial do município. De autoria do vereador Rodrigo Teixeira Araújo (PSC), a Lei proíbe o acesso de jovens menores de 18 anos em exposições de obras e espetáculos que contenham nudez, conteúdo devasso, libidinoso ou imoral, ainda que com a autorização dos pais. Como infração aos equipamentos culturais que descumprirem essa determinação ou não afixarem a proibição prevista na Lei, serão aplicadas multas de até 1000 UFM (Unidade Fiscal do Município), interdição do estabelecimento e cassação da licença de funcionamento. 

No manifesto, os artistas argumentam que a Lei nº 3.012/2018 viola preceitos constitucionais básicos, como a liberdade de pensamento e expressão artística, extrapola a competência legislativa do município ao legislar sobre a proteção à infância e à juventude, faz uso de conceitos genéricos e indeterminados para se referir às obras, retira dos pais o poder de tutela sobre a educação de seus filhos para conferir aos órgãos fiscalizadores do município o poder de cerceamento da expressão artística, institui censura prévia e coloca o artista sob o julgamento moral e subjetivo de um fiscal ou censor. “A perseguição à arte é um dos primeiros sintomas do estabelecimento de um clima de fascismo e ditadura no país”, afirma o documento, que a seguir pode ser lido na íntegra: 

Manifesto contra Lei que tolhe a atividade artística em Petrolina 

Nós, cidadãos/ãs, profissionais e amadores/as da área artística e cultural, educadores/as de artes e gestores/as de instituições que promovem a atividade artística no município de Petrolina, vimos a público nos manifestar contra a Lei nº 3.012/2018, de autoria do vereador Rodrigo Teixeira Araújo (PSC), publicada no Diário Oficial do dia 25 de abril de 2018. A Lei, em cuja ementa afirma-se dispor “sobre a proibição do ingresso em exposição de obras de arte e espetáculos que disponham de conteúdo impróprio para crianças e adolescentes”, é um grave ataque a preceitos invioláveis, como a liberdade de pensamento e expressão artística, garantidos pela Constituição da República Federativa do Brasil. 

Em seus quatro artigos e cinco parágrafos, a Lei desrespeita frontalmente o artigo 5° da Constituição, que, em seus incisos IV e IX, garantem o direito à livre “manifestação do pensamento” e à liberdade de “expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença”. Além disso, extrapola a competência legislativa do município, em face da usurpação da competência geral estabelecida no artigo 24, inciso XV, da Constituição Federal, que afirma expressamente competir à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar sobre a “proteção à infância e à juventude”. A Lei nº 3.012/2018, em essência, incorre em preocupante inconstitucionalidade formal. 

Ademais, em seu artigo 1°, quando resolve dissertar sobre a proibição da entrada de crianças e adolescentes em exposições de obras de artes e espetáculos, repete enunciados já previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sobre o acesso de crianças ou adolescentes às diversões e espetáculos públicos classificados como adequados à sua faixa etária. Entretanto, faz uso de conceitos genéricos e indeterminados para se referir às obras, como “imoral”, “devasso” e “libidinoso”, causando insegurança à atividade artística ao instituir censura prévia e colocar o artista sob o julgamento moral e subjetivo de um fiscal ou censor. É relevante lembrar aos senhores parlamentares que noções de moralidade são definidas a partir da vinculação de um indivíduo a princípios religiosos, éticos e filosóficos de uma comunidade ou grupo social, isto é, variam de acordo com a formação individual do ser humano. Nesse contexto obscurantista, a Lei retira dos pais o poder de tutela sobre a educação de seus filhos para conferir aos órgãos fiscalizadores do município o poder de cerceamento da expressão artística, o que, além de inconstitucional, demonstra ser um movimento de criminalização da atividade artística por parte de setores conservadores da política local. 

Avançando na análise da Lei, os artigos 2° e 3° afirmam que os estabelecimentos deverão fixar em local visível e de fácil acesso ao público aviso contendo a proibição prevista na Lei e que a infração acarretará ao infrator, proprietário ou responsável do espetáculo multa de até 1000 UFM (Unidade Fiscal do Município), interdição do estabelecimento e cassação da licença de funcionamento. Ou seja, mesmo usando termos indeterminados, genéricos e subjetivos, violando preceitos básicos da Constituição e extrapolando sua competência federativa, a Lei chega ao despropósito de ameaçar fechar estabelecimentos dedicados à livre expressão das atividades artísticas e culturais. 

Ora, ao invés de propor Projetos de Lei que incentivem o desenvolvimento de atividades artísticas e culturais em um município tão carente de iniciativas desse tipo, o que a Câmara de Vereadores de Petrolina tem a oferecer aos artistas e ao respeitável público é a ameaça de fechamento dos poucos equipamentos culturais disponíveis para a livre expressão das artes. É ainda mais triste quando recordamos que o projeto de construção do Teatro Municipal de Petrolina se arrasta há quase duas décadas e a única Lei municipal que incentiva a produção artística, o Festival Geraldo Azevedo da Canção, não é cumprida há oito anos. Será que os vereadores de Petrolina estão preocupados com isso? O que têm feito para exigir a construção do Teatro e a realização do Festival? Quais Projetos de Lei de incentivo à produção artística foram aprovados nesta legislatura? 

Ainda mais preocupante é saber que Leis como essa se repetem, inclusive com o mesmo texto, em diversas câmaras de vereadores de municípios brasileiros, como parte de uma crescente e obscura articulação nacional de parlamentares reacionários, cujos propósitos são os de perseguir a produção artística e a livre manifestação de pensamento, espalhar a censura prévia e colocar em xeque a nossa tão frágil democracia. O angélico argumento é sempre o mesmo: “proteger as crianças e adolescentes contra toda influência que contraria a moral e os bons costumes”, como justificou o parlamentar Rodrigo Teixeira Araújo. 

A perseguição à arte é um dos primeiros sintomas do estabelecimento de um clima de fascismo e ditadura no país. 

Precisamos reagir com veemência! 

Assinam grupos: 
Associação Raízes 
Baque Opará 
Cia Biruta 
Coletivo Incomum de Dança 
Coletivo Passarinho 
Confraria 27 
Clã Vira 
Cia Balançarte 
Experiment’ai 
Núcleo Biruta de Teatro 
Qualquer Um dos 2 Cia de Dança 
TPA – Teatro Popular de Artes 
Trup Errante

Jovens se associam a ONG para construir casas populares em mutirão

Jovens construindo casas em poucos dias para famílias pobres. Parece roteiro de filme, mas é o trabalho de uma organização não-governamental que atua no combate da extrema pobreza, principalmente na questão da moradia, na América Latina. A ONG Teto nasceu em 1997 no Chile e hoje está em mais de 19 países. No Rio, chegou há dois anos e ajudou 110 famílias em situação de risco na Baixada Fluminense, construindo casas de emergência no lugar de habitações precárias. 

As famílias são escolhidas a partir da condição socieconômica e do envolvimento delas com o projeto. “A ideia da moradia de emergência é substituir uma habitação extremamente precária até que a comunidade possa se desenvolver e encontrar uma solução de longo prazo”, explicou Danyelle Fioravanti, diretora da Teto no Rio.

“É a coisa mais maravilhosa que aconteceu. Minha casa é linda e abençoada”, disse Marta da Silva, 42, moradora da Vila Beira Mar. Com uma renda de R$ 500 para criar 9 dos 11 filhos, ela está procurando um novo emprego há um ano e quatro meses. “Depois da casa nova, tive mais ânimo. Eles não só constroem a casa, mudam a vida da gente. Dão atenção, carinho”, contou, emocionada.

As casas de madeira são divididas conforme a preferência dos moradores. Cada módulo custa R$ 5.500, pagos com a ajuda de empresas parceiras e voluntários. 

Ideia é sensibilizar a sociedade para a desigualdade social e a pobreza extrema

A ONG Teto lançou no último mês uma campanha para chamar atenção para a pobreza no Brasil e buscar voluntários para a Coleta, o maior evento realizado pelo Teto. Nos dias 22 a 24 de maio, mais de 5 mil jovens voluntários vão estar nas ruas de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e das cidades do ABC Paulista, para arrecadar recursos para as atividades da ONG.

“A pobreza e a desigualdade social são problemas evidentes da nossa sociedade. Ainda assim, poucas vezes são pauta para notícias e de conversas cotidianas. Com a Coleta, queremos fazer que isso se torne um tema do cotidiano e que a sociedade se sinta parte da solução”, disse Carolina Mattar, diretora executiva do Teto no Brasil.

Outras informações sobre a Coleta e próximas atividades estão disponíveis no site da organização www.teto.org.br.

Motivação: ‘É muito gratificante’

Os voluntários da Teto Brasil contam que o projeto mudou suas vidas. “É muito gratificante. Você se envolve com a comunidade, com os voluntário”, afirmou o voluntário Augusto Branco, 24. Arquiteto e morador de Botafogo, ele encontrou no projeto um jeito de aplicar o seu conhecimento e ajudar outras pessoas.

Augusto coordena o trabalho dos voluntários nos fins de semana na comunidade Vila Beira Mar. “Vamos começar lá o processo das mesas de trabalho, que é quando consultamos a comunidade para saber o que eles querem melhora”, explicou o arquiteto.

Para a advogada Ellen Pimentel, 25, ser voluntária mudou sua forma de enxergar o mundo. “Depois das construções, deixei de ser alheia aos problemas ao meu redor”, contou. Ela é voluntária desde 2011, quando viajava para participar das obras na periferia de São Paulo. Ela já participou da construção de 34 casas de emergência.

Ellen, que já levou diversos amigos para a organização, conta que todos se encantaram pelo trabalho, mas alguns acabam só acompanhando de longe. “Dói ver as discrepâncias da nossa sociedade, mas também dá vontade de fazer algo para mudar”, contou Ellen.

Mais do que ver os problemas sociais de perto, o trabalho mudou outros aspectos de sua personalidade. “Não deixar de acreditar no ser humano. É isso que eu aprendo em toda atividade”, conclui.

Jornal O Dia (Rio)

Vítimas do incêndio em São Paulo começam a receber auxílio-moradia

As 116 famílias já cadastradas pela Prefeitura de São Paulo, vítimas do incêndio do edifício Wilton Paes de Almeida, no Largo do Paissandu, já podem receber o pagamento do auxílio-moradia, informou o município. O pagamento está sendo feito pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), do governo do estado, desde as 14h de hoje (8).

As famílias cadastradas foram chamadas para comparecer ao posto de atendimento da CDHU para assinatura do termo de adesão e saque do benefício.

As 94 famílias dos imóveis interditados no entorno do desabamento também foram cadastradas pela prefeitura e, nos próximos dias, devem assinar com a CDHU o termo de adesão ao auxílio para receber o benefício.

Tanto as famílias que moravam no edifício que desabou quanto aquelas que tiveram os imóveis interditados receberão auxílio-moradia de R$ 1.200 no primeiro mês e de R$ 400 a partir do segundo, pelo período máximo de 12 meses, ou até a liberação do imóvel. Aqueles que tiveram os imóveis interditados e não foram cadastradas, devem procurar a Central de Habitação, na avenida São João, 299, das 9h às 16h.

Agência Brasil

Termina hoje prazo para regularizar título de eleitor


Longas filas e tumultos nos cartórios eleitorais marcaram a manhã do último dia para transferir, atualizar ou emitir o título de eleitor para participar das eleições de 2018. O 1º turno ocorre daqui a cinco meses, no dia 7 de outubro. Se nenhum dos candidatos a presidente ou governador tiver mais da metade dos votos válidos, o 2º turno deve ocorrer em 28 de outubro.


Desde segunda-feira (7), alguns órgãos da Justiça eleitoral pelo país tem registrado longas filas. Em Salvador, a sede do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) amanheceu, nesta quarta-feira, com filas que davam voltas por todo o entorno. No posto de atendimento da estação de trem da Calçada, muita gente chegou ainda de madrugada.

Em Natal (RN), serão distribuídas 1.600 senhas para atendimento no Fórum Eleitoral, que desde cedo registrava longas filas. Rayssa Marques, de 19 anos, chegou às 2h30 na porta do Fórum com a filha de um mês no colo. Foi a primeira a chegar. "Vim tirar meu primeiro título de eleitor para poder votar esse ano", disse.

No Grande Recife (PE), os pontos de atendimento ao eleitor abriram às 8h, mas as filas começaram ainda na terça-feira (8) em alguns dos cartórios eleitorais.

No Espírito Santo (ES), eleitores enfrentaram chuva e frio para conseguir um lugar na fila. Na cidade de Cariacica, Luciano foi o primeiro a chegar na fila, às 20h de terça-feira. “Cheguei muito cedo por causa da fila. Eu vim outras vezes e não consegui. Só sentir frio e chuva ao passar a noite aqui. Eu morava em Vila Velha e mudei para Cariacica e preciso mudar o local de votação”, disse.

Em Florianópolis (SC), o cartório eleitoral registrou fila longa. Dezenas de pessoas chegaram ao local antes das 6h. O atendimento ocorre sem agendamento e por ordem de chegada.

Os cartórios de Aracaju (SE) amanheceram lotados e houve confusão. No Centro de Atendimento ao Cidadão (CEAC), em um shopping da Zona Sul, dezenas de pessoas se aglomeraram e houve tumulto no momento da distribuição das senhas. A Polícia Militar foi chamada e as pessoas que não pegaram senha precisaram sair da unidade.

Em Macapá (AP), muitas pessoas deixaram para fazer a regularização no último dia. Na capital, a Casa da Cidadania abriu às 8h, mas as filas começaram ainda durante a madrugada e dá voltas pela área externa. Os atendimentos ocorrem por ordem de chegada e sem limite de senhas.

Em Maceió (AL), filas surpreenderam os servidores da Justiça Eleitoral. Estimativa do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) era atender 1.500 pessoas, mas dentro do Fórum já haviam 1.809 por volta das 10h. A espera por atendimento chegou a três horas.

Em Porto Velho (RO), o Judiciário montou um mutirão com 72 atendentes e o expediente vai até 18h (hora local) para que todos sejam atendidos. Durante a manhã, uma fila de mais de 100 metros se formou em frente ao fórum que funciona no mesmo prédio do TRE, em Porto Velho. O TRE espera atender até 10 mil eleitores nesta quarta-feira.

A espera por atendimento em Teresina (PI) chegou a cinco horas durante a manhã. No local, a fila fazia a volta no quarteirão da rua Vinte e Quatro de Janeiro.

Neste ano, os eleitores votam neste ano para presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual ou distrital.

O voto é obrigatório no Brasil. Apenas eleitores que têm menos de 18 anos ou mais de 70 anos não precisam votar. O voto também é facultativo para analfabetos.

O eleitor que completa 18 anos até 7 de outubro, dia do 1º turno, também precisa emitir o título eleitoral até 9 de maio. Esse também é o prazo para quem mudou de endereço e deseja transferir o título eleitoral. O procedimento exige a apresentação do comprovante de residência e de um documento oficial com foto em uma unidade do cartório eleitoral.

Para transferir o título, o eleitor deve residir há pelo menos três meses no novo município. Ainda é necessário, no mínimo, um ano da data do alistamento eleitoral ou da última transferência do título. Consulte o site do Tribunal Regional Eleitoral do seu estado.

Via digital

A partir deste ano, o eleitor também tem acesso a uma via digital do título eleitoral por meio de um aplicativo lançado pela Justiça Eleitoral. O aplicativo está disponível nos aparelhos Android e iOS. É possível ver a seção e a zona eleitoral do eleitor, bem como a situação biométrica (se a biometria foi coletada ou não), a situação eleitoral (se está regular ou não) e a quitação eleitoral (se está quite ou não).

O e-Título substitui o documento oficial com foto (RG, CNH, carteira de trabalho etc) apenas quando o aplicativo mostra a foto do eleitor e quando a coleta da biometria já foi realizada.

Para acessar o e-Título, o eleitor precisa informar:

Nome completo do eleitor
Data de nascimento
Número do título de eleitor (consulte no site do TSE)
Nome da mãe
Nome do pai

Biometria

Neste ano, a biometria será obrigatória em cerca de 2.800 cidades de todos os estados. Nesses municípios, os eleitores que não fizerem o cadastro biométrico devem ter o título de eleitor cancelado. Ainda, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quem não votou nem justificou ausência nas últimas três eleições teve título cancelado e deve procurar a Justiça Eleitoral para regularizar a situação.

Transgênero

A partir deste ano, o título eleitoral de uma pessoa transgênero trará apenas o nome social com o qual ela se identifica, e não terá o nome da certidão de nascimento. Pessoas trans poderão pedir a mudança no documento no cartório eleitoral da cidade também até 9 de maio. Segundo o TSE, pelo menos 1,4 mil transexuais e travestis pediram o registro de nome social.

Justificativa eleitoral

A administradora Jéssica Barcelos, de 26 anos, faz parte da Virada Política, movimento apartidário formado por voluntários que propõem uma reflexão sobre a política e a democracia. O grupo organizou uma campanha chamada de #chegadejustificar, para incentivar o voto de quem mudou de cidade ou estado, mas ainda não tinha transferido o título de eleitor.

"Conheci muitas pessoas que até trabalham com o setor público, mas não votam, ou nem sempre votam porque não transferiram o título de eleitor. Precisamos fortalecer a democracia, melhorar a representatividade. O fato de uma pessoa não votar, seja pelo motivo que for, deixa a democracia enfraquecida", diz Jéssica.

Ela conta ainda que o grupo recebeu dúvidas de internautas sobre o procedimento e procurou esclarecê-las. Em São Paulo, são cerca de 20 voluntários. Espalhados pelo Brasil, são 60 pessoas. "Transferir o título é rápido e pode gerar muito impacto na mudança do nosso país." Jéssica diz que está em dia com a Justiça Eleitoral e votará nas eleições deste ano. Há apenas seis meses ela se mudou de São Leopoldo (RS) para a capital paulista.

Cerca de 8 milhões de eleitores costumam justificar a ausência em eleições. Essa parcela pode fazer a diferença em uma eleição polarizada, com muitos candidatos. Essa é a expectativa para a disputa para presidente em 2018. Por enquanto, há pelo menos 17 pré-candidatos à Presidência.

Números

Nos últimos anos, o número de eleitores aptos cresceu enquanto o de justificativas eleitorais oscilou pouco. No 1º turno da eleição de 2016, 5,4% dos eleitores aptos justificaram a ausência.

Das 7.853.397 justificativas eleitorais apresentadas naquela disputa, 2.335.918 foram de eleitores inscritos no estado de São Paulo. É o maior número por estado no Brasil. Mais da metade desses eleitores estava fora da cidade em que estão registrados (domicílio eleitoral), mas ainda no estado de São Paulo. SP reúne, no total, 32,7 milhões de eleitores.

O TSE também divulga dados que mostram o perfil de quem justifica a ausência. Nos últimos anos, a faixa etária de 25 a 34 anos, por exemplo, foi a que mais teve justificativas de voto no 1º turno das eleições. Na disputa de 2016, foram cerca de 2,5 milhões de justificativas.

Já a faixa etária de 35 a 44 anos apresentou 1,8 milhão de justificativas. Os eleitores com menos de 18 anos ou mais de 70 anos não são obrigados a votar e, por isso, não precisam apresentar justificativa eleitoral. Veja abaixo, por faixa etária, o número de justificativa eleitoral e, em seguida, o número de eleitores aptos:

Portal G1

Vendas do Dia das Mães devem ser as mais altas dos últimos cinco anos

A menos de uma semana para o Dia das Mães, o comércio estima a maior alta das vendas dos últimos cinco anos. O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) calculam que 111,5 milhões de consumidores irão às compras no próximo domingo. O valor médio do presente deve ser R$ 152,98.

De acordo com a projeção, os consumidores devem injetar aproximadamente R$ 17,05 bilhões nos setores do comércio e serviços, segundo a SPC e CNDL. Pelos dados, a maior parte dos presente será paga à vista - em 3% dos casos o pagamento será em dinheiro e em 24%, no cartão de débito. O cartão de crédito parcelado será usado por 28% dos entrevistados.

Levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), SPC e CNDL mostra que os presentes favoritos são roupas, perfumes, calçados e cosméticos. Para maioria dos consumidores, a escolha do presente leva em consideração características pessoais, perfil e, por fim, o preço da compra.

O principal local de compra ainda será o shopping center. SPC e CNDL fizeram pesquisas com consumidores nas quais quatro em cada cinco entrevistados afirmaram que pretendem comprar o presente pagando sozinhos. Já 8% pretendem dividir o valor integral com outras pessoas e 4% disseram que vão pagar sozinhos parte do presente, porém o restante será rateado com outras pessoas.

No caso dos que pretendem dividir o valor do presente, a maior parte afirma que vai pagar em conjunto com os irmãos, 24% com o cônjuge ou companheiro, 22% com outros familiares e 18% vão dividir com o pai.

Os empresários pretendem contratar cerca de 21,1 mil trabalhadores temporários superando o número de contratações de 2017, que foi de 20,4 mil. O salário médio de admissão deve ficar em torno de R$ 1.220, o equivalente a 3% acima do valor médio pago no ano passado.

Agência Brasil

Comissão de Direitos Humanos da Câmara é impedida de visitar Lula e denunciará juíza

Há 12 dias, o deputado Luiz Couto (PT-PB), presidente da Comissão de Direitos e Humanos e Minorias da Câmara (CDHM), enviou um comunicado à juíza da 12º Vara Federal de Curitiba, Carolina Lebbos, sobre a diligência a ser realizada nesta terça-feira (8) para averiguar as dependências em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está sendo mantido.

Uma comitiva de parlamentares veio até Curitiba e chegou a entrar na Superintendência da Policia Federal, porém foram impedidos de ver Lula por despacho da magistrada. Para Couto, o judiciário do Paraná desrespeita mais uma vez a autonomia do Parlamento brasileiro.

“Vamos acionar o presidente da Câmara para que o mesmo denuncie o total desrespeito à autonomia desta Comissão que tem a competência de visitar presos sem comunicado à justiça”, disse Couto ao sair da sede da PF.

Estiveram presentes em Curitiba, a Deputada Maria do Rosário (PT-RS), a deputada Luizianne Lins (PT-CE), o deputado Dionilso Marcon (PT-RS) e o presidente da Comissão.

Ao receber a segunda negativa, Couto disse à imprensa que denunciará o ato da Juíza paranaense à Comissão Nacional de Justiça (CNJ).

Ping Pong de responsabilidades

A visita que deveria ter acontecido nesta tarde cumpre requerimentos aprovados por unanimidade pelo colegiado no último dia 18 de abril, de autoria dos deputados Marcon, vice presidente da CDHM, e Paulão (PT-AL). A indefinição de qual autoridade tem hoje a competência de liberar o acesso de visitantes às dependências da Superintendência da PF é uma das causas da segunda negativa à Comissão.

Em 26 de abril, o deputado Luiz Couto oficiou a juíza Carolina Lebbos com o objetivo de dar ciência sobre a vinda da comitiva a Curitiba. Em resposta, a magistrada afirmou que eventuais novas solicitações de visitas ao ex-presidente deveriam ser direcionadas à autoridade policial responsável pela custódia.

No dia 2 de maio, o presidente da CDHM fez então solicitação ao Superintendente da Policia Federal no Paraná, Mauricio Leite Valeixo.

“Na sexta-feira fui surpreendido com resposta do delegado no sentido de que diligências para averiguar a situação dos custodiados deveriam ser submetidas ao Poder Judiciário. Um ping pong, um joga a responsabilidade para outro”, explicou Couto. 

“Quando temos requerimentos aprovados e uma juíza, sem qualquer justificativa plausível, nos impede de fazer essa visita é sinal claro que o judiciário está tratando essa prisão como política”, disse Couto.

Indignação

Ao deixar a superintendência, os parlamentares explicaram o ocorrido aos militantes que permanecem em vigília permanente pela liberdade de Lula nas intermediações da PF. O tom era de indignação.

"Fomos eleitos pelo povo, e votamos esta diligência no plenário da Casa, no regime natural da democracia. Então não vamos nos dobrar à ditadura do concurso e da toga", ressaltou Luizianne Lins. "A fiscalização é prerrogativa do Legislativo. Quando uma juíza tenta nos impedir de realizar essa função, estamos vivendo realmente um estado de exceção", completou.

"Nós queremos Lula livre imediatamente, porque ele é inocente e para que seja candidato. Ele lidera todas as pesquisas, é o presidente que o povo deseja, mas hoje é um preso político. Não será a primeira vez que um preso político se tornará presidente com a missão de conciliar o povo de seu país, assim como Mandela", disse a deputada maria do Rosário.

A parlamentar gaúcha agradeceu e elogiou as centenas de militantes que permanecem em vigília no Paraná: "vocês têm os corações mais generosos deste país, têm amor pelo Brasil e confiança em Lula. Vocês fazem hoje por Lula o que ele há décadas faz pelo povo do nosso país".

Brasil de Fato

Vândalos incendeiam terreiro de candomblé na Baixada Fluminense

O Centro Espírita Caboclo Pena Branca foi alvo de intolerância religiosa na madrugada de ontem (8), em Nova Iguaçu (RJ), na Baixada Fluminense. O terreiro de candomblé foi totalmente destruído pela ação de vândalos, que atearam fogo nas instalações, depredaram os orixás e deixaram palavras pichadas nas paredes, como “Não queremos macumba aqui” e “Fora macumbeiros.

O centro está instalado há 15 anos no bairro de Cabuçu. O pai de santo Sérgio Malafaia d’Ogum relatou que uma vizinha viu o terreiro pegando fogo e chamou o Corpo de Bombeiros, mas quando as equipes chegaram o terreiro já estava totalmente destruído.

“Tenho um serviço social muito grande aqui na região, e distribuo cerca de 200 a 300 cestas básicas mensalmente para a comunidade. Evito tocar atabaques durante à madrugada para não incomodar os vizinhos e, mesmo na festa de saída dos santos, faço pela manhã para não entrar pela madrugada, com rezas e preceitos religiosos”, afirmou Sérgio d’Ogum. Ele disse que não sabe quem pode ter cometido a ação de vandalismo.

“Eu não tenho a mínima desconfiança de quem possa estar por trás disso. Acredito que em um prazo de dois meses é possível colocar o terreiro novamente para funcionar, com muita fé, trabalho e ajuda dos filhos de santo.”

Intolerância religiosa

Os casos de intolerância religiosa aumentaram 56% no Rio neste ano em comparação ao primeiro trimestre de 2017, segundo a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos (SEDHMI). Foram contabilizadas 16 denúncias entre janeiro e abril do ano passado.

Em 2018, o número subiu para 25, no mesmo intervalo de tempo. As denúncias de 2017 e as registradas até o dia 20 de abril deste ano totalizam 112 casos, com mais de 900 ações de atendimento realizadas para a solução e o acolhimento das denúncias.

Os municípios com os maiores índices de intolerância são o município do Rio de Janeiro com 55%, seguido de Nova Iguaçu com 12,5% e de Duque de Caxias com 5,3%.

O tipo de violência mais praticado é a discriminação com o índice de 32%; seguido de depredação de lugares ou imagens com 20%, e difamação com 10,8%. As religiões como candomblé, umbanda e religiões de matrizes africanas lideram o índice de denúncias. Os ataques ao candomblé representam 30% dos casos, seguido da umbanda com 22% e matrizes africanas com 15%.

Agência Brasil