Sabores da Tia Val

Sabores da Tia Val
Encomendas pelo Direct do lnstagram

segunda-feira, junho 28, 2021

Seguindo a Canção, projeto da Casa Natura Musical com Faculdade Descomplica, volta reformulado

 

Ampliar os assuntos inquietantes iniciados na temporada anterior de Seguindo a Canção é um dos objetivos da nova leva de episódios desse projeto, parceria entre a Casa Natura Musical e a Faculdade Descomplica. A nova temporada estreia com um episódio estrelado pelo rapper Black Alien e pela funkeira Tati Quebra Barraco com participação da professora de sociologia Débora Andrade e apresentação e mediação de Aisha Mbikila - presente na capa da publicação Forbes Under 30, que aponta jovens brasileiros que são destaques em diversas áreas.

A estrutura do programa, que foi reformulado, é inédita: um artista se apresenta do palco da Casa Natura Musical e dialoga remotamente com outro artista. Cada episódio tem ainda a participação de professores, alunos, garantindo uma edição mais dinâmica e multipolarizada.

“A Casa Natura Musical conecta música e pessoas. Seguimos escutando quem ajuda a escrever a história da música, seu presente, passado e futuro, nos tornando cada dia mais plurais. Uma parceria como esta amplifica as vozes dos artistas e o impacto positivo que a cultura pode trazer para a sociedade, gera engajamento e identificação a partir da conexão entre a nossa curadoria musical e os diálogos e reflexões propostos em cada episódio”, diz Suyanne Keidel, diretora executiva da Casa Natura Musical, equipamento cultural que tem intensificado sua atuação nos canais digitais cada vez mais. A diretora complementa que um dos pontos mais relevantes desse projeto é provocar a audiência a refletir sobre a importância de suas vozes serem ouvidas, gerando empatia e ampliação de debates.

O formato do programa, composto agora por shows musicais gravados no palco da Casa Natura Musical e participações remotas de artistas e demais participantes, estabelece um diálogo mais próximo do público jovem, que também será contemplado pela própria temática dos programas, sempre pensada para aprofundar temas que estão sendo debatidos na sociedade. A segunda temporada vai trabalhar em cinco eixos: sonho, dinheiro, amor, auto-estima e amizade.

Com o que os jovens brasileiros estão sonhando? A concepção do primeiro episódio da nova safra de Seguindo a Canção propõe esse questionamento ao pegar emprestado a frase “Proteja os seus sonhos”, verso do poema Proteja, de Conceição Evaristo, musicado por Jonathan Ferr para o projeto POSS (2020).

O poema é o ponto de partida para uma conversa sobre o que sonham os jovens brasileiros e a importância de preservar os sonhos e resistir, mesmo quando parece faltar perspectiva para avançar. A conversa também será enredada com uma discussão sobre como a música e a educação permitem sonhar e imaginar futuros melhores. Como diz a própria Conceição Evaristo, “Sonhos nem sempre são românticos. Mas proteja os seus sonhos como matéria-prima de suas vidas. Sonhe olhando para o futuro, mas faça do hoje o tempo do sonho acontecer”.

O convite para a Aisha Mbikila fazer a apresentação e mediação desta temporada também é uma novidade. Com 23 anos, Aisha é modelo, diretora de audiovisual, atriz, performer, DJ e produtora. A soma dessas atividades faz dela uma das principais profissionais das artes da geração Z brasileira, com um discurso embasado no feminismo negro focado no que significa ser um jovem negro no Brasil.

O projeto Seguindo a Canção entende que a graduação vai além do estudo profissionalizante e, por isso, propõe ao público a imersão em conversas entre artistas, professores, estudantes e apresentadora apresentando suas experiências. O ponto de partida de cada programa é uma grande canção brasileira e a temática abordada por ela, que levam a trocas musicais e de histórias inspiracionais entre os participantes e transportam a audiência para uma viagem pela cultura e contexto social e político de diferentes regiões e realidades sociais do país.



Nenhum comentário:

Postar um comentário