segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Senado americano discute ampliação de Green Card


O Senado americano avalia um projeto de lei em prol da expansão da imigração legal para o país. O debate busca a aprovação de uma cota adicional de 250 mil Green Cards nos próximos cinco anos para familiares de cidadãos e também na categoria de trabalho com os vistos EB.

O projeto de lei pleiteia 50 mil vistos/ano, dos quais 32 mil seriam para familiares e 18 mil para vistos EB. Assim, em cinco anos seriam 90 mil vistos para pessoas qualificadas que estejam em busca de uma nova oportunidade de vida e trabalho nos Estados Unidos.

Para o advogado licenciado nos Estados Unidos Vinícius Bicalho, o projeto de lei traz luz para a questão da migração legal em um ano importante de mudança no cenário político com a proximidade das eleições presidenciais americanas. “Esse diálogo no Senado é o reconhecimento de que a imigração qualificada é benéfica para os Estados Unidos, sempre vindo para somar, sendo, portanto, muito desejada pelo governo americano”, avalia.

Atualmente, quase todas as categorias do Green Card estão sobrecarregadas com elevada procura, inclusive de países como México, Índia e Filipinas. “Adicionar Green Cards aos totais existentes ajudaria a aliviar alguns atrasos, facilitando também para brasileiros que possuam qualificação profissional ou queiram internacionalizar negócios”, acrescenta.

A Bicalho Consultoria Legal é uma empresa com ampla experiência em processos migratórios para os Estados Unidos, com escritórios no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos. Oferece soluções para empresas e empreendedores e profissionais liberais, que englobam assessoria jurídica, consultoria nas áreas empresarial, tributária e trabalhista, e planejamento patrimonial, auxiliando a internacionalizar negócios e carreiras. Conta com um corpo experiente e multidisciplinar de profissionais. Mais informações disponíveis no site https://bicalho.com e nas redes sociais: @bicalhoconsultoria (Instagram), @BicalhoConsultoriaLegal (YouTube) e Bicalho Consultoria Legal (Facebook).

Lula critica países por corte de ajuda humanitária à Palestina e no Brasil é criado abaixo-assinado de apoio ao Presidente

 

O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, criticou neste domingo (18) os cortes na ajuda humanitária à Palestina anunciado nas últimas semanas por diversos países. Em viagem à Etiópia, o líder brasileiro voltou a classificar como "genocídio" as ações militares perpetradas por Israel na Faixa de Gaza.

"Não é uma guerra entre soldados e soldados. É uma guerra entre um exército altamente preparado e mulheres e crianças", lamentou Lula. O presidente garantiu que o Brasil fará novo aporte de recursos para ações humanitárias na região.

Mais de 10 países - entre eles Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, Itália, Suíça, Irlanda e Austrália - chegaram a suspender repasses para a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA, na sigla em inglês). A entidade, ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), é a maior responsável por ações humanitárias implementadas na Faixa de Gaza.

Os cortes foram anunciados após Israel denunciar o envolvimento de alguns funcionários da entidade nos ataques realizados pelo grupo palestino Hamas no sul do país, em outubro do ano passado. O governo israelense também defendeu que a UNRWA fosse extinta e substituída por outras agências.

Por sua vez, a entidade anunciou o afastamento dos acusados, mas criticou a suspensão dos repasses financeiros. O chefe da UNRWA, Phillipe Lazzarine, pontuou que as alegações envolvem um grupo pequeno de funcionários. Ele também destacou que as vidas das pessoas na Faixa de Gaza dependem das contribuições internacionais, sem as quais diversas comunidades ficarão desamparadas. "A UNRWA é a espinha dorsal da resposta humanitária e a tábua de salvação de milhões de refugiados em toda a região", escreveu nas redes.

Ações

Entre os serviços sociais desenvolvidos pela entidade estão a construção e administração de escolas, abrigos para desalojados e clínicas médicas. Ela também é responsável por distribuição de alimentos. Além disso, a UNRWA é um importante contratante de mão de obra em uma região que conta com boa parte da população desempregada.

"Quando eu vejo países ricos anunciarem que estão parando de dar contribuição para a questão humanitária aos palestinos, eu fico imaginando qual é o tamanho da consciência política dessa gente e qual é o tamanho do coração solidário dessa gente que não está vendo que na Faixa de Gaza não está acontecendo uma guerra, mas um genocídio. Se tem algum erro dentro de uma instituição que recolhe dinheiro, puna-se quem errou. Mas não suspenda ajuda humanitária para um povo que está há tantas décadas tentando construir o seu Estado", criticou Lula.

O presidente brasileiro disse que os valores do novo aporte brasileiro ao UNRWA ainda serão definidos. Ele cobrou que as lideranças mundiais assumam um comportamento responsável em relação ao ser humano. "O que está acontecendo na Faixa da Gaza com o povo palestino não existiu em nenhum momento histórico. Aliás existiu quando Hitler resolveu matar os judeus. E você vai deixar de ter ajuda humanitária? Quem vai ajudar a reconstruir aquelas casas que foram destruídas? Quem vai devolver a vida das crianças que morreram sem saber porque estavam morrendo?", questionou.

Na quinta-feira (15), após a Irlanda anunciar a retomada das contribuições, o chefe da UNRWA, Phillipe Lazzarine, agradeceu o país pelas redes sociais. Ele conclamou outras nações a seguirem pelo mesmo caminho.

"Quatro meses em uma guerra brutal. O custo para os civis é inimaginável. 5% da população de Gaza já sofreu mortes, ferimentos ou separação. 17 mil crianças arrancadas dos pais. A fome se aproxima. A ajuda desesperadamente necessária não está indo para Gaza. Uma ação urgente é crucial para travar este crescente desastre humanitário. Não há substituto para o papel do UNRWA na ausência de uma solução política genuína. Afirmar o contrário não só coloca em risco a vida de pessoas desesperadas, mas também compromete as possibilidades de uma transição bem sucedida", escreveu.

Estado Palestino

Lula disse que além de garantir nova contribuição humanitária, o Brasil vai defender na ONU que o Estado palestino seja reconhecido definitivamente como Estado pleno e soberano. O presidente brasileiro também voltou a se posicionar a favor de uma reforma na ONU, ampliando as participações no Conselho de Segurança e extinguindo o direito de veto mantido por Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido.

"O que acontece no mundo hoje é falta de instância de deliberação. Nós não temos governança. Eu digo todo dia: a invasão do Iraque não passou pelo Conselho de Segurança da ONU. A invasão da Líbia, a invasão da Ucrânia e a chacina de Gaza também não passaram. Aliás, as decisões tomadas pela ONU não foram cumpridas. Nós estamos esperando para humanizar o ser humano. O Brasil está solidário ao povo palestino. O Brasil condenou o Hamas e não pode deixar de condenar o que o exército de Israel está fazendo", finalizou.

Agência Brasil


Nota do Blog: Foi criado na internet um Abaixo-Assinado em apoio às palavras do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com a nota do site Lula tem Razão, "Presidente Lula, ao seu lado estão os povos do mundo, as forças democráticas e o que a humanidade tem de melhor".

Fevereiro roxo e laranja faz alerta sobre doenças crônicas e leucemia

 

O segundo mês do ano é marcado pela campanha Fevereiro Roxo e Laranja, que busca conscientizar a população sobre a prevenção das principais doenças crônicas que afetam várias pessoas. A ação também promove a importância do diagnóstico precoce e como combater essas enfermidades.

A cor laranja tem o intuito de dar relevância e impacto à leucemia. Já o roxo representa lúpus, fibromialgia e Mal de Alzheimer. A coordenadora do curso de Enfermagem do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Boa Viagem, Adrian Araújo, explica a importância da campanha e da busca por mais doadores.

"Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), espera-se 11 mil casos de leucemia entre 2023 e 2025, no Brasil. Esta é uma enfermidade maligna dos glóbulos brancos e tem como característica principal a aglomeração de células doentes na medula óssea. Por isso, a campanha também tem papel fundamental no incentivo da doação deste tecido para o tratamento", afirma a coordenadora.

Atualmente, existem mais de 12 tipos de leucemia. Os mais comuns são a Linfocítica Crônica (LLC) e a Mieloide Crônica (LMC). A cura depende da doação de medula óssea, sendo preciso ampliar o número de doadores para aumentar a chance de um paciente encontrar uma medula compatível.

Já o Fevereiro Roxo chama atenção para as formas de controlar e reduzir os sintomas das doenças crônicas, além de apresentar os procedimentos fisioterápicos e psicológicos que podem ajudar a pessoa a conviver da melhor forma com as enfermidades.

"A fibromialgia atinge, em sua maioria, as mulheres. Além disso, é uma dor muscular generalizada que pode durar mais de três meses. O lúpus é uma doença autoimune crônica e faz com que o corpo produza mais anticorpos. Já o Alzheimer trata-se de um transtorno neurodegenerativo progressivo que vai agravando ao longo do tempo. Assim, é necessário estar atento a estas doenças e ter conhecimento do importante papel da doação", finaliza Adrian.

Projeto Mãos Empoderadas convida artesãs da zona sul para participarem de uma programação gratuita na Casa de Cultura do Campo Limpo, em São Paulo

 

O projeto MÃOS EMPODERADAS trabalha o empoderamento feminino a partir do encontro de mulheres que têm no artesanato a sua fonte de trabalho e renda, compartilhando técnicas, processos de criação, estimulando geração de renda e debates de temas que permeiam a complexa relação entre mulher e sociedade. Ao mesmo tempo em que a sociedade se consolida como digital, o projeto oferece alternativas para manter perene a produção artesanal e aposta em uma programação que traz a mulher como protagonista na criação.

As aulas terão início em 2 de abril e seguirão até 6 de junho, ocorrendo às terças, quartas e quintas-feiras, das 14h às 17h, na Casa de Cultura do Campo Limpo. Uma realização da Estima Cultural com patrocínio da META e ProMac da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Todas as atividades do evento são gratuitas, no entanto, para participar, as artesãs precisam preencher este o formulário online até o dia 26 de fevereiro. E a programação completa do evento você encontra aqui.

Um pouco sobre as oficinas

Michele Fernandes (Boutique de Krioula) tem uma história de sucesso nas vendas on-line com mais de 80 mil seguidores no Instagram e será a responsável por ensinar todas as etapas para se alcançar bons resultados. Moradora do Capão Redondo, trará toda a sua experiência para que as artesãs possam alcançar uma nova realidade a partir de suas criações.

Silvia Cunha, especialista em finanças de grandes empresas e criadora do canal GRANDES LIBERDADES no Instagram, ensina mulheres a organizarem suas despesas. Durante a jornada, ela transmitirá conhecimentos essenciais sobre planejamento, precificação e fluxo de caixa, fundamentais para o sucesso financeiro em seu negócio.

Adriana Nalin e Julia Marques, artesãs e professoras de instituições de ensino, trarão as suas experiências para que as artesãs possam aprimorar técnicas e desenvolver novas peças em bases sustentáveis, além de apresentar tendências e inovações do mercado, enriquecendo ainda mais o trabalho de cada mulher.

Cristina Balieiro, co-autora do livro “O Feminino e o Sagrado: Mulheres na Jornada do Herói”, coordena a Roda das Sabidas, grupo de mulheres que se unem para fortalecer seus laços. Uma jornada no caminho de resgatar e perceber o que habita o universo feminino; dar liberdade à imaginação e criação, sem julgamentos; e, abraçar novas ideias, novas amizades. E, com isso, a aumentar a autoestima e experimentar a força da união, da irmandade entre mulheres, a fim de estimular a construção de redes de apoio.

Além disso, o projeto presenteará as artesãs participantes com a entrega de logomarcas personalizadas criadas por designer gráfica especialmente contratada para desenvolvê-las. E, também, com etiquetas impressas para identificação de suas marcas.

A Feira das Artesãs, marcada para ocorrer no dia 25 de maio, na Praça do Campo Limpo, tem como objetivo principal a venda e exposição das peças feitas pelas artesãs participantes, além do lançamento de recém-criadas marcas. O evento contará também com uma programação artística que visa promover discussões sobre a mulher e a sociedade.

É importante ressaltar que o projeto é totalmente gratuito e que atualmente está em fase de pré-seleção. As escolhidas serão convocadas para uma entrevista presencial, a fim de confirmar sua participação.

Para mais informações e inscrições, https://www.maosempoderadas.com/atual

SERVIÇO
Local: Casa de Cultura do Campo Limpo
Endereço: Rua Aroldo de Azevedo, 100 - Jardim Bom Refugio, São Paulo - SP, 05788-230
Período: De 2/04 a 6/06/2024 - às terças, quartas e quintas-feiras.
Horário: Das 14h às 17h.
Realização: Estima Cultural
Patrocínio: META e ProMac da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Prefeitura de Caruaru abre seleção para famílias acolhedoras

 

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, lançou edital para a seleção de pessoas e famílias interessadas em se tornar famílias acolhedoras. Essa iniciativa, realizada por meio do cadastramento, avaliação e formação pelo Serviço de Acolhimento Familiar em Família Acolhedora, está respaldada pela Lei Municipal n° 7.081, de 23 de outubro de 2023.

O Acolhimento Familiar é uma medida de proteção estabelecida no Estatuto da Criança e do Adolescente, destinada a crianças e adolescentes cujos direitos fundamentais tenham sido ameaçados e/ou violados, justificando seu afastamento temporário e excepcional do convívio com a família de origem.

O serviço opera acolhendo temporariamente crianças e adolescentes em residências de famílias acolhedoras devidamente cadastradas e selecionadas por uma equipe técnica especializada. Essas famílias são acompanhadas durante todo o processo, assim como a criança ou adolescente e sua família de origem, até que seja viável seu retorno à família de origem, à família extensa/ampliada, ou, na impossibilidade, o encaminhamento para família substituta.

As famílias interessadas em se cadastrar podem procurar a equipe do Serviço de Família Acolhedora na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, localizada na Praça Pedro de Souza, 30 – Bairro Nossa Senhora das Dores. Para dúvidas ou mais informações, podem entrar em contato também pelo e-mail do serviço: sfa.caruaru@gmail.com, ou protecaoespecialcaruaru@gmail.com. Além disso, dúvidas como: critérios para inscrição; documentação necessária; processo de seleção; entrega de documentos, e outros, podem ser acessados no site da Prefeitura de Caruaru, no Diário Oficial do dia 09 de fevereiro.

Imprensa Caruaru PE

Seguem abertas inscrições para os concursos públicos de Garanhuns

 

Garanhuns oferece 277 vagas efetivas para 21 cargos e formação de cadastro reserva de Nível Superior de escolaridade. Os cargos são para Auditor Fiscal da Receita com salário de R$ 2.500,00, Contador com provimento de R$ 3.050,00 e Procurador Municipal com salário de R$ 7.000,00. As inscrições estão abertas até o dia 4 de março de 2024 pelo site oficial da banca realizadora do concurso Instituto IGEDUC: Igeduc.org.br

Também estão abertas as inscrições para preenchimento de 10 vagas efetivas, além de cadastro reserva para o cargo de Guarda Municipal Feminino. As inscrições vão até o dia 4 de março de 2024. Salário é de R$ 1.721,35

Imprensa Garanhuns PE

Alunos da primeira turma do Embarque Digital se formam

 

O Porto Digital e a Prefeitura do Recife realizarão a formatura coletiva dos estudantes da 1ª turma do Embarque Digital (2021.2), no dia 20 de fevereiro. O Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), uma das seis instituições parceiras do programa que prepara jovens para o mercado de tecnologia, estará presente na ocasião.

“A cidade está ainda mais gigante com esses novos profissionais de TI chegando ao mercado”, afirma o Reitor da Unit-PE, Diogo Galvão, que estará presente no evento, juntamente com o pró-reitor de Marketing, Relacionamento e Vendas, Prof.º Arthur Filgueiras.

Para a formanda Daniella Ribeiro, a participação nessa experiência foi uma honra, ainda mais por ser um projeto regido pela promoção do acesso à educação de ensino superior na área da tecnologia. “A Unit-PE foi minha escolha, porque a configuração da grade curricular me chamou muita atenção. Ao terminar minha graduação, continuo achando uma das melhores grades curriculares dentre as IES de Pernambuco, além de ter o acompanhamento de excelentes professores”, complementa.

Ainda no segundo período, a jovem conseguiu uma vaga de estágio numa grande multinacional de tecnologia e, posteriormente, a efetivação, tudo isso graças à oportunidade do programa e ao empenho dentro e fora da sala de aula. “Por mais que a faculdade nos dê uma ótima base, costumo sempre incentivar o estudo além dela, tanto técnico, quanto comportamental”, reitera.

Embarque Digital e Unit-PE

O Embarque Digital, parceria entre a Prefeitura do Recife, Porto Digital e instituições de ensino superior, é um programa educacional que busca formar um capital humano especializado na área de Tecnologia da Informação. Para isso, promove a formação em nível superior para os cursos (Sistemas para Internet e Análise e Desenvolvimento de Sistemas) presenciais de graduação tecnólogo, com duração de dois anos e seis meses.

Como parceira do programa, a Unit-PE oferta o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com uma matriz curricular preparada especialmente por profissionais especializados. São oferecidas experiências imersivas, com aulas tanto na instituição, quanto no Porto Digital, fazendo também com que os alunos entrem em contato direto com as maiores empresas do polo, garantindo boas chances de empregabilidade na área.

“A Unit-PE acredita muito no Embarque Digital. Esse modelo de parceria está promovendo uma mudança efetiva na vida de muitos jovens e enriquecendo a cidade do Recife com profissionais brilhantes”, finaliza o Pró-reitor Diogo Galvão.

Documentos perdidos durante Carnaval de Petrolina estão disponíveis para recolhimento

 

Ao longo do Carnaval de Petrolina, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Segurança Pública (SEMUSP), recuperou alguns documentos pessoais dos foliões, como carteira de identidade, título de eleitor, habilitação para conduzir veículos e até cartões de crédito/débito. Esses documentos foram perdidos durante os quatro dias de desta na cidade. Para recuperar o que foi perdido, é necessário comparecer na sede da Guarda Civil, na Av. Senador Darcí Ribeiro, s/n, bairro Maria Auxiliadora, das 8h às 12h e das 14h às 17h, com algum tipo de identificação. Os pertences são entregues mediante assinatura do protocolo de entrega.

Imprensa Petrolina PE

Carnaval de Paudalho recolhe mais de 4 toneladas de materiais recicláveis, promovendo sustentabilidade e inclusão de catadores autônomos

 

A Prefeitura do Paudalho, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Qualificação Profissional (SEDEMAQ), em parceria com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Paudalho (COOPCAPA), Catadores Autônomos e Equipe de Troca Garrafas, realizaram o gerenciamento de resíduos recicláveis durante os quatro dias do Carnaval 2024 do município, recolhendo cerca de quatro toneladas de materiais.

Gerando inclusão produtiva de catadores e o aquecimento da economia solidária, a ação resulta em renda extra para os catadores. Além disso, as equipes realizaram o destino ambientalmente correto dos resíduos, promovendo um carnaval sustentável e seguro.

No total, foram recolhidos 997kg de alumínio, 1.443kg de plástico, 236kg de papel, 1.285kg de vidro e 109kg de ferro, totalizando 4070kg de materiais recicláveis coletados, um aumento de 16% em relação ao Carnaval 2023 de Paudalho.

Visando promover mais segurança nas festividades, o Carnaval 2024 também contou com a Equipe de Troca Garrafas, que realizou a troca de garrafas de vidro por garrafas de plástico.

Imprensa Paudalho PE

Petrolina lança edital de seleção para espetáculos da Via Sacra

 

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, publicou o edital de inscrição para o Concurso de Seleção dos grupos de teatro que desejam realizar apresentações cênicas no município durante o Ciclo da Via Crucis deste ano. Em 2024 os espetáculos sacros estão previstos para serem apresentados entre os dias 28, 29 e 30 de março na zona urbana e na zona rural do município. É importante frisar que para a inscrição da obra teatral, os grupos deverão apresentar roteiros inspirados nas passagens dos últimos dias e instantes da vida e morte de Jesus Cristo.

Para ter acesso às informações e fazer a inscrição, os interessados deverão acessar o Diário Oficial do município, baixar o edital de regulamentação, o formulário de inscrição e os seus anexos, que estão disponíveis no site da Prefeitura de Petrolina: https://petrolina.pe.gov.br/. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, com todos os documentos e anexos citados no edital, sendo enviados para o endereço de email, viacrucis.petrolina@gmail.com, até às 23h59 do dia 14 de março de 2024.

No caso de dúvidas, os interessados devem procurar a Secretaria Executiva de Cultura, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, no Núcleo Administrativo Municipal, localizado na avenida Clementino Coelho, 714, bairro Parque Bandeirantes.

Imprensa Petrolina PE

Programa Municipal de Aração de Terras inicia na zona rural de Caruaru

 

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), iniciou nesta segunda-feira (19), o Programa Municipal de Aração de Terras. Serão atendidas aproximadamente 1.800 famílias dos quatro distritos da zona rural de Caruaru.

Em 2023, o Programa de Aração de Terras atendeu os agricultores com mais de 3 mil hectares de terra, totalizando um investimento de mais de R$ 500 mil. “O serviço de aração é oferecido durante todo o ano, porém intensificamos as ações no primeiro semestre. Por meio do programa, estimulamos a atividade agrícola do município”, pontuou o secretário da SDR, Manoel Junior.

O agricultor que deseja solicitar o serviço de aração de terra deve ir até a SDR, localizada no Bloco C, na Rua Rafael Cavalcanti, sem número, bairro Pinheirópolis. O horário de atendimento é das 7h às 13h. Portando RG, CPF e o endereço da localidade a ser beneficiada.

Imprensa Caruaru

Saúde Bucal: Prefeitura oferece atenção e cuidado com a primeira infância em Petrolina

 

A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, está visitando as unidades de ensino do município para realizar o teste da linguinha nos bebês. O cuidado visa diagnosticar a anquiloglossia, uma anomalia que limita os movimentos da língua. A atenção com a saúde desde a primeira infância ajuda a identificar, prevenir e até tratar problemas que podem se agravar e levar a situações mais sérias na vida adulta. Além das crianças, está havendo a busca ativa de gestantes para o pré-natal odontológico.

A ação está acontecendo com as profissionais de saúde bucal das Unidades Básicas de Saúde, e além do atendimento nas creches está havendo a busca ativa por gestantes para esse acompanhamento. Através do pré-natal odontológico é possível evitar problemas como a gengivite gravídica, que pode ocorrer durante a gravidez quando as bactérias são transmitidas de mãe para filho através da circulação sanguínea (placenta, cordão umbilical). Isso pode causar graves danos, como infecções respiratórias.

A Secretaria de Saúde, além dos atendimentos de rotina nas unidades, está fazendo a busca para continuar assegurando as crianças e especialmente as gestantes uma saúde bucal de qualidade. A secretaria reforça ainda que para as mulheres grávidas, a recomendação é que durante os 9 meses de gestação seja feito o acompanhamento constante com o dentista.

Imprensa Petrolina PE

Complexo Olímpico de Caruaru já na reta final para inauguração

 

Caruaru está cada vez mais próxima de contar com o maior equipamento esportivo das regiões Agreste e Sertão do Estado: o 1º Complexo Olímpico do interior de Pernambuco. Implantado numa área de dois hectares, que fica localizada no Colégio Municipal Álvaro Lins, no bairro Maurício de Nassau, ele se encontra com 85% de sua obra concluída, com estimativa de ser inaugurado, já no próximo mês de março.

Tão logo entre em operação, o Complexo não só incentivará a prática esportiva por parte dos estudantes da rede municipal e estadual de ensino, como também impulsionará as realizações de competições profissionais de âmbito até nacional, no solo caruaruense. “Estamos caprichando bastante na execução desse grande equipamento, que com certeza, revolucionará o setor de Esportes de Caruaru e de todo o interior do Estado. Tal estrutura propiciará maiores avanços para toda nossa gama esportiva”, destacou o prefeito Rodrigo Pinheiro.

O Complexo Olímpico será composto por pistas de atletismo e de salto em distância com dimensões oficiais; equipamentos de salto em altura, de salto com vara, de lançamento de martelo e de dardo, além de arremesso de martelo, todos também com dimensões oficiais. Sua estrutura ainda contará com arquibancada para 500 pessoas, camarote de acessibilidade, vestiários, área para embarque e desembarque de atletas, estudantes e demais usuários, sistema de drenagem interno, bem como reservatório de águas pluviais, iluminação com 13 postes e refletores de LED.

Em paralelo, o Complexo abrangerá equipamentos esportivos, que já fazem parte do Colégio Álvaro Lins, a exemplos do ginásio poliesportivo, das quadras externas e da piscina. “O esporte possui uma importância muito grande no estímulo ao aprendizado de todos os estudantes e não temos dúvidas de que esse Complexo Olímpico atuará como um aliado em tanto para todos eles nos seus respectivos desempenhos nas salas de aulas. É justamente, dessa forma, ou seja, integrando cada vez mais o esporte da educação, que o prefeito Rodrigo Pinheiro já vem construindo uma Caruaru cada vez melhor”, comentou a secretária de Educação e Esportes de Caruaru, Aline Tiburcio.

Imprensa Caruaru

Vigilância Ambiental do Paulista intensifica visitas domiciliares para conter o Aedes aegypti

 

Os Agentes de Combate às Endemias (ACE) do Paulista estão intensificando as atividades contra o Aedes aegypti. Um grupo de 102 profissionais está atuando nas visitas domiciliares para conter o vetor responsável pela Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Coordenados pela Vigilância Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde, os ACEs são responsáveis pelo trabalho educativo, a inspeção das residências e a aplicação de larvicida, quando for o caso. Cada um tem uma meta de visitar 25 imóveis por dia.As equipes trabalham de segunda a sexta, cumprindo uma carga de 40 horas semanais.

Imprensa Paulista PE

Judicialização da saúde: número de processos é maior que o de médicos no Brasil

 

A judicialização da saúde no Brasil configura-se como um tema complexo e multifacetado, que desafia o sistema de saúde e as relações entre pacientes, médicos e o Poder Judiciário. De acordo com a pesquisa elaborada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), junto a outras instituições, atualmente, o Brasil possui 573.750 processos para um total de 562.206 médicos distribuídos no País. Ou seja, a média de processos por médico é de 1,02. Considerando a média por mil habitantes, o número é de 2,59.

Entre 2021 e 2022, houve aumento de 19% de processos sobre saúde. Já nos últimos nove anos, o aumento se divide entre a primeira instância, em que o número de processos de saúde subiu 198% e o de processos gerais caiu 6%; e segunda instância, em que a quantidade de processos de saúde cresceu 85% e a de processos gerais diminuiu 32%.

O estudo também aponta que a Região Sul é a que possui o maior número de processos por mil habitantes, com 5,11. Em seguida, estão as Regiões Sudeste (3,12), Centro-Oeste (2,72), Nordeste (1,85) e a Norte (0,80). Quando se leva em conta os estados que concentram o maior número de processos, aparecem São Paulo (133.500), Rio Grande do Sul (83.710), Minas Gerais (50.520), Rio de Janeiro (33.750) e Bahia (27.330).

Por fim, quando se analisa as especialidades médicas com o maior número de processos no Supremo Tribunal de Justiça (STJ), ao contrário do que o senso comum possa imaginar, Cirurgia Plástica ocupa apenas o terceiro lugar, com 7% dos processos, sendo que Ginecologia e Obstetrícia (42,60%) e Traumatologia e Ortopedia (15,91%) ocupam o primeiro e o segundo lugar, respectivamente.

Diversos fatores contribuem para essa situação: falta de acesso a medicamentos, dificuldades no acesso a especialistas e a serviços especializados e negativas de coberturas por planos de saúde. O presidente da Anadem (Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética), Raul Canal, ressalta que “a medicina é uma ciência complexa que demanda confiança mútua, diálogo aberto e colaboração para alcançar os melhores resultados de saúde. No entanto, quando essa relação é obscurecida pelo viés consumista, corre-se o risco de minar a confiança e a autonomia do médico, bem como comprometer a eficácia do tratamento”.

Canal ainda afirma que é preocupante observar o crescente fenômeno da judicialização da medicina no Brasil: “essa tendência não apenas sobrecarrega nosso sistema judiciário, mas também impacta negativamente a relação médico-paciente, que é primordial em qualquer atendimento. Isso se deve, principalmente, ao fato de que o paciente se tornou consumidor”.

Além disso, o presidente da Anadem reforça que é fundamental encontrar um equilíbrio entre o direito legítimo do paciente de buscar reparação em casos de suposto erro médico e a necessidade de preservar a autonomia e a integridade da prática médica. “O aumento dos processos por suposto erro médico impulsiona, também, a chamada medicina defensiva, na qual os profissionais de saúde adotam medidas excessivamente cautelosas, com solicitações de exames e procedimentos além do necessário”.

Por fim, Raul Canal alerta que esse aumento da demanda judicial sobrecarrega o sistema judiciário e impacta negativamente a gestão do SUS, desviando recursos de ações de saúde preventiva e atenção básica. “Essa prática sobrecarrega tanto o sistema de saúde público quanto o suplementar, ao aumentar os custos, comprometer a eficiência do atendimento e, por consequência, prejudicar a acessibilidade aos serviços de saúde”.

Anadem

A Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem) foi criada em 1998. Enquanto entidade que luta pela categoria de seus direitos, promove o debate sobre questões relacionadas ao exercício da medicina, além de realizar análises e propor soluções em todas as áreas de interesse dos associados, especialmente no campo jurídico. Para saber mais, clique aqui.

Com foco na inclusão, Prefeitura de Petrolina promove formação para mais de 900 professores da rede de ensino

 

Considerando a importância do professor como agente principal no ensino educativo e inclusivo dos estudantes da rede municipal, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, está promovendo na Escola do Saber, uma formação continuada para mais de 900 docentes, com o tema ‘Conhecer para Incluir’. O objetivo da qualificação é fortalecer ainda mais as habilidades sociais destes profissionais, frente à inclusão dos alunos com deficiência e o processo de aprendizagem adotado, para que o estímulo seja realizado de maneira eficaz e satisfatória, visando um ensino que respeite as diferenças e particularidades de cada indivíduo, e que estes, atinjam sua autonomia e independência.

De acordo com a formadora do Centro de Educação Inclusiva de Petrolina (CEIP), Zélia Vasconcelos, através dessa formação, a Secretaria de Educação busca, além de divulgar o atendimento educacional especializado da rede de ensino, mostrar como esse trabalho acontece de fato, quais os sujeitos que estão envolvidos nesse processo e suas atribuições e como elas se correlacionam no espaço da Escola. Tudo isso, para que o estudante com deficiência receba um atendimento efetivo e que ele possa se desenvolver.

“O papel do professor na educação inclusiva é imprescindível, pois esse profissional é o responsável por direcionar o processo pedagógico, desenvolvendo caminhos para que o aluno adquira o conhecimento. O professor tem o papel de auxiliar o estudante com deficiência para que ele avance tanto intelectualmente, quanto socialmente. Dessa forma, esse estudante pode superar as expectativas e barreiras que lhe são criadas. Por isso, nas formações sempre reforçamos como é estabelecida a política de atendimento, além de mostrar ao professor qual o seu papel na formação desses estudantes. Mostramos também como devemos avaliar esses alunos, para construir uma linha de base e entender o que ele sabe e o que não sabe, para que ele receba um ensino direcionado, de forma que aprenda da melhor maneira”, explicou Zélia Vasconcelos.

Imprensa Petrolina PE

Volta da rotina escolar após Carnaval: como montar uma lancheira saudável

 

Mesmo com o ano letivo tendo iniciado no início de fevereiro, é depois do Carnaval que muitas pessoas encaram que o ano realmente começou. Para quem tem filhos pequenos e está sem ideias para o preparo dos lanches para as crianças levarem para a escola, a nutricionista do Colégio CBV, Laís Thorpe (foto), orienta sobre como oferecer opções saudáveis e ainda manter o interesse dos pequenos pelos alimentos enviados na lancheira. “O lanche escolar saudável é considerado uma grande dificuldade enfrentada pelas mães. Na correria do dia a dia, aliar praticidade e qualidade realmente não é uma tarefa fácil, pois nem sempre aquilo que é prático é saudável”, comenta a nutricionista.

De acordo com Laís, a correria do dia a dia pode atrapalhar as escolhas dos alimentos saudáveis para a lancheira. “Muitas vezes não sobra tempo para preparar um lanche mais adequado e as crianças acabam consumindo alimentos de baixo valor nutricional. O grande problema é que esses alimentos passam a ser consumidos com maior frequência, e não apenas nos finais de semana, podendo se tornar um hábito alimentar bastante prejudicial ao longo do tempo”, afirma a nutricionista. Entre os problemas está a obesidade infantil. “Além disso, a seletividade alimentar, caracterizada pela monotonia nos cardápios infantis, também é uma realidade crescente. E, com certeza, a alimentação escolar contribui para esses resultados”, explica Laís.

Para reverter esse problema, a nutricionista dá dicas sobre como montar uma lancheira com opções saudáveis. Para que o lanche fique equilibrado e saudável, Laís Thorpe recomenda a escolha de um item de cada grupo alimentar: uma fruta, um carboidrato, uma proteína e um líquido. As frutas podem ser inteiras ou cortadinhas dentro de potes hermeticamente fechados. Entre as proteínas, estão itens como queijo, iogurte, ovo mexido ou cozido, ovo de codorna, carne moída e frango desfiado. “A proteína é importante para o crescimento da criança. Já na lista dos líquidos, é indicado levar água, água de coco ou suco natural da fruta, sem adição de açúcar”, cita.

Na lista dos carboidratos, a nutricionista sugere pães integrais, bolos caseiros, tapioca e alimentos regionais. “O carboidrato é importante para repor a energia necessária para as atividades diárias. Os alimentos regionais, como inhame, macaxeira, batata doce e cuscuz também podem ser incluídos nas lancheiras térmicas, seja em preparações diferentes ou da mesma forma que a criança é acostumada a comer em casa”, comenta a nutricionista do Colégio CBV.

A profissional salienta a necessidade de variar os alimentos ofertados, mas sempre buscar opções mais saudáveis. “É essencial variar os alimentos. A falta de equilíbrio nutricional é prejudicial ao desenvolvimento infantil”, recomenda. Entre os alimentos que não devem fazer parte da lancheira das crianças estão: bebidas artificiais com adição de açúcares e conservantes (sucos de caixinha, suco em pó); bebidas lácteas com muita concentração de açúcar (achocolatado e leite fermentado); refrigerantes; salgadinhos de pacote; biscoitos recheados ou waffer; bolinhos industrializados vendidos em embalagens individuais. Também deve-se evitar o consumo de doces, balas, bombons, pirulitos, jujubas e chicletes, por exemplo.

Além da escolha dos alimentos, a higiene na preparação é essencial. “O primeiro passo é o cuidado com a higiene, não só das mãos, mas também deve-se higienizar bem, com água e sabão, os utensílios que serão utilizados. É fundamental que a lancheira e os recipientes utilizados sejam lavados diariamente. A parte interna da lancheira deve ser higienizada diariamente, antes de iniciar a montagem, com álcool 70% e papel toalha”, explica Laís Thorpe.

A nutricionista do Colégio CBV recomenda a escolha por lancheiras térmicas, de material lavável e impermeável. Para evitar que o cheiro dos alimentos fique muito forte, é indicado envolver as frutas e os alimentos com papel filme ou laminado ou colocar em recipientes individuais. “Para manter a temperatura dos alimentos que precisam ser refrigerados, pode-se usar gelinhos de silicone e para os alimentos quentes mantenha em recipientes hermeticamente fechados. Os talheres podem ser enviados em estojos ou enrolados em guardanapo ou na toalhinha”.

Para finalizar, Laís Thorpe enfatiza a importância dos pais e/ou responsáveis também terem hábitos saudáveis. “Os pais são responsáveis pelos padrões alimentares das crianças através da qualidade, tipo e preparo dos alimentos. As refeições em família também representam um importante momento na promoção de uma alimentação saudável, pois os pais servem como um modelo para o comportamento alimentar das crianças”.

Sugestões de alimentos para colocar na lancheira:

Montagem: 1 fruta + 1 carboidrato + 1 proteína + 1 líquido

Frutas: todas são bem-vindas, mas aqui estão opções que são mais populares entre o público infantil: abacaxi, banana, goiaba, laranja, maçã, manga, mamão, melão, melancia, pera e uva sem semente.

Carboidrato: pão*, torrada de pão francês, pão de queijo, fatias de bolo**, cereal de milho integral, cookies integrais, biscoitos integrais, inhame, macaxeira, batata doce, cará, cuscuz, banana comprida e tapioca.

Proteína: carne moída com molho ou sequinha, frango em cubinhos, frango desfiado, queijo, patê de queijo ou de frango, ovo mexido, ovo cozido, requeijão, iogurte.

Bebidas: Sucos de fruta (acerola, abacaxi, cajá, caju, maracujá, manga, laranja, tangerina, uva, graviola e goiaba), água de coco, leite.

*Pães saudáveis enriquecidos nutricionalmente com: linhaça, aveia, cenoura, chia, beterraba, macaxeira, batata, inhame, banana ou milho.

** Bolos diversos: laranja, cenoura, banana, maçã, milho, aveia, beterraba, cacau.

Em Paulista, moradores do Janga vão receber titularidade do imóvel

 

O Programa Municipal de Regularização Fundiária Morada do Povo, da Secretaria Municipal de Projetos Especiais - SEPE, da Prefeitura do Paulista, marcou para o próximo dia 22, às 15h, a entrega das Certidões de Regularização Fundiária - CRFs (escrituras) da primeira etapa de titulação do NUIC do Beira Mar, no Janga. O evento, que acontecerá na Rua Arthur Heleno de Souza, contará com a presença do prefeito Yves Ribeiro e participação de membros do Tribunal de Justiça de Pernambuco - TJPE, órgão que é parceiro do município na concessão das escrituras. Serão entregues 79 certidões a moradores do bairro.Desde que foi criado pela atual gestão municipal, o Programa Morada do Povo já beneficiou centenas de moradores de Paulista, que conviviam com a insegurança jurídica quanto ao direito de propriedade do seu imóvel. As regularizações são fruto de parceria entre a Prefeitura, o Tribunal de Justiça e o cartório de registro de imóveis.

Imprensa Paulista PE

Governadora Raquel Lyra empossa quatro novos secretários estaduais

 

A governadora Raquel Lyra, ao lado da sua vice, Priscila Krause, assinou, nesta segunda-feira (19), no Palácio do Campo das Princesas, o termo de posse nomeando quatro novos secretários estaduais. Cícero Moraes assume o cargo de secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca; Rodrigo Ribeiro fica à frente da pasta de Projetos Estratégicos; Carlos Braga é o secretário de Assistência Social, Combate à Fome e Política sobre Drogas; e Paulo Paes assume a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização. Os últimos dois secretários passam a assumir as pastas que foram criadas a partir da reforma administrativa, sancionada pela chefe do Executivo estadual em janeiro deste ano.

“Encerramos o ano passado com uma pequena reforma administrativa e hoje estamos dando posse aos novos secretários. É um movimento para fazer Pernambuco voltar a ser líder do Nordeste e referência para o Brasil. Pernambuco, ao longo do tempo, foi ganhando indicadores sociais e econômicos que não condizem com a nossa representatividade histórica. Agora, nesse novo momento do nosso estado, é importante trazer alianças que possam garantir o cumprimento dos compromissos que firmamos com o povo de Pernambuco ao vencermos as eleições em 2022”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Empossado, Cícero Moraes falou em nome dos colegas. “É um novo tempo no Estado de Pernambuco. A gestão iniciou há cerca de um ano, fazendo muitos ajustes necessários, mas também realizando entregas. Estamos no momento da verdadeira mudança. Compartilhando o sentimento dos demais secretários, é uma honra grande fazer parte dessa nova era”, concluiu.

Estiveram presentes na solenidade de posse, secretários de estado; o ex-governador João Lyra; o ex-ministro Armando Monteiro; Paulo Neri, Superintendente da Caixa Econômica Federal; Fábio Barros, Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura no Estado de Pernambuco, representando o Ministro André de Paula; e Ricardo Essinger, presidente da FIEPE. Os deputados estaduais Débora Almeida, France Hacker, Luciano Duque, Gustavo Gouveia, Fabrizio Ferraz, Socorro Pimentel, Romero Sales Filho, Mário Ricardo, Joaquim Lira, Lula Cabral, o líder do Governo, Isaías Regis, os prefeitos Célia Sales (Ipojuca), Marcelo Gouveia (Paudalho), Regina da Saúde (Itaíba), Orlando Jorge (Limoeiro), Gustavo Caribé (Belém de São Francisco), Flávio Gadelha (Abreu e Lima), Pité (Quipapá), Sávio Torres (Tuparetama), Júlio Amorim (São Benedito do Sul), Irlando Parabólicas (Santa Cruz da Baixa Verde), Marcos Patriota (Jupi), Luiz Aroldo (Águas Belas), Professora Elcione (Igarassu), Raimundo Pimentel (Araripina), Carrapicho (Tamandaré) e Graça do Moinho (Lagoa de Itaenga), entre outras lideranças políticas, também participaram da cerimônia.

Confira o currículo dos novos secretários:


Carlos Eduardo Braga Farias
Cursou Administração de Empresas pela FAFICA de Caruaru e, atualmente, cursa Ciências Contábeis na UNIP. Foi secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos na Prefeitura de Caruaru. Assumiu a gestão financeira dos Fundos Municipais de Assistência Social do Idoso, participando da fundação do primeiro Fundo Municipal de política para egressos do sistema prisional do Brasil. Participou da criação do Centro Integrado de Direitos Humanos do Núcleo de Apoio aos Direitos Humanos Luís Gama. Atuou ainda na criação do primeiro Escritório Social para apoio aos egressos do sistema prisional em Pernambuco. Em janeiro de 2023, assumiu a Secretaria Executiva de Assistência Social, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas de Pernambuco, pasta da qual tornou-se secretário interino em novembro do mesmo ano. Também é coordenador da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) e da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN).

Cícero Moraes
Advogado e economista, tem pós-graduação em Gerenciamento de Cidades. Foi funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal e secretário parlamentar. Entre os anos de 2009 e 2012 foi vereador na cidade de Abreu e Lima. Assumiu secretarias municipais em Igarassu, Ipojuca e Abreu e Lima.

Paulo Paes
Formado em Administração, é policial penal desde 2002 e já atuou na Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica da Secretaria Executiva da Ressocialização (Seres). Em Canhotinho e em Pesqueira, no Agreste do estado, fez parte da Supervisão de Segurança no Centro de Ressocialização do Agreste (CRA) e no Presídio Desembargador Augusto Duque, respectivamente. Também foi gestor na Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru. Até o momento, ocupava o cargo de secretário executivo de Ressocialização.

Rodrigo Ribeiro de Queiroz
Servidor da Caixa Econômica Federal desde 2012, formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande-PB, com MBA em Gestão de Pessoas na UNIFACS – Universidade de Salvador e concluinte do MBA em Liderança Estratégica e Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance pelo IPOG – Instituto de Pós-Graduação & Graduação. Atuou na área de saneamento na Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa), onde exerceu função gerencial entre 2007 e 2012, respondendo pela Operação de Sistemas de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário em diversos municípios do Estado da Bahia.


Imprensa PE

Recife inicia parceria internacional para fiscalização em segurança viária

 

A partir deste mês de fevereiro, a Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) passa a contar com o apoio da Global Road Safety Partnership (GRSP, na sigla em inglês), como parte do suporte oferecido pela Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS, na sigla também em inglês). O pontapé inicial dos trabalhos foi marcado durante uma reunião com gestores da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) nesta segunda-feira (19/02).A organização internacional, que é um braço da Federação Internacional Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, vai reforçar o eixo de fiscalização de trânsito no Recife por meio da formação continuada de agentes de trânsito, intercâmbios entre profissionais de diversas cidades, apoio técnico e administrativo na gestão da fiscalização. A BIGRS apoia a PCR desde 2020 através do suporte de outras organizações, como a Vital Strategies e a GDCI, que auxiliam nos eixos de comunicação, gestão de dados e desenhos de ruas.

No Recife, a GRSP, líder mundial em fiscalização e operações de trânsito, vai trabalhar com o suporte técnico, promovendo consultoria e informações aos gestores e agentes sobre as melhores práticas no mundo, ou seja, ações de fiscalização de trânsito que resultaram na diminuição de mortes e lesões graves. “Estamos cada vez mais dedicados em aperfeiçoar a gestão de dados de sinistros de trânsito em nossa cidade e de orientar as ações, em especial, de fiscalização a partir das análises estatísticas desses dados. Os dados nos auxiliam para definir elementos mais específicos dos planos operacionais de blitze, por exemplo, desde o local e horário, tipo de abordagem; foco da mensagem, se sobre velocidade ou outro fator de risco, até mesmo para quem serão direcionadas as mensagens: condutores de carros ou de motocicletas. Receber o apoio de uma organização de referência global para auxiliar a cidade nessa atividade é de uma importância imensa, que vai nos ajudar a gerenciar cada vez melhor os recursos e, com isso, potencializar os resultados da fiscalização em seu principal propósito: de salvar vidas no trânsito”, explica a presidente da CTTU, Taciana Ferreira. Ao todo, em 2023, a CTTU realizou um total de 676 operações de fiscalização, totalizando 73,5 mil abordagens, 10% delas resultaram em notificações como alcoolemia, veículo em mau estado, uso incorreto do capacete e outros casos que colocam em risco a segurança viária.

“O trabalho da fiscalização de trânsito salva vidas porque ruas com velocidades inadequadas, motoristas com condutas irresponsáveis podem levar pessoas à morte. Então a fiscalização de trânsito entra como um serviço essencial para proteger a vida dos cidadãos e é essencial especializar essa atividade para que seja cada vez mais potente em salvar vidas”, destaca o coordenador de fiscalização da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária no Brasil, André Correia. “O condutor, quando sai de casa, precisa saber que está sendo fiscalizado para que tenha um comportamento seguro. Uma via com fiscalização de trânsito presente é uma via mais segura para todas as pessoas porque isso induz ao respeito às leis de trânsito. Então o nosso trabalho, junto ao da GRSP, vai potencializar o serviço que a CTTU já faz com excelência para trazer ainda mais resultados em evitar mortes e lesões graves no trânsito”, explica.

GRSP - A Global Road Safety Partnership (GRSP) é uma organização sem fins lucrativos que foi formada em 1999 em resposta ao reconhecimento global das mortes e lesões causadas por sinistros de trânsito como uma crise de saúde causada pelo homem. A GRSP é parte da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC). A organização trabalha com parceiros multissetoriais em segurança no trânsito de todo o mundo e que estejam envolvidos na linha de frente em países e comunidades do globo. Também desempenham um trabalho importante na capacitação e formação de profissionais de segurança viária e agentes de trânsito e é considerada como uma organização especializada para validar as boas práticas de gestão de trânsito no mundo.

Imprensa Recife

TIM registra recorde de conexões no Carnaval de Recife e Salvador

 

Não faltou frevo no pé, muito axé e animação para a multidão que aproveitou o Carnaval de Salvador e do Recife. A TIM marcou presença nas principais festas do Nordeste e garantiu que a energia dos festejos fosse transmitida de forma plena por milhares de clientes. Dias antes da folia, a operadora ampliou os pontos das redes 4G e 5G nos principais polos de agitação, o que garantiu recorde de conexões simultâneas. No Recife, a operadora instalou 18 novas antenas, sendo 12 somente com a rede 5G. Na capital baiana, foram 24 novos equipamentos, sendo 18 com a rede de quinta geração.

No Circuito Barra-Ondina, em Salvador, o tráfego nas antenas instaladas foi de 130 terabytes de dados – o equivalente a 43 horas assistindo a vídeos no YouTube, sem interrupção. Desse total, 36% dos dados passaram pela tecnologia 5G. O volume total de tráfego de dados na internet móvel representa um aumento de 53% na comparação com o Carnaval do ano passado. Já no Recife, a companhia registrou 57 terabytes de dados trafegados no Marco Zero, sendo que 30% foi utilizando a tecnologia 5G.

Na capital do frevo, o Galo da Madrugada, no Sábado de Zé Pereira, dominou os registros. Todos queriam filmar, fotografar e transmitir o desfile. Foram mais de 39 mil usuários simultâneos realizando transmissões. O show de Thiaguinho, no Marco Zero, registrou recorde de público e de dados. Foi a apresentação com o maior tráfego de dados na internet móvel de todo o Carnaval do Recife.

O circuito Barra-Ondina, em Salvador, também teve pico de conexões simultâneas. No sábado, por volta das 21h, foram 37 mil usuários conectados ao mesmo tempo durante a passagem dos trios elétricos.

“Os números são robustos e impressionam pelo volume de dados trafegados na nossa rede móvel. São prova de como a rede 5G se consolidou nas duas cidades e demonstram que os usuários estão experimentando um novo estilo de aproveitar grandes eventos, com mais estabilidade na rede, mais qualidade e mais velocidade”, comemora o Diretor da TIM Nordeste, Bruno Talento.

No total, com os cerca de 187 terabytes de dados trafegados nas duas capitais seria possível, por exemplo:

• Assistir a vídeos no YouTube por mais de 43 anos ininterruptos;
• Escutar 407 anos de música por streaming, sem parar;
• Navegar por 2,8 milhão de horas vendo fotos e vídeos no Instagram;
• Dirigir por 320 anos sem parar utilizando o aplicativo Waze.

Governo de Pernambuco propõe Bilhete Único na RMR

 

O Governo de Pernambuco vai propor ao Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) a implantação do Bilhete Único Metropolitano sem aumentar a tarifa para o passageiro das linhas regulares. A proposta será apreciada na reunião da próxima quinta-feira (22).

Com esse benefício, os usuários que utilizam o transporte metropolitano vão poder pagar tarifa única de R$ 4,10. Na utilização das linhas integradas, o passageiro poderá realizar até cinco embarques em duas horas de utilização do sistema.

“Essa proposta beneficia mais de 700 mil pessoas, em toda a Região Metropolitana do Recife, que passariam a ter apenas um anel. É uma medida que visa proporcionar mais facilidade para os usuários que utilizam o transporte público diariamente. As pessoas que moram longe do seu local de trabalho serão as mais beneficiadas”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

O Bilhete Único, proposto pelo Governo do Estado através da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura e do Grande Recife Consórcio de Transporte, vai beneficiar mais de 90% dos usuários do transporte. A proposta, que significa um aporte adicional anual em favor dos usuários de aproximadamente R$ 60 milhões, traduz o compromisso do Governo do Estado com a mobilidade urbana.

BILHETE ÚNICO - O Bilhete Único já opera em diversas cidades do país, como Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas e Fortaleza. O Conselho Superior de Transporte Metropolitano é o órgão colegiado formado por integrantes do poder público, da sociedade civil, representantes de empresas de transporte e sindicatos que deliberam sobre propostas relativas ao Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife.

Imprensa PE

Prefeitura do Recife nomeia 188 gestores para unidades da rede de saúde

 

O prefeito do Recife, João Campos, nomeia, nesta segunda-feira (19), 188 gestores para a rede municipal de saúde da capital. Os novos profissionais irão para as Unidades de Saúde da Família (USF), Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e serviços de média e alta complexidade, a exemplo de policlínicas. O ato será publicado na edição desta terça-feira (20) do Diário Oficial do Município (DOM).

"A Prefeitura do Recife está nomeando 188 gerentes para as nossas unidades de saúde. Fizemos uma seleção apoiada pela Enape, uma grande entidade nacional, com vários critérios técnicos estabelecidos, com todo um passo a passo, até chegar na seleção dos gerentes que vão viabilizar o cuidado das nossas unidades de saúde. Vai ter indicador, vai ter meta, vai ter monitoramento e a gente vai buscar os resultados. E o resultado tem que ser a saúde do Recife funcionando da melhor forma possível e o Recifense sendo bem atendido. Além do plano de investimento em aquisição de equipamento, em reforma, novos profissionais que são mais de 2.500 na nossa rede, a gente tem que investir nos sistemas de gestão e esse é um passo muito importante. Vamos fazer o dever de casa, que é cuidar bem de quem mais precisa", ressaltou João Campos.

“Com isso, estamos atingindo nosso projeto de ter gestores em todas as unidades da nossa rede. Eles têm função estratégica de integrar, monitorar, coordenar as funções de planejamento e execução, gestão orçamentária e financeira, manutenção, infraestrutura, recursos humanos, diálogo com trabalhadores e comunidade, entre outras, fazendo com que as unidades possam entregar o melhor atendimento à população, além de proporcionar melhores condições de trabalho para os profissionais”, explica a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque. Ela acrescenta que, junto com a expansão da Atenção Básica para todo o Recife, a Prefeitura do Recife também está implantando um modelo de gestão na rede, associado ao cumprimento de metas e avaliação constante de indicadores.

Os novos gestores foram selecionados por meio o projeto Banco de Talentos, lançado pela Sesau em novembro do ano passado. Mais de mil inscritos participaram do processo seletivo, feito em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A seleção avaliou 15 competências dos candidatos, especialmente currículo, perfil de liderança e experiência em gestão de saúde pública, políticas públicas, administração, contabilidade e recursos humanos.

“Fizemos uma seleção criteriosa e temos a certeza de que atraímos profissionais, tanto da iniciativa pública como privada, comprometidos e que trarão grande contribuição para a modernização, inovação e aprimoramento dos nossos serviços”, avalia a secretária-executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da Sesau, Andreza Barkokebas.

Imprensa Recife

Sileno critica “artimanha matemática” do Estado na divulgação de dados da segurança

 

O líder do PSB na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), deputado Sileno Guedes, classificou como uma “artimanha matemática” o tratamento dado pelo Governo do Estado aos números da segurança pública durante o Carnaval. A avaliação foi feita nesta segunda (19), dia em que foi realizada a primeira sessão plenária na Casa de Joaquim Nabuco após a folia de Momo.

Informações divulgadas pela Secretaria de Defesa Social (SDS) indicam que, entre a quinta-feira pré-carnavalesca e a última terça-feira (13), foram registrados 68 homicídios no estado, uma redução de 17% no comparativo com o mesmo período do ano passado. Porém, se o Sábado de Zé Pereira tivesse sido usado como marco inicial do balanço – uma praxe da série histórica desde 2004 –, o Governo teria que anunciar uma diminuição 50% menor que a alardeada, o que fragilizaria a narrativa oficial.

“O Governo do Estado mudou a forma de fazer a estatística durante o Carnaval, uma artimanha matemática. É terrível se ater somente a essa contagem se teve mais ou menos homicídios, sobretudo quando, em algumas situações, vimos casos muito tristes acontecerem com imensa repercussão bem perto dos nossos polos de folia”, avaliou o deputado, que abordou o assunto durante debate do qual também participaram parlamentares como Gleide Ângelo (PSB), Abimael Santos (PL) e Joel da Harpa (PL).

Sileno também criticou a morosidade do Governo Raquel Lyra em pautas como o lançamento de concursos para as polícias, o chamamento de aprovados em certames anteriores e a licitação para substituir 358 câmeras de segurança desligadas pela atual gestão em novembro. “Nos preocupa ver que a governadora acabou com o Pacto pela Vida, política pública reconhecida em levantamento divulgado hoje pelo Tribunal de Contas, e veio a esta tribuna falar, com muito orgulho, que teve a primeira reunião do Juntos pela Segurança somente após 13 meses de governo”, completou o parlamentar.

Prefeitura do Recife avança com obras de contenção de encostas no Ibura

 

A Prefeitura do Recife está investindo R$ 5,5 milhões nas obras de contenção definitiva de encosta e drenagem em três trechos da rua Dr. Paulo de Biase, no Ibura. Na tarde desta segunda-feira (19), as intervenções na área, que estão sendo feitas pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB) e vão beneficiar mais de 150 famílias, foram vistoriadas pelo prefeito João Campos.

“No ano passado, a gente bateu recorde de investimento em encostas na cidade, foram R$ 235 milhões investidos só na proteção de encostas em todo o Recife, com o programa Parceria e as obras coletivas da URB. Isso significa um recorde nunca antes alcançado na nossa cidade. É fruto de muito projeto, muito trabalho, e aqui eu parabenizo toda a equipe da Secretaria de Infraestrutura. A gente está junto, trabalhando e fazendo com que a vida das pessoas esteja protegida”, comentou João Campos. “Cada uma das mais de 150 famílias que estavam aqui teriam que ser realocadas das suas casas para outro lugar, mas, com essas obras, todas estarão protegidas. Só aqui são mais de R$ 5,5 milhões e mais de 150 famílias protegidas”, acrescentou ele.

O primeiro trecho das obras é o maior e teve início em 2022. A previsão é que ainda no primeiro semestre deste ano o trabalho seja concluído, beneficiando diretamente mais de 125 famílias que residem no local. Estão previstos oito muros de arrimo, totalizando 1.199 m², cerca de 2.423 m² de piso em concreto e 1.812 m² de proteção de talude em tela argamassada. Além disso, serão feitos 348 m² de canaleta de drenagem, 60 metros de escadaria e 24 metros de assentamento de corrimões.

A técnica de enfermagem Niedja Rodrigues, 28 anos, mora na localidade e está feliz com as intervenções da Prefeitura do Recife. “A gente já teve encostas, barreiras, escadaria e corrimãos feitos aqui. Estou me sentindo maravilhosamente bem, pois a gente fez o pedido disso para a comunidade e está sendo tudo feito e tudo com muita qualidade”, afirmou ela. “O prefeito já tinha vindo aqui e eu pedi a ele para fazer a barreira e a escadaria, eu contei que estava grávida, com gravidez de alto risco e com dificuldade de locomoção e o meu pedido, graças a Deus, está sendo atendido”, concluiu.

Já o segundo trecho das intervenções começou em março do ano passado e deve ser concluído no primeiro semestre deste ano. A expectativa é que mais de 40 famílias moradoras da área sejam diretamente beneficiadas pelo serviço, que prevê oito muros de arrimo, totalizando 600 m², além de 372 m² de piso em concreto e 285 m² de proteção de talude em tela argamassada. Também serão feitos 162 m² de canaleta de drenagem, 32 metros de escadaria e 30 metros de assentamento de corrimões.

O terceiro trecho também foi iniciado em março do ano passado e tem previsão de término para o primeiro semestre deste ano. Cerca de 20 famílias serão beneficiadas com os trabalhos, que preveem um muro de arrimo com 571 m², mais de 850 m² de piso em concreto e 436 m² de proteção de talude em tela argamassada. Ainda será feito 182 m² de canaleta de drenagem, 70 metros de escadaria e 36 metros de assentamento de corrimões.

OBRAS NOS MORROS - Nos últimos três anos, a Prefeitura do Recife já entregou 90 obras de encostas à população dos morros e está executando mais 41 contenções na cidade. Com os recursos do BID, serão investidos R$ 120 milhões em 76 áreas de encostas.

Imprensa Recife

Waldemar Borges se solidariza com profissionais da Perpart que foram desligados compulsoriamente


O deputado Waldemar Borges se solidarizou, nesta segunda-feira (19), com os profissionais que atuam na assistência técnica e extensão rural em Pernambuco, que foram desligados compulsoriamente pelo Governo do Estado, por meio de uma portaria da Diretoria Executiva da Pernambuco Participações S.A – PERPART. “Isso fragiliza tremendamente o apoio que precisa ser dado à agricultura familiar no nosso estado”, disse. O parlamentar leu a Nota de Repúdio produzida pela Associação dos Empregados da Perpart, pelos Empregados do Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA e pelos Ex-Servidores da Emater-PE – ASSER-PE, além do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Agricultura e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco (SINTAPE).

A Nota, assinada por mais de 300 entidades, diz, entre outras coisas, que um dos problemas mais graves enfrentados pela Assistência Técnica e Extensão Rural é a perda de conhecimentos, pois tem como consequências a perda do capital intelectual, já que muitas informações, conhecimentos especializados e processos de trabalho, estão sendo desvalorizados com o desligamento dos profissionais. Também ressalta que essa atitude vem causando uma perda enorme para a Agropecuária Pernambucana e em especial, para a Agricultura Familiar, uma vez que são os profissionais da Extensão Rural que contribuem com assistência técnica às/aos agricultoras/es na produção dos alimentos que chegam à mesa da população.

“Quero deixar registrado meu apoio a esses profissionais e o meu repúdio a essa decisão, inclusive pela forma como foi feita. Aliás, tem se tornado uma característica deste governo tomar decisões que interferem diretamente na vida das pessoas sem qualquer conversa, sem diálogo. Esse comportamento não só tem afetado a vida de muita gente, como também tem causado graves dificuldades ao funcionamento da máquina pública, uma vez que tem paralisado muitos setores do nosso estado”, criticou Waldemar Borges.

*Seleção simplificada para gestores escolares*

O deputado Waldemar Borges também falou sobre as inúmeras críticas que tem recebido sobre seleção simplificada para gestores das escolas estaduais. “As pessoas têm se queixado dos atropelos que essa seleção tem provocado. Muita gente sendo desclassificada sem razão, erros no sistema, enfim, há um caos instalado nessa seleção que a gente precisa se debruçar sobre ele. Vou fazer indicação no sentido de o Governo do Estado constituir uma comissão, na qual participem não só representantes deste Poder, mas também do próprio Ministério Público, para que cada caso seja estudado minuciosamente. Essas desclassificações podem ser mais um fruto desse bate cabeça gerencial que a gente tem visto se disseminar no estado de Pernambuco e que está presente também nesse certame”, declarou.