quarta-feira, 8 de abril de 2015

Operação Suporte

A Secretaria de Defesa Social através da Polícia Civil desencadeou na manhã desta quarta-feira, 08/04/2015, a VII Operação de Repressão Qualificada denominada “Operação Suporte”, com objetivo de identificar e prender integrantes de uma associação criminosa composta por pessoas envolvidas no crime de FURTO DE GERADORES DE ENERGIA ELÉTRICA com atuação nos Estados de Pernambuco, Bahia, além de outros estados do Nordeste. 
O objetivo da operação foi cumprir 04 (quatro) Mandados de Prisão Preventiva expedidos pelo Juiz de Direito da 8ª Vara Criminal da Comarca do Recife/PE. Na execução do trabalho operacional participaram 30 (trinta) policiais civis que realizaram prisões em Pernambuco e na Bahia. A operação foi coordenada pela Diretoria Integrada Especializada da Polícia Civil - DIRESP, através da Delegacia de Roubos e Furtos, Unidade subordinada ao DEPATRI.
Polícia Civil de Pernambuco

Obras de Saneamento em Paulista

A Compesa está realizando uma obra de recuperação da rede coletora de esgoto com o objetivo de substituir um coletor (tubulação de grande porte) que passa pela Rua 100, em Maranguape I, Paulista. Para isso, uma faixa de rolamento da PE-22, de cerca de 3 metros de largura por 100m de comprimento, próxima à Avenida E, encontra-se parcialmente interditada.
 
A rodovia está recebendo a tubulação que passava por baixo de diversas casas construídas irregularmente, que dificultavam a realização de serviços de manutenção. Para causar menos transtornos à população, o remanejamento está sendo realizado por método não destrutivo, que possibilita o acesso à rede com menor ruptura da superfície. O serviço teve início em março, no encontro das ruas 100 com a 98, e será realizado em diversos pontos ao longo da PE-22 até a estação elevatória, até o dia 14 de maio.
 
A iniciativa faz parte do Programa Cidade Saneada, parceria público-privada firmada entre a Compesa e a Odebrecht Ambiental para a operação, manutenção, recuperação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário dos 14 municípios que compõem a Região Metropolitana do Recife mais a cidade de Goiana, localizada na Mata Norte.

Imprensa Compesa

Fórum de Tecnologias

A Waters Corporation, uma das maiores empresas do mundo de soluções científicas analíticas, vai promover, nos dias 16 e 17 deste mês, no Recife, o Fórum de Tecnologias para a Análise de Alimentos, em parceria com o Instituto de Tecnologia de Pernambuco, por meio do Laboratório de Agrotóxicos e Contaminantes (Itep/Labtox). O evento servirá para reunir pesquisadores, diretores e gerentes de laboratórios de segurança alimentar e da indústria de alimentos, tanto da área de pesquisa quanto do controle de qualidade. É a primeira vez que a Waters realiza um evento desta natureza fora do eixo Rio-São Paulo. 
O fórum contará com dois momentos, palestras no Mar Hotel no dia 16 (das 8h às 17h, com intervalo para almoço) e hands on(treinamento in loco) no Labtox, na sede do Itep, no dia 17 (das 8h às 16h, com intervalo para almoço). No evento, serão discutidos assuntos relacionados a segurança alimentar e análises de rotina do controle de qualidade. 
“Será uma oportunidade de atualização, de interagir com outras empresas, discutir novas tecnologias e compartilhar resultados. Pela primeira vez, o fórum será realizado fora da sede da Waters e isso significa que o trabalho desenvolvido aqui está sendo bem visto pela comunidade técnico-científica nacional e internacional”, destaca Adélia Araújo, gerente do Labtox.  
A Waters Corporation, através da Divisão de Operações Food & Environmental, trará seus especialistas na área vindos da Inglaterra e Estados Unidos, bem como palestrantes convidados relacionados a indústria de alimentos e bebidas.Durante as apresentações serão discutidas as normas de regulação vigentes na União Europeia e Estados Unidos, tendo em vista que o volume exportado a esses países ter um impacto direto para países da América Latina. 
Os interessados em participar do fórum devem entrar em contato a Waters Technologies do Brasil: (11) 4134.3788/caroline_green_martins@waters.com.

Mais informações
Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Parceria da Compesa com TJPE

A partir de hoje (8) a Compesa prestará atendimento aos seus clientes na Central dos Juizados Especiais Cíveis, em uma sala cedida pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) no Fórum Desembargador Benildes Ribeiro, na Avenida Mascarenhas de Moraes, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul do Recife. O objetivo da iniciativa é valorizar o diálogo com os clientes, agilizar a solução de questões e promover o entendimento, evitando assim que as queixas que chegam ao juizado sejam transformadas em processos judiciais. A adesão da companhia ao Núcleo de Conciliação Pré-Processual ocorreu esta manhã (8) com a formalização de um convênio com o TJPE, em solenidade realizada na Central de Juizados. Estiveram presentes a coordenadora dos Juizados Especiais, a juíza Ana Luiza Câmara, o presidente da Compesa, Roberto Tavares, e o diretor de Gestão Corporativa da companhia, Décio Padilha.

O programa consiste num sistema de conciliação prévia sob a direta supervisão e jurisdição do Poder Judiciário. "A nossa expectativa é que haja uma redução do número de ações judiciais com esse modelo de conciliação, melhorando a prestação institucional dos serviços da Compesa", observou a juíza Ana Luiza Câmara. A magistrada enfatizou a vantagem do atendimento, já que uma demanda pode ser resolvida no mesmo dia do seu registro, ao contrário dos processos judiciais que levam em média quatro meses para serem homologados.

O Núcleo de Conciliação Pré-Processual funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em uma sala exclusiva para o atendimento aos clientes. O ambiente já está devidamente equipado, inclusive com acesso ao sistema comercial da Compesa. Durante esse período será mantido um preposto treinado e apto a celebrar acordos que serão homologados em juízo, seja no âmbito de processos já ajuizados, seja administrativamente. A coordenadora dos Juizados Especiais, Ana Luiza Câmara, lembra que o serviço é gratuito e que o cliente da companhia não precisa recorrer a um advogado para formalizar o eventual acordo com a empresa. “Apostamos no sucesso deste canal de entendimento e a nossa meta é ampliar a parceria para implantação de núcleos em outras cidades", finalizou a magistrada.
   
A expectativa de sucesso da iniciativa também foi compartilhado pelo presidente da Compesa, Roberto Tavares. Ele lembrou que a companhia tem buscado estreitar o relacionamento com os seus  clientes nos últimos anos, atendendo-os em vários canais, inclusive nas redes sociais, por entender que a empresa precisa ouvir, conversar e resolver as demandas.  “O diálogo com o cliente é uma premissa que implantamos na empresa e que iremos exercitar ainda mais a partir de hoje com o apoio do TJPE, resolvendo assim os problemas de forma ágil e excluindo essas questões das atividades do cotidiano do judiciário, que já atua de forma sobrecarregada para atender a sociedade”, observou Tavares. Segundo o presidente da estatal, a Compesa atende mais de sete milhões de habitantes e é natural a ocorrência de  eventuais falhas na prestação de seus serviços. “O importante é reconhecer as nossas dificuldades, buscar soluções para resolver as questões com celeridade e garantir o direito do nosso cliente de querer uma melhor prestação de serviços”, complementou.

Já o diretor de Gestão Corporativa, Décio Padilha, considerou o Núcleo de Conciliação uma espécie de serviço de pronto atendimento, que busca solucionar as demandas de forma mais simples, célere e pacífica, beneficiando todos os envolvidos: os clientes, a Compesa e próprio Poder Judiciário. “Além de melhorar o relacionamento com os nossos clientes e promover a agilidade na solução das demandas, o atendimento também representará uma redução de custos operacionais para a Compesa e para o TJPE. Vamos trabalhar com clareza e transparência para garantir a satisfação do nosso cliente, que é a razão da existência da Compesa”, finalizou.

Imprensa Compesa

Abril Pro Rock no Paço

Abril é mês de Rock. É mês de Abril pro Rock. E como incentivador da cultura local, na última segunda-feira (6), o Shopping Paço Alfândega abriu suas portas para receber a Mostra Pôster Arte Design. 
A exposição conta com cerca de 30 pôsteres de diversas bandas e festivais (nacionais e internacionais). Imagens de Rodrigo Amarante, em Lisboa; Ave Sangria (em 1974); Black Sabbat; Autoramas (RJ) e outros estão com seus registros expostos na mostra. Festivais como Dosol (RN) 2014, Roskilde (Dinamarca) e Demosul (Londrina, PR) também fazem parte da mostra. 
A Mostra Pôster Arte Design ficará na praça central do Paço Alfândega até o dia 29 de abril. Para saber mais sobre as atrações, ações e programação do Paço Alfândega acesse o site www.pacoalfandega.com.br

Serviço
Mostra Pôster Arte Design
Shopping Paço Alfândega - R. da Alfândega, 35, Bairro do Recife – Térreo
Horário de funcionamento: segunda a sábado 10 às 22h / domingos e feriados 12h às 21h
Período: 6 a 29 de abril de 2015

Mestre Barachinha e Ticuqueiros

A Casa Astral, localizada no bairro do Poço da Panela, recebe nesta sexta-feira (10) às 19h, um dos mais respeitados mestres da Cultura Pernambucana, o Mestre Barachinha e a banda da Zona da Mata Norte,Ticuqueiros NazaréAlém da música, o evento propõe uma reflexão acerca da dinâmica da Cultura Popular em Pernambuco a partir da realidade dos Maracatus de Baque Solto da Zona da Mata Norte.
Após o bate-papo, os Ticuqueiros apresentam um repertório composto por músicas do primeiro disco Dos Canaviais da Zona da Mata (2007) e do segundo CD Foto do Mundo (2013) com participação do Mestre Barachinha, que entoará marchas e sambas. O nome Ticuqueiros é uma referência ao trabalhador rural, chamado de ‘ticuqueiro’, personagem fundamental da cultura musical da região da Mata Norte, como da própria identidade cultural do Estado de Pernambuco.
Ticuqueiros Nazaré surgiu em 2001 do encontro de jovens das tradicionais escolas de música da cidade: Marquinhos Ralph - voz, sax e pífano; João Paulo Rosa – percussão e vocal; André Arcoverde – guitarra e vocal; Fábio Miranda (Pipa) – percussão e Álison Freitas – contrabaixo. A banda mescla referências musicais e novos elementos sonoros às influências vindas da música tradicional da Zona da Mata Pernambucana, resultando em um som vibrante e muito singular, com letras que traduzem tanto particularidades do homem do campo e sua relação com a cidade, quanto as tradições e costumes desse povo.
Indicado ao PRÊMIO DE MELHOR GRUPO REGIONAL do PRÊMIO DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (2014), os Ticuqueiros apresentam ainda a dinamicidade da música local e sua similaridade com outras culturas. Trazem nas letras misturas de ficção e realidade, mas sempre fazendo menção a algum detalhe do mundo em si: do político, do social, do ecológico, das relações humanas e de curiosidades que estão a nossa volta.
O grupo lançou seu primeiro disco Ticuqueiros – Dos canaviais da Zona da Mata em 2007, foi gravado, entre 2005 e 2006, no Batuk Estúdio em Carpina - PE, mesmo local onde ocorreu a mixagem. São 15 faixas que nos remetem à riqueza cultural e musical da região da Zona da Mata de Pernambuco e contou com participações de artistas, amigos e parceiros, entre eles, o músico Siba Veloso, a cantora Isaar de França, a musicista Renata Amaral, os músicos e compositores Tiné e Nilton Júnior. Este último também assina a direção musical; além de Mestres da Cultura Popular: Cosmo Antônio e Mestre João Paulo.
O novo disco da banda, Foto de Mundo, levou dois anos entre gravações, mixagens e distribuição. Contém participações de Jr. Black, Alessandra Leão, Juliano Holanda, Roque Neto, Adelmo Arcoverde e Adiel Luna. Ainda traz André Mucuim no contrabaixo e Juliano Holanda também no baixo e efeitos de guitarra.
O disco foi gravado e mixado no Estúdio Muzak-Recife-PE por André Oliveira e traz à frente da direção musical, o músico e compositor Juliano Holanda. São 12 músicas de compositores diversos como Mazinho Lima, Marquinhos Ralph, André Arcoverde, Bárbara Gonçalves, Luizinho Duarte, Esso Guimarães, Sérgio Cassiano, Alessandra leão e João Paulo Rosa. O novo disco mostra uma banda mais amadurecida sem perder suas características, porém trazendo outras formas de arranjar as músicas, já que o tempo exerce seu papel, no escutar, no entender, no andar e ouvir as músicas do mundo.
Os Ticuqueiros já realizaram várias apresentações mostrando suas músicas e shows nos principais Eventos e Festivais de Música do Estado de Pernambuco; além de apresentações no território nacional, pelo Nordeste (Ceará e Rio Grande do Norte) e Sudeste (São Paulo – SP); e até mesmo internacional. Em 2008 partiram para uma breve turnê da banda na Europa, com shows nas cidades de Portugal (Lisboa e Porto) e Espanha (Barcelona).

Congresso vai discutir Saneamento

O saneamento básico ganhará força no cenário nacional a partir de amanhã (09) com a instalação da Subcomissão da Universalização do Saneamento Básico, às 9h, na Câmara Federal, em Brasília, criada especificamente para discutir e tratar as questões do setor. Essa subcomissão, que será presidida pelo deputado federal do PSDB de São Paulo, João Paulo Papa, integrará a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara Federal. A criação desse fórum foi bem recebida pelo setor de saneamento, que necessita de investimentos para a realização de obras estruturadoras visando mudar a realidade da maioria dos estados brasileiros, que sofrem com a ausência dos serviços de esgotamento sanitário ou com escassez de água. 

A Associação das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), que representa 25 companhias, já foi requisitada para ajudar tecnicamente nos trabalhos que visem buscar soluções para as questões do saneamento no Brasil. O presidente da entidade, Roberto Tavares, que também administra a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), já se prontificou a fazer uma exposição sobre a realidade do setor de saneamento na primeira audiência da subcomissão, que deverá ocorrer até o fim deste mês. Segundo Tavares, essa subcomissão chega em um momento extremamente importante, quando a nação discute a crise hídrica vivenciada hoje no Sudeste. “A atual crise de abastecimento enfrentada nesta região, que já era peculiar à região do semiárido nordestino, é uma prova de que são necessários mais investimentos para que o setor não seja refém das condições climáticas”, argumentou Tavares.

A luta por mais recursos para o setor de saneamento é uma das principais bandeiras da Aesbe. Uma das propostas da entidade é a desoneração do PIS/Cofins para o setor para que esses recursos sejam destinados à realização de obras, modernização das companhias e redução de perdas. O pleito da Aesbe ganhará mais força pelas mãos do deputado federal João Paulo Papa, de São Paulo. Ele irá apresentar um Projeto de Lei que prevê a desoneração das empresas de saneamento. “O saneamento sempre foi um setor historicamente penalizado pela escassez de recursos. Com a desoneração desses tributos, as  companhias terão mais flexibilidade para investir e melhorar a qualidade dos serviços e a vida de milhares de pessoas”, afirmou Tavares. A expectativa da AESBE é reforçar o caixa das companhia de saneamento com cerca de R$ 3 bilhões por ano.

Imprensa Compesa

Conservação de forragem em Sertânia

V Curso de Técnicas de Conservação de Forragem de plantas Nativas da Caatinga e outras forrageiras com ênfase para Caprinovinocultura, será realizado de 07 a 09 de abril, no Centro de Treinamento e Profissionalização em Caprinovinocultura do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), de Sertânia, localizado na Fazenda Cachoeira. Coordenado pelo pesquisador Fernando Lucas, o curso reúne 25 alunos do Colégio Dom Agostinho Ikas (CODAI) e da Unidade acadêmica de Serra Talhada (UAST), além de estagiários. O projeto, realizado por meio de convênio firmado entre o IPA e CNPq, é coordenado pela pesquisadora do IPA Vanda Arcanjo Pereira. 
Na terça-feira (07/04), serão abordados os seguintes temas: Alimentos e sua classificação (Albino Adriano), Plantas nativas/Caatinga e Técnicas de manejo da Caatinga (Vanda Arcanjo e Valderedes Martins), Semiárido, Secas & Sorgo (Tabosa) e A Palma Forrageira (Djalma Santos). Na quarta-feira (08/04), serão apresentados os seguintes conteúdos: Prática de Colheita de Forragem: Ensilagem e Fenação (Fernando Lucas e Orlando Bezerra), Capim Buffel e Capim-urochloa (Erinaldo Viana), Prática de Fenação/Ensilagem (Vanda Arcanjo), Conservação de Forragem : Ensilagem e Fenação (Maria da Conceição); Uso de Plantas da Caatinga conservadas na alimentação de caprinos e ovinos (Fernando Lucas), Ordenha de Cabras (Fernando Lucas) e Manejo da criação de Caprinos e Ovinos (Fernando Lucas). Na quinta-feira (09/04), será realizada a entrega de certificados e encerramento.
Instituto Agronômico de Pernambuco


Vice governador fala sobre educação em Caruaru

Neste momento, o  vice-governador Raul Henry está, na cidade de Caruaru onde participa do IV Congresso de Administração Pública, promovido pela Faculdade Associação Caruaruense de Ensino Superior (Asces). O evento tem como tema “Gestão Pública Educacional: Os desafios, as demandas sociais e as decisões dos gestores”.  
Com mestrado em gestão pública pela UFPE, Henry será o conferencista da noite de abertura, ministrando a palestra “Avanços e Desafios da Educação em Pernambuco”.
Vice Governadoria de Pernambuco

LBV ajuda a mudar

A Legião da Boa Vontade inicia mais uma importante campanha Eu ajudo a mudar!, edição 2015. O objetivo é mobilizar a sociedade a contribuir para a manutenção dos programas e ações socioeducacionais realizados pela Instituição em prol de milhares de crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o Pís.


A LBV prestou, nas áreas da Assistência Social e Educação, em 2014, mais de 11,5 milhões de atendimentos e benefícios à população, por meio de seus 71 Centros Comunitários de Assistência Social, três lares para idosos e cinco escolas, além de iniciativas emergenciais de mobilização social e conscientização realizadas em inúmeras cidades brasileiras.


Para dar continuidade ao amplo trabalho que realiza na melhoria da qualidade de vida de milhares de pessoas e famílias em risco social, oferecendo educação, cultura, saúde, alimentação, oportunidades, cidadania, dignidade, confiança no futuro e bem-estar, a Legião da Boa Vontade conta com a ajuda de todos.


O Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição na cidade do Recife/PE, está localizado na Rua dos Coelhos, 219 – Bairro dos Coelhos, próximo ao Cais José Mariano. Informações: (81) 3413.8600.

As doações podem ser feitas no site www.lbv.org/doe ou nas unidades de atendimento da LBV (os endereços podem ser consultados na página da Instituição). Siga a LBV no Twitter (@LBVBrasil) e no Facebook (LBVBrasil).

Com Informações da jornalista Vania Besse

Despesca de tilápias em Ibimirim

A Unidade Demonstrativa do Programa Água Doce, na Agrovila 8, em Ibimirim, realizou na terça-feira (31/03) , a despesca de um dos tanques  de tilápia cultivada em água de rejeito de dessanilizador. A expectativa é que a renda gerada, por meio da venda do pescado, seja revertida para a manutenção do sistema de dessanilização e custeio dos próximos cultivos e beneficios dos agricultores envolvidos na produção.O programa Água Doce vem beneficiando, desde 2003, muitas famílias em todo o Semiárido brasileiro. Com a ampliação das ações, em 2015, serão investidos mais de R$ 36 milhões em Pernambuco, na aquisição de 170 dessanilizadores. Desse total, 20 serão para Unidades Demonstrativas de Produção  Integrada:  tilápia, erva sal, caprinos e ovinos. 

Segundo o engenheiro de Pesca do IPA, Gilvan Lira, essa tecnologia de aproveitamento dos poços de água salobra para produção de pescados e/ou camarão marinho, se apresenta como uma excelente alternativa para garantir a segurança alimentar e gerar renda para as famílias que convivem com a seca. Ele informa que o IPA vem trabalhando para que essa prática esteja bem difundida, nos próximos anos, entre os produtores rurais, a ponto de melhorar a vida dos sertanejos, principalmente, nos períodos de estiagem prolongada.
A Unidade conta com Assistência Técnica do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), coordenação estadual da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), além das parcerias da Prefeitura Municipal Ibimirim, Secretaria de Recursos Hídricos, DNOCS, Embrapa, UFRPE e Ministério do Meio Ambiente.
Instituto Agronômico de Pernambuco

Morre ex-presidente do Jockey, Gilson Allain

Faleceu na manhã da última terça-feira (07), aos 72 anos,  o ex-presidente do Jockey Club de Pernambuco, Gilson Allain Teixeira.  Os funerais aconteceram no Cemitério Morada da Paz. Titular do tradicional Stud Ganny, Gilson Allain Teixeira foi presidente do Jockey Club de Pernambuco entre os anos de 1989 e 1990. Em 1998, Gilson fez parte da junta administrativa que dirigiu o clube pelo período de dois anos. Gilson deixa três filhos: Gilsinho, Renata (com ele na foto) e Leonardo Teixeira, que exerceu a profissão de treinador no turfe pernambucano. 
Com informações do radialista Francisco Mendonça

Atestado dos Bombeiros pela JUCEPE

O atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros poderá ser obtido pelas empresas por meio do site da Junta Comercial de Pernambuco, na Internet. Para isso, a Jucepe e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE) estão dando início a um trabalho conjunto com o objetivo de interligar o CBMPE à Redesim, sistema coordenado pela Junta, que interliga os órgãos responsáveis pelo registro de comercial.
         A parceria entre as duas instituições, que vai facilitar a vida dos empresários de Pernambuco, foi acertada em reunião realizada entre a presidente da Jucepe, Terezinha Nunes, e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Manoel Francisco Cunha. No encontro ficou acertado que as equipes técnicas dos dois órgãos vão se reunir na próxima semana para iniciar o processo de integração dos Bombeiros à Redesim. A estimativa é de que todo o trabalho esteja concluído até o final do ano.
         Atualmente, embora a Junta esteja conseguindo abrir uma empresa em três dias, o empresário ainda tem que aguardar mais de um mês para ter em mãos o alvará de regularidade dos bombeiros. “Este é um gargalo que permanece apesar da Junta já ter conseguido integrar à Redesim vários municípios, a Receita Federal e a Secretaria da Fazenda, todos operando on line através do sistema de informática da Jucepe “ – afirmou Terezinha Nunes.
        Segundo ela, feita a adequação do Corpo de Bombeiros ao sistema, Pernambuco passará a ser o primeiro estado brasileiro a dar ao empresário o direito de obter a licença dos bombeiros no mínimo prazo possível – em até três dias.
       O coronel Dutra afirmou à presidente que os Bombeiros “tem todo interesse com a integração, pois isto vai permitir à corporação contar com o banco de dados da Jucepe, o mais completo do Estado no que se refere a empresas em funcionamento, além de ter documentos digitalizados e disponíveis para qualquer consulta de forma rápida”.