quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Recife tem a menor taxa de desemprego da história

A Região Metropolitana do Recife (RMR) fechou o ano de 2011 com a menor taxa de desemprego da história. Segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada hoje (26) pelo IBGE, a capital pernambucana apresentou uma taxa de desocupação de 4,7% no mês de dezembro, o menor índice desde que o levantamento começou a ser realizado, em 2002. O índice é 2,2 pontos percentuais abaixo do registrado em dezembro de 2010.

O resultado do Grande Recife foi o terceiro menor entre as seis regiões metropolitanas pesquisadas, atrás apenas dos de Porto Alegre (3,1%) e Belo Horizonte (3,8%) e empatado com o de São Paulo (4,7%). Salvador (7,7%) e Rio de Janeiro (4,9%) registraram os maiores índices, segundo o IBGE.

“Considerando o desempenho histórico e o tamanho das economias de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, vemos que Pernambuco está gerando proporcionalmente bem mais empregos que os grandes estados do Sudeste”, compara o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo Júlio.

O secretário destaca ainda que os dados da pesquisa reforçam as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados esta semana, que apontam Pernambuco como o estado que mais criou oportunidades de emprego com carteira assinada no Nordeste e o Recife como a capital que apresentou o maior crescimento percentual do País na oferta de postos formais de trabalho (8,29%). “Os números refletem o bom momento vivido por Pernambuco e o esforço do Governo do Estado para que as oportunidades fiquem com os pernambucanos”, ressalta.

O levantamento do IBGE constatou ainda o crescimento da renda média anual do trabalhador durante o ano de 2011, que ficou em R$ 1.141,07 na Região Metropolitana do Recife. O valor supera em 2,3% a média registrada em 2010 e é o maior desde o início da série histórica, iniciada em 2003, o que mostra que o crescimento econômico além de gerar mais emprego está melhorando a remuneração paga aos pernambucanos.


Secretaria de Imprensa de Pernambuco

Morre o ministro aposentado do STF Djaci Falcão


O ministro aposentado do Superior Tribunal Federal (STF), Djaci Falcão, de 92 anos, faleceu na manhã desta quinta-feira (26), no Recife. O velório será realizado a partir das 13h, na sede do Tribunal Regional Federal (TRF), edifício que leva seu nome, no Bairro do Recife.

Djaci Alves Falcão nasceu na cidade de Monteiro, na Paraíba, mas fez sua vida jurídica em Pernambuco. Ele se formou pela Faculdade de Direito do Recife e serviu como juiz nas comarcas de Serrita, Triunfo, São Joaquim do Belmonte, Paulista e na capital pernambucana.

Em março de 1957, ascendeu ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), sendo eleito presidente do judiciário estadual em 1966. Em 1967, após nomeação, tomou posse do cargo de ministro do STF. Djaci também foi eleito presidente do STF em fevereiro de 1971, exercendo o cargo até fevereiro de 1973.

Segundo informações do Tribunal Regional Federal (TRF), o ministro aposentado morreu por causas naturais. O enterro acontece nesta sexta-feira (27), às 11h, no Cemitério de Santo Amaro, no centro do Recife.

Rádio Liberdade

Nota do Blog: Na foto, o Governador Eduardo Campos no velório do ministro aposentado do STF

Irah Caldeira e outras atrações na Sala de Reboco

QUINTA-FEIRA: SAMBA DE LATADA com JOSILDO SÁ e Convidados – Encerrando a 6ª temporada do Samba de Latada, Josildo Sá divide o palco com Beto Hortis, Nena Queiroga e Maestro Spock. Além de muito forró, xote, arrasta-pé e baião, Josildo e seus convidados vão encerrar a noite tocando e cantando alguns clássicos do carnaval, incluindo “Galo, Frevo e Folião”, interpretada por ele, que ganhou o concurso pra conduzir o desfile do Galo da Madrugada, neste ano que homenageia os 100 anos de Luiz Gonzaga

SEXTA-FEIRA: IRAH CALDEIRA – Com sete cd´s e um DVD lançados, a mineira Irah Caldeira já gravou e participou de show ao lado de Dominguinhos, Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Amazan e vários outros nomes do forró. Neste show, Irah vai interpretar músicas de Maciel Melo, Marinês, Acciolly Netto, Jackson do Pandeiro, Gonzagão e alguns sucessos de Pinduca, numa mistura de forró, carimbó e calango mineiro.

SÁBADO: JOÃOZINHO DO EXU – Conterrâneo de Luiz Gonzaga, o cantor e sanfoneiro Joãozinho do Exú fará um show cantando sucessos como “Meu Cenário”, “Filho do Dono”, “Sabiá”, “Baião”, “Filho do Dono” e “Tenho Sede”, entre vários outros sucessos de forrozeiros como Dominguinhos, Maciel, Flávio Leandro e Trio Nordestino.

Vergonha: Brasil cai mais de 40 posições em ranking de liberdade de imprensa, afirma ONG Repórteres Sem Fronteiras

O Brasil perdeu 41 posições no ranking da liberdade de imprensa 2011-2012 conforme classificação divulgada nesta quarta-feira (25) pela ONG Repórteres sem Fronteiras. O Brasil agora ocupa a 99ª colocação.

Somente no ano passado, foram registrados cinco assassinatos envolvendo jornalistas em todo o Brasil: um em Pernambuco, outro no Rio Grande do Norte, um no Amazonas e dois no Rio de Janeiro. Um deles envolvendo o cinegrafista da Band, Gelson Domingos Silva, durante uma cobertura de uma operação da Polícia no Rio de Janeiro.

Segundo a ONG, ainda não houve condenação dos envolvidos nos assassinatos. Na América do Sul, o Paraguai também teve uma queda acentuada de posições. Foram 26 postos a menos no ranking 2011-2012.

A Argentina manteve a mesma posição nos dois anos: 47ª. “Tanto no Norte e Nordeste brasileiros como nas regiões de fronteira paraguaias a corrupção local, as atividades do crime organizado e as agressões ambientais se assumem como temas perigosos quer para os jornalistas quer para os blogueiros”, informou o comunicado da ONG.

Ainda conforme a ONG, o número de mortes de jornalistas registrados no Brasil é comparável ao do Peru, que ficou na 115ª posição do ranking. No Equador, Bolívia e Venezuela, o principal problema enfrentado pela imprensa está ligado está ligado ao “difícil equilíbrio no pluralismo mediático”.

Portal IG

Notas da Polícia Militar de Pernambuco



Erradicados mais de 65 mil pés de maconha


Operação da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) resultou na erradicação de mais de 65 mil pés de maconha em várias fases de crescimento. A plantação da erva foi descoberta em terras da Fazenda Frio localizada na Zona Rural de Cabrobó, no Sertão do Estado. O flagrante aconteceu ontem (25) sendo ainda identificados os agricultores que cultivavam a plantação. José Filho de Morais e Jailson Morais Gomes abandonaram o local quando avistaram a chegada da polícia. O terreno tinha vários pés de maconha plantados em sacos de nylon e no local foram também apreendidos mais de dois quilos da erva prontos para consumo, que foram entregues à Polícia Civil responsável pela investigação do caso. Ao final, os PMs destruíram toda a plantação.


Adolescentes flagrados em motel


Cinco adolescentes foram flagrados em um motel de Caruaru na madrugada desta quinta-feira (26) e um homem foi preso em flagrante pelos policiais militares do 4º Batalhão por corrupção de menores. Os adolescentes entre 13 e 17 anos, sendo quatro mulheres e um homem, estavam na companhia de Joseildo Euan Nascimento Silva, de 19 anos, em um quarto de um motel existente no bairro de Indianópolis. O flagrante aconteceu após denúncias anônimas relatarem o que estava acontecendo no estabelecimento. Quando chegaram no local, os PMs constataram o fato e ainda flagraram as menores seminuas e o acusado consumindo drogas. Joseildo foi autuado e levado para a delegacia Regional de Caruaru.


Polícia Militar de Pernambuco