O post mais esperado tá ON! 💉 Tem grupo novo na área! Moradores do Recife a partir de 40 anos já podem agendar a primeira dose da vacina contra a Covid-19, a partir das 20h. Acesse: https://t.co/jvG4NMj62t 📲 pic.twitter.com/A2pAKI4JlO
— Prefeitura do Recife (@prefrecife) June 28, 2021
segunda-feira, 28 de junho de 2021
Vacinação no Recife tem novo público
Sintepe protesta na Secretaria de Educação e exige retomada das discussões sobre Piso Salarial e PCCV e em Defesa da Vida
Na manhã desta segunda-feira (28), a direção do Sintepe e integrantes da base foram recebidos por representantes da Secretaria de Educação após ato político simbólico em frente à sede da Secretaria reivindicando a retomada das negociações em torno da Campanha Salarial Educacional 2021 e em defesa da vida. Dentre os pontos, ressaltou-se a repercussão do piso salarial do magistério em toda a educação, a reformulação do PCCV (Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos) e outras pautas específicas como o reajuste da base salarial dos Analistas Educacionais.
O Governo tentou dificultar o debate acerca da pauta quando afirmou que as negociações estavam interrompidas por conta da greve. "O governo de forma antidemocrática usa a greve para não abrir debate sobre pontos importantíssimos da Campanha Salarial Educacional", afirmou Ivete Caetano, vice-presidenta do Sintepe.
O Sindicato reafirmou sua luta pelo piso salarial, pela reformulação do PCCV após as distorções sofridas no final de 2020 e por valorização profissional para todos os trabalhadores/as em educação.
Além disso, o Sindicato também cobrou transparência na divulgação dos dados sobre a quantidade de trabalhadores em educação vacinados com a primeira e com as duas doses contra a covid-19. "Transparência é um direito e precisamos saber quantos trabalhadores tomaram a primeira dose, quantos tomaram as duas doses", reivindicou Ivete.
A presidenta do Sintepe, Valéria Silva, afirmou que a postura do governo é intransigente e que o debate mediado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) avançou de forma positiva, bastando o governo dar sua contribuição. "Insistir é nosso direito, é nosso papel enquanto Sindicato", disse. Valéria reivindicou o reinício das atividades presenciais somente com a categoria vacinada com as duas doses.
A diretora do Sindicato, Andrea Batista, lembrou a situação salarial dos Analistas Educacionais. "Como a Secretaria de Educação aceita que trabalhadores com nível educacional superior possam receber salários tão baixos?", questionou. "Como é possível um analista, que tem formação acadêmica e precisa cuidar de sua família, receber um salário de R$ 1.500?", disse Andrea.
Além desses pontos, foi ressaltado também o caso da estudante que morreu após sofrer agressões na escola. "Discordamos do afastamento do diretor, porque isso significa quebrar a corda do lado do mais fraco. É preciso uma política pública sobre educação não violenta nas escolas", lembrou Ivete Caetano.
Os presentes no ato ressaltaram a próxima assembleia geral do Sintepe, que ocorrerá nesta quinta-feira, 1 de julho, como espaço para a categoria discutir novas estratégias de lutas.
Com informações do jornalista Jonatas Campos
Como superar a insônia e dormir bem
Uma das reclamações mais frequentes durante o momento atual é o impacto na qualidade do sono. Recentemente, uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde apontou que 41,7% dos entrevistados têm apresentado distúrbios do sono, como dificuldades para pegar no sono. Conforme o estudo, essa situação é devido à vários fatores, como: alteração de rotina, além de estarmos menos expostos à luz do sol, e mais à luz dos dispositivos eletrônicos, principalmente durante a noite. Essa combinação atrapalha a percepção de claro/escuro natural, importantíssimo do relógio biológico. Por fim, o próprio estresse deste período, também tem sua parcela de culpa.
A maior preocupação do Ministério da Saúde é essa desregularização do sono, pois é através dele é que são produzidas citocinas (proteínas responsáveis pelas defesas do organismo contra os processos infecciosos), além da restauração das funções cognitivas do cérebro que permitindo uma maior concentração nas tarefas do dia a dia e trazem bem-estar, diminuindo o risco de quadros de depressão. Por isso é tão importante dormir bem.
A nossa cama é um lugar sagrado. Por isso, é fundamental que ela seja um local aconchegante, reconfortante e que proporcione uma condição ideal para o descanso e relaxamento. Devido a isso, o Home Center Ferreira costa vem te dar algumas dicas, em como você melhorar a sua noite de sono.
A primeira dica é a do colchão. Ele importa e muito! O conforto do colchão precisa estar em harmonia com as cobertas. Diferentes texturas de tecido podem trazer o conforto que queremos para dias mais quentes e mais frios e as almofadas estampadas trazem cor e alegria à decoração do quarto. Esses foram alguns dos pontos que exploramos na busca por arrumações de cama que prezam pelo máximo de conforto possível.
Coloque primeiro o lençol superior, depois o edredom mais “encorpado” por cima. Deixe uma manta ou cobertor mais fino sempre dobrado aos pés da cama. É chique enquanto a cama está arrumada e uma ajudinha extra para quem tem muito frio à noite. Prefira tecidos com fibras naturais, que aquecem e “respiram”. Lãs, flanelas, algodões e veludos são ótimos para a estação mais fria do ano.
Assim como o colchão, o Home Center também te lembra sobre a importância de escolher o travesseiro com bastante cuidado. Isso porque ele não é um mero apoio para a sua cabeça. Sem uma estrutura adequada, o travesseiro pode ser responsável por dores como: cervicalgia, cefaleias, torcicolos, formigamentos nos braços e mãos.
O importante é que ele se adapte à necessidade individual, considerando a distância entre a face e o ombro. ao se deitar, o ombro não deve ficar sobre o travesseiro, independentemente da posição utilizada. Para quem prefere ficar de lado, o travesseiro ideal deve acomodar bem o ombro e a cabeça. Usar outro travesseiro entre os joelhos ajuda a aliviar a pressão nessa área e fará o alinhamento do quadril e a região lombar, permitindo uma noite de sono ainda melhor. Evite dormir de bruços pois pode prejudicar a sua coluna. Se for inevitável, utilize um travesseiro baixo no pescoço e outro sob a região abdominal para aliviar a pressão lombar.
Ao escolher um travesseiro para uma criança, o cuidado deve ser redobrado. Como elas estão em crescimento, têm um tempo maior de sono. Por isso, estão mais sujeitas a alterações posturais nessa fase. O uso de um travesseiro inadequado pode acabar trazendo vícios de postura
É recomendado usar uma capa e trocar a fronha a cada dois dias. Por estar em contato direto com o rosto, é normal que secreções se acumulem. Somadas ao calor do corpo, formam um microclima favorável ao surgimento de ácaros, fungos e bactérias que podem causar vários problemas de saúde, entre eles alergias. Exponha o travesseiro à luz solar e ventilação, para evitar umidade. Se optar por uma limpeza mais profunda, consulte a etiqueta para verificar as recomendações do fabricante.
E a Ferreira Costa precisa te lembrar de substituir o travesseiro de tempos em tempos. Diferente de um colchão, a vida útil de um travesseiro é bem menor e deve ser respeitada para evitar dores e noites mal dormidas.
Outra dica do Home Center é ter sempre um tapete fofinho ao lado da cama diminui o choque de temperatura ao levantar. Uma ideia legal é colocar um tapete sobre o outro (ou carpete), indica o Home Center.
A Ferreira Costa também não podia esquecer da iluminação. É fundamental entender que a luz influencia o ritmo do nosso corpo, tanto a luz artificial das lâmpadas, quanto a luz natural. Afinal, a luz do sol é o que regula nosso relógio biológico e faz com que funcione corretamente. Você já percebeu que as lâmpadas usadas em quartos normalmente são mais amareladas? Isso acontece porque as lâmpadas que emitem uma luz mais quente, de até 3.000K, criam um clima mais acolhedor, ideal para um ambiente de relaxamento. Usar uma luz muito branca, ou seja, uma luz mais fria (acima de 6.000K), pode despertar em vez de ajudar a dormir, por isso geralmente são usadas em locais de trabalho.
Mas cuidado na hora de escolher onde instalar as lâmpadas. Quando colocadas acima da cabeceira podem bater no rosto de quem está deitado causando o efeito oposto ao esperado e terminar te mantendo acordado por um bom tempo.
E para quem anda se identificando com essa situação e vem sentindo falta de algum produto, todas as lojas físicas e o www.ferreiracosta.com estão com diversas promoções e dividindo em até 10x. Mas, o mais importante é nunca esquecer de consultar um especialista.
Abayomi realiza encontro virtual com 150 mulheres pretas da cultura popular e diferentes lideranças feministas do Brasil
A chegada do mês de julho traz uma importante expectativa de mobilização e articulação político-social voltada para o fortalecimento das organizações de lutas pelas mulheres pretas no Nordeste e no país. Este ano, Pernambuco irá sediar o 1º Abayomi - Encontro das Mulheres Pretas da Cultura Popular. A iniciativa, idealizada pela produtora cultural, graduanda de serviço social, feminista preta, Carlita Roberta, conta com o incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco. O evento acontecerá nos dias 10 (sábado) e 11 (domingo), de julho, por meio do canal do encontro, no Youtube, gratuitamente.
Durante dois dias de programação, cerca de 100 mulheres, ligadas à cultura popular pernambucana, das seis regiões de desenvolvimento do estado: Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste Setentrional, Agreste Central, Sertão do Pajeú e Região Metropolitana do Recife, vão participar das atividades. Além dessas participações, a organização contará, ainda, com mais 50 vagas. Inscrições podem ser realizadas de forma on-line: https://cutt.ly/vmuGUzM. Todas as participantes terão acesso, gratuito, ao certificado de participação.
Para subsidiar os debates, serão realizados vários encontros online, que trazem como temas: Mestras e Ancestralidade; Cultura Popular e Racismo; Cultura das Pretas e Feminismo Preta “Queremos, por meio de um diálogo intersetorial, entre sociedade, poder público e iniciativas privadas e parcerias, fortalecer o debate sobre a importância da mulher preta na cultura. Entendemos que é necessário e urgente, visibilizar espaços e oportunidades para que, nós, mulheres pretas, caminhem unidas na construção de nossas lutas diárias. É necessário combater o racismo, machismo, sexismo e toda e qualquer violência. Nossa mobilização é por mais diálogo, respeito e amor às mulheres pretas” destaca Carlita Roberta, coordenadora geral do evento.
Nos quatro painéis agendados para acontecer dentro do evento, haverá mesas de debate com militantes pretas, ativistas sociais, escritoras, produtoras culturais e líderes feministas de várias cidades do Brasil. Juntas, elas irão trazer discussões e proposições para o fortalecimento dos movimentos culturais populares. As escritoras Cidinha da Silva(MG), Odailta Alves(PE) e Dani de Oyá(PE) estão entre as convidadas. Também participam da programação a atriz Naná Sodré(PE); as mestra: Rainha Marivalda (PE) e Mestra Joana (PE); a gestora Girlana Diniz (PE); a dançarina Raquel Araújo(PE); as educadoras Maria Auxiliadora Diniz(PE) e Domênica Rodrigues(PE); a oficial da UFPA/ONU Gabi Monteiro (DF); a estilista Jéssica Zarina(PE); e as cantoras Sapoty da Mangueira(RJ), Graça Onasile (BA), Iran Calixto (PE) e Beth de Oxum (PE).
O evento se soma às comemorações do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, que acontecerá no próximo dia 25 de Julho. A ação também visa reforçar a 9ª edição do Julho das Pretas, agenda conjunta e propositiva com organizações e movimento de mulheres negras de toda região Nordeste.
Serviço
O quê: 1º ABAYOMI - Encontro das Mulheres Pretas da Cultura Popular de Pernambuco
Quando: Dias 10 e 11 de julho de 2021
Onde: Canal doYoutube Abayomi2021 Instagram:
Classificação: Livre para todos os públicos.
Com informações do jornalista Salatiel Cícero
Seguindo a Canção, projeto da Casa Natura Musical com Faculdade Descomplica, volta reformulado
Ampliar os assuntos inquietantes iniciados na temporada anterior de Seguindo a Canção é um dos objetivos da nova leva de episódios desse projeto, parceria entre a Casa Natura Musical e a Faculdade Descomplica. A nova temporada estreia com um episódio estrelado pelo rapper Black Alien e pela funkeira Tati Quebra Barraco com participação da professora de sociologia Débora Andrade e apresentação e mediação de Aisha Mbikila - presente na capa da publicação Forbes Under 30, que aponta jovens brasileiros que são destaques em diversas áreas.
A estrutura do programa, que foi reformulado, é inédita: um artista se apresenta do palco da Casa Natura Musical e dialoga remotamente com outro artista. Cada episódio tem ainda a participação de professores, alunos, garantindo uma edição mais dinâmica e multipolarizada.
“A Casa Natura Musical conecta música e pessoas. Seguimos escutando quem ajuda a escrever a história da música, seu presente, passado e futuro, nos tornando cada dia mais plurais. Uma parceria como esta amplifica as vozes dos artistas e o impacto positivo que a cultura pode trazer para a sociedade, gera engajamento e identificação a partir da conexão entre a nossa curadoria musical e os diálogos e reflexões propostos em cada episódio”, diz Suyanne Keidel, diretora executiva da Casa Natura Musical, equipamento cultural que tem intensificado sua atuação nos canais digitais cada vez mais. A diretora complementa que um dos pontos mais relevantes desse projeto é provocar a audiência a refletir sobre a importância de suas vozes serem ouvidas, gerando empatia e ampliação de debates.
O formato do programa, composto agora por shows musicais gravados no palco da Casa Natura Musical e participações remotas de artistas e demais participantes, estabelece um diálogo mais próximo do público jovem, que também será contemplado pela própria temática dos programas, sempre pensada para aprofundar temas que estão sendo debatidos na sociedade. A segunda temporada vai trabalhar em cinco eixos: sonho, dinheiro, amor, auto-estima e amizade.
Com o que os jovens brasileiros estão sonhando? A concepção do primeiro episódio da nova safra de Seguindo a Canção propõe esse questionamento ao pegar emprestado a frase “Proteja os seus sonhos”, verso do poema Proteja, de Conceição Evaristo, musicado por Jonathan Ferr para o projeto POSS (2020).
O poema é o ponto de partida para uma conversa sobre o que sonham os jovens brasileiros e a importância de preservar os sonhos e resistir, mesmo quando parece faltar perspectiva para avançar. A conversa também será enredada com uma discussão sobre como a música e a educação permitem sonhar e imaginar futuros melhores. Como diz a própria Conceição Evaristo, “Sonhos nem sempre são românticos. Mas proteja os seus sonhos como matéria-prima de suas vidas. Sonhe olhando para o futuro, mas faça do hoje o tempo do sonho acontecer”.
O convite para a Aisha Mbikila fazer a apresentação e mediação desta temporada também é uma novidade. Com 23 anos, Aisha é modelo, diretora de audiovisual, atriz, performer, DJ e produtora. A soma dessas atividades faz dela uma das principais profissionais das artes da geração Z brasileira, com um discurso embasado no feminismo negro focado no que significa ser um jovem negro no Brasil.
O projeto Seguindo a Canção entende que a graduação vai além do estudo profissionalizante e, por isso, propõe ao público a imersão em conversas entre artistas, professores, estudantes e apresentadora apresentando suas experiências. O ponto de partida de cada programa é uma grande canção brasileira e a temática abordada por ela, que levam a trocas musicais e de histórias inspiracionais entre os participantes e transportam a audiência para uma viagem pela cultura e contexto social e político de diferentes regiões e realidades sociais do país.
Recife concorre, junto à Unesco, a título de Cidade Criativa na categoria Música
Após um trabalho intenso de escuta de representantes da cena musical recifense e seus variados estilos, ritmos e vocações sonoras, que se transformou em um consistente relatório encaminhado pela prefeitura ao Ministério do Turismo e ao Itamaraty, a capital pernambucana acaba de ter a inscrição chancelada para concorrer ao título de Cidade Criativa da Unesco, na categoria Música. Recife e Campina Grande, na Paraíba, que concorre na categoria Mídia, são as duas únicas candidaturas brasileiras indicadas para integrar a Rede de Cidades Criativas da Unesco, que tem por objetivo favorecer a cooperação entre cidades de todo o mundo que consideram e praticam a criatividade como fator estratégico do desenvolvimento sustentável, nos aspectos econômico, social, cultural ou ambiental. O resultado será anunciado em outubro.
Para confirmarem o título, as cidades são submetidas a uma avaliação final da Unesco, na sede do organismo internacional, em Paris, após o crivo pela Comissão Nacional. Busca-se assegurar diversidade e representatividade de povos e expressões.
“O Recife tem na cultura uma marca identitária, sendo a música uma das suas mais fortes expressões, em criatividade, diversidade, um patrimônio que se reafirma e se renova”, afirmou o secretário municipal de cultura, Ricardo Mello. “E esse passo tão importante e significativo, que busca agora a sua efetivação junto à Unesco, não é uma ação isolada, é parte de uma atitude que busca reunir a cidade em torno de uma política cultural, a partir do diálogo com o segmento”, completou o gestor.
O título de Cidade Criativa, criado em 2004, foi concedido a apenas dez cidades brasileiras: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), no campo da gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), em design; João Pessoa (PB), em artesanato e artes populares; Salvador (BA), na música; e Santos (SP), no cinema.
As cidades que passam a integrar a Rede assumem o compromisso de compartilhar boas práticas, desenvolvendo parcerias para promover desenvolvimento urbano a partir das indústrias da cultura e da criatividade.
lmprensa Recife
Barbearia Dom Ardonny inaugura no Shopping Costa Dourada
Apostando em um novo conceito de barbearia, a Dom Ardonny inaugura neste sábado (26), no Shopping Costa Dourada. O negócio é comandado pelo barbeiro Ardonny Anderson, especialista em anatomia capilar e posicionamento de imagem, e seu sócio Gustavo Arruda.
O novo espaço vai oferecer serviço de consultoria em visagismo com atendimento personalizado. “A consultoria é baseada naquilo que o cliente deseja expressar através da sua imagem, o que ele quer transmitir. Não é só cortar a barba e o cabelo, nosso serviço se preocupa desde a análise facial, morfologia corporal até a análise de coloração pessoal”, detalha Ardonny. O cliente pode optar ainda por corte de cabelo, tratamento capilar (com microagulhamento) ou limpeza de pele.
Profissional reconhecido nacionalmente, Ardonny Anderson tem formação com barbeiros renomados como Philip Hallawell, Harry Karolis e Josh Lamonaca, e integra atualmente a Equipe Biro, em São Paulo, além de assinar o projeto de imagem dos jornalistas da CNN Brasil. Ele traz toda sua expertise no assunto para sua cidade natal e escolheu o Shopping Costa Dourada para a estreia desse projeto piloto. “Não teria outro lugar para inaugurar a barbearia, a não ser no lugar onde eu nasci, onde eu fui criado e tenho minhas raízes. A ideia é que esse projeto ganhe o mundo”, comemora.
A marca utiliza o perfil no Instagram @domardonny para divulgar o menu de serviços e promoções. A barbearia vai funcionar de segunda a sexta, das 10h às 22h; aos sábados das 10h às 21h e domingos e feriados das 12h às 21h.
Término de serviço na Ponte Giratória prorrogado até quarta-feira (30)
A Emlurb informa que, após o início do serviço de reparo na cabeceira da Ponte Giratória, na última sexta-feira, verificou-se a necessidade de estender a intervenção até a próxima quarta-feira (30) para a conclusão da mesma. Por isso, a interdição do trecho sentido Boa Viagem-Centro será mantida até esta data, com a presença de agentes da CTTU para orientar os condutores.
TRÂNSITO - Os condutores que estiverem no Cais de Santa Rita serão desviados para Avenida Martins de Barros e poderão utilizar o Palácio do Governo e a Rua da Aurora para seguir em direção ao Derby, ou a Ponte Buarque de Macedo para acessar a ilha do Recife Antigo e seguir em direção a Olinda. Agentes e orientadores de trânsito estarão no local.
lmprensa Recife
Paulista lança cadastro de público LGBTI+ para facilitar na assistência e proteção à comunidade
Tendo como referência o mês do Orgulho LGBTI+, a Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos do Paulista dá início nesta segunda (28) ao cadastramento público da população LGBTI+, residentes do município com objetivo de elaborar políticas, ações, assistência e proteção à essa comunidade.
O cadastramento é realizado pela primeira vez no município e acontece por meio de um formulário online, elaborado pela Diretoria da Pessoa LGBTI+ do município. Serão coletados dados demográficos, condições financeiras, situação de moradia, inserção do entrevistado em programas sociais, entre outras informações. Os dados apurados serão fundamentais para traçar o perfil sócio-econômico e entender com precisão as demandas desta população. Os dados disponibilizados serão mantidos em sigilo. Apenas órgãos responsáveis poderão ter acesso, seguindo o que prevê a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Dados do IBGE de 2020 apontam que a população composta por pessoas lésbicas, gays e bissexuais autodeclaradas, representa, a média de 10%, não estão incluídas as pessoas trans, dentre outras nuances de gênero e sexualidade. Os números apontam para quase 22 milhões de pessoas LGBT no Brasil. Essa estimativa indica um número maior, quando se soma as identidades não catalogadas.
Diretora da Pessoa LGBTI+ do município, Karla Augusta ressalta a importância do cadastramento para essa comunidade no município. “A produção da informação com base nos dados coletados fornecerá subsídios para o planejamento contínuo e dinâmico de políticas públicas condizentes com as necessidades informacionais da população LGBTI+ do município do Paulista, e consequentemente impactará socialmente no seu empoderamento e inclusão social.
Os dados servirão também para inclusão desse público em programas sociais, possibilitando a gestão municipal a pautar políticas públicas no combate ao preconceito e principalmente no planejamento de ações que visam a melhoria da qualidade de vida, a qualificação profissional e a saúde”, destaca a diretora.
Dia Internacional do Orgulho LGBTI+
No dia 28 de junho é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBT. A data é mais um momento de conscientização sobre a importância do respeito a cada grupo da comunidade: lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT).
Link para o cadastro
lmprensa Paulista PE
Cantador Adalberto em estreia solo no EP "Sispaiando"
De Garanhuns, o músico, cantor e compositor Adalberto circula pelo Agreste perpetuando a tradição dos cantadores da região. Celebrando trajetória de encontros, shows e parcerias que exaltam a cultura regional, o artista lança nesta terça-feira (29/06) seu primeiro álbum de estúdio. O EP "Sispaiando" chega às plataformas digitais de streaming apresentando canções autorais que simbolizam sua caminhada, as conexões artísticas com a oralidade e a palavra cantada do Nordeste.
Na voz e no violão de Adalberto ressoa o trovador agrestino, sintonizado com sua ancestralidade, cultura, seu lugar de mundo. Como o nome sugere, "Sispaiando" reúne canções fruto de processos orgânicos de desenvolvimento artístico e reconhecimento. Como quem se desenvolve e espalha sua arte, o cantor entoa narrativas e afirmações existenciais em terras nordestinas. Músicas com ênfase na palavra, que honram as raízes afroameríndias e trazem contemporaneidade à tradição.
Com direção musical do sanfoneiro Julio Cesar Mendes, "Sispaiando" traz apenas composições de Adalberto, com destaque para a faixa "Agreste Profundo", uma parceria do artista com Gido Silva e Rogério Diniz, músicos parceiros de shows e encontros. Os dois fazem participação especial na faixa junto ao músico Audejan, que foi professor de Adalberto durante passagem do músico pelo curso de extensão em violão na Universidade de Pernambuco (UPE) em Garanhuns.
"Foi com Audejan que eu aprendi o ofício de tocar. Minhas maiores referências são os caboclos daqui. É a gente que eu vejo fazer música desde criança, com quem consigo me identificar, sobretudo pelo o que é dito por eles", conta Adalberto. Na faixa "Descarrego", o artista divide os vocais com Almério, um duo de libertação e de orgulho em ser Agreste, tônica que permeia todo o EP. "É um canto de afirmação de um lugar, para dizer - sou daqui e estou aqui, estou vivo e resistindo, afrontando a marginalização", reforça ele.
Oportunizado com incentivo da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, o EP traz ainda nova versão para a música “Capa da Costela” - milonga que Adalberto lançou como single em 2019, com produção de Vertin Moura - e a “Loa do Columinho”, cantiga em homenagem a um famoso ponto de encontro artístico na cidade de Garanhuns. O álbum, aliás, foi totalmente produzido na cidade, em uma decisão pensando em valorizar a cena musical local em tempos pandêmicos. “Esse EP é garanhuense mesmo”, atesta Adalberto.
O ARTISTA - Adalberto Tavares, ou simplesmente Adalberto, é violonista, cantor e compositor natural de Garanhuns. Entre 2010 e 2011, estava dando seus primeiros passos na música quando começou a estudar violão clássico. Em um processo natural e ascendente, iniciou incursões em grupos e projetos, vindo a participar de gravações, realizar shows autorais e iniciar no mundo da composição. “Há quase sete anos que eu sobrevivo do que a música me proporciona”, enfatiza o músico.
Lançando seu primeiro trabalho solo, “Sispaiando”, Adalberto possui trajetória marcada pela construção coletiva. O artista integra, por exemplo, o coletivo Cantoria Crua, ao lado de João Euzé e Neto Sales. Nascida durante a pandemia, a tríade de cantadores nordestinos fez shows virtuais e lançou o EP “Vasto Mar” em março passado. Além disso, Adalberto integra o grupo Cantigas de Grotão junto a músicos como Rogério Diniz e Gido Silva, que participaram do seu projeto solo. “Eu acredito no coletivo, porque ninguém chega longe sem o outro. O agregar faz ter mais energia e força”, opina o músico.
SERVIÇO:
Ouça "Sispaiando", de Adalberto
Disponível nesta terça-feira, 29 de junho, nas plataformas digitais
SIGA ADALBERTO:
FICHA TÉCNICA:
Produção Executiva: Adalberto
Direção Musical e Sanfonas: Julio Cesar Mendes
Violão de 12 cordas: Olegário Lucena
Violão Nylon: Adalberto e Renato Bandeira
Bandolim: Rafael Marques
Cavaquinho e Viola Machete: Nelson Brederode
Baixo acústico e elétrico: Osman Junior
Percussões: Fabrício ‘Cajueiro’ Vasconcelos, Nino Alves e Julio Cesar Mendes
Participações Especiais: Audejan, Almério, Gido Silva e Rogério Diniz
Gravação, mixagem e masterização: Efraim Rocha (Garage Studio Lab)
Assistente de Gravação: Rivelino Mendes
Fotografia: Felipe Correia
Assistentes de Fotografia: Isa Kehrle Nemezio, Analu Kehrle Nemezio, Edvania Kehrle e Felipe Silva
Styling: Vinn Amara
Direção de Arte: Edvania Kehrle
Cadeira: “Paêbirú”, de Caio Lobo
Design e Lettering: Mateus Alves
Funase faz novas convocações de agentes socioeducativos para três regiões do Estado
A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco (SDSCJ), está convocando 33 pessoas para assumir o cargo de agente socioeducativo. Esses profissionais estavam no cadastro de reserva de seleções simplificadas realizadas em 2017 e 2018 e ainda dentro do período de validade. As vagas são para o Recife (14), Vitória de Santo Antão (3), na Mata Sul, e Caruaru (10) e Garanhuns (6), no Agreste.
A lista de agentes convocados foi publicada no Diário Oficial do Estado e também está disponível no site www.funase.pe.gov.br. Na página da instituição, também é possível encontrar a relação de documentos necessários para apresentação, que deve ocorrer até a próxima sexta-feira (2), das 8h às 11h, em locais que variam conforme o município de atuação. O não comparecimento de algum profissional será considerado desistência da vaga e abrirá a possibilidade de novas convocações.
Quem foi convocado para atuar no Recife e em Vitória de Santo Antão deve comparecer à sede da Funase, que fica na Avenida Conselheiro Rosa e Silva, 773, no bairro dos Aflitos, na capital. Já em Caruaru, o endereço de apresentação é o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case), que fica na Estrada Carroçável, Sítio Lagoa dos Porcos, Boa Vista II, na zona rural. Por fim, em Garanhuns, é preciso comparecer à Avenida Bom Pastor, s/n, Boa Vista, onde ficam situadas as unidades da Funase no município.
A contratação desses agentes socioeducativos tem o objetivo de reforçar o efetivo nas unidades da Funase mediante o término ou encerramento dos contratos de outros profissionais temporários. Quem foi convocado pode obter outras informações por meio dos telefones (81) 3184.5465 (Recife e Vitória de Santo Antão), (81) 3719.9433/9432 (Caruaru) e (87) 3761.8283 (Garanhuns).
lmprensa Funase
Ator Plínio Maciel estreia o monólogo virtual "Loré"
O ator pernambucano Plínio Maciel revisita suas origens em um espetáculo virtual que estreia nesta segunda-feira (28/06). Em "Loré", o artista protagoniza histórias e interpreta personagens da sua infância, gerando reflexões sobre respeito e reconhecimento da ancestralidade.
O cenário é Surubim, no Agreste do Estado, onde Plínio nasceu e cresceu. O ator rememora vivências com os avós e histórias que giram em torno da Feira do Loré, na qual se comercializavam retalhos de tecido. Com leveza e humor, o monólogo atravessa contação de causos, música, teatro de bonecos e palhaçaria para entrelaçar as histórias.
Em formato de teatro filmado, "Loré" transpõe características das Artes Cênicas para a tela da Internet. Na ambiência do Nordeste lúdico, convida, ao mesmo tempo, ao riso e à intensidade psicológica, com reflexões que propõem reconhecimento das raízes, respeito e valorização dos ancestrais. A peça tem direção de Rogério Wanderley e trilha musical de Douglas Duan.
Para Plínio, a peça é sobre "valorização desse lugar da família, do afeto, da memória, sem maquiagem, sem negar nada. A gente caminha livre e melhor sabendo o nosso lugar", filosofa o ator. O espetáculo virtual será transmitido gratuitamente às 20h desta segunda (28), no canal do YouTube da produtora recifense Noz Produz.
O espetáculo "Loré" é uma realização da Noz Produz, com incentivo da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, Fundarpe, Secretaria Estadual de Cultura, Governo de Pernambuco e Governo Federal.
SERVIÇO:
Estreia do monólogo virtual "Loré", com Plínio Maciel
Quando: segunda-feira, 28 de junho de 2021
Horário: 20h
Onde: Canal da Noz Produz no YouTube
Gratuito
Mais informações: Instagram @nozproduz
São Vicente Férrer e Timbaúba recebem Ação de Cidadania
Nova carteira de identidade, emissão de CPF ou segunda via da certidão de nascimento, casamento ou outros documentos podem ser obtidos nas Ações de Cidadania. O evento, cada vez mais próximo das comunidades, também tem serviços de saúde, de assistência social, de esclarecimento de políticas públicas e divulgação de serviços sociais. Na terça e quarta-feira (dias 29 e 30), a Ação acontece no distrito de Siriji e no centro, em São Vicente Férrer; na quinta-feira (dia 1º), será a vez de Timbaúba, que teve o evento remarcado, depois que problemas técnicos impediram a realização na semana que passou. O mutirão de serviços e divulgação de políticas é uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com as prefeituras.
As Ações de Cidadania estão de volta. Os eventos, realizados em 2021, somam mais de 31 mil atendimentos gerais nos municípios do Recife, Cabo de Santo Agostinho, Bom Jardim, Santa Cruz do Capibaribe e São Joaquim do Monte, Sirinhaém e outras cidades. Sempre seguindo todos os protocolos para a proteção individual e coletiva. Os serviços são agendados para organizar o atendimento sem a formação de filas. O acesso à escola onde ocorre o evento só é liberado depois de aferida a temperatura. O uso de máscara de proteção e o distanciamento social são obrigatórios. Dispensadores de álcool são colocados em diferentes pontos. Quem não possuir máscara, receberá uma, gratuitamente, pela operação Pernambuco pela Prevenção.
O serviço mais procurado é o de emissão de carteiras de identidade. Todo o processo é totalmente eletrônico, com scanners e outros aparelhos eletrônicos para a coleta de dados biométricos. A emissão da primeira via da identidade é gratuita. Antes da emissão da segunda via, é preciso pagar uma taxa no valor de R$ 24,36.
O Balcão de Direitos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos estará presente para quem quiser solicitar nova via das certidões de casamento, de nascimento e de óbito. Outro documento importante que também estará disponível na Ação é o CPF. Quem precisar do documento será atendido.
A Ação de Cidadania terá posto para vacinação contra a gripe para os grupos prioritários, testes rápidos para hepatite, HIV e sífilis. Aferição da glicemia, da pressão arterial e da temperatura do corpo. O evento possui informações sobre a Lei Maria da Penha, orientações sobre violência contra a mulher dentro da comunidade, sobre o sistema Alerta Celular e a Patrulha Escolar, além do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).
É necessário fazer o agendamento com antecedência através do site PE Cidadão. Pela internet, escreva www.pecidadao.pe.gov.br e clique em agendamento. Depois é só escolher o município. As ações são eventos que ocorrem todos os sábados e em dias de semana programados. Em 2020, apesar da suspensão necessária no período mais rigoroso da pandemia, foram realizados mais de 59 mil atendimentos gerais, com a oferta média de 60 tipos de serviços e difusão de informações do Governo do Estado e das prefeituras parcerias em cada evento, além da constante participação da Defensoria Pública de Pernambuco. A Ação de Cidadania é parte do Programa Governo Presente. Toda a articulação é da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas.
Serviço:
Ação de Cidadania em São Vicente Férrer - Siriji
Terça-feira, dia 29 de junho
Das 8h às 12h
Escola Municipal André Cezário de Albuquerque
Rua Sandoval do Egito, s/n, distrito de Siriji
Ação de Cidadania em São Vicente Férrer
Quinta-feira, dia 30 de junho
Das 8h às 12h
EREM coronel João Francisco
Rua Alcedo Marrocos, s/n, Centro
Ação de Cidadania em Timbaúba
Quinta-feira, dia 1º de julho
Das 8h às 12h
EREM prof. José Mendes da Silva
Rua Sete De Setembro, s/n – Centro
lmprensa Secretaria de Prevenção PE
Festival Som na Faixa
Tendo impactado mais de 2 milhões de pessoas em suas edições anteriores, o festival de música instrumental brasileira Som Na Faixa, anuncia a programação completa da sua 4ª edição, que ocorre de 09 a 18 de julho, a partir das 19h, com transmissão online para todo o Brasil, através do Facebook e YouTube da Muda Cultural, realizadora do evento. Ao todo, serão seis apresentações, com grandes nomes da cena musical brasileira, para o público assistir gratuitamente de suas casas.
O line-up do festival conta com shows de artistas do calibre de Toninho Ferragutti, Neymar Dias, Ricardo Vignini, Osni Ribeiro, Gabriel Souza, Nayra Jaine, Fabiola Beni, Alessandro Penezzi, Arnaldo Freitas, Marina Ebbecke, Gabriel Souza e Nayra Jaine. A apresentação é da violeira, violonista, compositora, cantora e apresentadora Adriana Farias.
Com o propósito de levar entretenimento, arte e cultura para o público quarentenado em casa e incentivar e apoiar talentos da música brasileira, uma das classes mais atingidas por conta da pandemia do Covid-19, o Som Na Faixa também conta com uma série de oficinas que ocorrem nos dias 10 e 18 de julho.
"Realizar um festival em dois anos pandêmicos, é motivo de orgulho para a Muda Cultural. É a nossa maneira de ajudar o ecossistema da cultura, em tempos tão difíceis. Entre artistas, equipe que trabalhará no local e remotamente, são mais de 60 oportunidades de emprego geradas. E ainda, uma oportunidade de levar espetáculos relevantes ao público.", afirma Ítalo Azevedo, sócio-diretor da Muda Cultural.
A abertura do festival acontece na sexta-feira (09/07), às 19h, com Fabiola Beni, que ao lado de sua viola, promete uma verdadeira imersão nas raízes da música caipira e da MPB, através de seus dedilhados de violão. Cantora, compositora e musicista, Fabiola conta com mais de 10 anos de experiência na bagagem. Seu currículo carrega vivências como a de dividir o palco com as cantoras Nanny Soul, Izzy Gordon e Tássia Reis, além de tocar guitarra e cavaco na Groove de Bamba, que já abriu shows para Di Mello e Sandrá de Sá.
Às 19h, do sábado (10/07), é a vez da viola de lata de Ricardo Vignini tomar conta do festival. Conhecido por trazer em seu trabalho interpretações para clássicos como Led Zeppelin, Metallica e Sepultura, o músico já dividiu o palco com artistas norte-americanos como Bob Brozman e Woody Mann. Natural de São Paulo, o artista é produtor e pesquisador da cultura popular do Sudeste. E, além da carreira solo, integra o grupo de rock rural Matuto Moderno, assim como a dupla Moda de Rock, com Zé Helder.
Alessandro Penezzi e Arnaldo Freitas assumem a programação do domingo (11/07). Compositor, arranjador, professor e exímio violonista de 6 e 7 cordas, Alessandro, que nasceu em Piracicaba, cresceu no ambiente das rodas de choro e desde cedo teve sua escuta orientada pelo sotaque brasileiro. Além do violão, Penezzi também se expressa muito bem com o bandolim, cavaco, violão tenor e flauta transversal. Já Arnaldo Freitas com sua técnica apurada e interpretação emocionante, é um dos principais violeiros da nova safra da música instrumental brasileira. Arranjos ousados são marca registrada do músico que executa também, obras autorais, mostrando sua versatilidade e influências de outros ritmos e vertentes, como o choro, o flamenco e a música de fronteira. A dupla se apresenta às 19h.
Na sexta (16/07), às 19h, a viola de contrastes do trio Marina Ebbecke, Gabriel Souza e Nayra Jaine promete encantar o público. Violeira paulistana radicada em Jundiaí, Marina Ebbecke tem como influências, além da música caipira, o clube da esquina, o rock, folk e a MPB. Gabriel Souza, que desde 2017 é parceiro de palco de Marina, tem como foco a viola instrumental e a construção de seu repertório autoral. O músico apresentará suas influências no universo da viola caipira e também seu trabalho na busca de uma estética contemporânea que amplie as possibilidades sonoras do instrumento. Atriz, percussionista e produtora cultural louveirense, Nayra Jaine iniciou os estudos musicais em , na Banda Marcial de Louveira. Ingressou na Emesp Tom Jobim, em 2016 e atualmente atua como produtora no Coletivo Abertamente, além de representar a percussão na banda Jasper e a Gana.
No sábado (17/07), Osni Ribeiro Duo e sua rabiola cantam temáticas que habitam o inconsciente coletivo do interiorano e daqueles que apreciam a vida no mato. À exemplo do luar, o amor, a religiosidade, a natureza e a boa e velha prosa. Embora beba dessa fonte, a obra de Osnir vai além do lamento sertanejo, muito comum no cancioneiro caipira. O show de Osnir está marcado para às 19h.
O festival encerra a sua programação do domingo (18/07), com uma super festa na roça de Neymar Dias e Toninho Ferragutti. Um dos grandes multi-instrumentistas brasileiros, Neymar Dias é paulistano e carrega nas memórias uma história afetiva com a música e sua vastidão de estilos. Com uma musicalidade ímpar, Neymar começou a tocar diversos instrumentos sozinho. Autodidata, aprendeu viola caipira, guitarra, violão, baixo elétrico, guitarra havaiana e bandolim, o que o fez desenvolver um conhecimento aprofundado sobre a música regional brasileira.
Um dos principais acordeonistas do país, Toninho Ferragutti é compositor e arranjador. Em seu currículo constam duas indicações ao Latin Grammy: o disco “Festa Na Roça” (2014), em parceria com Neymar Dias e “Sanfonemas” (2000). Cresceu no ambiente musical do interior de São Paulo. Filho de instrumentista e compositor, ainda menino, ganhou seu primeiro instrumento do pai e foi incentivado a estudar música. Sua formação se deu no Conservatório Gomes Cardin, em Campinas.
A apresentação do evento é comandada por Adriana Farias. Expoente da música sertaneja e integrante do grupo Barra da Saia, Adriana toca viola caipira e violão. Ao longo de sua trajetória, a artista trabalhou com vários artistas renomados como Fábio Jr, Vavá, Wanessa Camargo, Raimundos e também apresentou o tradicional programa "Viola Minha Viola".
O Som na Faixa conta com o patrocínio da rede Atacadão, e, como apoiador, o site Catraca Livre.
Todo o festival foi previamente gravado em estúdio, respeitando todos os protocolos de saúde estabelecidos pelas autoridades, incluindo testagens dos envolvidos, uso obrigatório de máscaras, álcool em gel, distanciamento e acompanhamento por um técnico de segurança do trabalho.
Sobre a Muda Cultural
A missão da Muda Cultural é qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades por meio da promoção da arte e da cultura. Há mais de dez anos no mercado, a Muda atua na gestão de investimento social privado e no desenvolvimento de projetos através das leis de incentivo, sendo o elo entre marcas e seus públicos de interesse. Tendo como principal ativo uma extensa rede de colaboradores e parceiros, a Muda oferece uma atuação capaz de transitar entre os universos artísticos, da produção e da gestão cultural, incluindo concepção, curadoria de conteúdos e planejamento.
Programação
Sexta-feira, 09/07 - 19h
Fabiola Beni Instrumental
Sábado, 10/07 - 19h
Viola de Lata (Ricardo Vignini) + oficina
Domingo, 11/07 - 19h
Alessandro Penezzi e Arnaldo Freitas
Sexta-feira, 16/07 - 19h
Viola de contrastes (Marina Ebbecke, Gabriel Souza e Nayra Jaine)
Sábado, 17/07 - 19h
Rabiola (Osni Ribeiro Duo)
Domingo, 18/07 - 19hh
Festa na Roça (Neymar Dias e Toninho Ferragutti) + oficina
SERVIÇO:
Ministério do Turismo apresenta Som na Faixa
De 09 a 18 de julho, às 19h
Transmissão gratuita no: Facebook Muda Cultural e Youtube Muda Cultural
Classificação: Livre
Patrocínio: Atacadão
Realização: MUDA CULTURAL
Projeto viabilizado via: Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, Pátria Amada Brasil
Instagram: @mudacultural
Facebook: https://www.facebook.com/mudacultural/
Olinda prorroga Corredor do Milho em Peixinhos
Previsto para acontecer até o dia 24 de junho, o Corredor do Milho de Peixinhos vai prosseguir até terça (29), na Avenida Antônio da Costa Azevedo (perto da famosa feira do bairro), das 7h às 19h. Com o objetivo de organizar e dar melhor condição para quem vende e também para quem consome a comida mais querida desta época do ano, a ação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Olinda estima que seja atingida até este encerramento a marca de 200 mil espigas vendidas.
O local conta com fiscalização e orientação quanto aos protocolos contra covid-19. O serviço é coordenado pela diretoria de Feiras e Mercados, que integra a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia. Conta com a parceria das secretarias de Transportes e Trânsito, Gestão Urbana e Meio Ambiente e Planejamento Urbano.
lmprensa Olinda
Governo de Pernambuco prorroga prazo de adesão a programa de descontos do ICMS
O Governo do Estado de Pernambuco prorrogou para 27 de agosto o prazo para as empresas regularizarem seus débitos de ICMS com descontos de até 90% em juros e multas. A prorrogação do prazo de adesão ao programa previsto na Lei complementar nº 449/2021 consta do Decreto Estadual nº 50.901, publicado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco do último sábado (26/6).
Podem ser incluídos no Programa de Recuperação de Créditos Tributários (PERC) débitos de ICMS com fato gerador até 31/08/2020, ou seja, o benefício alcança todos os períodos fiscais anteriores a setembro de 2020. Aplica-se a todos os contribuintes do ICMS, exceto os optantes pelo Simples Nacional. A adesão ao programa é feita por meio da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-PE) e da Procuradoria Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE).
Os percentuais de redução de multa e juros variam de acordo com a forma de pagamento do débito e a quantidade de parcelas, no caso de parcelamento. Para pagamento à vista, a redução de multa e juros é de 90%. Para pagamento parcelado: até 6 parcelas, redução de 80%; entre 7 e 12 parcelas, 70%; entre 13 e 24 parcelas, 60%; entre 25 e 36 parcelas, 50%; entre 37 e 48 parcelas, 40%; e entre 49 e 60 parcelas, 30%.
O programa alcança débitos já lançados pela Sefaz-PE através de Notificação de Débito, Auto de Infração, Auto de Apreensão ou Termo de Acompanhamento e Regularização; débitos ainda não lançados pela Sefaz-PE e a serem regularizados espontaneamente por meio de Regularização de Débito; débitos inscritos ou não na Dívida Ativa do Estado; débitos de substituição tributária e aqueles referentes à venda interestadual para consumidor final; e débitos alvo de denúncia-crime, desde que não exista sentença transitada em julgado.
Podem ser beneficiados, ainda, saldos remanescentes de débitos já parcelados pelo contribuinte. Importante ressaltar que foram concedidas oportunidades de parcelamento de débitos além das regras permitidas regularmente, retirando, temporariamente, o limite de quantidade de parcelamentos e reparcelamentos dos débitos.
Outras informações sobre o programa e solicitações de adesão estão disponíveis nos seguintes canais: site da Sefaz-PE (www.sefaz.pe.gov.br); WhatsApp Sefaz (81 3183.5913); site da PGE-PE (www.pge.pe.gov.br) e e-mails (percpe2021@pge.pe.gov.br ou atendimento.fazendaestadual@pge.pe.gov.br).
Para os serviços não disponibilizados na internet, o interessado poderá encaminhar e-mail para a ARE do seu Domicílio Fiscal (lista disponível no site da Sefaz-PE). Contribuintes do interior do Estado inscritos em dívida ativa também podem procurar as Regionais da PGE:
Caruaru (81 3719.9160), Petrolina (87 3866.6240) e Arcoverde (87 3821.8200).
lmprensa SEFAZ PE
Governador determina que Secretaria da Mulher acompanhe caso da mulher trans queimada no Centro do Recife
Em reunião na manhã desta segunda-feira (28.06) com a secretária Estadual da Mulher, Ana Elisa Sobreira (foto), o governador Paulo Câmara determinou que a pasta acompanhe e preste todo o apoio necessário à mulher trans, de 33 anos, que teve 40% do corpo queimado, após um adolescente ter ateado fogo nela, na madrugada da última quinta-feira (24.06), próximo ao Cais de Santa Rita, na região central do Recife.
“A agressão física geralmente é o auge de uma série de violências que a população LGBTQIA+ sofre durante toda sua trajetória. O papel do Estado é manter os canais para que essas violações sejam denunciadas e investigadas, e para tentar impedir que essa população continue sendo sistematicamente vítima da violência e da discriminação", enfatizou Paulo Câmara.
O governador lembrou ainda que o dia 28 de junho é uma data importante na luta contra o preconceito e em favor da diversidade. “É inadmissível que, na segunda década do século XXI, o preconceito e o ódio ainda impeçam as pessoas de serem quem são. Defendemos uma sociedade pacífica, plural e democrática”, finalizou.
A secretária Ana Elisa Sobreira destacou que vai atuar em parceria com as demais secretarias de Estado para proporcionar o apoio necessário à vítima e sua família. “Daremos todo suporte, seja na questão de saúde e acompanhamento psicológico para ela e seus familiares. Faremos o possível para que ela se restabeleça. Além disso, estamos criando o Comitê de Prevenção e Enfrentamento às Violências LGBTfóbica para avaliar e acompanhar os casos de violência intragoverno e, numa segunda etapa, com a sociedade civil”, explicou.
Ana Elisa informou que a primeira reunião de estruturação das atividades do comitê acontecerá nesta terça-feira (29.06), com a participação das secretarias estaduais da Mulher, de Desenvolvimento Social Criança e Juventude, de Defesa Social, de Direitos Humanos, de Saúde e de Educação. A Secretaria da Mulher também realizará, nas primeiras semanas de julho, uma campanha de enfrentamento à violência LGBTQIA+, com divulgação em todo o Estado. “Com essas ações pretendemos sensibilizar a sociedade para o respeito à diversidade, contra qualquer tipo de violência LGBTfóbica e à garantia dos seus direitos”, concluiu.
DADOS – De acordo com a Secretaria de Defesa Social do Estado, até maio deste ano 13 pessoas da população LGBTQIA+ foram vítimas de Crime Violento Letal Intencional (CVLI) em Pernambuco. Esse número representa 0,9% dos 1.429 CVLIs registrados em todo o Estado no período. No ano passado, o total de CVLIs contra essa população em Pernambuco foi de 47, correspondendo a 1,3% do total de 3.758 crimes contra a vida notificados em 2020.
Além disso, foram registradas 1.106 ocorrências de violência contra pessoas que se identificam como LGBTQIA+, o que inclui crimes de lesão corporal, maus-tratos, estupro, difamação, calúnia, racismo e injúria racial. As estatísticas levam em conta a orientação sexual ou gênero declarados pelas vítimas. Não necessariamente a motivação dos crimes teria sido a intolerância de gênero ou homofobia. No caso ocorrido no Cais de Santa Rita, a Polícia Civil está investigando as circunstâncias da violência praticada.
lmprensa PE
SP: ZAP! SLAM 2021 acontece hoje(28), valendo vaga para a final
Em 2021, o ZAP! SLAM acontece com eventos on-line e abertos a quem quiser participar. A segunda edição acontece no dia 28 de junho, às 19h, nas redes do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos. As próximas edições ocorrerão uma vez por mês, incluindo a grande final que acontece em agosto e garante uma vaga para o SLAM SP (campeonato estadual).
O campeonato de poesia falada integra a programação comemorativa dos 20 anos do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos.
O ZAP! SLAM foi criado em 2008 pelo Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e as regras para participar são simples: cada participante deve apresentar poemas autorais, de até 3 minutos, sem uso de figurino, objeto ou adereço cênico. O júri, formado por cinco pessoas do público, pontua as performances, escolhendo um/uma/ume vencedor/a/o/e por noite. Nos atuais tempos pandêmicos, em que o isolamento social é necessário, os eventos serão feitos de forma virtual, pelas redes do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos.
Para participar, não é necessária inscrição prévia, quem for participar do slam como poeta deve entrar no link do zoom às 19h, às 19h15 as inscrições se encerram e haverá o sorteio de 10 nomes participantes que deverão permanecer dentro da sala. O link para entrar na sala do Zoom será compartilhado nas redes sociais do grupo com dois dias de antecedência e no dia da transmissão ao vivo na descrição da Live e pelos comentários do Facebook.
Um slam diz respeito basicamente a duas coisas: poesia e performance. Para se entender o Slam é preciso primeiro falar em spoken word, que significa “palavra falada”, ou poeticamente “poesia falada”. Slams ou poetry slams são encontros de poesia onde há performances de spoken word geralmente em forma de competição. Criado por Marc Smith, em Chicago, nos anos 1980, o Slam trouxe uma renovação para a poesia oral e valorizou a arte da performance poética, crescendo rapidamente e se propagando por todo o mundo.
Nas últimas décadas, os slams vêm figurando entre as mais inventivas práticas do spoken word no mundo. A ideia desse formato é democratizar a poesia e devolvê-la às pessoas tendo como ponto de partida um jogo em que torcida, emoção e interação façam parte do encontro.
Serviço
ZAP! SLAM
(valendo vaga pra final)
Núcleo Bartolomeu de Depoimentos 20 anos
Programação completa em: https://linktr.ee/nucleobartolomeu
Data: 28/06/2021 [segunda-feira]
Horário: 19h
Transmissão: Facebook (https://www.facebook.com/nucleobartolomeu) e Youtube do grupo Núcleo Bartolomeu (https://www.youtube.com/user/nucleobartolomeu)
No Recife, TIM aposta em publicidade OOH para divulgar novo benefício Deezer Go
Primeira operadora a incluir streaming de música em suas ofertas, a TIM reforçou sua parceria com a Deezer e passa a oferecer o serviço nos planos pré-pagos gratuitamente. Para comunicar a novidade para seus clientes do Nordeste, a companhia está investindo em mídias em mobiliários urbanos de algumas cidades. A campanha OOH (Out Of Home) vai movimentar diversos pontos de Salvador, Feira de Santana, Fortaleza, Recife, João Pessoa e Natal.
No Recife, os clientes serão impactados na estação do metrô Recife pela comunicação da TIM em mega painel de LED e na adesivação de colunas. Quem passar por lá poderá ainda se deparar com um headphone gigante instalado em um totem, em referência à parceria de música do TIM Pré Top. Já na estação Joana Bezerra, a operadora estará presente na ambientação de rampa e em duas entrevias.
Complementando as mídias em espaços do transporte público, a TIM também interage com seus clientes com publicidade no interior dos trens da capital. “Idealizamos uma campanha 360º, robusta, ampla e diversificada, que pode ser vista por onde o cliente circular, comunicando os benefícios exclusivos do TIM Pré Top. Esse investimento demonstra a relevância de Pernambuco para a TIM e o foco da companhia na maior interação com o seu público”, afirma Fábio Reis, diretor de Vendas da TIM Nordeste.
Olha água mineral!
Mas os recifenses ainda vão conhecer a parceria da TIM com a Deezer em outros pontos da cidade, por meio de 20 backbus, de uma empena com LED na Avenida Conde da Boa Vista, em 38 telas em casas lotéricas e em cerca de 7.500 adesivos de água mineral.
Alinhada às práticas ESG (sigla em inglês que se refere às melhores iniciativas ambientais, sociais e de governança), a TIM ainda aposta em 10 placas de Outdoor Social - veiculação de publicidade em muros de residências em comunidades, com remuneração para o proprietário do espaço. A comunidade ainda ganha por distribuir, transportar e reciclar as placas dos anúncios.
Iterpe promove visita técnica nas microrregiões de Pajeú, no Sertão pernambucano
Durante o decorrer deste mês de junho, o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe) enviou aos municípios de Solidão, Afogados de Ingazeira, Carnaíba e Tuparetama técnicos para medir e fazer um levantamento quanto às condições dos agricultores rurais nessa área, com o intuito de promover a regularização fundiária das respectivas microrregiões de Pajeú, no Sertão pernambucano.
A regularização fundiária, programa complementar à Reforma Agrária, tem por objetivo um conjunto de medidas jurídicas, ambientais e sociais para auxiliar as famílias agricultoras a obterem à titulação definitiva e a segurança jurídica das terras onde vivem. Essa regularização visa garantir a função social e o direito à moradia, articulando-as com outras políticas públicas.
“A avaliação do terreno dos imóveis rurais se dá através do avanço das medições da área, além da vistoria e debates com as famílias agricultoras, as quais recorreram ao Iterpe com a demanda documental para a regularização das comunidades rurais na região”, explicou o gerente de ações fundiárias do Iterpe, Ivison Silva.
lmprensa lterpe
Assinar:
Postagens (Atom)