terça-feira, 22 de abril de 2025

Recife recebe espetáculo teatral “O Peru do Cão Coxo” no próximo sábado


Os amantes do teatro terão uma oportunidade imperdível no próximo sábado, dia 26 de abril. A peça “O Peru do Cão Coxo”, escrita pelo renomado autor Ariano Suassuna e dirigida por Charlon Cabral, será apresentada às 17 horas, na Academia Pernambucana de Letras, localizada na Avenida Rui Barbosa, 1596, no bairro das Graças, Recife - PE.  

Com entrada e estacionamento gratuitos, o evento busca democratizar o acesso à cultura, proporcionando uma experiência enriquecedora para o público pernambucano. Além disso, a apresentação contará com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade para pessoas surdas ou com deficiência auditiva.  

A iniciativa conta com apoio do Ministério da Cultura, Governo Federal Brasil, Governo de Pernambuco, Secretaria de Cultura e Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude de Limoeiro, evidenciando o compromisso das instituições com a valorização das artes cênicas.  

Com figurinos vibrantes e elenco talentoso, a peça promete arrancar risadas e provocar reflexões, seguindo a tradição do Movimento Armorial, criado por Ariano Suassuna, que valoriza a cultura popular nordestina.  

Para os que desejam mergulhar no universo irreverente e encantador de Suassuna, esta será uma excelente oportunidade.  

Em Gravatá, no Agreste, governadora Raquel Lyra inaugura a 196ª cozinha comunitária do Estado


Pernambuco chegou à marca de 196 cozinhas comunitárias do Programa Bom Prato, iniciativa do Governo do Estado que tem o compromisso de combater a insegurança alimentar e nutricional da população pernambucana. Nesta terça-feira (22), a governadora Raquel Lyra inaugurou a Cozinha Comunitária Dom Bosco, em Gravatá, no Agreste pernambucano, município que agora conta com dois espaços para fornecimento de refeições gratuitas. O novo equipamento vai servir 200 refeições diárias para pessoas em situação de vulnerabilidade da região, por meio da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS), e em parceria com a Prefeitura de Gravatá. A vice-governadora Priscila Krause também participou da solenidade.

"Eu estou muito feliz de estar aqui em Gravatá, no meu Agreste, para ajudar a matar a fome de quem tem. Hoje a gente inaugura a cozinha comunitária de número 196, a segunda de Gravatá. Estamos aqui para cuidar de gente, e o melhor de tudo é aquecer o coração das pessoas que não sabiam o que iam comer na próxima refeição. Aqui teremos 200 pessoas beneficiadas, que se somam a mais de 400 que já estão sendo servidas pela outra cozinha comunitária do município por meio do Programa Bom Prato”, celebrou a governadora Raquel Lyra, que conheceu as instalações da unidade, descerrou a placa de inauguração e conversou com funcionários e as famílias beneficiárias.

As cozinhas comunitárias são operadas pelas prefeituras municipais, com apoio técnico da Secretaria Executiva de Combate à Fome (SECOF/SAS). “No início deste governo a governadora criou o programa chamado Pernambuco Sem Fome, e o Bom Prato é um dos braços desse programa. O interesse do Bom Prato é espalhar, em parceria com os 184 municípios, cozinhas comunitárias que oferecem o mínimo de 200 refeições por dia. As pessoas são referenciadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), ou seja, são as mais vulneráveis de cada região que recebem essas comidas e todo o apoio técnico psicossocial”, destacou o secretário da SAS-PE, Carlos Braga.

Desde o início da gestão Raquel Lyra, o programa já distribuiu mais de 12,9 milhões de refeições em todo o Estado, consolidando-se como uma das principais políticas de segurança alimentar de Pernambuco.

A nova unidade em Gravatá homenageia João Bosco, conhecido como "Pai e Mestre da Juventude" por seu trabalho com crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. O espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, com distribuição de almoço às 12h, e conta com uma equipe composta por coordenador, nutricionista, cozinheira, auxiliar de cozinha, copeira e profissional de serviços gerais.

“Essa cozinha é uma verdadeira bênção e traz vida com qualidade. Quando você oferece uma alimentação nutritiva, a população que vive uma situação de carência alimentar vai encontrar um suporte para resgatar, ainda mais, sua dignidade, podendo viver a vida com qualidade e com respeito. E é esse o caminho que queremos continuar seguindo. Parabenizo a governadora Raquel Lyra por todo esse trabalho que vem sendo realizado pelo Estado inteiro”, ressaltou o prefeito de Gravatá, Padre Joselito.

Com essa inauguração, o Programa Bom Prato alcança a marca de 196 cozinhas comunitárias em operação em Pernambuco, sendo 141 delas implantadas durante a atual gestão. Cada unidade recebe R$ 50 mil de investimento inicial para estruturação e equipamentos e mais R$ 20 mil mensais de repasse via cofinanciamento estadual para custeio. “Essa estrutura vai beneficiar a mim e a todos da comunidade. Eu tenho quatro filhos e a cozinha vai ajudar adultos e crianças”, disse Lucicleide Maria, 33 anos, que também está cadastrada no Programa Mães de Pernambuco.

*CAMINHOS DA GESTÃO* - Na mesma solenidade, a governadora Raquel Lyra também assinou um acordo de cooperação técnica com a Prefeitura de Gravatá dentro do Programa Caminhos da Gestão, que visa promover a profissionalização da gestão municipal a partir da oferta de capacitação em diversas áreas da gestão pública para servidores municipais. O programa é coordenado pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag-PE) e pela Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco (Egape), vinculada à Secretaria de Administração, e realizado em parceria com a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).

“Nos colocamos como parte desse processo de transformação, de acompanhamento e apoio que está sendo dado pelo Governo do Estado às prefeituras. Nosso trabalho é ajudar a formar os servidores públicos das prefeituras. Daqui para a frente vai ser só alegria, e iremos conseguir formar cada vez mais servidores nos municípios”, pontuou Henrique Oliveira, diretor da Egape.

Participaram da solenidade o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede; e o prefeito de Passira, Severino Silvestre, além de diversas outras lideranças políticas da região.

Foto: Janaína Pepeu/Secom

Dia Mundial do Livro reforça o papel da leitura na formação dos jovens


O Dia Mundial do Livro é uma oportunidade para refletir sobre o impacto da leitura na vida das pessoas, especialmente dos jovens. Em uma era em que as telas dominam o tempo livre de crianças e adolescentes, resgatar o valor dos livros como fonte de conhecimento, criatividade e senso crítico se tornou um desafio e uma necessidade urgente. Diferente do consumo passivo de conteúdos nas redes sociais ou em vídeos curtos, a leitura estimula habilidades cognitivas profundas. Ao mergulhar em um livro, o jovem desenvolve concentração, vocabulário, empatia e raciocínio. 

Pensando nisso, o Colégio CBV tem desenvolvido ações para estimular os alunos à leitura desde cedo. Clubes de leitura, rodas de conversa, contação de histórias e projetos interdisciplinares são algumas das ações da disciplina de Oficina de Leitura para despertar o interesse dos alunos. “Antes, a leitura era apenas a dos livros selecionados pela escola para os alunos lerem como complemento curricular. Nas aulas, a gente faz atividades motivadoras de acordo com a faixa etária. Recebemos convidados, promovemos rodas de leitura. No sétimo ano, por exemplo, temos teatro de fantoche, teatro humano. Como consequência, a biblioteca receberá livros que serão escolhidos por eles”, destaca a professora Mariana Bezerra.

Para esta quarta-feira (23), o colégio CBV tem programação especial pelo Dia Mundial do Livro. Os alunos do 9º ano vão participar de uma reunião do clube do livro, para eles compartilharem as suas leituras de momento. “Com as turmas maiores, criamos um clube do livro. Além de ler, os alunos, nas rodas de conversa, compartilham livros que consideram indispensáveis”, pontua a professora.

Os livros levam os jovens a desenvolver habilidades e competências que vão além até mesmo das necessidades acadêmicas. A leitura promove leveza no aprendizado, fortalecendo a capacidade de interpretar, argumentar e criar. “O resgate de práticas como a leitura de livros físicos e a valorização de projetos pedagógicos centrados em interações reais, como temos feito no CBV, promovem uma compreensão mais profunda sobre o papel da leitura na formação integral, no desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, e na construção de crianças e jovens mais emocionalmente fortalecidos e empáticos”, afirma a diretora do Colégio CBV Juliana Ramos.

A diretora frisa que estimular a leitura é de suma importância para o período atual. Enquanto os livros elevam a capacidade cognitiva dos alunos, os dispositivos eletrônicos oferecem um conteúdo imediatista, onde sequer se assimila as informações, deixando toda a comunidade acadêmica em alerta. “É notória a expansão vertiginosa do uso e do impacto das redes sociais no cotidiano. Esse fenômeno tem despertado, especialmente entre educadores e cientistas do desenvolvimento humano, uma crescente preocupação com os efeitos do uso excessivo das telas na saúde mental de crianças e jovens”, salienta a profissional. 

Quando os livros estão ao alcance dos alunos, física e emocionalmente, eles se tornam mais acessíveis e desejados. Iniciativas como as do Colégio CBV estimulam a leitura com acolhimento e criatividade, mostrando aos alunos que os livros são grandes aliados no aprendizado e no desenvolvimento.

Vamos adoçar a vida? #AoVivoEemCores





 

Nhoque de batata e cogumelos #AoVivoEemCores


A noite dos sabores no Recife Restaurant Week. 
Tudo de bom!

 

CEO do Shopping Norte Janga, Dra. Cléia Alves, é homenageada no Dia Estadual Mulher Evidência na Câmara Municipal do Recife

Na Câmara Municipal do Recife, a CEO do Shopping Norte Janga, Dra. Cléia Alves, Selma Barbosa, Vera da Orla, Ana Lúcia Ferreira, Sueli Silva, Eliane Walkiria e Karla Barros


Na tarde desta terça-feira (22), a Câmara Municipal do Recife foi palco de uma solenidade especial em celebração ao *Dia Estadual Mulher Evidência*. A CEO da administração do Shopping Norte Janga, Dra. Cléia Alves, recebeu uma homenagem por sua atuação e contribuição ao Estado de Pernambuco.

O *Dia Estadual Mulher Evidência* foi instituído por meio de um projeto de lei de autoria do deputado federal Ossesio Silva (Republicanos). A data, comemorada oficialmente em 30 de abril, tem como principal objetivo reconhecer e valorizar o trabalho de mulheres pernambucanas cujas contribuições muitas vezes permanecem no anonimato.

Para a Dra. Cléia Alves, o reconhecimento público do papel das mulheres na sociedade é fundamental. "Todas as mulheres merecem ser valorizadas por suas ações, pois são elas que ajudam a transformar Pernambuco, o Brasil e o mundo", afirmou a executiva, destacando a presença feminina em diversos setores, como jurisprudência, jornalismo, esporte, música, dança, dramaturgia e movimentos sociais. "As mulheres se destacam e inspiram outras, promovendo um protagonismo que leva excelência e qualidade", completou.

A premiação *Mulher Evidência* foi criada em 2010 pela jornalista Cláudia Montes e, desde então, tornou-se um símbolo de reconhecimento para mulheres que deixam sua marca na sociedade. A solenidade na Câmara Municipal reforçou a importância da valorização feminina em diversas áreas e celebrou os talentos que fazem a diferença no estado.

Com informações e foto do jornalista Jesus Rondon 

Solo Brewing: muita beleza em um só lugar! #AoVivoEemCores


Video: Taciana Paranhos 



 

Costelinha com purê de abobrinha e feijão de Santarém... Hummmm #AoVivoEemCores




 

Hora de experimentar o Cogumelo Vegano #AoVivoEemCores


Spoiler: é uma explosão de sabores!

 

Brinde especial com gente especial #AoVivoEemCores


Ao lado de nossa social media Taciana Paranhos e do cantor e compositor Armando Fuentes!
Dentro do Recife Restaurant Week.

Detalhe: Fuentes está com um novo trabalho musical saindo do forno. 

 

Recife Restaurant Week: É só o começo! #AoVivoEemCores


Camarão crocante com purê de batata doce
ao molho de Maracujá!
Direto do Restaurante Solo Brewing.

O Recife Restaurant Week é um festival gastronômico que reúne diversos restaurantes da cidade, oferecendo menus especiais a preços acessíveis. Durante o evento, os estabelecimentos participantes criam pratos exclusivos, proporcionando uma experiência diferenciada aos clientes. É uma ótima oportunidade para explorar a culinária local e internacional em restaurantes renomados. Além de incentivar a gastronomia, o festival também promove ações sociais, destinando parte do valor arrecadado para instituições beneficentes. Este ano é a AACD!






 

No Recife, Secretários de Educação se reúnem em debate sobre a qualidade da educação municipal


Com o tema "Gestão municipal: caminhos da formação para qualidade da educação municipal", o 21º Fórum da Undime Pernambuco promete movimentar o cenário educacional do estado ao reunir 540 participantes e representantes de 149 municípios, nos dias 24 e 25 de abril. O evento, voltado aos Dirigentes Municipais de Educação e às equipes técnicas das Secretarias Municipais, contará com mesas de debates, minicursos e palestras de nomes de renome nacional, além da presença expressiva do Ministério da Educação.

"Esse é um momento de escuta, troca de experiências e formação continuada. É um espaço onde os gestores e técnicos das redes municipais poderão se atualizar sobre as políticas públicas e levar para seus municípios ideias e práticas que podem transformar a educação. O MEC está com a gente, em peso, reafirmando esse compromisso com a melhoria da educação básica", destacou Andreika Asseker, presidente da Undime Pernambuco e secretária de Educação de Igarassu.

Entre os palestrantes confirmados estão o psicoterapeuta e palestrante familiar Léo Fraiman; o professor da UFPE e Head de Pedagogia da Prof° Luciano Meira; o escritor e pesquisador Hugo Monteiro; e a professora Kátia Schweickard, atual secretária de Educação Básica do MEC. Os minicursos abordarão temas como BB Ágil, Educação Infantil, a nova Lei de Licitações e Gestão Pedagógica com foco em Alfabetização e Letramento.

Para a presidente, o encontro será um verdadeiro mergulho nos desafios e nas soluções para a construção de uma educação pública de qualidade em Pernambuco. “O que se espera do fórum é que os participantes saiam com uma visão ampla da educação pública, desde a alfabetização até o Fundeb, com uma programação que apresenta inovações na gestão educacional e orientações técnicas valiosas”, concluiu Andreika.

Foto: José Bonifácio Lira

Prefeitura de Serra Talhada fortalece ações para pessoas em situação de rua com reunião integrada


A Prefeitura de Serra Talhada, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, promoveu nesta terça-feira (22) uma reunião estratégica com representantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Polícia Militar, Guarda Municipal e Secretaria de Saúde, com o objetivo de alinhar ações voltadas à política de atendimento à população em situação de rua. O encontro destacou a importância do trabalho integrado entre os órgãos para garantir acolhimento e proteção social a esse público.

"É fundamental que unamos esforços e estabeleçamos fluxos de atuação entre todas as instituições envolvidas, para que possamos atender de forma mais eficaz e humana as pessoas em situação de vulnerabilidade. Estamos avançando na construção de uma política pública sólida e efetiva", destacou o secretário de Assistência Social e Cidadania, Márcio Oliveira.

A prefeita Márcia Conrado também reafirmou o compromisso da gestão com o tema e ressaltou o acompanhamento constante das ações desenvolvidas. “O cuidado com as pessoas deve ser prioridade em qualquer gestão. Tenho acompanhado de perto as ações voltadas às pessoas em situação de rua, inclusive avaliando a ampliação da atuação das equipes de abordagem social. Nosso compromisso é seguir fortalecendo as políticas públicas que promovam dignidade e cidadania para quem mais precisa”, afirmou a gestora.

Durante o mês de abril, a Prefeitura de Serra Talhada intensificou diversas ações voltadas às pessoas em situação de vulnerabilidade. Uma delas foi a conclusão da edição do programa Alimento para Todos, que distribuiu mais de 13 mil quilos de alimentos, beneficiando cerca de mil famílias. A campanha arrecadou cestas básicas e adquiriu peixes diretamente da agricultura familiar, promovendo não apenas a segurança alimentar, mas também o fortalecimento da economia rural local.

Foto: Secom Serra Talhada

Grand Petit Concert no Teatro Santa Isabel


O público francófilo de Pernambuco e os amantes da boa música têm um encontro marcado no dia 25 de abril, no Teatro de Santa Isabel, na apresentação do Grand Petit Concert, projeto musical que reúne artistas virtuosos da música popular brasileira para celebrar o Ano da França no Brasil. O repertório da noite faz uma conexão entre as duas culturas por meio da música. Sucessos franceses, famosos nas vozes de Edith Piaf, Zaz e Charles Trenet, entre outros, serão executados em ritmos brasileiros, como choro, xote, baião e samba, e músicas brasileiras de autores consagrados, como Vinicius de Moraes e Chico Buarque, cantadas em francês. Em única apresentação, o espetáculo tem entrada gratuita com ingressos retirados por meio da plataforma Guichê Web. A realização é da Aliança Francesa.

 O músico Betto do Bandolim assina a direção musical do Grand Petit Concert, que contou com a parceria de outro grande músico, Bozó 7 Cordas, que assina os arranjos, na formação do conjunto musical. “Escolhemos os instrumentos pelo timbre. O grave do violoncelo, o mediano do violão, a sanfona, mais aguda, que está muito presente na música francesa, o bandolim, com seu agudo extremo e a percussão, que dá o tom brasileiro”, destaca Betto. Formado especialmente para a ocasião, o conjunto é composto por Fabiano Menezes (violoncelo), Alex Sobreira (violão 7 cordas), Dan Duarte na percussão (pandeiro e Cajon), Chiló (acordeom) e o próprio Betto, no bandolim e no violão tenor. A cantora Kelly Rosa e o cantor Milton Raulino garantem o sotaque e o gingado brasileiro nos vocais.

 A ideia de celebrar a união das duas culturas por meio da música surgiu do desejo de um grupo de integrantes do conselho de administração da Aliança Francesa, entusiastas da música e da cultura francesa. O projeto tomou corpo a partir da iniciativa dos governos francês e brasileiro, que instituíram 2025 como o Ano da França no Brasil e o Ano do Brasil na França. A homenagem celebra os 200 anos das relações diplomáticas entre os países. “Dar uma nova roupagem ao repertório que escolhemos foi um trabalho artesanal feito com muito cuidado pelos mestres Betto do Bandolim e Bozó 7 Cordas. Juntar essa turma de talentosos músicos também coube a essa dupla. O resultado está incrível. Mas vou deixar que o público faça seu julgamento e se delicie com esse primor de concerto”, afirma Rúbia Campelo, da equipe curatorial do evento.

 Repertório - Os ensaios tiveram início em setembro. Músicos e cantores estão cada vez mais alinhados na missão de transformar a noite numa grande celebração da música dos dois países. O cantor Milton Raulino, também um francófilo declarado, leva sua experiência do teatro para o canto. “Gosto de interpretar a forma de cantar dos franceses. A música brasileira tem o molejo e a francesa é mais requintada. Deu uma liga gostosa”, brinca o cantor. Raulino divide os vocais com a cantora kelly Rosa, que tem muita familiaridade com a canção francesa. Em 2020, seu show La Rose, só com clássicos da música francesa, foi premiado no Festival Janeiro de Grandes Espetáculos, no Recife. No Grand Petit Concert, a dupla de cantores terá momentos solo e cantam em dueto o Samba da Benção, de Vinicius de Moraes, que na versão em francês tem o título de Samba Saravah.

 O acordeonista Chiló pontua que este é o seu primeiro contato mais próximo com a música francesa. “Os arranjos estão sofisticados, com muita dissonância. Nesse trabalho, especialmente, a dinâmica está sendo bem diferente, com ataques de acordes e melodia intercalados”, destaca. Já o percussionista Daniel Duarte, o Dan, está acostumado a dar um toque brasileiro à música francesa. “A percussão abrasileira a música francesa. Ela imprime o nosso suingue e sotaque à música francesa”, fala.

 No repertório do Grand Petit Concert, com 15 canções, algumas músicas são muito conhecidas do público, como os sucessos de Édith Piaf, as clássicas Non, je ne regrette rien e La vie en rose, e Que reste-t-il de nos amours? e Douce France, de Charles Trenet. Entre as brasileiras, cantadas em versões para o Francês, estão também La chanson d´Orphée (Manhã de Carnaval), de Luis Bonfá e Antonio Maria, Les eaux de mars (Àguas de março), de Tom Jobim, além de Mademoiselle, instrumental de autoria de Betto do Bandolim.

 O Grand Petit Concert tem a produção artística assinada pela Tudo Produções, de Toninho Rocha, patrocínio da Nagem e os apoios culturais da Senhora Torta Pâtisserie, Consulado da França, UNESCO/Recife Cidade da Música, Fundação de Cultura Cidade do Recife, Secretaria de Cultura do Recife, Prefeitura do Recife, Fundarpe, Secretaria de Cultura de Pernambuco e Governo de Pernambuco.

SERVIÇO: Grand Petit Concert
Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, 233 - Santo Antônio, Recife)
Dia: sexta-feira, 25 de abril
Hora: 20h
Classificação etária: Livre para todas as idades
Ingressos: gratuitos com retirada na plataforma Guichê Web.
Mais informações: @grandpetitconcert
Foto: Roberto Jaffier

Teresa Leitão defende redução da jornada de trabalho e enfatiza o impacto na vida das mulheres


“A disputa pela propriedade e forma de distribuição do tempo é uma bandeira histórica da classe trabalhadora”. Com essas palavras, a senadora Teresa Leitão (PT-PE) iniciou, em Plenário nesta terça-feira (22), um discurso em defesa da PEC 148/2015. A proposta do senador Paulo Paim prevê a redução progressiva da jornada de trabalho, de 44 horas para 36 horas por semana.

Petista e ex-sindicalista, Teresa Leitão apoia a PEC. Em seu discurso, enfatizou o impacto da escala atual na vida das mulheres. São seis dias de trabalho e apenas um para o descanso. “Esse único dia disponível costuma ser preenchido com tarefas acumuladas”, lembrou. O tempo para descanso, lazer e atividades sociais não é suficiente, o que prejudica a qualidade de vida.

A sobrecarga é ainda maior para mulheres que acumulam o trabalho remunerado e as tarefas domésticas não remuneradas, incluindo a assistência a familiares (crianças, pessoas idosas, doentes, pessoas com deficiência).

“Defender jornadas mais curtas e com distribuição mais justa do tempo de trabalho é criar espaço para o reconhecimento e redistribuição do trabalho de cuidados, hoje invisibilizado e desvalorizado pela sociedade. Essa mudança é necessária para que a mulheres possam exercer plenamente seus direitos à cidadania, à educação, à cultura, ao lazer - direitos que são constantemente sacrificados em nome da sobrevivência e da manutenção da família”, disse a senadora.

Grupo de oncologistas de Pernambuco lança canal digital sobre câncer com tema do acolhimento


Um grupo formado por oncologistas do Hospital Santa Joana, do Oncoagreste e de hospitais públicos do Recife como o Hospital Universitário Oswaldo Cruz, Hospital do Câncer e Hospital das Clínicas, lança oficialmente no dia 23 de abril (quarta-feira), às 19h, no Lounge do 5º andar do Moinho Recife, bairro do Recife, o Oncoweb – um novo canal digital dedicado à oncologia.

A proposta do Oncoweb é descentralizar o fluxo de informações em saúde, historicamente concentrado no eixo Sul-Sudeste, e oferecer conteúdo técnico, confiável e acessível para pacientes, profissionais da saúde e a população em geral.

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar cerca de 74 mil novos casos de câncer em 2025. Os tipos mais incidentes incluem câncer de pele não melanoma, mama, próstata, cólon e reto, pulmão e colo do útero. Esses números reforçam a importância de iniciativas que promovam o acesso à informação qualificada e à prevenção.

“Nós acreditamos que informação acessível e com qualidade técnica é uma ferramenta poderosa. Ela ajuda a população a entender a importância do cuidado precoce, a buscar tratamentos efetivos sem distorções e também a garantir qualidade de vida no pós-tratamento”, afirma a oncologista Cristiana Tavares, uma das fundadoras do grupo.

Diante do excesso de conteúdos nem sempre verificados disponíveis atualmente, o grupo sentiu a urgência de criar um espaço que reúna dados precisos, completos, baseados em evidências científicas e de fácil entendimento. O objetivo é auxiliar as pessoas a tomarem decisões informadas sobre sua saúde e seus tratamentos.

O projeto já pode ser acompanhado pelo Instagram, no perfil @grupooncoweb, onde serão publicados entrevistas, participações em eventos, vídeos com conteúdos educativos e atualizações sobre oncologia com foco na realidade do Nordeste e de outras regiões fora dos grandes centros.

*Serviço*:

Lançamento do Oncoweb
Data: 23 de abril (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Lounge do Moinho Recife, 5º andar, Rua de São Jorge, 240, bairro do Recife
Instagram, Youtube, Spotfy: @grupooncoweb

Crédito da foto: Carlos Vieira

Tiago Santineli faz show em Jaboatão

Orquestra Criança Cidadã faz concerto hoje e homenageia Papa Francisco

 

Foto: Augusto Cataldi/Ascom OCC

A Orquestra Sinfônica Jovem Criança Cidadã realiza o 1° Concerto Oficial da temporada de 2025 nesta terça-feira, 22 de abril, às 20h, no Teatro de Santa Isabel. A distribuição de ingressos ao público será realizada na bilheteria do teatro, com início uma hora antes do espetáculo.

O repertório, regido pelo maestro José Renato Accioly, contará com as peças de Jean Sibelius (1865–1957), Benjamin Britten (1913–1976), Ludwig van Beethoven (1770–1827), e Astor Piazolla (1921-1992). A regência ficará a cargo do maestro titular da Orquestra, José Renato Accioly, que comenta sobre as obras escolhidas:

“A primeira é uma peça bem diversificada, pois explora todos os naipes da orquestra — metais, madeiras, cordas e percussão — e ressalta o nacionalismo romântico do país à época. A segunda obra do repertório é a mais recente, escrita no século XX, e será executada apenas pelos instrumentistas de cordas. E, para encerrar, teremos o classicismo de Beethoven com a ‘Sinfonia nº 2’, uma peça muito importante para o desenvolvimento artístico-musical dos nossos instrumentistas.”


Homenagem ao Papa - A peça escolhida para homenagear o líder da Igreja Católica, que morreu no último dia 21, foi a "Oblivion'" de Astor Piazzolla. Ela já foi tocada pela orquestra, durante o evento 'Concertos pela Paz', em 4 de novembro de 2023, em frente ao próprio Francisco, no Vaticano, em 2023. Na ocasião, o evento "Concertos pela Paz"reuniu jovens músicos de países como Brasil, Itália, Ucrânia e Rússia.

O concerto foi realizado na Sala Paulo VI, onde o Papa Francisco (1936-2025) recebeu os músicos e os abençoou pessoalmente. O maestro José Renato Accioly descreveu o momento como uma experiência extraordinária e intensa, destacando que a apresentação refletia a mensagem de paz defendida pelo pontífice.

Agenda - A Orquestra Criança Cidadã já tem data marcada para a próxima apresentação: será o Concerto para a Comunidade, que acontecerá no dia 22 de maio de 2025, com a Orquestra Sinfônica Infantojuvenil. O calendário completo da Orquestra Criança Cidadã está disponível online, no site do projeto social: https://orquestracriancacidada.org.br/concertos. Um de seus principais parceiros é o Grupo Dislub Equador.

Sediada nas instalações do 7° Depósito de Suprimento do Exército Brasileiro, a Orquestra Criança Cidadã é um projeto realizado com incentivo do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e realização da Funarte, com patrocínio máster da CAIXA e do Governo Federal.

Foto: Instagram Oficial Orquestra Criança Cidadã

Agenda da Semana na Sala de Reboco

ALÔ, NAÇÃO FORROZEIRA.

SEGUE A AGENDA DE SHOWS DESTA SEMANA, NA SALA DE REBOCO.

As reservas de mesas (sem custos) e camarotes (R$70,00 o espaço físico) podem ser feitas, à partir da quarta-feira, pelo fone 99949-8687. Mas, atenção: as mesas só ficarão reservadas até às 22h (sextas-feiras e sábados) e até às 18h (nos domingos)! Após este horário, elas serão liberadas.

Nosso horário de funcionamento é:

sextas e sábados: das 21h às 04h da madrugada.
domingos: das 16h às 22h.

Nos domingos, temos promoções para mulheres e estudantes (apresentando a carteirinha) que chegarem até às 18h!

Simbora forrozar…

👇