sábado, 9 de dezembro de 2017

#PelaVidaDeRebeca

A brasileira que teve o pedido de aborto negado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Rebeca Mendes, de 30 anos, conseguiu realizar o procedimento na Colômbia. Após repercussão do caso, ela foi convidada pelo Consórcio Latino-americano contra o Aborto Inseguro (Clacai) para que a solicitação dela fosse atendida no país vizinho.

Rebeca, que já tem dois filhos, de 6 e 9 anos, solicitou por carta à ministra do STF Rosa Weber a realização do aborto por não ter condições emocionais, financeiras e psicológicas de levar a gestação adiante e cuidar de mais uma criança. Weber negou o pedido da jovem.

Na Colômbia, a legislação libera o procedimento em três situações: quando há risco de dano à saúde física e mental da gestante, violência sexual e má formação do feto. O caso da brasileira foi categorizado pela lei como de risco à saúde, que envolve desde estresse psicológico a situações que podem levar a grávida à morte.

“Aqui eu me senti muito amparada e recebi o apoio que não encontrei no Brasil, vindo de pessoas que não me conheciam, mas que ficaram sensibilizadas com o meu caso. Foi então que eu decidi fazer”, disse Rebeca ao jornal “O Globo”. O procedimento foi custeado pela organização Profamilia.

Correio da Amazônia

Professora agredida por aluno no Rio Grande do Norte

A professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Unidade Ceará-Mirim,  Alian Paiva de Arruda, foi agredida por um aluno na última quinta-feira (07/12) pelo fato de estar passando em sala de aula o filme "Diários de Motocicleta", que conta a história do médico Ernesto "Che" Guevara (no filme conta apenas as aventuras do profissional de saúde que passeia de moto pela América Latina, bem antes da entrada na vida política).

De acordo com a denúncia, o estudante ficou furioso porque a professora exibia em sala de aula o referido filme, usado como instrumento didático para discutir com os alunos a Geografia da América Latina. Agressivo, o aluno atacou a professora com empurrões, a agrediu verbalmente e causou danos materiais ao patrimônio público. A agressão só não foi maior porque o estudante foi segurado por colegas de sala.

O Sinasefe RN fez uma nota de apoio à professora, afirmando que "Não podemos deixar que o respeito ao professor vire coisa do passado. A sala de aula deve ser um lugar de respeito, de formação intelectual, o que inclui o debate de ideias e o professor e a professora merecem respeito por parte de todos". O sindicato ainda afirma que esse tipo de atitude certamente é fruto da ideologia da "Escola Sem Partido".

Quem é a professora Alian

Licenciada em Geografia pelo CEFET-RN (IFRN). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia da UFRN. Professora do IFRN / Ceará Mirim. Atuação profissional em saúde pública na área da "Geografia da Saúde" com enfoque em Saúde Ambiental e pesquisadora na área da "Geografia do Turismo". Em 2010, sua dissertação de mestrado teve um viés popular ao pesquisar sobre Os "farofeiros" em excursão nas lagoas de Arituba, Boágua e Carcará (Nísia Floresta/RN): análise de uma outra face do turismo potiguar.

Com informações do SINASEFE RN e do Curriculum Lattes da docente

Orquestra de Violinos Canaã estreia na Cantata Natalina Som e Luz neste domingo em Caruaru



Neste domingo (10) a Orquestra de Violinos do SCFV Canaã fará sua primeira apresentação pública na Cantata Natalina Som e Luz, de Caruaru. O grupo iniciou as atividades em setembro deste ano, sob orientação do instrutor Mestre Bitonho, e conta com a participação de 20 crianças usuárias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Vila Canaã. Os componentes têm entre oito e quatorze anos e são estudantes da Escola Municipal Capitão Rufino.

O repertório elaborado por Bitonho, será composto por músicas clássicas e populares e a apresentação contará com 20 minutos de duração. Empresários da cidade compactuaram com este momento, fazendo a doação dos instrumentos para o uso das crianças pelo projeto. O último ensaio aconteceu na sede do Cras Itaúna, na quinta-feira (08), e a expectativa é grande para a estreia na cantata do Palácio Episcopal, onde diversos grupos irão se apresentar a partir das 19h. Serão disponibilizadas 400 cadeiras para a acomodação do público presente. A Prefeitura de Caruaru está realizando o evento, através da Fundação de Cultura e Turismo.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do qual faz parte a orquestra, é um espaço gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do município e tem o objetivo de elevar a qualidade de vida dos cidadãos. As atividades são desenvolvidas com foco na promoção de políticas públicas, desenvolvendo a educação social de crianças, adolescentes e idosos. Diversos projetos são executados em vários espaços nas zonas urbana e rural de Caruaru, de modo a favorecer uma efetiva integração entre as diferentes faixas etárias, possibilitando a relação dialógica de respeito, troca de experiências, convivência comunitária.



Serviço:
Evento: Estreia da Orquestra de Violinos do SCFV Canaã, na Cantata Natalina Som e Luz de Caruaru
Local: Palácio Episcopal (Palácio do Bispo)
Endereço: Av. Rio Branco, Nossa Senhora das Dores, Caruaru.
Horário: 19h


Secretaria de Imprensa de Caruaru

Balcão de Direitos atende em novo endereço a partir desta segunda (11/12)


O Balcão de Direitos, do Governo de Pernambuco, passa a atender a população em novo endereço, a partir desta segunda-feira (11/12). O serviço migra da Praça Arsenal da Marinha, no bairro do Recife, para a Rua Djalma Farias, nº 250, no bairro do Torreão. No local pode ser solicitada a emissão gratuita de 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, registro tardio para as pessoas que nunca tiraram certidão de nascimento, além da 2ª via do Registro Geral (RG), através do posto do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) no local.

O atendimento, que acontece das 8h às 12h e das 14h às 16h, é realizado por 14 funcionários da Secretaria executiva de Direitos Humanos (SEDH), vinculada a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). Integram a equipe três servidores do IITB, que são responsáveis pela emissão da 2ª via de Registro Geral (RG). Além do atendimento no posto fixo, outra opção de acesso ao Balcão de Direitos é através de ações itinerantes realizadas ao longo do ano em cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) e em municípios do Interior do Estado. A escolha dos locais é definida mediante solicitação da própria comunidade. 

Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico explica que a inauguração do novo espaço tem por finalidade oferecer mais comodidade e acessibilidade à população, especialmente aos mais necessitados. “O resgate da documentação, para muitos, representa também o resgate da cidadania, da dignidade, e o governador Paulo Câmara é sensível a isso. As certidões são indispensáveis no ingresso do cidadão em um novo emprego e no cadastramento das famílias em programas sociais, por exemplo” acrescenta.

BALANÇO – De janeiro a novembro deste ano o Balcão de Direitos já emitiu mais de 18 mil documentos para a população pernambucana. No posto fixo foram 7.506 solicitações atendidas. Já as ações itinerantes resultaram em 10.853 documentos emitidos.

REGISTRO TARDIO - Serviço bastante solicitado no Balcão de Direitos é o Registro Tardio. Apesar de básico, muita gente ainda não dispõe do primeiro documento: a certidão de nascimento. Razões diversas levam a falta do registro, mas as solicitações mais comuns são de pessoas de origem humilde e do interior.

Até pouco tempo, Maria de Fátima Teixeira, 51 anos, não tinha nenhum documento civil. Nascida em casa, ela relata que os pais nunca solicitaram sua certidão de nascimento. Por consequência, seus três filhos: Ana Paula (33), Paulo (32) e Vanessa (25) e seus netos -, também viveram em sociedade por um longo período sem de fato existir oficialmente em decorrência da falta de documentação.

Moradora do bairro de São José, Maria de Fátima e seus filhos são alguns dos pernambucanas e pernambucanos beneficiados pelo Balcão de Direitos com a emissão gratuita de documentação. “É um alívio porque sem documento a gente não é nada”, desabafa, ao lembrar que quando um dos seus filhos faleceu, precisou usar a documentação da mãe para garantir o sepultamento, uma vez que não tinha nenhuma documentação pessoal. “Passou oito di as para enterrar ele”, lembra.

Para dar entrada no procedimento o interessado deverá comparecer ao Balcão e fazer uma petição solicitando o documento, além de apresentar uma certidão de antiga (pode ser o batistério), cópia do documento dos pais e de irmãos, declaração de duas testemunhas com firmas reconhecidas com as cópias do RG e CPF, a certidão negativa do cartório de registro civil da cidade onde nasceu, e uma foto de corpo inteiro.

Também serão recolhidas as impressões digitais do requerente para serem encaminhadas ao Instituto Tavares Buril (ITB), que verificará se a pessoa já possui algum tipo de registro. Após concluída essa etapa, o processo é encaminhado ao juiz da comarca onde a pessoa reside. “O processo costuma ser concluído num período entre dois a seis meses, dependendo de cada caso”, esclarece Marta Azevedo.

Documentos necessários para retirada de registro tardio:

Petição

Certidão antiga

Batistério

Cópia de documentos pessoais

Cópia de documento dos pais e irmãos

Declaração de duas testemunhas com firmas reconhecidas e cópias do RG e do CPF

Certidão Negativa do Cartório de Registro Civil da cidade

Foto de corpo inteiro



SERVIÇO – Balcão de Direitos

Novo endereço: Rua Djalma Farias, nº 250 - Torreão. Próximo a Praça da Picanha.

Atendimento: 8h às 12h e 14h às 16h

Serviços: Emissão de 2ª via de certidões de nascimento, casamento e óbito, registro tardio para as, além da 2ª via do Registro Geral (RG)

Imprensa SEDH PE

Ilumina Caruaru terá mutirão neste fim de semana

O mutirão do Ilumina Caruaru estará nas seguintes localidades, neste fim de semana (nove e dez de dezembro):

Vila Andorinha

Vila do Aeroporto/ Loteamento Hozana

Panorama

Nina Liberato

Jacaré Grande

Juriti

Vila de peladas



Sobre o Ilumina Caruaru

O Ilumina Caruaru é um projeto da Secretaria de Serviços Públicos, que faz a manutenção e melhoria da iluminação pública, da cidade e da zona Rural. Para reduzir as demandas reprimidas de manutenção, o Ilumina faz mutirões aos finais de semana.

- O Ilumina Caruaru já passou por 24 bairros da cidade;

- De setembro a novembro, já foram substituídos 1700 pontos;

- Melhorou a iluminação de algumas praças: Academia das Cidades, Praça Chico Porto, a Praça do Rosário;

- Melhorou a iluminação de alguns campinhos de futebol: Campo do Boa Vista I e II, Campo do CAIC;

- Melhorou a Iluminação do Monte Bom Jesus;

- Instalou, aproximadamente, 50 luminárias em pontos onde não havia iluminação;

- Instalou refletores para a iluminação dos viadutos da BR-104, no perímetro urbano de Caruaru;

- Substituiu 414 pontos por luminárias de LED, nas principais ruas e avenidas;

- Elaborou 25 projetos de iluminação de praças e acesso a residenciais, dos quais 10 já estão em licitação.


Seja um fiscal do Ilumina Caruaru

Para colaborar com o Ilumina Caruaru e ajudar a Gerência de Iluminação Municipal a deixar a cidade toda iluminada, anote a numeração do poste com problema (para agilizar o serviço) e denuncie através dos seguintes contatos:

Telefone: 3727-2248

App (para Android): Mobiliza Caruaru



Imprensa Sec. Serviços Públicos de Caruaru

Balanço do Novembro Azul

O grande número de homens nas Unidades Básicas de Saúde no decorrer do mês de novembro foi inédito. Foram registrados mais de 1.200 atendimentos, apenas nos dias dedicados exclusivamente a campanha, além dos atendimentos em geral ainda não foram contabilizados. Em Caruaru foram realizadas 46 ações, com testagem rápida de sífilis e HIV, campeonato de dominó, ações com o NASF sobre alimentação saudável, atividade física e importância do auto cuidado no público masculino. Também foram realizadas atividades fora dos estabelecimentos de saúde, como em transportadoras, fábricas, oficinas, fabricos de costura, entre outros. Todos os atendimentos visaram à saúde integral do homem.

Segundo a Secretaria de Saúde de Caruaru, este ano, houve uma procura muito maior dos homens as unidades de saúde no decorrer do mês, sendo realizados mais 750 exames de PSA para o rastreio do câncer de próstata. Este é um balanço geral do Novembro Azul na cidade.

De acordo com o Coordenador de Políticas Estratégicas da SMS, Rafael Moreira, o resultado foi muito positivo. “Normalmente, os homens têm resistência em se cuidar e tendem a entrar na rede de saúde através de serviços de urgência e emergência quando há o agravamento das doenças. É importante estimular o controle das doenças crônicas como hipertensão e diabetes e a busca precoce pelas Unidades Básicas de Saúde, que estão preparadas para acolher e cuidar dos homens em todos os meses do ano”, destacou o Coordenador.


Secretaria de Saúde de Caruaru

Natal da Praça do Rosário será lançado hoje

Uma bela festa natalina vai ser realizada neste sábado (9), a partir das 17h, com o lançamento da ornamentação da Praça do Rosário. A iniciativa partiu do secretário Extraordinário da Feira, José Pereira, que acredita que essa é uma das melhores formas de aguçar o espírito natalino e receber bem os visitantes, feirantes e comerciantes que vêm a Caruaru, assim como toda a população local.

A festa vai começar na Estação Ferroviária, de onde sairão, em cortejo pelas ruas do Centro, o Papai Noel, em carro aberto, grupos de pernas-de-pau, Maracatu, Pastoril, capoeiristas, corais, Bandas Maciais, entre outras. As atrações são de Escolas Municipais, do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS do Centenário e do Centro Social São José do Monte – CSSJM, comandado pela Irmã Werburga.

A chegada será na Praça do Rosário, onde estará montado um belo cenário, com muitas atrações, entre elas as Casas do Papai Noel e da Mamãe Noel; Exposição de Livros Infantis e Presépio gigantes; além da bela decoração e iluminação especial de Natal. “Teremos muitas atrações e faremos uma linda festa para que todos vejam que Caruaru também vivencia o Natal”, declarou o secretário José Pereira.

Secretaria da Feira de Caruaru

Natal Solidário LBV

Neste sábado (9/12), das 8 às 19 horas, mais de dois mil voluntários da Legião da Boa Vontade (LBV) vão participar do Dia de Solidariedade em 109 lojas do Pão de Açúcar, Extra e Assaí, em 40 cidades brasileiras. A iniciativa criada pelo Instituto GPA, está em sua quinta edição e visa reforçar a atuação de clientes e colaboradores como transformadores da sociedade.

A campanha Dia de Solidariedade consiste em convidar os clientes a doar alimentos da cesta básica que serão destinados a organizações sociais. Para cada 10 quilos de alimentos arrecadados, o Instituto GPA doará mais um quilo às entidades participantes.

Os mantimentos arrecadados pela LBV vão compor as cestas a serem entregues ainda neste mês de dezembro, a famílias atendidas por ela e as amparadas por organizações parceiras da Instituição. Em todo o Brasil, a Legião da Boa Vontade beneficiará mais de 50 mil famílias em situação de vulnerabilidade. Fazem parte da cesta itens como: arroz, feijão, óleo, leite em pó, açúcar, café, macarrão, fubá, goiabada, extrato de tomate, farinhas de milho, de trigo e de mandioca entre outros.

Para outras informações, acesse www.lbv.org ou ligue 0800 055 50 99. Curta e compartilhe as ações da LBV nas redes sociais: Facebook (LBVBrasil), YouTube (LBVBrasil), Twitter (@LBVBrasil) e Instagram (@LBVBrasil).


Com informações da jornalista Vania Besse

Sesi/PE oferece 1.200 exames de próstata e mama gratuitos no Ibura e em Escada

O programa de prevenção aos cânceres de mama e próstata do Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE) retorna ao Recife e à Zona da Mata, onde encerra suas atividades neste ano. Serão oferecidos 1.200 exames gratuitos no Ibura e Escada. Os atendimentos são para toda a população e começam, segunda (11) e seguem até quinta-feira (14). Confira o cronograma abaixo. Os exames acontecem sempre das 8h às 13h, nas unidades do Sesi dessas localidades. Mais informações pelo telefone 0800.600.9606.

“Essa ação faz parte do compromisso social do Sesi/PE em promover a qualidade de vida da população, especialmente do trabalhador da indústria. Por isso, temos atuado firmemente em facilitar o acesso de homens e mulheres aos exames necessários para obter um diagnóstico precoce do câncer de próstata e mama, que aumenta as chances de cura em 90% e reduz as sequelas do tratamento”, afirma o superintendente da entidade, Nilo Simões.

Para prevenir o câncer de próstata, serão realizados os exames de ultrassonografia e, se necessário, o PSA, exame de sangue que complementa o diagnóstico da doença. Já para as mulheres serão oferecidos o ultrassom da mama e, quando precisar, mamografia, para fechar o diagnóstico.

Podem realizar os exames, qualquer pessoa a partir de 40 anos, mas os trabalhadores da indústria terão prioridade no atendimento. Quem tiver menos de 40 anos poderá realizar os exames, desde que possua encaminhamento médico. No caso do exame de próstata, será necessário fazer jejum de 4h.

Para ser atendido basta apresentar o CPF, a carteira de trabalho ou o crachá da empresa onde atua para provar que é trabalhador da indústria.

Estado - Além dessas localidades, o Sesi/PE já realizou outros 1.640 exames em Recife, Camaragibe e Paulista, na Região Metropolitana; Goiana, na Zona da Mata; Belo Jardim e Caruaru, no Agreste, e Araripina, no Sertão. “Pretendemos realizar 27 mil exames no próximo ano”, adianta o superintendente. “Quando tivermos o cronograma pronto, divulgaremos”, conclui.


Cronograma
Cidade
Dia
Tipo de Exame
Quantidade
Recife (Ibura)
11/12
Mama
150 exames
12/12
Mama
150 exames
13/12
Próstata
150 exames
14/12
Próstata
150 exames

Total
600 exames
Escada
11/12
Mama
150 exames
12/12
Mama
150 exames
13/12
Próstata
150 exames
14/12
Próstata
150 exames

Total
600 exames
Total de exames
1.200 exames



Endereços:Sesi Ibura – Av. Ministro Oliveira Salazar, 228, Ibura, Recife.
Sesi Escada - Rua Visconde de Utinga, s/n, Centro, Escada.


Imprensa Sesi PE

Representantes da Prefeitura de Caruaru se reúnem com moradores dos Residenciais Luiz Bezerra Torres I e II

Os moradores dos residenciais Luiz Bezerra Torres I e II se reuniram na tarde desta quinta-feira (07) com representantes da Prefeitura de Caruaru e as equipes técnico sociais das empresas Pontual, responsável pela gestão condominial, e Diagonal, que realiza o trabalho de desenvolvimento sócio territorial no empreendimento. O encontro aconteceu no prédio da escola dos residenciais e teve o objetivo de informar sobre o andamento do processo de entrega dos equipamentos de educação e saúde, existentes no local.

Na oportunidade, o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Fernando Silva, prestou esclarecimentos junto aos secretários executivos de Saúde, Gessyane Paulino, e de Educação,Marjones Camelo, sobre a inauguração dos equipamentos. Durante a reunião, foi anunciado o período de matrículas da escola e da creche que serão realizadas entre os dias 13 e 29 de dezembro, cujas vagas serão preenchidas, preferencialmente, por moradores dos residenciais e as remanescentes, serão ocupas por moradores de outras áreas do município.

Está prevista também a formação de turmas do Ensino de Jovens e Adultos, através do Programa Brasil Alfabetizado. Para isso, será feito um levantamento do quantitativo de moradores interessados. Sobre a Unidade de Saúde da Família do residencial, foi informado que será inaugurada após a conclusão do processo de seleção de pessoal, previsto para ser realizado até o final deste mês, para que seja definida a data de inauguração. Enquanto a USF do empreendimento não estiver funcionando, os moradores continuarão a receberem os atendimentos em suas unidades de origem.

Secretaria de Imprensa de Caruaru

Extra tem cardápio prático e acessível para as ceias de fim de ano

Os preparativos para as festas de fim de ano já começaram no Extra e, para oferecer mais comodidade e praticidade para seus clientes, a rede abre suas rotisseries de todo o País para encomendas dos cardápios especiais para as ceias. A partir do dia 01/12, os interessados podem conferir os pratos e os kits disponíveis nas lojas e realizarem seus pedidos. Para este ano, o Extra conta com diversos pratos que podem ser encomendados para complementar as ceias, ou duas opções de kits completos para quem não quer ter trabalho na cozinha. O kit Clássico, que serve até seis pessoas, é composto por salpicão de frango, torta de palmito, arroz com passas e castanha de caju e chester com farofa rica. Nesta versão, o preço por pessoa fica em torno de R$ 29,83. Já o kit Boas Festas é ideal para até quatro pessoas e os pratos inclusos são maionese de legumes, arroz à grega, lombo assado e farofa crocante de banana. Nesta opção, a refeição sai R$ 19,98 por pessoa.

A novidade da rede é a linha de bolos confeitados desenvolvidos especialmente para as festividades de fim de ano. Os clientes poderão escolher entre Bolo de Frutas Vermelhas decorado com chocolate branco por R$ 38,90/kg, Bolo Mousse de Chocolate por R$ 42,90/kg, Bolo Indiano vários tipos por R$ 2,49/ 100g, entre outras opções. Para o Natal, as encomendas podem ser feitas na rotisserie e confeitaria das lojas de todo o País até o meio-dia do dia 22/12. Para o Ano Novo, o prazo é até às 12h do dia 29/12.

Confira o cardápio completo disponível:

Entradas
Bolinho de Bacalhau Português (bolinho de bacalhau do porto, batata e cheiro verde)
Maionese de Legumes (salada a base de maionese e vegetais cozidos no vapor)
Salpicão de Frango (salpicão tradicional de frango desfiado, com cenoura, salsão e maçã)
Salada de bacalhau com Grão de Bico (refogado de pimentões, bacalhau lascas, batata e grão de bico, guarnecido com azeitonas)
Cuscuz de sardinha (cuscuz de sardinha e vegetais)
Rabanada (pão banhado em leite condensado com leite e ovos, fritos e polvilhado com açúcar e canela)

Acompanhamentos
Torta de Bacalhau (Massa crocante e recheio cremoso de bacalhau)
Torta de Frango (Massa crocante e recheio cremoso de frango)
Torta de Palmito (Massa crocante e recheio cremoso de palmito)
Arroz com Passas e Castanha de Caju (arroz, com castanha de caju e uvas passas)
Arroz à Grega (arroz com cubos de vegetais)
Farofa Rica (farofa salgada com pimentões, azeitona preta fatiada, cenoura, bacon e linguiça calabresa)
Farofa Crocante de Banana (farofa doce de banana, ameixa e peito de chester)
Lasanha de Bacalhau (massa de lasanha com recheio de bacalhau, molho branco e mussarela)

Pratos principais
Pernil Assado (pernil suíno assado, decorado com abacaxi e alecrim)
Pernil Suíno Fatiado (pernil suíno assado fatiado, sem osso, decorado com abacaxi e alecrim)
Lombo Assado (lombo temperado assado acompanhado de molho madeira decorado com cebolinha e pimenta biquinho)
Tender Califórnia (tender decorado com fatias de abacaxi, figo em calda, ameixas e cerejas marrasquino)
Manta de Pernil à Pururuca (manta de pernil, assada a pururuca, decorada com abacaxi em calda, cerejas e alecrim)
Chester com Farofa Rica (chester assado, sob cama de farofa rica, decorado com louro e cerejas)
Peru Assado (peru assado, com pêssego, cerejas e ameixas secas)
Bacalhoada (bacalhoada ao forno com batatas, pimentões, cebola, azeitonas e ovos)

Mais recursos para ações de educação socioambiental

Ampliar os recursos destinados às ações de educação e responsabilidade socioambiental foi uma das diretrizes apontadas no I Seminário de Educação e Responsabilidade Socioambiental das Empresas de Saneamento, que encerrou na última quinta-feira (7), no Recife. O evento reuniu 180 representantes de 15 companhias de saneamento brasileiras, um sinal de que o tema já é valorizado e encarado como fundamental para o sucesso dos investimentos e atividades do setor. Para se prestar bons serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto, é fundamental que os trabalhos estejam alinhados com essas questões. Essa e outras propostas foram registradas numa minuta da Carta de Compromisso que materializa as intenções das companhias de saneamento para a inclusão de ações sociais e da educação ambiental dentro das estratégias corporativas.

A carta também prevê a criação de uma Câmara Técnica específica para esse fim junto à Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e à Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), instituições que apoiaram o evento. “Esse texto foi concebido dentro de uma lógica de governança e transparência. No saneamento precisamos pensar todo o processo de forma integrada, desde o projeto até como nos relacionamos com o cliente. É preciso comunicação e diálogo para envolvermos as pessoas e encontramos multiplicadores que nos ajudem a defender a causa do saneamento”, avaliou o presidente da Aesbe e da Compesa, Roberto Tavares. “O evento foi pioneiro e colocou um novo paradigma para as dimensões da ação social e educação ambiental dentro das companhias. Fortalecemos esses espaços de articulação inclusive na perspectiva de buscar mais investimentos para essas áreas”, acrescenta o diretor de Articulação e Meio Ambiente da Compesa, Aldo Santos.

Ao término do evento, houve o plantio simbólico de mudas no Centro Administrativo Governador Eduardo Campos, com a participação de Roberto Tavares, Aldo Santos, Glauco Requião, que é diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, e Clécio Falcão, presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas. A realização do evento está em sintonia com a política ambiental do Governo Paulo Câmara que, inclusive, autorizou a ampliação do Parque de Dois Irmãos, no Recife, nesta semana. A segunda edição do seminário também já foi definida, acontecerá daqui a dois anos, em Curitiba, no Paraná, e será coordenada pela Sanepar. “O saneamento passa por um cenário de incertezas, mas estamos no caminho certo ao nos reunir para tratar das questões de responsabilidade socioambiental e compartilhar nossas experiências. As empresas que encararam esse tema, tanto no planejamento como na estruturação, ficaram mais fortes. O que foi debatido aqui vai pautar as próximas ações das companhias”, acredita Glauco Requião.

O seminário iniciou na última terça-feira (5), no Centro Administrativo Governador Eduardo Campos, com uma palestra do jornalista Ricardo Voltolini, diretor-presidente da consultoria Ideia Sustentável, que abordou os valores da sustentabilidade nas empresas. Ontem (6), a socióloga Andréa Santini, pesquisadora da Diretoria de Avaliação da Conformidade do Inmetro, apresentou o Programa Brasileiro de Certificação de Responsabilidade Social e como essas práticas podem agregar valor e vantagens para as empresas. Mobilização social foi o tema da palestra feita pelo ambientalista, educador popular, dramaturgo, cordelista e engenheiro Rodolfo Cascão, que coordena o Grupo Parangolé Arte Mobilização. A programação ainda teve a participação do superintendente da Sabesp e presidente da Abes, Roberval Tavares, que compartilhou dois cases de soluções de saneamento – abastecimento de água e esgotamento sanitário - executados em áreas de alta vulnerabilidade social na Região Metropolitana de São Paulo.

Imprensa Compesa

Pão de Açúcar apresenta menu de ceias prontas para final de ano em parceria com a chef Carla Pernambuco

O Pão de Açúcar já está com cardápio pronto para as festas de fim de ano. Os pratos são preparados com carinho e todo o cuidado pela equipe de rotisserie da rede, que pelo segundo ano consecutivo, contou com um tempero mais do que especial: a convite do Pão de Açúcar, a chef Carla Pernambuco (foto) deu toques próprios ao menu, trazendo um olhar moderno e original ao cardápio, resultado de sua experiência em importantes cozinhas brasileiras e à frente do restaurante paulista Carlota. A chef ajudou, por exemplo, a aprimorar receitas e ainda auxiliou na escolha de ingredientes. O menu de final de ano teve a introdução de molhos para assados e carnes, além de novas opções de sobremesas e guarnições. São diversas sugestões, entre entradas, acompanhamentos e pratos principais. Os clientes encontram desde o tradicional peru com frutas frescas, chester com ervas, alho confit e figo e tender com recheio de damasco e castanha entre outras variedades. Para este ano, o Pão de Açúcar espera crescimento de até 10% em relação ao ano passado, com venda das ceias prontas. As encomendas podem ser feitas na rotisserie de cada loja Pão de Açúcar com até 48 horas de antecedência - até às 12h do dia 22 de dezembro para o Natal; e até dia 29 para a virada do ano.

Outra comodidade são as três opções de kit ceia, com sugestões prontas de composição a preço promocional: Boas Festas, Completa e Clássica. A primeira serve de 4 a 6 pessoas e vem com itens como cestinhas de siri, 1kg de Lombo com molho de cebolinha e alecrim e 1,5kg de Bacalhau à Gomes de Sá. O preço médio por pessoa sai R$ 49,33. Já a Completa é composta por deliciosos pratos como o chester com ervas, alho confit e figo fresco. O kit serve de seis a oito pessoas por um valor médio de R$ 47,13 por pessoa. A Clássica serve de 14 a 16 pessoas e traz itens como bolinhos de bacalhau, salpicão de frango, arroz com lentilha, cranberry e castanha do parás. O preço por pessoa sai R$44,94.

Monte sua ceia:

Entradas
Caponata especial salpicão de frango Pão de Açúcar
Cuscuz de camarão
Bolinho de bacalhau português
Cestinha de siri 45g
Cuscuz marroquino com legumes, passas e nozes



Acompanhamentos

Arroz com lentilha, cranbery e castanha do pará
Arroz de quinoa, damasco e passas
Farofa de azeitonas e linguiça defumada
Farofa de banana da terra
Batata assada com alho e alecrim
Lasanha de bacalhau com brócolis e palmito
Purê de batata doce assada e gengibre
Torteloni de búfala com manjericão e molho cassé


Molhos
Molho cebolinha com alecrim
Molho crocante de frutas secas
Chutney de manga e maçã


Pratos principais
Peru com frutas frescas
Chester com ervas, alho confit e figo
Tender com recheio de damasco e castanhas
Rosbife de miolo de alcatra com molho de pimenta biquinho
Pernil assado ao alho e alecrim
Pernil fatiado ao alho e alecrim
Lombo com molho de cebolinha e alecrim
Bacalhau à Gomes de Sá
Manta à pururuca Pão de Açúcar (Somente Regionais)


Sobremesas
Bolo brigadeiro de ameixa e nozes
Torta choconozes
Sobremesa de frutas vermelhas
Bolo dos alpes
Bolo de abacaxi com coco
Bolo baba de moça com nozes
Bolo carot cake com frutas

Ceias

Ceia Boas Festas (4 a 6 pessoas)
Ceia Completa (6 a 8 pessoas)
Ceia Clássica (14 a 16 pessoas)

Governo de Pernambuco notifica distribuidores de gás

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e do Procon-PE, notificou as distribuidoras de gás GLP (gás de cozinha) do Estado. As notificações aconteceram após o órgão de defesa do consumidor perceber que nos últimos meses foram repassados à população aumentos expressivos nos preços dos botijões, além da ocorrência de explosões.

As distribuidoras notificadas são: Butano; Minasgás; Copagaz e Liquigás. Elas terão que apresentar ao Procon, no prazo de 48 horas, a relação de revendedores autorizados; a regularidade fiscal e as certificações ambiental e do corpo de bombeiros das revendedoras, esclarecendo, ainda, se a distribuidora exerce algum controle sobre o preço final praticado pelos revendedores; e a apresentação dos percentuais e periodicidades de reajustes sobre o preço de gás de cozinha aplicados nos últimos 60 dias.

Caso as empresas não apresentem as informações poderá ser instaurada Investigação Preliminar, cujo desdobramento poderá implicar em abertura de Processo Administrativo, culminando em penalidades administrativas previstas no Código de Defesa do Consumidor a multa, por exemplo. 

Imprensa Procon PE

Dia Mundial dos Direitos Humanos é celebrado em Caruaru com programação alusiva

Em celebração pelo Dia Mundial dos Direitos Humanos, comemorado no próximo domingo, 10 de dezembro, a Prefeitura de Caruaru elaborou uma programação especial para o evento ‘15 Dias de Ativismo pelos Direitos Humanos’. As ações iniciaram no dia primeiro de dezembro com o Feirão do Emprego para Pessoas com Deficiência e seguem até o dia 15 deste mês. O objetivo é promover o debate de diversas temáticas relacionadas aos Direitos Humanos, incentivando a participação também dos seguimentos étnico-racial, de pessoas idosas, LGBT, juventude, gênero, e criança e adolescente.

Na última quarta-feira (06), a Diretoria de Juventude realizou uma panfletagem no terminal de ônibus da Estação Ferroviária de Caruaru para divulgar o primeiro ano do ID Jovem. O programa do Governo Federal assegura o acesso dos jovens com meia entrada para cinema, teatro, shows e eventos esportivos. No mesmo dia, a programação contemplou o Seminário Eles por Elas com apresentação na Câmara de Vereadores. Nesta quinta (07), esse trabalho será apresentado na Penitenciária Juiz Plácido de Souza, a partir das 15h.

Já na sexta-feira (08), a programação irá contemplar a Roda de Jurema com representantes de terreiros e lideranças religiosas de matriz africana, a partir das 16h, no hall do Bloco “A” da Prefeitura de Caruaru, localizado na Praça Teotônio Vilela, Nossa Senhora das Dores. A programação geral das atividades foi formatada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres e articulação com a sociedade civil, e prevê para os próximos dias, lançamento de cartilha, mesa redonda, palestras, entre outras atividades.

Histórico sobre os Direitos Humanos no Brasil

Os direitos humanos são um importante instrumento de proteção a toda e qualquer pessoa no mundo. Por isso, são garantidos por inúmeros tratados e documentos jurídicos em diversos países, um deles o Brasil. Nosso país conta com uma série de ferramentas para garantir que eles sejam estendidos a todos os cidadãos, mas, infelizmente, na prática, ainda não atingimos este objetivo.

Uma das formas de entender a evolução dos direitos humanos no Brasil é observar as diversas constituições brasileiras. Princípios de garantia dos direitos políticos e civis apareciam já na Constituição de 1824, ainda que o poder estivesse concentrado nas mãos do imperador. O objetivo era garantir, principalmente, a liberdade, a segurança individual e a propriedade.

Ainda assim, no período imperial continuava a existir a escravidão, com a escravização dos nascidos na África ou afrodescendentes, que se transformavam em produto e propriedade do senhor. As violências sofridas por estas pessoas - com a perda de liberdade, desrespeito à sua integridade física e a perda da própria vida - foram nitidamente um desrespeito aos direitos humanos.

Na Constituição de 1891, já no período republicano, foi garantido o sufrágio direto para eleição de deputados, senadores, presidente e vice-presidente. Mas o sufrágio não era universal, já que impedia o voto de mulheres, mendigos e analfabetos. Essa constituição defendia os princípios de liberdade, igualdade e justiça.

Entre algumas medidas da Constituição de 1891, estão o direito à plena liberdade religiosa, a defesa ampla aos acusados, direito à livre associação e reunião, sem contar a criação do habeas corpus, como forma de remediar casos de violência ou coação por ilegalidade ou abuso de poder.


Com a revolução constitucionalista de 1932 - e a posterior Constituição de 1934 - foram estabelecidas algumas concepções de segurança ao indivíduo, como proteção ao direito adquirido, proibição da prisão por dívidas, criação da assistência judiciária aos necessitados (que até hoje acontece em muitos estados brasileiros) e a obrigatoriedade de comunicação imediata ao juiz competente sobre qualquer prisão ou detenção. A Constituição de 1934 também instituiu diversas garantias ao trabalhador.

Atualmente, os direitos humanos são garantidos pela Constituição Federal de 1988, o que pode ser considerado um grande avanço jurídico, já que o país conta com uma história marcada por episódios de graves desrespeitos a esses direitos, sobretudo no período do Regime Militar.

A mais recente constituição garante os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais dos nossos cidadãos. Essas garantias aparecem, por exemplo, logo no primeiro artigo, onde é estabelecido o princípio da cidadania, da dignidade da pessoa humana e os valores sociais do trabalho. Já no artigo 5º, é estabelecido o direito à vida, à privacidade, à igualdade, à liberdade e outros importantes direitos fundamentais, sejam eles individuais ou coletivos.

Caruaru

Em 2015, Caruaru realizou sua primeira conferência dos Direitos Humanos, que norteou princípios e metas a serem efetivados nas políticas públicas municipais. Também foi objeto dos encaminhamentos dessa Conferência a criação do Conselho Municipal dos Direitos Humanos, assunto que vem sendo tratado no Plano Juntos pela Segurança, desenvolvido pela atual gestão municipal.

A criação da Secretaria Executiva dos Direitos Humanos, na estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, ressalta a preocupação da atual gestão com essa área de atuação tão relevante. Essa Secretaria Executiva está dividida em duas gerências: a Gerência de Esportes e Lazer - na qual a prática do esporte é vista como caminho para o desenvolvimento humano - e a Gerência de Direitos Humanos, composta por cinco coordenações que tratam das pautas de segmentos considerados em vulnerabilidade social, sendo eles: juventude; pessoa idosa; pessoa com deficiência, populações afrodescendente e originárias de diversas minorias étnicas e população LGBT.

Secretaria de Imprensa de Caruaru

Lançamento: Panetone de doce de leite

Com a proximidade do Natal, Qualitá, marca exclusiva do Grupo Pão de Açúcar (GPA), já abasteceu suas gôndolas com seus tradicionais e deliciosos panetones. Todos muito bem recheados e produzidos por fermentação natural, o que deixa a massa ainda mais macia.

Na fornada deste ano, o destaque vai para o lançamento Doce de Leite 500g (R$ 20,95). Ainda, conta com uma linha completa de panetones que podem ser encontrados a partir de R$ 11,90, incluindo os tradicionais Frutas 400g (R$ 11,90), Frutas Light 400g (R$ 15,99), Gotas de Chocolate 400g (R$ 11,90) e Trufado (R$ 17,59).

Os produtos já podem ser encontrados nas redes Extra e Pão de Açúcar de todo o país, bem como nos respectivos sites delivery: www.paodeacucar.com.br e www.extra.com.br