sexta-feira, 14 de junho de 2013

Secretaria Estadual da Mulher amplia serviços em todo o Estado

A Secretaria Estadual da Mulher vai fortalecer e ampliar a atuação no Interior do Estado. Para isso, alocou em seu quadro de pessoal, coordenadoras regionais que vão desenvolver as atividades da SecMulher nos municípios pernambucanos, desde a Região Metropolitana do Recife até o Sertão. 

Durante dois dias, estas novas profissionais passaram por um treinamento, durante a realização do 1º Seminário de Integração, onde receberam informações que vão nortear o trabalho, com temas que vão desde as noções da constituição geográfica estadual até as políticas públicas para as mulheres que estão em andamento.

“O objetivo foi uniformizar as informações, integrando-as ao restante das equipes da SecMulher.  Essas profissionais vem atender a necessidade da ampliação da atuação da Secretaria nos municípios interioranos, que estava concentrada em Recife”, explica a Secretária Cristina Buarque, que foi dar as boas vindas as coordenadoras regionais. 

Ela comenta ainda que com a contratação das profissionais será possível uma maior articulação com as 12 Regiões de Desenvolvimento - RDs para a promoção da política pública de gênero, além de facilitar o atendimento às demandas dos segmentos mais vulneráveis da população feminina, “principalmente aquelas mulheres que estão em situação de violência doméstica e familiar”.

Outro benefício é a redução dos custos de deslocamento das equipes sediadas em Recife. A implantação das coordenadorias também não exigirá bases físicas próprias, devendo funcionar em parceria com outras estruturas do Estado já disponíveis nas regiões.

Seminário - Para orientar as coordenadoras regionais sobre o papel diante dos municípios, representando a SecMulher em cada uma das RDs, foram programados seis Seminários de Integração. O primeiro deles foi realizado essa semana, onde as profissionais assistiram a palestras ministradas pela chefe de gabinete, Dóris Cavalcanti sobre “Igualdade de gênero e Classe Social” e pela coordenadora de formação de gênero,Ciani Neves, sobre “Dimensão Racial”, entre outras.

Está programada a realização de seminários nos meses de julho, agosto, novembro e dezembro, onde serão abordados temas especificos como : Violência de Gênero contra as Mulheres, Trabalho e Renda, Participação do Conselho de Gestoras da SecMulher, entre outros.
 
Secretaria da Mulher de Pernambuco