quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Caruaru realiza seminário da proteção social especial

Servidores municipais de Caruaru participaram nesta terça-feira (04) de uma formação de assistência social direcionada para a proteção integral de crianças, adolescentes e famílias. O encontro aconteceu no auditório da ASCES-UNITA e foi promovido pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH). Tratou-se do “Seminário Municipal Sobre Acompanhamento, Acolhimento Institucional e Proteção Integral de Crianças, Adolescentes e Famílias”, que faz parte das estratégias de divulgação e visibilização das ações e serviços ofertados no âmbito da proteção social especial do município de Caruaru.

A ação teve o objetivo de promover o diálogo com a rede socioassistencial e setorial sobre a Proteção Social Especial e a sua importância no acompanhamento, encaminhamento e atendimento integral de crianças, adolescentes e famílias. Entre as participantes da mesa estava a gerente de proteção social especial de alta complexidade da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco (SDSCJ), Viviane Wanderley, que foi convidada para falar sobre acolhimento institucional. “O governo do estado vem acompanhando a realidade de Caruaru e tem percebido que o número de acolhimentos vem diminuindo no município, o que traz um diagnóstico positivo de que essa rede de proteção vem garantindo o direito da família, uma vez que o acolhimento é a última medida a ser tomada”, destacou Viviane.

A boa impressão da gerente da SDSCJ foi constatada pelo depoimento de Vanessa Naiara Ferreira, de 18 anos, que cumpriu medida socioeducativa de três meses no posto de saúde do bairro José Carlos de Oliveira, em Caruaru, e se declarou encantada com a receptividade e o aprendizado que a experiência lhe proporcionou. “Eu aprendi a ouvir e a atender todos por igual no período que passei na recepção e despertei a vontade de seguir a carreira de enfermeira”, assegurou a jovem que tem na mãe, uma aliada para realizar esse sonho. “O aprendizado de Vanessa lá dentro trouxe uma mudança na vida da minha filha e eu vou fazer de tudo para apoiar o sonho dela”, garantiu dona Marileide Ana Ferreira, mãe da jovem.

“O objetivo do encontro foi também oferecer um espaço de reflexão, orientação e formação sobre a perspectiva do encaminhamento, acompanhamento e proteção integral de crianças, adolescentes e famílias. Esta iniciativa torna-se fundamental para a elaboração do Plano Municipal de Formação Continuada para profissionais das equipes dos serviços socioassistenciais e setoriais”, pontuou o gerente de Proteção Especial da SDSDH, Márcio Rubens de Oliveira.

A docente da ASCES-UNITA, Rosineide Gonçalves, também esteve presente no evento para colaborar com os debates promovidos hoje. Além dela, compareceram os profissionais da SDSDH e das secretarias de Saúde, Educação, e de Políticas para Mulheres de Caruaru. Representantes dos conselhos Tutelar, Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e de Assistência Social também participaram. Em um momento lúdico do encontro, o público se divertiu com a apresentação teatral da Cia Defensores da Infância, formada por componentes do Projeto Fazendo Direito (financiado pela Fundação Itaú Social) que apresentou uma esquete alusiva aos malefícios do trabalho infantil, que será levada para as escolas do município. 

Imprensa Caruaru
Fotos Janaína Pepeu