sexta-feira, 7 de julho de 2017

Pré-candidata ao governo de Pernambuco, Marília Arraes busca apoio de Lula

Visando ganhar musculatura para uma eventual candidatura ao Governo de Pernambuco nas próximas eleições, a vereadora do PT do Recife Marília Arraes se encontrou no início desta semana com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Paulo, para discutir os cenários políticos em Pernambuco e no país. Marília teria defendido a necessidade de uma candidatura própria em Pernambuco nas eleições de 2018 aliada aos partidos do campo de esquerda. Apesar de oficialmente não se ter definido se ela será a candidata do PT em Pernambuco, o senador Humberto Costa (PT-PE), que acompanhou o encontro postou em sua rede social que "foi uma conversa muuuuuito animadora".

O lançamento de uma candidatura própria foi definida no Congresso Estadual do PT, Marília, que se filiou recentemente ao partido, é tida como um dos nomes mais fortes até em razão do seu parentesco com o falecido ex-governador Miguel Arraes, de quem é neta. Outros nomes cotados para disputar a eleição estadual são o do ex-prefeito do Recife João Paulo, o atual presidente da CUT no Estado, Carlos Veras, e a deputada estadual Teresa Leitão.

O presidente do PT pernambucano, Bruno Ribeiro, destacou á imprensa que o momento não é de definir nomes, mas de construir um projeto do partido para o Estado. "Tanto Humberto, quanto Marília sabem que há ritos e procedimentos a serem seguidos dentro do PT", disse Ribeiro ao Jornal do Commercio.

Portal Brasil 247

Inscrições para o Fies no segundo semestre começam dia 25 de julho

Os alunos que quiserem financiar a mensalidade em universidades privadas por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) deverão se inscrever entre os dias 25 e 28 de julho, pela página eletrônica do programa. No segundo semestre deste ano serão oferecidas 75 mil novas vagas. A portaria que normatiza o processo seletivo foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (7).

Os estudantes poderão consultar as vagas a partir do dia 24 de julho, quando será publicado o edital do processo seletivo. O resultado dos candidatos pré-selecionados para o segundo semestre de 2017 e a abertura da lista de espera estão previstos para 31 de julho.

Apesar das mudanças anunciadas ontem pelo governo no Fies para 2018, neste semestre continuam valendo as regras atuais. Poderão participar da seleção os candidatos que tenham participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010 e obtido nota igual ou superior a 450 pontos, além de não ter zerado a redação. Também é necessário comprovar renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

As mantenedoras de instituições de educação superior interessadas em participar do processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2017 deverão assinar o termo de participação até o dia 14 de julho. No documento deverá constar a proposta de oferta de vagas.

Agência Brasil

Viaturas novas do Ibama são incendiadas em área de conflitos no Pará

Dois caminhões-cegonhas que transportavam 16 viaturas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foram alvo de uma emboscada entre Altamira e Novo Progresso, no sudoeste do Pará, perto da Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim.

Segundo a Superintendência do Ibama no estado, cada caminhão-cegonha transportava oito veículos alugados para substituir parte da frota em uso. Nesta madrugada, ao parar em um posto de combustível da BR-163, próximo do distrito de Castelo de Sonhos, em Altamira, os caminhões foram atacados por pessoas ainda não identificadas.

O grupo pôs fogo em um dos caminhões, destruindo oito das viaturas, todas identificadas com a logomarca do Ibama. A ação policial impediu que o grupo ateasse fogo no segundo caminhão-cegonha.

Criada em 2006, a Flona do Jamanxim tem 1,3 milhão de hectares (cada hectare corresponde às medidas aproximadas de um campo de futebol oficial). De acordo com o Ibama, a Flona integra a região mais crítica do desmatamento na Amazônia, em parte pela proximidade da BR-163. Há tempos a região é palco de conflitos entre madeireiros, garimpeiros, índios, ambientalistas e agentes do Estado.

Em junho do ano passado, o 1º sargento João Luiz de Maria Pereira, do Grupamento Tático Operacional do Comando Regional da Polícia Militar de Itaituba (PA), morreu após ser baleado no pescoço e no ombro, em uma emboscada. O sargento participava de uma operação (Onda Verde) de combate ao desmatamento ilegal na floresta nacional, na qual foi destruído um acampamento ilegal de madeireiros dentro da unidade de conservação. Na véspera, agentes do Ibama e policiais militares tinham apreendido um trator, um caminhão e várias motosserras. Na ocasião, a presidente do Ibama, Suely Araújo, disse que o assassinato na Flona do Jamanxim era resultado da ação do crime organizado no eixo da BR-163.

Em junho, diante da mobilização de setores da opinião pública, o presidente Michel Temer voltou atrás na proposta de alterar os limites da Floresta Nacional do Jamanxim, vetando integralmente a Medida Provisória (MP) 756/16. Enviado ao Congresso Nacional pelo Poder Executivo, o texto foi modificado pelos parlamentares, causando a reação contrária de ambientalistas. Segundo o texto final aprovado no Congresso, parte da Flona seria desmembrada para a criação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Jamanxim. As críticas à iniciativa devem-se ao fato de as regras das APAs serem menos rigorosas que as das florestas nacionais. Nessas florestas, permite-se apenas a presença de populações tradicionais e todas as demais áreas particulares devem ser desapropriadas. As APAs admitem maior grau de ocupação humana e a existência de área privada.

Desde que o presidente vetou a MP 756/16, a rodovia BR-163 tem sido palco de manifestações de produtores rurais que pedem a redução da área da Floresta Nacional de Jamanxim.


Agência Brasil

Maia já estaria articulando ministério de "seu" governo; ele garante lealdade a Temer

Sucessor imediato ao comando do país em caso de afastamento do presidente Michel Temer, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu nesta sexta-feira em mensagens no Twitter que é preciso ter "muita tranquilidade e prudência" no momento, e defendeu que se deve avançar na agenda de reformas no país.

"Precisamos ter muita tranquilidade e prudência neste momento. Em vez de potencializar, precisamos ajudar o Brasil a sair da crise", disse o deputado na rede social.

Maia acrescentou que tem de ser estabelecida "o mais rápido possível" a agenda da Câmara. "Não podemos estar satisfeitos apenas com a reforma trabalhista. Temos Previdência, Tributária e mudanças na legislação de segurança pública", afirmou.

Embora venha evitando falar publicamente da denúncia que tramita na Câmara contra Temer, o presidente da Casa tem se movimentado sutilmente nos bastidores como fiador da agenda reformista.

Temer será afastado do cargo se a Câmara autorizar que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue a acusação criminal contra ele pelo crime de corrupção passiva e a maioria dos ministros da Corte aceitar a denúncia.

Maia, que cumpre agenda oficial na Argentina desde quinta até sábado, recebeu esta semana um importante apoio público. O presidente interino do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), disse que o deputado tem todas as condições para levar o país a uma mínima estabilidade até 2018 e afirmou --sem citar o governo Temer-- que o Brasil está chegando a uma ingovernabilidade.

No caso de afastamento de Temer, o presidente da Câmara assumiria o comando do país por até 180 dias, prazo para o Supremo julgar o peemedebista. Temer retornaria ao comando do país se o STF não o concluísse o julgamento até lá.

Se Temer for condenado e afastado em definitivo, Maia teria 30 dias para conduzir o processo de uma eleição indireta -- na qual ele próprio poderia ser candidato para o mandato-tampão até o final de 2018.

Lealdade - Maia disse nesta sexta-feira (7) que será sempre "leal e correto" com o presidente da República, Michel Temer.

Diante da crise política, integrantes de um dos principais partidos da base, o PSDB, vêm dando sinais de que querem desembarcar do governo. Na quinta-feira (6), o presidente interino da sigla, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), disse que Maia é um nome que poderia unir os partidos e dar governabilidade ao país.


Para Maia, que foi questionado sobre o tema por jornalistas na Argentina, o momento é de "responsabilidade com a democracia e com o futuro do Brasil".


"Eu aprendi em casa a ser leal, a ser correto, e serei com o presidente Michel Temer sempre", afirmou o presidente da Câmara.


Maia disse ainda que, desde a deflagração da crise com as denúncias da delação da JBS, manifestou ao DEM que o partido, em caso de agravamento da situação de Temer, deveria ser o último a desembarcar do governo.


"Eu disse ao presidente do meu partido no primeiro dia da crise que, se tivesse que acontecer alguma coisa, o DEM deveria ser o último a desembarcar do governo. Então nós vamos aguardar, vamos manter a nossa posição de apoio ao governo", completou.


Maia também comentou a repercussão em torno de mensagens publicadas no Twitter dele nesta sexta. Os textos diziam que o país passa por um momento que pede prudência e também defendiam a aprovação de reformas propostas pelo governo. Segundo Maia, as postagens na rede social geraram " interpretações que não fazem nenhum sentido".


Na posição que eu estou hoje, qualquer movimento que eu faça é interpretado. Hoje minha assessoria pegou a entrevista que eu dei a vocês ontem e colocou no Twitter. Já veio [questionamento] 'por que você colocou no Twitter?' Não tem nada de mais, saiu em todos os meios de comunicação, não tem nenhuma novidade. Mas já começam interpretações que não fazem nenhum sentido", afirmou Maia.




Portais Brasil 247, G1 e Agência Reuters

Bebê baleado na barriga da mãe no Rio respira sem ajuda de aparelhos

Apesar de grave, é estável o quadro de saúde do bebê Arthur, que foi atingido por um tiro ainda dentro da barriga da mãe, Claudineia dos Santos Melo, na sexta-feira passada (30). O parto de emergência foi feito no Hospital Municipal Dr. Moacyr do Carmo, em Duque de Caxias, na região metropolitana do Rio, onde Claudineia teve alta ontem (6).

Segundo os médicos do Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, unidade de referência na região, a evolução do quadro de saúde do bebê é boa. Ele respira sozinho, sem ajuda de aparelhos. Arthur foi levado ainda na sexta-feira para o hospital. O coordenador médico da UTI Neonatal do hospital, Eduardo de Macedo Soares, destacou que a atuação da equipe no hospital municipal Dr. Moacyr do Carmo foi importante para estabilizar o menino, para que ele pudesse ser transferido.

Soares ressalta que Arthur continua internado na UTI Neonatal e está com quadro de paraplegia, mas as chances de recuperação são boas. “Existe esperança, porque no bebê existe uma coisa que a gente chama de neuroplasticidade, o bebê pode sim regenerar algumas áreas [neurológicas] e voltar [a movimentar as pernas], mas é muito cedo para qualquer prognóstico. É um quadro clínico grave, ele respira por conta própria, porém ainda precisa de um suporte mínimo ventilatório. É um bebê [em situação] grave, mas já está fazendo dieta, já foi para o colo da mãe, então está progredindo como a gente espera”.

De acordo com o coordenador médico da neurocirurgia, Vinícius Mansur Zogbi, o bebê passou por uma cirurgia para descompressão da medula na terça-feira (4), após fazer uma ressonância nuclear magnética. “A cirurgia foi muito satisfatória, o exame de imagem não mostrou rompimento da medula, o que também vimos na cirurgia. Tinha muito edema e contusão. Isso foi muito bom, a cirurgia foi bem feita, bem sucedida. Mas qualquer prognóstico agora é muito precoce para a gente falar, tem que esperar um pouco. A pior das situações é que ele não volte a mexer as pernas”.

Zogbi destaca que também não houve lesão no cérebro. “Quando o projétil pegou no crânio, ele teve um traumatismo craniano, mas não teve nada intracerebral, foi um hematoma subdural, entre o osso e o cérebro, então é um prognóstico muito melhor do que se fosse alguma coisa intracerebral, ele vai recuperar. O projétil passou de raspão no crânio, lacerou a orelha, entrou no ombro direito, fraturou a clavícula, entrou no tórax, fez a explosão da terceira vértebra, fraturou a quarta, cruzou para o pulmão esquerdo e saiu pelo lado esquerdo”.

Os dois médicos concederam entrevista à imprensa na manhã de hoje (7), ao lado do secretário estadual de Saúde, Luiz Antonio Teixeira Jr. O secretário agradeceu o empenho dos profissionais e disse que a família terá todo o suporte da rede pública para o desenvolvimento de Arthur.

“Ele está tendo um excelente tratamento, a rede do Rio de Janeiro tem essa excelência. A gente vive numa verdadeira guerra urbana, esse ano já atendemos mais de 650 pessoas baleadas nos nossos hospitais e nossas equipes são preparadas para essa situação. Quero parabenizar os profissionais. Quando houver a necessidade de reabilitação, a gente vai tentar que essa criança seja referenciada tanto na Rede Sarah quanto na ABBR [Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação], que são equipamentos públicos, filantrópicos”.

Agência Brasil

Cunha Lima: "O Governo Caiu"

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), em conversa com investidores ontem, disse que, se depender do processo na Câmara, “dentro de 15 dias o país terá um novo presidente”.

Para o tucano, a “instabilidade aumentou” com a prisão de Geddel Vieira Lima, o avanço da delação de Eduardo Cunha e a escolha de Sergio Zveiter (PMDB-RJ) como relator da denúncia na CCJ. Evidenciando que uma ala do tucanato rifou Michel Temer, afirmou que “o governo caiu”.

Cássio Cunha Lima disse que, se Temer continuar no Planalto, as propostas não passarão. O senador ainda enfatizou que Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, já teria dado sinais de que não mexerá na equipe econômica se assumir o governo. “Maia deverá apresentar mais estabilidade.”

Cada vez mais evidente, a disposição dos tucanos em abandonar o governo Temer ainda esbarra em ala diminuta do partido que defende a manutenção do apoio ao peemedebista.

O grupo que vem perdendo força defende que a decisão sobre o rumo do partido seja tomada por um colegiado seleto: os seis governadores, o prefeito de São Paulo, João Doria, os líderes no Congresso, o presidente interino, Tasso Jereissatti, e o licenciado, Aécio Neves. FHC seria ouvido.

As informações são da coluna Painel da Folha de S.Paulo.

Portal Brasil 247


Acordos no âmbito da Lava Jato restituem cerca de R$ 1 bi aos cofres públicos

Nas últimas duas semanas os acordos de leniência e de colaboração firmados no âmbito da Operação Lava Jato restituíram aos cofres públicos quase R$ 1 bilhão. De acordo com Ministério Público Federal (MPF), entre os dias 26 de junho e quinta-feira (6), o empresário Marcelo Odebrecht e as empresas Braskem e Andrade Gutierrez devolveram aos cofres públicos R$ 903,9 milhões em cumprimento às obrigações assumidas nos acordos feitos com o MPF.

“A expressiva e inédita quantia de quase R$ 1 bilhão efetivamente recuperada em dez dias revela que essa técnica especial de investigação também permite, em tempo recorde, o adiantamento do ressarcimento de prejuízos causados aos cofres públicos”, disse, em nota, a Procuradoria da República no Paraná.

Segundo o MPF, no dia 26 de junho, o ex-presidente da construtora Norberto Odebrecht Marcelo Odebrecht depositou judicialmente, à vista, R$ 73.399.314,07. O montante refere-se ao total da multa que foi atribuída ao executivo em decorrência do acordo de colaboração, que corresponde a 70% dos rendimentos auferidos por ele no período em que participou atos criminosos, limitado a dez anos.

Ainda segundo o MPF, Marcelo Odebrecht comprometeu-se a renunciar e perder todos os valores que recebeu de forma ilícita no exterior, a partir do Setor de Operações Estruturadas, que ficou conhecido como departamento da propina ou por intermédio de operações financeiras ilícitas.

A destinação do valor da multa paga por Marcelo Odebrecht será definida pelo juízo de homologação, no caso pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Já a Braskem, braço da Odebrecht que atua no ramo petroquímico, efetuou quinta-feira (6) o depósito de R$ 736.444.544,59, referente à parcela inicial do montante de R$ 3.131.434.851,37, estabelecido no acordo de leniência firmado em dezembro do ano passado com a força-tarefa da Lava Jato, em Curitiba. O restante será pago parceladamente nos próximos seis anos.

Em nota, o MPF informou que vai propor à Justiça que 97,5% dos valores pagos pela Braskem sejam destinados, a título de ressarcimento de danos materiais e imateriais, a órgãos públicos, empresas públicas, fundações públicas e sociedades de economia mista, inclusive à Petrobras; 1,5% do total, a título de perda de valores relacionados à prática dos crimes previstos na Lei da Lavagem de Dinheiro; 1% do total a título de multa prevista na Lei de Improbidade, que também será destinado às vítimas.

A construtora Andrade Gutierrez, por sua vez, depositou R$ 94.058.802,91, no último dia 3 de julho. Conforme a força-tarefa da Lava Jato, o valor refere-se à segunda parcela do compromisso firmado pela empresa com o MPF em acordo de leniência. No acordo, a empresa comprometeu-se a pagar o valor total de R$ 1 bilhão em decorrência dos crimes e atos de improbidade administrativa praticados.

Anteriormente, a Andrade Gutierrez já havia depositado o valor de R$ 83.333.333,33, referente à primeira parcela do acordo. “Com o depósito da segunda parcela a empresa já ressarciu aos cofres públicos o montante de R$ 177.392.136,24. Os valores encontram-se depositados em juízo e serão destinados, em sua maior parte, aos entes públicos lesados pelos esquemas de corrupção e fraude à licitação identificados na operação Lava Jato”, informa a nota do MPF.

Agência Brasil

Dois diretores do BNDES pedem demissão

Os diretores do BNDES Vinícius Carrasco, da área Planejamento e Pesquisa, e Cláudio Coutinho, da área de Crédito, Financeira e Internacional, pediram demissão na manhã desta sexta-feira. A decisão foi tomada após entrevista do presidente do banco, Paulo Rabello de Castro, ao jornal O Estado de S. Paulo, publicada hoje. Na entrevista, Paulo Rabello critica a Taxa de Longo Prazo (TLP), que passaria a ser usada em empréstimos do banco de fomento a partir de 2018, com objetivo de reduzir o crédito subsidiado às empresas.

Carrasco e Coutinho, que haviam sido convidados pela ex-presidente do BNDES Maria Silvia, participaram ativamente da construção da fórmula da TLP. Para que ela passe a vigorar, é necessário aprovar no Congresso a Medida Provisória 777, que trata do assunto. O relator da MP, o deputado Betinho Gomes (PSDB-PE), defende uma versão da taxa que não “aniquile” o setor produtivo e sinaliza com mudanças.

Na entrevista concedida ao Estado de S. Paulo, Paulo Rabello dá a entender que a fórmula pode ser revisada. Ele afirma que “num momento muito agudo (de alta desses juros), um projeto de longo prazo pode não resistir financeiramente à TLP”. Na sua avaliação a Taxa de Juro de Longo Prazo (TJLP), que é usada hoje em boa parte de em financiamentos do BNDES dá mais previsibilidade aos empresários.

— Soubemos da opinião do Paulo Rabello de Castro (sobre a TLP) pelo jornal. Ele nunca conversou com a gente sobre o assunto. Diante disso, pedi demissão. Eu acredito nesse projeto (da TLP) e avalio que minha missão no banco foi cumprida — afirmou ao GLOBO Vinícuis Carrasco.

O ex-diretor contou que pediria sua demissão em algum momento, já que fora convidado por Maria Silvia. Mas frisou que a divergência com Paulo Rabello sobre a TLP acelerou a decisão. Ainda mais por ter conhecido a posição do presidente do banco pela mídia.

— O país tem que virar a página do crédito subsidiado. A MP 777 é fundamental. É um projeto que foi amplamante debatido pela Fazenda, pelo Planejamento, pelo Banco Central e pelo BNDES — disse Coutinho. — Aqui no BNDE, eu e Carrasco estávamos à frente dessas discussões. Paulo Rabello vinha mantendo a política da gestão passada. Diante dessa posição (sobre a TLP), me sinto na desobrigação de permanecer no banco.

Jornal Extra (Rio)

Hospital Pelópidas Silveira abre inscrição para 36 vagas de estágio no Recife

Estão abertas até sexta-feira (21) as inscrições para a Seleção de Estágio Acadêmico Multidisciplinar 2017 do Hospital Pelópidas Silveira (HPS), localizado no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife. Há, ao todo, 36 vagas para contratação a partir de outubro deste ano, no caso da primeira entrada. As vagas são para estudantes de graduação nas áreas de medicina, enfermagem, fisioterapia, nutrição e jornalismo.

O edital do processo seletivo pode ser acessado no site da instituição. Para se inscrever, os candidatos devem entregar, na Escolaridade do HPS, no quilômetro 6 da BR-232, no Curado, a ficha de inscrição devidamente preenchida, disponibilizada no portal da unidade. É cobrada uma taxa de inscrição de R$ 120, que deve ser paga por meio de depósito bancário.

Também devem ser entregues o histórico escolar atualizado, oficializado pela instituição de ensino, além de duas fotos 3x4. O estágio tem duração de um ano, com início previsto para outubro deste ano. Os estudantes vão receber bolsa e auxílio, que não tiveram valores divulgados pela instituição. O processo seletivo envolve teste cognitivo e avaliação de habilidades e competências, que serão realizados em agosto.

Na página, também estão disponibilizados os conteúdo programáticos e as referências bibliográficas da seleção.

Portal G1

Ministério Público investiga Felipe Carreras

O Ministério Público de Pernambuco abriu inquérito para investigar os contratos da empresa Festa Cheia com a Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur). O alvo do MPPE é o evento Olinda Beer, que, segundo a instituição, teria recebido "apoio financeiro concedido indevidamente para realização de evento privado, que é autosustentável, onde nem sequer consta no material de divulgação o apoio do Governo do Estado". A empresa Festa Cheia teria como sócio o deputado estadual Felipe Carreras (PSB), que atualmente ocupa o cargo de secretário de turismo estadual.

Apesar do despacho da promotora do Patrimônio Público de Olinda, Ana Maria Sampaio Barros de Carvalho, ter sido assinado em 21 de junho, as investigações teriam começado em 2016. Segundo o MPPE, apesar de Carreras ter se afastado oficialmente da direção da empresa em 2013 – quando ocupava o cargo de secretário de Turismo da Cidade do Recife -, ele teria mantido uma pessoa ligada à Festa Cheia no departamento jurídico da Empetur

"Restam as análises dos convênios, haja vista terem sido efetuados concomitantemente ao momento em que a Sra. Ana Cláudia era detentora do cargo de Direção da Empetur, haja vista a possibilidade de que ela tenha utilizado de sua influência para favorecer a Empresa Festa Cheia Produções", destacou a promotora em seu despacho.

Carreras negou, por meio de nota, qualquer irregularidade e afirmou que "todos os contratos citados no documento já foram apreciados e julgados regulares pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE). Essas apreciações e aprovações foram, inclusive, apresentadas pela Empetur ao próprio Ministério Público na primeira fase deste processo. Vale ressaltar que desde que assumi a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, a empresa Festa Cheia não foi contratada pelo Governo de Pernambuco para qualquer tipo de evento", afirmou no texto.

Portal Brasil 247

"A voz das ruas não deve ser ouvida pelos tribunais"

Advogado Gustavo Guedes (foto), responsável por defender Michel Temer da denúncia de corrupção passiva feita pelo Ministério Público Federal, disse que os julgamentos devem ser feitos de forma técnica, sem a influência de fatores externos, como o clamor popular ou ligados a economia. "As ruas não deveriam ter voz nos tribunais. No máximo deveria ser um ingrediente, como é um ingrediente a questão econômica", afirmou Guedes durante um evento no Recife. "Hoje um processo desvirtuado para Luciano pode ser na semana que vem para o Júlio", completou. Guedes também criticou a denúncia feita pelo MPF contra Temer e disse que a instituição está politizada.

O advogado, que também atuou na defesa da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), citou como exemplo de acerto a decisão da corte que resultou na absolvição da chapa vencedora da eleição de 2014. "Não vi ninguém protestando em volta da sede do TSE", ressaltou. "Ainda que houvesse, o TSE teria que ser técnico, como fez", completou.

Portal Brasil 247

Schin lança lata especial para o Fortal 2017

A contagem regressiva para o maior carnaval fora de época do país já começou. Em sua 26ª edição, o Fortal, que trará muitas novidades e grandes nomes do cenário musical brasileiro, será realizado entre os dias 20 e 23 de julho e contará com o patrocínio máster de Schin pelo 13º ano consecutivo.

A tradição da marca com o Festival vai além, entre as novidades preparadas pela cervejaria está o lançamento de uma lata comemorativa que, mais uma vez, homenageia os foliões que participam da festa. A embalagem, idealizada pela agência NewStyle, destaca o conceito “Fortal do jeito que o povo gosta” e conta com uma ilustração que retrata o circuito do Fortal no símbolo do infinito, com muita gente se divertindo, trios elétricos, folia e paquera. A nova lata pode ser encontrada em embalagens de 350 ml nos principais supermercados de Fortaleza durante todo o mês de julho.

Fortal - Diversão, folia e experiências inesquecíveis. O público do Fortal sabe que a alegria é garantida durante os quatro dias de festa de um dos maiores eventos de música do Brasil. E em 2017, o evento chega trazendo muitas novidades, além de grandes nomes do cenário nacional. Em sua 26ª edição, o Fortal traz mega estrutura, transformando Fortaleza na capital do entretenimento entre os dias 20 a 23 de julho.

Serviço Fortal 2017

Data: 20 a 23 de julho

Local: Cidade Fortal – Fortaleza



Liga do Futebol Americano no Estádio Grito da República

Prossegue neste sábado (08.07), às 14h, no Estádio Grito da República, Rio Doce, em Olinda, a temporada 2017 da Liga Nacional pela Conferência Nordeste de Futebol Americano. O confronto inédito será entre as equipes do Roma Gladiadores, do Ceará, que faz a estreia no campeonato, contra o Olinda Sharks. O ingresso para esse jogo custa R$ 10,00.

Secretaria de Comunicação de Olinda

O Doce da Terra

O neurologista Dr. Gutemberg Guerra, diretor executivo do Hospital Esperança Olinda, realizará o lançamento do livro O Doce da Terra, dia 15 de julho, em Olinda.

O livro é uma obra de ficção que tem por cenário um momento histórico real. A trama inteira se passa entre as vésperas da chegada dos holandeses a Pernambuco e o final da primeira semana da invasão. Seus personagens principais interagem com personagens reais enquanto circulam pela antiga vila de Olinda e suas freguesias.

Ao longo da trama, os personagens atravessam as várzeas do Beberibe e do Capibaribe, passando por arruados e engenhos em plena moagem da cana e fabricação do açúcar. Rituais de vida e de morte são vivenciados em uma sociedade paradoxalmente próspera e frágil, ameaçada em seus alicerces pela chegada do invasor.

Gutemberg já havia se aventurado pela mundo da escrita em 2011, quando lançou A história da demência, um livreto em cordel para ajudar a população no combate ao mal de Alzheimer. Com informações sobre a doença e versos simples, a literatura de cordel foi a arma escolhida pelo médico para retratar experiências de pessoas que vivenciam a doença diariamente.

Rodada em Olinda do Campeonato de Futebol de Várzea

Com apoio da Secretaria Executiva de Esportes de Olinda, o Campeonato de Futebol de Várzea segue com rodada neste fim de semana, com fase classificatória. Domingo (09.07), às 10h, no campo da Vila Olímpica, em Rio Doce, acontece o jogo entre Pumas (Jardim Atlântico) x São Caetano (Alto da Mina). À tarde, ocorrem os jogos no Parque Memorial Arcoverde, Salgadinho. Às 14h, o confronto será entre as equipes do Puma (Ouro Preto) x Recife (Salgadinho) e, às 15h30, jogam Panelinha (Aguazinha) x Firma (Passarinho). A final será disputada no último domingo deste mês, no Estádio Grito da República, em Rio Doce. 


Secretaria de Comunicação de Olinda

Jovens do Grande Recife participam de curso profissionalizante para antenista

A Seja Digital em parceria com a ONG Visão Mundial e o SENAI está realizando cursos profissionalizantes de Antenista. 300 jovens, moradores de comunidades dos municípios prioritários da RMR – Região Metropolitana do Recife, (Olinda, Jaboatão, Paulista e Recife) estão sendo treinados para instalarem antenas e, em contrapartida, prestarem serviço gratuito de instalação nas casas próximas de onde moram.

“Essa é uma parceria que consiste em divulgar o processo de digitalização, sensibilizado as famílias que têm o perfil, para que acessem gratuitamente os kits conversores (agendamento) e incentivando a instalação (instalando) para que assim elas não deixem de assistir suas programações favoritas”, comenta Rafaela Pontes, líder de articulação e mobilização da Seja Digital na RMR.

“Os participantes são pessoas indicadas pelos parceiros da Visão Mundial, que moram na periferia da Região metropolitana do Recife e muitos, e que são de famílias beneficiadas pelos programas governamentais (Bolsa família, Pronatec, entre outros). O curso consiste em dez turmas de trinta alunos e será encerrada agora em julho”, comenta Renata Cavalcanti, gerente de projetos especiais.

As aulas tiveram início no dia 19 de junho e a segunda turma foi formada no último sábado, 1º de julho, já prontas para irem às ruas. “Eu não tinha noção nenhuma de como fazer uma instalação de antena externa, mas as aulas foram muito boas e eu aprendi bastante. Aproveitei e assisti alguns vídeos online para pegar outras dicas e começar a fazer as instalações, já que a demanda está bem grande”, comenta Rogério Miciano, de 29 anos, que mora em Chã de Estrelas em Recife, e fez parte da primeira turma formada.

O desligamento do sinal analógico da televisão está previsto para acontecer no próximo dia 26 de julho na cidade do Recife e nos outros 13 municípios da região metropolitana: Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itapissuma, Jaboatão do Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista e São Lourenço da Mata.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD - Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Verbas para Educação em Olinda

O desbloqueio de verba federal para intervenções na rede municipal de ensino está sendo uma das prioridades da Prefeitura de Olinda. O secretário de Educação da cidade, Paulo Roberto Souza, participou essa semana, em Brasília, de audiências na sede do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com o propósito de agilizar a liberação do repasse de recursos – que foram suspensos por falta de prestação de contas por parte da antiga gestão.

Durante a passagem pelo Distrito Federal, o secretário protocolou 14 representações que possibilitaram o desbloqueio do aporte financeiro no valor de R$ 2,2 milhões. O dinheiro será usado para climatização, reformas e ampliação de escolas.

Paulo Roberto Sousa frisou que “as prioridades do prefeito Professor Lupércio são captar e otimizar os recursos para melhor empreender na qualidade da educação”, destacou. O dinheiro é resultado de emendas parlamentares.

Secretaria de Comunicação de Olinda

Plano de Arborização para Riacho das Almas

O município de Riacho das Almas, na região Agreste do estado, conta agora com um Plano de Arborização para a cidade, para ser executado nos próximos 12 meses. O plano foi construído pela Compesa em parceria com a Prefeitura de Riacho das Almas e considerou as necessidades do município e o levantamento das áreas potenciais que a cidade possui para realizar a arborização urbana. O trabalho foi realizado pela companhia por meio do Programa Florestar, que ainda promoveu a capacitação de 100 alunos da rede municipal de ensino para atuarem como viveiristas florestais no replantio de mudas e serem colaboradores na implantação do Plano de Arborização.

"O Programa Florestar é hoje um dos principais programas ambientais da Compesa. A parceria com as prefeituras nos permite levar esse programa a todo o estado, por isso é extremamente importante essa relação com os municípios", informou o diretor de Articulação e Meio Ambiente (DAM), Aldo Santos, acrescentando que Riacho das Almas é a terceira cidade de Pernambuco a receber uma edição do Programa Florestar. Ontem (6), a companhia fez a entrega do Plano de Arborização do município ao prefeito Mário Mota, cuja expectativa é plantar 2 mil mudas de árvores em todo o município. Nós temos capacidade de fazer isso em toda a área rural do município, destacou Mário Mota.

Na ocasião, também foi realizado o plantio de 50 mudas de espécies de árvores nativas, no espaço da Academia da Saúde da Cidade. Os alunos participantes do programa aprenderam todas as etapas de cultivo e manejo de mudas por meio de aulas teóricas e práticas. Para Samantha Amâncio, aluna da Escola EREM Manoel Bacelar, todo o processo de aprendizagem foi muito bom. Nós aprendemos muito e o sentimento foi maravilhoso porque além de estarmos plantando essas mudas, sabemos que estamos fazendo um bem para a nossa cidade, para as pessoas, para o ar e para a natureza, afirmou a estudante.

Programa Florestar

O Programa Florestar realizou, em 2016, duas edições do Florestar Vai à Escola, nos municípios de Arcoverde e Venturosa, na região do Sertão. Em 2017, o projeto chega ao Agreste, na cidade de Riacho das Almas. Ao todo, já foram capacitados 300 alunos da rede municipal de ensino, sendo 100 alunos por cidade, que estão aptos a atuar como viveiristas florestais, contribuindo com a implantação dos planos de arborização de suas cidades. Além do Florestar Vai à Escola, o Programa possui ainda os Projetos: Viveiros Educadores, Semeando Cidadania e Florestar Oficinas.


Imprensa Compesa

Cabo será capital de Pernambuco por um dia

Para comemorar o aniversário de 140 anos do Cabo de Santo Agostinho, celebrado no dia 9 de julho, o Governo de Pernambuco irá transferir, na próxima segunda-feira (10.07), a sede do Governo de Pernambuco do bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife, para o município da Região Metropolitana. Durante a mudança, que durará apenas um dia, o chefe do Executivo estadual comandará uma série de ações, a partir do Centro Administrativo da cidade, onde serão anunciadas importantes obras e iniciativas que vão beneficiar a população cabense e de toda a região. 

Às 9h, se iniciam os despachos administrativos com a prefeitura local. Na sequência, no Auditório do Centro Administrativo, será assinado termo de doação de terreno para a construção, na PE-60, da nova sede do 18º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco. A estrutura, que hoje funciona no bairro da Cohab, também será reforçada com ações previstas no Plano de Segurança de Pernambuco, lançado em abril, e dará uma contribuição significativa para o combate à violência no município. 

A implantação do batalhão contará a ajuda de emendas parlamentares de deputados da região, que serão liberadas durante a agenda. Cada uma das indicações orçamentárias corresponde ao valor de R$ 500 mil, totalizando R$ 1 milhão.

Também será lançado o edital de licitação da ponte que ligará BR-101 Sul ao Distrito Industrial do Cabo de Santo Agostinho e assinará a Ordem de Serviço para o início das obras da PE-33. A rodovia terá 8,8 km de extensão e será concluída em 18 meses. Logo depois, haverá a assinatura do contrato que vai possibilitar a instalação da Academia Pernambuco. O espaço será montado em um piso emborrachado especialmente para a prática de musculação e atividades funcionais e de ginástica. 

Ao meio dia, as atividades encerram com a inauguração do Hotel Intercity Suape, que fica localizado próximo ao Shopping Costa Dourada. Ali haverá reunião no hotel com empresários e convidados locais.


Secretaria de Imprensa de Pernambuco