terça-feira, 17 de setembro de 2024

No mês dedicado à cachaça, a Triumpho anuncia novo rótulo para exportação


A Cachaça Triumpho, produzida no Engenho São Pedro, na cidade de Triunfo, brejo de altitude em pleno sertão pernambucano, celebra seus 22 anos de história com uma grande novidade. Em homenagem ao mês dedicado à cachaça, cujo Dia Nacional é comemorado em 13 de setembro, a marca lança um novo rótulo tipo exportação, criado pela renomada designer Gisela Abad, com o apoio da Apex por meio do programa Design Export. Este novo design mantém a tradição da garrafa artesanal, revestida com uma mistura exclusiva de argila e bagaço de cana-de-açúcar, destacando ainda mais o caráter único da Triumpho. 

“O rótulo é aplicado como um decalque branco durante o processo de revestimento da garrafa; enquanto o contrarrótulo, em película de polipropileno translúcido com impressão em branco, é adicionado após o envase da cachaça”, explica a designer e responsável pelo novo layout, Gisela Abad. Ela enfatiza ainda que o uso da cor branca sobre o barro enriquece a estética da garrafa, realçando o trabalho artesanal envolvido em sua produção. 

O novo rótulo também presta uma homenagem à rica cultura de Triunfo, incorporando elementos icônicos como o "Cine Theatro Guarany" e o personagem carnavalesco "Careta".

Produção sustentável Fabricação – A Cachaça Triumpho se destaca por seu compromisso com a sustentabilidade sendo produzida de acordo com os princípios da agricultura orgânica. Desde o cultivo da cana-de-açúcar até a destilação em alambiques e o envelhecimento em barris de carvalho ou freijó, cada etapa é conduzida de maneira ecologicamente responsável. A técnica inovadora utilizada no revestimento das garrafas, desenvolvida em colaboração com artesãos locais, reflete essa filosofia. “A combinação de argila e bagaço de cana dá à garrafa uma personalidade única, com uma estética artesanal e orgânica que conversa perfeitamente com a essência da cachaça", afirma Fabiana Macedo, uma das proprietárias do Engenho São Pedro.

Reconhecimento internacional - Essa dedicação à qualidade e autenticidade tem rendido à Cachaça Triumpho diversos prêmios, tanto no Brasil quanto no exterior. Em 2023, a marca foi laureada com o prêmio Design For a Better World (DFBW) na categoria Design de Produtos e Serviços, uma iniciativa do Centro Brasil Design que valoriza inovações com impacto positivo. "É um reconhecimento que destaca nossa busca por soluções sustentáveis", comenta Fabiana Macedo.

 Além da premiação do novo rótulo, a qualidade da Triumpho é reconhecida mundialmente, tendo sido premiada quatro vezes no Concurso Mundial de Bruxelas, o maior concurso de destilados do mundo. Possui ainda os prêmios: Concurso Destilados do Brasil, Pernambuco de Turismo, Economia Criativa de Pernambuco e o Pernambuco Que Dá Certo. Além disso, foi a primeira cachaça brasileira a ser certificada pelo INMETRO.

História– A história da Cachaça Triumpho começa anos antes da sua fundação, quando Pedro Jr decide estudar e se aprofundar no tema da produção de cachaça. Mas é, de fato em 2002, que ele inaugura o Engenho São Pedro, e começa a produzir a Triumpho.⁠
“Meu pai frequentava muito Triunfo quando criança e a relação com a cidade sempre foi de muito carinho. Ele resolveu dar o nome de Triumpho em homenagem à cidade – com a escrita igual a antigamente com o “ph” – e comprou o terreno do Engenho São Pedro, onde ele fez a fábrica da Cachaça, e conseguiu trazer para o município um ar mais turístico, participando no processo de desenvolvimento da região”, lembra Ana Carolina Macedo, executiva da Triumpho.

Sudene reforça importância da territorialização das políticas públicas para redução de desigualdades


Brasília (DF) – A territorialização das políticas públicas no Nordeste foi destaque palestra do superintendente da Sudene, Danilo Cabral, durante a abertura das comemorações dos 60 anos do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), realizado na manhã de hoje (17). A Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) foram apontados como avanço nas ações voltadas para a redução das desigualdades no país. 

Para Danilo Cabral, a PNDR é um marco na territorialização das políticas públicas, pois ela permite que as ações governamentais sejam adaptadas às especificidades de cada região, respeitando suas particularidades e promovendo um crescimento mais equilibrado. “Nosso desafio atual não é apenas manter esse pensamento estratégico, mas revisitá-lo constantemente, atualizando as políticas e analisando sua execução para garantir que estejam alinhadas com as realidades locais e com as metas de desenvolvimento regional de longo prazo”, afirmou. 

A definição de estratégias e ações, por exemplo, para a territorialização da Nova Indústria Brasil (NIB) foi apontada por Danilo Cabral como fundamental para o Nordeste. Ele apresentou o trabalho da Sudene para que cada uma das seis missões da nova política industrial brasileira tenha reverberação na Região, com oportunidades para os setores produtivos dos 11 estados da área de atuação da Autarquia. 

O superintendente da Sudene também destacou a retomada do protagonismo das instituições de planejamento no Brasil. “A volta do Ministério do Planejamento e o fortalecimento da Sudene como órgão de formulação regional, além da atuação de outras entidades federais, como o IBGE, são fundamentais para o desenvolvimento de uma agenda estratégica de longo prazo”, comentou. Danilo Cabral ressaltou a importância do planejamento estratégico, não apenas em ciclos curtos de quatro anos, mas com uma visão de futuro para o Brasil. Ele relembrou que órgãos como o IBGE, a Sudene e o próprio IPEA foram criados nas décadas de 1950 e 1960 com essa perspectiva de planejamento a longo prazo, e que agora essa pauta está sendo reativada.

Ele também falou da necessidade de territorializar as políticas públicas, especialmente no Nordeste, onde a Sudene desempenha um papel crucial. Segundo ele, o pensamento estratégico para o Brasil já está bem construído, embora precise ser constantemente atualizado e adaptado a cada território. O desafio atual, de acordo com o superintendente, é aplicar esse planejamento de forma eficiente e eficaz em cada região do país.

*Agenda*
Danilo Cabral, mais cedo, se reuniu com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para tratar sobre ações voltadas para o Nordeste e a pauta da próxima reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, prevista para o início de dezembro. Na data, serão debatidos temas como o volume de recursos para o FNE (Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste) e as prioridades para a aplicação do FDNE (Fundo de Desenvolvimento do Nordeste).

Trapuá Shopping Park aposta em arquitetura integrada e sustentável para atender novas demandas habitacionais


O cenário pós-pandemia trouxe à tona uma série de mudanças no comportamento das pessoas, especialmente no que se refere às suas moradias. A necessidade de viver em espaços mais amplos, confortáveis e integrados à natureza tem se tornado prioridade, e é exatamente essa tendência que o Trapuá Shopping Park, empreendimento da Petribu Desenvolvimento Urbano (PDU), busca atender com seu projeto inovador de arquitetura e urbanismo.

Lançado recentemente durante convenção de vendas realizada em Carpina, o Trapuá Shopping Park é um condomínio-clube que oferece casas com ambientes integrados, soluções sustentáveis e áreas de lazer diferenciadas, dentro de um masterplan que promete transformar a Reserva do Trapuá em uma cidade planejada na Mata Norte de Pernambuco.

Segundo a arquiteta Iuzi Barbosa, responsável pelo projeto, o foco em integração foi uma escolha estratégica. “Trabalhamos com o conceito de ambientes integrados, como a cozinha e a sala de estar, para criar uma sensação de amplitude. Isso promove um conforto maior, principalmente para famílias que desejam mais flexibilidade e conexão entre os espaços da casa. Além disso, facilita a convivência e o cuidado com as crianças, já que, de qualquer ambiente, é possível visualizar outras áreas da casa”, explica.

Outro diferencial do Trapuá Shopping Park está na flexibilidade das plantas das casas, que permite adaptações internas de acordo com as necessidades dos moradores. "O cliente pode optar por ampliar uma suíte ou criar um closet, o que torna o imóvel altamente personalizável", destaca Iuzi.

Além da arquitetura inovadora, o projeto reflete a crescente preocupação com a sustentabilidade e o uso inteligente dos recursos. Ventilação cruzada, com portas e janelas estrategicamente posicionadas para maximizar a circulação de ar, e o aproveitamento da luz natural são elementos fundamentais no design das casas. Esses fatores, além de garantirem maior conforto térmico, contribuem para a economia de energia e para um ambiente mais saudável.

“Buscamos utilizar materiais contemporâneos e sustentáveis, que além de qualidade, agregam valor ao conceito moderno e funcional das casas”, complementa a arquiteta.

A área de lazer é outro destaque, com opções que valorizam o contato com a natureza. O lago artificial, por exemplo, foi incorporado ao projeto como um espaço de convivência, e a piscina com borda infinita cria uma experiência visual que conecta o lago e o ambiente ao redor, simulando uma extensão natural.

 “Após a pandemia, houve uma mudança no comportamento das pessoas, que agora valorizam mais áreas abertas, ventiladas e que promovam o bem-estar. Pensamos em cada detalhe para proporcionar essa sensação de liberdade e de integração com a natureza dentro do condomínio”, afirma Iuzi Barbosa.

Condomínio completo

O Trapuá Shopping Park reforça a visão da Petribu Desenvolvimento Urbano de criar empreendimentos que combinam qualidade de vida, sustentabilidade e inovação, adaptando-se às novas exigências dos moradores. Nesta primeira fase, estão sendo disponibilizadas ao mercado 104 unidades, incluindo casas térreas (com 3 quartos e 1 suíte), com área de 94,29 metros quadrados, e duplex (4 quartos e 3 suítes), com 144,74 metros quadrados, em lotes individualizados que variam entre 200 e 450 metros quadrados e possuem tipologias de três e quatro quartos, possibilitando se trabalhar diversos tipos de clientes e de plantas.

O projeto é uma resposta ao movimento crescente de migração das grandes cidades para áreas mais tranquilas e conectadas com a natureza, sem abrir mão de conforto e segurança. Com portaria 24h, infraestrutura de ponta e áreas comuns que promovem o bem-estar, o Trapuá Shopping Park é uma opção completa para quem busca uma moradia adaptada às novas exigências do mundo pós-pandemia.

O preço das casas térreas com três quartos é a partir de R$ 519.684,30 e a de 4 quartos é de R$ 771.824,14, variando de acordo com o tamanho do lote. Na segunda etapa, serão disponibilizadas duas torres residenciais 104 apartamentos de 70 metros quadrados de 3 quartos e uma suíte. Na terceira etapa serão colocadas à venda mais 81 casas, nos mesmos tamanhos e tipologias das unidades disponibilizadas nesta etapa.

Sobre a PDU

O espírito de desenvolvedora urbana, aliado ao selo de qualidade Petribu, vem impulsionando a PDU desde 2012 a investir em soluções para a construção de bairros planejados e inteligentes, baseados em alicerces de qualidade de vida, segurança, tecnologia e sustentabilidade. A Reserva do Trapuá deve se transformar no bairro mais desejado na Mata Norte do Estado. A perspectiva é que, com todos os projetos do ecossistema planejados em funcionamento, consolide-se no futuro uma cidade planejada com até 80 mil pessoas.

O Shopping Carpina, inaugurado em 2019, é um dos fios condutores para impulsionar os novos negócios na Reserva do Trapuá. Os empreendimentos residenciais lançados até então tiveram grande aceitação no mercado. O loteamento Nova Carpina é um sucesso de vendas, estando com várias casas prontas e outras em construção; o Condomínio Ipês Reserva de Trapuá, o primeiro condomínio-clube da região, foi entregue em maio de 2023 e o Trapuá Shopping Park chega ao mercado trazendo um conceito de moradia inovador, colocando em harmonia os novos estilos de vida.

Bia Villa-Chan lança "Pix Pra Mainha": uma fusão vibrante da guitarrada paraense e a música pernambucana


A cantora e multi-instrumentista pernambucana Bia Villa-Chan estreou nessa terça-feira (17/09) o tão aguardado álbum "Perde Esse Medo", um projeto que promete revolucionar a cena musical ao mesclar a energizante guitarrada paraense com a rica tradição musical de Pernambuco. O primeiro single do álbum, "Pix Pra Mainha", já está disponível em nas plataformas de streaming. 

“Pix Pra Mainha” é uma amostra da proposta inovadora do álbum, prometendo conquistar o público com sua pegada animada e letras que retratam situações cotidianas das mulheres, num estilo contagiante e inconfundível. “Perde Esse Medo” é produzido por Marquinhos Maraial e apresenta uma mistura envolvente de sons do Pará, enriquecida pelo estilo distintivo de guitarrada de Villa-Chan e a integração de ritmos regionais.

A artista destaca a importância do Pará em sua trajetória, mencionando que o estado, conhecido por sua riqueza cultural, a recebeu de braços abertos através de suas redes sociais, onde ela tem reinterpretado clássicos regionais. “O Pará é lindo e rico culturalmente, assim como Recife. Recebi muito carinho da região e agora retribuo com este álbum. ‘Pix Pra Mainha’ é uma música que brinca com o cotidiano e tem uma pegada super alto astral, que com certeza será um chicletinho na cabeça de todos”, afirma Bia Villa-Chan.

O single “Pix Pra Mainha”, composto por Marquinhos Maraial, Júnior Berimbau e Johnny Guerra, é distribuído pela Polydisc Music. Os novos trabalhos da multi-instrumentista já atraiu a atenção de grandes nomes da música paraense, como Ximbinha, que convidou a pernambucana para um duelo de guitarrada pelos pontos turísticos de Belém, a ser lançado em em breve.

O álbum “Perde Esse Medo” será lançado em etapas até fevereiro. Em preparação já dos seus novos shows, Bia incluirá, não apenas as novas músicas, mas também números de Aldo Sena, um ícone da música paraense. "O Aldo é de uma simplicidade gigante em suas composições. Acho que é por isso que ele é o mais conhecido entre todos os mestres", avalia ela. "O que fala ao coração das pessoas é o simples, não tem jeito. Aldo faz música para o povo". 

*Bia Villa-Chan*

Nascida em Recife, Pernambuco, Beatriz de Lucena Villa-Chan Cantalupo, mais conhecida como Bia Villa-Chan, é uma artista multifacetada que está redefinindo a cena musical brasileira. Com uma trajetória marcada por uma mistura vibrante de frevo, MPB e música regional, Bia também é aclamada por suas apresentações com o bandolim, seu instrumento distintivo. Embora seja uma multi-instrumentista talentosa, com habilidades no baixo e bateria, é na guitarra que ela encontrou sua verdadeira paixão e expressão artística.

A jornada musical de Bia começou precocemente sob a orientação de seu avô, Heitor Villa-Chan, um dos fundadores do icônico bloco Pirilampos de Tejipió. Aos seis anos, Bia já estava afinando seu bandolim em casa, dando início a uma carreira que a levaria a grandes conquistas. Formada em violão clássico pelo Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ela também é graduada em Odontologia e possui mestrado em Engenharia Biomédica, com especialização em energia nuclear e radioproteção pela mesma instituição. No entanto, após superar um câncer na tireoide, Bia fez a ousada escolha de dedicar-se exclusivamente à música a partir de 2017.

Sua estreia como artista solo foi marcada pelo EP "Pedacinho de Mim", que recebeu elogios pela direção musical de César Michiles e pelas composições de Jota Michiles, Daniel Bruno, Marco Mirti e Antônio Siqueira Campos. Desde então, Bia tem expandido seus horizontes, colaborando com grandes nomes como o cantor pernambucano Alceu Valença e o renomado guitarrista baiano Armandinho Macêdo, filho de Osmar Macêdo, co-criador do trio elétrico no Carnaval de Salvador.

Em 2019, Bia Villa-Chan recebeu o prestigiado 10º Prêmio da Música Pernambucana como Melhor Cantora de MPB, além do Troféu Gonzagão, um prêmio frequentemente chamado de "Oscar" da música nordestina. Ela também foi condecorada como Talismã do Baile dos Artistas do Recife, um reconhecimento de sua influência e contribuição significativa para a música da região.

*Pix Pra Mainha:*


Bar Super 8 realiza sessão especial em homenagem ao Cinema São Luiz


O Templo do audiovisual pernambucano comemora 72 anos e, recentemente, teve sua reabertura anunciada. Sessão gratuita será realizada nesta quarta (18), às 20h, no cineclube de rua localizado no centro do Recife
Uma das características mais marcantes do Bar Super 8, cineclube que fica no Centro do Recife, é o letreiro feito em homenagem ao Cinema São Luiz. Neste mês, o templo do cinema pernambucano comemora 72 anos e também alegrou os amantes da sétima arte com o anúncio da sua reabertura no mês de novembro. Para celebrar a história deste cinema de rua que vive na memória afetiva de muita gente, o Bar Super 8 realizará outro tributo, desta vez com uma edição especial do projeto Encontros do Cinema Pernambucano, nesta quarta-feira (18), às 20h. A entrada é gratuita.

O encontro exibirá duas obras que estão ligadas ao São Luiz, o documentário Quem Me Quer?, de Tiago Pinheiro, e o curta A Batalha dos Guararapes Parte II, com roteiro e direção do conhecido programador Geraldo Pinho (in memoriam), Fredi Maia e Paulo André Leitão. A noite também terá a presença de convidados que fazem parte da história deste espaço sagrado para o audiovisual de Pernambuco.

“Nós do Bar Super 8 sempre tivemos o desejo de honrar o legado desse equipamento cultural tão importante, e finalmente chegou a hora. No mês de aniversário e com a notícia da reabertura, não poderia haver momento mais propício para celebrar a existência deste cinema que fez e faz parte das nossas vidas”, destaca Vinicius Costa, sócio do Bar Super 8.

Para abrir a noite, será exibido Quem Me Quer?, documentário que faz um apanhado histórico do Cinema São Luiz com entrevistas com nomes como Luiz Severiano Ribeiro Neto, Kleber Mendonça Filho, Cynthia Falcão, Lula Cardoso Ayres Filho, Geraldo Pinho, Janete Marques, Alexandre Figueirôa, Janaina Guedes, Julya Vasconcelos, Luiz Joaquim e Joel Datz (Irmão Evento). Quem representará na sessão será a produtora Ana Patrícia Vaz Manso.

Em seguida, a tela do Bar Super 8 exibirá o filme A Batalha Dos Guararapes Parte II, de 1978, que está digitalizado e restaurado. Gravada em super-8, a obra faz uma crítica ao longa original do diretor Paulo Thiago, Batalha dos Guararapes, produzido durante a ditadura militar, e conta com cenas filmadas no Forte de Pau Amarelo, em Paulista, e na avenida Guararapes, no Centro do Recife.

BAR SUPER 8 - O espaço cultural tem se destacado na cena recifense como um ponto de encontro democrático para quem faz o cinema pernambucano acontecer. Nos últimos meses, com o projeto Encontros do Cinema Pernambucano, o Bar Super 8 realizou mais de 70 sessões, de forma democrática e participativa.
Neste período, foram exibidas mais de 280 obras a partir de uma curadoria que busca valorizar a diversidade de abordagens e de realizadoras e realizadores que queiram apresentar seus trabalhos e debater com o público sobre a construção das obras.

Serviço:
Encontros do Cinema Pernambucano - Sessão especial para o Cinema São Luiz
Quarta-feira (18/09), às 20h
Bar Super 8 (Rua Mamede Simões, 144 - Loja 11 - Santo Amaro, Recife-PE)
Gratuito
Mais informações: @barsuper8

Saúde e Educação na pauta de Ramos em Paulista


Na lista de prioridades do candidato a prefeito do Paulista, Ramos (PSDB), para a saúde, uma delas é a intenção de aumentar a cobertura do município com a implantação de novas equipes do Programa Saúde da Família (PSF).

Ramos defende a criação de farmácias nas Unidades Básica de Saúde (UBS) para garantir a distribuição de remédios aos usuários após as consultas.

Estão também na lista de objetivos a construção da unidade de saúde da mulher e da criança; requalificar e ampliar o atendimento na saúde mental para homens, mulheres, crianças, jovens e para a população LGBTQIANP+.

Educação - Um dos pontos defendidos pelo tucano é a parceria com universidades e o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) para apoiarem na educação profissional, científica e tecnológica.

Um centro de desenvolvimento no campo da inovação e tecnologia, com o Porto Digital, é outro item defendido pelo postulante ao Executivo municipal.

O objetivo é oferecer formações profissionais e uma estrutura de incubadoras e aceleradores de startups para apoiar jovens empreendedores no desenvolvimento de seus próprios negócios.

A implantação de um programa de economia criativa para potencializar e democratizar o acesso à cultura nas comunidades, gerando oportunidades no campo de formação e incentivo financeiro por meio de editais para jovens artistas é outro compromisso.

A ativação do Conselho Municipal da Juventude, criação do Fundo Municipal e outras iniciativas para o segmento jovem estão nas propostas do candidato.

Planejamento patrimonial e sucessório dá o tom do evento “Conexões de Mercado”, que chega ao Recife


Qual a importância do planejamento patrimonial e que decisões estratégicas podem garantir bons rendimentos e tranquilidade financeira, principalmente em tempos de reforma tributária? Estas são algumas das questões que darão o tom do Conexões de Mercado, evento que chega à sua segunda edição numa ação exclusiva da Câmara de Inovação Brasil-Portugal, da XP Investimentos e do Tizei Mendonça Advogados Associados. O evento ocupará o Espaço XP, em Boa Viagem, na próxima quinta-feira (19), a partir das 18h30.

“Como entidade de negócios bilateral e centenária, reconhecemos a importância de fomentar o empreendedorismo e o conhecimento entre famílias empresárias de forma também regionalizada, dentro de nossa realidade econômica e cultural. O Conexões de Mercado surgiu dessa necessidade de troca qualificada”, reforça Daniela Freire, superintendente da Câmara de Inovação Brasil-Portugal, cuja sede fica em Pernambuco.
Representando o maior banco de investimentos do país, o economista Rian Tavares (SP) virá ao Recife para fazer um overview qualificado do cenário econômico e de como é possível otimizar as oportunidades de investimentos em tempos de mudanças, como a Reforma Tributária. Junta-se a ele o advogado Amadeu Mendonça, sócio-fundador do Tizei Mendonça Advogados Associados, escritório que já realizou o planejamento patrimonial de mais de R$ 300 milhões de empresas e famílias na região Nordeste. 

O Nordeste concentra, atualmente, mais de R$ 42 bilhões em investimentos de pessoa física na bolsa de valores brasileira, a B3, com cerca de 752 mil investidores. Em Pernambuco, são mais de 142 mil investidores pessoa física, com aportes acima de R$ 7 bilhões. 

“Qualquer pessoa com bens que queira viver com tranquilidade deve começar a esboçar um planejamento patrimonial para garantir a sua proteção e a transmissão segura para as próximas gerações. A proposta aqui é apresentar os tipos de planejamento e detalhar instrumentos legais e tributação para orientar a tomada de decisão”, explica Amadeu Mendonça.

O Conexões de Mercado terá como anfitriã a team leader da XP Inc., Suyenne Almeida. Já para promover a mediação do encontro, a Câmara de Inovação Brasil-Portugal convidou a executiva Alessandra Andrade, superintendente geral de Aquisições da Amcham Brasil. O evento contará ainda com uma seleção exclusiva de rótulos portugueses e brasileiros selecionados pela Entre Vinhos e guiada por sommelier convidado da casa.
SOBRE OS PAINELISTAS - Rian Tavares é sócio da XP Inc., economista, escritor, palestrante e professor de MBA. Com as certificações CGA e CFP, duas das mais renomadas do mercado financeiro, ele traz uma vasta experiência ao setor. Antes de sua atuação na XP, Rian trabalhou como trader de renda fixa na SPX, uma das maiores gestoras de recursos do país, consolidando sua trajetória de sucesso no mercado financeiro.

Amadeu Mendonça é advogado especializado em planejamento patrimonial e sucessório, sócio-diretor do Tizei Mendonça Advogados, gerente-geral Jurídico da Perpart S/A e professor de Direito Imobiliário em Pós-Graduação e MBA. Além disso, é membro da Comissão de Direito Imobiliário da OAB/PE e da Comissão de Societário e Mercado de Capitais do IBRADIM.

SOBRE A C MARA DE INOVAÇÃO BRASIL-PORTUGAL
A Câmara de Inovação Brasil-Portugal é uma entidade bilateral que fomenta o ambiente de negócios entre os dois países e trabalha pelo fortalecimento do networking nos setores público e privado. Desde 1912, tem como missão fortalecer relacionamentos e promover o empreendedorismo. Nascida no Recife (PE) e considerada a segunda Câmara mais antiga do país, a entidade integra a Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, que reúne mais de 2 mil associados em território brasileiro.

SOBRE A XP - A XP é a plataforma líder em serviços financeiros no Brasil. A empresa faz parte da XP Inc., que tem como propósito transformar o mercado financeiro para melhorar a vida das pessoas, promovendo educação financeira e democratizando o acesso a investimentos de qualidade. Fundada em 2001, a empresa criou um modelo inovador de assessoria de investimentos. Prova disso, é o reconhecimento público obtido ao vencer, pelo sexto ano consecutivo, a categoria melhor Assessoria de Investimentos de São Paulo, na premiação “O Melhor de São Paulo”, realizada pelo jornal Folha de S. Paulo. Para mais informações, acesse o site XP: xp.com.br

Daniel propõe programas Morar no Centro e Bairro do Futuro para revitalizar o coração do Recife


A crescente degradação do centro do Recife tem gerado preocupação entre a população e os gestores públicos. Nesta terça-feira (17), o candidato à prefeitura do Recife, Daniel Coelho (PSD), participou de uma sabatina na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e apresentou um conjunto de propostas para revitalizar o Centro da cidade. Ao lado de sua vice, Mariana Melo (PSDB), Daniel destacou quatro programas principais que visam tornar o Centro do Recife mais habitável, seguro e moderno: *Morar no Centro*, *Bairro do Futuro*, *Prefeitura Presente* e *Centro Seguro*.

“O Centro da cidade, que já foi um dos maiores polos comerciais e empresariais, perdeu sua essência ao longo dos anos. Mas nós podemos mudar isso. A revitalização do coração da nossa cidade é uma das principais prioridades do nosso governo”, declarou Daniel. 

**Programa Morar no Centro**

O *Programa Morar no Centro*, em parceria com o Governo do Estado, tem como objetivo requalificar prédios abandonados para habitação de interesse social. A proposta é oferecer 2 mil novas moradias, promovendo inclusão social e revitalização urbana, garantindo que mais pessoas possam viver e usufruir da região central.

**Bairro do Futuro**

O *Bairro do Futuro* propõe transformar o Recife Antigo em uma smart city, com iniciativas tecnológicas e sustentáveis. O projeto inclui a instalação de internet Wi-Fi em toda a área, coworkings públicos, o embutimento da fiação elétrica, além de sistemas de reciclagem e reaproveitamento de água. A ampliação de ciclovias e áreas de pedestres também faz parte da proposta, alinhando inovação e sustentabilidade para atrair mais turistas e incentivar o desenvolvimento local.

**Prefeitura Presente**

Outro ponto central da proposta de Daniel é o *Prefeitura Presente*, que prevê a instalação do *Centro do Cidadão* e a transferência de diversos órgãos públicos para a Rua da Imperatriz. O objetivo é reativar o comércio local, aumentar o fluxo de pessoas na área e estimular a economia do Centro do Recife.

**Centro Seguro**

Para fortalecer a segurança, o *Centro Seguro* propõe a criação de um grupamento tático específico da Guarda Municipal para o Centro Expandido. Além disso, serão instalados boxes de videomonitoramento em praças movimentadas, como a Praça do Arsenal e o Marco Zero, garantindo maior segurança para turistas e moradores.

Daniel e Mariana são candidatos da Coligação *Recife Levado a Sério*, que reúne PSD, PP, Podemos, Federação PSDB-Cidadania, PRD e Mobiliza.

Foto: Artur de Souza

Rodrigo Pinheiro anuncia implantação do Polo de Desenvolvimento Têxtil do Agreste


O prefeito de Caruaru e candidato à reeleição, Rodrigo Pinheiro (PSDB), e sua vice, Dayse Silva (PSDB), reuniram-se, na noite desta terça-feira (17), com empresários do setor têxtil para discutir o futuro do desenvolvimento econômico e empreendedorismo no município. O encontro, realizado na Casa 45, teve como foco as estratégias para potencializar a geração de emprego e renda, assim como os investimentos realizados pela atual gestão para fortalecer o setor.

Durante o evento, Rodrigo destacou as ações do Programa Emprego, Renda e Avanço (ERA), que tem sido fundamental para atrair grandes empresas ao município e fomentar o crescimento econômico local. O prefeito ressaltou que o programa, baseado em incentivos fiscais, desburocratização e qualificação profissional, já impactou positivamente a economia caruaruense, ampliando as oportunidades de formalização de empresas e criando um ambiente mais propício para o empreendedorismo.

Entre as propostas para o próximo mandato, Rodrigo anunciou a implantação do Polo de Desenvolvimento Têxtil do Agreste, com o objetivo de fortalecer a indústria e promover ainda mais o crescimento do setor. Ele também enfatizou a importância de reativar o autódromo, visando impulsionar o desenvolvimento econômico e turístico de Caruaru. "São muitos investimentos para a priorização de geração de emprego e renda em Caruaru. Por isso, estamos batendo recordes", afirmou.

A vice Dayse Silva complementou o discurso do prefeito destacando o papel das feiras e do setor têxtil como fundamentais para a economia de Caruaru. Segundo ela, as iniciativas da atual gestão estão criando oportunidades de novos negócios no segmento. "Estamos comprometidos em continuar fortalecendo todos os profissionais envolvidos, promovendo um ambiente econômico cada vez mais inclusivo", concluiu.

Redes sociais dominam eleições 2024 e trazem novos desafios


Este ano, redes sociais como Instagram, Facebook e TikTok serão a principal ferramenta de comunicação utilizadas pelos candidatos a prefeito e vereador. Segundo a Justiça Eleitoral, dos 400 mil candidatos ao pleito, 189 mil forneceram seus endereços nas redes sociais, um aumento de 5% em relação às eleições de 2020.

Esse fator reflete a importância crescente do marketing digital nas campanhas eleitorais. "As redes sociais se tornaram uma grande aliada para a conquista do eleitorado, especialmente no contato direto com os eleitores", explica Khayam Ramalho, professor de Direito Eleitoral da Wyden. No entanto, ele ressalta que o uso dessas plataformas exige cuidado técnico para evitar danos à imagem dos candidatos. "As campanhas digitais precisam seguir as regras estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que este ano atualizou as normas para tornar mais claras as diretrizes sobre propaganda eleitoral na internet", complementa.

A Resolução nº 23.732/2024 do TSE é a mais recente a tratar do tema. Ela permite a propaganda eleitoral na internet e garante a liberdade de expressão nas plataformas digitais. Contudo, há restrições quanto à divulgação de informações que possam ofender a honra de candidatos ou partidos, além de vetar a disseminação de notícias sabidamente falsas. Segundo o professor, "os candidatos precisam estar atentos à contratação de serviços de impulsionamento, que devem manter um repositório público e transparente dos anúncios feitos".

O professor de direito eleitoral da Wyden comenta que a prática do financiamento coletivo, também conhecida como "vaquinha virtual", continua sendo uma opção popular para a arrecadação de recursos nas campanhas. Instituída pela reforma eleitoral de 2017, essa forma de financiamento enfrenta desafios relacionados à fiscalização dos recursos. "É necessário aprimorar tanto a estrutura dos órgãos de controle quanto a legislação, para garantir que o financiamento seja devidamente monitorado", alerta o professor.

Outro ponto de preocupação é o combate às fake news, que têm se disseminado de forma alarmante nas redes sociais. "Essas notícias falsas, muitas vezes sensacionalistas, têm o poder de influenciar eleitores ao apelar para o emocional", afirma Ramalho. Ele destaca o WhatsApp como uma das plataformas mais problemáticas para a disseminação de desinformação, já que as mensagens circulam de forma privada, dificultando a verificação dos fatos.

Ainda segundo o professor, o uso crescente das redes sociais nas eleições traz implicações importantes para o sistema democrático brasileiro. De um lado, a internet democratiza o acesso à informação; de outro, aumenta a instabilidade política ao permitir a rápida propagação de narrativas falsas. "As redes sociais colocaram o processo eleitoral em um estado de referendo quase permanente, onde as decisões são constantemente influenciadas por campanhas digitais", conclui Ramalho.

Ir à escola virou um problema para sua criança? Especialista ajuda a lidar com a situação


Chegou a hora de se arrumar para ir para a escola e, por várias vezes, o cenário se repete: recusas, confusão, choro e pedidos para não ir. Essa situação é comum na sua casa? Pois saiba que o comportamento pode indicar sinais de alerta. Se uma criança se recusa constantemente a ir à escola e, além disso, houver mudança de comportamento, muita tristeza, choro e até desespero, pode ser um sinal de que algo não está bem. 

A pedagoga e professora da Wyden, Ariana Lima, alerta que os cuidadores não devem desprezar esse tipo de comportamento. Ao contrário, devem dar a devida importância e procurar investigar os motivos por trás dessas atitudes, que muitas vezes podem revelar mais do que preguiça ou uma simples birra. “Esse tipo de comportamento na criança pode indicar que ela esteja com dificuldade de aprendizagem, problema de relacionamento com as outras crianças, ansiedade, depressão e até que esteja sofrendo bullying”, explicou a profissional. 

Segundo a professora, o primeiro passo para descobrir o problema é ter uma escuta ativa. "Quando uma criança se sente segura com sua família, ela consegue expressar seus sentimentos com mais facilidade", afirma. "É preciso criar um ambiente acolhedor para que ela se sinta à vontade para compartilhar suas angústias e alegrias", ressalta Ariana.

O segundo passo é manter constante o diálogo com a escola. "É fundamental conversar com professores, coordenadores e gestores para buscar informações sobre o desempenho da criança e identificar possíveis dificuldades", explica Ariana. Ao manter um canal de comunicação aberto, família e escola podem trabalhar em conjunto para encontrar soluções e ajustar as estratégias pedagógicas, caso seja necessário.

Para Ariana Lima, a escola deve ser um lugar significativo e inspirador para as crianças. "É preciso criar um ambiente onde elas se sintam valorizadas e possam construir suas próprias histórias", afirma. A pedagoga destaca que a escola deve ser um espaço de desenvolvimento, onde as crianças possam aprender e se divertir, sentindo-se parte de um grupo.

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

Em alguns casos, a recusa escolar pode ter causas mais complexas que exigem a intervenção de profissionais especializados. "Se os primeiros passos não surtirem efeito, é importante buscar ajuda de um psicólogo ou outro profissional da área", orienta a professora. A parceria entre família e escola é fundamental para que a intervenção seja feita de forma adequada e respeitosa.

“A recusa escolar é um sinal que não pode ser ignorado. Ao ouvir a criança, conversar com a escola e buscar ajuda especializada quando necessário, os pais podem ajudar seus filhos a superar essa dificuldade e a ter uma experiência escolar mais positiva”, acrescenta Ariana.

Fundação Altino Ventura amplia atendimentos e firma parceria para inclusão profissional


Nesta terça-feira (17), às 11h, a Fundação Altino Ventura (FAV) inaugurou o 5º andar do Edifício Marcelo Ventura, localizado em sua sede, na Avenida Maurício de Nassau, 2075, Iputinga, Recife-PE. Durante o evento, também foi formalizada a parceria entre a FAV e a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), oficializando o Programa Trabalho e Renda Acessível, que visa à qualificação técnica e empreendedora de mães e cuidadores de PcDs.

Graças aos aportes financeiros viabilizados por deputados das bancadas federal e estadual, e ao apoio do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de Pernambuco, a nova estrutura permitirá à FAV ampliar significativamente sua capacidade de atendimento oftalmológico à população de baixa renda. A instituição passará a atender mais de 400 novos pacientes por dia, totalizando 8 mil novos atendimentos mensais.

"Hoje celebramos dois marcos importantes: a entrega do 5º andar, com 24 consultórios e salas de exames, e o lançamento do programa de qualificação técnica para cuidadoras e mães de PcDs", comemorou o Dr. Marcelo Ventura, presidente da FAV. Ele destacou ainda que, com o apoio do Governo do Estado e da bancada política, foi possível obter o financiamento necessário para os equipamentos. "Essa conquista é uma vitória para o povo de Pernambuco e para o SUS, pois permitirá a redução das filas e o aumento do acesso à saúde ocular", acrescentou.

O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause; a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti; a secretária da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE), Amanda Aires; os deputados federais Augusto Coutinho, Pastor Eurico e Guilherme Uchoa Júnior; e os deputados estaduais Carlos Veras e Alberto Feitosa, entre outras autoridades. Após a cerimônia no auditório, os presentes visitaram as novas instalações.

O 5º andar dispõe de 24 consultórios modernos, especializados em doenças da córnea, correção de erros refrativos e plástica ocular, além de consultas oftalmológicas gerais. O Departamento de Investigação Científica da FAV também expandirá suas atividades de pesquisa, com o desenvolvimento de clinical trials neste novo espaço. A estrutura está dividida em três polos: um dedicado à cirurgia refrativa e doenças da córnea, outro à plástica ocular e pesquisa científica, e um terceiro para consultas oftalmológicas gerais.

A vice-governadora Priscila Krause destacou que o Programa Emprego e Renda Acessível faz parte do Qualifica PE e é voltado para PcDs e seus cuidadores, muitos dos quais são mães que deixam suas carreiras para cuidar dos filhos. "Nosso objetivo é aumentar a empregabilidade dessas pessoas, oferecendo qualificação para o mercado formal e para o empreendedorismo", explicou. Ela também mencionou a parceria com a FAV para levar atendimentos oftalmológicos ao interior do estado.

Amanda Aires, secretária da SEDEPE, ressaltou que o programa busca promover a emancipação dos beneficiários e de seus cuidadores, integrando-os ao mercado de trabalho por meio de qualificação profissional. "Queremos prepará-los tanto para o mercado formal quanto para o empreendedorismo", afirmou.

A Dra. Liana Ventura, presidente do Conselho Curador da FAV, comemorou os avanços para a população atendida pelo SUS. "Agradecemos a todos que tornaram possível a entrega deste 5º andar, que abrigará não só atendimentos oftalmológicos, mas também um centro de pesquisa", disse, agradecendo às autoridades estaduais e à bancada política pelo apoio.

A secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, afirmou que o novo espaço impactará diretamente a redução das filas para consultas oftalmológicas especializadas. "Com o aumento da oferta de procedimentos, especialmente cirurgias de catarata, esperamos reduzir significativamente o tempo de espera", concluiu.

Foto: Cristiana Dias

Em Sabatina, Perpétua da Saúde afirma que governo de Odacy terá participação popular e atenção de Lula


Candidata a vice-prefeita pela Coligação Petrolina da Esperança encabeçada pelo ex-prefeito Odacy Amorim, PT, na Sabatina do Programa Painel da Rádio Grande Rio FM, realizada nesta terça, 17, Perpétua da Saúde iniciou respondendo sobre por que optou por ser vice quando estava como candidata a prefeita pelo Psol, seu partido.

"Nossa construção foi uma escolha pelo projeto em comum que temos, pela proximidade com o presidebte Lula e por mostrar que Petrolina pode ter uma gestão que atue de fato para resolver os problemas que são inúmeros na atualidade, tendo a participação direta da população", disse.

Ainda no decorrer da entrevista, a candidata frisou que sua presença na chapa de Odacy tem uma representatividade importante por ser mulher, negra, ter vindo de origem humilde, servidora pública e forjada nos movimentos social e sindical, já tendo vivenciado na prática, inúmeros desafios como trabalhadora e militante que foi e continua sendo. Ela frisa que va mostrar que a classe trabalhadora, a população da periferia, a cidade e a zona rural, terão o mesmo olhar de forma igual com um governo que pense como Lula pensa quando o assunto é levar o governo para junto das pessoas, para cuidar de fato de gente.

"Sou uma militante. Tenho 30 anos de luta e serei com certeza uma vice atuante. Como servidora aposentada da área da saúde, irei junto com Odacy focar em atuar de forma responsável na promoção de uma saúde preventiva e curativa que atenda de fato a nossa população. Ampliar as políticas públicas que atendam não só a cidade, mas nossa gente da zona rural", acrescentou Perpétua.

Na etapa das perguntas dos ouvintes, Perpétua da Saúde não deixou dúvida que a gestão de Odacy Amorim com ela como vice, jamais irá virar as costas ou fazer descaso com os problemas que atingem diretamente os petrolinense como saude que está ruim e o cuidado a cidade que vem sendo nigligenciada.

"Como deixar faltar vacina numa cidade como Petrolina ? Sabemos que o governo do presidente Lula tem feito sua parte e não deixa nada faltar, os recursos chegam. Isso não pode acontecer nunca. Nosso governo não será relapso a esse ponto", expressou a candidata em resposta a um ouvinte 

Perpétua ainda lembrou que a gestão Odacy/Perpétua cuidará da cidade como um todo, fazer obras, propor políticas públicas, realizar um governo que buscará promover desenvolvimento econômico, mas ciuidando de gente.

"Vamos fazer uma gestão participativa, unindo população e governo, com atuação junto com os conselhos, associações, movimentos sindical e social e com a população. Promover gestão para levar a política de saúde mental efetiva com mais profissionais atuando e trabalhar paciente e família. Nossa cartilha que estamos levando ao povo em nossa campanha,tem 13 prioridades que vamos colocar em prática nos primeiros meses de governo, porque somos gente cuidando de gente e Petrolina precisa é desse olhar", concluiu Perpétua da Saúde 

Nota de Pesar - Dr. Ulisses Tenório


Nota de pesar 

A Assembleia Legislativa de Pernambuco se solidariza com familiares e amigos de Dr. Ulisses Tenório, grande médico e líder político de Jaboatão dos Guararapes falecido nesta terça-feira (17.09). Ex-deputado estadual, vereador por três mandatos e ex-secretário de Saúde do seu município, Dr. Ulisses teve uma trajetória de mais de 40 décadas de serviços prestados à política e à saúde do povo jaboatonense. Que Deus traga conforto à família e aos amigos de Dr. Ulisses neste momento de luto e despedida.

Álvaro Porto, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Funeral de Patriota em Afogados da Ingazeira




 

Senadora Teresa Leitão - Mensagem de Pesar

 


Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do deputado Patriota, um homem que se destacou na política em defesa de muitos municípios pernambucanos. José lutou bravamente pela vida, sempre com seu grande compromisso. Que Deus o receba com generosidade, e conforte o coração de familiares e amigos. Seu legado será honrado por todos que caminharam com ele.

Teresa Leitão
Senadora - PT -PE

Ministra Luciana Santos lamenta morte de José Patriota


Soube há pouco do falecimento do deputado estadual José Patriota. A marca desse sertanejo lá do Pajeú foi defender sempre Pernambuco e o seu povo. Tinha uma forma de fazer politica com respeito e buscando sempre a integração e o desenvolvimento conjunto dos municípios pernambucanos. Meus sentimentos aos familiares e amigos!

Luciana Santos
Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovações

PSB Pernambuco emite nota de pesar em homenagem a José Patriota

NOTA DE PESAR

Pernambuco perdeu, na madrugada desta terça-feira (17), um dos homens públicos que mais honra trouxe a este estado. O deputado José Patriota era um dos poucos que desfrutava da boa unanimidade, advinda do respeito e do fino trato dispensado por ele em suas relações pessoais e políticas e, mais ainda, pelo vigor com que defendia os interesses do povo pernambucano.

Nascido em Tabira e com vida política iniciada em Afogados da Ingazeira, sempre colocou seu coração sertanejo a serviço do Pajeú e de todo o estado. Desde muito cedo, Patriota percebeu a importância da causa municipalista, sua missão de vida. Talvez por essa razão, exerceu mandatos de vereador, vice-prefeito e prefeito de Afogados da Ingazeira com tanto destaque, obtendo, em sua recondução à prefeitura, 83% dos votos válidos. Também foi presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) por seis mandatos consecutivos, de 2013 a 2023, vindo a se tornar presidente de honra da entidade, em 2024.

Dentro do PSB, conviveu com os ex-governadores Miguel Arraes e Eduardo Campos e era um dos quadros históricos que mais orgulhavam o partido. Em seus mais de 40 anos de vida pública, foi secretário de estado e presidente de órgãos e programas como ProRural, ProMata e ProMetrópole, que realizaram projetos estruturadores em benefício de todas as regiões do estado.

Em 2022, foi eleito deputado estadual com 43.586 votos, vindo a assumir, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a presidência da Comissão de Assuntos Municipais, mais um espaço onde pautou os agentes políticos sobre demandas importantes para o municipalismo, a exemplo de votações emblemáticas sobre a redistribuição de receitas para as prefeituras, em 2023.

Pernambuco fica menor sem José Patriota, que partiu tão cedo, aos 63 anos. Aos familiares, externamos toda a nossa solidariedade e registramos também o nosso desejo de que, da saudade que fica e da tristeza que agora sentimos, tiremos forças para levar adiante o seu legado em defesa de tempos melhores para nossas cidades e comunidades rurais, que é onde as pessoas vivem e onde precisam que as políticas públicas cheguem cada vez mais fortalecidas, como ele tanto defendia.

José Patriota, presente!

 
Sileno Guedes
Presidente do PSB de Pernambuco

Amupe lamenta a morte de seu Presidente de Honra


A Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do presidente de Honra da AMUPE, ex-prefeito de Afogados da Ingazeira, por dois mandatos, e atual deputado estadual, José Patriota, ocorrido nesta terça-feira (17), no Recife, devido a complicações de saúde.

José Patriota foi presidente da AMUPE por 10 anos, sendo um líder incansável e dedicado às causas municipalistas, deixando um legado de compromisso com os municípios pernambucanos e com o desenvolvimento regional. Entre as conquistas para o municipalismo estão a criação do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), o enfrentamento à seca, a luta em Brasília ao lado da Confederação Nacional de Municípios (CNM), a pandemia da covid-19, entre outros. Sua trajetória
marcou profundamente a história de Pernambuco, com iniciativas e ações que transformaram a vida de muitos cidadãos.

Neste momento de tristeza, a AMUPE se solidariza com a família, amigos e admiradores de José Patriota, desejando força e conforto para enfrentar essa irreparável perda. A AMUPE agradece profundamente a dedicação e o compromisso de José Patriota ao longo de sua vida pública, certos de que seu legado continuará a inspirar gerações futuras de gestores municipais.

Nota de Pesar - Governadora Raquel Lyra

NOTA DE PESAR

Recebi com tristeza a notícia do falecimento do amigo e deputado José Patriota, um homem público que pautou sua vida pela defesa do Sertão e dos municípios pernambucanos. Deixa um legado construído como prefeito de Afogados da Ingazeira, deputado e presidente da Amupe, em diversos mandatos. O Governo de Pernambuco decretará luto oficial por sua partida. Toda a minha solidariedade aos familiares e inúmeros amigos neste momento de despedida. 

Raquel Lyra
Governadora de Pernambuco

Renildo Calheiros lamenta a morte de José Patriota


Soube há pouco do falecimento do deputado estadual José Patriota. Um homem que dedicou sua vida a fazer a boa política, com o respeito e a civilidade que tanto precisamos e que conduziu com maestria a AMUPE! Um filho bom do Sertão Pajeú, que defendeu o povo de Pernambuco por onde passou! Meus sentimentos aos familiares, amigos e ao povo de Afogados da Ingazeira.

Renildo Calheiros
Deputado Federal PCdoB - PE

Deputada Maria Arraes lamenta morte de José Patriota

*NOTA DE PESAR*

É com imensa tristeza que recebo a notícia do falecimento do deputado estadual José Patriota. O querido Patriota foi um líder firme e gentil, que dedicou sua vida pública ao desenvolvimento do Sertão e dos municípios pernambucanos. Sua trajetória, marcada pelo compromisso com o povo, deixa um legado inspirador, seja como prefeito de Afogados da Ingazeira ou como presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), onde exerceu um papel decisivo por anos. Sua partida é uma perda irreparável para Pernambuco. Meus sinceros sentimentos à família e aos amigos neste momento de dor. Que sua memória seja sempre lembrada pela força e amor ao serviço público.

_Maria Arraes, deputada federal_

Funeral de José Patriota


A assessoria de José Patriota informa que o corpo do deputado será velado no prédio da Alepe, em Recife, das 10h às 13h, nesta terça-feira (17).

Em Afogados da Ingazeira, o velório acontecerá à noite no Centro Desportivo Municipal.

José Patriota: Uma biografia honrada de um homem público


José Coimbra Patriota Filho faleceu aos 63 anos, no Recife, hoje,  17 de setembro de 2024. Filho de José Coimbra e Odete Patriota, José nasceu em 9 de outubro de 1960, no município de Tabira, Pernambuco, mas cresceu no Sítio Carnaúba, em Afogados da Ingazeira, onde construiu um legado de trabalho árduo em prol do povo sertanejo.

De origem humilde, Patriota foi moldado pelas dificuldades enfrentadas por sua família e trabalhou no sindicato e como assessor da Fetape com agricultores, especialmente em tempos de seca. Essas experiências deram origem à sua missão de vida: lutar pelos menos favorecidos e contribuir para o desenvolvimento das áreas rurais e urbanas de Pernambuco. 

Era casado com Madalena Patriota e deixa quatro filhos: Patriane, Juliana, Marília e Neto.

Com uma trajetória política notável, José Patriota dedicou mais de 40 anos à militância e à gestão pública. Exerceu com maestria diversos cargos de liderança, como vereador, vice-prefeito e prefeito de Afogados da Ingazeira, sendo este último por dois mandatos. Seu trabalho à frente da prefeitura lhe rendeu uma aprovação popular expressiva, alcançando 83% dos votos em sua reeleição.

Patriota também deixou sua marca como presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), onde serviu por cinco mandatos consecutivos (2013-2024), 10 anos, consolidando seu compromisso com o municipalismo, sendo o maior nome do estado na temática e referência no país inteiro. Por seus serviços prestados, em 2024, recebeu o título de presidente de honra da Amupe.

Em nível estadual, ocupou funções de destaque, como a presidência de programas estruturantes — ProRural, ProMata e ProMetrópole — que beneficiaram diversas regiões do estado.

No ano de 2022, Patriota foi eleito deputado estadual com 43.586 votos, reafirmando seu compromisso de lutar pelos interesses do povo pernambucano. Seu falecimento deixa uma grande lacuna na política do estado e no coração daqueles que puderam contar com sua dedicação incansável.

José Patriota será lembrado como um homem de luta, integridade e amor pelo Sertão, que dedicou sua vida ao serviço público e à defesa dos mais vulneráveis.

Nota de Pesar - Assembleia Legislativa de Pernambuco


É com imensa pesar que recebemos a notícia da morte do deputado e grande líder sertanejo José Patriota. Sua partida representa uma enorme perda para a Assembleia, para o Sertão do Pajeú, para Pernambuco e para a política. Patriota construiu uma trajetória brilhante, sendo vereador, vice-prefeito, prefeito, secretário de estado e, por seis vezes, presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Por onde passou, fez da gentileza e do diálogo sua filosofia de trabalho, sempre defendendo a causa municipalista e o povo do sertão. E não foi diferente na Alepe, onde, com sua vasta experiência de homem público, deu uma enorme contribuição para debates e construção de entendimentos. Exímio negociador, de fácil relacionamento, era querido e admirado por quem convivia com ele. Patriota sai de cena deixando um exemplo de trabalho, de comprometimento com suas convicções e também de luta e resiliência. A Alepe se despede de Patriota com tristeza e gratidão. Nossos sentimentos aos familiares, amigos, ao povo de Afogados da Ingazeira e de todo o Pajeú! Que Deus nos conforte nesta hora de dor e saudade. 

Álvaro Porto, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco

Morre Deputado Estadual José Patriota

O deputado estadual e presidente emérito da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) José Patriota, faleceu na manhã desta terça-feira, 17 de setembro. O parlamentar estava sob cuidados médicos intensivos para tratamiento de um câncer, mas mesmo assim, participava de atividades de campanha, como na foto abaixo, de Sandrinho Palmeira, em Afogados da Ingazeira. 

E por falar no município do Sertão do Pajeú, José Patriota foi prefeito de Afogados da Ingazeira e a partir daí, desenvolveu um trabalho em prol do movimento Municipalista no Brasil, sendo amplamente reconhecido. 


Em agosto, Patriota recebeu uma justa homenagem da Assembleia Legislativa de Pernambuco. No evento, ele compareceu à sessão acompanhado de sua esposa, Madalena Leite, e expressou gratidão pelo carinho recebido na Casa.

“Estou muito feliz de estar aqui na Casa do Povo e ser acolhido com tanto carinho, tanto pelos deputados e deputadas, quanto pelos funcionários e funcionárias que fazem a Alepe. Todo esse apoio só me enche ainda mais de força, fé e disposição para continuar fazendo o bem a Pernambuco”, afirmou, na ocasião.