Sabores da Tia Val

Sabores da Tia Val
Encomendas pelo Direct do lnstagram

segunda-feira, junho 28, 2021

Abayomi realiza encontro virtual com 150 mulheres pretas da cultura popular e diferentes lideranças feministas do Brasil

 

A chegada do mês de julho traz uma importante expectativa de mobilização e articulação político-social voltada para o fortalecimento das organizações de lutas pelas mulheres pretas no Nordeste e no país. Este ano, Pernambuco irá sediar o 1º Abayomi - Encontro das Mulheres Pretas da Cultura Popular. A iniciativa, idealizada pela produtora cultural, graduanda de serviço social, feminista preta, Carlita Roberta, conta com o incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco. O evento acontecerá nos dias 10 (sábado) e 11 (domingo), de julho, por meio do canal do encontro, no Youtube, gratuitamente.

Durante dois dias de programação, cerca de 100 mulheres, ligadas à cultura popular pernambucana, das seis regiões de desenvolvimento do estado: Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste Setentrional, Agreste Central, Sertão do Pajeú e Região Metropolitana do Recife, vão participar das atividades. Além dessas participações, a organização contará, ainda, com mais 50 vagas. Inscrições podem ser realizadas de forma on-line: https://cutt.ly/vmuGUzM. Todas as participantes terão acesso, gratuito, ao certificado de participação.

Para subsidiar os debates, serão realizados vários encontros online, que trazem como temas: Mestras e Ancestralidade; Cultura Popular e Racismo; Cultura das Pretas e Feminismo Preta “Queremos, por meio de um diálogo intersetorial, entre sociedade, poder público e iniciativas privadas e parcerias, fortalecer o debate sobre a importância da mulher preta na cultura. Entendemos que é necessário e urgente, visibilizar espaços e oportunidades para que, nós, mulheres pretas, caminhem unidas na construção de nossas lutas diárias. É necessário combater o racismo, machismo, sexismo e toda e qualquer violência. Nossa mobilização é por mais diálogo, respeito e amor às mulheres pretas” destaca Carlita Roberta, coordenadora geral do evento.

Nos quatro painéis agendados para acontecer dentro do evento, haverá mesas de debate com militantes pretas, ativistas sociais, escritoras, produtoras culturais e líderes feministas de várias cidades do Brasil. Juntas, elas irão trazer discussões e proposições para o fortalecimento dos movimentos culturais populares. As escritoras Cidinha da Silva(MG), Odailta Alves(PE) e Dani de Oyá(PE) estão entre as convidadas. Também participam da programação a atriz Naná Sodré(PE); as mestra: Rainha Marivalda (PE) e Mestra Joana (PE); a gestora Girlana Diniz (PE); a dançarina Raquel Araújo(PE); as educadoras Maria Auxiliadora Diniz(PE) e Domênica Rodrigues(PE); a oficial da UFPA/ONU Gabi Monteiro (DF); a estilista Jéssica Zarina(PE); e as cantoras Sapoty da Mangueira(RJ), Graça Onasile (BA), Iran Calixto (PE) e Beth de Oxum (PE).

O evento se soma às comemorações do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, que acontecerá no próximo dia 25 de Julho. A ação também visa reforçar a 9ª edição do Julho das Pretas, agenda conjunta e propositiva com organizações e movimento de mulheres negras de toda região Nordeste.

Serviço
O quê: 1º ABAYOMI - Encontro das Mulheres Pretas da Cultura Popular de Pernambuco
Quando: Dias 10 e 11 de julho de 2021
Classificação: Livre para todos os públicos.

Com informações do jornalista Salatiel Cícero 

Nenhum comentário:

Postar um comentário