quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Graça Araújo está hospitalizada

A jornalista Graça Araújo está internada no Hospital Esperança, na Ilha do Leite. A jornalista e apresentadora estava fazendo exercícios em uma academia de ginástica ao lado de seu personal trainer, quando sentiu-se mal. Enquanto não era socorrida pelo SAMU, ela era reanimada por uma médica que estava no local. Chegando ao Esperança, foi levada para a Unidade de Terapia Intensiva. O estado de saúde da apresentadora é grave. Amigos e colegas inundaram as redes sociais de mensagens e orações pela plena recuperação de Graça.

LBV na Semana da Pátria

Durante o mês de setembro, em especial na Semana da Pátria, os Centros Comunitários de Assistência Social e as escolas da Legião da Boa Vontade (LBV) em todo o Brasil promovem diversas atividades pedagógicas, culturais, lúdicas, esportivas e de lazer, em alusão ao Dia da Independência do Brasil (7/9). As ações reforçam a importância da data com os seus atendidos, voluntários e colaboradores.

No Recife/PE, o pelotão da LBV, formado por crianças, idosos e voluntários, participa do desfile cívico e militar de 7 de setembro, que ocorrerá na Avenida Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira. A Instituição leva para a avenida mensagens de paz e diversas atividades pedagógicas, esportivas e culturais realizadas no seu Centro Comunitário de Assistência Social.

Os atendidos e voluntários da LBV também levam à frente do pelotão a majestosa estampa de Jesus, o Celeste Pedagogo, destacando Seu Novo Mandamento — “Amai-vos como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos” (Evangelho do Cristo, 13:34 e 35), como mensagem de esperança a todo o povo brasileiro.

Acompanhe a participação da LBV nas festividades da Semana da Pátria, acessando o site www.lbv.org/blog.

Com informações da jornalista Camila Mota


#Aqualtune1Ano


Sarau da Independência na Várzea


Olinda faz cadastramento de pessoas em situação de rua

Durante este mês de setembro, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda fará um levantamento do perfil das pessoas em situação de rua no município. A ação está sendo realizada das 18h à 0h, todos os dias da semana, através da Secretaria Executiva de Assistência Social. A atividade é uma ampliação de um trabalho de rotina realizado durante a manhã, no entanto, foi identificada a necessidade de realizar uma investida em outro turno.

O levantamento começou no dia 1º deste mês e segue até o dia 30. Informações como sexo, idade, raça, se tem filhos e um breve histórico das pessoas em situação de rua são colhidas pela equipe de abordagem. São visitados pontos como praças, terminais de ônibus, entorno de bares e áreas comerciais, locais onde há maior concentração de indivíduos em vulnerabilidade.

Os trabalhos estão divididos da seguinte forma: nas sextas, sábados e domingos deste mês de setembro, as atividades se concentram no Sítio Histórico de Olinda. Já de segunda a quinta-feira as equipes percorrem outros bairros da cidade. 

Após o levantamento a Prefeitura de Olinda pretende estudar novas ações de atenção aos indivíduos em situação de rua. Uma das medidas imediatas seria a ampliação da rede de acolhimento, que hoje se resume a 20 vagas numa casa localizada no bairro de Jardim Atlântico.

Estratégia - A proposta de ampliar o recolhimento de dados acerca das pessoas em situação de rua surgiu depois de uma recomendação do Ministério Público do Trabalho para fiscalizar o trabalho infantil em Olinda. Com a necessidade de colocar a equipe de assistência social nas ruas no período noturno, a gestão municipal decidiu dividir a equipe para atuar nas duas frentes de trabalho, reduzindo os custos gerados aos cofres municipais.

Imprensa Olinda

Peças arqueológicas são encontradas pela Compesa em obras no Sítio Histórico de Olinda

Em pouco mais de dois meses de execução da obra de melhoria do abastecimento de água no Sítio Histórico de Olinda, vários vestígios arqueológicos já foram encontrados. As escavações revelaram achados como ornatos arquitetônicos, louças, azulejos e moedas do século 19. Por se tratar de uma obra realizada dentro do perímetro de um sítio histórico, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realiza com muito cuidado um acompanhamento das atividades, com uma equipe de arqueólogos, seguindo a orientação técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O trabalho também inclui atividades de educação patrimonial junto à população das áreas diretamente impactadas com a obra. Até o final do mês de dezembro, a Compesa prevê a implantação de 25 quilômetros de rede distribuição de água nos bairros do Monte, Guadalupe, Bonsucesso, Amaro Branco, Carmo, Varadouro, Santa Tereza e parte dos Bultrins, para continuar melhorando a distribuição de água para os olindenses. 

Graças ao estudo preventivo, o acompanhamento das frentes de serviços no Sítio Histórico de Olinda está possibilitando diminuir os impactos de perda de informações e de identificação desses artefatos, além de salvaguardar essas peças arqueológicas. “Precisamos acompanhar as áreas de intervenção da obra para verificar a existência de vestígios materiais, todos os dias, sempre que houver abertura de valas”, explica a arqueóloga Gleyce Lopes, informando que um dos requisitos para se executar a obra foi a elaboração do Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico. “Esse acompanhamento é de suma importância em obras como essa, pois os achados arqueológicos são essenciais para compor os dados de interpretação do contexto histórico”, acrescenta Lopes.

Todos os materiais encontrados e coletados durante a obra do Olinda+Água no Sítio Histórico de Olinda pertencem à União - conforme disposto legal Art.175 da Constituição Federal – e ficarão sob guarda da Secretária de Patrimônio, Turismo e Cultura de Olinda (Sepac).

Regularizar a distribuição de água na cidade de Olinda, Patrimônio Cultural da Humanidade, é uma meta do governador Paulo Câmara, que conseguiu viabilizar recursos da ordem de R$ 134 milhões junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) para o projeto Olinda+Água, que vai beneficiar 250 mil olindenses com água todos os dias. Só na primeira etapa do projeto, que já teve as obras concluídas, 150 mil pessoas estão sendo beneficiadas com melhorias do abastecimento de água. 

Agora, os serviços de implantação de rede de abastecimento de água da terceira etapa do Olinda+Água são realizados em ruas dos bairros dos Bultrins e do Guadalupe, e a previsão é que, a partir do dia 11 de setembro, iniciem nas principais vias da ‘Cidade Alta’, como a Rua Prudente de Moraes e Avenida Liberdade, no Carmo, a Rua Bispo Coutinho, no Alto da Sé, e a Rua do Amparo. “A intenção é executar a obra nesses locais mais movimentados até o mês de novembro, quando começam os eventos que atraem grande concentração de pessoas, como o MIMO Festival e as tradicionais prévias carnavalescas”, pontua a gerente da Compesa, Cleice Brito. A terceira etapa ainda prevê a instalação de válvulas e macromedidores, alguns dos dispositivos que promovem a setorização da rede de abastecimento de água e tornam o controle operacional do sistema mais eficiente, melhorando as pressões nas tubulações e a redução de perdas.

Imprensa Compesa
Fotos obra : Aluísio Moreira.
Fotos achados arqueológicos : cedidas pela empresa Multicast





Defesa Civil de Olinda requalifica drenagem em Jardim Brasil I

As vias do bairro de Jardim Brasil I, em Olinda, estão recebendo uma operação de drenagem e desobstrução. Nesta quinta-feira (6), o ponto de partida foi o corredor da Rua Pará, que interliga as principais rotas de entrada e saída da localidade. O trabalho é executado por equipes da Defesa Civil do município e inclui a limpeza das galerias, a reinstalação de tampas e a reconstrução das bordas danificadas pelo tráfego de veículos.

A operação deve se estender por outros logradouros, a exemplo da paralela Rua Paraná, que também já foi mapeada. As equipes realizam, ainda, a limpeza das linhas d’água e a capinação e remoção de entulhos, devolvendo a mobilidade para pedestres e condutores. De acordo com o secretário-executivo da Defesa Civil de Olinda, Cristiano Arruda, as medidas são de extrema importância. “O despejo irregular de lixo obstrui a passagem da água para as galerias, podendo causar pontos de alagamento no período chuvoso”, explicou.

A Defesa Civil de Olinda voltou a fabricar materiais como tubos de concreto, calhas, tijolos, placas e tampas de galerias com o Núcleo de Produção, localizado no bairro de Jardim Atlântico. Com isso, a Prefeitura Municipal, desde o mês de maio, passou a economizar em média R$ 10 mil por mês com produtos utilizados para manutenção da cidade. Além da redução de despesas, a instalação destas peças consegue ser feita com mais agilidade, atendendo a demanda dos moradores.

Imprensa Olinda
Fotos Alice Mafra


Suprema Corte da Índia descriminaliza homossexualidade

A Suprema Corte da Índia voltou, nesta quinta-feira, a descriminalizar o homossexualismo no país, ao revogar uma sentença de 2013 que validava uma lei britânica de mais de 150 anos que pune os atos “contra a natureza” e criminalizava com penas de prisão as relações entre pessoas do mesmo sexo.

Os cinco juízes que compõem a Corte, liderada pelo presidente do Supremo indiano, Dipak Misra, decidiram declarar suas sentenças individualmente, onde todos concordaram em anular a validade do artigo 377 do Código Penal indiano que criminaliza as relações homossexuais.

“O artigo 377 é arbitrário. A comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Transexuais e Bissexuais) possui os mesmos direitos que os demais. A visão majoritária e a moralidade geral não podem ditar os direitos constitucionais”, afirmou o juiz Misra, ao ler sua sentença.

O presidente do Supremo, que redigiu sua sentença com o juiz J Khanwilkar, acrescentou que “a discriminação com base na orientação sexual é uma violação da liberdade de expressão”.

Na sentença de 2013, o Supremo tinha ratificado a validade do artigo 377 do Código Penal indiano, que estabelece sentenças de prisão para “qualquer pessoa que voluntariamente tenha relações carnais contra a ordem da natureza”.

Esta norma, uma antiga lei britânica que data da era vitoriana e tem mais de 150 anos de existência, tinha sido derrubada em 2009 pela Corte Superior de Nova Délhi, por considerá-la inconstitucional.

O procedimento que revisou a validade do artigo 377 começou no dia 10 de julho, e no dia seguinte o governo conservador do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, disse que não recorreria da decisão que fosse tomada pelo mais alto tribunal sobre a constitucionalidade da norma.

O polêmico artigo do Código Penal indiano proíbe “relações carnais contra a ordem da natureza com qualquer homem, mulher ou animal”, o que foi interpretado como sexo homossexual.

A decisão final da Justiça não implica na revogação da norma que continua a punir os atos sexuais com animais, mas dita jurisprudência para a legalização do homossexualismo, ao excluir as relações entre pessoas de quaisquer fatos “contra a natureza”.

O juiz D.Y.Chandrachud, que fez parte dos cinco magistrados da Corte, já tinha ditado uma sentença no mês passado, onde declarou a privacidade um direito fundamental dos cidadãos e a orientação sexual como um atributo essencial da privacidade, o que fez prever uma sentença favorável hoje.

Além disso, Chandrachud disse hoje que o tratamento da homossexualidade como uma doença tem um impacto na saúde mental dessas pessoas.

“A história deve um pedido de desculpas para as pessoas (da comunidade) LGBT pelo ostracismo e discriminação” sofrida, sentenciou a juíza Indu Malhotra em sua sentença. 

Revista Exame

Ana de Ferro em nova temporada no Recife

O espetáculo Ana de Ferro, Rainha dos Tanoeiros do Recife volta a se apresentar no Teatro Marco Camarotti/SESC Santo Amaro nos dias 21 e 22 de setembro, sexta-feira e sábado, ás 20h. O romance entre o governador de Pernambuco durante o Brasil holandês e uma cortesã no cais do porto do Recife é pano de fundo para narrar os amores impossíveis da boemia do século XVII.

Inspirada no poema de Vital Correia Araújo e em pesquisas do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco, a carioca Miriam Halfim criou um texto histórico com lampejos de ficção apresentando personagens reais em situações possíveis de terem acontecido.

FIV - O público pôde conferir uma prévia da encenação durante o Festival de Inverno da Várzea, onde os atores Pedro Dias, Telma Ratta e Euclides Farias cantaram e contaram essa história de uma forma resumida. 

Serviço:
Peça: Ana de Ferro, Rainha dos Tanoeiros do Recife
Local: Teatro Marco Camarotti/SESC Santo Amaro, Rua Treze de Maio, 455, Santo Amaro, Recife, Pernambuco
Data: 21, 22 de Setembro, sexta-feira e sábado
Horário: 20:00h
Duração: 80 minutos
Ingresso: Inteira R$40,00 Meia R$20,00
Informações: 98782-6804/ 99536-4746

Com informações do ator e divulgador Pedro Dias




Curadores de Nós Mesmos


Instalados 50 contêineres em Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), instalou um total de 50 contêineres para alocação de lixo doméstico em locais estratégicos da cidade. A ação faz parte da implantação do sistema de conteinerização do lixo, que teve início desde o dia 18 de abril.

Com estas novas instalações, foram beneficiados 13 bairros, sendo eles: Boa Vista, Panorama, Santa Rosa, Salgado, São João da Escócia, Maurício de Nassau, Petrópolis, Severino Afonso, Centenário, João Mota, Rendeiras, Indianópolis, Riachão. A previsão é que as instalações continuem por toda cidade, contemplando outros bairros.

Imprensa Caruaru

Domingo tem concurso para Prefeitura do Recife

Serão realizadas neste domingo (09/09) as provas para a seleção pública simplificada para contratação temporária de profissionais atuarem nas unidades de saúde do Recife, que serão aplicadas pela Comissão de Concursos do Instituto de Apoio a Universidade de Pernambuco (Conupe/Iaupe).

A prova de objetiva de conhecimentos, constante da primeira etapa do concurso, constará de prova escrita objetiva contendo 50 questões objetivas de múltipla escolha, realizada em turno único com duração de quatro horas e são de caráter eliminatório e classificatório.

Os portões de acesso aos prédios, onde serão aplicadas as provas, serão abertos às 7h e fechados às 8h. O exame será iniciado às 8h15, terminando às 12h15.

A Comissão esclarece, para evitar transtorno no dia da prova, que os candidatos só terão acesso ao local de prova portando, exclusivamente, caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente, o Cartão Informativo e documento de identidade original.

O candidato deverá comparecer ao local da prova com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o fechamento dos portões. Não será admitido ingresso de candidato aos locais de realização da prova após o horário fixado para o fechamento dos portões.

NÃO será permitido o acesso de candidatos aos prédios, ou às salas de aplicação das provas, portando armas, assim como a utilização de quaisquer materiais de consulta ou de quaisquer outros equipamentos eletrônicos, inclusive tablets, notebook, telefone celular, smartwatches, smartphones, bip, walkman, diskman, receptor, gravador, fone de ouvido, pendrive, mp3 player, mp4 player, iPod, palm top, agenda eletrônica, ainda que desligados e sem a respectiva bateria, sob pena de ELIMINAÇÃO do concurso.

A comunicação entre os candidatos, utilização de máquinas calculadoras ou similares, livros, anotações, impressos, ou qualquer outro material de consulta, inclusive consulta a códigos e à legislação também NÃO são permitidas.

O gabarito preliminar das provas será divulgado na Internet, no endereço eletrônico www.upenet.com.br, após a conclusão da aplicação das provas. O resultado final das provas objetivas será divulgado no dia 21/09.

Outras informações podem ser obtidas no site do Conupe (www.upenet.com.br) no link Prefeitura do Recife - Saúde - Temporário 2018 através do e-mail: iaupe.pcrsaude@gmail.com ou dos telefones: (81) 3033-7394 / 7397. Confira em anexo o edital completo e o calendário do certame.

SELEÇÃO – Autorizada através dos Decretos municipais nº 31.368/2018, nº. 31.416/2018 e nº. 31.415/2018, considerando a necessidade temporária de excepcional interesse público, o certame visa preencher 214 vagas entre enfermeiros e técnicos de enfermagem.

A seleção é composta de duas etapas, sendo a primeira a Prova Objetiva de Conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, e a segunda a Prova de Títulos, de caráter apenas classificatório e terá peso de 25% na composição da nota final.

Os nomeados terão remuneração base que variam entre R$ 973,88 e R$ 5.250,30 mensais. 

Imprensa UPE

Alfazema Tropical em Olinda


Oficina ensina como fazer um jardim na varanda ou no quintal

Quem quiser aprender mais sobre jardinagem e começar a enveredar pelo mundo das plantas tem uma excelente opção neste mês das flores. O Camará Shopping promove durante todo o mês de setembro, uma feira de plantas, flores, sementes e acessórios. Haverá uma série de oficinas com temas variados: horta, adubação, bonsai, terrário de orquídeas, jardins flutuantes, usos medicinais, alimentícios, entre outras. O evento também será a oportunidade de adquirir plantas e acessórios para jardinagem, como vasos, plantas e instrumentos diversos. Há mudinhas a partir de 30 centavos.

Durante as oficinas, os participantes terão orientações sobre decoração com plantas além de sua utilização na culinária. O objetivo é apresentar alguns cuidados básicos e as principais técnicas para compor e cultivar variados tipos de plantas. Além das oficinas, estarão disponíveis produtos para jardim, acessórios para jardinagem, vasos, plantas e terrários.

A bióloga e paisagista Sandra Guerra é a responsável pelo projeto. Ela explica que existem muitas plantas que exigem pouquíssimos cuidados e trazem muitos benefícios para todos que convivem naquele espaço. “Além da beleza das plantas e flores, temos espécies que também têm benefícios medicinais, é o caso da moringa e da ora-pro-nóbis, por exemplo”, reforça. 

As oficinas acontecerão sempre às terças, quintas e sábados, das 18h às 19h, no piso L1 do shopping. Além de Sandra, outros profissionais convidados participarão do evento, que custa R$ 15.


PROGRAMAÇÃO
Dias 4, 11 e 18: Xerojardinagem - jardinagem utilizando plantas com pouca necessidade de água.
Dias 6, 13, 20 e 27: Como culitvar sua horta em casa em 1m²
Dias 8 e 22: Terrário de orquídeas – recipientes que simulam o ambiente natural
Dias 15 e 25: Como adubar suas plantas
Dia 29: Plantas de interiores e exteriores

Caruaru realiza seminário da proteção social especial

Servidores municipais de Caruaru participaram nesta terça-feira (04) de uma formação de assistência social direcionada para a proteção integral de crianças, adolescentes e famílias. O encontro aconteceu no auditório da ASCES-UNITA e foi promovido pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH). Tratou-se do “Seminário Municipal Sobre Acompanhamento, Acolhimento Institucional e Proteção Integral de Crianças, Adolescentes e Famílias”, que faz parte das estratégias de divulgação e visibilização das ações e serviços ofertados no âmbito da proteção social especial do município de Caruaru.

A ação teve o objetivo de promover o diálogo com a rede socioassistencial e setorial sobre a Proteção Social Especial e a sua importância no acompanhamento, encaminhamento e atendimento integral de crianças, adolescentes e famílias. Entre as participantes da mesa estava a gerente de proteção social especial de alta complexidade da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco (SDSCJ), Viviane Wanderley, que foi convidada para falar sobre acolhimento institucional. “O governo do estado vem acompanhando a realidade de Caruaru e tem percebido que o número de acolhimentos vem diminuindo no município, o que traz um diagnóstico positivo de que essa rede de proteção vem garantindo o direito da família, uma vez que o acolhimento é a última medida a ser tomada”, destacou Viviane.

A boa impressão da gerente da SDSCJ foi constatada pelo depoimento de Vanessa Naiara Ferreira, de 18 anos, que cumpriu medida socioeducativa de três meses no posto de saúde do bairro José Carlos de Oliveira, em Caruaru, e se declarou encantada com a receptividade e o aprendizado que a experiência lhe proporcionou. “Eu aprendi a ouvir e a atender todos por igual no período que passei na recepção e despertei a vontade de seguir a carreira de enfermeira”, assegurou a jovem que tem na mãe, uma aliada para realizar esse sonho. “O aprendizado de Vanessa lá dentro trouxe uma mudança na vida da minha filha e eu vou fazer de tudo para apoiar o sonho dela”, garantiu dona Marileide Ana Ferreira, mãe da jovem.

“O objetivo do encontro foi também oferecer um espaço de reflexão, orientação e formação sobre a perspectiva do encaminhamento, acompanhamento e proteção integral de crianças, adolescentes e famílias. Esta iniciativa torna-se fundamental para a elaboração do Plano Municipal de Formação Continuada para profissionais das equipes dos serviços socioassistenciais e setoriais”, pontuou o gerente de Proteção Especial da SDSDH, Márcio Rubens de Oliveira.

A docente da ASCES-UNITA, Rosineide Gonçalves, também esteve presente no evento para colaborar com os debates promovidos hoje. Além dela, compareceram os profissionais da SDSDH e das secretarias de Saúde, Educação, e de Políticas para Mulheres de Caruaru. Representantes dos conselhos Tutelar, Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e de Assistência Social também participaram. Em um momento lúdico do encontro, o público se divertiu com a apresentação teatral da Cia Defensores da Infância, formada por componentes do Projeto Fazendo Direito (financiado pela Fundação Itaú Social) que apresentou uma esquete alusiva aos malefícios do trabalho infantil, que será levada para as escolas do município. 

Imprensa Caruaru
Fotos Janaína Pepeu