sexta-feira, 14 de junho de 2013

Itep contrata professores para ministrar cursos para catadores de materiais recicláveis‏

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), por meio da Unidade Gestora de Projetos de Recursos Sólidos (UGRS), lançou edital de seleção simplificada para contratação de dez docentes/instrutores para ministrarem capacitações para catadores de materiais recicláveis, técnicos e gestores de prefeituras, nos municípios de Ribeirão, Cortês, Amaraji, Primavera, Escada, Gameleira, Tamandaré, Sirinhaém, Rio Formoso, Garanhuns, Arcoverde e Serra Talhada, no âmbito do Projeto Recicla Pernambuco (Recicla PE). O projeto é executado pelo Itep e ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, contando com apoio financeiro da empresa PetroquímicaSuape. 
O edital n. 084/2013 está disponível no site do Itep (www.itep.br ), no ambiente Trabalhe Conosco. As inscrições podem ser feitas de hoje (12) até o dia 21 deste mês, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sede do Itep (Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos – CDRH), no Recife; no Centro Tecnológico Instituto de Laticínios do Agreste – CTLAT, em Garanhuns; e no Centro Tecnológico do Pajeú – CTP, em Serra Talhada.  
Estão sendo oferecias dez vagas para professores, a serem contratados por tempo determinado. Os cursos a serem oferecidos são: Cidadania, políticas públicas e história dos catadores de materiais recicláveis; “Associativismo, cooperativismo e economia solidária”; “Redes, mercado da reciclagem, parcerias, comércio e negociação”; “Gestão administrativa e financeira, contabilidade básica”; “Coleta seletiva de materiais recicláveis”; “Tipologia de materiais e processo de reciclagem”; “Gestão de resíduos sólidos”; “Inovação e Empreendedorismo”; “Higiene e segurança no trabalho” e “Noções básicas de informática e inclusão digital”. Os cursos terão 240 horas de aula, sendo 192 horas teóricas e 48 práticas. A remuneração será no valor de R$ 40,00 por cada hora de aula ministrada. 
Após análise curricular, os candidatos pré-selecionados passarão por avaliação didática, com entrevista e aula expositiva de duração de dez a 15 minutos. A primeira fase ocorrerá de 25 a 28 de junho. A avaliação didática acontecerá de 15 a 19 de julho. O resultado final será divulgado no dia 26 de julho.
Instituto de Tecnologia de Pernambuco

Secretaria Estadual da Mulher amplia serviços em todo o Estado

A Secretaria Estadual da Mulher vai fortalecer e ampliar a atuação no Interior do Estado. Para isso, alocou em seu quadro de pessoal, coordenadoras regionais que vão desenvolver as atividades da SecMulher nos municípios pernambucanos, desde a Região Metropolitana do Recife até o Sertão. 

Durante dois dias, estas novas profissionais passaram por um treinamento, durante a realização do 1º Seminário de Integração, onde receberam informações que vão nortear o trabalho, com temas que vão desde as noções da constituição geográfica estadual até as políticas públicas para as mulheres que estão em andamento.

“O objetivo foi uniformizar as informações, integrando-as ao restante das equipes da SecMulher.  Essas profissionais vem atender a necessidade da ampliação da atuação da Secretaria nos municípios interioranos, que estava concentrada em Recife”, explica a Secretária Cristina Buarque, que foi dar as boas vindas as coordenadoras regionais. 

Ela comenta ainda que com a contratação das profissionais será possível uma maior articulação com as 12 Regiões de Desenvolvimento - RDs para a promoção da política pública de gênero, além de facilitar o atendimento às demandas dos segmentos mais vulneráveis da população feminina, “principalmente aquelas mulheres que estão em situação de violência doméstica e familiar”.

Outro benefício é a redução dos custos de deslocamento das equipes sediadas em Recife. A implantação das coordenadorias também não exigirá bases físicas próprias, devendo funcionar em parceria com outras estruturas do Estado já disponíveis nas regiões.

Seminário - Para orientar as coordenadoras regionais sobre o papel diante dos municípios, representando a SecMulher em cada uma das RDs, foram programados seis Seminários de Integração. O primeiro deles foi realizado essa semana, onde as profissionais assistiram a palestras ministradas pela chefe de gabinete, Dóris Cavalcanti sobre “Igualdade de gênero e Classe Social” e pela coordenadora de formação de gênero,Ciani Neves, sobre “Dimensão Racial”, entre outras.

Está programada a realização de seminários nos meses de julho, agosto, novembro e dezembro, onde serão abordados temas especificos como : Violência de Gênero contra as Mulheres, Trabalho e Renda, Participação do Conselho de Gestoras da SecMulher, entre outros.
 
Secretaria da Mulher de Pernambuco

Fotógrafo ferido em manifestação pode ficar cego

  •  


O fotógrafo Sergio Silva, que cobria o quarto dia da manifestação contra o aumento das tarifas, na noite de quinta-feira (14), em São Paulo, foi atingido no olho esquerdo por uma bala de borracha. Ele seguia internado nesta manhã de sexta-feira (15) e corre risco de perder a visão, segundo a mulher. 

O hospital diz que estado de saúde ainda está sendo avaliado. Durante a manifestação, mais de 200 pessoas foram presas e várias ficaram feridas. Só a Santa Casa atendeu dez feridos, sendo a maioria deles com hematomas e escoriações.

A mulher de Sérgio, a jornalista Kátia Passos, contou que o fotógrafo tentava se proteger atrás de uma banca de jornal, na esquina da Consolação com a Rua Caio Prado, na região da Consolação. “Ele tentava se esconder atrás de uma banca de jornal. Ele fez uma foto e, quando foi se abaixar para ver como tinha ficado no painel de led, ele foi atingido”, disse.

Ele ficou desacordado e foi levado para o hospital Nove de Julho. Durante a madrugada desta sexta, para o hospital H.Olhos, onde passou ao longo do dia por novas avaliações.

O fotógrafo teve um trauma ocular, além de lesões oculares e fratura de órbita.  “A acuidade visual dele nesse momento é muita baixa. Ele corre um risco muito grande de ficar cego”, disse Kátia. No último boletim, porém, a equipe médica afirma que o paciente "será reavaliado e no momento não é possível afirmar o prognóstico visual.

Ao conversar com a mulher, Sergio, que é fotógrafo há quatro anos, contou que a polícia estava pouco tolerante com os manifestantes. “A polícia estava com uma postura agressiva. Não precisava haver vandalismo para esse tipo de agressão”, relatou Kátia.

O jornal 'Folha de S.Paulo' diz que teve 7 repórteres atingidos no protesto, entre eles Giuliana Vallone e Fábio Braga, que levaram tiros de bala de borracha no rosto. Um cinegrafista foi atingido com spray de pimenta no rosto por um policial.

Policiais
Segundo um balanço inicial da Polícia Militar, dez policiais ficaram feridos. Oito deles se machucaram no confronto ocorrido na esquina da Rua da Consolação com a Rua Maria Antônia.

Violência
O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, voltou a criticar nesta manhã violência dos protestos contra o aumento de tarifas no transporte público e reiterou que não pretende voltar atrás no reajuste. “A Prefeitura não pode se submeter ao jogo de tudo ou nada. Ou é do jeito que eles querem ou não tem conversa."
Ele também lembrou que, na manifestação de terça-feira, foram divulgadas cenas de policiais sendo agredidos. “Eu acredito que São Paulo convive muito bem com a democracia pacífica, com manifestações, protestos e contestações, mas não convive bem com a violência. Então quando há violência por parte dos manifestantes, como foi o caso do policial agredido, a população repudiou. Quando há abuso policial, também a população repudia”, disse.
Protesto
A manifestação começou por volta das 17h em frente ao Theatro Municipal, no Centro de São Paulo. Enquanto lojistas fechavam as portas para evitar depredação, a Polícia Militar prendia dezenas para averiguação.
O ato ocupou a Rua Xavier de Toledo, o Viaduto do Chá e seguiu pela Avenida Ipiranga. Ao menos duas pessoas foram presas na esquina das avenidas Ipiranga e São Luís por causa da depredação e pichação de um ônibus.
Os manifestantes, cerca de 5.000 segundo a PM, usavam máscaras e narizes de palhaço. “Não aguentamos mais sermos explorados”, dizia uma das faixas.
A Cavalaria da PM uniu-se ao Choque na Rua Maria Antônia, onde começaram os confrontos. A Universidade Mackenzie, que fica na esquina, fechou as portas.
Segundo o major da PM Lídio, o acordo era para que os manifestantes não subissem em direção à avenida Paulista, o que não foi cumprido. “Se não é para cumprir acordo, aguentem os resultados”, disse.
Mapa protestos SP 0h (Foto: Arte/G1)
Os manifestantes tentaram subir a Rua da Consolação, por volta das 19h15, e houve dispersão. Parte seguiu até a Avenida Paulista, que voltou a ser interditada por volta das 21h30. Uma parte do grupo fez barricada uma com objetos queimados na Rua Fernando de Albuquerque.
A polícia avançou com balas de borracha e gás lacrimogêneo sobre os manifestantes, que revidaram jogando pedras e garrafas em direção aos PMs.
Portal G1

Ônibus elétrico é testado no Recife

A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) investem em projeto de energia limpa e apresentam um ônibus elétrico híbrido, desenvolvido pela indústria brasileira, para ser utilizado como experiência piloto na programação do mês do meio ambiente
O evento de lançamento aconteceu ontem (13), na sede da PCR, com a presença do prefeito Geraldo Julio e do secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier. Participam, ainda, representantes das empresas parceiras – Baterias Mouras (fabricante do banco de baterias tracionárias), Mercedes (fabricante do motor gerador veicular), Weg (fabricante do motor elétrico) e Electra (desenvolvedora da tecnologia híbrida série).
Durante este mês o veículo fará atendimento especial ao público da Copa das Confederações, nos dias 16, 19 e 23. Nos demais dias percorrerá linhas de circulação tradicional do Recife, fazendo trajeto da Zona Sul a Zona Norte da cidade. O objetivo é fazer um teste real sobre as possibilidades da nova tecnologia de baixa emissão de carbono. O veículo, equipado com ar condicionado, tem capacidade para 28 passageiros sentados. A iniciativa faz parte do programa de mobilidade sustentável de Pernambuco que a Semas vem desenvolvendo em parceria com a secretaria das Cidades, secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos e Prefeitura da Cidade do Recife.
Para o secretário Sérgio Xavier, as doenças provocadas pela poluição do ar nas grandes cidades e as catástrofes naturais, cada vez mais frequentes com as mudanças climáticas, mostram a necessidade de uma política verdadeiramente focada na redução das emissões poluentes. “Por isso é que apresentamos essa iniciativa visando melhorar a qualidade de vida da população e tornar as nossas cidades exemplo de mobilidade aliada à sustentabilidade”, ressalta Xavier.
Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco

Manifestantes encurralam equipe da TV Globo e hostilizam repórter da Veja no Rio

Uma equipe da TV Globo foi encurralada por manifestantes por volta das 19 horas desta quinta-feira, no protesto contra o aumento das passagens de ônibus na capital carioca – a tarifa foi de 2,75 para 2,95 reais. 
A manifestação, que reúne algumas centenas de pessoas em marcha pela Avenida Rio Branco – a principal do centro do Rio – seguiu tranquila na maior parte do tempo. Nesse momento, no entanto, um grupo de jovens decidiu se insurgir contra cinegrafista e repórter, que documentavam o ato. Uma parte dos manifestantes iniciou – e foi acompanhada – de xingamentos como “ei, Globo, vai tomar no c...”
A repórter Pamela Oliveira, da Veja, também foi hostilizada. Um dos manifestantes se aproximou e perguntou para qual veículo a jornalista estava trabalhando. Ao saber que se tratava da Veja começaram os insultos.
A atitude expõe a visão que uma parcela dos manifestantes tem do que é liberdade de expressão: para eles, só é livre para se expressar quem fala a favor, ainda que, nesse caso, os jornalistas se limitassem a apenas observar.
Revista Veja

Neste domingo, fisioterapeutas fiscalizam caminhada no Parque da Jaqueira

Entre muitos benefícios, caminhar melhora a circulação e combate a osteoporose. Mas é preciso seguir algumas orientações, para que esse hábito não seja prejudicial à saúde. Neste domingo (16/06), a partir das 9h, a equipe da Seven Fisioterapia fará uma ação exclusiva na Academia da Cidade, que fica no Parque da Jaqueira, Zona Norte do Recife. A clínica vai distribuir uma cartilha com dicas para manter uma caminhada livre de problemas. Além disso, quem estiver no local vai participar de uma aula de Pilates e alongamento, sem restrição de idade. 
A fisioterapeuta Denize Aragão, que juntamente com o sócio Thiago Freire comanda à Seven Fisioterapia, explica que preocupação surgiu após alguns clientes chegarem à clínica com lesões. De acordo com a profissional, as lesões na coluna são as mais comuns. “Muitas delas são causadas pela falta de orientação. Por isso, a importância de consultar um profissional”, comentou. 
Denize adianta que o alongamento prévio, que tem o objetivo de aquecer a musculatura, pode e deve minimizar o desconforto. Em relação à postura, é importante manter a cabeça na altura dos ombros, contraindo o abdome e alternando entre os pés e os braços. O calçado também deve ser observado, pois pode prejudicar o exercício.

Polícia Civil apresenta resultado da operação Código Averso

A Delegacia de Crimes Contra a Administração e Serviços Públicos (DECASP) apresentou o balanço da Operação Código Averso desencadeada na manhã desta quarta-feira (12). Participaram da ação 30 policiais civis.
A operação visou o cumprimento de três mandados de busca e apreensão originados do inquérito policial que apura a inserção de dados falsos no sistema de informação do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN). Além de possível apropriação de dinheiro que deveria ter sido utilizado para pagamento de Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e placa especial, por ocasião do emplacamento de veículos novos, envolvendo um esquema montado por despachantes.
A busca e apreensão foi realizada no Sindicato dos Despachantes Documentalistas do Estado de Pernambuco e escritórios de despachantes. Foram apreendidos computadores e acessórios de informática.
Polícia Civil de Pernambuco